Conectar

Ver Versão Completa : Aditivo para oleo Cherokee Sport

Fernando Magalhaes
30/05/2008, 00:24
Ola amigos, minha XJ tem um vazamento no retentor de volante ( gaxeta ) pois sao dois semi arcos q vao abraçados ao eixo do virabrequim. Ja gastei uma nota preta e se somar o tempo q a camionete ficou na oficina da mais de uma semana!!!!!!!! Estou suspeitando seriamente de que o vazamento eh devido da nao troca do semi arco superior do retentor pelo mecanico q alegou ter q bambear o virabrequim para tal e considerou um procedimento "arriscado". Estou ainda mais assustado pq a Chrysler de Goiania nao quis realizar o serviço por considera lo inviavel, vao se f....de!!!! Ja tava perdendo o sono quando um amigo disse q usou numa D20 com vazamentos um produto chamado BARDHAL PROLONGA,eh uma especie de aditivo q tem como finalidade aumentar a viscosidade do oleo, ele no fundo parece mel de abelhas e demora um bom tempo p escoar, meu amigo diz ter resolvido mas nao soube dizer ate q ponto isso prejudicaria ou melhoraria o motor, mas os resultados foram imediatos, os vazamentos desapareceram!!!!!!! Do ponto de vista tecnico faz sentido aumentar a viscosidade do oleo lubrificante para um motor com mais de 100mil km e digamos assim um pouco "cansado" , pois as folgas entre as partes de metal e as folgas em juntas e retentores sao bem maiores q em um motor zerinho. Mas eu pergunto: sera q meu amigo nao conseguiria isso apenas alterando o oleo lubrificante como por exemplo passar do 10w40 , eh um oleo para climas mais temperados, para o 25w60 que eh um oleo muito mais viscoso indicado para veiculos com mais de 100mil km? Reformulando a pergunta , serah q eu poderia usar o mesmo procedimento e tentar eliminar o vazamento sem F...der o motor com um produto de 34 reais, ou eh melhor gastar mais mil reais e retirar o motor p fazer um serviço decente?

gutoxj98
30/05/2008, 03:09
Fernando, pelo que sei esse retentor vc tem acesso pelo carter do motor, e nao precisa tira-lo para a troca.........

Quanto ao Oleo realmente faz sentido, porque vc nao faz a troca de oleo e lava a parte onde aparece o vazamento............se começar a vazar ...........lava novamente e coloca o aditivo..........e observa........acredito que somente testando vc saberá.

Acredito piamente que vc nao vai f...der seu motor nao.

esse 10 w 40........é muito mais fino que o 20 w 50.......o 25w 60 entao é mais grosso ainda........

o problema é que cada troca vai uns 100 paus né..............tenta p ver.

abraço

Fernando Magalhaes
30/05/2008, 12:08
Prezado Guto, esse lance de acesso ao retentor pelo carter eh pura lenda pois vc soh vai ter acesso ao semi arco de baixo, o de cima vai continuar la vazando, pois para retira lo vc deve bambear o virabrequim, isso eh fato pois eu mesmo vi tudo isso!! A Cherokee foi lavada e limpa tudo por baixo, o vazamento ja foi descoberto, agora vou tentar esse lance do oleo mais viscoso, e torrar 100 paus!!! O 10w40 eh um bom oleo mais eh muito fino, ate a pressao caiu depois da troca, deveria ter usado o 20w50 no minimo!! Abraço

Ronaldo Andrade
30/05/2008, 12:24
Minha ZJ 98, que tenho desde 0 Km, vaza um pouquinho neste mesmo lugar, retentor do mancal traseiro, desde sempre. Talvez desde os 35.000 km (hoje tem 68.000 km).
Convivo com isto sem problema. Se for somente um merejamento, que pinga de vez em quando, não vale a pena o conserto. Tem de mexer com o virabrequim para fazer a troca.

Abs

Ronaldo

Fernando Magalhaes
30/05/2008, 14:22
Ronaldo eh serio isso? A minha XJ vaza uma pequena gota a cada 8 minutos e somente com o motor girando, mas eu odeio vazamentos, nao sei se convivo com isso numa boa, parece que o motorzao ta chorando,eu tive olhando la na tampa da carcaça do cambio e existe ate um canal q sai do retentor pra parte de baixo da carcaça, esse canal eh justamente para conduzir o oleo q vaza!!! E agora o q fasso? Serah q isso eh previsto tanto eh q a Chrysler disse ser inviavel o reparo ? Gostaria de saber mais opinioes de outros proprietarios!! Obrigado

nzardo
31/05/2008, 11:15
Fernando,

Não sei se foi com vc q comentei a respeito desse problema..... mas se estamos falando do retentor traseiro do 4.0L, não tem nada de lenda não...... :discordo:

Qdo vc retira o carter, realmente o acesso é fácil para o retentor inferior, o superior é trocado, ''forçando'' a ponta do retentor superior por sua parte visivel.... vc força de um lado e ele sae pelo outro..... :dance: e a colocação do novo é inversamente igual... :concordo:

offroad
31/05/2008, 14:23
remova primeiro o antigo, limpe q o novo entra com sabao.

Fernando Magalhaes
31/05/2008, 21:14
Obrigado amigos mas depois de retirarar o cambio, o escape, o console central, o carter, e tudo 2 vezes essa informaçao veio meio tarde!!! mas valeu

Arbass
31/05/2008, 21:25
O meu foi trocado se retirando o câmbio. Resultado totalmente satisfatório.

Fernando Magalhaes
06/06/2008, 14:27
Estou virando mesmo doutor em assunto de retentor, andei olhando varias Cherokees na rua estacionadas, logico q ao longo de duas semanas, e por incrivel q pareca os pingos estao la!!!!!!!!!!!!!! No mesmo lugar onde a minha vaza, cheguei a esperar pelo dono de uma verde e perguntei p ele se ele sabia de onde vinha o vazamento, ele disse q era do retentor do volante, mas q ele cuida do nivel do oleo e nao se incomoda com a sugeira deixada por ai!! Bom cada caso a parte eu resolvi adicionar o tal BARDHAL PROLONGA no 10W40, que eh um oleo muito fino, aparentemente parou de vazar, e o motor parece estar bem mais macio, a pressao do oleo subiu em ponto morto, passou de 1,5 para 2,5 ate 3 as veses quando o motor ta frio! Tbm olhei no manual de servicos e minha vontade foi de matar o mecanico q desmontou quase o carro todo sendo q era soh retirar o carter!!!!! tbm existe um procedimento q nao fiz q eh passar loctite 518 na base da carcaca do mancal, isso eh bem onde as gaxetas se unem!! pessoal abrem os olhos pq aki nesse forum tem gente q sabe MUUUUUUUUUITO mais de cherokee do q muito mecanico bom por ai!!!! Valeu

samukanvas
06/06/2008, 14:51
Cara, vc acha que engrossar tanto o óleo assim pra parar o vazamento não vai prejudicar o funcionamento do motor?

Pergunto isso porque quanto mais grosso, mais dificuldade o óleo tem de "andar" pelo motor. Então imagina a bomba de óleo nessas horas... vai estar forçando a bichinha.

Outra é a capacidade de lubrificação nas partidas a frio e a propria vazão da bomba. Pressão no ponteiro não quer dizer volume de óleo... Quanto maior a dificuldade do óleo passar, maior a pressão do sistema (acredito eu... é bom pesquisar isso :concordo:).

A cherokee tem uma escala de óleo que deve ser respeitada. Vc tá colocando um aditivo que supera essa escala. Não sei se trará problemas ou não para o seu motor, mas eu faria o certo: trocaria o retentor.

Eu usei esse prolonga num carro de 300.000km da empresa pra baixar a "bateção" de saia de pistão. Demorou uns 10min pra descer a "goma" do frasco pro motor. E fora que precisou de uns 10km pra misturar o prolonga ao óleo. Vc puxava a vareta e via 2 cores com o motor ligado parado.

Abs

Fernando Magalhaes
06/06/2008, 16:22
Calma Samu, nao sou louko de colocar qualquer coisa na minha Cheroka nao, apos seguir rigorosamente o q dizia a embalagem passei o oleo no viscosimetro da LUBRAUTO, e o resultado foi a viscosidade compativel com um oleo 20w50, era o que eu queria pois moro numa regiao em q faz 32 graus brincando, o 10w40 tava parecendo agua, quando aquecia entao dava pra escutar ele descendo pro carter igual aguem fazendo xixi..., os manuais aida trasem informacoes tecnicas para paises de clima frio, o 10w40 eh otimo mas se o motor tiver tinindo, vc nao sabe quanto mais largo esta as pessas de metais apos tanto atrito. To procurando uma oficina decente aki q saiba trocar esse retentor pois ja escutei desde q tinha q tirar o motor ate q tinha q tirar soh o carter, sou mecanico de motos, nunca vi um problema ser tao dificil de resolver em mecanica, os caras olham a viatura e ficam vendo como ter acesso ali, mas no manual ta tudo escrito, o problema eh q eles nao acreditam!! eu vi o tal retentor, jamais imaginei q era soh forcar p ele sair, gastei 92 reais nesse retentor e o cara soh trocou a parte de baixo, fiquei puto!! agora to reunindo toda papelada aki, vou pedir um elevador emprestado na oficina e trocar junto com o mecanico seguindo passo a passo o q diz o manual!! Valeu

samukanvas
06/06/2008, 17:11
Então cara, essa é uma outra coisa que o pessoal vive falando que eu não acho muito certa. Me desculpe discordar.

Se na sua região faz 32º ou 12º não irá importar muito para o motor, certo? Pois ele tem 2 reguladores de temperatura que fazem o óleo estar sempre perto da temperatura ideal de funcionamento: A termostática e o radiador/ventoinha. Além do que a temperatura externa pode estar a 30º, por ex. que o motor irá estar em temperatura bem mais baixa quando na primeira partida pela manhã.

O que importa é que não estamos falando em temperaturas extremas de -50º e +60º.

Normalmente nosso carro estabiliza a 100º de temp de água e uns 115 (chutando) de óleo de motor? Se o óleo parece água, acho que é pra estar assim mesmo.

A fábrica estabelece, se não me engano (precisa confirmar isto), óleo 10-40 pra nossa região (eu moro no RJ, mas a região seria o brasil) acho que na tentativa de cobrir a primeira partida "a frio" e depois segurar a viscosidade quando quente.

Isso tudo é colocado pro usuário porque outras partes internas podem sofrer com esse acrescimo de aditivos que engrossam o óleo. Como citei, a bomba, sem falar na provável deficiência de lubrificação do resto do motor.

Acho tb que 100.000km é muito pouco para um motor como o da cherokee. Existem relatos de motores com 300.000milhas sem abrir, nos eua. A pouco tempo atras eu refiz o meu motor (encamisei) com os pistões originais porque estavam muito perto das medidas de fábrica (não estavam "ovalados"), mesmo depois de 83.000 milhas ou 132.000km. Esse motor não baixa 1 gota de óleo.

É somente uma opinião. Não conheço nada do assunto. Estamos tentando achar uma boa solução pra esse problema

Abs

Fernando Magalhaes
06/06/2008, 22:22
Samu tenho q concordar com vc, seu argumento eh bastante tecnico e totalmente embasado nos conceitos basicos de mecanica, o Jeep Cherokee eh extremamente duravel, dispensando qualquer tipo de aditivo para oleo pelo menos nos primeiros 100mil km dependendo do uso do mesmo, mas gostaria de discutir mais sobre o 10W40, eh como o time do flamengo tem gente q adora mas tem gente q odeia. O 10W40 ate onde sei eh um oleo extremamente fino, e no manual q eu tenho o q consta eh o 15W40 como recomendado, independente do vazamento no retentor, eu achei o 10W40 pouco viscoso e a viscosidade diminui com a temperatura de trabalho do motor isso vc sabe, tornando o 10W40 muito bom para partidas a frio, mas deixando muito a desejar quando esquenta, muita gente aki no forum nao usa mais o 10W40 e sim o 20W50, q eh um oleo mais viscoso e por ser de base totalmente mineral requer troca de 5 em 5 milkm, bom oleo a parte nos sabemos q os de base sinteticas sao melhores, mas todos atendem os requisitos SAE-API, claro q uns possuem mais aditivos, o certo eh q ja usei o ELF, O Shellelix Plus, o Castrol Magnatec, o Havoline Texaco... destes o q mais gostei foi o Magnatec, mas ao custo de 30 reais o litro eh inviavel, estou usando o HELIX PLUS q dizem ser um oleo q mantem limpo o motor!! Qualquer ponto de vista novo coloca ai valeu!!!

samukanvas
06/06/2008, 23:43
Samu tenho q concordar com vc, seu argumento eh bastante tecnico e totalmente embasado nos conceitos basicos de mecanica, o Jeep Cherokee eh extremamente duravel, dispensando qualquer tipo de aditivo para oleo pelo menos nos primeiros 100mil km dependendo do uso do mesmo, mas gostaria de discutir mais sobre o 10W40, eh como o time do flamengo tem gente q adora mas tem gente q odeia. O 10W40 ate onde sei eh um oleo extremamente fino, e no manual q eu tenho o q consta eh o 15W40 como recomendado, independente do vazamento no retentor, eu achei o 10W40 pouco viscoso e a viscosidade diminui com a temperatura de trabalho do motor isso vc sabe, tornando o 10W40 muito bom para partidas a frio, mas deixando muito a desejar quando esquenta, muita gente aki no forum nao usa mais o 10W40 e sim o 20W50, q eh um oleo mais viscoso e por ser de base totalmente mineral requer troca de 5 em 5 milkm, bom oleo a parte nos sabemos q os de base sinteticas sao melhores, mas todos atendem os requisitos SAE-API, claro q uns possuem mais aditivos, o certo eh q ja usei o ELF, O Shellelix Plus, o Castrol Magnatec, o Havoline Texaco... destes o q mais gostei foi o Magnatec, mas ao custo de 30 reais o litro eh inviavel, estou usando o HELIX PLUS q dizem ser um oleo q mantem limpo o motor!! Qualquer ponto de vista novo coloca ai valeu!!!

É verdade, 10w40 parece água. Ontem mesmo eu tava colocando no meu carro o mesmo shell que vc usa (azul) e faz barulho de xixi quando chega no carter. Gosto desse óleo tb, mas uso sem saber todos os benefícios que pode me trazer. Não sei dizer a diferença dele pro semi da BR ou texaco...

O que vc falou sobre os requisitos é outro grande tabú no fórum. Boa parte do pessoal acha que não está protegido por um óleo ser mineral. Inclusive eu já cheguei a perguntar isso em um fórum de moto pra um pessoal que entendia do assunto.

O que ficou estabelecido lá é que sendo o óleo mineral ou semi sintético, tendo mesma nomenclatura (Por ex. Api SL no caso dos shell amarelo e azul) e mesma grade (10w40, por ex), os mesmos iriam proteger igualmente o motor sendo apenas a oxidação o fator de troca em 5000km para o mineral e 10000km para o semi-sintético (resumindo o post de lá). Esses prazos de troca podem variar dependendo do uso.

O Sintético da shell tb é api sl, mas tem mais aprovações por conta das normas que fábricas montadoras estabelecem. Então quanto "mais sintético" o óleo, mais "carimbos" de fábrica ele provavelmente levará. Ainda mais com a modernização dos motores que exigem mais do óleo, deixando seu uso no limite.

Estamos falando em ambiente controlado. Motor regulado, folgas no padrão, temp correta etc... E tb estamos falando de óleos de marca boa que recebem aditivos de fábrica e são fabricados respeitando um excelente padrão de qualidade.

É um assunto bem legal. Não entendo nada disso. Gostaria de saber mais e poder diferenciar um óleo do outro pelas suas qualidades. O negócio é pesquisar muito antes!!! O fórum ajuda, mas as pessoas podem se enganar tb...

Abs

Rubem-7
13/06/2008, 19:16
É verdade, 10w40 parece água. Ontem mesmo eu tava colocando no meu carro o mesmo shell que vc usa (azul) e faz barulho de xixi quando chega no carter. Gosto desse óleo tb, mas uso sem saber todos os benefícios que pode me trazer. Não sei dizer a diferença dele pro semi da BR ou texaco...

O que vc falou sobre os requisitos é outro grande tabú no fórum. Boa parte do pessoal acha que não está protegido por um óleo ser mineral. Inclusive eu já cheguei a perguntar isso em um fórum de moto pra um pessoal que entendia do assunto.

O que ficou estabelecido lá é que sendo o óleo mineral ou semi sintético, tendo mesma nomenclatura (Por ex. Api SL no caso dos shell amarelo e azul) e mesma grade (10w40, por ex), os mesmos iriam proteger igualmente o motor sendo apenas a oxidação o fator de troca em 5000km para o mineral e 10000km para o semi-sintético (resumindo o post de lá). Esses prazos de troca podem variar dependendo do uso.

O Sintético da shell tb é api sl, mas tem mais aprovações por conta das normas que fábricas montadoras estabelecem. Então quanto "mais sintético" o óleo, mais "carimbos" de fábrica ele provavelmente levará. Ainda mais com a modernização dos motores que exigem mais do óleo, deixando seu uso no limite.

Estamos falando em ambiente controlado. Motor regulado, folgas no padrão, temp correta etc... E tb estamos falando de óleos de marca boa que recebem aditivos de fábrica e são fabricados respeitando um excelente padrão de qualidade.

É um assunto bem legal. Não entendo nada disso. Gostaria de saber mais e poder diferenciar um óleo do outro pelas suas qualidades. O negócio é pesquisar muito antes!!! O fórum ajuda, mas as pessoas podem se enganar tb...

AbsGalera, se as meninas me permitem um pitaco no assunto, tenho a relatar o seguinte sobre o tema, já alias bastante polemico...

Em visita a concessionária Cryhsler daqui, a SavarAuto, o chefe tecnico, formado por sinal na fabrica nos EUA, me informou o seguinte.

No inicio, quando as XJs eram zero Kms ou perto disto após a venda das mesmas, a FABRICA recomendava o oleo 10W40. Apartir de diversos problemas devidamente embasados pelos tecnicos da própria fábrica, verificaram que NÃO seria uma boa opção de uso para a realidade Brasileira. Clima , trafego e mais mil variáveis.

Apartir então de 5 anos de uso mais ou menos, a FÁBRICA passou a orientação aos seus concessionários a usar oleo "MINERAL!!!!'' em 20w50. Que é o que eu uso já a mais de ano.

Recomendação da FABRICA JEEP, troca de oleo 20w50 mineral e filtro a cada 5.000 KMs.

Sem aditivos ou fuduchs da vida!!!

Desculpem a intromisão e boas trilhas galera!!!

Fui pro barro...hehehe

carllo
13/06/2008, 22:29
To com você Rubem, antes eu usava do oleo mais fino agora na troca mais recente botei do oleo mais grosso e troco o filtro com 5 mir junto co oleo.
Se vemo....

samukanvas
15/06/2008, 00:12
Veio... phodeu tudo agora. E as tabelas de óleo nos postos? E os mecas da jeep que sobraram? E o manual?

Tem como vc contar queis problemas foram esses?

gutoxj98
15/06/2008, 01:56
Pois é, esse lance do oleo foi muito falado aqui, mas usava tbem o BR TECNO 15w 40, e tbem sempre achei muito fino, ainda mais naquela fornalha que é a caixa do motor das XJ, semana passada comecei a usar o SHELL 15 w 50, e achei melhor, motor um pouco menos barulhento em alta, com uma compressao maior e mais liso.

acho o 10w40 fino demais, e serviria para inverno rigoroso, que isso ja nem existe mais aqui, a nao ser lá nas serras gauchas.

abraço a todos

Rubem-7
16/06/2008, 14:25
Veio... phodeu tudo agora. E as tabelas de óleo nos postos? E os mecas da jeep que sobraram? E o manual?

Tem como vc contar queis problemas foram esses?

Fala Samuca...

Mano acho q por enquando não phodeu nada!!! Pelo menos eu num vi...hehhe

Por parts, Tabela de posto??? Brasil??? Pô Samuca, só se o atendente for um Gnomo , Rena ou próprio velhinho de barba branca...!!! Tabelas da NGK, Bosh e outras de renome , quando mencionam o codigo de velas ,por exemplo, mencionam ou errado ou nunca tem a peça... Penso que as oleo tb...

E mesmo que existam, será que foram apenas traduzidas e/ou compiladas de outros mercados como Europeu e Americano??? Tu sabes bem que nossa realidade é bem outra...

A trilha deste findi, que alias tava 10!!!! Hhehehe Teve picos de 5 graus de frio a até 25 no mesmodia e mesma trilha!!! Estradas e outras condições...

Concordo em termos com o que tu falou, não importa se a temp externa esta 15 ou 30 graus e no interior do motor esta 100.. não são extremos, ok. Mas e o ar de admisão???

A minha vtr veio ai do Rio, o cara retirou a valvula termostática, funciona na realidade de vcs, ai no inverno passado tava numa trilha em Caxias do Sul, na serra... durante a trilha beleza, show mesmo , mas pra voltar e decer a serra , pensei que o motor forá congelar...

Bem abaixo o ponteiro, cheguei a parar o comboio pra ver se a agua não tinha saído, tu sabe que as vezes quando o radiador expulsa toda o liquido refrigerante o termometro não tendo oque medir vai a zero né...

Mano, faz já bastante tempo que conversei com o pessoal da SavarAuto sobre esse assunto , se tu quiser te passo o numero deles por MP, na boa.

Sobre os Mecas que sobraram que tu falou, por aqui, os que sobraram abriram oficinas bem elaboradas com todo mundo cheio de curso lá fora, pena q são um pouco careiros, exatamente pelo atendimento de primeiro mundo, saca. Eles tb são taxativos quanto ao tipo de oleo e tempo de troca! 20W50 de 5 em 5 mil kilometros, eles poderiam diser e oferecer oleos bem mais caros e faturar muito mais... cobram 78 reais entre oleo e filtro já trocados, é dos poucos serviços que faço com eles, pois alem do precim,se quebrar o sensor do oleo por exemplo, já trocam por outro Mopar na hora, obviamente de gratiz...

Buenas desculpem o post longo e boas trilhas, depois posto as deste findi, foi cavernoso e bem divertido, 6 XJ , 2 pagerinhos , 2 willis e um Engesa...bem diversificado ma todos bem equipados.

samukanvas
16/06/2008, 20:25
Ô veio, pelo amor de deus heim? Num vai dar mole de ficar achando que eu to falando sério. Tu já é macaco velho pra ficar levando as coisas pro pessoal. Ninguém deveria. Entra lá no tópico do meu carro pra vc ver como é o papo. Só merda... Não é possível eu brincar tanto lá e ser o oposto aqui. Isso não existe :concordo:

Novatos e os que caem na pilha eu perturbo mesmo... :grin: Sinto falta do edie de brasília :mrgreen:

O que eu falei que phodeu foi que, pra quem não conhece e olha aquelas tabelas de posto, vai continuar usando o óleo de lá. Tu sabe como os postos vendem óleo, né? "Olha na tabela pra ver o óleo"... é tudo assim. Os mecas que sobraram aqui no rio recomendam o semi (os que eu conheço) e vivem falando de borra, mas eles são somente mecas e não tem curso fora. Só no brasil. O manual é que é phoda realmente. Lá diz 10-40. Acho que deveria ter tido um adendo nele.

Eu não sabia desse esquema de mineral recomendado pela fábrica. Chegaram a colocar na minha prata... o óleo rodou exatamente 8km até um outro posto e foi trocado por um semi :rolleyes:. Tudo por conta dos mecas daqui. Fico só cabreiro com esse 20 do óleo nas partidas de manhã. O resto sei que estará protegendo.

Sobre o que acontece com o motor usando semi, tu deveria ter arrancado alguma coisa do técnico lá, heim veio? Só pra enriquecer o fórum mesmo.

O que vc quis dizer com ar frio na admissão? Não captei...

Essa de vc descendo a serra, eu tive um exemplo num carro que estava preparando o motor aqui no rio. Eu nunca imaginei que os bicos injetores não funcionavam quando está numa descida sem o pé no acelerador (como se estivesse usando freio motor). Pra mim eles funcionavam um pouco, mas é zero de gasola pro motor. Me comprovaram isso com um osciloscópio ligado no chicote do bico. Mesmo parado o carro faz isso. Quando acelera e tira o pé do acelerador, enquanto o giro cai, os bicos estão a 0. Não sei se a cherokee faz isso tb, mas na linha volks e gm acontece.

Acredito que sem a válvula, teu motor perdeu um dos controles de temperatura e como não tem gasolina entrando e consequentemente explosão e temperatura, na descida da serra, a água do radiador/motor foi esfriando até o mínimo. Aí prejudica mesmo.

Falar em frio, te prepara pra geada...

Tu pode usar o telefone do técnico pra marcar um encontro gay, porra. Deixa de ser malcriado :mrgreen:

Acho que vc deveria parar de falar que faz trilha e deveria colocar fotos no fórum. Enquanto não colocar fotos vou achar que é mentiroso :mrgreen:

Abs

J Pinho
16/06/2008, 21:13
Essa de vc descendo a serra, eu tive um exemplo num carro que estava preparando o motor aqui no rio. Eu nunca imaginei que os bicos injetores não funcionavam quando está numa descida sem o pé no acelerador (como se estivesse usando freio motor). Pra mim eles funcionavam um pouco, mas é zero de gasola pro motor. Me comprovaram isso com um osciloscópio ligado no chicote do bico. Mesmo parado o carro faz isso. Quando acelera e tira o pé do acelerador, enquanto o giro cai, os bicos estão a 0. Não sei se a cherokee faz isso tb, mas na linha volks e gm acontece.

Acredito que sem a válvula, teu motor perdeu um dos controles de temperatura e como não tem gasolina entrando e consequentemente explosão e temperatura, na descida da serra, a água do radiador/motor foi esfriando até o mínimo. Aí prejudica mesmo.

Abs

Caro Samuka (olha a intimidade)

Esse lance do funcionamento dos bicos varia conforme algumas condições: Se o veiculo for automatico, quando em desaceleração, se não estiver com o conversor de torque travado(ligado direto) continua a haver injeção de combustivel (voce pode observar no computador de bordo que informa em torno de 3 a 4 Lt por 100KM na xj e 6 a 7 na ZJ. Isto por que o motor precisa de combustivel para continuar ligado.
No veiculo com caixa mecanica, sempre que retirar o pe do acelerador os bicos fecham, tanto que é mais vantajoso descer serra com marcha engatada do que com banguela, pois na banguela os bicos ficam funcionado para manter o motor ligado. Não lembro se no manual do jeep isto esta especificado, mais este assunto ja foi tratado numa das edições da revista 4 rodas se não me engano.

Quanto a questao da valvula voce tem razão. Na minha, não uso a valvula e realmente ha uma variação sempre para menor da temperatura sempre que deixo de exigir do veiculo.

Abraços

jlguimarães
18/06/2008, 23:51
Ô veio, pelo amor de deus heim? Num vai dar mole de ficar achando que eu to falando sério. Tu já é macaco velho pra ficar levando as coisas pro pessoal. Ninguém deveria. Entra lá no tópico do meu carro pra vc ver como é o papo. Só merda... Não é possível eu brincar tanto lá e ser o oposto aqui. Isso não existe :concordo:

Novatos e os que caem na pilha eu perturbo mesmo... :grin: Sinto falta do edie de brasília :mrgreen:

O que eu falei que phodeu foi que, pra quem não conhece e olha aquelas tabelas de posto, vai continuar usando o óleo de lá. Tu sabe como os postos vendem óleo, né? "Olha na tabela pra ver o óleo"... é tudo assim. Os mecas que sobraram aqui no rio recomendam o semi (os que eu conheço) e vivem falando de borra, mas eles são somente mecas e não tem curso fora. Só no brasil. O manual é que é phoda realmente. Lá diz 10-40. Acho que deveria ter tido um adendo nele.

Eu não sabia desse esquema de mineral recomendado pela fábrica. Chegaram a colocar na minha prata... o óleo rodou exatamente 8km até um outro posto e foi trocado por um semi :rolleyes:. Tudo por conta dos mecas daqui. Fico só cabreiro com esse 20 do óleo nas partidas de manhã. O resto sei que estará protegendo.

Sobre o que acontece com o motor usando semi, tu deveria ter arrancado alguma coisa do técnico lá, heim veio? Só pra enriquecer o fórum mesmo.

O que vc quis dizer com ar frio na admissão? Não captei...

Tu pode usar o telefone do técnico pra marcar um encontro gay, porra. Deixa de ser malcriado :mrgreen:

Acho que vc deveria parar de falar que faz trilha e deveria colocar fotos no fórum. Enquanto não colocar fotos vou achar que é mentiroso :mrgreen:

Abs

O 20 não é problema na partida pois aí ele ta com 50, e a diferença entre esses dois tipos de óleos tambem é pouca mas vale salientar que é natural aumentar a viscosidade do óleo com o aumento da kilometragem do motor principalmente acima dos 100.000km logicamente seguindo os padrões dos beneficiadores dos lubrificantes (todos eles tem um SAC com proficionais pra tirar dúvidas). Quanto a utilização dos sintéticos também são ótimos e são de exelentes qualidades técnicas porém jamais deverão ser misturados com outros de especificações diferentes (com risco de perder o motor) principalmente os semi e minerais a reação quimica deixa residuos que entopem tudo por dentro e enterrompem a lubrificação.
Para utilização desses óleos o ideal e aplicar o procedimento de lavagem do sistema de lubrificação (os bons mecânicos sabem aplicar) e aí passar para sintético ou vice e versa.
Um amigo meu trocou o óleo para sintético em Macaé e quando chegou em Barra de São João bateu o motor. Quando abriu o motor na oficina tinha um chiclete preto agarrado no comando, bomba de oleo e no virabrequim (a resultante da mistura do residuo do mineral com o sintético) e tudo entupido. Mas se fizer a tal limpeza antes não tem problema óleo sintético e moderno é tem boas qualidades, tais como manter a viscosidade média de ulização em baixas e altas temperaturas.

Fernando Magalhaes
19/06/2008, 11:18
Quando criei esse topico nao sabia q ele ia ser tao produtivo, gerou ate brigas entre participantes, mas deixando isso de lado vamos para a parte tecnica!! Coloquei o tal Bardahl Prolonga e o resultado foram dois!! Isso mesmo eu tinha um carro e agora tava com dois pq ele tinha dois comportamentos! Com o motor frio as batidas de tuxos eram insuportaveis , doia o ouvido, o oleo demorava mais para esquentar e a pressao inicial era alta em neutro, cerca de 3,1. Quando o motor esquentava mudava de agua pra vinho, as batidas de tuxo sumiam e ele ficou mais bravo, com certeza devido ao aumento da taxa de compressao provocada pela melhor vedacao, o vazamento no retentor do volante nem sinal mais. Mas decidi nao penalizar o motor e voltei para o 10w40 com todos os problemas de volta.... q m... mas eu to estudando um jeito de trocar esse retentor, seguindo rigorosamente o manual de servicos! abraco a todos

Leonardo Dic
19/06/2008, 14:56
Pessoal, só me intrometendo um pouco. Cuidado com o uso desses prolonga, pois aumentam demais a viscosidade do óleo, e diminuem sua circulação.
Não se esqueçam que alem da função de lubrificação o óleo tem tb a importante função de refrigeração. E se diminuimos o fluxo do óleo, diminuimos essa troca térmica, o óleo vai aquecer muito mais, vaporizar e começar a formação da famosa borra.
Além do que ele mais viscoso, vai forçar muito mais a bomba, sem falar na circulação pelo orificio dos tuchos hidraulicos.

É o mesmo que com o mesmo canudinho vc tomar um copo de refrigerante e um de leite condensado. Alem de muito esforço vai demorar muito mais.

Abraço

Fernando Magalhaes
19/06/2008, 15:46
Excelente Leonardo excelente, vc conseguiu resumir em poucas palavras tudo o q pode acontecer ao trocar a viscosidade de um lubrificante deliberadamente, espero nao ter judiado tanto do meu motor, foi feito uma "lavagem" e depois trocado oleo e filtro, abraco! agora soh o recomendado pelo fabricante

d_a_n_51
19/06/2008, 18:31
Minha Xj tá com o mesmo vazamento no retentor.
No começo eu fiquei preocupado, passei em varios mecanicos e todos diziam que era melhor não mexer, teve um que me disse que a cada 10 cherokees só 2 ficavam boas após o conserto.
Agora nem me preocupo mais com isso, deixo vazando mesmo.. a unica coisa que eu faço sempre é medir o oleo (pra ver se o vazamento não aumenta) e coloco uma folha de papelão em baixo do vazamento para não sujar a garagem hehehehe

e sobre o oleo, eu to usando 10w 40, será que é melhor trocar por um 15w ou 20w então?

samukanvas
19/06/2008, 19:53
Dan, o retentor original ou paralelo de marca boa é barato e não é difícil de ser trocado. Vale a pena fazer se estiver vazando muito.

Abs

Rubem-7
23/06/2008, 19:18
Dan, o retentor original ou paralelo de marca boa é barato e não é difícil de ser trocado. Vale a pena fazer se estiver vazando muito.

Abs
Positivo mano, são aquelas duas meia lua né!!?? Dá pra trocar pelo caster, sem ter de arredar motor ou CA. Só não entendi como troca a metade superior...

OOOO Samuca, o meu "phodeu" já era pra ser uma piada meu!!! Só esqueci de duas coisas, primeiro colocar um hahaha e a outra que sou péssimo contador de piada...

É mais uma daquelas faltas de inflexão verbal saca... tá tudo na boa, esqueceu que ue li TODO o teu tópico uma vez...??? E até trocamos umas ideias legais por MP... tiro, moto e assim vai, pena que no corre corre do dia a dia ficamos as vezes sem tempo, sou bem pouco virtual merrrrmo.... hehehe

Ar frio na admisão , é um ar gelado da serra a zero graus entrando pelo snorkel saca??? Deve ter alguma diferença...

Sobre as trilhas pode crer ...é verdade... e quase todo findi, até me arrisco a organizar ou pelo menos sugerir uma ou outra por aqui, tem sido muito legal atropelar os Trolhas e Cjs com carrinho da familia...heheheh Depois posto foto lá no outro tópico!!!! É que só eu e mais um q outro postava e fiquei sem graça... pessoal muito stret nè... hahaha

Abraço ao amigo!!!

PS.: Vô manda o fone do tenico gay pra tua comunity, dai oceis cunversa!!! huahuahuahua