PDA

Ver Versão Completa : Niva s/ Freio!!!!



BIMBA
24/07/2004, 23:59
Fala aê Pessoal!!!!

Estou tendo um problema c/ o meu nivão..
Esta semana do nada eu perdi o meu freio..
Troquei as mangueiras novas do reservatório p/
o burrinho fiz a sangria em todas as rodas e
aparentemente o freio ficou legal só q hj no meio do
caminho o freio foi p/ o espaço de novo!!!!
O pedal vai até o fundo e o freio não agarra nada.
Cheguei a ir numa oficina e o mecânico me disse que
o burrinho central está ruin e q o fluido de freio está
vazando p/ dentro do hidro vacuo....

Alguém já passou por isso?

Agradedço antecpadamente a ajuda..

Sai da frente que não tem como parar!!!!!!

Eduardo Velo
25/07/2004, 10:58
Parece ser isso mesmo que o meca te falou ...
Leva numa casa de freios , isso é trampo rápido , troca o burrinho e limpa a cuica ...

() ...

Niveiro X
25/07/2004, 14:05
o freio do niva não freia, pelo menos o meu nos 4 anos que o tenho sempre foi desse jeito.


O seu não freia como? Demora pra parar quando tá a uns 60km/h ou realmente não freia?

tform
26/07/2004, 17:44
O freio do niva é ruim mesmo, e depois que molha pior ainda, uma solução seria colocar freio a disco na trazeira tb, estou fazendo isso no meu.. valeu

Niveiro X
26/07/2004, 21:36
O freio do niva é ruim mesmo, e depois que molha pior ainda, uma solução seria colocar freio a disco na trazeira tb, estou fazendo isso no meu.. valeu


ou a solução mais barata, dar uma mãozinha na hora de frear com o cambio, se é que me entende 8) ejeheh

BIMBA
29/07/2004, 11:00
Kra, não está freiando nda mesmo!!!
Mas, será q numa casa de freio eu acho com
facilidade o burrinho de Niva??
Pelo menos na q eu levei quando dedu o problema o kra
não sabia onde encontrar essa peça...
Derrepente em Sampa isso seja + fácil.
Alguém do Rio tem uma dica?
Estava penssando em ir na Araucária...

Agradeço pela a colaboração dos amigos!!!

tform
29/07/2004, 20:20
Cara, os burrinhos de freio vc coloca da fiorino, e o cinlindro central é a do fiat 147...

Leo
31/07/2004, 21:51
Hoje mesmo troquei os burrinhos são do fiat 147 rosca de 3/4" (grossa), pois os outros da linha fiat são idênticos embora a rosca seja fina. Mas continua freiando muito mal não dá aquela brecada forte de cantar pneu, é assim mesmo é? E quanto a estes freios a disco na traseira como se faz?

quimico2
20/11/2004, 19:36
ô gurizada ...

O meu niva estava com o mesmo problema, ou seja nada de freio.

Troquei o cilindro mestre pelo do Palio ... houve uma melhora de 50 % na frenagem. A adaptação é quase plug and play, so precisa aumentar o eixo do pedal em uns 20 mm.

Agora vou colocar o servofreio do Palio, mas só no 13o ,,,,rsrsrs

Atras estou usando as lonas de freio "genéricas", daquelas vendidas por metro ,,, è só levar as sapatas em alguma casa de freio ( Em Porto Alegre vá na Freios Presidente - Avenida Ceará ) que eles collocam esta lona generica colada ,,,, unica coisa que demora, pois a lona tem que ficar numa estufa por 4 horas para a cola dar cura.

Mas garanto que fica melhor que usar rebite e estragar a sapata.

Gerson Jacareí
21/11/2004, 09:50
Eu tambem tinha este problema de falta de freio e fiz uma adaptação do sistema de freio do kadett (burrinho mestre e hidro vacuo ) ficou show de bola .

PRSPCWB
26/11/2004, 09:15
Tenho um Niva 91, e o infeliz não freia mas nem com reza... O pedal hora afunda e não acho nada, hora tá lá em cima e duro feito coco!
O pior já fiquei na mão 3 vezes! O freio da roda dianteira direita do nada, trava e a carro não sai do lugar, até que seja feita a sangria do burrinho, afastar as pastilhas...
Alguém sabe o que devo fazer?

Eduardo Velo
26/11/2004, 11:05
Isso é sujeira na pinça ou no óleo ...
Tira a pinça e observe se a as 2 estão indo e voltando , caso tenha problema , vc pode abrir e limpar ou levar pra alguma oficina especializada em freios , eles trocam os internos e limpam , esse trampo não é tão caro ...
A troca de óleo completo de freio deve ser anual pegando muita estrada de terra ...

[]s e bom trampo ...

Robão
10/05/2011, 07:57
Bom dia galera. Acho que sou o mais novo niveiro do Brasil!
Comprei um a 2 dias e gostaria de saber qual o fluido de freio que uso nele. è igual a qualquer veículo?
Alguem me responde. Obrigado Abraços.

Dantas Guedes
30/05/2011, 11:02
Pessoal, apareceu o problema com meu niva e detectei fluído dentro do servofreio, portanto terei que ou recondicionar ou trocar o servofreio, trocar o cilindro mestre por outro. Ou adaptar essas peças do pálio ou kadete, como o pessoal informa que esse ou aquele dá certo, mas não informa número de peça ou ano do carro que o usa, terei que procurar. Por esses dias, postarei aqui o resultado.

simtesch
31/05/2011, 09:01
Olá amigo Niveiro,
Se tem fluído dentro do servo é sua bomba de freio que está com problemas, compra um bomba nova ou tenta a do Uno com adaptações nas tubulações,etc.

Boa sorte e freios para seu Niva
Abs
Roland

Dantas Guedes
31/05/2011, 19:57
Olá amigo Niveiro,
Se tem fluído dentro do servo é sua bomba de freio que está com problemas, compra um bomba nova ou tenta a do Uno com adaptações nas tubulações,etc.

Boa sorte e freios para seu Niva
Abs
Roland

Realmente, é o Servofreio sim,em decorrencia do cilindro mestre estar com defeito.

Dantas Guedes
31/05/2011, 20:21
Conforme prometido, segue os procedimentos:

O Servofreio foi recondicionado. Se precisarem do nome da empresa me passem MP, mas é em Sorocaba, acredito que em sua cidade deve existir empresas que o façam. Detalhe, foi trocado o fundo da cuica para a do fiat 147, isso mantem o garfo que encaixa no pedal original. custo do serviço R$ 110,00. (Foto 1)

Cilindro mestre da BOSCH
0 204 032 404 -8H8
2299165
CM 9165 CJ CILINDRO MESTRE
FIORINO 1.5, FURGÃO 1.5,1.5L, PICK-UP 1,5, 1,5LX 1.6,L.6L DE 01-84/04-91

Este cilindro possui 3 entradas para os canos, somente com outra configuração. R$ 75,00 (Foto 2)

Foi necessário comprar uma conexão freio H marca SBU Cód 500446 R$ 5,50 e um cano de freio FIAT marca RIGITEC Cód 81 003 R$ 7,50.
(Foto 3)

Após montagem, o sistema ficou como o original, permitindo a permanência do estepe no cofre.(Foto 4)

Dantas Guedes
31/05/2011, 20:23
Bom dia galera. Acho que sou o mais novo niveiro do Brasil!
Comprei um a 2 dias e gostaria de saber qual o fluido de freio que uso nele. è igual a qualquer veículo?
Alguem me responde. Obrigado Abraços.

Sim igual ao de qq veículo.

shuther4x4
31/05/2011, 20:40
Parabéns Dantas.
É assim que esse forum precisa ser.
Sem achismo, sem advinhação.
Mas sim com informação técnica de qualidade. Sou adepto do seguinte pensamento: se não sabe (ou não quer) ajudar não atrapalhe.
Belo serviço.
Att
Fábio

wltreis
09/06/2011, 13:17
Hoje mesmo troquei os burrinhos são do fiat 147 rosca de 3/4" (grossa), pois os outros da linha fiat são idênticos embora a rosca seja fina. Mas continua freiando muito mal não dá aquela brecada forte de cantar pneu, é assim mesmo é? E quanto a estes freios a disco na traseira como se faz?

Camarada Leo olha a receita do bolo no site do XNIVA ! ta muito bem detalhado !

wltreis
09/06/2011, 13:20
Tenho um Niva 91, e o infeliz não freia mas nem com reza... O pedal hora afunda e não acho nada, hora tá lá em cima e duro feito coco!
O pior já fiquei na mão 3 vezes! O freio da roda dianteira direita do nada, trava e a carro não sai do lugar, até que seja feita a sangria do burrinho, afastar as pastilhas...
Alguém sabe o que devo fazer?

Camarada , faz uma revisão simples , troca todo o óleo de freio , confira se há vazamentos e se possível desmonte e monte novamente o cilindro mestre , pode ser acumulo de impurezas do óleo ja velho !

wltreis
09/06/2011, 13:24
Pessoal, apareceu o problema com meu niva e detectei fluído dentro do servofreio, portanto terei que ou recondicionar ou trocar o servofreio, trocar o cilindro mestre por outro. Ou adaptar essas peças do pálio ou kadete, como o pessoal informa que esse ou aquele dá certo, mas não informa número de peça ou ano do carro que o usa, terei que procurar. Por esses dias, postarei aqui o resultado.

Dantas se for possivel leve o cilindro mestre e o servo freio a algumas lojas de peças , se o vendedor tiver boa vontade ele olha e te indica algum mais parecido !

wltreis
09/06/2011, 13:30
Parabéns Dantas.
É assim que esse forum precisa ser.
Sem achismo, sem advinhação.
Mas sim com informação técnica de qualidade. Sou adepto do seguinte pensamento: se não sabe (ou não quer) ajudar não atrapalhe.
Belo serviço.
Att
Fábio

É isso ai Fabio , o Dantas mandou bem , mas mesmo se as idéias ou sugestões não forem tão bem explicadas assim , acho que valem apena , afinal ja podem nortear para alguma solução !