PDA

Ver Versão Completa : Caixa de Direção L200

walumo
02/06/2008, 09:59
Oi Pessoal,

Tenho uma L200 2001 com 70.000 km, já lí outros tópicos a respeito de manutenção da caixa de direção, mas não cheguei a uma conclusão sobre o assunto.
É o seguinte, fui em uma loja especializada na cidade e me pediram R$ 1.200,00 para tirar o vazamento disseram que teriam que mandar para São Paulo e tudo mais, por outro lado tenho um mecânico que pediu R$ 300,00 para o mesmo reparo ambos disseram que a caixa de direção não é só trocar reparos.
Minha pergunta é o que realmente fazem na caixa de direção? É um trabalho tão específico assim? Alguém já passou por essa situação?
Fica difícil saber em quem confiar.
Quero qualidade, mas não quero ser explorado é claro.

NARCELO TRINDADE
20/07/2008, 20:19
Oi Pessoal,

Tenho uma L200 2001 com 70.000 km, já lí outros tópicos a respeito de manutenção da caixa de direção, mas não cheguei a uma conclusão sobre o assunto.
É o seguinte, fui em uma loja especializada na cidade e me pediram R$ 1.200,00 para tirar o vazamento disseram que teriam que mandar para São Paulo e tudo mais, por outro lado tenho um mecânico que pediu R$ 300,00 para o mesmo reparo ambos disseram que a caixa de direção não é só trocar reparos.
Minha pergunta é o que realmente fazem na caixa de direção? É um trabalho tão específico assim? Alguém já passou por essa situação?
Fica difícil saber em quem confiar.
Quero qualidade, mas não quero ser explorado é claro.
Estou com o mesmo problema aqui em Fortaleza, me cobraram R$650,00 para retificar a minha da pajero io. vão trocar os reparos, as coifas, e cromar a cremalheira, para que tenha vedação com as borrachas. disseram que a garantia é de 01 ano.

Bad Max
21/07/2008, 01:23
Olá senhores!

Sou mais um novato no forum! :smile:

Também estou com um problema semelhante na minha L200. Já tem um tempinho que está vazando e como é pouco vou só completando o nível do óleo quando necessário.
O orçamento da minha ficou em R$ 680. O mecanico disse que além dos reparos terá que mexer em outros componentes pois há uma pequena falga na direção.

Se alguem tiver mais alguma dica...

Desde já obrigado.

XavierL200
26/07/2008, 11:40
Olá pessoal,

tb estou nesse dilema, mas me ofereceram uma "caixa recondicionada" por R$360,00 a base de troca.

Caso alguém conheça e possa dar uma opinião, segue os dados da Oficina que se propõe:
CTA - Central Técnica Automotive
Av. Cerejeiras, 111 - Vl Maria São Paulo/SP
11 2631.9191

Enquanto não tiver referência não quero mexer, vou completando.

Abraço.

Mothé
13/08/2009, 09:40
Bom dia Pessoal, também tenho uma L 200 GLS 2002 E estou com vazamento na caixa de direção segue abaixo site onde consegui a peça a
R$ 75 ,00 a mão de obra me custou R$ 180,00 vale a pena consultar tem peças variadas e preços reais. http://www.f15.com.br/lancamento/contato.php (http://www.f15.com.br/lancamento/contato.php)

alvaro.jrc
21/11/2009, 15:17
Melhor trocar a bomba toda que não é cara.

http://www.automobil.com.br/Produto/Direcao/Bomba-de-Direcao-Hidraulica/Mando/Bomba-Hidraulica-Direcao-L200.aspx

AurelioSoares
10/01/2012, 19:20
Alguem sabe como colocar óleo na caixa de direção da L200 bola?

Carlos A. C. Azevedo
10/01/2012, 21:39
Aurélio, como assim colocar óleo na caixa de direção? não é só completar o nivel da DH?

SAPO-BOMBA
11/01/2012, 03:57
Alguem sabe como colocar óleo na caixa de direção da L200 bola?

A menos que eu esteja enganado no seu caso ( pois há caixas de DH que tem sangrador pra tirar o ar ), vc completa o óleo, deixa a tampa do reservatório aberta, funciona o carro e enrola a direção de batente a batente, até ela ficar leve como normalmente deve ser.

Não pode ficar agarrando e rangendo, enquanto tiver ar vai ficar fazendo isso. Após tirar o ar, fica leve e sem agarrar ou ranger.

AurelioSoares
11/01/2012, 16:10
galera, olhando o manual de serviço da L200 observei que tem um reservatorio de óleo que lubrifica o eixo sem fim, esse reservatorio nào é o mesmo do fluido hidraulico, embora eu ache que este manual se refere a L200 antiga, ele tem acertado muito na similaridade mecânica, mas na prática não tem como ter acesso ao reservatório, ou ele é autolubrificante graças ao fluido hidraulico, ou tem algum macete que não está no manual. O fato é que se eu tentar tirar a tampa superior ele puxa para cima o eixo que liga o braço pitman, vazando oleo por baixo, assim não forma nenhuma bacia para se colocar novamente.
327859327860

AurelioSoares
11/01/2012, 16:21
Carlos, estou quase ficando com a sua colocação acho que ela é auto lubrificante devido ao fluido hidraulico.só agora observei que no manual está escrito "Manual steering" para a primeira ilustração, como não fala nada da hidraulica acho que é por ai mesmo.

Aurélio, como assim colocar óleo na caixa de direção? não é só completar o nivel da DH?

Carlos A. C. Azevedo
16/01/2012, 17:16
Então Aurélio, por que um vez eu mexi no parafuso que tem bem em cima da caixa de direção pra ver se tirava a folga que tinha, que na verdade era o pitman fufu, e a direção ficou dura, não voltava "automaticamente" depois de fazer uma curva, voltei ao normal, mas ficou vazando um pouco de óleo, e nesse meio tempo, também baixou o nivel de óleo no reservatorio, sendo que em nenhum outro lugar do sistema tinha vestigio de vazamento..

:concordo:

AurelioSoares
19/01/2012, 12:54
Carlos, eu completei o óleo depois de dar umas voltas, fiz uma sangria para ver se saia ar e deixei como está, vou fazer a autopsia da caixa velha que está com folga para ver como é por dentro.(vou tirar umas fotos e postar).
Agora o carro está sem folga e sem barulhos, coloquei uma caixa 2010 comprada no ferro velho de goiania, paguei 400,00 mas tive que tirar da falecida eu mesmo, de quebra fiquei com o braço pitman, depois de tudo instalado levei para alinhar, e lá descobri que os parafusos da cambagem estavam frouchos(a balança jogava lateralmente), depois de apertar tudo ficou zero bala.
Bou coisa ir a goiania, boa cidade para negociar peças usadas.
Aqui em BSB só para tirar a folga me cobraram 460,00 no mais barato, e era para encher o parafuso e refresar, aliás completo que tudo aqui custa entre 400,00 a 500,00 no mínimo, seja para trocar um parafuso ou para colocar um espelho, basta ser caminhonete.

Carlos A. C. Azevedo
19/01/2012, 13:15
Carlos, eu completei o óleo depois de dar umas voltas, fiz uma sangria para ver se saia ar e deixei como está, vou fazer a autopsia da caixa velha que está com folga para ver como é por dentro.(vou tirar umas fotos e postar).
Agora o carro está sem folga e sem barulhos, coloquei uma caixa 2010 comprada no ferro velho de goiania, paguei 400,00 mas tive que tirar da falecida eu mesmo, de quebra fiquei com o braço pitman, depois de tudo instalado levei para alinhar, e lá descobri que os parafusos da cambagem estavam frouchos(a balança jogava lateralmente), depois de apertar tudo ficou zero bala.
Bou coisa ir a goiania, boa cidade para negociar peças usadas.
Aqui em BSB só para tirar a folga me cobraram 460,00 no mais barato, e era para encher o parafuso e refresar, aliás completo que tudo aqui custa entre 400,00 a 500,00 no mínimo, seja para trocar um parafuso ou para colocar um espelho, basta ser caminhonete.

Qualquer dia desses vou trocar o óleo dessa direção hidraulica aqui da L, mas o óelo sempre é vermelhinho.

A minha tinha uma folga irritante, jurava que era a caixa de direção, até apertei o parafuso de cima dela, mas foi só besteteira, voltei ao normal, e um dia, trocando os pivos dessa roda de perto da caixa, eu vi que quando balançava a direção tinha um toc toc, e vi que era a droga do pitman que tava fudidex:parede::parede: troquei, ficou 100% :dance::dance::dance:

Mas esses parafusos dessa bandeja superior são uma desgraça, afrouxam de 15 em 15 dias e diminui o tempo se vai passando por muito buraco, :parede::parede::parede::parede: é uma merda completa, agora na ultima vez parti logo foi pra igonoramça, trava rosca, quero ver afrouxar HEHEHE :mrgreen:

Esse negocio de mao de obra é complicado, ainda mais quando vira cartel:parede: .

AurelioSoares
19/01/2012, 13:31
pois é Carlos mão-de-óbra tá foda mesmo, ontem eu comprei 4 parafusos novos com arruela de trava, e porca com bloqueador já pensando nisso, em um final de semana desses eu vou trocar os quatro.
A solução é ter uma vala de manutenção em casa, assim agente mesmo mete a mão é o que eu estou fazendo, talves neste final de semana a minha GL saia do casulo, pois agora ela está faltando um dedo para virar GLS. Por falar nisso conhece alguém que tenha uma savana bola?, quero ver como fica a ligação do snokel por dentro do capô.

Carlos A. C. Azevedo
19/01/2012, 14:03
pois é Carlos mão-de-óbra tá foda mesmo, ontem eu comprei 4 parafusos novos com arruela de trava, e porca com bloqueador já pensando nisso, em um final de semana desses eu vou trocar os quatro.
A solução é ter uma vala de manutenção em casa, assim agente mesmo mete a mão é o que eu estou fazendo, talves neste final de semana a minha GL saia do casulo, pois agora ela está faltando um dedo para virar GLS. Por falar nisso conhece alguém que tenha uma savana bola?, quero ver como fica a ligação do snokel por dentro do capô.

Foi isso que eu fiz aqui também, coloquei uns com porca com autoretenção, apertado o maximo possivel e ainda assim, quando vejo a roda batendo, é só pegar e balançar o parafuso pra confirmar, froxo froxo:parede::parede::parede:

O negocio é esse mesmo, quem tem dinheiro compra Hilux Amarok Triton e Frontier e fica pagando horrores em manutenção, quem não tem, compra L200 e vai ajeitando final de semana:dance::dance::chorandoderir::chorandoderir: :chorandoderir:A minha até que parou mais esses tempos, e tá andando feito o cão.:dance::dance:

Quem tem a savana é o Alex, lá no tópico dos amantes de mitsubishi, só falando com ele.