Ver Versão Completa : ... qual a melhor solução , substitui'ção de motor!?
thiagocn
31/05/2008, 13:35
Boa tarde rapaziada.!
É o seguinte, aqui em casa tem um CJ5 com um bf 161, ignição, direçao de gol, disco na frente, carburador novo reguladim e tals...e pra variar bebendo... coisa que é normal eu acredito!!!
o motor está redondo, ''novo''!!! roda bastante... sem bater....
aí um mecanico veio conversou e convenceu meu pai a trocar o motor tirar o bf 161 e colocar um outro. e aí qual a sugestão? diesel? gasolina? qual o investimento?
dando o motor 161 na troca, como deve ser avaliado o mesmo?
e qual motor ''dá comparação'' com o bf161 em desempenho e ganha em termos de consumo~!? ou será que não vale a pena a substituição?
motor da h100 é uma boa? quais adaptaçoes devem ser feitas? freio? susp?
desejo sugestões!!!
alguem se habilita?
JÁ PERGUNTARAM AI QUANTO ESTAMOS DISPOSTOS A GASTAR
ATE UNS 3500.
CONSUMO?
MEU PAI PILOTANDO DÁ 3KM/L - EU PILOTANDO UNS 6 KM/L
Agradeço
Thiago Coelho
ipatinga - MG
Há vários motores.Tudo vai depender do quanto está disposto a gastar.
A reclamação é só o consumo ?
Bebe quanto afinal ?
Qual é o tipo de uso que o carro tem ?
À princípio eu não trocaria se está bom, mas as perguntas acima ajudam bastante.
Abraços a todos...
Conselho???
quer um??
=> CUIDADO COM CONSELHO DE MEXANICO!!!!!!!!
QUANTO BEBE SEU JEEP??
NUM ESQUECE QUE PODE COLOCAR QQUER MOTOR NO SEU CARRO QUE NUNCA VAI FAZER MEDIAS IGUAIS A CARRO DE PASSEIO
Elmer_Jeep
31/05/2008, 14:19
3.500 Dá mal pra fazer uma retífica completa de um BF...
Uma opção seria instalar um GM151 (opala 4 cilindros), aqui o pessoal tem feito bastante isso mas creio que os valores de aquisição do motor/revisão do motor/mão de obra adaptação/peças(flanges,embreagem,coxins,mangueiras) chega aos 5k.
Tem um topico antigo sobre esse assunto de custos da adaptação...
[]'s sem soluções milagrosas
Carlos Bernardo
31/05/2008, 15:44
Cuidado Com Conselho De Mexanico!!!!!!!!
X2!
cuida do com conselho de mercanico
vc quer um motor bome economico parta pra um motor injetado, mesmo ssim se falando de jeep esquece economia é algo impossivel
diesel tme o ap diesel do golf argentino todos os outros são caros, motor opala Gm 151 eu ahco muito bom, mas precisa fazer direito e se puder colocar injeção
mas tudo isso bem adaptado vai sair uma nota
hpnardino
31/05/2008, 19:38
Boa tarde rapaziada.!
É o seguinte, aqui em casa tem um CJ5 com um bf 161, ignição, direçao de gol, disco na frente, carburador novo reguladim e tals...e pra variar bebendo... coisa que é normal eu acredito!!!
o motor está redondo, ''novo''!!! roda bastante... sem bater....
aí um mecanico veio conversou e convenceu meu pai a trocar o motor tirar o bf 161 e colocar um outro. e aí qual a sugestão? diesel? gasolina? qual o investimento?
dando o motor 161 na troca, como deve ser avaliado o mesmo?
e qual motor ''dá comparação'' com o bf161 em desempenho e ganha em termos de consumo~!? ou será que não vale a pena a substituição?
motor da h100 é uma boa? quais adaptaçoes devem ser feitas? freio? susp?
desejo sugestões!!!
alguem se habilita?
JÁ PERGUNTARAM AI QUANTO ESTAMOS DISPOSTOS A GASTAR
ATE UNS 3500.
CONSUMO?
MEU PAI PILOTANDO DÁ 3KM/L - EU PILOTANDO UNS 6 KM/L
Agradeço
Thiago Coelho
ipatinga - MG
Tiago,
Conselho de um cara que iniciou algo que não quer parar, começa assim, vc resolve trocar o motor, dai a caixa não serve, dai a reduzida tem que fazer flange, dai o motor que vc resolveu colocar não encaixa no cofre, tem que refazer a parede corta fogo, dai os freios não ajudam, dai vai, e tudo isso por que eu queria trocar por um motor mais economico. Conselho se fosse bom ninguem dava se vendia, mas se seu motor e seu cambio estiver bom fica quietinho e usa assim mesmo, por que com 3,5 pilas nem começa essa empreitada sem fim...
[]'s Ipatinguenses e com o Tigre na segunda do mineiro...
Lucianoferreira
31/05/2008, 20:54
:stop: Cara tenho esta mesma configuração no meu Cj3, há algum tempo atras me orientaram colocar um AP 1.8, porem pesquisei com uns amigos entendidos do assunto e todos me responderam a mesma resposta do pessoal do fórum... “fica quietinho se o seu motor esta bom.....” pois o custo de instalacao e adaptacao e muito alto....
Estou pensando em instalar G.N.V em minha região a instalação, manutenção e também o combustível e fácil, alem do preço do gás e melhor!. Mais o consumo dizem ser o mesmo +- 4 a 5 Km/l... Perguntei no Fórum o que o pessoal acha da instalacao mais ainda não tive muitas respostas....
Bom fica com seu motor ate ele abrir o bico ai você terá motivos para trocar... invista em outros acessórios ou melhorar a mecânica do sua viatura.....
abraços,
Luciano :concordo:
Cuidado Com Conselho De Mexanico!!!!!!!!
X2!
X3!
Se o motor esta bom, melhor continuar com ele.
[]´s
thiagocn
01/06/2008, 09:44
A reclamação é só o consumo ?
Bebe quanto afinal ?
Qual é o tipo de uso que o carro tem ?
À princípio eu não trocaria se está bom, mas as perguntas acima ajudam bastante.
Abraços a todos...
TIPO DE USO DO CARRO;
DURANTE A SEMANA - 40 KM/DIA - ASFALTO
FIM DE SEMANA - 90 KM/DIA 1/2 ASFALTO & 1/2 CHÃO
Parece uma utilização normal. Fica muito em função do peso do pé - é preciso entender que Jeep, pelo menos com essa configuração original, não anda muito em estrada - ou até anda mas, cobra caro !
Creio que seja mais vantagem ficar com o BF até ele dar os doce, até lá vc pode ir montando uma configuração boa para depois substituir, ou seja, compra uma motor de sua preferência e vai revisando o mesmo aos poucos, depois ajeita embreagem, radiador, calços para fixação etc..., isto tudo aos poucos, depois dele pronto manda instalar, sendo assim vc não gasta muita R$ de uma vez só. Lembrando, penso nisso pois vc disse que o BF está redondo.
Abraço.
Jefferson Luiz
01/06/2008, 11:47
Thiago... sou novo por aqui, mas no pouco tempo de convivência com a galera do fórum já percebi que: rode com o seu do jeito que está... O BF161 é um motor forte e respeitado, use o dinheiro para os ítens de segurança e mantenha seu motor redondo... cuide dele... nossos carangos não gostam de oficina...
Qdo ele abrir o bico aí sim será motivo para trocá-lo...
Abraços.
Milton Quindim
01/06/2008, 11:48
Simples descobrir se vale a pena ou não.
Motor super econômico no jipe é um motor mwm sprint diesel.
