PDA

Ver Versão Completa : BIODIESEL - B5 e B20



Anthoniusnikos
31/05/2008, 08:38
Caminhões e ônibus VW estão prontos para rodar com B5 e B20

Os caminhões e ônibus Volkswagen já estão aptos para receber a mistura de até 5% de biodiesel (B5) ao óleo diesel convencional usado em seus motores. Com isso, a partir de junho deste ano todos os veículos sairão da fábrica de Resende/RJ com um selo indicando a mudança, que será obrigatória a partir de 2013. A Volkswagen Caminhões e Ônibus possui desde 2006 veículos prontos para receber a mistura B2 e comenta que é pioneira na pesquisa de biocombustível aplicado a veículos comerciais no Brasil.
Um dos mais importantes estudos acontece em parceria com o Grupo Bertin. Desde setembro último, a montadora realiza testes utilizando matéria-prima de origem animal (sebo bovino) para mistura de 20% (B20) de biodiesel ao óleo diesel em seis caminhões VW Constellation 19.320 pertecentes ao grupo, que atua nos segmentos de agroindústria, infra-estrutura e energia. Os veículos percorrem a rota Porto de Santos/SP - Lins/SP, o que corresponde a 1.100 quilômetros.
A região Sul Fluminense também abrigou testes de biodiesel em caminhões da marca. Em Barra Mansa, três caminhões VW Worker 26.260E da empresa de fabricação de concreto Engemix foram testados com sucesso com a mistura B5. O óleo utilizado nos caminhões era feito de mamona, uma das matérias-primas autorizadas pelo Programa Nacional de Testes de Biodiesel, coordenado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.
Abraços
Anthoniusnikos

BIOCOM
31/05/2008, 16:21
Quanta empulhação das massas, pois todos já sabem que o motor diesel roda perfeitamente bem nos países tropicais com de 30 a 50 % de OV; na 2ª guerra, quando a logística de suprimentos falhou os militares rodaram com banha de porco solubizada com querosene, aqui no centro-oeste os agricultores esmagam a soja e lançam nos tanques das colheitadeiras a diesel, e o site www.morrodacutia.org vende kits magnificos para uso de 100% de OV no motor diesel.
O governo está desesperado, pois o brasileiro não espera, ele faz acontecer. Desde as furrecas que rodavam com GLP de botijão doméstico, até as fritadeiras atuais. Dá-lhe brazucas, óleo neles.

"instituto morro da cutia de agroecologia
www.morrodacutia.org/ - Páginas Semelhantes - Anotar isso
home
Descrição Adquira já o kit de conversão Morro da Cutia e converta o seu veículo Diesel para funcionamento com óleo vegetal puro, direto do mercado ou do ...
www.morrodacutia.org/lojakit.html - 5k - Em cache - Páginas Semelhantes - Anotar isso
Mais resultados de www.morrodacutia.org »"

Anthoniusnikos
31/05/2008, 16:30
Olá colega Biocon, com está o Mar aí na Plataforma? Por aquí está bem agitado. Quem construiu na areia da praia está assustado.
Te informo que o site morrodacuia está fora do ar.Será temporariamente?
Abraços
Anthoniusnikos

BIOCOM
31/05/2008, 19:02
Olá Antônio.
verifiquei agora, e deve ser por pouco tempo.
Lembra de que falou sobre um kit nacional ?
pois é, esse do Lenhardt está muito bem tramado, vale a pena dar uma olhada
ainda mais você que está perto dele. Veja lá e nos informe, ok ?

Anthoniusnikos
31/05/2008, 19:51
Estive procurando óleo de fritura pelos restaurantes e fiquei surpreso que muita gente já está recolhendo. Na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) já tem um pessoal recolhendo lá do restaurante para queimar em motores.
Abração Evandro.

BIOCOM
31/05/2008, 21:40
Para vocês verem como é , aqui em campos a RECICAMPOS recolhe e não tem para quem oferecer para queimar no motor diesel.
mas vale a idéia do Fendel, de montar uma grande rede de pequenos supridores pelo país. Um dia chegamos lá.
minha construção está chegando ao final da 1ª etapa. se tudo correr bem devo estar de diesel ainda em junho, ai ninguem segura pois vamos fritar essa BR de cima a baixo.
UH-UUUHHH vegetal
Abração Antônio, falta pouco para o KIT BR versão final e o melhor , nas mãos do povo, a única reserva moral do Brasil.
vejam esse video de Ov sendo usado como combustivel:http://www.rts.org.br/multimidia/videos/premio-fundacao-banco-do-brasil/video-oleo-vegetal-usado-como-biocombustivel/?searchterm=oleo%20vegetal

Pequeno jr
08/06/2008, 18:04
Sei q vcs gostam, trabalham e estudam em cima do assunto, mas me desculpa ... por enquanto não volto a usar biodiesel na Ranger nem tão cedo. So tenho usado Diesel Adivitado desde a manutenção da BI da minha que ficou baratinha R$ 2400,00 aprox.

Apenas para constar, antes desta manutenção minha Ranger estava andando bem, funaçava o normal e o consumo por ai. Ao lançar o Biodiesel, passei a usar apenas ele até dezembro de 2007 qdo fiz a manutenção. Ao conversar com o bombista mudei de ideía e passei a fazer o q comentei.

OBS: Ideia simplemente minha ok!, não tenho nada contra quem usa e etc. So acho que o brasil já deveria estar usando Diesel de 1º mundo a muito tempo.

cRiPpLe_rOoStEr
02/01/2009, 21:58
eu sou contra o uso do etanol como combustível, é uma grande estupidez comparado com o óleo vegetal ou mesmo com o biodiesel... além do custo e do impacto ambiental do combustível, ainda tem que ficar trocando as velas periodicamente...

trenanc
05/10/2010, 23:38
Quanta empulhação das massas, pois todos já sabem que o motor diesel roda perfeitamente bem nos países tropicais com de 30 a 50 % de OV; na 2ª guerra, quando a logística de suprimentos falhou os militares rodaram com banha de porco solubizada com querosene, aqui no centro-oeste os agricultores esmagam a soja e lançam nos tanques das colheitadeiras a diesel, e o site www.morrodacutia.org (http://www.morrodacutia.org) vende kits magnificos para uso de 100% de OV no motor diesel.
O governo está desesperado, pois o brasileiro não espera, ele faz acontecer. Desde as furrecas que rodavam com GLP de botijão doméstico, até as fritadeiras atuais. Dá-lhe brazucas, óleo neles.

"instituto morro da cutia de agroecologia
www.morrodacutia.org/ (http://www.morrodacutia.org/) - Páginas Semelhantes - Anotar isso
home
Descrição Adquira já o kit de conversão Morro da Cutia e converta o seu veículo Diesel para funcionamento com óleo vegetal puro, direto do mercado ou do ...
www.morrodacutia.org/lojakit.html (http://www.morrodacutia.org/lojakit.html) - 5k - Em cache - Páginas Semelhantes - Anotar isso
Mais resultados de www.morrodacutia.org (http://www.morrodacutia.org) »"

Pessoal, uma boa noite em primeiro lugar.

Gostaria de saber de vocês, mais entendidos no assunto, se existe no mercado hoje algum Kit que seja vendido pela indústria que possibilite a conversão de um motor Diesel para algum nível de mistura de Biodiesel que possa ser aplicado a frota de caminhões?

Para que entendam minha posição, sou Thiago Renan da Costa, trabalho em uma empresa de Logística. Nossa busca é por um diferencial competitivo, seria de grande aceitação por parte da minha empresa um kit que nos possibilita-se converter nossos caminhões movidos a Diesel para Biodiesel.

Se os amigos tiverem mais informações sobre o assunto por favor, entrem em contato, meu e-mail particular é thiago@cntransportes.com.br. Aguardo. Desde já muito obrigado.

Atenciosamente, Thiago Renan da Costa.

Nava
06/10/2010, 16:30
O unico kit homologado para frotista é o kit Diesel-GNV da Bosch. Esse eu acompranhei e sei que funciona. Acompanhei diversos estudos de biodisel (estou falando bio-diesel e não oleo vegetal!) na bosch e a engenahria era categórica. Biodiesel, no processo atual de fabricação, é como fumar cigarro. Uma hora dá pau geral!

Talvez no futuro isso venha a ser viável com novas tecnologias de fabricação de bio-diesel.

Agora, me desculpe o amigo inventor ai, mas colocar oleo vegetal sem craqueamento eficaz no tanque é morte da BI e bicos em pouco tempo.

Lembrem-se que não existem milagres pq se fosse assim todo mundo estaria abastecendo com oleo de soja e que nem é tão barato assim.

Existem outras empresas estudando tb, como a Delphi, FTP, Siemens, Denso, etc.

Carlão Rover
11/10/2010, 00:29
O bio diesel e o óleo vegetal são ótimos, e até melhores para o motor do que o "petrodiesel" ou diesel que conhecemos.

A única diferença é que para misturas acima de 50%(em média dependendo da temperatura do país) é necesário um Kit para pré-aquecimento do óleo ou biodiesel para partidas a frio. Nada mais que isso.

O grande problema do uso do bio diesel ou do óleo vegetal é a durabilidade, armazenamento, transporte e cuidados.

Por ser composto de óleo orgânico(vegetal) e isso aumenta até chegar nos 100% para puro biodiesel, temos vários problemas.

Imaginem quanto dura uma margarina fora da geladeira? Ela vai contaminar com bactérias, fungos, etc. O mesmo ocorre com o biodiesel. Com isso os produtos gerados por estas bactérias e fungos teremos problemas de borras, entupimentos, etc.

O problema do biodiesel não é o biodiesel. São os cuidados a mais que este tipo de combustível requer e que exigiria do governo e das distribuidoras (além dos postos) um enorme investimento, até com antibióticos e antifungícos; além é claro de ser intolerável tanques de armazenamento que contaminam o solo e o próprio combustível com terra além de água.

Abraço.

Nava
11/10/2010, 21:59
Biodiesel é oleo diesel + uma % de oleo vegetal transesterificado.
Assim B2 é 98% diesel. B100 seria 100% oleo vegetal transesterificado.

É completamente diferente de oleo vegetal puro.

Se vc colocar oleo vegetal puro sem tratamento de transesterificação (quebra das moleculas) isso vira sabao dentro da injeção, fora o acumulo geral de borras e excesso de carvão em camaras de combustão, bicos e valvulas.

Carlão Rover
21/10/2010, 21:08
Meu caro, é claro que estamos tratando de óleo vegetal combustível (residual).Só ler o título do tópico.

Você pode usar um óleo vegetal puro "fritado"(sua quebra das moléculas), livre de impurezas que vai dar no mesmo.

O óleo vegetal puro é de difícil combustão(incompleta) nos motores, deixando resíduos de carbono.

Em nenhum momento está escrito óleo vegetal puro.

Troller-a-vista
24/10/2010, 17:20
calma pessoal,muita calma nessa hora.

primeiro vamos nos ater aos conceitos máximos da coisa.

Todo carro movido por ciclo DIESEL, tem por conceito primario a explosao do combustivel por compressao e nao por fagulha (ciclo otto).

O Diesel originário, era o que hoje chamamos de biodiesel, ou seja, proveniente de uma materia prima vegetal/animal, foi criado por um alemao que o sobrenome era DIESEL. Com o avanco da industria do petroleo, o PETRO-DIESEL, virou referencia no mercado e por isso foi conveniado a chama-lo apenas de DIESEL.

Entao disso, sabemos que: carros de ciclo diesel, tem na sua base primaria a explosao de biodiesel.

Ja foi explicado a grosso modo ai no topico a diferenca entre oleo vegetal e biodiesel e suas decorrencias, seria chover no molhado.

O que nao foi explicado é pq entao um bando de lunático, burros e sem nenhum conhecimento economico, prefere craquear o OV para transforma-lo em biodiesel.

Os motores sao feitos para circularem sem fronteira, ou seja, vc pode sair de Oiticica e ir até Honolulu, se quiser e tiver dinheiro para isso. Só que para que todos esses lugares poderem abastecer o carro, onibus, caminhao, aviao, navio, trem, bicicleta, oq ue quiser, tem que haver uma padronização nos combustiveis.

Isso é o que confere o diesel o poder de ser chamado de diesel, ou seja, um padrao básico que mesmo em remotos lugares, pode-se obter o liquido, abastecer e sair rodando, tendo como premissa, lubricidade, alcalinidade, potencia, poluentes, densidade etc.

O que é bem diferente de se extrair OV de soja, de canola, de pinhao manso, de macauba, da cana, da gordura animal, enfim, cada um desses itens tem caracteristicas quimicas e fisicas diferentes. QUE obrigatoriamente, precisam se adequar num patamar básico para poderem funcionar a contento.

Por isso a necessidade de produzir o biodiesel.

Isso nao quer dizer que tb, todo oleo vegetal ira produzir biodiesel ou pior, que todo biodiesel sera bom.

Esse é o grande problema nacional, foi-se colocado um programa nacional de producao de biodiesel pelo governo do Lula com base ao oleo da mamona. Um ótimo oleo, muito bom mesmo. Para muitos usos. Mas nao pro biodiesel. Quando transesterificado, o oleo de mamona se torna muito "ralo" e portanto, precisa de receber um blend (mistura) para chegar ao nivel de biodiesel usável.

Assim é feito com diversos outros óleos.

Ainda no BR se fala apenas em PRODUCAO e nao em QUALIDADE, o que é um verdadeiro suicidio para o programa nacional do biodiesel, isso desmoraliza nosso produto, nosso comercio, pesquisa e desenvolvimento no assunto perante o mundo. Mas ... Bem... Nossa democracia é um pouco perturbada e aqui o governo faz o que quer pelo seu proprio bem, entao...

O uso do OV, puro ou nao, usado ou nao, para biodiesel deve ser amplamente abolida, sua capacidade energetica é ruim, nao se sabe qual seu grau de poluicao e ainda tende a destruir todo o motor e seus agregados.

Acho válido sim realizarem pesquisas, inclusive com o OV, é importante, mas temos que saber que nao é pq o motor funciona que é o melhor pro mesmo.

Ate pq, ao se comprimir em determinada pressao, quase tudo queima ou explode. Entao nao é por isso que eu vou por areia dentro do motor e esperar que vou revolucionar o mercado automotivo pq areia vai explodir, gerar calor e custa baratinho.

Lembrando que, ate do ponto de vista economico é muito melhor queimar biodiesel do que OV. Vejamos pq:

de 1 litro de OV tiramos: 1 litro de biodiesel e umas 300 gramas (preciso rever o valor correto mas acho que é isso mesmo) de glicerina - base de oleo de soja .

Entao temos:

duas fontes de renda a mais dum mesmo produto. sendo a glicerina com um alto valor economico agregado.

O OV puro, bruto ou clareado, tem mais valor em outras aplicacoes.

Como eu disse, é importante estudar outras opcoes, alternativas, por exemplo, do estudo do OV, vimos que a transesterificacao já é um processo caro, ultrapassado e que consome energia e tem um custo maior que outras tecnicas. Acredito que para os proximos 5 anos, teremos uma revolucao completa em como obter o biodiesel, sem precisar gastar tanta energia.

Nava
25/10/2010, 00:01
Só mais um ponto, o OV "fritado' nem de longe é o transesterificado...

A unica coisa que tem de ficar claro para que os leigos nao vejam programas na tv dizendo q o carro anda com oleo de frigideira e fique animado em por no seu tanque...mas cada um sabe o q faz. Tentei ajudar.

Troller-a-vista
31/10/2010, 21:46
corretissimo, ov fritado é oleo saturado ! impuro, sujo, rançoso, sem qualidade nem pra voltar pra panela.

BIOCOM
24/05/2011, 10:03
I oficina biocom de conversão de motor diesel para oleo vegetal em agosto / mg totalmente gratis, preconversao da l-200 em junho para os interessados. Inscrições pelo email evandro.petrobras@gmail.com

PAULO CARECA
14/09/2011, 13:01
Morre Cientista Brasileiro Inventor Do Biodiesel

[/URL] (http://www.cabuloso.xpg.com.br/portal/news/view/morre-cientista-brasileiro-inventor-do-biodiesel-ce-brasil#) (http://www.cabuloso.xpg.com.br/portal/news/view/morre-cientista-brasileiro-inventor-do-biodiesel-ce-brasil#) (http://www.addthis.com/bookmark.php?v=250&winname=addthis&pub=cabuloso&source=tbx32-250&lng=pt-br&s=google&url=http%3A%2F%2Fwww.cabuloso.xpg.com.br%2Fportal% 2Fnews%2Fview%2Fmorre-cientista-brasileiro-inventor-do-biodiesel-ce-brasil&title=Morre%20Cientista%20Brasileiro%20Inventor%20 Do%20Biodiesel-ce-brasil&ate=AT-cabuloso/-/-/4e70c396a3757f73/2&frommenu=1&uid=4e70c3968bf26ac2&ct=1&pre=http%3A%2F%2Fbr.mc1124.mail.yahoo.com%2Fmc%2Fw elcome%3F.gx%3D1%26.tm%3D1316012934%26.rand%3D76dn gf49c98dm&tt=0)[URL="http://www.cabuloso.xpg.com.br/portal/news/view/morre-cientista-brasileiro-inventor-do-biodiesel-ce-brasil#"]

Morreu nesta terça-feira o engenheiro químico Expedito José de Sá Parente, inventor do biodiesel. O corpo será cremado amanhã, no cemitério Jardim Metropolitano, em Fortaleza.

Parente foi responsável pela primeira patente mundial da produção de biodiesel por meio da transesterificação, a partir de plantas oleaginosas. A tecnologia, pesquisada pelo cearense de modo pioneiro no final da década de 70 e patenteada nos anos 1980, tardou a ser reconhecida no Brasil.

No cenário internacional, a invenção rendeu a seu idealizador o reconhecimento da Organização das Nações Unidas (ONU), do Governo norte-americano, de empresas como a Boeing e agências como a Nasa, a agência espacial norte-americana.

O pesquisador graduou-se na Escola Nacional de Química, hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no ano de 1965, obtendo o mestrado em Ciências da Engenharia Química no ano seguinte, também na UFRJ. Concluiu cursos de especialização em Tecnologia de Óleos Vegetais e em Engenharia de Óleos Vegetais, no Instituto de Óleos do Ministério da Agricultura, e em Tecnologia de Couros, na École Française de Tannerie, em Lyon, na França.

Em 1967, Expedito Parente tornou-se professor da Universidade Federal do Ceará (UFC). Depois de sete anos aposentado da UFC, Expedito Parente criou a empresa Tecbio e passou a lucrar financeiramente com sua invenção. Entre seus clientes está a Boeing, a maior fabricante de aviões comerciais do mundo, para a qual a Tecbio desenvolve o bioquerosene, exatamente como Parente tentou fazer para a Força Aérea Brasileira há 30 anos.

Parente estava em plena atividade e desenvolvia atualmente projeto para transformar material recolhido pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará em energia. Ele era natural de Fortaleza, onde nasceu dia 20 de outubro de 1940. Dos dois matrimônios, deixa quatro filhos.