PDA

Ver Versão Completa : Valvula termostatica



Nava
01/06/2008, 14:34
Moçada, minha sport está sem a válvula e agora nesse frio danado demora uns 10 min pra aquecer...

Comprei a valvula mas fiquei impressionado com o tamanho do furo onde vai passar toda a água do fluxo, cerca de 10 mm de diametro! Sem falar na perda de carga ignorante que terá esta restriçao.

Fico na duvida da eficiencia deste dispositivo para evitar o superaquecimento, pois o fluxo será muito restrito depois de aberta.

Alguem sabe se isto acontece em outros carro tb?

E se abrir um outro furo lateral para manter uma vazão maior?

Vide fotos.

Nava
01/06/2008, 21:44
Fiz um teste da valvula em ágia quente e ela abre totalmente, num diametro de mais de 20 mm...entao vou instalar sem medo.

Júlio C. A. Santos
03/06/2008, 09:29
Nava,

Ontem instalei uma valvula termostática nova na minha Sportage, pois o mecânico da Kia disse que o motor estava sem a tal válvula. Como fui eu mesmo que instalei a peça em casa, tive uma surpresa: Já havia uma válvula instalada, mas ela estava "meia boca", parcialmente aberta e travada sem funcionamento, detonada com sujeira e ferrugem do sistema:parede:. A válvula nova é diferente da que estava no motor, :shock:até duvido que era original. Fiquei com medo de confiar na válvula, mas primeiro nesta manhã deixei o motor funcionando sozinho com o carro parado só pra ver o quanto iria esquentar, e por "sorte" chegou na temperatura certa e não superaqueceu:dance:. Em seguida detonei, andei em alta velocidade, subidas acentuadas, queimei muita embreagem e a temperatura se manteve estável. Só alegria...:palmas::lol:

Abraço

Julio

Sportage 2.2 diesel 96 (inalgurando válvula termostática he he he!)

Nava
04/06/2008, 22:49
Vc viu se a que vc instalou é igual a das fotos? Notou economia de diesel?

Júlio C. A. Santos
05/06/2008, 15:17
Nava, a valvula termostatica era bem diferente da sua que está na foto(tanto a antiga como a nova), sera que valvula de motor diesel é diferente? Estranho:pensativo:. Quanto ao consumo de diesel, agora parece um carro 1.0.:dance:

Abraço

Julio

Sportage 2.2 diesel 96

Nava
06/06/2008, 00:12
A minha comprada na CarParts, SP.

Lauriston Azevedo
11/07/2008, 05:32
nava, tambem realizei testes na valvula termostatica da viatura, a valvula estava trancada aberta, limpei destranquei e ficou uma beleza, "minha" valvula é igual a da foto que tens. quanto ao consumo com a valvula trancada aberta, realizei viagens a noite aqui no sul, no inverno e muito frio, a temperatura do motor estava muito baixa, o consumo ficou enorme, e até acendeu a luz do painel indicando "falha no motor" por causa de queima de combustivel muito "pobre", ocasionada pela baixa temperatura. depois deste preju com o combustivel, me obriguei a investigar a causa. agora tudo resolvido.

Nava
13/07/2008, 19:57
Notei um aeconomia de cerca de 10% em gasolina e ela nao anda mais de 1km pra atingirt o normal. E fica lá paradinha, nao importando frio o calor.
Adicionaei 2L de aditivo no radiador. tinha mas achava pouco. Recomendado é 20%.

A da foto ficou certinha. Quem for trocar note duas coisas: tem um rebaixo na flkange e ela encaixa dentro. No meu caso tava cheio de silicone velho e tive de raspar tudo. Sugundo ponto: compre a junta ou um papel de junta pra fazer o modelo. Tirei a minha velha e tive de fazer uma com borracha depois...ta rodando belelza.

Marcus Pereira
14/07/2008, 21:33
De tanto ler sobre valvulas termostáticas no forum, fiquei curioso para fazer um check na valv. da minha viatura (sport curta TDI 2.0 2003) mas não tenho a menor idéia onde fica a dita cuja. Peço alguma dica dos colegas de plantão de como encontrar, remover, verificar funcionamento e reinstalar a válvula, assim como os cuidados necessários para a operação, ferramentas, troca de juntas, etc...
Grato

flavio bastos
15/07/2008, 09:01
a direita do motor, +- um palmo a esquerda da caixa do filtro de ar , em uma curva(joelho) de metal fixado com parafusos. Caso o carro esteja +- com 80mil km em diante , vai a dica de trocar o ventilador de arrefecimento , tampa de radiador e a valvula termostática até no máximo 100mil km, tratata-se de manutenção preventiva importantíssima para todos os sportages , principalmente os a diesel, uma vez que o superaquecimento ocorre por falha nestes componentes por tempo de uso, e não manda aviso. Justamente quando o veiculo estiver sendo usado em condições severas , o que inclui uma viagem em rodovias em velocidade constante alta , 120/140 km/h, a temperatura podera subir rapidamente causando estrago enorme em motores a gasolina e a ´´subida em telhado´´ em motores diesel. O custo desta manutenção é relativamente baixo, menos de 500 reais ,e vcs terão vida longa sem problemas em seus Sportages. O meu esta comigo ha anos , esta agora com 150mil km , tranquilo sem ocorrencias, mas já vi muitos irem pro saco em viagem ou trilha por este problema.
Não retirem a valvula termostática , trabalhar com o motor em baixa temperatura tb é muito prejudicial.
Ao seguirem por estradas ou vias com acentuado aclive em que seja necessário o uso de 1º e 2º marcha por muito tempo , não deixe de usar a 4x4 com reduzida, pois o desgaste da embreagem e o super aquecimento serão sertamente afastados.

ebilla
07/06/2009, 22:00
O valor de uma válvula termostática original na KIA é de 30,00. Em uma loja que vende a mesma válvula foi pedido 57,00. Verifique o preço antes.

Nava
08/06/2009, 21:17
Iche, 30 reais na kia...ta bom...na kia de vcs então...aqui é tudo caro. me pediram 270 reais num jogo de pastilhas que eu comprei por 80, mesma marca. Pediram 570 reais das lonas...kkkkkkkk

ebilla
08/06/2009, 21:25
Bom a concecionária não tinha para pronta entrega, então fiz a encomenda da vávula e da junta da conexão e que prometeram entregar em uma semana. Vamos esperar e ver se eles cumprem.

dcgomes_bh
09/06/2009, 20:48
Comprei por R$27,00 a valvula termostática da Sportage Diesel 2001 aqui na Kia de Belo Horizonte (Brisa - Via Expressa)
Tinha pronta entrega.

Nava
10/06/2009, 01:37
Comprei ano passado por 50 conto...

Júlio C. A. Santos
26/12/2009, 00:39
Pessoal,

Descobri um vazamento de água no gargalo da válvula termostática. Desmontei tudo para colocar uma junta (estava com silicone colocado na oficina). Aquele furo com um pedacinho de metal que tem na válvula estava obstruído com silicone...:putz: Esses mecânicos... A válvula termostática comprei a cerca de um ano na Kia, a caixa da válvula é da Kia mas a válvula é da Hiunday(tem o logotipo). Hum... Então são peças Hiunday...

Abraço :concordo:

Nava
26/12/2009, 21:38
Julio, tem um rebaixo ali na carcaça. Se vc ajustar bem, qualquel filme de silicone ja veda bem.

Geisler®
30/12/2009, 00:14
Pessoal,

Descobri um vazamento de água no gargalo da válvula termostática. Desmontei tudo para colocar uma junta (estava com silicone colocado na oficina). Aquele furo com um pedacinho de metal que tem na válvula estava obstruído com silicone...:putz: Esses mecânicos... A válvula termostática comprei a cerca de um ano na Kia, a caixa da válvula é da Kia mas a válvula é da Hiunday(tem o logotipo). Hum... Então são peças Hiunday...

Abraço :concordo:

Eu não sei tem a necessidade de encher isso com silicone.:pensativo:... No tempo que eu tinha Opala 4cil.:palmas: e depois 6cil.:dance: , em todas as vezes que eu mexia na válvula, na hora de montar eu "fazia" uma junta com papelão de tampa de caixa de sapato,:shock: montava com um pouquinho de graxa e pronto, NUNCA vazou nada.:dance:
É claro que Opala e Sportage não são a mesma coisa...:putz:
Mas eu no seu lugar compraria papel volumoide (acho que é esse o nome), que vendem isso em metro na FG(Ferramentas Gerais) aqui em Joinville, esses tempos precisei e comprei 1 metro por R$7,00.
Pra quem não conhece, é o material das juntas de carburador, bomba de óleo, de combustivel, bomba d'agua, etc... Precisei só de um pedacinho, e só vendiam em metro hehehe Agora tem de sobra aqui em casa, com espessura de 1,5mm.
O meu carro ja passou dos 1000Km pra reapertar cabeçote e tal, e como a oficina só vai abrir dia 4, to pensando em abrir, comprar uma válvula eu mesmo, confeccionar a junta e montar de novo.:pensativo:

Abraço e LAMA \o/:dance:

Júlio C. A. Santos
30/12/2009, 01:20
Geisler,

Eu também comprei essa junta de papel, cortei no tamanho certinho e instalei, até parece original de fábrica. Quando estava com silicone vazou duas vezes, na primeira eu tinha colocado silicone em casa quando troquei a válvula, e na segunda foram os mecânicos quando mandei pra retífica(fizeram uma revisão também). Aí os mecânicos colocaram tanto silicone que obstruiu o furinho da válvula termostática. E tem outro problema de se usar silicone: Uma vez um pedaço de silicone se soltou e ficou entalado na borracha da tampa do radiador deixando a água do radiador escapar toda para o reservatório e do reservatório pra fora, logo ia superaquecer o motor. Quando subi a Serra Dona Francisca aconteceu a mesma coisa, tinha pedaços de silicone na água do radiador. Nunca mais coloco silicone, a junta de papel não te deixa na mão desse jeito, e pra que economizar nisso?

Abraço :concordo:

Geisler®
30/12/2009, 01:58
Geisler,

Eu também comprei essa junta de papel, cortei no tamanho certinho e instalei, até parece original de fábrica. Quando estava com silicone vazou duas vezes, na primeira eu tinha colocado silicone em casa quando troquei a válvula, e na segunda foram os mecânicos quando mandei pra retífica(fizeram uma revisão também). Aí os mecânicos colocaram tanto silicone que obstruiu o furinho da válvula termostática. E tem outro problema de se usar silicone: Uma vez um pedaço de silicone se soltou e ficou entalado na borracha da tampa do radiador deixando a água do radiador escapar toda para o reservatório e do reservatório pra fora, logo ia superaquecer o motor. Quando subi a Serra Dona Francisca aconteceu a mesma coisa, tinha pedaços de silicone na água do radiador. Nunca mais coloco silicone, a junta de papel não te deixa na mão desse jeito, e pra que economizar nisso?

Abraço :concordo:

Pô, então eu preciso ver isso urgente,:shock: na minha foi colocado um tipo de silicone preto...:putz::parede: Acho que vou desmontar e fazer a junta.
Fazer a junta é moleza não é?!:concordo:
Julio, tu sabe o nome certo desse papel especial ai?!!? Eu falei o nome ali no outro tópico, mas não sei se esta certo.:oops:

Abraço, e LAMA \o/:odedo:

Nava
05/01/2010, 14:13
Só pedir por papel de junta.

LUIS VIOLA
17/04/2010, 15:21
Pessoal,

Descobri um vazamento de água no gargalo da válvula termostática. Desmontei tudo para colocar uma junta (estava com silicone colocado na oficina). Aquele furo com um pedacinho de metal que tem na válvula estava obstruído com silicone...:putz: Esses mecânicos... A válvula termostática comprei a cerca de um ano na Kia, a caixa da válvula é da Kia mas a válvula é da Hiunday(tem o logotipo). Hum... Então são peças Hiunday...

Abraço :concordo:

BOA TARDE
Coloquei uma valvula na sportage creio que é do corsa, ela começa abrir com 82 graus, favor confirmar qual a temperatura que a valvula original começa a abrir.
obrigado

Hencklein
17/04/2010, 16:12
Nunca deixe de usar a válvua, pois o motor precisa trabalhar na temperatura certa para funcionar direito, os componentes do óleo do motor também precisam de temperatura correta para os reagentes poderem lubrificar com eficiência todo o motor, sem contar que estando na temperatura correta o consumo de combustível é muito maior. Outra dica nunca deixe de usar fluído junto com a água do radiador, se não vai enferrujar tudo e abrir buracos por todo lado dentro do seu motor. Troque à válvula de vez enquando para não correr o risco dela travar aberta ou fechada. Boa sorte.

Nava
18/04/2010, 18:59
Luis, a valvula termostatica pode ser a peça principale do motor par aque ele funcione bem e até com o mal funcionamento dela vc pode ferver o motor e até perdê-lo!

Vale a pena por uma peça não original?

Joao Baeta
18/04/2010, 22:03
:arrow:Povo!
Como o meu GVTD usa o mesmo motor da SPTG (Mazda)
Como eu mandei fazer motor em Outubro de 2007...... Como eu estranhava pois variavam de muito frio ate antes da metade... Quando eu descia a serra... Descia a temperatura também!... Desde lá até dia 09.04.10... Rodei quase > 43.500km sem VT....
Mandei colocar VT nova... Da kia SPTG TD RF... Fica entre 80 a 88°c!
Após da troca... Fiquei reparando que está bebendo MUITO menos do que antes!
E fiquei :shock: com o antigo VT!

http://img193.imageshack.us/img193/552/40835501.png (http://img193.imageshack.us/i/40835501.png/)

Tinha 7 furinhos ali!!:shock:

Nava
19/04/2010, 13:30
Eu fiz essa bobagem tb! mas depois coloquei parafusos e fechei.
O problema não era a valvula...quase nunca é se usar aditivo certo. O radiador tava entupido...isso sim dá zica!

davoli
20/04/2010, 11:35
:arrow:Povo!
Como o meu GVTD usa o mesmo motor da SPTG (Mazda)
Como eu mandei fazer motor em Outubro de 2007...... Como eu estranhava pois variavam de muito frio ate antes da metade... Quando eu descia a serra... Descia a temperatura também!... Desde lá até dia 09.04.10... Rodei quase > 43.500km sem VT....
Mandei colocar VT nova... Da kia SPTG TD RF... Fica entre 80 a 88°c!
Após da troca... Fiquei reparando que está bebendo MUITO menos do que antes!
E fiquei :shock: com o antigo VT!

http://img193.imageshack.us/img193/552/40835501.png (http://img193.imageshack.us/i/40835501.png/)

Tinha 7 furinhos ali!!:shock:

Olá a todos!

Fiquei curioso com esta informação, de que quando descia
a serra a temperatura também descia. E explico porque fiquei
curioso: na minha sportage a temperatura varia da água varia
bastante, embora nunca passando limite, que, considero, é
pouco abaixo da metade da escala. E varia para baixo
exatamente em condições como estas: quando está em
declive, quando roda mais leve etc. Quando se exige, quando
se está subindo, a temperatura também sobe. É isso mesmo ou
estou fazendo tudo errado?

Chico Almeida
20/04/2010, 11:45
Olá a todos!

Fiquei curioso com esta informação, de que quando descia
a serra a temperatura também descia. E explico porque fiquei
curioso: na minha sportage a temperatura varia da água varia
bastante, embora nunca passando limite, que, considero, é
pouco abaixo da metade da escala. E varia para baixo
exatamente em condições como estas: quando está em
declive, quando roda mais leve etc. Quando se exige, quando
se está subindo, a temperatura também sobe. É isso mesmo ou
estou fazendo tudo errado?

Bom dia novamente, Davoli.
Deixa eu dar um pitaco!!!! No meu carro tb acontece isso de baixar a temp descendo uma serra ou em trânsito lento mas, acho que é normal. Quando vc exige do motor, é normal a temp subir (não além do limite, é claro!!!). Não pretendo trocar a válvula por causa disso!!!!

Abraço,

Joao Baeta
20/04/2010, 13:35
:arrow:Davoli,
Qnd está subindo normalmente... Nem se mexe.. Fica como está....
Mas qnd força o motor... Já é outra coisa: Ele "ameaça"... Subindo mais do que normal...
:concordo:

mbm4x4
20/04/2010, 14:36
Na minha viatura, a temperatura sempre fica pouco abaixo do meio.
Qdo mexe um pouquinho acima disso já se escuta a ventoinha acoplando e em poucos instantes ela volta para o lugar de sempre.
Não interessa se sobe serra ou desce, transito pesado ou não.
Tem se portado assim desde que troquei o radiador, tampa original kia 0,9bar e ventoinha e coloquei aditivo ac/delco(vermelho)mono-etilenoglicol, na proporção (60%agua da chuva/40% aditivo),uns 6 meses atrás.
Motor que trabalha sem a VT geralmente passa a maior parte do tempo funcionando fora da temperatura ideal de trabalho e um dos sintomas é gastar mais combustível. Não posso afirmar se acontece o mesmo em locais muito quentes como no Nordeste(média de 30ºc pra cima).
[]s
mateus

DouglasMac
21/04/2010, 22:11
Olá a todos!

Fiquei curioso com esta informação, de que quando descia
a serra a temperatura também descia. E explico porque fiquei
curioso: na minha sportage a temperatura varia da água varia
bastante, embora nunca passando limite, que, considero, é
pouco abaixo da metade da escala. E varia para baixo
exatamente em condições como estas: quando está em
declive, quando roda mais leve etc. Quando se exige, quando
se está subindo, a temperatura também sobe. É isso mesmo ou
estou fazendo tudo errado?

PITACO e CIA!! A função da válvula termo é extamente manter a temperatura na faixa correta, se alguma alteração ocorre, TÁ ERRADO!!
Na descida, ela solta o acoplamento e trava a circulação de água dentro do bloco para manter a temperatura, quando vai aquecer acima do necessário, ela vai travando aos poucos o acoplamento e abrindo a circulação de água. Fora disso é motivo de revisar. Já são 150.000 KM na mesma SPT obdecendo as regras e tudo dentro do normal.:palmas:
Abçs!
LAMA!!

Marcus Pereira
23/04/2010, 12:08
Na minha viatura, a temperatura sempre fica pouco abaixo do meio.
Qdo mexe um pouquinho acima disso já se escuta a ventoinha acoplando e em poucos instantes ela volta para o lugar de sempre.
Não interessa se sobe serra ou desce, transito pesado ou não.
Tem se portado assim desde que troquei o radiador, tampa original kia 0,9bar e ventoinha e coloquei aditivo ac/delco(vermelho)mono-etilenoglicol, na proporção (60%agua da chuva/40% aditivo),uns 6 meses atrás.
Motor que trabalha sem a VT geralmente passa a maior parte do tempo funcionando fora da temperatura ideal de trabalho e um dos sintomas é gastar mais combustível. Não posso afirmar se acontece o mesmo em locais muito quentes como no Nordeste(média de 30ºc pra cima).
[]s
mateus

Com licença para o pitaco...:pipoca: eu não usaria água de chuva no meu motor, :discordo: não é tão pura como pode se pensar, todas as impurezas em suspensão na atmosfera se precipitam com a água da chuva, sem falar nos gases poluentes como o CO2 por exemplo que provocam a famosa "chuva ácida".:pensativo:
Em fim... o melhor mesmo é a água destilada.
Abç.

LUIS VIOLA
23/04/2010, 13:11
boa tarde pode me responder algumas perguntas

LUIS VIOLA
23/04/2010, 13:14
não vale realmente estou aprendendo pelo jeito mais dificil e caro, ja foi duas junta do cabeçote trocado em menos de dois meses. quanto ao sensor ele é confiavel ou não estou pretendendo colocar o IT80 para ficar mais tranquilo o que vc acha.

Marcus Pereira
23/04/2010, 19:40
Luis, não sei a quem vc dirigiu a pergunta, de minha parte nada tenho a comentar sobre o IT80, não conheço. Em minha viatura tenho outro instrumento.
Mas... se vc já perdeu duas juntas, é preciso primeiro resolver este problema de superaqueimento do seu motor, certamente tem problemas no sistema de arrefecimento, é preciso investigar e corrigir. Ponha mais informações no tópico "Sportage Fervendo" que certamente outros companheiros do forum poderão ajudar.
Abç, Marcus.

Geisler®
14/05/2010, 02:55
Ola pessoal, andei meio afastado, mas vamos lá !!
6 meses depois de ter feito cabeçote, resolvi reinstalar a válvula termostática, serviço este que eu mesmo fiz. :dance:
O que me levou a reinstalar, foi o fato de ter pegado uns dias de 8°c lá em Rio do Sul, e o motor não esquentava nem a pau, só subindo morro e olha lá, e obvio, o aquecedor tambem não funfava. :parede:
Comprei a valvula nova, Kia original, e paguei R$44,00.
Na verdade, aproveitei pra desmontar toda a parte de intercooler, e verificar as velas de aquecimento, pois o carro, a 8°c estava um parto pra pegar de manhã... e da-lhe fumaça... Diesel é foda :putz:heheheh
Acabeii descobrindo 2 velas queimadas, mas vo comentar em outro topico. :concordo:
Removi, todo o silicone (mecânico adora silicone...), e com a junta velha, cortei uma nova, com papel guarnital, ou volumoide, não sei se é este o nome, e montei com um "tiquinho" de graxa pra vedar e pronto, ficou otimo, ta marcando certinho 1 mm abaixo do risco do meio da escala, igual antes. :palmas:
Abaixo tem umas fotos que tirei com celular, a qualidade não é la essas coisas :oops:, mas serve pra ilustrar.
No corpo da válvula esta estampado 88°c.

Abraço, e LAMA \o/:mrgreen:

Richardson
25/05/2010, 15:36
ola me chamo richard,moro em salvador,alguem ai q curte acampar e fazer um belo churrasco e passear em trilhas bem leves,tipo expediçao(passeios),abaços,vamos montar um grupo assim,opa temos serviços de lavagem especializada na orla boca do rio de 4x4,frente club do bahia,abrços

Geisler®
03/06/2010, 01:57
Ola pessoal, andei meio afastado, mas vamos lá !!
6 meses depois de ter feito cabeçote, resolvi reinstalar a válvula termostática, serviço este que eu mesmo fiz. :dance:
O que me levou a reinstalar, foi o fato de ter pegado uns dias de 8°c lá em Rio do Sul, e o motor não esquentava nem a pau, só subindo morro e olha lá, e obvio, o aquecedor tambem não funfava. :parede:
Comprei a valvula nova, Kia original, e paguei R$44,00.
Na verdade, aproveitei pra desmontar toda a parte de intercooler, e verificar as velas de aquecimento, pois o carro, a 8°c estava um parto pra pegar de manhã... e da-lhe fumaça... Diesel é foda :putz:heheheh
Acabeii descobrindo 2 velas queimadas, mas vo comentar em outro topico. :concordo:
Removi, todo o silicone (mecânico adora silicone...), e com a junta velha, cortei uma nova, com papel guarnital, ou volumoide, não sei se é este o nome, e montei com um "tiquinho" de graxa pra vedar e pronto, ficou otimo, ta marcando certinho 1 mm abaixo do risco do meio da escala, igual antes. :palmas:
Abaixo tem umas fotos que tirei com celular, a qualidade não é la essas coisas :oops:, mas serve pra ilustrar.
No corpo da válvula esta estampado 88°c.

Abraço, e LAMA \o/:mrgreen:

Já faz quase um mês que re-instalei a válvula, e até agora tudo OK.:dance:
Como anda fazendo pouco calor por aqui, raramente escuto a hélice entrar em ação, e quando entra em funcionamento, rapidinho desliga.
O carro solta menos fumaça, e no geral responde um pouco melhor no acelerador, mas é algo bem sutil...
A lenta ficou mais estável, antes tava variando um pouco, no sentido de que se eu sentasse o cacete no motor e depois deixasse na lenta, era uma coisa, se andasse com tranquilidade, sem esquentar quase nada, a lenta era outra...
Agora a lenta é um pouco baixa apenas quando liga a primeira vez no dia.

Abraço, e LAMA \o/:mrgreen:

Joao Baeta
03/06/2010, 13:00
Já faz quase um mês que re-instalei a válvula, e até agora tudo OK.:dance:
Como anda fazendo pouco calor por aqui, raramente escuto a hélice entrar em ação, e quando entra em funcionamento, rapidinho desliga.
O carro solta menos fumaça, e no geral responde um pouco melhor no acelerador, mas é algo bem sutil...
A lenta ficou mais estável, antes tava variando um pouco, no sentido de que se eu sentasse o cacete no motor e depois deixasse na lenta, era uma coisa, se andasse com tranquilidade, sem esquentar quase nada, a lenta era outra...
Agora a lenta é um pouco baixa apenas quando liga a primeira vez no dia.

Abraço, e LAMA \o/:mrgreen:
:arrow:Preciso trocar as velas do meu GV... Umas delas estao queimadas.... Tem preguica de trabalhar de manha... :putz:
Para trocar as velas... Precisa deixar o intercooler de lado....

Geisler®
06/06/2010, 03:26
:arrow:Preciso trocar as velas do meu GV... Umas delas estao queimadas.... Tem preguica de trabalhar de manha... :putz:
Para trocar as velas... Precisa deixar o intercooler de lado....


É João, infelizmente pra ter acesso tem de desmontar tudo.:parede:
Acho que o motor da sua viatura é semelhante não é?:pensativo:
É chato, mas não é impossivel, e nem muuuuito dificil de fazer.:concordo:
Em anexo, mais uma fotos do "desmonte"...:dance:

Abraço, e LAMA \o/:mrgreen:

Joao Baeta
06/06/2010, 13:40
É João, infelizmente pra ter acesso tem de desmontar tudo.:parede:
Acho que o motor da sua viatura é semelhante não é?:pensativo:
É chato, mas não é impossivel, e nem muuuuito dificil de fazer.:concordo:
Em anexo, mais uma fotos do "desmonte"...:dance:

Abraço, e LAMA \o/:mrgreen:
:arrow:Entendo Geisler...
Melhor deixar na oficina logo.....
E trocam rapidinho! :concordo:

Geisler®
22/07/2010, 02:26
Já faz quase um mês que re-instalei a válvula, e até agora tudo OK.:dance:
Como anda fazendo pouco calor por aqui, raramente escuto a hélice entrar em ação, e quando entra em funcionamento, rapidinho desliga.
O carro solta menos fumaça, e no geral responde um pouco melhor no acelerador, mas é algo bem sutil...
A lenta ficou mais estável, antes tava variando um pouco, no sentido de que se eu sentasse o cacete no motor e depois deixasse na lenta, era uma coisa, se andasse com tranquilidade, sem esquentar quase nada, a lenta era outra...
Agora a lenta é um pouco baixa apenas quando liga a primeira vez no dia.

Abraço, e LAMA \o/:mrgreen:

Depois de mais 1 mês, o carro começou a sumir água :shock:
Pensei, fudeu!!:putz: Cabeçote de novo!!:parede:
Bom, fiz os testes normais, e nada de voltar agua pra fora do radiador, no escape não saia nada de diferente, o óleo do carter estava OK, não havia vazamento em lugar algum. :pensativo:
Sumia 1,5 litros a cada 2 ou 3 dias !! :shock:
Fui esvaziar o radiador, pra tirar o óleo soluvel que eu tinha adicionado, que segundo o Julio, estava atacando borrachas e mangueiras do sistema:parede:, e ao tentar completar o radiador, a agua não descia. :pensativo:
Dei partida no motor, e dei umas aceleradas e nada...:discordo:
Deixei esquentando um pouco e nada do ponteiro de temperatura marcar... e comecei a notar um tic tic no cabeçote:shock:
Desliguei, pensei um pouco, resolvi abrir a tampa da válvula termostática, e imaginems voceis que a tampa ja estava solta:shock: e ao girar os parafuso cerca de 1/4 de volta, saiu bastante vapor pela junta da tampa...:mrgreen:
Ai me lembrei que fui eu quem fez a junta e que deveria ter verificado o aperto, ja que a junta assenta e afrouxa os parafusos:concordo:
Limpei tudo, enchi de agua de novo, e reapertei a tampa da válvula, e agora sim, parou de sumir água:dance:
Fica ai a dica no caso de agua sumindo misteriosamente, verifiquem o aperto de mamgueiras e juntas, que as vezes, como no meu caso, pode ser só questão de um reaperto, e isso vale para o cabeçote tambem :concordo:

Abraço e LAMA \o/:odedo:

cdias
21/10/2010, 12:32
Meus amigos, onde acho a válvula termostática e a junta para minha sportage 98/99 2.0 gasolina ?

Obrigado desde já.

Geisler®
06/11/2010, 11:04
Meus amigos, onde acho a válvula termostática e a junta para minha sportage 98/99 2.0 gasolina ?

Obrigado desde já.

cdias, acho que você me mandou um e-mail, e acabei deletando sem ter o respondido, se a dúdiva era sobre a válvula termostática, só posso lhe falar sobre a 2.0 TDI.
Se fala da junta da válvula, eu mesmo a confeccionei, comprei papel para juntas(acho que o nome é papel volumoide), na FG Ferramentas Gerais, uma loja de suprimentos e máquinas para industria em geral. :concordo:
Cortei com estilete, traçando com caneta o contorno pela tampa da válvula.
Abaixo, uma foto de onde se localiza a válvula no motor 2.0 TDI.
Na versão a gasolina deve ficar onde sai a mangueira do cabeçote e entra no Radiador na parte de cima.

Abraço, e LAMA \o/:mrgreen:

Henrique Petropolis
13/11/2010, 16:54
So para completar ,a minha veio sem a valvula e era problema nas serra em declive ,pois o motor esfriava tanto que começa embrulhar e ate morrer então como a Kia ate hoje não confirmou a cheagada da valvula ,baseado nas informações daqui mesmo eu apliquei a do motor AP (volkswagen) e o motor ficou excelente e atinge a temperatura rapifinho e fica totalmente estavel com ar ligado e subindo a serra , ficou 100%


http://img137.imageshack.us/img137/7783/07112010076.jpg
By henriquepetropolis (http://profile.imageshack.us/user/henriquepetropolis) at 2010-11-13



http://img231.imageshack.us/img231/637/07112010077.jpg
By henriquepetropolis (http://profile.imageshack.us/user/henriquepetropolis) at 2010-11-13



http://img130.imageshack.us/img130/1456/valvulal.jpg
By henriquepetropolis (http://profile.imageshack.us/user/henriquepetropolis) at 2010-11-13

cdias
16/11/2010, 00:18
Tenho uma sportage a gasolina ano 98/99 e gostaria de saber se a junta e a valvula termostática do motor a gasolina e a mesma do motor a diesel ?

Obrigado e abraços.

Henrique Petropolis
16/11/2010, 23:14
Tenho uma sportage a gasolina ano 98/99 e gostaria de saber se a junta e a valvula termostática do motor a gasolina e a mesma do motor a diesel ?

