Ver Versão Completa : ronco aos 80km/h
NARCELO TRINDADE
30/05/2008, 00:56
Olá, tenho uma pajero io 2000 mecânica e notei um ronco ao trafegar aos 80km/h (aproximadamente) na estrada...alguem pode me dar uma opinião sobre o que pode estar havendo? se é normal... obs.:quando piso na embreagem ou tiro o carro de marcha o barulho pára...
abraço a todos.
NARCELO TRINDADE
30/05/2008, 00:58
aguardo respostas...abraço
hummm.... quando vc pisa na embreagem ou coloca o cambio em neutro o barulho para... não é motor... nem rolamento...
na minha opinião podem ser tres coisas: cambio/caixa de transferencia, diferencial, cardâ...
já fez troca de óleo do seu câmbio ou diferencial?
NARCELO TRINDADE
30/05/2008, 11:07
hummm.... quando vc pisa na embreagem ou coloca o cambio em neutro o barulho para... não é motor... nem rolamento...
na minha opinião podem ser tres coisas: cambio/caixa de transferencia, diferencial, cardâ...
já fez troca de óleo do seu câmbio ou diferencial?
Na verdade não troquei, mas ontem verifiquei o nível dos dirferenciais e cx marcha...estava OK...o óleo esta aparentemente bom (clarinho)...o mecânico me falou que o diferencial, mesmo com o carro desengatado, continua a girar...por isso se o ruido viesse de lá não pararia em ponto morto...
pergunta:
é normal a caixa de câmbio roncar somente em determinada velocidade?
(desculpe minha ignorância...) como funciona o cardâ?
abr.
Na verdade não troquei, mas ontem verifiquei o nível dos dirferenciais e cx marcha...estava OK...o óleo esta aparentemente bom (clarinho)...o mecânico me falou que o diferencial, mesmo com o carro desengatado, continua a girar...por isso se o ruido viesse de lá não pararia em ponto morto...
pergunta:
é normal a caixa de câmbio roncar somente em determinada velocidade?
(desculpe minha ignorância...) como funciona o cardâ?
abr.
esse seu mecânico falou besteira a respeito do diferencial, ele falou uma verdade, com o cambio em neutro e o carro andando, o diferencial continua girando... porém ele gira de uma forma diferente de quando está sendo "tracionado", só abrindo um diferencial e olhando pra entender o que estou querendo dizer, dá uma pesquisada no google sobre os diferenciais... quando vc solta a embreagem o conjunto de engrenagens gira por completo dentro do seu diferencial e não somente a parde de fora, acho que se chama satélites....
os cardâs no caso dos 4x4 são barras de aço que levam a força da caixa de transferência para os diferenciais dianteiro e traseiro, no seu caso, se tivesse algum problema seria no cardâ traseiro, pode ter alguma folga na cruzeta ou em algum ponto de conexão...
vc já testou na 4º e na 5º marcha pra ver se o barulho para?
pra mim continua sendo uma dessas tres coisas que eu citei acima...
pplcunha
31/05/2008, 07:38
Olá, tenho uma pajero io 2000 mecânica e notei um ronco ao trafegar aos 80km/h (aproximadamente) na estrada...alguem pode me dar uma opinião sobre o que pode estar havendo? se é normal... obs.:quando piso na embreagem ou tiro o carro de marcha o barulho pára...
abraço a todos.
Narcelo,
Pede para dar uma olhada nas cruzetas (cardâ). Se estiverem secas, ou gastas pode ocorrer um pequeno ronco e vibração em determinadas velocidades.
[]s
:roll:
NARCELO TRINDADE
31/05/2008, 08:42
Ok...vou pedir para verificar as cruzetas.
com relação as marchas, é na 4° e 5° marchas que verifico o ronco. quando o carro passa aos 90km/h o barulho passa a ser menor.
notei uma ou duas vezes o carro dar om pequeno tranco (parecia vir do diferencial trazeiro), mas não mais ocorreu...
Fábiodito
31/05/2008, 09:03
Olá pessoal, tenho uma L200 que também está fazendo barulho quando está em torno de 80Km/h, mas não é ronco, é como se tivesse algo solto ´por baixo, o barulho não é constante e não tem interferencia com motor.
abçs
Se o barulho não for relacionado à caixa, cardã ou diferencial, também podem causar este ruído os rolamentos das rodas ou ainda um pneu "escamado", isto é, com desgaste irregular.
tinha um pneu escamado que fazia esse barulho tb a 80KM.. Se for isso pode tb olhar que o seu amortecedor que deve estar fraco / estragado...
AdrianoJPX
03/06/2008, 21:28
Tenho uma GLS-B 97 DIESEL que também ronca em determinada velocidade, mas isso começou a acontecer após a troca do flexível da direção hidráulica por um flexível tabajara. Numa casa que conserta direção me informaram que se o flexível não for original ele faz esse barulho. Parece que está raspando alguma coisa. Não é pneu, não é alinhamento, não é diferencial e nem câmbio e não é falta de óleo hidráulico. Quando tiver tempo vou levar na mitsuroubo para verificar.
SAPO-BOMBA
04/06/2008, 04:23
Rapaz, acredite se quiser, eu tive esses problemas de vibração em determinada velocidade ( principalmente na 4ª marcha ) e acabei por descobrir que minhas bases do motor tavam um caco!
Mandei trocar as bases do motor, retentores da caixa de redução, luva e rolamentos do cardã! Fim dos problemas!
NARCELO TRINDADE
05/06/2008, 18:48
Olá Sapo..
onde vc faz manutenção aqui em Fortaleza?
NARCELO TRINDADE
20/06/2008, 13:33
abraço a todos.
Olá...
Em uma viagem rápida este fim de semana, observei que o ronco é maior quando alivio o pé do aceleredor (aos 80 a 90km/h), e o barulho é semelhante ao apresentado normalmente quando trafego em marcha à ré ou dou uma reduzida de marcha.
Obs.:os pneus e amortecedores estão ok, assim como os óleos da cx marcha e diferenciais.
abraço a todos.
Olá...
Em uma viagem rápida este fim de semana, observei que o ronco é maior quando alivio o pé do aceleredor (aos 80 a 90km/h), e o barulho é semelhante ao apresentado normalmente quando trafego em marcha à ré ou dou uma reduzida de marcha.
Obs.:os pneus e amortecedores estão ok, assim como os óleos da cx marcha e diferenciais.
abraço a todos.
este ronco aparece sempre nas mesmas RPM?! pode ser mesmo os coxins do seu motor...
DieselPower
22/06/2008, 20:19
Amigo, não quero lhe assustar, mas tive uma L-200 GLS 2002, que começou a fazer um ronco em 3 marcha. Mas como era só o ronco, fui deixando, deixando e quando abri a caixa, tinha estourado a "gaiola" de um rolamento, e jogou pedaços de aço nas engrenagens. Quando abri a caixa, tinha limalha de aço por tudo. O resultado eu não gosto nem de lembrar, que prejuízo...
Esse tranco que você falou que sentiu, é bem característico de folga nas cruzetas do cardã, mas não costuma roncar.
Eu levaria em um mecânico de confiança (e principalmente que saiba o que faz) e leve-o dar uma volta, para que (tomara) seja excluído um problema dentro da caixa. Pois se o ronco vier de lá (caixa), quanto mais tempo você rodar assim, maoir será o seu prejuízo.
Abraço.
Narcelo
Tenho uma pajero io ano 2001 e estou com o mesmo barulho, ainda não fui ver o que era mas pelo que noto é no diferencial traseiro, da mesma forma o ronco surge entre os 80 e 90 km/h, se andar a mais de 100km/h o barulho para. Assim que souber o problema, posto aqui no forum. Se tiveres mais alguma novidade posta aqui também. Vamos nos falando
Abraço
Jefferson
NARCELO TRINDADE
26/07/2008, 22:38
Narcelo
Tenho uma pajero io ano 2001 e estou com o mesmo barulho, ainda não fui ver o que era mas pelo que noto é no diferencial traseiro, da mesma forma o ronco surge entre os 80 e 90 km/h, se andar a mais de 100km/h o barulho para. Assim que souber o problema, posto aqui no forum. Se tiveres mais alguma novidade posta aqui também. Vamos nos falando
Abraço
Jefferson
oi, Jefferson, tb ainda não verifiquei o q há,mas tambem tenho a impressão de vir do diferencial trazeiro...estou aguardando uma oportunidade ($) para verificar mais a fundo o problema, espero q não seja algo grave.
abraço
Desculpe pela demora na resposta, mas o problema da minha era pneu escamado, substitui os mesmos e o barulho parou de vez. Agora apareceu um barulho muito estranho que vou postar em um novo tópico, mas parece uma barulho de metal (rolamento solto) quando acelero o carro em 4x2, quando ligo a 4x4 full o barulho para totalmente.