PDA

Ver Versão Completa : Endurance Trial em BH



hederi
26/07/2004, 10:28
E ae Galera Oque acharam do Endurance ?
Acho que foi muito legal,, alem doque eu esperava..
Gostaram do Lugar, das Provas ?

Henrique Josino
26/07/2004, 12:05
Segue a UNICA foto que consegui ver desse trial até agora.... :cry:

Pô galera....se tiver mais fotos mostra ai!!! :lol: :lol:



[]'s

equipeminas4x4
26/07/2004, 12:54
O Henrique, esta foto é da braçada do Bill na última seção. O Beto Lacerda bateu um monte de fotos, usando a máquina dele, com o chip do Tannuri. Pelo que falaram, o Sandro vai mandar o CD com as fotos p/ o Beto colocar no Fórum amanhã.
Agora, se vc não veio pra cá...... só as fotos não vão te ajudar não meu amigo, perdeu o maior visual, além de uma prova maravilhosa.

[]´s

Henrique Josino
26/07/2004, 13:37
pois é.......ano que vem estamos lá certo!!!!
O problema das fotos é que me repassaram um e-mail da suzuki-net com um endereço no yahoo...só que não conseigo baixar as fotos, nehuma por causa da taxa de transferencia, bloqueia o site..... :evil:

Não conheçe esse cara??

Gustavo.
Samurai "Tatu" 91/92
BH-MG.

Ele me passa as fotos eu monto um site qualquer no terra que não tem essas frescuras.....ai todos conseguem ver as fotos...quantas vezes quiser....:lol: :lol: :lol:


[]'s tentando ver as fotos desde ontem....

Luiz Claudio
26/07/2004, 16:42
O Beto Lacerda bateu um monte de fotos, usando a máquina dele, com o chip do Tannuri. Pelo que falaram, o Sandro vai mandar o CD com as fotos p/ o Beto colocar no Fórum amanhã.

Henrique,

O Beto deve ter tirado mais de 200 fotos!!! O chip do Tannuri parecia não ter fim...

Com certeza ele deve ter tirado fotos muito boas. Ele parecia um "cabrito montanhês" correndo pelas pedras em busca dos melhores ângulos...hehehe...

Eu tirei umas 40 fotos e assim que for possível estarei postando as melhores aqui no fórum.


Agora, se vc não veio pra cá...... só as fotos não vão te ajudar não meu amigo, perdeu o maior visual, além de uma prova maravilhosa.

Marcel,

Assino embaixo!!!

Não tem foto que traduza o que é ver uma prova dessas ao vivo...

[]'s...

Sandro Tannuri
26/07/2004, 23:11
Fala Galera!!

Ja gravei o CD e vou manda-lo para o Beto amanhã mas por enquanto vou postar umas fotos para acalmar a galera.
As fotos não transmitem a realidade das situações, e impressionante como os obstaculos ficam menores nas fotos e videos.

Abraços,

Leandro
26/07/2004, 23:22
Valeeeuu Sandroo :mrgreen:
[ ]s dando um jeito de convencer o pai a ir no Trial de Sampa... :roll: :D

Henrique Josino
26/07/2004, 23:24
o blz!!!!

ja repasso mais um link pra galera...

http://planeta.terra.com.br/esporte/defender90/Trial/thumbs/trial.htm

as fotos são do Gustavo de BH que tem o samuca TATU...só isso que sei do rapaz :lol: :lol:

Eai Sandro....não tem uns videozinhos não??? :wink:

abração

Wallace
26/07/2004, 23:34
Só que o próximo deve ser dia 5 de setembro no Rio.
Em outubro talvez tenha outra prova que não em SP.
Assim ainda não temos uma data certa para a prova de SP.

efmir
27/07/2004, 08:06
..

NeRo
27/07/2004, 08:35
Se arrependimento matasse eu já estaria com o algodão no nariz :shock:

[]s

equipeminas4x4
27/07/2004, 11:47
Srs.

Confiram matéria completa e mais fotos do V Endurance Trial.

www.minas4x4.com.br

[]´s

regis
27/07/2004, 13:22
Sandro,

Parabéns pelo primeiro lugar!

A prova foi maravilhosa... visual muito bonito... trilhas com um nível de dificuldade bom....

Bastante rockcrawling.....

Quem não foi .... PERDEU ....

Realmente esse tipo de competição só estando lá para ver o que acontece....

Abraços de slot! :lol:

Beto Lacerda
27/07/2004, 13:53
Sandro parabéns pela vitoria na bloqueados , Leo Valle parabéns pela não bloqueados , e Team Pança tb conhecida como equipe newtec parabéns pela dedicação .
O visual da prova era animal , obstaculos naturais no alto de uma montanha , realmente muito legal esse trial , quem não foi ... não sinto muito ,bem feito perderam :twisted: :twisted: :twisted: todos tiveram a chance de ir mas poucos se animaram , sinto sim pelos que se animaram e não puderam (porva no prox. vamos sem erro ok.) , mas voltando ao trial , prova muito bem organizada , competidores dando duro e a dispouta se deu até a ultima seção (blz o sandro liderou de ponta a ponta mas o 2º e 3º lugar só na ultima seção definiu)
galera tirei quase 300 fotos , dei maior atenção pros carros do Sandro , Bill , Marcelo Leitão , e Léo Valle por serem colegas de forum .
o Hulk e o Spider são impressionantes ao vivo , mas na boa da gosto de ver o leitão , leo valle , o cj amarelo do 2º lugar , levando CJ's com preparação basica ,entenda spoa e manutenção em dia , coisa que todos nós podemos ter , juntinho aos grandalhões mega preparados , trial é animal , não percam as outras provas , essa modalidade pra quem gosta de trilha é o bicho , cada seção é um dos obstaculos mais dificeis que vc pode encontrar em uma trilha , pauleira o tempo todo , e sabendo levar não quebra nada , tiveram 2 quebras na não bloquedos por exesso de peso do acelerador e só , o Bill tombou o spider e provou a importancia de uma boa gaiola de proteção , saiu ileso e o carro sem nenhum dano , se não tivesse estourado o tempo terminaria a seção sem problema algum após o destombamento do Spider.
bom o cd das fotos chegando ponho elas pra vc's ok .
[]'s e até o proximo Trial

Beto
27/07/2004, 14:13
Po Betão não deu pra segurar...... foi mauuuu...

Galera por acaso é desse cara que vcs. estão falando????
rsrsrsrs.......

Beto Lacerda
27/07/2004, 14:42
Num é foto minha fazendo micagem que a galera quer , isso tem de monte :lol: , são as do ET em BH
[]'s

Beto
27/07/2004, 17:31
Betão se tá muito bravo..... como foi em BH? E as fotos, videos, etc....? Vai levar no ibira?
Um abraço....

Leonardo - Minas 4x4
27/07/2004, 21:39
O resultado final e dividido por seções já se encontra no site do radical


http://www.radicaloffroadclube.com.br


Tem também um monte de fotos divididas por equipes.

leovalle
27/07/2004, 22:22
Ou

www.endurancetrial.com.br

billj
28/07/2004, 10:36
Primeiro, meus parabéns para o Sandro e o Jorge da JF Racing, vencedores na categoria bloqueados do Endurance Trial desde final de semana.

Segundo, obrigado para os nosso patrocinadores Newtec Engenharia, Suzucar, Donatti 4x4, Askby e Maneco Pneus pelo apoio.

Terceiro, outros parabéns para o André e o pessoal do Radical para a prova, a organização e local foram muito bons, melhor de todas as provas realizadas até hoje..........

Quarto, um pouco do evento...........

Eu chegeui em BH na quinta-feria a noite junto com a minha família. Encontramos com o Newton e o André da Newtec Engenharia, eles nos orientando quanto o local do hotel Differential Flat e os restaurantes no redor. Depois de uma boa noite de sono, fomos explorar a redondeza, esperando a chegada do Wallace, junto com a plataforma / jipe. Eles chegaram por volta das 15:00 hs. Descarregamos o jipe lá no Bar Mania Radical, fomos para o hotel e voltamos mais tarde para a largada promocional. O Leitão e o Régis chegaram durante a festa, por volta das 21:00 hs. Reencontando com o Sandro, Adriano e outros amigos de outras provas, a conversa foi até meia-noite. Daí, decidimos em ir ao hotel para descansar, preparando para o dia seguinte........

Acordando cedo, fomos de volta para o Mania Radical para efetuar os acertos finais nos jipes. Pontualmente äs 08:30, o André puxou o trém para a alta da serra, o local da competição. O Leitão deu vexame de se atolar na estradinha de acesso, jipes de peneus de rua todos passaram numa boa. Mas tudo bem, faz parte.......;-)

Como era de esperar, no sorteio de órdem para o primeiro obstáculo, nós fomos os primeiros. Se tratava de um percurso bem estreito entre as banderolas. Analisando a pista, decidimos em iniciar de ré para facilitar a negociação da primeira curva. Na descidona logo no início, o motor do Spider pipocou e morreu. Merda!!! Tentamos ligar o jipe, mas nada de pegar. A seção era de apenas 04 minutos, então logo estouramos o tempo. Merda!!! Empurramos o jipe até um lugar plano, dei a partida e o jipe pegou normal.......... ?!?!? Enquanto os outros competidores passaram pela seção, fomoa procurar o defeito.

