Conectar

Ver Versão Completa : ronco aos 80km/h

NARCELO TRINDADE
30/05/2008, 00:56
Olá, tenho uma pajero io 2000 mecânica e notei um ronco ao trafegar aos 80km/h (aproximadamente) na estrada...alguem pode me dar uma opinião sobre o que pode estar havendo? se é normal... obs.:quando piso na embreagem ou tiro o carro de marcha o barulho pára...
abraço a todos.

NARCELO TRINDADE
30/05/2008, 00:58
aguardo respostas...abraço

n0gs
30/05/2008, 09:27
hummm.... quando vc pisa na embreagem ou coloca o cambio em neutro o barulho para... não é motor... nem rolamento...

na minha opinião podem ser tres coisas: cambio/caixa de transferencia, diferencial, cardâ...

já fez troca de óleo do seu câmbio ou diferencial?

NARCELO TRINDADE
30/05/2008, 11:07
hummm.... quando vc pisa na embreagem ou coloca o cambio em neutro o barulho para... não é motor... nem rolamento...

na minha opinião podem ser tres coisas: cambio/caixa de transferencia, diferencial, cardâ...

já fez troca de óleo do seu câmbio ou diferencial?
Na verdade não troquei, mas ontem verifiquei o nível dos dirferenciais e cx marcha...estava OK...o óleo esta aparentemente bom (clarinho)...o mecânico me falou que o diferencial, mesmo com o carro desengatado, continua a girar...por isso se o ruido viesse de lá não pararia em ponto morto...
pergunta:
é normal a caixa de câmbio roncar somente em determinada velocidade?
(desculpe minha ignorância...) como funciona o cardâ?

abr.

n0gs
30/05/2008, 12:04
Na verdade não troquei, mas ontem verifiquei o nível dos dirferenciais e cx marcha...estava OK...o óleo esta aparentemente bom (clarinho)...o mecânico me falou que o diferencial, mesmo com o carro desengatado, continua a girar...por isso se o ruido viesse de lá não pararia em ponto morto...
pergunta:
é normal a caixa de câmbio roncar somente em determinada velocidade?
(desculpe minha ignorância...) como funciona o cardâ?

abr.

esse seu mecânico falou besteira a respeito do diferencial, ele falou uma verdade, com o cambio em neutro e o carro andando, o diferencial continua girando... porém ele gira de uma forma diferente de quando está sendo "tracionado", só abrindo um diferencial e olhando pra entender o que estou querendo dizer, dá uma pesquisada no google sobre os diferenciais... quando vc solta a embreagem o conjunto de engrenagens gira por completo dentro do seu diferencial e não somente a parde de fora, acho que se chama satélites....

os cardâs no caso dos 4x4 são barras de aço que levam a força da caixa de transferência para os diferenciais dianteiro e traseiro, no seu caso, se tivesse algum problema seria no cardâ traseiro, pode ter alguma folga na cruzeta ou em algum ponto de conexão...

vc já testou na 4º e na 5º marcha pra ver se o barulho para?

pra mim continua sendo uma dessas tres coisas que eu citei acima...

pplcunha
31/05/2008, 07:38
Olá, tenho uma pajero io 2000 mecânica e notei um ronco ao trafegar aos 80km/h (aproximadamente) na estrada...alguem pode me dar uma opinião sobre o que pode estar havendo? se é normal... obs.:quando piso na embreagem ou tiro o carro de marcha o barulho pára...
abraço a todos.

Narcelo,

Pede para dar uma olhada nas cruzetas (cardâ). Se estiverem secas, ou gastas pode ocorrer um pequeno ronco e vibração em determinadas velocidades.

[]s
:roll:

NARCELO TRINDADE
31/05/2008, 08:42
Ok...vou pedir para verificar as cruzetas.
com relação as marchas, é na 4° e 5° marchas que verifico o ronco. quando o carro passa aos 90km/h o barulho passa a ser menor.
notei uma ou duas vezes o carro dar om pequeno tranco (parecia vir do diferencial trazeiro), mas não mais ocorreu...

Fábiodito
31/05/2008, 09:03
Olá pessoal, tenho uma L200 que também está fazendo barulho quando está em torno de 80Km/h, mas não é ronco, é como se tivesse algo solto ´por baixo, o barulho não é constante e não tem interferencia com motor.
abçs

Letto
03/06/2008, 08:09
Se o barulho não for relacionado à caixa, cardã ou diferencial, também podem causar este ruído os rolamentos das rodas ou ainda um pneu "escamado", isto é, com desgaste irregular.

djalmab
03/06/2008, 19:26
tinha um pneu escamado que fazia esse barulho tb a 80KM.. Se for isso pode tb olhar que o seu amortecedor que deve estar fraco / estragado...

AdrianoJPX
03/06/2008, 21:28
Tenho uma GLS-B 97 DIESEL que também ronca em determinada velocidade, mas isso começou a acontecer após a troca do flexível da direção hidráulica por um flexível tabajara. Numa casa que conserta direção me informaram que se o flexível não for original ele faz esse barulho. Parece que está raspando alguma coisa. Não é pneu, não é alinhamento, não é diferencial e nem câmbio e não é falta de óleo hidráulico. Quando tiver tempo vou levar na mitsuroubo para verificar.

SAPO-BOMBA
04/06/2008, 04:23
Rapaz, acredite se quiser, eu tive esses problemas de vibração em determinada velocidade ( principalmente na 4ª marcha ) e acabei por descobrir que minhas bases do motor tavam um caco!

Mandei trocar as bases do motor, retentores da caixa de redução, luva e rolamentos do cardã! Fim dos problemas!

NARCELO TRINDADE
05/06/2008, 18:48
Olá Sapo..
onde vc faz manutenção aqui em Fortaleza?

NARCELO TRINDADE
20/06/2008, 13:33
abraço a todos.
Olá...

Em uma viagem rápida este fim de semana, observei que o ronco é maior quando alivio o pé do aceleredor (aos 80 a 90km/h), e o barulho é semelhante ao apresentado normalmente quando trafego em marcha à ré ou dou uma reduzida de marcha.

Obs.:os pneus e amortecedores estão ok, assim como os óleos da cx marcha e diferenciais.

abraço a todos.

n0gs
20/06/2008, 14:59
Olá...

Em uma viagem rápida este fim de semana, observei que o ronco é maior quando alivio o pé do aceleredor (aos 80 a 90km/h), e o barulho é semelhante ao apresentado normalmente quando trafego em marcha à ré ou dou uma reduzida de marcha.

Obs.:os pneus e amortecedores estão ok, assim como os óleos da cx marcha e diferenciais.

abraço a todos.

este ronco aparece sempre nas mesmas RPM?! pode ser mesmo os coxins do seu motor...

DieselPower
22/06/2008, 20:19
Amigo, não quero lhe assustar, mas tive uma L-200 GLS 2002, que começou a fazer um ronco em 3 marcha. Mas como era só o ronco, fui deixando, deixando e quando abri a caixa, tinha estourado a "gaiola" de um rolamento, e jogou pedaços de aço nas engrenagens. Quando abri a caixa, tinha limalha de aço por tudo. O resultado eu não gosto nem de lembrar, que prejuízo...
Esse tranco que você falou que sentiu, é bem característico de folga nas cruzetas do cardã, mas não costuma roncar.
Eu levaria em um mecânico de confiança (e principalmente que saiba o que faz) e leve-o dar uma volta, para que (tomara) seja excluído um problema dentro da caixa. Pois se o ronco vier de lá (caixa), quanto mais tempo você rodar assim, maoir será o seu prejuízo.
Abraço.

jfarias
22/07/2008, 11:16
Narcelo

Tenho uma pajero io ano 2001 e estou com o mesmo barulho, ainda não fui ver o que era mas pelo que noto é no diferencial traseiro, da mesma forma o ronco surge entre os 80 e 90 km/h, se andar a mais de 100km/h o barulho para. Assim que souber o problema, posto aqui no forum. Se tiveres mais alguma novidade posta aqui também. Vamos nos falando

Abraço

Jefferson

NARCELO TRINDADE
26/07/2008, 22:38
Narcelo

Tenho uma pajero io ano 2001 e estou com o mesmo barulho, ainda não fui ver o que era mas pelo que noto é no diferencial traseiro, da mesma forma o ronco surge entre os 80 e 90 km/h, se andar a mais de 100km/h o barulho para. Assim que souber o problema, posto aqui no forum. Se tiveres mais alguma novidade posta aqui também. Vamos nos falando

Abraço

Jefferson
oi, Jefferson, tb ainda não verifiquei o q há,mas tambem tenho a impressão de vir do diferencial trazeiro...estou aguardando uma oportunidade ($) para verificar mais a fundo o problema, espero q não seja algo grave.
abraço

jfarias
09/10/2008, 22:06
Desculpe pela demora na resposta, mas o problema da minha era pneu escamado, substitui os mesmos e o barulho parou de vez. Agora apareceu um barulho muito estranho que vou postar em um novo tópico, mas parece uma barulho de metal (rolamento solto) quando acelero o carro em 4x2, quando ligo a 4x4 full o barulho para totalmente.