Conectar

Ver Versão Completa : Suspensão - Dúvidas

IgorHp
29/05/2008, 12:22
Notei um barulho na suspensão traseira na minha ZJ, tipo um crii crii, igual daquelas pickups velhas, quando passo em ruas recapadas ou bem deformadas, também quebra molas. Percebi isso quando andei com os vidros abertos. Como eu mesmo vou comprar as peças, gostaria de saber quais peças que causam esse barulho? Pois sei que as buchas fazem tuc tuc como muitos ja citaram, o que não é meu caso. Obrigado pessoal, estou atento as opiniões. :?:

Arbass
29/05/2008, 20:50
É cri-cri-cri ou nhec-nhec-nhec? :putz:Se for nhec-nhec-nhec deve ser dos feixes de mola q estão precisando de espaçadores novos.

Abs

Overland
29/05/2008, 22:51
Notei um barulho na suspensão traseira na minha ZJ, tipo um crii crii, igual daquelas pickups velhas, quando passo em ruas recapadas ou bem deformadas, também quebra molas. Percebi isso quando andei com os vidros abertos. Como eu mesmo vou comprar as peças, gostaria de saber quais peças que causam esse barulho? Pois sei que as buchas fazem tuc tuc como muitos ja citaram, o que não é meu caso. Obrigado pessoal, estou atento as opiniões. :?:

A minha também tá fazendo um barulho parecido, to achando que são as pastilhas de freio. Vou tentar meter um silicone pra ver se pára.

[]'s

zero_sp
29/05/2008, 23:08
a ZJ não tem feixe é helicoidal.
Antes de comprar peças tente descubrir o barulho com WD, jogue nas buchas e preste atençao.
As vezes pode ser outra coisa, como a tampa traseira, algum plástico....

Overland
30/05/2008, 07:38
a ZJ não tem feixe é helicoidal.
Antes de comprar peças tente descubrir o barulho com WD, jogue nas buchas e preste atençao.
As vezes pode ser outra coisa, como a tampa traseira, algum plástico....

Jogar WD?? Vale pra pivos e bieletas na dianteira também? Pode ser um desingripante normal? A minha está dando um estalo alto na frente quando esterça demais para um dos lados apenas, ainda não descobrimos o que é, mas parece alguma coisa metálica que é tensionada até não suportar e aí estala, como se desengatasse, mas a dirigibilidade está normal e quando anda ou faz curvas não faz barulho.

[]'s

nzardo
31/05/2008, 10:58
As ZJs é normal fazer um ruido nos freios qdo se esta manobrando, no pisa e solta..... mas qq nhec nhec sem freio, pode ser as buchas da suspensão, bieletas e os isoladores das molas.... teve gente q ''encapou'' as molas com mangueira e diz q ficou 10 !!.... ;-)

IgorHp
14/06/2008, 18:23
A causa dos barulhos eram o freios mesmo. Levei numa oficina especializada em freios, lá resolveram o problema. As pastilhas estavam sem grampos, como estavam com muita folga o silicone não resolveu. Daí foi colocado outro grampo, No eixo traseiro foi torneado os discos e colocado pastilhas novas, pois o mecanico do dono anterior colocou errado as pastilhas:evil:. Agora acabou a barulheira.:dance:

nzardo
16/06/2008, 13:43
Igor,

Então não era nhec...nhec... e sim clec...clec... :twisted:

Ainda bem q resolveu... só precisamos descobrir pq os mecas tiraram os grampos q são originais.... :putz:

nzardo
16/06/2008, 13:46
Igor,

Então não era nhec...nhec... era clec...clec.... :twisted:

Ainda bem q resolveu... só nos resta descobrir pq os mecas deram um ''sumo'' nos grampos originais... :parede:

IgorHp
17/06/2008, 01:49
Nzardo, eu acho que o mecanico anterior não conseguiu fixar corretamente as pastilhas. E optou por usar silicone. Aproveitando a resposta me responda uma coisa, quantas buchas vão na ZJ LX 5.9? Geralmente o que se troca com frequncia na suspensão? E as buchas de poliuretano são uma boa alternativa, para durabilidade?

nzardo
17/06/2008, 12:23
Nzardo, eu acho que o mecanico anterior não conseguiu fixar corretamente as pastilhas. E optou por usar silicone. Aproveitando a resposta me responda uma coisa, quantas buchas vão na ZJ LX 5.9? Geralmente o que se troca com frequncia na suspensão? E as buchas de poliuretano são uma boa alternativa, para durabilidade?

Igor,

As Grand usam as mesmas buchas.... tanto na dianteira como na traseira... 4 inferiores e 4 superiores.... buchas da estabilizadora diant + tras...... bieletas com pivo na dianteira e com buchas na traseira..... ;-)

As buchas de PU de verdade, duram mais q as de borracha, não q as de borracha não durem bastante..... porém alguns q optaram por buchas de PU reclamam q elas rangem um pouco... :pensativo:

A durabilidade das buchas depende muito do uso, da qualidade e instalação adequada...... :concordo:

geezer
17/06/2008, 21:20
Se trocar as buchas não coloque as vagabundas ou de marcas duvidosas, além da questão de segurança/qualidade as "meia-bocas" de PU vão ranger demasiado e as de borracha vão rachar rapidamente...

Abs

Riocosta
27/12/2008, 12:11
Jogar WD?? Vale pra pivos e bieletas na dianteira também? Pode ser um desingripante normal? A minha está dando um estalo alto na frente quando esterça demais para um dos lados apenas, ainda não descobrimos o que é, mas parece alguma coisa metálica que é tensionada até não suportar e aí estala, como se desengatasse, mas a dirigibilidade está normal e quando anda ou faz curvas não faz barulho.

[]'s
Amigo

Manda ver as buchas do braço superior da suspensão dianteira. O problema é achar apenas essas buchas pois nas revendas elas só são vendidas com o braço inteiro. Em sites americanos " upper control arm ", mas tem de ter certeza sobre o modelo, vem tudo completo. Eventualmete vc. pode encontrar quem faz a bucha em poliuretano por aqui....

Overland
03/01/2009, 12:55
Amigo

Manda ver as buchas do braço superior da suspensão dianteira. O problema é achar apenas essas buchas pois nas revendas elas só são vendidas com o braço inteiro. Em sites americanos " upper control arm ", mas tem de ter certeza sobre o modelo, vem tudo completo. Eventualmete vc. pode encontrar quem faz a bucha em poliuretano por aqui....

Já resolvi este problema trocando o pivô de direção que fica fixo no braço Pitman. (Após trocar homocinética, rolamento...)

[]'s

Morubixaba
03/01/2009, 21:23

[]'s

Overland,

você resolveu esse problema???

Como foi? O que arrumou? Estou com o mesmíssimo problema. Giro tudo pra direita e no final do curso dá uma leve travadinha e e um "toc" alto... Hoje com um estetoscópio eu descobri que pode ser tanto no pivô do pitman quanto na caixa de direção mesmo.

Dá uma luz!

Overland
04/01/2009, 12:15
Overland,

você resolveu esse problema???

Como foi? O que arrumou? Estou com o mesmíssimo problema. Giro tudo pra direita e no final do curso dá uma leve travadinha e e um "toc" alto... Hoje com um estetoscópio eu descobri que pode ser tanto no pivô do pitman quanto na caixa de direção mesmo.

Dá uma luz!

Olha, no início fui ao mecânico pensando que talvez fosse uma bieleta ou coisa parecida, era só perto do final que dava um estralo forte. O primeiro diagnóstico foi homocinética, troquei por R$200, mas não resolveu. Depois, após desmontar a homocinética, ele achou que podia ser o rolamento que fica dentro de um cubo, é blindado e com folga pode ocasionar o ruído.

Trocamos o rolamento e o estalo reduziu uns 40 ou 50%, mas quando esterçava parado principalmente ou numa curva mais forte, sempre perto do final do batente, ainda dava um estalo e o mecânico disse que só podia se ainda o pivô da direção junto ao braço Pitman.
Comprei na www.rabrune.com.br e trocamos... o barulho parou!!... ufa!

Sugiro verificar esse pivo.

[]'s

oda
12/02/2009, 22:54
pessoal, vcs ai costumam trocar so as buchas mesmo? eu fui numa mecanica especializada em Jeep aqui de Sao Paulo e o cara disse que se for pra trocar as buchas ele nao faz o servico, que eu deveria trocar logo os bracos.

Overland
13/02/2009, 07:10
pessoal, vcs ai costumam trocar so as buchas mesmo? eu fui numa mecanica especializada em Jeep aqui de Sao Paulo e o cara disse que se for pra trocar as buchas ele nao faz o servico, que eu deveria trocar logo os bracos.

Um amigo mandou trazer um kit dos EUA que vem com todas as buchas das suspensão em PU, pagou uns R$900 entregues em casa.

[]'s

Ronaldo B.
13/02/2009, 15:33

Vc poderia informal qual a mecanica especializada em Jeep que vc foi ?

Qual a justificativa do mecanico para condenar os braços e dizer que não troca só as buchas ?

Se os alojamentos das buchas não estiverem danificados (o que normalmente ocorre quando se roda com uma bucha danificada na suspensão por mais tempo do que deveria) não tem o porque trocar os braços juntos com as buchas.

É óbvio que trocar os braços dá muito menos trabalho e o lucro na venda das peças é maior que trocar só as buchas, atitude típica de concessionária ou de mecânico burro e preguiçoso que trabalhou em concessionária.

[]´s

oda
13/02/2009, 16:04
Fala Ronaldo!

A oficina eh a AGIII, fica na zona norte. Eu ja sabia que os caras tinham esse perfil... Mas paciencia, agora ja mandei trocar.

O Nzardo me explicou essas coisas tb. Eu comprei esse carro faz pouco tempo. Antes eu levava meu carro num meca de confianca, inclusive ainda levo outros carros (astra e celta), mas achei que a cheroka merecia um meca mais profissa. Aparentemente dei com os burros n'agua e vou gastar a toa.

Resultado: vou gastar 2 pilas ao invez de 500 e me sobraram 4 bracos bons. Se alguem quiser manda uma msg em pvt.

Ronaldo B.
13/02/2009, 16:18
Oda,

Nem esquenta que isso faz parte, aos poucos a gente vai aprendendo. A minha XJ normalmente eu levo no mesmo mecânico que levo meus outros carros, conheço o cara a 20 anos, tá certo que tem algumas coisas que ele não conhece na XJ, então quando ele não conhece ele já fala que não sabe e ou me pergunta o que fazer e se eu sei como fazer ou então ele não mexe. Não conheço o pessoal da AGIII então não posso falar nada, já ví muita gente recomendando aqui no fórum, só isso.

Uma oficina que eu recomendo e que com certeza não vão te enrolar e a Motorlodge ( www.motorlodge.com.br ), fala com o Reinaldo, algumas pessoas do Fórum são clientes dele além dele mesmo ser usuário do fórum e ser jipeiro também, o cara é muito gente fina, trabalha bem e com preço justo.

[]´s

oda
13/02/2009, 16:32
Fala Ronaldo!

Valeu a forca, cara! Eu fui na AGIII exatamente por causa das recomendacoes, mas nao chego a falar mal deles nao. O atendimento eh excepcional, eles realmente sao super atenciosos e dispostos a te explicar tudo. Mas tem essa chateacao ai. Enfim, estejam avisados!

Interessante essa Motorlodge. E o bom eh que ela eh perto da USP (local em que passo 25 horas por dia!). Da proxima vez passo la para conferir!

Mais uma vez, obrigado!