........filtro de combustível entupido.......

Arranquei o filtro e andei sem problemas o resto do dia.......

Já começando mal, só restava a gente tentar se recuperar nas outras 04 seções. Zeramos a próxima, um trecho de subidas e descidas acentuadas. Levamos uma penalização no Rockcrawling e zeramos novamente nos Escravos, uma outra se'~ao de subidas e descidas em pedras. Indo para a última seção, estávamos em segundo lugar!!!

Depois de um longo deslocamento, chegamos na última seção, uma longa subida em pedras soltas, uma meia-volta no topo e depois descendo no mesmo lugar. Analisando a pé o obstáculo, não vi nada demais....... Fomos os primeiros para enfrentar, então posicionando em baixo, iniciamos a subida, eu na frente e o Leitão logo atrás. Eu passei muito facilmente, mais fácil até que imaginava. As instruções do Wallace foram precisas e facilitadas em muito pelo uso do rádio. Enquanto isso, o Leitão sofreu um pouco para subir, mas depois que acionou o botão "f0da-se", subiu também até o topo.........:-)

Fazendo a meia-volta, retornei para descer. O Wallace voltou para ajudar o Leitão e Régis com um problema e eu decidi em ganhar tempo, só faltava alguns minutos para estourar o tempo limite. Posicionei o pneu esquerdo dianteiro em cima de uma pedra, com a intenção de descer assim, passando com a vala enorme entre os pneus. Porém, quando chegou no fim dessa pedra, precisava colocar o pneu numa outra posição mais para baixo. Tentando fazer isso, senti o jipe começar a virar. Pisei no acelerador para tentar evitar o tombamento, a idéia sendo de subir novamente na pedra com o pneu esquerdo dianteiro. Só que , acho que não pisei suficiente, porque ao invés de subir, o pneu bateu no lateral da pedra e merda feita, o jipe tombou.

Enquianto isso, o motor do jipe do Leitão parou e nada de pegar. Depois de muitos obstáculos e deslocamentos, a gasosa acabou!!!.........:-(

O tempo estourou. O pessoal botou o meu jipe de volta nos pneus e ligando o motor novamente, saí sem problemas adicionais. Graças a gaiola, nada, nadinha sofreu o jipe......... O Leitão foi socorrido, o André arrastou o jipe da seção, assim a liberando para a continuação da prova.

Entrando a equipe que estava no terceiro, ligando a "porra-louquice eles conseguirem passar, sobrando apenas alguns segundos para estourar o tempo. Parabéns para o Gilvan e o Malta para o segundo lugar, foi uma demonstração que há mais de uma maneira de superar obstáculos!!!!..........;-)

Lições recolhidas:

1) Inicar o dia com o tanque de combustível CHEIO. Se eu tivesse mais gasosa no tanque, é possível que a pressão maior teria feito a diferença com o filtro e o Leitão não teria parado no final.

2) Dar um jeito de diminuir o "body roll" do Spider. O jipe tem um curso muito bom de suspensão, mas a rolagem está deixando ele instável demais em inclinações larterais. É uma questão de mexer mais com a regulagem dos Air Shoxs, talvez até instalando uma barra estabilizadora........

3) Re-examinar junto com os organizadores uns aspectos do regulamento, particularmente no que se trata de mexer no obstáculo. Acho a penalidade de 01 ponto absurdamente baixa, em outros lugares é motivo de desqualificação..........

O próximo evento está sendo marcado para o início de setembro em Iguaba, RJ. Com certeza estaremos lá...........

Abraços,

Dennis Figueiredo
28/07/2004, 11:30
...Leitão sofreu um pouco para subir, mas depois que acionou o botão "f0da-se", subiu também até o topo......... :-) ...





HAHAHAHAHA muito boa essa :D

equipeminas4x4
28/07/2004, 14:22
Vamos lá galera aos destaques do 5º ET:
BILL / LEITÃO
- Essa do Leitão agarrar na subida pra prova, foi a melhor de todas.... hehehe 60 pontos de penalização pela braçada.
- A estratégia da primeira seção..... entrar de ré, sem comentários
- excelente trabalho nos escravos e rocky crowling
- falta de sorte na última seção, circuito misto
- Apesar de parecer com Sandy e Jr, o microfone foi show, estarei providenciando um para a próxima prova.
- Não posso deixar de citar a tombada básica do Bill

GILVAN / MALTA
- que vacilo aquele de tocar no Bump nos escravos, caíram pra 3º lugar
- excelente passagem pela última seção, reconquistando o 2º lugar, levantou a galera
- Excelente trabalho de equipe

MASSARANDUBA
- Decepção na primeira seção, parece que problema de bloqueio diant. em um dos carros
- Eu vi o Samurai descer rolando a "subida de pedras", só não virou pelo raciocínio rápido de dar uma aceleradinha salvadora
- Mais problemas mecânicos no Rocky Crowling

Sandro / JORGE FREITAS
- Excelente trabalho na laminha, começaram a ganhar a prova aí
- Jorge quase arrancou uma árvore que delimitava a seção, ao trocar a ré pela 2ª reduzida... hehehe
- Facilidade nas demais seções
- O Spoter do Sandro precisou colocar uma pedra na hora da descida, pois com seus pequenos pneus, o diferencial pegava na pedra, dá pra acreditar nisso??? hehehe

Parabéns aos participantes do 5º Endurance Trial, obrigado a todos do Fórum e de outros estados que vieram prestigiar o evento.
Parabenizando especialmente ao pessoal do RORC pelo trabalho, disposição e tempo empregados no levantamento e organização da prova. Foi a melhor entre as 5, pena ser justamente a única que não participei.

[]´s... preparando o retorno no próximo evento.

Wallace
28/07/2004, 14:47
Um dos Samurais acho que não teve problema do bloqueio dianteiro não... é que não tem o bloqueio dianteiro...;-)
Isso tem feito eles forçar muito os Samurais.
Mas eles já estão providenciando um ARB Air Locker.

equipeminas4x4
28/07/2004, 15:14
PS.: Não estou citando a excelente participação dos carros NÃO BLOQUEADOS, pois acompanhei somente os bloqueados.

Na primeira seção, única que acompanhei da não bloqueados:

Inimigos do Asfalto
- Estão precisando preparar melhor os carros
- Estão em todas, não desistem nunca

Levadim
- Fizeram a alegria da galera. Tática? Técnica? Pra que? Acelerador neles.
- Disposição total

Emergência 1 / GGL
- Leo estava meio tenso, acelerando igual louco
- O Saulo então nem se fala
- Trabalharam muito bem nesta seção

A partir daí a adrenalina de alguns abaixou e de outros não, consequentemente as quebras começaram a aparecer.

[]´s... passando de comentarista a competidor na próxima.

Leonardo - Minas 4x4
28/07/2004, 15:39
Marcel,

Competidor se o Nunca Mais Racing Team do Adriano deixar.

[]'s ... achando que nunca mais teremos carro.

billj
28/07/2004, 15:59
Falando em Nunca Mais Racing Team, cadê o Melecão do Team Amarelou?!?........ :D

Abraços,

Beto Lacerda
28/07/2004, 16:25
Galera o CD com as fotos chegou , são 380 fotos tiradas por mim , pela esposa do Sandro Tannuri , pelo Marcel , e outros mais reunidas em um CD , tem Tb. 4 videozinhos , vou tentar colocar tudo no downloads , , dentre as 380 tem fotos da região , da premiação , dos competidores , da galera assistindo , e da prova (da prova umas 200) , espero conseguir colocar pro pessoal , mas aki vai umas fotinhos boas
[]'s

leovalle
28/07/2004, 16:27
Falando em Nunca Mais Racing Team, cadê o Melecão do Team Amarelou?!?........ :D

Abraços,

Por isso era Yellow Power?? Amarelo + Força = Amarelou ??? :lol: :lol:

Beto Lacerda
28/07/2004, 16:29
algumas fotos da premiação pra vc's , só dos foristas

Leonardo - Minas 4x4
28/07/2004, 16:31
Meleca,

Pronuncie-se, ficou com medo do Spider ?

Perdeu viu meu, foi bonzo pra cachorro.

:D :D :D :D

Beto Lacerda
28/07/2004, 16:34
mais fotos , agora as "braçadas"

Beto Lacerda
28/07/2004, 16:38
mais fotos

equipeminas4x4
28/07/2004, 17:05
Meu amigo Beto,

Esta foto do CALANGO é bastante representativa.

[]´s... preparando o KALANGO.

hederi
28/07/2004, 17:11
Meu amigo Beto,

Esta foto do CALANGO é bastante representativa.

[]´s... preparando o KALANGO.
calanguinho bunitinho.!!!!!!!!!!!!!!!!

Beto Lacerda
28/07/2004, 17:12
Meu amigo Beto,

Esta foto do CALANGO é bastante representativa.

