PDA

Ver Versão Completa : Como ergue a suspensão dianteira da gaiola?



cko_kogler
29/05/2008, 10:50
Bom dia amigos gaioleiros, surgiu uma duvida e procurei pro ai mais não encontrei muita coisa eu gostaria de levanta a suspensão dianteira d minha gaiola se alguém tiver como me da algumas dicas para que eu possa fazer isso!!!Já vi muitas gaiolas com a suspensão bem mais alta que a minha e gostaria de fazer o mesmo obrigado.

divespanhol
29/05/2008, 11:35
cko_kogler de uma olhada neste trabalho
http://www.planetabuggy.com.br/mecanica/suspensao/elevandodianteira.htm

cko_kogler
29/05/2008, 12:41
cko_kogler de uma olhada neste trabalho
http://www.planetabuggy.com.br/mecanica/suspensao/elevandodianteira.htm




Ola amigo Divespanhol cara queria agradecer olhei o link q vc mandou show de bola vo faze na minha gaiola novamente muito obrigado foi muito útil. abraço

divespanhol
31/05/2008, 21:25
cko_kogler
veja este!

http://www.orkut.com/Album.aspx?uid=482134328640164383&aid=1206786595

divespanhol
31/05/2008, 21:34
olha no video
http://www.youtube.com/watch?v=H5k_dbH5sPU

Denilson Maçaneiro
31/05/2008, 21:52
Cara que baja loco!!!
já mandei uma mensagem pro cara perguntando da suspensão!!!!

Floko
02/06/2008, 01:56
e ae denilson,o que o cara respondeu a respeito da suspa ?

Marcelo A. Marchiodi
02/06/2008, 09:23
Cara que baja loco!!!
já mandei uma mensagem pro cara perguntando da suspensão!!!!

Vocês tem orkut?
Esse baja é do cara desse tópico: http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=352373&tid=2591558216068815348&start=1
Ele dá os detalhes lá e tem mais fotos no perfil dele!

Denilson Maçaneiro
02/06/2008, 12:28
e ae denilson,o que o cara respondeu a respeito da suspa ?

então, ele disse que foi ele mesmo quem fez, que na trilha a suspensão é ótima mas no asfalto precisa de uns ajustes, perguntei se ele tem um projeto da suspensão, dianteira e traseira. Assim que ele responder eu falo, ou melhor vou convida-lo pra participar do forum...

Floko
02/06/2008, 16:01
blz,ficamos no aguardo,show de bola de ver o projeto,deve ser massa dar um role com um monstrengo desses.

cko_kogler
03/06/2008, 13:30
Tbm ficarei esperando quero fazer na minha abraço

Marcelo A. Marchiodi
03/06/2008, 15:00
Posso dar uma sugestão!?
Fazer uma suspensão de braços duplo A do zero é complicado, pois envolve muito cálculo de geometria de suspensão, ângulos, posicionamento dos braços... enfim, uma dor de cabeça até pra engenheiros.
O que eu sugiro, e eu já pensei em fazer uma vez seria copiar totalmente a suspensão dianteira de uma D-20, ela usa essa suspensão, e refazer num baja ou buggy, seja o que for, mas ajustando a largura. Poderia-se inclusive usar todo o cubo (ou manga de eixo?) da própria D-20, tornando o conjunto final muito forte! E refazer os braços da suspensão, usando tubos pra ficar mais leve que os braços originais dela.
Fazendo dessa maneira acredito que os problemas geralmente decorrentes deste tipo de suspensão (bumpsteer, erros de caster, camber...), quando feita do zero... seriam reduzidos.

divespanhol
03/06/2008, 17:54
Marcelo VC tem toda a razão já copiando sempre tem ajustes imagina do zero, o importante é a segurança e o bom senso.
Tem um tópico interessante
http://translate.google.com/translate?u=http%3A%2F%2Fwww.thesamba.com%2Fvw%2Ff orum%2Fviewforum.php?f=9&topicdays=0&start=150&langpair=en%7Cpt&hl=pt&ie=UTF-8&oe=UTF-8
A tradução é meio... Mas já da para ver o grau de dificuldade (o cara solda bem)
Mais dois desenho para pesquisar

Abraço

divespanhol
03/06/2008, 18:10
para não se perder


Everyjuan da Baja construir

Denilson Maçaneiro
04/06/2008, 12:46
blz,ficamos no aguardo,show de bola de ver o projeto,deve ser massa dar um role com um monstrengo desses.

Ai o Ricardo respondeu dizendo q ele fez a suspensão, mas foi tudo no grito..., não tem projeto, convidei ele a participar do forum, tb pedi umas fotos da suspensão, se ele mandar eu posto ai...
vamos aguardar...

Denilson Maçaneiro
04/06/2008, 21:16
Ai o Ricardo respondeu dizendo q ele fez a suspensão, mas foi tudo no grito..., não tem projeto, convidei ele a participar do forum, tb pedi umas fotos da suspensão, se ele mandar eu posto ai...
vamos aguardar...

Opa!!! o nome do cara é Rodrigo enão Ricardo....Foi mal...
então, olha o que ele respondeu:
"
Rodrigo (http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=482134328640164383):

BLZ!!! vou dar uma olhada no site e qualquer coisa eu me cadastro pra trocar umas idéias por lá!!!Quanto as fotos eu não tenho muitas além dessas, mas quando eu tiver umas novas pode deixar q te mando !!!! "

Fontana Baja
04/06/2008, 22:36
E aí pessoal, eu sou o propietário do Baja das fotos com a suspensão dianteira modificada!!!!
Ainda estou meio perdido aqui mas aos poucos me adapto!!!!

Fontana Baja
04/06/2008, 22:52
Algumas fotos da construção!!!

Fontana Baja
04/06/2008, 23:09
Nessas fotos eu estava tentando usar o pivô inferior do kadett, mas como iria fazer muita, e no kadett ele não faz esta força, procurei usar um pivô q trabalhasse da mesma forma. Encontrei o pivô inferior do Chevette, que em relação a força faz no mesmo sentido e tem todo o peso do motor(no meu caso só tem o peso da dianteira!!!
Com o pivô do chevette, as balanças ficaram um pouco diferente das da foto!!!
Eu vou mandar umas fotos das balanças com o pivô do Chevette!!!

Denilson Maçaneiro
05/06/2008, 12:50
Valeu pelas fotos Rodrigo...
Que amortecedor é esse que vc usou na dianteira?

Fontana Baja
05/06/2008, 18:46
Nessas fotos eu estava usando molas traseiras do Gol e amortecedores do corsa, mas era muito fraco, agora uso molam do opala e amort5ecedor da f-1000, melhorou bastante!!!!

Quílvio Talvani
05/06/2008, 23:17
Rodrigo, seja bem vindo ao grupo.
Genial estas tuas fotos.
Como tu fizeste a suspençaõ trazeira e qual é a medida dos teus pneus?
Um abraço Quílvio Talvani.

cko_kogler
06/06/2008, 10:09
Bom dia pessoal gostaria de tira uma duvida sobre a suspensão traseira tem como ergue a suspensão traseira sem troca a caixa já vi o pessoal comentando que pra ergue a traseira tem que usa a caixa da variant 2 queria saber se tem como ergue sem coloca essa caixa obrigado falow abraço a todos
:parede:

Denilson Maçaneiro
06/06/2008, 12:32
Fontana vc tem fotos da suspensão traseira tb?
se possivel coloca ai...

Vc já conseguiu um ajuste legal pra andar no asfalto?

Abraços....

thiago pupo fonseca
06/06/2008, 21:41
fala pessoal , alguem ai ta com a irs da kombi? tem q mexer no limitador dela pra erguer ou nao precisa , ouvi falar em tirar e por cintas , alguem sabe ai , valeu.

Fontana Baja
07/06/2008, 14:29
A traseira é a suspensão da variantt II, apenas com amortecedores e molas aspirais para reforçar.

Respondendo a pergunta: Para se levantar a traseira não precisa trocar a caixa, porém como o fusca usa caixa com um eixo rígido, ao levantar a traseira as rodas ficam com cambagem positiva \ / . Colocando o sistema da Variant II (IRS) que é praticamente igual a kombi, em vez de um eixo rígido usa-se homocinéticas, portanto consegue lenvantar MAIS a traseira e deixar as rodas praticamente retas | |.
Para colocar homocinéticas não precisa trocar a caixa, apenas o diferencial, e as tampas laterais(que sai homocinética). MAs acho que é mais viável trocar a caixa inteira!!!! E para colocar a caixa da variant(as homocinéticas) precisa ter uma balança, pode usar a da variant II ou fabricar uma. Já vi gaiolas com uma torre diateira do gol na traseira da gaiola, acho que fica bom, e ainda se consegue uma manutenção mais barrata, além de menos adaptação, pois já tem o disco e a pinça de freio!!!

Denilson Maçaneiro
07/06/2008, 17:47
A traseira é a suspensão da variantt II, apenas com amortecedores e molas aspirais para reforçar.

Respondendo a pergunta: Para se levantar a traseira não precisa trocar a caixa, porém como o fusca usa caixa com um eixo rígido, ao levantar a traseira as rodas ficam com cambagem positiva \ / . Colocando o sistema da Variant II (IRS) que é praticamente igual a kombi, em vez de um eixo rígido usa-se homocinéticas, portanto consegue lenvantar MAIS a traseira e deixar as rodas praticamente retas | |.
Para colocar homocinéticas não precisa trocar a caixa, apenas o diferencial, e as tampas laterais(que sai homocinética). MAs acho que é mais viável trocar a caixa inteira!!!! E para colocar a caixa da variant(as homocinéticas) precisa ter uma balança, pode usar a da variant II ou fabricar uma. Já vi gaiolas com uma torre diateira do gol na traseira da gaiola, acho que fica bom, e ainda se consegue uma manutenção mais barrata, além de menos adaptação, pois já tem o disco e a pinça de freio!!!

Fontana o q é a balança?
São as barras de torção e os facões que seguram os eixos homocinéticos?

Denilson Maçaneiro
07/06/2008, 18:11
Fontana outras perguntas....
Como vc enchertou a barras de torção da kombi ou variante no fuca?
Que amortecedor vc usou na traseira e como vc fez aquele suporte do amortecedor traseiro?

hehehe quetionário completo....

Fontana Baja
07/06/2008, 18:29
Balanças ou também conhecidas como bandejas, seria o facão mais toda a parte que prende o amortecedor.
Para colocar no fusca a balnaça + o facão da variant II é preciso fazer um suporte e solda-lo no chassis do fusca.

O suporte do Amortecedor na traseira eu cruzei um tubo na transversal, que junta o eixo(onde fixa a ponta da mola) até a gaiola traseira!!! e fiz um suporte para a mola+ o amortecedor!!!

aleoliver
07/06/2008, 19:05
Balanças ou também conhecidas como bandejas, seria o facão mais toda a parte que prende o amortecedor.
Para colocar no fusca a balnaça + o facão da variant II é preciso fazer um suporte e solda-lo no chassis do fusca.

O suporte do Amortecedor na traseira eu cruzei um tubo na transversal, que junta o eixo(onde fixa a ponta da mola) até a gaiola traseira!!! e fiz um suporte para a mola+ o amortecedor!!!
Fontana vc tem fotos ai pra gente dar uma olhada..valeu!!!

carllo
07/06/2008, 19:26
Buenas Fontana, parabéns pelo Baja, parabéns pelos sistemas de suspensão, ótimas as fotos do orkut.
Abraço.

Fontana Baja
09/06/2008, 12:57
Fontana vc tem fotos ai pra gente dar uma olhada..valeu!!!
Não tenho fotos da traseira apenas esta mas pouco se vê, vou providenciar mais!!!

Ninja4x2
09/06/2008, 13:42
cara belo baja parabens! coloca mais foto dele aí no forum, fiquei curioso.. absss

fuscanando
09/06/2008, 13:57
O mundo dos bajas é pequeno mesmo,Fontana, Seu baja foi a inspiração pra eu fazer o meu quando vc colocou as primeiras fotos dele no planeta buggy a varios anos atras.Tenhos suas fotos salvas até hoje.Parabens pelo belo trabalho e pelo tempo que vc já esta com ele mostra que vc é realmente um apaixonado por fuscas como eu.:palmas::concordo:.
Na minha opinião seu carro merecia um topico só para ele, com fotos desde o seu inicio.
Parabens novamente, abraços.bajeiros.

Jorge_PG
09/06/2008, 20:05
Heai galera, demorei + encontrei as fotos d como erguer a suspenção dianteira...

Fontana Baja
10/06/2008, 00:06
O mundo dos bajas é pequeno mesmo,Fontana, Seu baja foi a inspiração pra eu fazer o meu quando vc colocou as primeiras fotos dele no planeta buggy a varios anos atras.Tenhos suas fotos salvas até hoje.Parabens pelo belo trabalho e pelo tempo que vc já esta com ele mostra que vc é realmente um apaixonado por fuscas como eu.:palmas::concordo:.
Na minha opinião seu carro merecia um topico só para ele, com fotos desde o seu inicio.
Parabens novamente, abraços.bajeiros.
Obrigado pelos elogios. Que bom saber que as primeiras fotos do Planeta buggy te ajudaram a tirar algumas idéias!!!!
Vc sabe como é esses brinquedos, sempre em atualizações hehehehe Umj abraço!!!

cko_kogler
10/06/2008, 17:01
Não tenho fotos da traseira apenas esta mas pouco se vê, vou providenciar mais!!!




belo baja meu amigo meus parabens show de bola ainda mais com esse motorzão belo trabalho:palmas::palmas::palmas:

cko_kogler
10/06/2008, 17:02
Heai galera, demorei + encontrei as fotos d como erguer a suspenção dianteira...



boa tarde jorge gostaria de saber se o senhor fez na sua gaiola esse estilo de erguer a suspenção abraço e valeu por coloca as fotos :concordo:

Denilson Maçaneiro
10/06/2008, 20:00
Heai galera, demorei + encontrei as fotos d como erguer a suspenção dianteira...
Jorge eu pego duas pontas de eixo ai tem q plainar uma do lado do eixo e a outra do lado onde fixa nos braços das molas, certo?
no caso da ponta de eixo com freio a disco? eu perco o suporte da pinça?

Jorge_PG
10/06/2008, 20:22
cko_kogler eu num fiz na gaiola + vou fazer no baja kom uma pequena diferença vou kolokar uma chapa d 1/2 polegada entre as 2 peças ai kero koloka o suporte das pinças q q axa Denilson ai da certo ou não???

thiago pupo fonseca
10/06/2008, 21:03
e isso ai q eu vou fzr tbm , uma bela de uma chapa , primeiro vou levantar a trazeira , ai dependendo da altura q ficar eu ergo na frente tambem , assim nao tem o risco de ficar com a frente mais alta q a trazeira , abracos .

Denilson Maçaneiro
11/06/2008, 12:23
cko_kogler eu num fiz na gaiola + vou fazer no baja kom uma pequena diferença vou kolokar uma chapa d 1/2 polegada entre as 2 peças ai kero koloka o suporte das pinças q q axa Denilson ai da certo ou não???

A é verdade acho q da certo sim....
Boa idéia...

Pensando nessa idéia de colocar uma chapa entre as 2 peças dá pra soldar a ponta de eixo mais pra baixo ainda...

Jorge_PG
11/06/2008, 17:01
então é isso ai...tão pegando a koisa...

