Conectar

Ver Versão Completa : ... qual a melhor solução , substitui'ção de motor!?

thiagocn
31/05/2008, 13:35
Boa tarde rapaziada.!

É o seguinte, aqui em casa tem um CJ5 com um bf 161, ignição, direçao de gol, disco na frente, carburador novo reguladim e tals...e pra variar bebendo... coisa que é normal eu acredito!!!

o motor está redondo, ''novo''!!! roda bastante... sem bater....

aí um mecanico veio conversou e convenceu meu pai a trocar o motor tirar o bf 161 e colocar um outro. e aí qual a sugestão? diesel? gasolina? qual o investimento?

dando o motor 161 na troca, como deve ser avaliado o mesmo?
e qual motor ''dá comparação'' com o bf161 em desempenho e ganha em termos de consumo~!? ou será que não vale a pena a substituição?

motor da h100 é uma boa? quais adaptaçoes devem ser feitas? freio? susp?

desejo sugestões!!!
alguem se habilita?

JÁ PERGUNTARAM AI QUANTO ESTAMOS DISPOSTOS A GASTAR
ATE UNS 3500.
CONSUMO?
MEU PAI PILOTANDO DÁ 3KM/L - EU PILOTANDO UNS 6 KM/L

Agradeço
Thiago Coelho
ipatinga - MG

folgado
31/05/2008, 13:40
Há vários motores.Tudo vai depender do quanto está disposto a gastar.

Julinot
31/05/2008, 13:47
A reclamação é só o consumo ?
Bebe quanto afinal ?
Qual é o tipo de uso que o carro tem ?
À princípio eu não trocaria se está bom, mas as perguntas acima ajudam bastante.

Abraços a todos...

Dodger
31/05/2008, 13:56
Conselho???

quer um??

=> CUIDADO COM CONSELHO DE MEXANICO!!!!!!!!

QUANTO BEBE SEU JEEP??
NUM ESQUECE QUE PODE COLOCAR QQUER MOTOR NO SEU CARRO QUE NUNCA VAI FAZER MEDIAS IGUAIS A CARRO DE PASSEIO

Elmer_Jeep
31/05/2008, 14:19
3.500 Dá mal pra fazer uma retífica completa de um BF...

Uma opção seria instalar um GM151 (opala 4 cilindros), aqui o pessoal tem feito bastante isso mas creio que os valores de aquisição do motor/revisão do motor/mão de obra adaptação/peças(flanges,embreagem,coxins,mangueiras) chega aos 5k.
Tem um topico antigo sobre esse assunto de custos da adaptação...

[]'s sem soluções milagrosas

Carlos Bernardo
31/05/2008, 15:44
Cuidado Com Conselho De Mexanico!!!!!!!!

X2!

rubensx
31/05/2008, 16:42
cuida do com conselho de mercanico

vc quer um motor bome economico parta pra um motor injetado, mesmo ssim se falando de jeep esquece economia é algo impossivel

diesel tme o ap diesel do golf argentino todos os outros são caros, motor opala Gm 151 eu ahco muito bom, mas precisa fazer direito e se puder colocar injeção

mas tudo isso bem adaptado vai sair uma nota

hpnardino
31/05/2008, 19:38
Boa tarde rapaziada.!

É o seguinte, aqui em casa tem um CJ5 com um bf 161, ignição, direçao de gol, disco na frente, carburador novo reguladim e tals...e pra variar bebendo... coisa que é normal eu acredito!!!

o motor está redondo, ''novo''!!! roda bastante... sem bater....

aí um mecanico veio conversou e convenceu meu pai a trocar o motor tirar o bf 161 e colocar um outro. e aí qual a sugestão? diesel? gasolina? qual o investimento?

dando o motor 161 na troca, como deve ser avaliado o mesmo?
e qual motor ''dá comparação'' com o bf161 em desempenho e ganha em termos de consumo~!? ou será que não vale a pena a substituição?

motor da h100 é uma boa? quais adaptaçoes devem ser feitas? freio? susp?

desejo sugestões!!!
alguem se habilita?

JÁ PERGUNTARAM AI QUANTO ESTAMOS DISPOSTOS A GASTAR
ATE UNS 3500.
CONSUMO?
MEU PAI PILOTANDO DÁ 3KM/L - EU PILOTANDO UNS 6 KM/L

Agradeço
Thiago Coelho
ipatinga - MG
Tiago,
Conselho de um cara que iniciou algo que não quer parar, começa assim, vc resolve trocar o motor, dai a caixa não serve, dai a reduzida tem que fazer flange, dai o motor que vc resolveu colocar não encaixa no cofre, tem que refazer a parede corta fogo, dai os freios não ajudam, dai vai, e tudo isso por que eu queria trocar por um motor mais economico. Conselho se fosse bom ninguem dava se vendia, mas se seu motor e seu cambio estiver bom fica quietinho e usa assim mesmo, por que com 3,5 pilas nem começa essa empreitada sem fim...
[]'s Ipatinguenses e com o Tigre na segunda do mineiro...

Lucianoferreira
31/05/2008, 20:54
:stop: Cara tenho esta mesma configuração no meu Cj3, há algum tempo atras me orientaram colocar um AP 1.8, porem pesquisei com uns amigos entendidos do assunto e todos me responderam a mesma resposta do pessoal do fórum... “fica quietinho se o seu motor esta bom.....” pois o custo de instalacao e adaptacao e muito alto....
Estou pensando em instalar G.N.V em minha região a instalação, manutenção e também o combustível e fácil, alem do preço do gás e melhor!. Mais o consumo dizem ser o mesmo +- 4 a 5 Km/l... Perguntei no Fórum o que o pessoal acha da instalacao mais ainda não tive muitas respostas....
Bom fica com seu motor ate ele abrir o bico ai você terá motivos para trocar... invista em outros acessórios ou melhorar a mecânica do sua viatura.....
abraços,

Luciano :concordo:

Digo
31/05/2008, 22:19
Cuidado Com Conselho De Mexanico!!!!!!!!

X2!
X3!

Se o motor esta bom, melhor continuar com ele.

[]´s

thiagocn
01/06/2008, 09:44
A reclamação é só o consumo ?
Bebe quanto afinal ?
Qual é o tipo de uso que o carro tem ?
À princípio eu não trocaria se está bom, mas as perguntas acima ajudam bastante.

Abraços a todos...

TIPO DE USO DO CARRO;
DURANTE A SEMANA - 40 KM/DIA - ASFALTO

FIM DE SEMANA - 90 KM/DIA 1/2 ASFALTO & 1/2 CHÃO

Julinot
01/06/2008, 10:11
Parece uma utilização normal. Fica muito em função do peso do pé - é preciso entender que Jeep, pelo menos com essa configuração original, não anda muito em estrada - ou até anda mas, cobra caro !

Chokytu
01/06/2008, 11:24
Creio que seja mais vantagem ficar com o BF até ele dar os doce, até lá vc pode ir montando uma configuração boa para depois substituir, ou seja, compra uma motor de sua preferência e vai revisando o mesmo aos poucos, depois ajeita embreagem, radiador, calços para fixação etc..., isto tudo aos poucos, depois dele pronto manda instalar, sendo assim vc não gasta muita R$ de uma vez só. Lembrando, penso nisso pois vc disse que o BF está redondo.
Abraço.

Jefferson Luiz
01/06/2008, 11:47
Thiago... sou novo por aqui, mas no pouco tempo de convivência com a galera do fórum já percebi que: rode com o seu do jeito que está... O BF161 é um motor forte e respeitado, use o dinheiro para os ítens de segurança e mantenha seu motor redondo... cuide dele... nossos carangos não gostam de oficina...
Qdo ele abrir o bico aí sim será motivo para trocá-lo...

Abraços.

Milton Quindim
01/06/2008, 11:48
Simples descobrir se vale a pena ou não.
Motor super econômico no jipe é um motor mwm sprint diesel.
Custo aproximado do motor mais adaptação, R$24000,00
Diesel 10km/l
gasolina 6 km/l

digamos que vc fose fazer 60km vc gastaria 6 litros de diese ou 10 de gasolina.

6 diesel X R$2,00 = R$12
10 gasolina X R$2,40 = R$24,00
diferença = R$12,00

Ou seja vc teria uma economia de R$0,20 (vinte centavos) por km.

Se você dividir o custo total da adaptação do novo motor + custo peças + motor pela diferença na economia vai saber se vale ou não o investimento.

Digamos que R$24000,00/R$0,20 = 120000km

Vc poderá andar 120 mil quilometros com seu motor e não teria economizado o bastante para pagar o nvestimento.

Você está disposto a isso?

para vc empatar o gasto com a economia de combustível deverá andar aproximadamente
2000 km.

Julinot
01/06/2008, 14:07
De fato... pensamos em economia mas não fazemos as contas do retorno do investimento num motor "econômico".. Meu CJ faz 6Km/l - isso obedecendo as limitações de uso. Estou feliz com isso !

Abraços a todos...

folgado
01/06/2008, 15:05
Milton, veja se minhas contas estão erradas:

Motor diesel MWM Sprint 2.8 = 10 Km/l
Motor original a gasolina = 6 Km/l

preço do diesel = R$ 2,00
preço da gasolina - R$ 2,40

Então o motor diesel faz 5 Km/1real e o motor a gasolina faz 2,5 Km/1real.
Portanto, para cada real, você andará 2,5 Km a mais com o motor a diesel.

Se o valor da adaptação for R$ 24.000,00, multiplicando-se esse valor por 2,5 Km (a quilometragem que o motor diesel anda a mais por real), teríamos o resultado de 60.000 Km. O motor a gasolina deveria percorrer, então, 60.000 + 60.000 = 120.000 Km para compensar a troca.

Outro fator para se levar em consideração, é que o motor MWM 0 Km, após os 120.000 Km, continuará muito novo, já o original a gasolina já estará bem mais usado do que está hoje, talvez necessitando de uma retífica. Esse desgaste que o motor a gasolina terá (e o diesel não) também deve ser abatido do valor de R$ 24.000,00.

Mais um ponto, eu coloquei um motor MWM Sprint 2.8 0 Km no meu jipe, e paguei por ele R$ 15.000,00. Dá para fazer a adaptação por uns R$ 5.000,00. Os R$ 4.000,00 restantes daria para comprar um câmbio Toyota 4 marchas (que seria aconselhável). Isso sem falar que dá para comprar um motor MWM Sprint 2.8 usado, bem novo, por uns R$ 10.000,00 (o Afonso da TT4 vende aqui no fórum). Então o motor MWM usado mais adaptação sairia por R$ 15.000,00 (deveria andar 75.000 Km com o motor a gasolina para compensar).

Outro ponto. Se o motor original está em bom estado, também pode ser vendido, e o valor descontado do valor de R$ 24.000,00.

Tudo isso tem que ser levado em consideração.

Na minha opinião, é um valor alto, mas vale a pena, pois o jipe fica um monstro. Se é um jipe com o qual você pretende ficar com ele por uns bons anos, a adaptação vale a pena, na minha limitada opinião...

Milton Quindim
01/06/2008, 15:18
FOLGADO, não refiz minhas contas ainda para saber o custo km, mas tudo foi aproximado, o que leva ao fato dele ter possibilidade de trocar o motor mas com apenas 3500,00 o que eu acho bem dificil.
Os valores que eu citei são apenas demonstrativos, se for fazer uma planilha detalhada dos custas, o que vc deve ter, saberemos o real gasto pois além do motor adaptações, teria de trocar caixa e etc.
O valor real do diesel é de R$12,00 divididos por 60 km ou R$0,20 por km rodado.
o Valor da gasolina seria de R$24,00 divididos por 60 km ou R$0,40 por km rodado o que daria uma diferença de R$0,20 por km rodado ou 120 mil km roddos somente para empatar.
Mas isso em suposições. Quanto na realidade vc gastou para adaptar seu MWM em seu jipe?

folgado
01/06/2008, 15:25
É que no meu caso, eu adaptei o MWM junto com a caixa Toyota, mais uma flange, coxins, etc. mais mão de obra, ficou tudo perto dos R$ 5.000,00. Acho que o Afonso combra menos na instalação.
Dá para encontrar um MWM usado em ótimo estado por uns R$ 10.000,00.
Então, a instalação desse motor ficaria por uns R$ 15.000,00. Acho que vale a pena.

Ramone
01/06/2008, 15:29
Vcs não estão citando a puta autonomia que um motor à diesel tem. E isso é uma vantagem que não tem preço.

O cara tem 3500 e quer um motor diesel? Tenta o AP 1.9 Argentino usado.

Carlos Bernardo
01/06/2008, 16:32
Gente...o nosso colega está querendo gastar 3.500 reais. Acho que vcs estão exagerando um bocado nas sugestões, não acham? =-)

Eu diria que para ele ter um Jeep em ordem, ele poderia investir esses 3.500 reais em uma boa ignição eletrônica e uma boa revisada geral no velho BF OU optar por um GM 151, que se compra por aí por uns 700 reais e é de fácil instalação, inclusive usando o câmbio original do Jeep.

Esse negócio de motor Diesel ser econômico é beeeem relativo pelo fato de eles serem bem caros se comparados a motores à gasosa. Para alguém como eu que rodo menos de 2.000 km por ano com meu Jeep um motor de 10 mil ou 15 mil reais não faria o MENOR sentido SE eu estivesse em busca de custo X benefício...

Só exemplificando, meu motorzinho, GM3.0 custou menos de 5.000 reais para ser 100% retificado, preparado, envenenado e instalado e vai durar uns 5 ou 6 anos na minha mão até precisar abrir pra fazer algum serviço. Sim, ele bebe uns 5 km/l de gasolina, mas para a minha freqüência de uso e com os meus cuidados ele acaba sendo econômico no final das contas. =-)

folgado
01/06/2008, 17:21
Carlos, então você anda, em média, pouco mais de 5 Km por dia...
É quase nada.
Aí não compensa mesmo.

Esse é um fator importante pra ser levado em consideração em uma troca de motor.

Dodger
01/06/2008, 17:59
Pô 3 a 5 km/l de média é pouco, mesmo pra um BF.
tenta acertar direito este motor e rever tbém o estilo de condução do carro que tenho certeza que dá pra melhorar isso aí.

3 a 5 km/l é o que meu Landau com V8 302 e cambio automatico fazia na cidade, na estrada subia pra uns 6km. e olha que o carro já tava bem judiado.

folgado
01/06/2008, 18:05
antes da reforma, eu tinha o OHC, e fazia na cidade 4,5 Km/l. Tinha ignição eletrônica, e estava em ótimo estado. Na estrada fazia 6 Km/l.
Acho que essa é a média do consumo, não é isso mesmo?

hpnardino
01/06/2008, 19:17
Quando eu tinha o BF fazia 5 na cidade e 6 na estrada, já na trilha, nossa era 1/1 sempre tinha que colocar o famoso galãozinho de 5 litros para acabar de chegar num posto.

Carlos Bernardo
01/06/2008, 20:06
Carlos, então você anda, em média, pouco mais de 5 Km por dia...
É quase nada.
Aí não compensa mesmo.

Esse é um fator importante pra ser levado em consideração em uma troca de motor.

Não tenho dúvidas! Acho que esse é o fator fundamental. =-)

Meu Jeep é carro de garagem. Rodo super-pouco com ele. O negócio é pra trilha mesmo...

=-D

Zepi
02/06/2008, 09:53
Parece que vc anda pouco...mas no momento que vc faz o dobro de quilômetros pela metade do preço, pode ter certeza que que andará muito mais....

Eu fiz o seguinte:

Minha rural com esse mesmo motor willys 3000(que insistem dizer que é o mesmo do maverick, e não é), coloquei um kit GNV , e como antes de colocar kit instalei ignição como bobina potente e dei uma taxadinha, e além disso tinha sido retificado.
Bem, logo que peguei o veículo nem senti diferença, tanto que achei que estava andando na gasolina...até que o funcionário me falou que estava rodando no GNV...hehehe!Ficou muito bom!
No primeiro mês já tive retorno de 1000 reais!E 5 meses depois já havia pagado o kit...e hoje já tirei até o valor que paguei a rural (R$ 5500,00 na época)...
Fazia 8,5km/m3 na cidade...e 12km/m3 na estrada....faz um pouco menos que um diesel, mas é mais barato o m3.
Investi R$ 3700,00 na época (2005).

Essa é minha experiência.
Mas agora estou colocando um gm 4.4 nela...o consumo acho que não será o mesmo....hehehe!
Abraço

AndreiMDL
05/06/2008, 02:38
fica com teu até n dar mais ou entrar um verba pra fazer bem feito!
e outra ta guentando pro que tu quer?! SIM? então ta de boa!
como pessoal comentou vai da utilização! :-D

[]'s

william artur pussi
05/06/2008, 15:18
Apesar de ter o meu cj5 66 a menos de três anos acredito que aprendi algumas lições por experiência própria e outra com o pessoal aqui do Fórum. Dessa forma, o critério que acredito ser o lógico de quanto investir e como investir num Jeep é o da "Razoabilidade", ou seja, o quanto é razoável gastar num veículo que muito mais um gosto, hobby, do que uma necessidade básica. Partindo desse princípio já equipei o "Arthurzão" neste período com eixos da rural, freio a disco nas 4, diferencial 11/47, pneus 245/70 16, rodas de liga leve Kombat 16/8, direção hidráulica do santana e outros detalhes menores.

Agora, há pouco mais de 06 meses comprei um Falcon (R$800,00) e gastei mais uns R$ 1.200,00 com pistões, anéis e juntas. Também comprei um câmbio 4 marchas da F1000 (R$1.500), carburador 3E (500,00) e no final do ano devo fazer a adptação (r$2.000 de mão de obra e mias uns 2.000 com funilaria, torno, etc). Assim, em 0 nos terei o Jeep do meu gosto e gastando aos poucos. Quanto ao motor, escolha um falcon ou um 06 canecos Gm pois acredito é o melhor custo/benefício.

Aceito, sem problemas, opiniões opostas.

william artur pussi
05/06/2008, 15:19
Apesar de ter o meu cj5 66 a menos de três anos acredito que aprendi algumas lições por experiência própria e outra com o pessoal aqui do Fórum. Dessa forma, o critério que acredito ser o lógico de quanto investir e como investir num Jeep é o da "Razoabilidade", ou seja, o quanto é razoável gastar num veículo que muito mais um gosto, hobby, do que uma necessidade básica. Partindo desse princípio já equipei o "Arthurzão" neste período com eixos da rural, freio a disco nas 4, diferencial 11/47, pneus 245/70 16, rodas de liga leve Kombat 16/8, direção hidráulica do santana e outros detalhes menores.

Agora, há pouco mais de 06 meses comprei um Falcon (R$800,00) e gastei mais uns R$ 1.200,00 com pistões, anéis e juntas. Também comprei um câmbio 4 marchas da F1000 (R$1.500), carburador 3E (500,00) e no final do ano devo fazer a adptação (r$2.000 de mão de obra e mias uns 2.000 com funilaria, torno, etc). Assim, em 0 nos terei o Jeep do meu gosto e gastando aos poucos. Quanto ao motor, escolha um falcon ou um 06 canecos Gm pois acredito é o melhor custo/benefício.

Zepi
05/06/2008, 16:43
Vixi...eu tinha um aqui , que foi retificado há pouco por 1200,00....

Abs

Milton Quindim
05/06/2008, 18:21

Nós aqui do sul temos certa facilidade para encontrar peças para os falcon...mas o pessoal de sampa para cima já complica, aliás aqui em Curitiba já tem que garimpar nas autopeças.