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Ver Versão Completa : Defeito motor da Ranger 3.0, quem repara no Rio?



Mauro Renato
02/06/2008, 00:04
Oi pessoal,

Quem tem uma indicacao confiavel para reparo no Rio de Janeiro de motor diesel international 3.0 NGD, da Ranger e do Troller?

Alguém já usou a assist tec da International no Rio e tem avaliação?
-Rebmar Comercial e Técnica Diesel Ltda
-Car Picape Com. De Peças Veíc. Automotores Ltda
-AM Retífica de Motores Ltda

Abortei hoje uma viagem por suspeita de vazamento de água no óleo
lubrificante. Houve indicação repetida de pressão baixa, elevação do nível de óleo do carter e redução do nível da água. Não houve superaquecimento.

Ocorreu menos de uma semana após a troca do óleo pelo LUBRAX TOP TURBO e filtro. Anteriormente completei nível de água com aditivo de radiador LUBRAX a base de trietileno-glicol à 40%, mesmo sabendo que não trocara toda a água com aditivo original. Andei em alguns momentos em rotações baixas demais, mas não percebi as possíveis causas.

[]s
Mauro

Anthoniusnikos
02/06/2008, 08:33
Sintoma de queima de junta do cabeçote. Além da verificação do nivel de óleo pela vareta, pode verificar a presença de água com a retirada de um pouco do óleo "e água" pelo dreno do carter, após a viatura estar em repouso por umas 12 horas.
Abs

Ric Mac
02/06/2008, 10:37
Da uma ligada para o Everaldo : 78332530, ele tem uma oficina aqui no Recreio.
Pode dizer que eu te indiquei (Ricardo), Minha Frontier está lá fazendo manutenção....
Espero que ajude!

Abraço

Anthoniusnikos
02/06/2008, 10:52
Mauro. Está saindo fumaça branca pelo escapamento? Porque se estiver, é recomendado que a viatura seja rebocada até a oficina, senão o prejuízo será bem maior.
Também verifique se o óleo da vareta está esbranquiçado (emulsão água e óleo).

Abs

Anthoniusnikos

Wagninho
02/06/2008, 18:56
Olá Mauro !
Parece que o colega Anthoniusnicos acertou o diagnóstico, "junta de cabeçote queimada". Leva a viatura rebocada, pois teu óleo lubrificante já deve estar emulsionado com água, ou seja, já perdeu todas as funções de lubrificante. O mais intrigante é que vc disse que não aqueceu....!!! Vc tem certeza que não houve superaquecimento ????

LEONARDORAZO
02/06/2008, 21:26
Da uma ligada para o Everaldo : 78332530, ele tem uma oficina aqui no Recreio.
Pode dizer que eu te indiquei (Ricardo), Minha Frontier está lá fazendo manutenção....
Espero que ajude!

Abraço

Oi Ric, vc poderia me dizer aonde é essa oficina. tb moro no recreio e estou precisando de alguem de confiança para fazer uma revisão na minha ranger.
obrigado.

murilloaquino
02/06/2008, 21:42
Se ocorreu algum aquecimento, ficará gravado no modulo do motor...

Leonel Lousa
02/06/2008, 23:17
Vi um problema parecido numa Ranger 2005/06 3.0, nesse caso, estava baixando água, depois de desmontado verificou - se quenão tinha queimado a junta do cabeçote, houve uma cavitação no cabeçote e ele deixava passar água para o cilindro, essa Ranger tinha 90 mil km.

Mauro Renato
05/06/2008, 20:30
Oi pessoal,

Obrigado pelas sugestões. Considerando que o defeito foi grave (contaminação do lubrificante) e potenciais consequências mais ainda, reboquei o carro desde o primeiro sinal do problema.

Como a solução não estava aparente, levei no representante International Rebmar. Realmente o óleo não esbranquicou, logo não era água: Era diesel da bomba de alta pressão do sistema common rail de injeção de diesel. Eles levaram dois dias para diagnosticar, com ajuda da engenharia da fábrica.

O problema tornou-se reparar a tal bomba, pois a SIEMENS VDO, fabricante do sistema, não tem reparadores diesel no Brasil. Deixei o carro numa reparadora BOSCH, pois não vou comprar uma bomba nova para o motor (~ R$6.000,00)

Pelo que apurei na SIEMENS VDO as montadoras FORD e TROLLER tem o monopolio de reparação da SIEMENS no Brasil. Já na europa existem 75 centros de reparo diesel, tal como a BOSCH no Brasil.
[]s

Mauro Renato
09/06/2008, 23:26
Tudo certo, pessoal;

Graças a uma outra oficina indicada pela autorizada Rebmar para trabalhar na tal bomba SIEMENS, descobriram que o problema era bem mais simples, porém difícil de perceber. Recomendo a RODER Bosch service até para sistemas common rail SIEMENS.

Ao trocar o óleo numa loja de óleo de Bonsucesso, fecharam o dreno do carter antes de abrir o alojamento do filtro. Dos nove litros, apenas oito foram drenados. O óleo do filtro e do resfriador só desce quando abrimos a tampa do filtro. Com isso o carro ficou com um litro a mais, mas este volume não se observa com o carro ligado ou logo após desligar.

Dias depois o pressostato "cebolinha" de óleo falhou. O nível alto enganou a mim e a Rebmar. Mas o bom mecânico bombista da RODER resolveu do jeito mais agradável: barato e simples. Inclusive tem sistema de escaneamento do módulo eletrônico SIEMENS e BOSCH e não há sinal de problema no sistema de injeção.

RODER Peças e Acessórios Ltda. Rua Ourique, 247 - Penha
(21)2564-2999

Dica do mecânico da RODER:
Óleo esbranquicado, com espuma: Contaminação por água
Óleo escuro e ralo, que ao fazermos uma poça num jornal e assoprar de espalha como água: Contaminação por diesel.
Se o nível estiver alto, sugar com máquina de troca á vácuo pelo tubo da vareta até normalizar e acompanhar se volta a subir. Analisar o óleo retirado.

Agradeço as dicas de mecânicos, pois testei a Monaco 4x4 e não gostei.
[]s

Ric Mac
10/06/2008, 11:36
Oi Ric, vc poderia me dizer aonde é essa oficina. tb moro no recreio e estou precisando de alguem de confiança para fazer uma revisão na minha ranger.
obrigado.

DEsculpa a demora mas só ví agora a pergunta, a oficina fica no Recreio, Av. Gilka Machado no sentido Américas -> Praia...
Fica no Terreirão!

Abraço

aschelp
23/06/2008, 20:41
Tudo certo, pessoal;

Graças a uma outra oficina indicada pela autorizada Rebmar para trabalhar na tal bomba SIEMENS, descobriram que o problema era bem mais simples, porém difícil de perceber. Recomendo a RODER Bosch service até para sistemas common rail SIEMENS.

Ao trocar o óleo numa loja de óleo de Bonsucesso, fecharam o dreno do carter antes de abrir o alojamento do filtro. Dos nove litros, apenas oito foram drenados. O óleo do filtro e do resfriador só desce quando abrimos a tampa do filtro. Com isso o carro ficou com um litro a mais, mas este volume não se observa com o carro ligado ou logo após desligar.

Dias depois o pressostato "cebolinha" de óleo falhou. O nível alto enganou a mim e a Rebmar. Mas o bom mecânico bombista da RODER resolveu do jeito mais agradável: barato e simples. Inclusive tem sistema de escaneamento do módulo eletrônico SIEMENS e BOSCH e não há sinal de problema no sistema de injeção.

RODER Peças e Acessórios Ltda. Rua Ourique, 247 - Penha
(21)2564-2999

Dica do mecânico da RODER:
Óleo esbranquicado, com espuma: Contaminação por água
Óleo escuro e ralo, que ao fazermos uma poça num jornal e assoprar de espalha como água: Contaminação por diesel.
Se o nível estiver alto, sugar com máquina de troca á vácuo pelo tubo da vareta até normalizar e acompanhar se volta a subir. Analisar o óleo retirado.

Agradeço as dicas de mecânicos, pois testei a Monaco 4x4 e não gostei.
[]s

O Forum ajudou!

Voltei de férias, aproveitei para trocar o óleo da Ranger 3.0; parada havia 20 dias. Tres dias após a troca obeservei aumento no consumo de diesel. Verifiquei o nível de óleo - bem acima do limite máximo, com viscosidade anormal (H2O suja , ou seja oleo diesel misturado com oleo lubrificante); nível de H2O abaixo do nível mínimo. A temperatura mantinha-se normal.
Drenamos o carter,complementado com bomba a vácuo e substituímos o oleo lubrificante. Voltou tudo ao normal - consumo, desempenho e refrigeração.

Recomendo cautela dos colegas nas trocas de oleo da Ranger 3.0!:concordo: