Ver Versão Completa : Diferencial Traseiro: Ruídos
Sergio Furnas
29/05/2008, 19:52
Substituí o óleo do diferencial traseiro de minha ZJ em razão de ruído que aparece depois de rodar algumas dezenas de km. Este tem a característica de algo parecido a mover o carro com o freio de mão preso e as lonas ressecadas. Surgiu algum tempo (três meses) após substituição dos rolamentos. Tenho a impressão de que o auto blocante está muito preso, se isso é possível.
Neste final de semana substituí o óleo por outro, especificação API-GL5 (Lubrax GL5), SAE 80W/90 e o ruído permaneceu. A dúvida que agora é: É necessário ainda acrescentar o aditivo MOPAR neste óleo API-GL5?:cry:
Jack Jipeiro
29/05/2008, 20:51
Se a sua é equipada com auto blocante, e o oleo que colocou não vem com o aditivo, com certeza é necessario colocar algum aditivo para não danificar o mesmo...
Abraços...
Substituí o óleo do diferencial traseiro de minha ZJ em razão de ruído que aparece depois de rodar algumas dezenas de km. Este tem a característica de algo parecido a mover o carro com o freio de mão preso e as lonas ressecadas. Surgiu algum tempo (três meses) após substituição dos rolamentos. Tenho a impressão de que o auto blocante está muito preso, se isso é possível.
Neste final de semana substituí o óleo por outro, especificação API-GL5 (Lubrax GL5), SAE 80W/90 e o ruído permaneceu. A dúvida que agora é: É necessário ainda acrescentar o aditivo MOPAR neste óleo API-GL5?:cry:
Sergio, tira esse óleo e "mete" o óleo ACDelco SAE85W140 MA API GL-5, código 1#93295693, é encontrado nas revendas da GM, deve custar uns R$18/litro. É o óleo dos diferencias da GM com tração positiva, na embalagem vem escrito também "Limited Slip Differential Gear Oil"
Não tem erro e deve custar mais barato do que o aditivo.
Uso no meu ZéJota.
Agora, se o ruído ocorre com o movimento em linha reta, onde o blocante não é solicitado, deve ser outra coisa.........
Abraço..
gutoxj98
30/05/2008, 04:01
Sergio, depois de mandar o aditivo, da uma olhada nos cilindros dos freios, as vezes pode estar travando e nao estarem bons.........isso se for freio lona trazeiro, se for disco pode verificar tbem.......
abs
Este oleo que vc colocou é indicado para o diferencial dianteiro. Para o dif traseiro é, o citado pelo colega, 85/140 da GM ou da Texaco que tambem é ótimo.
E ainda tem como opção o IPIRGEROL da Ipiranga, usado nos Trolhas... :mrgreen:
troca esse óleo logo ou põe aditivo..... :?
É realmente esse óleo não é um problema é a solução.
Quem não colocou o tal óleo aditivado, pelo amor de Deus, vá trocar isso logo. Tem mexanico que teima que isso é bobagem, mas só nós é que sabemos e aguentamos o prejú depois.
Na minha laredo, o meca colocou um óleo comum e me garantindo que era óleo próprio. Andei em torno de 18 km ou nem isso e lá se começou a ronqueira, tipo barulho de embarcação de madeira, e foi piorando, piorando e comecei a sentir vibrações, retornei no meca e??? Um dos discos do bloqueio simplesmente quebrou. Ainda tive que aguentar a ladainha que aquela porcaria já devia estar estragada, que eu deveria tirar essa bos.... do diferencial que não bloqueia nada que isso e que aquilo.
Resumindo, mais uma vez arquei com o preju. Mas mudei de meca. rsrs
Forte abraço.
Sergio Furnas
03/06/2008, 08:13
É realmente esse óleo não é um problema é a solução.
Quem não colocou o tal óleo aditivado, pelo amor de Deus, vá trocar isso logo. Tem mexanico que teima que isso é bobagem, mas só nós é que sabemos e aguentamos o prejú depois.
Na minha laredo, o meca colocou um óleo comum e me garantindo que era óleo próprio. Andei em torno de 18 km ou nem isso e lá se começou a ronqueira, tipo barulho de embarcação de madeira, e foi piorando, piorando e comecei a sentir vibrações, retornei no meca e??? Um dos discos do bloqueio simplesmente quebrou. Ainda tive que aguentar a ladainha que aquela porcaria já devia estar estragada, que eu deveria tirar essa bos.... do diferencial que não bloqueia nada que isso e que aquilo.
Resumindo, mais uma vez arquei com o preju. Mas mudei de meca. rsrs
Forte abraço.
Concordo com voces, mas e a especificação do óleo, API-GL5, não dá suporte? Ou seria API-GL5 + aditivo?
Boas pessoal,
Em dezembro passado minha ZJ vinha fazendo esses ruídos na traseira lado esquerdo, quando rodava alguns kms, parava e arrancava novamente parecia que estava moendo engrenagem.. o que aconteceu.... na frente de minha casa parado, quando fui sair com a viatura quebrou a ponta de eixo... a roda ficou pendurada somente pela pinça de freio... gastei uns R$ 1.500,00 no conserto.......... MAS agora começou nas manobras os mesmos ruídos citados pelo amigo Sérgio Furnas.. somente nas manobras e depois de rodar um pouco... DETALHE ... o oleo utilizado é o da GM... o que devo fazer... trocar para o TEXACO... me parece bom... o que devo fazer.... se depender dos meca da minha cidade estou morto... porque os caras não acreditam que o óleo pode influenciar nisso.