[]´s... preparando o KALANGO.
hehe eu ja sabia :lol:
[]'s

Leonardo - Minas 4x4
28/07/2004, 18:07
Todo mundo já sabia !!!

Sandro Tannuri
28/07/2004, 18:52
Gostaria de dar os parabens a um unico cara, André BH. Voce mais uma vez mostrou como um ser humano deve ser, honesto e correto acima de tudo.
Quando eu soube que o Gilvan (Presidente do clube) ia correr e ia ter uma seção secreta eu reclamei bastante e fiquei preocupado, mas voce demonstrou que eu estava preocupado a toa. Parabens pois sua arbitragem foi imparcial e correta. Não deveria parabenizar uma pessoa por fazer sua obrigação mas ja vi cartolagens demais na minha vida esportiva e sei que pessoas como o Andre são raras.


Este Trial realmente foi muito bom mas eu acho que poderia melhorar em alguns aspectos:

1) Abolir de vez as fitas como limite das seções e usar cones
2) Aumentar a penalização para mexer na trilha e ferramentas
3) Dividir as categorias por tamanho de pneu e não por bloqueio
4) Penalizar os estouros por metros faltantes para cumprir a seção
5) Evitar fazer seções onde se passa "acelerando" ou na "porrada"

Sobre o Melecão eu sei como foi dificil para ele não ir, mas ele tomou a decisão correta para a situação dele. Quem conhece o cara sabe que amarelar não faz parte do vocabulario dele.

Abraços,

Luiz Claudio
29/07/2004, 00:10
Segue mais algumas fotos do Endurance Trial de BH...

Luiz Claudio
29/07/2004, 00:11
...

Luiz Claudio
29/07/2004, 00:13
...

Luiz Claudio
29/07/2004, 00:14
...

Luiz Claudio
29/07/2004, 00:16
...

Luiz Claudio
29/07/2004, 00:17
...

Luiz Claudio
29/07/2004, 00:18
...

Luiz Claudio
29/07/2004, 00:19
...

Luiz Claudio
29/07/2004, 00:20
...

Luiz Claudio
29/07/2004, 00:21
...

Luiz Claudio
29/07/2004, 00:22
...

Luiz Claudio
29/07/2004, 00:23
...

Luiz Claudio
29/07/2004, 00:24
...

Luiz Claudio
29/07/2004, 00:25
...

Luiz Claudio
29/07/2004, 00:26
...

Luiz Claudio
29/07/2004, 00:28
...

Luiz Claudio
29/07/2004, 00:29
...

Luiz Claudio
29/07/2004, 00:31
...

Luiz Claudio
29/07/2004, 00:32
...

Luiz Claudio
29/07/2004, 00:34
...

Luiz Claudio
29/07/2004, 00:35
...

Luiz Claudio
29/07/2004, 00:37
...

Luiz Claudio
29/07/2004, 00:38
...

Luiz Claudio
29/07/2004, 00:44
...

leovalle
29/07/2004, 11:53
Gostaria de dar os parabens a um unico cara, André BH. Voce mais uma vez mostrou como um ser humano deve ser, honesto e correto acima de tudo.
Quando eu soube que o Gilvan (Presidente do clube) ia correr e ia ter uma seção secreta eu reclamei bastante e fiquei preocupado, mas voce demonstrou que eu estava preocupado a toa. Parabens pois sua arbitragem foi imparcial e correta. Não deveria parabenizar uma pessoa por fazer sua obrigação mas ja vi cartolagens demais na minha vida esportiva e sei que pessoas como o Andre são raras.


Este Trial realmente foi muito bom mas eu acho que poderia melhorar em alguns aspectos:

1) Abolir de vez as fitas como limite das seções e usar cones
2) Aumentar a penalização para mexer na trilha e ferramentas
3) Dividir as categorias por tamanho de pneu e não por bloqueio
4) Penalizar os estouros por metros faltantes para cumprir a seção
5) Evitar fazer seções onde se passa "acelerando" ou na "porrada"

Sobre o Melecão eu sei como foi dificil para ele não ir, mas ele tomou a decisão correta para a situação dele. Quem conhece o cara sabe que amarelar não faz parte do vocabulario dele.

Abraços,

Caro Sandro,

Tenho visto textos seus que tem me incomodado (principalmente a do grupo trial no yahoo em que você dá o mérito a organização do ET a um indivíduo em detrimento a todo o pessoal do RORC - http://autos.groups.yahoo.com/group/trial_brasil/message/633 ). Escrevo agora não como participante de provas, mas como Diretor do RORC.

Gostaria que você soubesse que a Diretoria do RORC é composta por pessoas do mais alto gabarito em sua maioria com curso superior e com grande sucesso em suas atividades. Todas as pessoas ali, sem exceção são honestas e merecedoras de reconhecimento seja por essa qualidade seja por serem diretamente responsáveis pelo sucesso dos eventos do nosso jipe clube. Saiba que sem o envolvimento destas pessoas não haveria provas ou quaisquer eventos por nós produzidos. O André tem um papel importante sim, mas trabalhamos em colegiado, onde as decisões e até apurações de provas são de decisão em colegiado. Portanto, seria muito simpático de sua parte dar o merecido valor a todos do grupo e no caso do V ET me excluo já que por estar correndo, fui somente responsável pela divulgação o que na minha opinião é ínfimo diante do trabalho exaustivo feito pelo André, Cezar, Kleber, José Afonso, Mauro Sudano, Marcílio e o Furlani, durante vários fins de semana.

Com relação às mudanças no regulamento, aqui respondo como participante da modalidade:
1) Concordo;
2) Concordo;
3) Ainda não é possível ou teremos poucos carros disputando. Devemos achar outra possibilidade;
4) Concordo;
5) Discordo, pois quando não se tem $$$ necessário para preparação, usa-se o braço; a não ser que você queira mais uma modalidade elitizada, onde pilotos por não terem $$$ são excluídos ou quem sabe criamos a categoria Nakagimas? Mesmo em provas nos EUA é possível ver-se carros menos preparados vencendo no braço. Tenho a impressão que você quer ser favorecido por ter o melhor carro e que o pessoal do Radical Racing em sua primeira participação no ET te assustou, pois, além de ter carros bons mostrou ter braço e por pouco não toma de vocês o troféu

Minhas sugestões:

1) Penalizações altas e iguais para quaisquer ferramentas com pontuação para cada utilizada. ex. guincho + cinta + pedra + hi-lifth + escada + etc e em dobro naquelas em que ocorra com os dois veículos.ex.: cone + cone;
2) Penalização pesada para abandono ou deixar de fazer seção, tipo soma de todas as penalzações possíveis. No caso da última prova se você usasse o guincho + fita e completasse a seção era penalizado com 40 pts. Se você não completasse nem metade da seção 50 pts. Acho injusto;
3) Criação de uma categoria B e a categoria Máster com preparação livre, onde um x de equipes subisse e um o mesmo x descesse.

Tenho muito respeito a você Sandro e principalmente ao Jorge de Freitas, que a cada encontro nosso mostra o grande cara que é, mas gostaria de que nós merecêssemos de vocês o mesmo respeito.

Parabéns pela vitória da Equipe JF Racing na categoria bloqueados e que você encare minhas colocações como alavanca de crescimento de nossa modalidade e não como criticas pessoais.

Abraços,

Leonardo Araujo

equipeminas4x4
29/07/2004, 12:55
Prezados Leonardo,

Concordo com suas palavras sobre o RORC, visto que acompanho o trabalho exaustivo para realização de uma prova no nível do ET, participando inclusive das reuniões, apesar de não ser um integrante do RORC.

Com relação as opiniões do Sandro:

1) CONCORDO
2) Concordo, desde que esta não se aproxime à pontuação por uso de guincho. Deve se levar em conta no quesito trabalho de equipe, que esta saiba utilizar todos os recursos disponíveis e não apenas a força de um guincho. Se a equipe consegue passar em um obstáculo utilizando-se apenas de uma pedra ou prancha, esta não deve ser penalizada da mesma forma que uma equipe que utilizou o guincho. Isto é o que diferencia o Endurance do Trial puro.
3) CONCORDO, desde que não se proíba a participação de carros com pneus menores na categoria que vc disputará. Não acho que o tamanho de pneu seja tão determinante no resultado final, qto a utilização de bloqueio. Quem quiser correr sem bloqueio, paciência, pois correrá sabendo de sua desvantagem.
4) Desde que isso seja viáve para a organização do eveto, pq não o fazer? Já pensou qtas trenas de 200m, pessoas e tempo seriam necessários para fazer esta medição?
5) DISCORDO COMPLETAMENTE DE VC E DO LEO TAMBÉM. A questão, não é porrada, acelerador ou braço, é ESTILO DE PILOTAGEM. E isso não se separa por tipo de obstáculo, por categoria, por tamanho de pneu ou por qualquer que outra coisa que seja. Tem obstáculos que o estilo de pilotagem vai ser a diferença, que o nível ou o tipo de preparação, que o tamanho ou tipo de pneu, que o bloqueio, que o entre-eixo, que a bitola, que o carro, que o motor, que o câmbio automático, que mais uma porrada de fatores serão decisivos. ESSA É A EMOÇÃO DA PROVA. O dia que previlegiarem determinadas preparações em detrimento de outras, esse tipo de prova estará condenada ao fracasso.
Vc precisa entender isso meu amigo, NÃO SE PODE CRIAR CATEGORIAS OU OBSTÁCULOS PENSANDO NAS DIFERENÇAS, PRECISA SIM PRIVILEGIÁ-LAS E ENTENDER QUE ELAS SÃO FUNDAMENTAIS NO RESULTADO FINAL DE UM PROVA COMO O ET.

Também peço que tome cuidado e analise bastante as propostas que vc coloca no Fórum, ou qualquer tipo de site de discussão sobre o assunto. Vc é uma das pessoas mais conhecidas e influentes dentro da competição e querendo ou não, acaba por influenciar opiniões. Vc diz um coisa hoje e amnhã tem um monte de geente levantando a bandeira.

[]´s, acompanhando a evolução da prova desde a sua 1ª edição, tentando contribuir para sua constante evolução e esperando os amigos p/ um feriadão prolongado de trilhas na região de BH.

billj
29/07/2004, 18:29
FWIW, a minha opinião quanto a sugestões do Sandro......

1) concordo
2) concordo
3) concordo
4) concordo
5) concordo

:wink:

Abraços,

Sandro Tannuri
01/08/2004, 21:22
All,

Sempre comento sobre o trabalho do Andre e não do grupo, isso é verdade mas ja pensaram que deve ter um motivo? Será que fica claro para nos que não vivemos em BH a participação dos outros? Talvez eu tenha uma impressão errada sobre isso mas me parece que o Andre é a locomotiva do evento, estou errado? De qualquer forma me desculpem por deixar os outros dirigentes do clube fora do meu elogio, estão todos de parabens!!!

Essa questão de passar no braço e de me assustar foi realmente engraçada. Primeiro não vejo tecnica nenhuma em acelerar como um louco e jogar a viatura no obstaculo para ver se passa, alias defina o que você entende por "usar o braço" por que para acelerar usamos o pé, hahaha...
Com relação a me assustar talvez você esteja sem o resultado a mão, eu perdi menos da metade dos pontos do segundo colocado. Não entendi essa.

Com relação ao regulamento ja participei de algumas discussões a respeito e aprendi que nunca conseguiremos agradar a todos.

Eu escrevo pouco nos foruns e listas que participo justamente por entender que quando não tenho algo a acrescentar devo ficar quieto, mas esse não é o caso.Discordo de alguns pontos do regulamento e pretendo usar meu direito de me manifestar contra estas regras, se outras pessoas concordam comigo que levantem a bandeira.

E importante dizer que pretendo participar de todas as provas que puder mesmo que não concorde com o regulamento na sua totalidade.



Abraços,

leovalle
02/08/2004, 18:39
All,

Sempre comento sobre o trabalho do Andre e não do grupo, isso é verdade mas ja pensaram que deve ter um motivo? Será que fica claro para nos que não vivemos em BH a participação dos outros? Talvez eu tenha uma impressão errada sobre isso mas me parece que o Andre é a locomotiva do evento, estou errado? De qualquer forma me desculpem por deixar os outros dirigentes do clube fora do meu elogio, estão todos de parabens!!!


É por aí Sandro, a impressão tá errada sim, tem muita gente por trás (no bom sentido é claro), inclusive as esposas, filhos, etc. Com certeza o André é a locomotiva, mas atrás dele (no mau sentido) vai um punhado de vagão.hahaha :lol: O que acontece é que o pessoal fica meio longe da "mídia" por total falta de intimidade com a internet. Desculpas muito bem aceitas e com certeza os elogios serão repassados. :wink:


Essa questão de passar no braço e de me assustar foi realmente engraçada. Primeiro não vejo tecnica nenhuma em acelerar como um louco e jogar a viatura no obstaculo para ver se passa, alias defina o que você entende por "usar o braço" por que para acelerar usamos o pé, hahaha...
Com relação a me assustar talvez você esteja sem o resultado a mão, eu perdi menos da metade dos pontos do segundo colocado. Não entendi essa.

A definição de "no braço" deve ser a mesma que você deve passar na stock, quando seu carro não está legal (caixa, freio, etc) ou por condições adversas (óleo na pista, chuva, etc) e você vai até o final segurando realmente "no braço". Essa expressão me remete sempre ao Ayrton Senna. No caso do ET, muito a ver com o equipamento inferior. Com relação ao resultado pense em penalizações; o Malta e o Gilvan nunca correram juntos e muito menos o ET e perderam por 2 bamps + uma porrada na traseira + 1 ferramenta + 1 pedra. Acho pouco, principalmente pela diferença de equipamentos. Mas isso é opinião pessoal. Acho também que todos os obstáculos da prova privilegiavam exatamente o que você sugere, mas infelizmente ainda não temos todos os carros no nível, principalmente, das duas equipes da JF Racing, aí as vezes só na marra mesmo pros menos preparados, ou dá-lhe penalização.

Cito meu caso na última prova. Tirei o bloqueio pra correr a NB, por achar que as vagas estariam todas preenchidas na B. Sei da realidade do nível de preparação do meu carro, mas mesmo assim tinha preferência pela Bloqueados, no mínimo por saber o quanto se força o carro por estar sem bloqueioe das consequências mecânicas. Exemplo disso é que os 4 carros das demais equipes do NB sairam quebrados e eu o Saulo por sorte não quebramos.


Com relação ao regulamento ja participei de algumas discussões a respeito e aprendi que nunca conseguiremos agradar a todos.
Eu escrevo pouco nos foruns e listas que participo justamente por entender que quando não tenho algo a acrescentar devo ficar quieto, mas esse não é o caso.Discordo de alguns pontos do regulamento e pretendo usar meu direito de me manifestar contra estas regras, se outras pessoas concordam comigo que levantem a bandeira. E importante dizer que pretendo participar de todas as provas que puder mesmo que não concorde com o regulamento na sua totalidade.

Mais que justo, também discordo de alguns, e com certeza se todos que dircordarem de alguns pontos pararem de correr, a modalidade acaba; e é com as sugestões de todos, principalmente os que já competiram, que a modalidade vai crescer.

[]'s

Sandro Tannuri
02/08/2004, 21:17
Leo,

O Gilvan e o Malta foram muito bem tanto é que chegaram em segundo numa prova em que eram os menos preparados. Mas foi um milagre eles completarem.
Eu assisti a passagem deles por todas as seções e fiquei com pena das viaturas, cada obstaculo era uma porrada maior que a outra, na ultima seção o Gilvan ficou preso pelo diferencial dianteiro e sem a menor pena ficou dando porrada com ele na pedra ate alguem da equipe perceber que a pedra não quebraria e colocar uma pedra na frente do pneu.
Mas a verdade é que superaram equipes melhor preparadas e isso foi legal para o evento.
Pensando pelo lado do crescimento da modalidade é interessante ver que todos podem vencer , mas na minha opinião deveriamos ter uma categoria para iniciantes com veiculos praticamente originais com pneus ate 31", uma para veiculos modificados com pneus ate 35" e uma categoria força livre onde os obstaculos seriam mais dificeis. Sei que não temos competidores para isso mas será que não é pela falta de uma categoria de iniciantes?
Em Janeiro vou passar um fim de semana ai em BH fazendo trilha com a galera e dai poderei conhecer melhor a galera do clube e tambem ver o Andre em ação, vamos ver se ele é bom mesmo na trilha ou se mete a organizar para ficar livre da batalha hahahaha.....

Abraços,

leovalle
02/08/2004, 22:13
Sandro,

Concordo com você, tirando o milagre. O Gilvan anda é daquele jeito mesmo. hehehe.O problema dele é ter público. Não pude ver a prova (só por fita), mas achei que o Malta foi muito bem, fora umas baraçadas, mas até superou nossas expectativas, pois ele anda (falo andar de verdade de jeep) só a uns 6 meses. Outra coisa que influenciou foi a inexperiência dos spotters na prova (ocaso da pedra é um grande ex).
A idéia da categoria iniciante foi ventilada pro André na segunda após o ET e amanhã na reunião devemos estar discutindo isso além de uma avaliação de todo o evento. É isso mesmo que você tá sugerindo. Quanto a categoria Pneu 35 e a força livre, estou de pleno acordo, só acho que faltaram carros com pneu acima do 35 por enquanto, então tavel seja melhor criar a força livre com pneus acima de 31 e alterando o regulamento conforme formos nos "armando melhor"

Pra você ter uma idéia, o Malta tentou comprar pneus 35 ou maiores, mas não encontrou carcaças e como a febre pelos 3K está forte, não animou de comprar novos e ter que raspar, o que realmente é foda( Acho que alinha de pensamento do Bill quanto aos seus pneus está correta), ou seja faltam pneu >35 no mercado e quem tem ainda vai reaproveitar.

O André como piloto e´um ótimo organizador :lol: :lol:

Venha mesmo pra cá e arrasta o Jorge e os "Massarandubas"

[]'s e até breve

hederi
02/08/2004, 22:32
Leo,

O Gilvan e o Malta foram muito bem tanto é que chegaram em segundo numa prova em que eram os menos preparados. Mas foi um milagre eles completarem.

Acho que naum teve nenhum milagre nisso eles simplesmente passaram,
de todos que eu assisti a passagen do malta foi a melhor na minha opniao.
ainda pq estava em cima de um CJ.

:-)

Wallace
03/08/2004, 04:56
Eu acho que melhor divisão no momento poderia ser:
Pneu menor que 35 uma categoria.
Pneu 35 ou maior outra categoria.
Só que tem que pegar alguma medida e definir como 35... ou alguem vai pegar um 33 ou 34 e fazer uma recapagem tranformando ele num 44...;-)

Sandro Tannuri
03/08/2004, 09:57
Leo,

O Gilvan e o Malta foram muito bem tanto é que chegaram em segundo numa prova em que eram os menos preparados. Mas foi um milagre eles completarem.

Acho que naum teve nenhum milagre nisso eles simplesmente passaram,
de todos que eu assisti a passagen do malta foi a melhor na minha opniao.
ainda pq estava em cima de um CJ.

:-)

O milagre foi eles não quebrarem os carros. Ja vi Dana 44 quebrar com muito menos.

Abraços,

andre
03/08/2004, 10:39
Galera, como o Sandro mesmo disse, gosto de falar pouco aqui na net, mas com relação a tudo que falaram, vamos lé:

As provas de Endurance trial tem tido uma evolução constante, e isso tem muito a ver com a evolução dos veículos, dos pilotos e das condições para se realizar o evento.

Quem não gostaria de ter um evento onde as marcações fossem precisas e imexíveis? onde os fiscais estivessem 100% do tempo atento e fossem verdadeiros robôs ? Onde tudo o que a organização tivesse planejado funcionasse ou onde os recursos para se fazer o que quisessem fossem abundantes?
Galera, só quem organiza sabe como é e; não existe prova perfeita e o pequeno número de participantes ainda dificulta a coisa; imaginem só nesta se não tivéssemos a participação do pessoal do Rio? Imagina se tivéssemos confiado no grande número de pessoas de S.P. para qualquer coisa que fosse? A quanto tempo o Leitão tenta montar algo em Barbacena e não consegue? Será que é porque ele não gosta?
Temos alguns poucos carros bem preparados e que a falta deles hoje simplesmente inviabiliza uma prova mais ampla, por isso creio que teremos que criar duas categorias e com obstáculos distintos pois o nível de diferença entre um carro como o do Sandro, Bill, etc ainda é enorme se comparado com o carro do Tortinho ou os jipes do Inimigos do asfalto, só para se fazer um paralelo. Em outros lugares a diferença é mínima e mesmona Europa onde se pratica um trial de menor preparação dos carros e mais técnica, a paridade das equipes é que faz a disputa emocionante. A meu ver o futuro passa por aí o cara inicia na categoria mais original porque se quiser encara a de preparação livre não terá a mínima chance.
Quanto a mudanças de regras, a cada prova a gente agrega uma novidade e a coisa vai evoluindo. Estou num novo projeto que se der certo, tenho certeza será um nova marca para as provas de Trial e com certeza vai permitir uma maior abrangência de participação nos eventos; vou manter o segredo ainda mas aguardem e verão.

Quanto a fazer trilhas, estou a disposição, ultimamente tenho ido às trilhas radicais , inclusive leventando-as com a Land 110 pois com o J não tem tido a mínima graça, além disso na Land levo bastante cabo, cinta e guincho que são usados para o desatolamento e reboque frequente de colegas como Léo Valle, Marcel, Gilvan, Malta e tantos outros.

Aliás estive conversando com o Zé Afonso estamos preparando um circuitinho para dar uma tetada mais forte nos carros: trapa Caverna, Escabroso, a tal saída do Morro do Careca que o Gilvan quer descobrir e alguma outra coisa que a turma quiser encarar.

leovalle
03/08/2004, 11:24
Quanto a fazer trilhas, estou a disposição, ultimamente tenho ido às trilhas radicais , inclusive leventando-as com a Land 110 pois com o J não tem tido a mínima graça, além disso na Land levo bastante cabo, cinta e guincho que são usados para o desatolamento e reboque frequente de colegas como Léo Valle, Marcel, Gilvan, Malta e tantos outros.

André, você deve diminuir a dose de seu Gardenal, pois você além de estar sonhando, está delirando. Haja guincho pra ficar desagarrando aquele ônibus :lol: :lol:



Aliás estive conversando com o Zé Afonso estamos preparando um circuitinho para dar uma tetada mais forte nos carros: trapa Caverna, Escabroso, a tal saída do Morro do Careca que o Gilvan quer descobrir e alguma outra coisa que a turma quiser encarar.

O pior que você deve estar misturando com alcool, já que agora está até querendo dar "tetadas fortes nos carros", que no seu caso é bem possível , já que você está bem gordinho (sutien 55 bico largo). :lol: :lol: :lol:

[]'s de tetas de fora

leitao
03/08/2004, 22:44
PessoALL,

Primeiro, acho importante definirmos nossos objetivos... o meu é que a modalidade cresça para não acontecer o que aconteceu com o Jeepcross em MG, e RJ (acabou) ao contrário do que acontece no SUl e SP (evoluiu e cresceu).

NA minha opinião o regulamento é peça fundamental para que a modalidade cresce... para isso é importante que ela incentive outras pessoas de entrar e não incentive quem está dentro de sair.

No Jeepcross (eu sei de experiência própria) a falta da evolução do regulamento fez com que muitos o abandonassem.

PErcebo que existe uma "vontade" de muitos para que o regulamente evolua mais rápido...

A mais de 3 anos venho trocando idéias com o André e outros sobre o regulamento e acho que ele estava certo em iniciar a modalidade com um regulamento bem simples...

MAs chegou a hora de complicar um pouco.

1) Acho que temos que nos aproximar dos regulamentos usados no resto do mundo.

2) TEmos que deixar uma porta aberta para quem quer começar.

3) Não podemos desestimular quem já entrou e quer avançar.


O regulamento deve prever as difilculdades encontradas pela organização e ajudá-la a superar os problemas como as famigeradas fitas, o público invadindo, o tempo de prova, os atrasos, a chuva, a modificação das seções, etc...

Com relação as categorias... acho que devemos ter sempre a "GEral" com sub-categorias... como é feito no rallye, no jeepcross no Sul, e outras modalidades... isso inventiva os iniciantes e os veteranos, facilita a organização, a construção das seções (sempre iguais), o tempo da prova (sempre iguais para todos) a pontuação e a própria definição do regulamento.

NA verdade andei escrevendo muito a respeito (eu adoro escrever regulamentos e ir polindo eles). Gosto muito de trocar estas informações com outros apaixonados como eu... O Bill já ajudou a aperfeiçoar a versão que estou fazendo... O Regis, o Sandro sem saber tb.

Quem quiser dar uma olhada e par pitaco é só falar que mando uma cópia.

Fiz uma versão baseada em provas mistas: em duplas como acontece hoje... e tb com categoria individual...

Propus soluções que viabilizam a organização de provas com até 18 equipes. Em duplas ou individuais não importa... o importante é que o total não passe de 18 equipes.

PAra que isso dê certo existem algumas condições... como a simultaneidade de seções, usar parte do regulamento de rallye nos transferimentos das seções... são muitos detalhes...

quem quiser ver é só falar.

Abraços a todos...

A propósito das sugestões do Sandro: a atual versão acomoda todas elas.

hederi
04/08/2004, 04:37
PessoALL,

quem quiser ver é só falar.

Abraços a todos...

A propósito das sugestões do Sandro: a atual versão acomoda todas elas.

Que tal abrir um topico e postar o regulamento para que possamos dar pitaco!

Dennis Figueiredo
04/08/2004, 08:39
...o Jeepcross em MG, e RJ (acabou) ao contrário do que acontece no SUl e SP (evoluiu e cresceu)...



Ja to de saco cheio dessa bosta(cross).... Não se iluda leitão :wink: ... aqui o jeep cross devagarzinho também ta sumindo. :wink: Acho que essa modalidade foge completamente as verdadeira aptidão do Jipes. Sonho em ter um E.T> por aqui... mas o pessoal parece que tem cabeça de pedra e não se mexem. :!: :!: :!:

Beto Lacerda
04/08/2004, 11:55
como plateia um palpite é bem vindo ??? bom se não for ignorem , mas acho que as categorias deveriam ser por vão livre , um samuca de 31" com eixos originais tem mais vão livre que um cj com 33" , e no final da historia o vão livre que faz a maior diferença qdo. se tem pneus maiores , é uma medição simples e acaba com o problema citado pelo wallace , acho tb. que a penalização por mexer no obstaculo (colocar pedras por exemplo ) deveria ser maior , tendo como exemplo a ultima seção do ET , a pedra que o spotter do monster colocou , lá ficou , no caso ajudou o sandro , mas alterou o obstaculo que o bill por exemplo tombou (na boa foi só um exemplo, que se não tivesse a tal pedra não alteraria em nada a passagem do sandro , mas num era mais o mesmo obstaculo)
no mais , Andre (foi quem eu vi ralar , ele e um fiscal magrelinho que ganhou um premio , mas não me lembro o nome. ) e demais organizadores , parabens pela prova , e torço para que a modalidade creça cada dia mais
[]'s

equipeminas4x4
06/08/2004, 12:11
..., acho tb. que a penalização por mexer no obstaculo (colocar pedras por exemplo ) deveria ser maior , tendo como exemplo a ultima seção do ET , a pedra que o spotter do monster colocou , lá ficou , no caso ajudou o sandro , mas alterou o obstaculo que o bill por exemplo tombou (na boa foi só um exemplo, que se não tivesse a tal pedra não alteraria em nada a passagem do sandro , mas num era mais o mesmo obstaculo)...


Beto, só uma correção, a pedra não estava na trilha e sim em cima do barranco, ´não atrapalhando em nada o Bill. Segundo, a pedra foi retirada pela organização antes da passagem do Sandro para que as equipes tivessem a mesma condição de pista, o Spoter do Sandro pegou a pedra de cima do barranco e foi penalizado também.

[]´s, tendo acompanhado a seção ao lado da tal pedra.

billj
06/08/2004, 12:34
Corrigindo mais um pouco......... É claro que a mexida na pedra pela equipe do Gilvan não me atrapalhou, fiz a seção antes dele.......... :wink:

Mas o ponto do Beto é válido, a pontuação por mexer na pista é criminalmente baixa. Em outras provas, isso é motivo por desclassificação!!

No mínimo, o regulamento deveria prever que os "mexedores" colocaram de volta a pista extamente do jeito do que acharam, não tendo saída da seção declarada até que o fiscal der a sua aprovação. Porém, como isso daria muito espaço para interpretação, sou a favor de proibição TOTAL de mexidas na pista......... Mexeu, tá fora.......

IMNSHO........ :wink:


Alias, acho que vou adicionar 'IMNSHO" à minha assinatura......... :D


Abraços

leovalle
06/08/2004, 13:10
Alias, acho que vou adicionar 'IMNSHO" à minha assinatura......... :D
Abraços

Quanta não humildade!!! :lol: :lol: :lol:

[]'s

billj
06/08/2004, 13:28
como plateia um palpite é bem vindo ??? bom se não for ignorem , mas acho que as categorias deveriam ser por vão livre , um samuca de 31" com eixos originais tem mais vão livre que um cj com 33" , e no final da historia o vão livre que faz a maior diferença qdo. se tem pneus maiores , é uma medição simples e acaba com o problema citado pelo wallace ............[]'s


A plateia não tem direito de falar merda nenhuma, mas como vai falar do mesmo jeito........... :D

Beto, em pedras e erosões, o aumento de vão livre é apenas um dos benefícios de ter pneus maiores, e eu diria um dos menos importantes. A sacada maior em ter bolachões são o ângulo de ataque do jipe o ângulo de ataque do pneu em si.

no melhor estilo de desenho ASCII......


oo

o primeiro "o" é uma pedra, o segundo é o pneu


oO

mesma coisa, só que agora o segundo "o" sobe com muito mais facilidade no primenro.........

Em lama, você tem razão, vão livre debaixo do diff faz toda a diferença. Mas em Trial, as coisas são diferentes.......

:wink:


Abraços,

Beto Lacerda
06/08/2004, 13:44
Beto, só uma correção, a pedra não estava na trilha e sim em cima do barranco, ´não atrapalhando em nada o Bill. Segundo, a pedra foi retirada pela organização antes da passagem do Sandro para que as equipes tivessem a mesma condição de pista, o Spoter do Sandro pegou a pedra de cima do barranco e foi penalizado também.

[]´s, tendo acompanhado a seção ao lado da tal pedra.
Marcel meu amigo não disse que a tal pedra atrapalhou o Bill , disse que ajudou o Sandro , e teria ajudado o Bill num ponto que ele tombou .
Não vi a tal pedra ser removida nem recolocada , só vi ela lá durante a passagem da equipe do Sandro .(mas se vc diz que foi retirada nem tenho pq não acreditar )
Só mais uma duvida a pedra foi removida após o fechamento da tal seção , e se fosse o estepe que o spoter tivesse colocado e lá largado , haveria alguma punição ??? pode-se fechar o tempo de uma seção com pranchas , estepes ou o que seja ainda soltos no obstaculo ??
não estou querendo discutir o resultado da seção , apenas discutir se a penalização para alterar a pista não é muito baixo e estou falando como plateia , gostei muito do tipo de prova mas achei muito pouco punido o fato de alterar o obstaculo , e se fossem 2 pedras a punição seria a mesma , 3,4,5 umas 15 pedras colocadas direitinho transformam qqer pauleira em rua pra carro de passeio , e a punição seria de qtos pontos mesmo ???
[]'s

regis
06/08/2004, 13:51
Bill,

Permita-me discordar.

IMNSHO http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/32bd0d46cf68d11bf2d216b8e25400ac.gif :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: o vão livre conta muito sim.

Se limitarmos por exemplo o pneu em 35", alguém com um samurai com pneus 32" pode competir com um CJ com pneus 33... e nós sabemos que o samurai leva vantagem justamente pelo vão livre maior e por menos peso.

Assim eu acredito que é mais justo a medida do vão livre... tipo passa não passa com os pneus na mesma calibragem para todos e isso medido sempre no mesmo lugar.... pode até ser em cima de uma rampa, na largada promocional.

Houveram situações no Trial em que vc passou tranquilo, mas o Leitão agarrou no chão, pois o diferencial tava pegando... e olha que ele tava com pneu 35".... só que vc tava com pneu 38,5 :shock: e os eixos de vcs 2 são Dana 44.

Mas vc ja sabia isso pois ja andamos discutindo a respeito.

Concordo que medir o pneu é mais fácil... mas não acho que seja o que torne a competição mais igual.

Além disso acho que precisamos criar uma categoria para iniciação, como haviamos discutido, limitando as ferramentas para os da categoria mais acima, e ir liberando mais ferramentas e diminuindo as penalizações para as categorias abaixo.

Que tal testarmos isso aqui em SP em Dezembro?

Abraços discordantes :twisted:

billj
06/08/2004, 14:00
Beto, só uma correção, a pedra não estava na trilha e sim em cima do barranco, ´não atrapalhando em nada o Bill. Segundo, a pedra foi retirada pela organização antes da passagem do Sandro para que as equipes tivessem a mesma condição de pista, o Spoter do Sandro pegou a pedra de cima do barranco e foi penalizado também.

[]´s, tendo acompanhado a seção ao lado da tal pedra.
Marcel meu amigo não disse que a tal pedra atrapalhou o Bill , disse que ajudou o Sandro , e teria ajudado o Bill num ponto que ele tombou .
Não vi a tal pedra ser removida nem recolocada , só vi ela lá durante a passagem da equipe do Sandro .(mas se vc diz que foi retirada nem tenho pq não acreditar )
Só mais uma duvida a pedra foi removida após o fechamento da tal seção , e se fosse o estepe que o spoter tivesse colocado e lá largado , haveria alguma punição ??? pode-se fechar o tempo de uma seção com pranchas , estepes ou o que seja ainda soltos no obstaculo ??
não estou querendo discutir o resultado da seção , apenas discutir se a penalização para alterar a pista não é muito baixo e estou falando como plateia , gostei muito do tipo de prova mas achei muito pouco punido o fato de alterar o obstaculo , e se fossem 2 pedras a punição seria a mesma , 3,4,5 umas 15 pedras colocadas direitinho transformam qqer pauleira em rua pra carro de passeio , e a punição seria de qtos pontos mesmo ???
[]'s


hehehe, até os mané da plateia estão percebendo.........

Brincadeira Beto, de mané cê tem só um pouco........ :lol:


Abraços talvez vendo o maré começar a virar,

billj
06/08/2004, 14:11
Bill,

Permita-me discordar.

IMNSHO http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/32bd0d46cf68d11bf2d216b8e25400ac.gif :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: o vão livre conta muito sim.

Se limitarmos por exemplo o pneu em 35", alguém com um samurai com pneus 32" pode competir com um CJ com pneus 33... e nós sabemos que o samurai leva vantagem justamente pelo vão livre maior e por menos peso.

Assim eu acredito que é mais justo a medida do vão livre... tipo passa não passa com os pneus na mesma calibragem para todos e isso medido sempre no mesmo lugar.... pode até ser em cima de uma rampa, na largada promocional.

Houveram situações no Trial em que vc passou tranquilo, mas o Leitão agarrou no chão, pois o diferencial tava pegando... e olha que ele tava com pneu 35".... só que vc tava com pneu 38,5 :shock: e os eixos de vcs 2 são Dana 44.

Mas vc ja sabia isso pois ja andamos discutindo a respeito.

Concordo que medir o pneu é mais fácil... mas não acho que seja o que torne a competição mais igual.

Além disso acho que precisamos criar uma categoria para iniciação, como haviamos discutido, limitando as ferramentas para os da categoria mais acima, e ir liberando mais ferramentas e diminuindo as penalizações para as categorias abaixo.

Que tal testarmos isso aqui em SP em Dezembro?

Abraços discordantes :twisted:



Spotters tem menos direto de falar mesmo que a plateia........... :D

Em lama concordo contigo, mas em pedra e erosão não. O que importa nestas situações é a linha de passagem pelo obstáculo e pneu maior ajuda em muito o piloto escolher esta linha. Mesmo em trilha, quantas vezes a gente precisa sair do facão para mudar a traçada e por mais que tentamos o pneu pequeno não sai?!? E no mesmo lugar o boloachão sobe como se nem tivesse nada lá?!

Não estou falando que o vão vivre não conta, só que é de menos importância do que o diâmetro do pneu......

E mesmo do ponto de vista promocional, seria muito mais difícil explicar para os Beto da vida (hehehehe) a divisão de categoria se fosse feita por vão livre. Eles não entenderão nunca do porque de um Jeepão calçando pneus 36" em eixos D60 competindo diretamente com um Niva com pneus originais.........

Alias, nem eu entenderia isso, o Jeepão não teria nem esperança em ganhar...... :D

Abraços,

equipeminas4x4
06/08/2004, 14:19
Bill,
O ponto de mexer na trilha, vc está pensando como Trial puro e não como Endurance. São dois pontos de vista diferentes e eu respeito os dois. Se pensar como Trial, eu concordo com vc, se pensar como Endurance, onde o trabalho de equipe é premiado, não faz sentido vc ter uma penalização para uma equipe que passa um obstáculo utilizando uma pedra e outra que utiliza o guincho.

Beto,
Se uma equipe deixa estepe, ou prancha, ou qualquer outra ferramenta em uma seção, ela não poderá mais utilizar estes equipamentos em outra seção. O tempo só poderá ser fechado se a equipe estiver com os equipamentos devidamente afixados em seus carros, ou se ela decidir abandoná-los na seção. Cabe à organização, decidir se ela deixará os equipamentos na pista para a próxima equipe ou retirá-los. É claro que todos são retirados para que a próxima equipe encontre as mesmas condições na seção, o que aconteceu com o estepe que a JF2 utilizou nesa seção, eles foram retirados. Esse critério de pontuação acumulativa, fazia parte do regulamento até o segundo ET. O que aconteceu neste segundo ET, fomos a única equipe Não Bloqueados a conseguir transpor uma única seção das 6 existentes. Ficamos em 4º lugar, pois utilizamos todos os equipamentos para transpor a seção e tivemos mais penalização do que os outros que estouraram o tempo sem usar nada. Este critério da não acumulatividade de pontos, incentiva as equipes a não desistir da seção, independentemente do que ela precise utilizar pra chegar do outro lado.
Isso tudo faz parte da estratégia do ET, vc decide se vai perder tempo colocando uma pedra ou se vai sair rapidinho usando guincho. É uma competição de estratégia, equipe e equipamento. Essa é a emoção da prova, usar o que aprendemos nas trilhas, será que se eu arriscar essa prancha, ou essa pedra eu vou conseguir passar o obstáculo? Se não passar vou pro ghincho e além dos pontos dos dois ainda perco um tempo do kct. Se tentar com a prancha vou perder 2 minutos, estou arriscado a estourar o tempo. Passei no ghincho, tenho tempo pra usar o guincho no segundo carro ou terei que tomar a cinta também? Isso é o que equilibra as equipes e faz com que equipes com equipamento inferior consigam chegar à vitória.
Sou totalmente a favor do Trial puro, com todas as questões que o Bill, o Sandro, o Leitão e mais um monte de gente defende. Acho que devemos começar a desenvolver esta categoria no Brasil e não tentar transformar o ET.

[]´s... me preparando pra correr as duas categorias.

billj
06/08/2004, 14:39
É um puto milagre, mas a MNSHO coincide quase na íntegra com a do Marcel.......... :D

Como não é segredo para ninguém, eu sou fã incondicional de Trial puro e vou focar a minha atenção no crescimento deste lado da modalidade. Porém, isso não quer dizer que não vou participar nos tais chamdos Endurance Trial. Esta última prova foi muito, muito boa, do jeito que eu sempre sonhava. Se o pessoal do Radical continuar aprimorando ESTE estilo de prova em vez daquelas que premiam "mediocridade", estou nisso 100%......

Agora, para os mais sensíveis, a palavra "mediocridade" uso no sentido de nivelar a competição para baixo através da "festa de pranchas e estepes". Neste aspecto, não concordo com o Marcel.

Abraços,

equipeminas4x4
06/08/2004, 14:52
Se limitarmos por exemplo o pneu em 35", alguém com um samurai com pneus 32" pode competir com um CJ com pneus 33... e nós sabemos que o samurai leva vantagem justamente pelo vão livre maior e por menos peso.

Srs. , é justamente sobre isso que estou falando, não existe vantagem pra ninguém. Vc leva vantagem em alguns e desvantagem em outros. O que vai contar é a estratégia e o trabalho de equipe, esta é a contribuição do ENDURANCE. A equipe Radical Racing, correu com pneus 33" e levou o 2º lugar. Se tivessem feito um trabalho de equipe melhor, poderiam ter vencido, assim como a JF2 que ficou em último, ou o Bill que errou a estratégia na 1ª seção, além dos problemas mecânicos é claro. Essa é a emoção. Vamos desnvolver outra categoria, que busque o aperfeiçoamento dos equipamentos, onde quem tiver melhores pneus, motor, relações de redução, suspensão e é claro saiba conduzir o carro que tem, leve vantagem. Dessa foram poderemos desenvover um regulamento específico juntando as idéias de todos. Agora com ou sem pneu maior que 35, eu vou na principal.

[]´s.

equipeminas4x4
06/08/2004, 14:59
É um puto milagre, mas a MNSHO coincide quase na íntegra com a do Marcel.......... :D

Como não é segredo para ninguém, eu sou fã incondicional de Trial puro e vou focar a minha atenção no crescimento deste lado da modalidade. Porém, isso não quer dizer que não vou participar nos tais chamdos Endurance Trial. Esta última prova foi muito, muito boa, do jeito que eu sempre sonhava. Se o pessoal do Radical continuar aprimorando ESTE estilo de prova em vez daquelas que premiam "mediocridade", estou nisso 100%......

Agora, para os mais sensíveis, a palavra "mediocridade" uso no sentido de nivelar a competição para baixo através da "festa de pranchas e estepes". Neste aspecto, não concordo com o Marcel.

Abraços,

Bill,
É o que disse sobre ENDURANCE, saber trabalhar, usar todos os equipamentos, escolher o que penaliza menos, e mais um monte de besteiras que já falei. São critérios diferentes do Trial, por isso defendo a existência das duas e estou trabalhando para correr as duas. Não considero nivelar por baixo, pelo contrário, usar guincho é fácil, quero ver colocar a mão na massa, descer do carro, essas coisas que não se vê no Trial.
No mais estamos em acordo.

[]´s

billj
06/08/2004, 15:12
Este cachorro já morreu faz tempo de tanto bater nele, mas tenho que ressaltar pelo menos mais uma vez.........

As pranchas e estepes nivelem para baixo sim. O uso ilimitado dessas merda permitiria alguém de competir até de Saveiro. E para piorar, o cara vai fazendo terraplenagem com as pedras ao longo do caminho. Uma puxada do guincho e eu perco para esse palhaço. Não estou falando que o sujeito iria ganhar a prova, mas o mero fato que poderia competir é uma tapa na cara dos demais que tramparam para K7 de montar um jipe competitivo.

Pranchas e estepes são recursos válidos para ir ao sítio numa Rural rebentada ou para fazer uma expedição no Panatanal. Porém, para demonstrar pilotagem e estratégia, sinto muito mas não vejo graça nenhuma nisso.

No meu modo de ver, deveria existir apenas duas maneiras de passar pelos obstáculos, ou no "talento" ou na porrada. São estilos diferentes, temos adeptos em ambos, ambos são divertidos para K7 de assistir. De ver 04 caras formigando com pás, enxadas (já foi assim), pranchas e estepes, posso ir assistir isso numa obra civil......... :D


Abraços,

regis
06/08/2004, 16:16
Tsc, tsc, tsc..... ta aí a opinião desses pilotos que não vêem nada e ficam achando que passaram por aquele rockcrawling porque o pneu bateu na pedra ehehehehe. :mrgreen:

Bill, vc é piloto e não tem direito a opinião no que diz respeito às condições do terreno e por onde deve passar .... seu negócio é sentar o pé e não olhar pra onde ta indo fazendo o Wallace correr atras de vc pra tentar consertar suas braçadas :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: heehehehe

Agora falando sério. Acho que estamos falando de coisas muito próximas, e que talvez tenhamos opiniões diferentes. Jogando a questão do vão livre ao extremo, lógicamente eu não quero comparar um samurai com pneus 29” e um CJ com pneus 35”, mas fazendo uma comparação “justa”, um dos maiores problemas que se encontra para rockcrawling é exatamente o vão livre. Se o vão livre for pouco, ele vai enroscar nas pedras e não vai passar..... por isso faço agora a comparação com o Samurai de Pneus 31” e o CJ de pneus 33”, ambos com bloqueio no diferencial traseiro (o que é muito normal aqui em SP), e ambos com o mesmo piloto.

Leva esses dois pra fazer um rockcrawling, uma lama e umas erosões..... Vc acha que o pneu 31 do samurai vai prejudicar mais ele para passar no circuito do que a falta de vão livre (em comparação) do CJ?

Pelo que eu tenho visto por aqui e por lá também,... o que mais influencia é o vão livre mesmo, até por isso que os eixos portais estão entrando com mais força lá no Nordeste dos EUA..... mas lá eles acabam ficando meio limitados por conta da altura do centro de gravidade..... o que seria outra conversa boa...

Concordo que do ponto de vista promocional é mais difícil de explicar pra esses Beto da vida heheheh .... inclusive um Jeepão com pneus 36” e Dana 60 ia enroscar mais que Toyota heheheehehhe

Abraços discordantes

leovalle
06/08/2004, 16:48
All,

Com relação as provas:

Trial Puro
Endurance Trial
ET/Superação


Minha posição é de que participarei preferencialmente nas que valorizam o trabalho em equipe, mas não deixarei de participar das outras. Lembremos que as trilhas estão em extinção nas grandes cidades e Trial Puro não substitui o melhor da trilha que é o trabalho em grupo.

Acho importante as sugestões, mas é importante respeitar e valorizar as regras feitas pelos organizadores, que com certeza tem o objetivo de adaptar as condições existentes, seja pelos recursos conseguidos para realização dos eventos, seja pelo nível de preparação dos veículos, ou cairemos na sinuca de não termos novos competidores na modalidade.

O regulamento do ET vem acompanhando a evolução dos carros a cada prova, mas um salto muito grande pode acabar com a modalidade. Tem se falado muito em provas de outros lugares, das regras aplicadas, mas lembremos que são outras modalidades, outras provas, outras realidades.

Reforço que as sugestões são importantes e talvez fosse melhor serem encaminhadas diretamente aos organizadores, ou corremos o risco de criarmos preconceitos por aqueles que ainda estão decidindo se irão investir na preparação e participar. São 3 anos desde a 1ª prova em BH e agora os carros começam a ficar bons e quem preparou sabe o quanto gastou nesses 3 anos e não foi pouco.

Fico pensando às vezes numa prova como o Rally dos Sertões, que hoje sem dúvida é uma das provas mais importantes no off-road mundial: - será que eles se preocupam com a opinião de uma ou outra equipe? Acho que não. Pague e corra se quiser, mas com certeza no começo não era assim.

[]'s

billj
06/08/2004, 16:55
Tsc, tsc, tsc.....

e depois um monte de merda que não vale repetir....... :shock: :D

................



Pelo jeito que escreve, você já perdeu noção da hierarquia, da órden natural das coisas. Vou ter que conversar com o Leitão do seu caso......

Ou melhor...... do caso de vocês, lá em Rio das Flores para ser mais específico......... Aquele chalé para dois, cama de casal........:shock:



Agora falando sério. Acho que estamos falando de coisas muito próximas, e que talvez tenhamos opiniões diferentes. Jogando a questão do vão livre ao extremo, lógicamente eu não quero comparar um samurai com pneus 29” e um CJ com pneus 35”, mas fazendo uma comparação “justa”, um dos maiores problemas que se encontra para rockcrawling é exatamente o vão livre. Se o vão livre for pouco, ele vai enroscar nas pedras e não vai passar..... por isso faço agora a comparação com o Samurai de Pneus 31” e o CJ de pneus 33”, ambos com bloqueio no diferencial traseiro (o que é muito normal aqui em SP), e ambos com o mesmo piloto.

Leva esses dois pra fazer um rockcrawling, uma lama e umas erosões..... Vc acha que o pneu 31 do samurai vai prejudicar mais ele para passar no circuito do que a falta de vão livre (em comparação) do CJ?

Pelo que eu tenho visto por aqui e por lá também,... o que mais influencia é o vão livre mesmo, até por isso que os eixos portais estão entrando com mais força lá no Nordeste dos EUA..... mas lá eles acabam ficando meio limitados por conta da altura do centro de gravidade..... o que seria outra conversa boa...

Concordo que do ponto de vista promocional é mais difícil de explicar pra esses Beto da vida heheheh .... inclusive um Jeepão com pneus 36” e Dana 60 ia enroscar mais que Toyota heheheehehhe

Abraços discordantes

Como falei, concordo que o vão livre é importante. Só acho que estaríamos criando uma comlexidade a mais para a prova e uma confusão a mais para os Beto da vida entender...... :wink:

Continuo a favor de classificar os carros pelo tamanho de pneu, o resto livre. Em todas as categorias. Assim, o cara pode chegar com "qualquer" jipe e entrar no barato. É óbvio que os jipes com pneus maiores tenderem de ser mais preparados, simplesmente pelo custo dos bolachões em si, sem falar do montão de mods necessários para eles caberem no carro.

Abraços,

billj
06/08/2004, 17:08
Sem citar tudo que ele escrevceu em cima, neste ponto concordo 100% com o Léo. Mais do que qualquer coisa, temos que manter uma certa união. Somos ainda muito poucos os adeptos desta modalidade e não vai dar em nada todo este sonho coletivo se racharmos em grupos.

Já disse que prefiro trial "puro", acho ainda que muitos de vocês subestimam o trabalho de equipe investido neste tipo de prova. Mas de qualquer rumo que for tomar, pretendo continuar participando ativamente e chativamente nas provas e no desenvolvimento da modalidade.

É inevitável que os organizadores de cada prova põem a sua assinatura no estilo da prova e como o Léo falou, até estilos regionais influem. Não sei do que esperar dessa prova de Sampa, só sei que vou me dedicar para fazer um bom trabalho. Mas como sou eu que vou tomar frente, já sabe para qual lado que vai........... :wink:

E já sei que posso contar com a ajuda de vocês........ :wink:

Abraços,

leovalle
06/08/2004, 17:26
Mas como sou eu que vou tomar frente, já sabe para qual lado que vai........... :wink:
E já sei que posso contar com a ajuda de vocês........ :wink:

Por mim sem problemas, será um prazer vencer na "master" do Trial Puro. :lol: :lol:

Mas lembre-se, o Trial Puro tem muita pedra. Você sabe o que é isso? A claro, você viu bem de pertinho no ET. :twisted: :lol: :lol:



E já sei que posso contar com a ajuda de vocês........ :wink:

Conte comigo com certeza.

[]'s esperando cacetadas multiplas (mãe não vale).

Sandro Tannuri
06/08/2004, 20:02
Ja foi dito aqui mas não custa acrescentar.

A união e muito importante, somos poucos e separados não vamos a lugar nenhum.

Abraços correndo ET, Superação, Jeep Trial, Trial Puro, etc...,

Wallace
06/08/2004, 20:24
Pelo jeito que escreve, você já perdeu noção da hierarquia, da órden natural das coisas. Vou ter que conversar com o Leitão do seu caso......

Isso mesmo quem manda sou eu... quem não concorda acaba tombando ou fica enroscado no meio do caminho...;-)

leovalle
04/10/2004, 18:06
All,

Segundo informações do Adriano do Planeta Off Road, saiu uma reportagem sobre o V ET na revista "Fora de Estrada" ed.55 e pelo que entendí com o carro do Jorge na capa e comentários sobre o Spider.

leovalle
18/10/2004, 21:15
No próximo ET que tal esse obstáculo?

Beto Lacerda
18/10/2004, 21:56
No próximo ET que tal esse obstáculo?
qual ??? vc esqueceu do obstaculo caro amigo :lol:
[]'s

Sandro Tannuri
18/10/2004, 21:56
No próximo ET que tal esse obstáculo?

:!: :?:

Abraços,

leovalle
18/10/2004, 23:48
Beto e Sandro,

Não aceitou a extensão mpe. Vou ver o que consigo. Qual seu e-mail pessoal que mando pra vc ver. Se quiser respondam por MP.

[]'s

Sandro Tannuri
19/10/2004, 10:24
O que vem a ser essa extensão?

Manda para sandrotannuri@ig.com.br

regis
19/10/2004, 10:48
zipa ele e posta aqui....

senão ... regis@trilha4x4.com.br

Abrass

leovalle
19/10/2004, 13:00
A extensão mpe é de vídeo, mas o fórum não aceita. Vou ver se zipo então, mas mesmo assim mando pra vocês no e-mail, só que a noite pq tá no micro em casa.

[]'s

Beto Lacerda
20/10/2004, 17:54
betolacerdant@ig.com.br
[]'s

leovalle
20/10/2004, 18:03
Passo pra vcs hoje a noite

Dennis Figueiredo
21/10/2004, 20:43
ZIPA ele e disponibiliza aqui mesmo seu CAVALO!

leovalle
21/10/2004, 20:57
Obrigado pelo elogio.

Taí

Dennis Figueiredo
21/10/2004, 21:00
Obrigado pelo elogio.

Taí


Valeu galo :wink:

regis
30/11/2004, 15:04
André ... conta mais sobre a prova individual que vcs estão trabalhando????

Abraços

Régis