Custo aproximado do motor mais adaptação, R$24000,00
Diesel 10km/l
gasolina 6 km/l
digamos que vc fose fazer 60km vc gastaria 6 litros de diese ou 10 de gasolina.
6 diesel X R$2,00 = R$12
10 gasolina X R$2,40 = R$24,00
diferença = R$12,00
Ou seja vc teria uma economia de R$0,20 (vinte centavos) por km.
Se você dividir o custo total da adaptação do novo motor + custo peças + motor pela diferença na economia vai saber se vale ou não o investimento.
Digamos que R$24000,00/R$0,20 = 120000km
Vc poderá andar 120 mil quilometros com seu motor e não teria economizado o bastante para pagar o nvestimento.
Você está disposto a isso?
para vc empatar o gasto com a economia de combustível deverá andar aproximadamente
2000 km.
De fato... pensamos em economia mas não fazemos as contas do retorno do investimento num motor "econômico".. Meu CJ faz 6Km/l - isso obedecendo as limitações de uso. Estou feliz com isso !
Abraços a todos...
Milton, veja se minhas contas estão erradas:
Motor diesel MWM Sprint 2.8 = 10 Km/l
Motor original a gasolina = 6 Km/l
preço do diesel = R$ 2,00
preço da gasolina - R$ 2,40
Então o motor diesel faz 5 Km/1real e o motor a gasolina faz 2,5 Km/1real.
Portanto, para cada real, você andará 2,5 Km a mais com o motor a diesel.
Se o valor da adaptação for R$ 24.000,00, multiplicando-se esse valor por 2,5 Km (a quilometragem que o motor diesel anda a mais por real), teríamos o resultado de 60.000 Km. O motor a gasolina deveria percorrer, então, 60.000 + 60.000 = 120.000 Km para compensar a troca.
Outro fator para se levar em consideração, é que o motor MWM 0 Km, após os 120.000 Km, continuará muito novo, já o original a gasolina já estará bem mais usado do que está hoje, talvez necessitando de uma retífica. Esse desgaste que o motor a gasolina terá (e o diesel não) também deve ser abatido do valor de R$ 24.000,00.
Mais um ponto, eu coloquei um motor MWM Sprint 2.8 0 Km no meu jipe, e paguei por ele R$ 15.000,00. Dá para fazer a adaptação por uns R$ 5.000,00. Os R$ 4.000,00 restantes daria para comprar um câmbio Toyota 4 marchas (que seria aconselhável). Isso sem falar que dá para comprar um motor MWM Sprint 2.8 usado, bem novo, por uns R$ 10.000,00 (o Afonso da TT4 vende aqui no fórum). Então o motor MWM usado mais adaptação sairia por R$ 15.000,00 (deveria andar 75.000 Km com o motor a gasolina para compensar).
Outro ponto. Se o motor original está em bom estado, também pode ser vendido, e o valor descontado do valor de R$ 24.000,00.
Tudo isso tem que ser levado em consideração.
Na minha opinião, é um valor alto, mas vale a pena, pois o jipe fica um monstro. Se é um jipe com o qual você pretende ficar com ele por uns bons anos, a adaptação vale a pena, na minha limitada opinião...
Milton Quindim
01/06/2008, 15:18
FOLGADO, não refiz minhas contas ainda para saber o custo km, mas tudo foi aproximado, o que leva ao fato dele ter possibilidade de trocar o motor mas com apenas 3500,00 o que eu acho bem dificil.
Os valores que eu citei são apenas demonstrativos, se for fazer uma planilha detalhada dos custas, o que vc deve ter, saberemos o real gasto pois além do motor adaptações, teria de trocar caixa e etc.
O valor real do diesel é de R$12,00 divididos por 60 km ou R$0,20 por km rodado.
o Valor da gasolina seria de R$24,00 divididos por 60 km ou R$0,40 por km rodado o que daria uma diferença de R$0,20 por km rodado ou 120 mil km roddos somente para empatar.
Mas isso em suposições. Quanto na realidade vc gastou para adaptar seu MWM em seu jipe?
É que no meu caso, eu adaptei o MWM junto com a caixa Toyota, mais uma flange, coxins, etc. mais mão de obra, ficou tudo perto dos R$ 5.000,00. Acho que o Afonso combra menos na instalação.
Dá para encontrar um MWM usado em ótimo estado por uns R$ 10.000,00.
Então, a instalação desse motor ficaria por uns R$ 15.000,00. Acho que vale a pena.
Vcs não estão citando a puta autonomia que um motor à diesel tem. E isso é uma vantagem que não tem preço.
O cara tem 3500 e quer um motor diesel? Tenta o AP 1.9 Argentino usado.
Carlos Bernardo
01/06/2008, 16:32
Gente...o nosso colega está querendo gastar 3.500 reais. Acho que vcs estão exagerando um bocado nas sugestões, não acham? =-)
Eu diria que para ele ter um Jeep em ordem, ele poderia investir esses 3.500 reais em uma boa ignição eletrônica e uma boa revisada geral no velho BF OU optar por um GM 151, que se compra por aí por uns 700 reais e é de fácil instalação, inclusive usando o câmbio original do Jeep.
Esse negócio de motor Diesel ser econômico é beeeem relativo pelo fato de eles serem bem caros se comparados a motores à gasosa. Para alguém como eu que rodo menos de 2.000 km por ano com meu Jeep um motor de 10 mil ou 15 mil reais não faria o MENOR sentido SE eu estivesse em busca de custo X benefício...
Só exemplificando, meu motorzinho, GM3.0 custou menos de 5.000 reais para ser 100% retificado, preparado, envenenado e instalado e vai durar uns 5 ou 6 anos na minha mão até precisar abrir pra fazer algum serviço. Sim, ele bebe uns 5 km/l de gasolina, mas para a minha freqüência de uso e com os meus cuidados ele acaba sendo econômico no final das contas. =-)
Carlos, então você anda, em média, pouco mais de 5 Km por dia...
É quase nada.
Aí não compensa mesmo.
Esse é um fator importante pra ser levado em consideração em uma troca de motor.
Pô 3 a 5 km/l de média é pouco, mesmo pra um BF.
tenta acertar direito este motor e rever tbém o estilo de condução do carro que tenho certeza que dá pra melhorar isso aí.
3 a 5 km/l é o que meu Landau com V8 302 e cambio automatico fazia na cidade, na estrada subia pra uns 6km. e olha que o carro já tava bem judiado.
antes da reforma, eu tinha o OHC, e fazia na cidade 4,5 Km/l. Tinha ignição eletrônica, e estava em ótimo estado. Na estrada fazia 6 Km/l.
Acho que essa é a média do consumo, não é isso mesmo?
hpnardino
01/06/2008, 19:17
Quando eu tinha o BF fazia 5 na cidade e 6 na estrada, já na trilha, nossa era 1/1 sempre tinha que colocar o famoso galãozinho de 5 litros para acabar de chegar num posto.
Carlos Bernardo
01/06/2008, 20:06
Carlos, então você anda, em média, pouco mais de 5 Km por dia...
É quase nada.
Aí não compensa mesmo.
Esse é um fator importante pra ser levado em consideração em uma troca de motor.
Não tenho dúvidas! Acho que esse é o fator fundamental. =-)
Meu Jeep é carro de garagem. Rodo super-pouco com ele. O negócio é pra trilha mesmo...
=-D
Parece que vc anda pouco...mas no momento que vc faz o dobro de quilômetros pela metade do preço, pode ter certeza que que andará muito mais....
Eu fiz o seguinte:
Minha rural com esse mesmo motor willys 3000(que insistem dizer que é o mesmo do maverick, e não é), coloquei um kit GNV , e como antes de colocar kit instalei ignição como bobina potente e dei uma taxadinha, e além disso tinha sido retificado.
Bem, logo que peguei o veículo nem senti diferença, tanto que achei que estava andando na gasolina...até que o funcionário me falou que estava rodando no GNV...hehehe!Ficou muito bom!
No primeiro mês já tive retorno de 1000 reais!E 5 meses depois já havia pagado o kit...e hoje já tirei até o valor que paguei a rural (R$ 5500,00 na época)...
Fazia 8,5km/m3 na cidade...e 12km/m3 na estrada....faz um pouco menos que um diesel, mas é mais barato o m3.
Investi R$ 3700,00 na época (2005).
Essa é minha experiência.
Mas agora estou colocando um gm 4.4 nela...o consumo acho que não será o mesmo....hehehe!
Abraço
AndreiMDL
05/06/2008, 02:38
fica com teu até n dar mais ou entrar um verba pra fazer bem feito!
e outra ta guentando pro que tu quer?! SIM? então ta de boa!
como pessoal comentou vai da utilização! :-D
[]'s
william artur pussi
05/06/2008, 15:18
Apesar de ter o meu cj5 66 a menos de três anos acredito que aprendi algumas lições por experiência própria e outra com o pessoal aqui do Fórum. Dessa forma, o critério que acredito ser o lógico de quanto investir e como investir num Jeep é o da "Razoabilidade", ou seja, o quanto é razoável gastar num veículo que muito mais um gosto, hobby, do que uma necessidade básica. Partindo desse princípio já equipei o "Arthurzão" neste período com eixos da rural, freio a disco nas 4, diferencial 11/47, pneus 245/70 16, rodas de liga leve Kombat 16/8, direção hidráulica do santana e outros detalhes menores.
Agora, há pouco mais de 06 meses comprei um Falcon (R$800,00) e gastei mais uns R$ 1.200,00 com pistões, anéis e juntas. Também comprei um câmbio 4 marchas da F1000 (R$1.500), carburador 3E (500,00) e no final do ano devo fazer a adptação (r$2.000 de mão de obra e mias uns 2.000 com funilaria, torno, etc). Assim, em 0 nos terei o Jeep do meu gosto e gastando aos poucos. Quanto ao motor, escolha um falcon ou um 06 canecos Gm pois acredito é o melhor custo/benefício.
Aceito, sem problemas, opiniões opostas.
william artur pussi
05/06/2008, 15:19
Apesar de ter o meu cj5 66 a menos de três anos acredito que aprendi algumas lições por experiência própria e outra com o pessoal aqui do Fórum. Dessa forma, o critério que acredito ser o lógico de quanto investir e como investir num Jeep é o da "Razoabilidade", ou seja, o quanto é razoável gastar num veículo que muito mais um gosto, hobby, do que uma necessidade básica. Partindo desse princípio já equipei o "Arthurzão" neste período com eixos da rural, freio a disco nas 4, diferencial 11/47, pneus 245/70 16, rodas de liga leve Kombat 16/8, direção hidráulica do santana e outros detalhes menores.
Agora, há pouco mais de 06 meses comprei um Falcon (R$800,00) e gastei mais uns R$ 1.200,00 com pistões, anéis e juntas. Também comprei um câmbio 4 marchas da F1000 (R$1.500), carburador 3E (500,00) e no final do ano devo fazer a adptação (r$2.000 de mão de obra e mias uns 2.000 com funilaria, torno, etc). Assim, em 0 nos terei o Jeep do meu gosto e gastando aos poucos. Quanto ao motor, escolha um falcon ou um 06 canecos Gm pois acredito é o melhor custo/benefício.
Vixi...eu tinha um aqui , que foi retificado há pouco por 1200,00....
Abs
Milton Quindim
05/06/2008, 18:21
Nós aqui do sul temos certa facilidade para encontrar peças para os falcon...mas o pessoal de sampa para cima já complica, aliás aqui em Curitiba já tem que garimpar nas autopeças.