Obrigado e abraços.


Nunca comprei para carro algum ,sempre usei cortar tampa da caixa de sapato e veda juntas de canos PVC e nunca vazou em nenhum dos meus carros e uso desde a decada de 80 !!!



http://img168.imageshack.us/img168/2355/vedajuntas.jpg
By henriquepetropolis (http://profile.imageshack.us/user/henriquepetropolis) at 2010-11-16

http://img231.imageshack.us/img231/5981/caixatampasapato1.jpg
By henriquepetropolis (http://profile.imageshack.us/user/henriquepetropolis) at 2010-11-16

cdias
17/11/2010, 09:41
Ok, vou tentar, mas, a válvula da sptg gasolina 98/99 é igual a do modelo a diesel ? Só estou encontrando a do motor a diesel.

Henriquemix
22/02/2013, 21:11
Olá amigos...muitas vezes usei o material das caixas de leite longa vida e sempre deu certo.
Abçs

Djalma colombo
22/02/2013, 21:17
ja fiz isso tambem, nunca deu problema e suportava legas as altas temperaturas!

Fastjack
21/05/2013, 10:59
Pessoal,

Descobri um vazamento de água no gargalo da válvula termostática. Desmontei tudo para colocar uma junta (estava com silicone colocado na oficina). Aquele furo com um pedacinho de metal que tem na válvula estava obstruído com silicone...http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/smilies/eusa_doh.gif Esses mecânicos... A válvula termostática comprei a cerca de um ano na Kia, a caixa da válvula é da Kia mas a válvula é da Hiunday(tem o logotipo). Hum... Então são peças Hiunday...

Abraço http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/smilies/icon_thumup.gif

Se não me engano a hyundai comprou a kia, ou pelo menos mais de 50% das ações, faz um tempo, acho que depois das SPT 98/99.

claudinho10001
17/06/2013, 01:43
Essa questão do uso ou não da válvula termostática é muito controversa, mas eu sou a favor de não ir contra a engenharia embarcada no projeto, portanto não aconselho o não uso do dispositivo.

Um dos motivos e eu considero bastante contundente é a questão do motor ter sido projetado para trabalhar em uma determinada temperatura e ao contrário de muitos possam imaginar, trabalhar frio não vai aumentar sua vida útil, muito pelo contrário, pode acarretar um final prematuro.

Para se ter uma ideia de como a coisa é melindrosa, o movimento de vai-vem do pistão é controlado pela biela que por sua vez está articulada com o virabrequim. Este movimento provoca uma força perpendicular ao comprimento do virabrequim que exerce esforços laterais sobre os cilindros e tende a provocar, com o funcionamento do motor, alguma ovalização (http://pt.wikipedia.org/wiki/Oval) deles.

A solução encontrada pela engenharia foi fabricar os pistões ligeiramente ovalizados, com o eixo maior no sentido da oscilação, de forma a que após aquecimento fiquem devidamente ajustados ao cilindro.

Então, entende-se que um motor trabalhando em temperatura abaixo do normal tendenciará a ter problemas sérios na câmara de combustão, podendo chegar a extremos como o engripamento do pistão no cilindro.

claudinho10001
17/06/2013, 12:48
Um outro aparte sobre a questão: Sem a válvula termostática em um trânsito lento ou subidas íngremes no verão vai ocorrer o superaquecimento vai ser inevitável e vou dizer por que: A água circula livremente do motor pro radiador, ela está quente e quando chega no radiador já volta pro motor praticamente com a mesma temperatura pois não houve tempo de permanência suficiente no radiador para resfriá-la. Aí o feitiço vira contra o feiticeiro.

Motinho
07/07/2013, 23:15
Alguem sabe informar qual a melhor válvula para a TDI 2.0, a simples que é original ou as de corpo duplo?

alexandrodorner
08/07/2013, 05:19
Alguem sabe informar qual a melhor válvula para a TDI 2.0, a simples que é original ou as de corpo duplo?
Fala Matinho belesa ?
Em tao a vauvola termoestatica original e de dois estagio , um a 78graus e o segundo a 88graus ou seja dois estagios dois mecanismos sujeito a falia .
A vauvola ideal seria a do opala , opera apenas com um estagio a 75graus , e´ bom tanbem fazer um furinho de diametro 4mm por segurança .
Valeu bons passeios .
AlexandroDorner

Raoni Bradacz
10/04/2016, 23:27
Ótima idéia, testarei.

Olá amigos...muitas vezes usei o material das caixas de leite longa vida e sempre deu certo.
Abçs