Conectar

Ver Versão Completa : Folga na correia transmissora

Araçari
01/06/2008, 18:58
Galera, estou preocupado com um problema na Hilux. Não manjo muito de mecânica então não sei os nomes das peças ao certo.... enfim, a uns dois dias atrás senti o motor balançando um pouquinho mais que o normal, na hora achei que era impressão minha (ou talvez motor frio) e não levei a sério...

Hoje andando na cidade comecei a escutar uma batida tipo como se algo estivesse meio solto "plec, plec... plec.. plec...". Na hora fiquei bem preocupado pois achei que era batida de pino mas logo vi que não era. Segui devagar e paramos pra almoçar. Quando liguei o carro novamente o barulho estava bem pior, abri o capô e vi que o problema era uma folga na polia do ventilador do motor, parece que ela foi afrouxando aos poucos, vc vê que ela está girando fora do eixo. Isso reflete na correia, que está com uma folga um pouco maior que o normal. Tbm está pingando uma água quando a gente tenta apertar a polia com a mão (ela tem uma folga grande, tipo uns 2 cm). Aliás, que água é essa??

Amanhã o carro vai direto pro mecânico, mas será que devo me preocupar muito ?? Será que isso é muito grave ou será que foi só o encaixe da polia que afrouxou mesmo? Os parafusos externos estão firmes mas o problema não é alí, parece que é no encaixe dela com o motor mesmo.

Vale levar em consideração que essa semana usei o carro em algumas estradinhas de terra bem ruins, o carro deu umas boas "balançadas" o que talvez possa ter contribuído pra afrouxar algo....

Ah a temperatura e o nível de óleo estão normais.

Gabrielpol
01/06/2008, 19:35
Oi amigo, pelo que voce esta descrevendo o teu problema e com o rolamento da bomba de agua.
Acontece que a polia do ventilador esta montada neste rolamento, o melhor neste mesmo eixo.
Isso explica a folga da polia, mesmo com os parafusos apertados, o que esta com folga e o eixo da bomba e por ahi sai a agua que voce mencionou.
Nao tem nada a ver com as estradas de terra, foi desgaste mesmo.
Aproveita e troca a bomba completa, o carro merece.
Abraco.

Gabriel.

Araçari
01/06/2008, 19:37
Blz meu, valeu pela ajuda.... só mais uma coisa, vc acha que isso fica caro pra arrumar? É que no momento to numa dureza que dá dó, hauahauah... outra coisa, será que dá pra ir bem devagar dirigindo até a mecânica? Fica a uns 7 km daqui.

Gabrielpol
01/06/2008, 19:51
Amigo, Talvez da para trocar somente o rolamento e o selo mas o melhor e colocar uma bomba nova.
Faz pesquisa nas concessionarias deve custar em torno de 350 reais, nao tenho certeza, mas eles dividem no cartao de credito sem problema.
Afinal a mao de obra deve ficar mais cara para reparar do que para trocar, acho que reparo nao vale a pena, corres o risco de fazer o servico duas veces.
E dificil disser se da pra rodar 7 Km sem problemas, tudo depende da folga, se nao ha perigo do ventilador bater no radiador, etc...acho que so vc. pode avaliar.
Boa sorte.

Gabriel.

dpab
01/06/2008, 20:20
Chame o reboque, não corra riscos, o prejuízo pode se multiplicar por dez. E siga o conselho do amigo acima, troque a bomba dágua por uma nova, original. Aproveite para trocar as correias tb, tudo original toyota. Boa sorte!!!

JEFFCATUNDA
02/06/2008, 22:23
Concordo com os colegas.....

Em carros tracionados qualquer erro de manutenção eleva os custos em 10 vezes...

igorpatrao
03/06/2008, 18:48
Concordo também, troque inclusive a bomba e evite de andar nela, pois o prejuizo pode ser bem maior!

Igor Henriques
Band Longa 86
Campos RJ

Araçari
04/06/2008, 09:46
Bom, o carro foi pra Toyota e me passaram um preço total de R$ 1.600,00 !!! Achei muito caro... será que tem problema em usar uma bomba d'água "genérica"? Acho que vou mandar arrumar num mecânico especializado em 4x4.

EDIT: liguei no mecânico e o serviço, com peça e tudo não sai por mais de R$ 400,00. Já mandei o carro pra lá.... preço na Toyota é absurdo, concessionária nunca mais.

Araçari
05/06/2008, 19:32
Bom, já resolvi o problema por 3 vezes menos que na Toyota, e muito mais rápido. Só uma dica pros marinheiros de primeira viagem como eu... o que causou o problema na minha bomba d'água foi a quebra de um rolamento, quebra essa que foi causada pelo ventilador que tinha algumas pás trincadas na ponta. Isso pode não parecer nada, mas causa um pequeno desbalanceamento no motor, o suficiente pra quebrar a bomba d'água e possivelmente outras partes. Então se a seu ventilador tem trincas, troque já!

O motor ficou bem mais macio aliás.