Abraços.
Sergio Furnas
04/06/2008, 22:03
Boas pessoal,
Em dezembro passado minha ZJ vinha fazendo esses ruídos na traseira lado esquerdo, quando rodava alguns kms, parava e arrancava novamente parecia que estava moendo engrenagem.. o que aconteceu.... na frente de minha casa parado, quando fui sair com a viatura quebrou a ponta de eixo... a roda ficou pendurada somente pela pinça de freio... gastei uns R$ 1.500,00 no conserto.......... MAS agora começou nas manobras os mesmos ruídos citados pelo amigo Sérgio Furnas.. somente nas manobras e depois de rodar um pouco... DETALHE ... o oleo utilizado é o da GM... o que devo fazer... trocar para o TEXACO... me parece bom... o que devo fazer.... se depender dos meca da minha cidade estou morto... porque os caras não acreditam que o óleo pode influenciar nisso.
Abraços.
É isso mesmo Badejo. Pouco depois que mandei trocar os rolamentos do diferencial traseiro, começou a fazer o barulho. O Meca de S.J. Rio Preto foi bem recomendado mas agora só pilota mesa (deitou na fama) e daí acho que fizeram caca. Como esta oficina fica a 400 km daquí, penso até em deixar moer e depois trocar tudo. Pois à base de troca, com um usado fica do preço que já gastei e ainda teria de gastar, sem garantia alguma. :parede:
O que vocês acham?
Abraço.
Fernando Magalhaes
06/06/2008, 14:04
Prezado Sergio Furnas, sem ver de perto o estado de conservacao do diferencial de sua camionete eh dificil opinar mas no geral o Jeep Cherokee Sport apresenta ruidos no diferencial devido a colocacao de oleo nao especifico para tal. Experimente usar o TEXACO 85w140 com um frasco de aditivo MOPAR, o resultado eh praticamente imediato. Certifique de vedar bem a tampa e tbm a tampinha de borracha, pois eh por ela q entra agua no diferencial causando a contaminacao e posterior ruido. Lembre se nao existe milagres para conservacao de um SUV com 10 anos ou mais o q existe eh dono dedicado e q faz manutencao preventiva!!! Abraco
Sergio Furnas
07/06/2008, 19:55
Prezado Sergio Furnas, sem ver de perto o estado de conservacao do diferencial de sua camionete eh dificil opinar mas no geral o Jeep Cherokee Sport apresenta ruidos no diferencial devido a colocacao de oleo nao especifico para tal. Experimente usar o TEXACO 85w140 com um frasco de aditivo MOPAR, o resultado eh praticamente imediato. Certifique de vedar bem a tampa e tbm a tampinha de borracha, pois eh por ela q entra agua no diferencial causando a contaminacao e posterior ruido. Lembre se nao existe milagres para conservacao de um SUV com 10 anos ou mais o q existe eh dono dedicado e q faz manutencao preventiva!!! Abraco
Passei numa revenda Jeep em Ribeirão Preto e comprei o óleo e o aditivo (R$15 e R$55) e não se fala mais nisso (hehehe... brincadeira).
O óleo é um Texaco Multigear LS, SAE 85W-140, especificação API GL-5. Estas características e especificações já dizem tudo. Qualquer óleo com estas especificações são equivalentes (se não forem falsificados, lógico). A questão é que o fabricante do carro recomenda toda esta especificação, MAIS o seu aditivo. E aí está o pulo do gato, 120 ml a R$55,00. Se alguem souber desta especificação, me venda a receita.
Voltando aos óleos, não se deve misturar marcas diferentes pois os aditivos utilizados para colocar um óleo dentro desta especificação pode não combinar com os aditivos de outra marca, gerando compostos desconhecidos e inesperados. Vale para óleo de motor, também. Só substitua a marca do óleo quando trocar o filtro junto.
Quando troquei o óleo do diferencial traseiro, recentemente, encontrei ali um óleo preto, muito viscoso e não gostei do aspecto. Não rodei 15.000 km com ele. Não sei o que colocaram.
:pensativo:Agora vou substituir o óleo do diferencial dianteiro também. Será que a mesma especificação do traseiro vale para o dianteiro (sem o aditivo, obviamente)? Me esquecí de perguntar na revenda.
Em tempo; comprei o filtro de ar num posto de serviços em BH.:putz:R$70,00. É isso mesmo?
E aquele amortecedorzinho safado, do vidro traseiro, sabem quanto? R$280 à vistinha, em dindin. Um parecido, da Nakata, R$35,00.:evil:
Abraços
delavedova
08/06/2008, 13:42
Multigear LS SAE 85W140
Óleo lubrificante de grau SAE 85W140, especialmente desenvolvido para aplicação em automóveis, caminhonetes e caminhões leves equipados com diferenciais autoblocantes (também conhecidos como de tração positiva ou anti-derrapantes), conforme especificações dos fabricantes dos veículos. Já contém pacote de aditivo modificador de atrito para atender a estes diferenciais, tornando-se desnecessária qualquer aditivação suplementar. Atende aos requisitos de classificação de serviço API GL-5. Apresenta propriedades de extrema pressão, anti-ruido e trepidação, além de alta resistência em condições de operação em cargas elevadas.
Sergio,
Te meteram a faca no filtro.... o meu da FRAM paguei trintão.... :mrgreen:
Esse parecido da Nakata serve ?? da a dica.... ;)... o amortecedor do vidro ta na faixa de R$150... :concordo: