PDA

Ver Versão Completa : ENGESA 4 - JORDÂNIA - 6CC - ÁLCOOL



Páginas : [1] 2 3 4 5

gnecchi
23/07/2004, 22:22
Galera,

Abaixo algumas fotos do ENGESA 4 - JORDÂNIA - 1990/1990 - 6CC a ÁLCOOL que acabo de adquirir !!!!


[]'s entusiasmados :P :P

gnecchi
23/07/2004, 22:29
mais fotos

gnecchi
23/07/2004, 22:34
mais...

Cotrim
23/07/2004, 22:58
Marcos,

Parabéns pela viatura. Mande verificar o diferencial, pois está com aparência de vazamento. Provavelmente é só o retentor, mas se demorar muito, pode detonar algo mais.

[]'s

gnecchi
23/07/2004, 23:01
valews Fábio,

Assim que pegar a makina em definitivo irei mandar fazer uma revisão geral !!!! :wink: :wink:


[]'s

caj
24/07/2004, 20:46
olá amigo
a coluna de direção é de que carro? tem reg.de altura?
grato

gnecchi
24/07/2004, 20:53
Olá caj,

O conjunto da coluna de direção é do Vectra e possui regulágel (escamoteável).


[]'s

Eduardo Chaves
25/07/2004, 14:46
Marcos,

Parabéns pela viatura...

Precisa agora é sujá-la de barro... hehehe...

[]'s...

NeRo
26/07/2004, 13:57
Valeu Marcão!

Agora tem que ir no Ibira para vermos o brinquedo :D
E marcar uma trilha para estrear o Bandido :shock:

[]s

Cotrim
26/07/2004, 14:26
Valeu Marcão!

Agora tem que ir no Ibira para vermos o brinquedo :D
E marcar uma trilha para estrear o Bandido :shock:

[]s

Ae Nero,

Mais uma VTR pra você ir de Zeca. Conte pra ele que seus lanches são Show de Bola.

[]'s

gnecchi
26/07/2004, 19:15
Galera,

Aprendi rápido e o principal acessório OFF Road eu já pedi pra equipar o BANDIDO .... o adesivo do fórum !!!! :wink: :wink:

A viatura já está passando por uma revisão geral.... e já econtrei BF 33" MUD okm por L$610,00 cada :shock: .... fora isto o local mais barato foi no manecopneus.com.br com nosso amigo Leitão !!! ..... na realidade estou até estranhando este valor de L$610 (e este valor é para o MUD mesmo e não o AT) :)


[]'s esperando que de tempo de estar no Ibira na próxima quinta com o VERDÃO

NeRo
26/07/2004, 19:56
A viatura já está passando por uma revisão geral.... e já econtrei BF 33" MUD okm por L$610,00 cada :shock: .... fora isto o local mais barato foi no manecopneus.com.br com nosso amigo Leitão !!! ..... na realidade estou até estranhando este valor de L$610 (e este valor é para o MUD mesmo e não o AT)

Fala Marcos!

Velho, o Edu Velo tem um F3 com 33" e só pega na caixa quando muito exigido o curso, mas ele tem os alargadores diferentes do seu, um amigo nosso daqui, o Cássio, montou o F2 dele com 33" e alargadores originais e pegou (no alargador) com um trabalho de suspensão maior.

Já aviso pq eu fiz uma campanha "Mantenha seu Engesa baixo" :D
Não previ o alargador no caso do Cássio e dei mais trabalho para ele.
Então, "Mantenha seu Engesa Baixo", mas troque a peça. Acho que para andar na rua, sem problema. Teste isso antes destruir seu alargador :D

Ah! Faça uma pesquisa sobre pneus, o pessoal anda avaliando outras opções que não os BF, e têm falado muito bem dos Goodyear. Mas não tenho base de preço.

[]s

Cotrim
27/07/2004, 14:33
Marcão,

Veja como Opção os pneus da 3K que são animais na trilha. Comprei os Argentinos pensando em, quando gastarem, recapálos com o desenho Tannuri.

[]'s

gnecchi
27/07/2004, 15:57
Fábio,

Já andei lendo sobre os 3K (antigo KOSKAK) e me parece inclusive que a preferencia da maioria é o modelo Federico.... realmente a avaliação dos pneus da 3K são muito boas para a briga de trilhas pesadas..... O problema é que pretendo usar o BANDIDO no dia-dia também, sendo assim acredito que os BF, mesmo sendo MUD são mais confortáveis que os 3K no asfalto.

NeRo,
não cheguei a pesquisar as opções da Goodyear, mas cheguei a ver os HANKOOK.
Alguém tem alguma informação sobre o desempenho destes HANKOOK :?: :?:

Vejam abaixo as fotos do Hankook que vi hj numa loja em Sto André.


[]'s emborrachados

Cotrim
27/07/2004, 17:53
Quanto?


[]'s

gnecchi
27/07/2004, 19:18
Fábio,

O valor dos HANKOOK = L$690,00.....

Não sei se era papo de vendedor :evil: mas o cara disse que são melhores que os GRABER..... seria comparável apenas aos BF !!! :roll: :roll:

A variação do preço dos BF 33" MUD é grande... varia de R$900 a R$800, mas como havia comentado encontrei por L$610 na Rede Zacharias, sendo assim irei fechar o jogo de pneus com o Zacharias :wink: :wink: hehe

Será que os atuais pneus militares (modelo original do ENGESA) Candango interessa para jipeiros ?? Talvez alguém que esteja montando um jipe 100% Milico :!: :!:


[]'s

Beto
27/07/2004, 19:56
P/ que vc. vai usar o engesa? Pra trilhas com muita lama? Se for é melhor ficar com os militares, pois são bem melhores na lama do que os bf, mud, etc....... Se for pra pegar lama mesmo é melhor pensar em 3k, frontiera, fate, pneus desse tipo, no asfalto é ruim, mas são o bicho na lama.

NeRo
27/07/2004, 20:02
Fala Marcão!

Não sei nada sobre o Kankook :(
BF todo mundo mais que conhece, é bom.

O Daniel acabou de calçar seu Troller com os MT/R, se quiser referêncîas, o Wallace fala muito bem deles, se forem mais baratos que os BF, eu arriscaria.

Para mandar uma MP pro Daniel:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/profile.php?mode=viewprofile&u=783

Sugestão: seus candangos estão ruins? Se não, fica com eles mais um pouco ou até gastar, você economiza e tem tempo para uma pesquisa mais eficiente. :D

[]s

gnecchi
27/07/2004, 20:24
Beto,

Não usarei ele para trilhas pesadas.. até porque preciso adquirir experiência pra encarar lama pauleira !!

Mas acontece que estes pneus Candando num F3 ficam parecendo pneu de bicicleta :lol: :lol: :lol: muuiiito sinistro... hehehe


NeRo,
Os Candangos estão bom pacas.... o antigo dono reformou, colocou os candangos novos e colocou na garagem..... disse que a filha usou por uns 03 meses rodando na cidade.


[]'s de pneu de bicicleta "finólis" !!! :idea: Imaginando com ficaria de 33" 8)

Eduardo Velo
27/07/2004, 20:41
Marcos , todos 33" usam aro 15" e o que está no teu Engesa é 16" , se tiver lugar pra guardar esses candangos seria melhor ter os 2 jogos , vc vai ter que comprar roda e pneu mesmo ...

Como o Beto disse os BFs emplastam na trilha e os canadangos afundam e tem melhor tração e no seco os BFs vão melhor por área de contato ...

Agora ... , se quiser vender as rodas com os candangos to interessado ...

[]s ...

NeRo
27/07/2004, 20:44
É!

Eu tentei fazer você economizar uma grana para depois pagar umas latinhas no Ibira :shock: Mas você é cabra teimoso né? :D

[]s

gnecchi
27/07/2004, 20:52
Edu,

Lí o tópico sobre Rodas e Penus para o Engesa http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=1970&sid=3ca19aaacd88ff5c72b185362bff4eda

e ainda fiquei na dúvida se é melhor roda com tala 8" ou 10" !!!! Qual seria uma boa opção de roda R15 para comprar ? o que vc tem no Jabiraca ?

NeRo,
Eu não sou teimoso mas é que de bike eu já sou craque (rodo em média 70km aos domingos) !!! e de Engesa ainda sou bração :lol: :lol:

[]'s

Eduardo Velo
27/07/2004, 21:30
Parte pra tala 8 , de D20 , tala 10 pode destalonar e deixa a banda exposta ...

[]s...

gvogetta
27/07/2004, 22:48
Caro Marcos,

Indiscutivelmente, uma belíssima viatura... Da cor que eu gosto: VERDE :wink:

Aliás essa mesma viatura já fez sucesso aqui em Curitiba. Muito boa mesmo!

Parabéns,

gnecchi
28/07/2004, 12:48
Getúlio,

Quando havia decido comprar aquela Jota vermelho com MWM 2.8 que estava anunciado no Mercado4X4.. http://www.mercado4x4.com.br/images/1041-0507.jpg .... o dono já havia vendido a viatura !!!

De qualquer forma estou muito contente de ter comprado este exemplar de ENGESA :wink:

Vc chegou a vê-la rodando em Curitiba ?? O antigo dono (Tato) está aí em Curitiba na casa do pai antes de embarcar para fora do país !!!


[]'s e obrigado pela força

gnecchi
28/07/2004, 13:47
PessoALL,

Comprei os BF 33" MUD na Rede Zacharias por R$608,73 cada !!!! não acredito que tenha preço melhor por aí, pois pesquisei bastante... então abri um tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=4801 para dar um toque na galera que está decidida em adquirir os BF 33".

Agora preciso comprar as rodas .... R15 tala 8", se alguém souber de alguém vendendo !! tô na área....


[]'s

Eduardo Chaves
28/07/2004, 13:58
Parte pra tala 8 , de D20 , tala 10 pode destalonar e deixa a banda exposta ...
[]s...

Eu é que sei...

Minhas BBS tala 10" já estão com os pneus AT, e devo pegar esta semana ainda as rodas tala 8" para montar os kichutes...

[]'s cansado de arrumar pneu depois das trilhas...

Cotrim
28/07/2004, 14:44
Será que os atuais pneus militares (modelo original do ENGESA) Candango interessa para jipeiros ?? Talvez alguém que esteja montando um jipe 100% Milico :!: :!:


[]'s

Marcos,

Se eu não tivesse comprado os pneus do Carlão, seria um excelente negócio para mim. Já tem idéia de quanto pedir no jogo?

[]'s

gnecchi
28/07/2004, 17:09
Fábio,

Ainda não tenho idéia de quanto irei pedir no jogo de rodas R16 com os pneus candango, preciso pesquisar melhor pra não pedir um valor inviável... mas de qualquer forma irá ajudar amortizar o investimento nas novas rodas e pneus.

Passei hoje na NandoCar que só trabalha com manutenção e reforma de 4X4 (fica atrás da Alcatel da Av. Anchieta) e o Fernando (dono) me mostrou um jogo de pneus Candango com roda R16 que foi vendido por L$150,00 cada.... mas os pneus estavam 1/2 vida

Amanhã irei no Ibira com o BANDIDO ainda com os Candango, se vc estiver por lá dá uma olhada nos pneus :wink:
*** Aliás me passem a dica para eu achar a barraca do Cabral !!!!



Encontrei a roda modelo Daytona da Mangels por L$144. Alguém sabe me dizer se o preço está bom :?:


[]'s

Luiz Claudio
28/07/2004, 17:28
Aliás me passem a dica para eu achar a barraca do Cabral !!!!

Marcos,

A gente combina toda semana o encontro no Ibira nesse tópico:

www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=1740

A Barraca do Cabral fica próxima aos sanitários. É só perguntar que todo mundo conhece...

Chegando lá você vai ver uma turma grande e animada, pode ter certeza que é o pessoal do 4x4 Brasil. Não tem erro!!!

Estaremos te aguardando para tomar uma gelada...

[]'s...

NeRo
28/07/2004, 17:38
Encontrei a roda modelo Daytona da Mangels por L$144. Alguém sabe me dizer se o preço está bom?

Fala Marcos.

Quando eu comprei as Mangels cromadas pro meu fusca (saudades), o melhor preço que encontrei foi na Fumagalli...

www.fumagalli.com.br
6292-4177 - Vítor ou... acho que Cláudio.

Lá tem tudo, rodas, pneus, montagem, alinhamento e balanceamento.

O atendimento dos caras é excepcional! Conversa com eles. É impossível sair de lá ser fazer um amigo :D

[]s

gnecchi
28/07/2004, 17:47
NeRo,

Valeu pela dica.... liguei lá e falei com a Viviane (melhor que Vitor ou Claudio.. rsrs) e o preço deles é de L$142.... significa que o preço que o Fernando da NandoCar me passou não está fora :wink:

Amanhã tomamos umas latinhas no Ibira.


[]'s agradecidos

Cotrim
29/07/2004, 11:17
Marcos,

Dê uma cutucada nos caras da fumagalli, dizendo que encontrou por 130 na Josewal ou na Jipebrás, eles geralmente negociam.

Quanto à barraca do Cabral, é só procurar a Bruna, o Marcelão, o Luiz Cláudio, o Pólvora, o Nero, etc. Pergunte na portaria pelo pessoal que ajuda a fechar o portão. :D :D :D

[]'s

thiagoloco
30/07/2004, 15:15
Cara eu vi o bandido ontem no ibira, e realmente está muito legal, um engesa muito raro.....


[]'s

gnecchi
30/07/2004, 16:04
PessoALL,

Ontem foi muito 10 tomar umas latinhas com vcs no Ibira !!!!

Eu cheguei lá por volta das 19hs e encontrei alguns amigos por lá.... trombei com o Fernando da ANDALUZ ( http://www.andaluzacessorios.com.br ) ... muito gente boa e cuida dos carros dos clientes com muito carinho.

Descobri onde era a barraca do Cabral perguntando pro povo.... trocando idéia com o Cabral, peguntei para ele sobre a turma do site 4x4Brasil e ele me disse: é esta turma aqui do lado.... alí está a Bruna que eu amarrei e pendurei numa árvore !!!! :lol: :lol: :lol: :lol:

Tive o prazer de conhecer a galera: Luiz Claudio, Eduado Velo, NeRo, Thiago c/ Piu-Piu's Family, Pavani, MegaJabiraca's Family (Marcelo e Bruna) e Pólvora !!! Ah conheci também o Alemão, mas depois que ele estacionou o BEBEZÃO do lado do Piu-Piu..... não vi mais.

Agora precisamos marcar para colocar o BANDIDO na lama pq não quero ficar com o bicho limpo na garagem :wink: :wink:


[]'s ainda com o BANDIDO limpo :cry:

Luiz Claudio
30/07/2004, 16:11
Marcos,

Gostei de ver o Bandido ao vivo e a cores ontem no Ibira. O Engesão tá show, muito bonito mesmo...

Parabéns mais uma vez pelo "brinquedinho" novo!!!

Agora que você já sabe onde a turma do 4x4 Brasil se encontra é só aparecer. Estamos lá toda quinta...

[]'s...

NeRo
02/08/2004, 17:08
ainda com o BANDIDO limpo:

Essa é a parte mais fácil de resolver Marcão!
Fique de olho na seção Trilhas Off-Road... se não me engano tá pra rolar algo dia 7/8... acompanhando o Ibira você fica também ficará sabendo de passeios.

Também vou dar uma cutucada por lá depois.

[]s

gnecchi
26/08/2004, 17:37
PessoALL,

Depois de ficar um tempo no estaleiro irei colocar meu Engesa para rodar :) :)

Foram realizadas as seguintes manutenções/melhorias:
:arrow: Troca das panelas e lona do freio traseiro;
:arrow: Troca de óleo e filtros;
:arrow: Troca das molas dianterias (por molas de Engesa Diesel) e trazeiras (pelas originais Engesa, pois segundo o pessoal da Rota 4x4 as molas traseiras são as mesmas para os Diesel ou 6CC);
:arrow: Troca pneus Candango 7,50x16 pelos BF 33x12,5 MUD com roda Mangels modelo Daytona 15x8;
:arrow: Instalação de conta-giros;
:arrow: Instalação de Land-Meeter.

Na próxima semana irá passar pelas seguintes intervenções na WANDECAR:
:arrow: Instalação de gaiola utilizando-se o atual santo-antonio;
:arrow: Instalação de embreagem hidráulica;
:arrow: Instalação de suporte de guincho.

Após eu ser sorteado :roll: no consórcio do guincho HDW-9000G.... irei encerrar a gastança !!!!!!


E atendendo aos pedidos da Dona da Pensão e do meu filho, irei rebatizá-lo para :twisted: PREDATOR :twisted: pois o nome que o antigo dono batizou (Bandido II) não agradou o povo !!!

Agoro o negócio é colocar o PREDATOR para ralar na selva :wink: :wink:

Depois coloco algumas fotos novas..



[]'s predadores

NeRo
26/08/2004, 17:47
Fala Marcão!

Não vai ficar muito alta a frente com essas Molas de Diesel num 6 canecos? :?

O bichão tá rodando já? Arrumou a Panhard?

Eu tenho mais perguntas mas fazer 3 de cara já tá bom não acha? (opa! essa é a quarta :D)

Abração!

gnecchi
26/08/2004, 18:03
NeRo,

Amanhã estarei com ele pronto para rodar !!!!

O suporte da Panhard foi soldado e reforçado... já rodei com ele depois disso e felizmente o shimmy já era.

Comprei as molas na Rota 4X4, pois o Adenilson - ZANESCO (por sinal muito gente boa) só tinhas as molas traseiras...... e na realidade não existe diferença de altura entre as molas dianteiras do Engesa Diesel em relação às molas dos 6CC !!! o que muda é a espessura da mola, pois a mola do Diesel é 1mm maior.... e com certeza deve haver uma grande diferença do "K". Optei colocar as molas do Diesel em função de colocar guincho nele. combinei com a Rota 4x4 que irei fazer um teste com estas molas, pois caso eu avalie que a dianteira ficou muito dura, irei trocá-las para as molas do 6CC :wink: :wink:


Vc chegou a orçar a gaiola com o Wanderlei da Wandecar ??
Como está a sua viatura ???? já saiu do Ivo Pitangui ??? :lol: :lol:


Se souber de alguém que queira comprar meus Candango me avise, pois irei vendê-los...


[]'s

gnecchi
26/08/2004, 18:09
Esqueci de outro detalhe...

:arrow: Realizei outra revisão no carburador (SOLEX) e foi trocado o embuchamento..... melhorou pacas em relação ao que estava, mas do 1o. para o 2o. estágio o bicho está rateando. Mechendo na giclagem isso vai melhorar, mas já começo a pensar se vale a pena partir para um 3E !!!! :roll: :roll:

Se alguém tiver experiencia com os 3E agradeço maiores informações... será que o investimento vale a pena ?? quanto custa um 3E ??


[]'s carburados... mas com falhas :x

NeRo
26/08/2004, 18:10
Grande Marcão!

Liguei na Wandecar sim, para saber se precisava da capota instalada para por a gaiola... O Wanderlei disse que sim, então está na sócapotas, vai levar uns 15 dias. A gaiola do Fase2, só pra ter base de preço: 1.200,00 e 15 dias na confecção.

Ter interesse, eu tinha :D. Mas não vou mais baixar o carro :( E o Eduardo Velo estava interessado... não estava?
Manda uma MP para ele...

[]s

Luiz Claudio
26/08/2004, 18:16
Marcão,

Quanto você pagou pelas molas?

[]'s...

NeRo
26/08/2004, 18:17
Bom... você sabe que eu sou conservador... diria para aproveitar o carro assim mesmo antes de mexer no carburador. Se divertir e não gastar mais dinheiro :D A não ser que esteja realmente uma droga.

Mas não vai adiantar né? :D

Eu não tenho experiência com 6 canecos, não sei as particularidades do GM 250. O meu... a 60km, estável, com um carro mais lento à frente, na hora de dar uma pisada no acelerador, engasga... mas como estou com outras prioridades no momento, pode esperar um pouco.

Abraços!

gnecchi
26/08/2004, 18:53
NeRo,

O Wanderlei me pediu R$580 pra fazer a gaiola usando o meu santo-antonio !!!


Salve... Luiz Claudio,

O Adenilson havia pedido R$135 em cada mola traseira !!!!! aí logo pensei se o Adenilson tá pedindo isso o João da Rota 4x4 vai me esfolar :? :?
O João pediu R$135 nas dianteiras (mesmo preço para Diesel ou 6CC) e R$115 nas traseiras...... no final das contas paguei R$110 em cada para pegar o jogo completo (R$440 em 2 vezes.... 1/2 no ato e 1/2 para 30 dias) .....

Com essas e outras o PREDATOR já passa das L$30k !!!! sem contar a aquisição de guincho :oops: :oops:

Na verdade não podemos ficar fazendo estas contas, porque a hora que dá uma dor de barriga não vemos as latinhas retornarem...... é por isso que tem nego que pede L$50k em Engesa por aí... realmente não dá querer somar tudo o que foi investido em nossas mákinas


[]'s

Cilon Carlos Heck
27/08/2004, 07:47
Gnecchi, eu tenho o 3E no meu Fase 1 e é um ótimo carburador. Comprei no ferro velho e se não me engano paguei algo em torno de 300lt. Eu acho que vale a pena investir. Quando bem regulado ele te dá um bom retorno nas retomadas. Faço média de 7km/lt no asfalto e 4,5km/lt na cidade. :wink: :wink:

gnecchi
27/08/2004, 14:04
Cilon,

Faz quanto tempo que vc pagou L$300 no seu 3E ???... Se bem que eu precisaria de um parâmetro de preço aqui em Sampa, mas de qualquer forma já dá pra ter uma base. :wink: ...Valews

[]'s

haundrich
28/08/2004, 11:00
Grande Gnecchi

Seja bem vindo no fórum e parabéns pela sua aquisição ! E pelo visto, está facinho de colocar a segunda bateria no lado esquerdo para o seu guincho!

E que filtro de ar é o seu?

E obrigado pelas suas informações sobre as molas. Estou resolvendo o problema de suspensão do Ursus,

Falouws - já prevendo amortecedores Rancho com controle interno....

gnecchi
08/09/2004, 18:21
PessoAll,

Algumas fotos do PREDATOR antes de ficar mais uns 15 dias parados para a instalação de gaiola, suporte de guincho e instalação de embreagem hidráulica.


[]'s

megadeth
10/09/2004, 15:03
loucão este seu Engesa hein... parabéns!!!

[]s

andretomasi
10/09/2004, 15:14
Marcos, muito show esse engesão!

Onde é que se compra essa "borracha ripada" pra tapete?

[ ]´s

gnecchi
10/09/2004, 17:30
Keko,

Comprei a borracha ripada no Kimura... fica perto da loja da Diccico Home Center da Construção .. unidade Ipiranga (do lado da Av. do Estado).

Kimura e Cia Ltda Artefato de Borracha
São Paulo - SP
Rua. do Manifesto, 1170
04209-002 - São Paulo - SP
Bairro: Ipiranga Tel: (11)215-8688 (não sei se o fone está certo, porque peguei por um site da internet !!! )

Paguei R$40 o metro... sem emissão de NF... com NF seria R$42 !!! é bem salgado o preço, mas as outras opções seriam mais caras (borracha grão de arroz ou grão de feijão).


[]'s

gnecchi
21/09/2004, 17:47
Pessoall,

Peguei hj o PREDATOR no Wanderlei da Wandecar........ a gaiola ficou show de bola, mas terei que mudar os braços dos meus retrovisores, pois do lado direito a visão ficou comprometida pela gaiola !! apenas detalhe :wink:

A embreagem hidráulica ficou nota 1000 !!!!! saí do meu POLO e fui para o PREDATOR e nem senti diferença na embreagem 8) 8) 8) :P :P :P com certeza a dona da pensão irá encarar a direção do PREDATOR com esta embreagem (foi adapada a embreagem do 608) :lol:

O suporte de guincho ficou blz.... mas infelizmente ainda estou sem guincho :cry: :cry:


Depois postarei algumas fotos deste ultimo Up-Grade :wink:



[]'s

Marcelo Freitas
22/09/2004, 21:39
Pessoall,

A embreagem hidráulica ficou nota 1000 !!!!!

Marcos, desculpe a curiosidade, qto saiu a embreagem?

[]s e parabéns pela viatura!

gnecchi
22/09/2004, 22:50
Marcelo,

Como fiz vários serviços com o Wanderlei acabei fechando um valor para pagamento à vista...... :wink:

Mas acho que só a embregem seria algo em torno de R$500 !!

se formos comparar com o relato do Guilherme Abreu no tópico Embreagem Hidráulica http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?p=59729#59729 .....


