Ver Versão Completa : conservação do cabo do guincho
Pesquisei no fórum e não encontrei respostas para o assunto.
Se já há um tópico para o assunto, me desculpem.
Minha dúvida é a seguinte:
Qual a melhor forma de conservar o cabo do guincho, evitando que fique enferrujado?
Seria bom esticá-lo e passar graxa (ou WD) em todo ele, para que não oxide?
Se lavá-lo com água sem usar nenhum produto em seguida, não contribuo para uma rápida oxidação?
Desde já agradeço a atenção.
[]s
Antonio.
Fogado,
A melhor forma de conservação dos cabos de aço é lubrifica-los periodicamente com lubrificantes especiais.
Dessa forma, ficam progetidos da corrosão além de diminuir os atritos interno e externo, aumentar sua durabilidade e evitar penetração de água no interior do cabo.
Abs,
Aurélio,
que tipo de lubrificante especial?
Eu estava pensando em graxa mesmo...
[]s
Sergio Rocha
02/06/2008, 08:49
Aurélio,
que tipo de lubrificante especial?
Eu estava pensando em graxa mesmo...
[]s
Já imaginou quando desenrolar ? Vai fazer uma tremenda lambança.E o pior vai ser a poeira, de uma estradinha de terra, grudando nele.
Eu, quando molha, uso WD.Em 3 anos continua igual.
[]'
Não tinha pensado na poeira...
Mas com WD não pega poeira da mesma forma?
Sérgio, você desenrola o cabo inteiro e aplica WD, ou aplica no cabo enrolado mesmo?
Paulo_CW
02/06/2008, 09:14
O melhor jeito de conservar o cabo, e uma boa limpeza do mesmo preferencialmente com uma máquina de alta pressão quando estiver desenrolado para uma limpeza completa, ainda mais se o cabo for de alma de fibra. Depois enrolar o mesmo e cada vez q encher uma camada do carretel passar lubrificante de boa qualidade tipo WD40 ou desingripante sintético. A poiera que vai acumular sobre o cabo na camada superior do carretel, sai facilmente em qualquer lavagem e as camadas de baixo estarão protegidas. Importante tbm é enrolar corretamente o cabo sem folga nas voltas e sem excesso de tensionamento... e graxa nem pensar em passar.
Então o negócio é lavar bem, e passar WD 40.
Obrigado pelas dicas.
Elmer_Jeep
02/06/2008, 11:41
Pesquisei no fórum e não encontrei respostas para o assunto.
Se já há um tópico para o assunto, me desculpem.
[]s
Antonio.
Aqui está:
É normal o cabo do guincho enferrujar? (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=31145)
[]'s
Sergio Rocha
02/06/2008, 13:11
Não tinha pensado na poeira...
Mas com WD não pega poeira da mesma forma?
Sérgio, você desenrola o cabo inteiro e aplica WD, ou aplica no cabo enrolado mesmo?
Eu lavo com água e aplico WD sem desenrolar.O cabo do meu guincho era enrolado certinho até o dia q usei, depois é meio zoneado.Não dá pra ficar desenrolando e enrolando igual vem de fabrica.
Tenho feito assim a 3 anos e o cabo não tem ferrugem.
[]'
Comprei meu guincho a uns 4 ou 5 anos atrás (Work 12000). No início, depois de cada trilha, eu lavava e passava WD. Com o tempo fui desleixando e hoje só lavo ele na lavadora de alta pressão, sem nem desenrolar. Por incrível que pareça o cabo continua muito bem, livre de ferrugem. E olha que já fui ao Pantanal com esse guincho (sinônimo de guincho mergulhado até o talo) ... Vai entender ...
Agora uma coisa que não aboli e sempre faço é depois que chego da trilha e que usei o guincho, lavar ele e daí desenrolar o cabo com tensão e enrolar novamente, também com tensão. Sigo a recomendação do fabricante do guincho e aqueles amassadinhos que ocorrem na trilha no cabo somem todos. :concordo: