PDA

Ver Versão Completa : Aos entendidos em metalurgia , confecção suporte de suspensão

Santoro
29/05/2008, 11:50
Bom, essa eh pra quem sabe. to querendo fazer a adaptação da suspensão da blazer no meu cj, para tal teria q fazer as montanheiras(parte fixa) q prende a mola ao chassi. minha duvida eh a seguinte, que material eu posso usar para fazer isso ? pense em fazer de aço carbono 1020,na espessura de 9,5mm, aguentaria ? ou esta subdimensionado ?

Chiari
29/05/2008, 12:35
Bom, essa eh pra quem sabe. to querendo fazer a adaptação da suspensão da blazer no meu cj, para tal teria q fazer as montanheiras(parte fixa) q prende a mola ao chassi. minha duvida eh a seguinte, que material eu posso usar para fazer isso ? pense em fazer de aço carbono 1020,na espessura de 9,5mm, aguentaria ? ou esta subdimensionado ?

Olá santoro tudo bem?

Quando a composição creio que o 1020 caia muito bem, pois é extreammente docil a solda e se adequa muito bem a liga do chassi, que me parecer ser um aço doce com um pouco mais de carbo que um 1020, digo isso pelas vezes que traablhei em cima de cahssis de willys e tive essa impressão quanto a sua composição.

Recomendaria um eletrodo 6013 para solda, cuidado com MIG! Só use se o profissional for bom.

Quanto a espessura é dificil opinar pois tem que ver o projeto, mas enfim ficam ai meus palpites.

Abraço.

Santoro
29/05/2008, 13:12
vlw chiari ,a minha duvida era em relação ao material se adequar ao material do cj, mas pelo q vc falou da blz. vou soldar com mig, podexa q o soldador e qualificado rs tem um topico nessa msm pagina sobre suspensão da blazer, postei os desenhos q fiz la se puder dar uma olhada e opniar agradeço. abraço.

Elmer_Jeep
29/05/2008, 18:00
cara, 9,5mm (3/8") é muito grosso, não precisa tudo isso.

O crocodillo pesa muito mais e as montanheiras foram feitas com pedaços de viga de chassi na espessura de 6,5mm (1/4").

Sobre a soldagem recomendo parafusar também.

[]'s

billj
29/05/2008, 18:34
Aço 1020 em espessura de 1/4" é mais que bão. A questão da solda depende do formato das peças a serem unidas........

Abraços,

Bill

Santoro
29/05/2008, 18:46
entao rs, 9,5 reamente ficou uma coisa mto bruta,estou mudando para 1/4, a solda vai ser feita por mim msm , vou fazer o seguinte, vou fazer um canfro em meio v por fora,conversando com meu supervisor no trab, ele recomendou essa configuração , eu ia fazer um chanfro em v com 45 graus , ele me falou q n era necessario)preenchendo de solda e reforçarei com outro cordão por dentro.acredito q terei a resistencia necessaria .elmer , irei parafusar inicialmente dps soldando, n irei soldar ela toda no chassi , mas pontos estratégicos. qto a solda , estou pensando em usar arame 1.2 70s-6 acho q atende legal tb . cortarei as peças no plasma tb , para garantir q fiquem 100%

tava em duvida qnto a chapa, mas pra saber se ela iria aquentar as torçoes. cogitei a possibilidade de fazer em hardox,mas acho q ficaria mto dura trincando..

Santoro
30/05/2008, 11:45
elmer, tira uma dúvida. a medida do olhal da mola da blazer eh de 70mm, projetei o desenho para a montanheira ter 74mm, deixando uma folga de 2mm pra cada lado, o q vc acha ? nessa sua foto, essa parte e da dianteira ou traseira ? sabe me dizer a distancia do centro do furo para a extremidade superior ?
Da uma olhada no meu desenho por favor. vlw

Elmer_Jeep
30/05/2008, 12:50
Teria que ver quanto mede a largura do olhal + bucha pois se ficar muito estreito vai complicar pra encaixar o feixe no suporte...

Esse da foto é da dianteira do crocodillo, do centro do furo para a face superior acho q deixei com 11cm. A tarde eu dou uma conferida la.

[]'s

Santoro
30/05/2008, 14:59
o olhal mais a bucha tem 70 mm cravados. a montanheira do jeep na parte dianteria e diferente,eh mto igual essa sua ai , a da traseira eh mais curta, sabe pq ?

Santoro
05/06/2008, 16:10
elmer , ja confeccionei os suportes do feixe traseiro, vou postar uma foto de como ficou, agora vou fazer os jumelos e os dianteiros, sabe me dizer a espessura do jumelo da toy ? será que 1/4 fica bom tb ou eh melhor fazer essa de 3/8 ? irei fazer de aço inox essa peça . cortei todo o material num CNC plasma e soldei com Tig, fazendo um chanfro em V , ficou 10.

segue as fotos

anderson_wzorek
05/06/2008, 21:37
Santoro,
Parabéns pelo trabalho das peças,ficou nota 10,só como alerta toma couidado com a amperagem que vc esta soldando,pois notei na primeira imagem que tem algumas mordeduras ao longo do cordão de solda,e isto é um agravante para acumulos de tensão,podendo ocasionar problemas....mas são chances remotas pela espessura da chapa,eu trabalho com solda de tubulação e chapas em aço SAE 4130 com 0.8 a 1.6 mm,ai ja viu né,td cuidado é pouco.
eu fiz jumelos para meu jeep com chapas em aço ABNT 1020 com 1/4"x 1 1/2",com um reforço no meio,é uma bucha com um parafuso alen de 5/16" com porca auto travante,ficou bem bacana....
espero ter ajudado
abraços

Santoro
05/06/2008, 22:17
Fala anderson blz ? entao, tb reparei essa parte, estou soldando com uns 100 A , ali deu uma comida a mais realmente enquanto soldava ,mas n apresentou poros nem nda,n comprometeu nda, amanha vou da uma ajeitada nisso,ajeitando o visual da perna . tb trabalho com solda e corte, onde trabalhas ? , teria uma foto desse jumelo ?

Elmer_Jeep
06/06/2008, 11:39
elmer , ja confeccionei os suportes do feixe traseiro, vou postar uma foto de como ficou, agora vou fazer os jumelos e os dianteiros, sabe me dizer a espessura do jumelo da toy ? será que 1/4 fica bom tb ou eh melhor fazer essa de 3/8 ? irei fazer de aço inox essa peça . cortei todo o material num CNC plasma e soldei com Tig, fazendo um chanfro em V , ficou 10.

segue as fotos

Belo trampo, já que vc tem todos esses equipamentos aí vai ser moleza fazer os jumelos.

Os originais da Band moderna (94 a 2001) tem 3/8" de espessura, a distancia entre furos é de 8cm e a medida dos pinos é de 18mm.

[]'s

Elmer_Jeep
06/06/2008, 12:01
Santoro, que programa é esse que tu usa:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=123515&d=1212158857

Tenho vontade de aprender a mexer com isso pra projetar algumas peças, o q vc sugere ?

[]'s

Santoro
06/06/2008, 16:06
elmer esse programa eh chamado google sketchup, eh da google, e o melhor , eh de graça , procure por sketchup q vc acha, mto facil de se usar ! eh otimo pra modelagens 3d etc.
vlw pelas medidas, na segunda vou cortar os jumelos. acho q vou fazer de 1/4, n sei se tenho sucata de 3/8 em inox aki .. o unico problema q vou ter, eh q quero utilizar o suporte original do cj dos jumelos, ai vou ter q fazer uma redução no jumelo , e fazer essas dobras q vai ser foda, to pensando em soldar tipo uma bucha pra fazer a redução rs, tenho q passar de de 80 mm pra 64 mm se n estou enganado.. preciso conferir em casa .

elmer equipamento eh o q n me falta rs, falta tempo, to fazendo estagio em engenharia na white martins aqui no rio de janeiro, mais precisamente no CTR centro de tecnologia rio, tenho varios equipamentos a disposição o problema e q tenho mtos testes pra fazer para clientes brasil a fora. aqui no setor tb fabricamos as carretas q vcs veem por ai q transportam gazes e etc . as vezes qndo sobra um tempo eu consigo fazer uma brincadeira dessas

samukanvas
06/06/2008, 17:13
Show o programinha... foda é aprender a mexer :mrgreen:

Boa!!!!

Abs

anderson_wzorek
06/06/2008, 19:56
Fala Santoro,esta usando uma boa amperagem,não é nd preocupante agora,mas depois de algum tempo com carga aplicada pode causr problemas,alem de deixar o acabamento de sua peça perfeito,então vale a pena retrabalhar a solda.
Então velho,eu sou tecnico em mecanica industrial e trabalho em uma industria aeronautica (www.ipeaeronaves.com.br (http://www.ipeaeronaves.com.br)), hj inclusive estive confeccionando os trens de pouso de algumas aeronaves agricolas que pesam 2.500 kg,fomos a uma casa de molas,aquecemos e conformamos na geometria desejada....
Vou ver se fotografo o jumelo e coloco as fotos aki blz...
E vc onde trabalha?
abraços

Santoro
09/06/2008, 02:19
anderson , essa flange q vc usou no clarkett, vc que fez ou comprou ?? to querendo adaptar ela no meu ohc , tava querendo ver se achava uns desenhos de flanges pra fazer uma .

anderson_wzorek
09/06/2008, 22:38
Fala Santoro,td blz?
A flange que estou usando foi feita inteira por mim,corte de material,usinagem,soldagem,confecção do eixo e por ai vai,logico que com as devidas dicas aki do forum....ficou muito bom,essa semana vou tirar a caixa pra revisar,pos fiz a burrada de montar sem revisão,ai começo a escapar a 4° marcha.. assim que tiver com ela na bancada eu fotografo td detalhado e te passo blz...se vc tiver pasciencoa de ler td esse topico vai encontra muita foto e desenhos que serviram de base pra mim...devo ter isso aki em casa,qualquer coisa te passo,mas não tem erro é só ir juntando as peças hehe
qualquer coisa a gente ajuda
abraços

Santoro
09/06/2008, 23:37
anderson, dei uma lida no topico , mas eh mta coisa, ate peguei uns desenhos , se puder me passar os seus como foi feito etc e talz, gostaria de copiar, se tiver msn me adiciona ai , rodrigosantoro@veloxmail.com.br abraço