Fontana Baja
11/06/2008, 20:22
Essa idéia de soldar uma chapa, estão fazendo tb por aqui!!!
E funciona, só que o pessoal faz as "orelhas" conicas(onde prende o pivô) e a chapa com um aço mais resistente que o 1020, tipo 1045 por ex. e depois manda temperar!!! fica show de bola!!!

aleoliver
11/06/2008, 21:40
Óla Jorge vc está dizendo mais ou menos assim....

fuscanando
13/06/2008, 13:05
Será que ficaria bom adaptar a susp dianteira da kombi inteira na frente de um fusca ou gaiola? A susp dianteira da kombi como já percebi é bem mais alta que de fusca.
Ficaria assim, Traseira com irs e frente com susp kombi.Ficaria original e resistente.
:pensativo: Minha duvida é se não ficaria duro demais e sem flexibilidade.
O que me dizem a respeito?????
abraços a todos.

thiago pupo fonseca
14/06/2008, 12:33
ola , eu acho q e diferente o sistema da caixa de direcao, mais ja pensei nisso tbm , mais mesmo assim , com a chapa da pra deixar da altura q quizer , eu, vou comprar uma chapa de 30cm , sera q vai ficar altinho , rsrssr, abracos .

Jorge_PG
14/06/2008, 13:38
Só cuidado num ergue muito porq ai a segurança num vai ter...

Cezar candelaria
15/06/2008, 18:31
Será que ficaria bom adaptar a susp dianteira da kombi inteira na frente de um fusca ou gaiola? A susp dianteira da kombi como já percebi é bem mais alta que de fusca.
Ficaria assim, Traseira com irs e frente com susp kombi.Ficaria original e resistente.
:pensativo: Minha duvida é se não ficaria duro demais e sem flexibilidade.
O que me dizem a respeito?????
abraços a todos.
Fica muito dura mesmo, um amigo meu colocou e tirou denovo. Compare uma mola de Fuca com uma de Kombi.

marcelo cenora
16/06/2008, 14:43
Heai galera, demorei + encontrei as fotos d como erguer a suspenção dianteira...

humm, é exatamente isso que quero fazer na suspa do baja.... isso é um trabalho pra um bom torneiro né...

Denilson Maçaneiro
16/06/2008, 19:22
humm, é exatamente isso que quero fazer na suspa do baja.... isso é um trabalho pra um bom torneiro né...

Marcelo acho q o profissinal que deve fazer isso é um fresador....
Qnto será que cobram pra fresar as 4 pontas de eixo?

Jorge_PG
16/06/2008, 19:35
Marcelo, corta com a lixadeira as pates desnescesarias e leva pro torneiro que ele da um jeito e ai fica + barato pois reduz muito a MO dele falo...

marcelo cenora
16/06/2008, 20:05
ceeertooo....vou comprar o par de ponta de eixos e mandar bala.... agora o esquema dos freios a disco só vai servir se for na base da chapa ??? se for assim, ferrô.

Brixtor
26/04/2015, 21:13
ainda tem sobreviventes neste topico? tenho uma duvida trabalho com manutenção de maquinas operatrizes (CNC) entao consequentemente lido com solda direto e se tem uma galera que ja fez essa adaptação é por que da certo porem, o material da manga de eixo original permite uma solda comum ou é alguma solda especial, por que geralmente ali costuma se ferro fundido ou coisa sera?

miguéh
26/04/2015, 22:34
ainda tem sobreviventes neste topico? tenho uma duvida trabalho com manutenção de maquinas operatrizes (CNC) entao consequentemente lido com solda direto e se tem uma galera que ja fez essa adaptação é por que da certo porem, o material da manga de eixo original permite uma solda comum ou é alguma solda especial, por que geralmente ali costuma se ferro fundido ou coisa sera?
Solda normal mig ou elétrica da conta é aço

Brixtor
27/04/2015, 12:17
Obrigado Migueh

FUKETEIRO
27/04/2015, 22:28
500189
Obrigado Migueh
Solda elétrica com força, rsrs, abraço.

miguéh
27/04/2015, 23:18
Antes de resolver fazer duplo a ia soldar as pontas das torres do gol já ficava com rolamento blindados freio bom furação 4x100 disco barato e um pouquinho mais de altura, pra quem for fazer acho vantagem

Brixtor
04/05/2015, 12:43
Qual voce fala? a ponta de eixo traseira do gol soldada ao inves da do fusca?

FUKETEIRO
05/05/2015, 22:50
Qual voce fala? a ponta de eixo traseira do gol soldada ao inves da do fusca?
Ele falou pra cortar a torre do gol dianteira e soldar ali na do Fusca, ai vc já fica com freio a disco e rolamentos blindados.