Eu tambem coloquei embreagem hidraulica, so que foi da toyota , cilindro superior e inferior original WARGA, R$155,00 os dois. A instalaçao e mole de fazer, e ficou SHOW.
_________________
Engesa F-1 Sassa Mutema ano 87. Agora CORAÇAO VALENTE ( MOTOR MWM 2.8 TD com inter-cooler )
Toyota SW4 2.8 Turbo ano 93

o valor que eu paguei foi bem salgado !!! :oops: .... mas de qualquer forma estou contente com o investimento e com o resultado final... até porque eu não teria como realizar esta adaptação por conta própria :lol: :lol:


[]'s

gnecchi
06/07/2005, 23:31
Ficha técnica atualizada do PREDATOR

Engesa - Fase 3 - 1990 / 1990
Cor Verde Fosco
Chassi 9BB012523LJ002528

:arrow: Motor: GM 4.1 Álcool
:arrow: Carburador Solex H34 SEIE com coletor de admissão aquecido e mufla original ENGESA
:arrow: Mangueira de combustível azul marca Goodyear linha GCOM, composta de borracha sintética e reforçada.
:arrow: Mangueiras de água marca Goodyear em borracha sintética com parede reforçada com abraçadeiras em aço inox
:arrow: Tanque de Combustível de 90 l
:arrow: Filtro de Ar - CAK253
:arrow: Capota de lona verde Pissoletro
:arrow: Amortecedores Rancho RS9000 - com Regulagem Interna para 5 posições
:arrow: Amortecedore de direção origianal (Cofap - GM Oplala - cod. 22021)
:arrow: Direção Hidráulica
:arrow: Embreagem hidráulica
:arrow: Hidrovácuo e cilindro mestre novos de F-1000
:arrow: Cambio Clark
:arrow: Diferencial Dianteiro Dana 30 - relação 3,90 - 10/39
:arrow: Diferencial Traseiro Dana 44 - relação 3,91 - 12/47
:arrow: Snorkel de diferencial - Donatti 4x4
:arrow: Guincho elétrico: HDW, modelo 9000 G
:arrow: Cinta de reboque capacidade 10 ton
:arrow: Patesca Keko 4 ton, anilhas
:arrow: Jack-Lift de 1,20 m
:arrow: Coluna de direção escamoteável do Vectra
:arrow: Alternador de 120A do Vectra
:arrow: Conta-giros
:arrow: Bobina de Alta Potência refrigerada a óleo - 32.000 Volts
:arrow: Cabos de vela 100% silicone - 8mm
:arrow: Bateria de 80A selada - marca DUREX - modelo Elektra Plus
:arrow: Gaiola interna (revestida em tecido acolchoado)
:arrow: Estribos laterais com tubos reforçados
:arrow: 04 Pneus BF Goodrich 33x12.50R15 MUD TERRAM com rodas de aço Mangels modelo Daytona 15x8,0 off set -25
:arrow: Estepe com pneu Pirelli Candango 7,5x16
:arrow: Alargadores de pararalama de Fibra - 10 cm
:arrow: Kit de buchas em PU (Coxins das Barras Longitudinal Dianteira e Traseira) - marca Damper código DRE217R (metal + poliuretano + metal)
:arrow: Jogo de molas novos (original Engesa)
:arrow: Totem modelo Rallye
:arrow: Inclinômetro
:arrow: Faróis auxiliares (milha)
:arrow: Limpador de para-brisa temporizado
:arrow: Rádio PX Allan 100 com antena Maria Mole
:arrow: Jogo de tapetes confeccionado com borracha ripada
:arrow: Bancos dianteiros com encosto de cabeça do Fiat Brava revestidos em lona (bco do motorista com regulagem de altura)
:arrow: Banco traseiro interisso com regulagem de inclinação (inclina 180º)


Sobresalente:
:arrow: 01 jogo de Roda+Pneus originais do Engesa usados, sendo pneus Pirelli Candango 7,5x16 com roda de aço aro 16
:arrow: 01 jogo de alargadores de para-lamas original
:arrow: 01 Alternador origianal de 35A em perfeito estado


[]'s

gnecchi
06/07/2005, 23:39
foto

gnecchi
06/08/2005, 22:56
Estou com o PREDATOR no estaleiro....

Desta vez foi a embreagem que foi pro saco.
Troquei o kit completo de embreagem, é o mesmo utilizado na linha GM:

(Código do Kit Sachs: 6294)
:arrow: A20
:arrow: Bonanza
:arrow: C10
:arrow: C20
:arrow: D10
:arrow: D20 - apenas no Maxion aspirado

Como já sabia que meu diferencial traseiro estava com a Coroa/Pinhão indo pro saco também, estou aproveitando para abrir os 2 diferenciais para revisão, verificando os cardãs, rolamentos, etc...

Já comprei uma relação coroa/pinhão relação 12x47 zerada ..... para colocar no lugar da relação que estava roncando pacas. Apesar da foto ser tirada de celular, acredito que dê pra mostrar como estava a condição do pinhão.


[]'s

haundrich
08/08/2005, 08:16
Esse Engesa está muito caprichado.

gnecchi
09/08/2005, 17:27
Esse Engesa está muito caprichado.

haundrich,

Valews.... vc sabe bem o que é "manter" um bicho desse :lol: :lol:

Estou aproveitando para instalar protetor no diferencial traseiro e dianteiro. Comprei o protetor da Garra4x4, mas sem pintar, pois o Rodrigo vende esses protetores pintados de vermelho.



[]'s

Cotrim
09/08/2005, 20:56
Fala, Marcão

O Predator tá super legal. Uma sugestão, é trocar os escritos por letras mais bonitas, deixando de usar essas formas de papelaria.

Fale com o pessoal do RUPESTRE ADESIVOS que eles fazem um pra você bem caprichado, inclusive, se você tiver um logo, eles fazem também. Eu, o Luiz Cláudio, o Beto Lacerda fizemos com eles e ficaram muito legais.

[]'s

gnecchi
09/08/2005, 23:06
Fala, Marcão

O Predator tá super legal. Uma sugestão, é trocar os escritos por letras mais bonitas, deixando de usar essas formas de papelaria.

Fale com o pessoal do RUPESTRE ADESIVOS que eles fazem um pra você bem caprichado, inclusive, se você tiver um logo, eles fazem também. Eu, o Luiz Cláudio, o Beto Lacerda fizemos com eles e ficaram muito legais.

[]'s

e ai Escoria...

Tava pensando mesmo em mudar os atuais adesivos, até porque eu estou com a lateral direita dianteira amassada e os alargadores de paralama deste mesmo lado que foram pro saco numa trilha. Na funeca aquele adesivo "JORDÂNIA" irá embora.

Não tenho idéia qual adesivo seria ideal, mas de qualquer forma quero deixar ele o mais militar possível, inclusive to procurando aquelas lanternas dianteiras "blackout" que vinham nos EE-12.

Pesquisando na internet achei um cara que montou um Engesa do zero e colocou as lanternas traseiras do HUMVEE, ficou simplesmente animal.


[]'s

Cotrim
11/08/2005, 10:15
Legais as lanternas. Acho que ficariam bem legais no SUPER-ESCÓRIA, mas tô sem grana pra qq coisa ligada ao JEEP, pois enquanto não conseguir outro emprego, tenho que economizar.

[]'s

gnecchi
15/08/2005, 17:41
Acho que dessa vez irei começar a mexer no painel :roll: :roll:

A intenção é de recortar a parte do painel onde vão os relógios, chaves de teclas e indicadores.

Neste local irei colocar um fundo de ACM 4.0mm (Alucobond) na cor de alumínio (mas irei pintá-la da mesma cor que o carro), onde fixarei os instrumentos, etc.

O fundo será em 03 módulos para facilitar a manutenção.
1) indicadores
2) relógios
3) chaves de techas


[]'s

Cotrim
15/08/2005, 23:24
Marcão,

O que é ACM???

Discurpa a inguinorânça

[]'s

Marcelo Freitas
16/08/2005, 00:22
Marcão,

O que é ACM???

Discurpa a inguinorânça

[]'s

Toninho Malvadeza, seu burro!

[]s sem sono...

gnecchi
16/08/2005, 01:02
Marcão,


O que é ACM???

Discurpa a inguinorânça

[]'s


Fábio,

ALUCOBOND é a marca registrada para:

Alucobond®: Material Composto de Alumínio (conhecido como ACM - "Aluminum Composite Material"), formado por duas chapas de alumínio, de espessura 0,5mm, mais um núcleo de polietileno, nas espessuras totais de 3, 4 ou 6mm, pintadas em diversas cores, através de sistemas de pintura de grande durabilidade.

Vários edifícios possuem sua fachada revestida desse material, um deles é o Ed. Plaza Centenário na marginal Pinheiros que tem o apelido de ROBOCOP por ser um dos primeiros edifícios com a fachada toda em Alucobond na cor alumínio e possuir automação predial :wink: :wink:
http://www.arcoweb.com.br/tecnologia/fotos/8/robocop.jpg


Decidi utilizar o ACM no painel, pois é um material muito resistente à intempéries e muito leve.

fique tranqüilo que o "ACM" = Antonio Carlos Magalhães não tem nada a ver com o futuro painel do PREDATOR :twisted: :twisted:


[]'s com ódio do ACM e todos os políticos do Brasil :!: :!:

gnecchi
30/08/2005, 00:13
Agora o painel começa a sair do projeto.......

A alteração que existe em relação ao projeto inicial é que não utilizarei as chaves de tecla do MB-608, mas sim as chaves de tecla utilizas nos ônibus Marcopolo (Paradiso, Volare, geração 5 Viaggio e Torino) e Ônibus/Caminhões da DaimlerChrysler (dos MB modelos novos) da marca KOSTAL Eletromecânica que fabrica componentes para a maioria das montadoras.

As diferenças entre a chave de tecla que optei em relação à chave de tecla do MB-608 são:
:arrow: é mais estreita que as chaves antigas;
:arrow: são iluminadas;
:arrow: a base é sempre a mesma para as teclas de liga/desloga, mudando-se apenas a plaquinha que contém o ícone que representa a função da chave;
:arrow: é o dobro do preço da outra :mrgreen: :mrgreen: .

A hora que que eu estiver com o módulo de chaves de tecla montado, posto a imagem aqui.

Por enquanto vejam as chaves !!!


[]'s

J R Pinho
30/08/2005, 01:17
:palmas: :palmas: :concordo: :concordo:
Marcos,
O Engesão tá bonito, e com esse motor ein :?: :?: Eu também gosto de motorzão, aliás, quem gosta de motorzinho é dentista :lol: :lol: :lol:
Abraços,

Cotrim
30/08/2005, 12:04
Marcão,

São muito legais essas chaves mas, como você disse, são mais caras que as outras. Já que falamos de valor..... Quanto custam?

[]'s

gnecchi
31/08/2005, 01:52
Marcos,
O Engesão tá bonito, e com esse motor ein

valews Pinho.... GM 6CC movido à cachaça é nota 10 de desempenho :concordo: .... acho que irei reativar um alambique que meu pai tem jogado na oficina :twisted: :twisted:



Marcão,

São muito legais essas chaves mas, como você disse, são mais caras que as outras. Já que falamos de valor..... Quanto custam?


Fábio, comprei essas chaves de tecla em uma distribuidor de peças especializado em ônibus e caminhões, e comparado com a Rialam (auto-peças que fica em São Caetano do Sul) essa loja tem 2 vantagens:
1) tem o conjunto completo de chaves (com catálogo, esquema de ligação, etc)
2) tem o preço melhor que a Rialam.

além do investimento que fiz nessas chaves, ainda terei que desembolsar uma grana para mexer na instalação elétrica (tem algum auto-elétrico confiável para indicar?).

Aí vão os preços:
:arrow: Interruptor MB mod. 12V - 8 terminais - preto (chave de 3 estágios): R$35,23
:arrow: Interruptor MB mod. 12V - 4 terminais - preto (chave liga/desliga): R$26,71
:arrow: Interruptor de Emergência MB mod. 12V: R$25,76
:arrow: Potenciômetro MB mod. 12V - preto: R$28,17
:arrow: Lente com identificação de função: R$3,53

Gastei R$243,89 com as chaves.... os instrumentos novos sairão por volta de R$900 (instalado) e ainda tem a revisão geral da instalação elétrica :!: :shock: :shock: :cry: :cry: como é fácil gastar dinheiro.... ki Mer#&%

A placa de "ACM" consegui na faixa e eu mesmo estou realizando os cortes para encaixe das chaves e instrumentos.... maior trampo esses cortes.

Se precisar de alguma peça para o Escória que seja de caminhão ou busão, segue os dados da distribuidora:

CALIL Distrubuidora de Auto-Peças Ltda
Rua Bom Pastor, 1.219 - Ipiranga - CEP 04203-041 - São Paulo - SP
Fone: 11 6591-2211
Fax: 11 6591-0400 ou 274-8818
email: calileletricabus@uol.com.br


[]'s gastando mais do que o bolso permite

gnecchi
02/09/2005, 02:59
aos poucos tá saindo os pedaços do novo painel...


[]'s

Cotrim
02/09/2005, 16:54
Marcos,

Aqui em Santo Amaro, tem o Kiko, é bom, mas é caro pra KCT e eu não tenho o telefone. O Reynaldo da Motor Lodge também faz a parte elétrica e eu, o Piupiu, o Marcelão, o NeRo só levamos as viaturas lá. O Telefone do Reynaldo é 3819 4175.

[]'s

gnecchi
07/09/2005, 12:37
Marcos,
O Reynaldo da Motor Lodge também faz a parte elétrica e eu, o Piupiu, o Marcelão, o NeRo só levamos as viaturas lá. O Telefone do Reynaldo é 3819 4175.

[]'s


Fábio, to ligado que tem uma galera daqui do fórum levam as viaturas para o Reinaldo. Quando estourou a minha embreagem na Sampaio Vidal e eu acionei o seguro para mandarem um guincho, mandaram 1o. um mecânico de moto.... era lá da oficina do Reinaldo. Falei pro meca do auto-socorro que já tinha inspecionado tudo e que o jeito seria guinchar... conclusão: ELE ACIONOU O GUINCHO.

A semana que vem acredito que o PREDATOR saia do meca, falta:

:arrow: terminar a funeca no paralama dianteiro esquerdo e os alargadores do mesmo lado (foi pro saco em trilha);
:arrow: instalar o protetor de diferencial dianteiro (não encaixou direito e tive que devolver pra Garra 4x4 pra acertar);
:arrow: instalar a central de snorkel de diferencial e câmbio;
:arrow: trocar as mangueiras do regulagem do RANCHO e relocar o compressor do sistema (irei colocar pra dentro do painel).


Depois isso irei levá-lo no Reinaldo pra fazer orçamento da parte elétrica... quem sabe eu não troco de vez de oficina :pensativo: Depois da elétrica o PREDATOR vai pra a Tacobrás (instrumentos da TUROTEST) para montar os instrumentos novos.

A vantagem do Fernando ( http://www.nando4x4.com.br ) é que é do lado da minha casa, mas o problema é que já aconteceu do carro ficar parado na oficina por uma semana sem que ele tivesse feito nadinha :evil: :evil: Pra fazer a embreagem (troca do kit completo) e trocar a coroa/pinhão do diferencial traseiro.... o Predator ficou na oficina 1 mês :parede: :parede: :parede: A mão de obra para este serviço foi de R$550 :!: Ainda não tenho idéia dos valores praticados pelo Reinaldo da Motor Lodge.


[]'s impaciente por estar a pé.

Cotrim
07/09/2005, 23:19
Marcos,

O Reynaldo é extremamente justo e pontual. Nunca tive problemas com ele e levo o SUPER-ESCÓRIA e o 4x2 pra ele arrumar. O máximo que um carro meu ficou lá foi 1 semana, que foi o 4x2 que não encontrava uma peça.

O Nando, tenho um vizinho que levou o CJ lá e ficou 1 mês pra trocar os jumelos e colocar alargadores de roda.

[]'s

André-4WD
21/09/2005, 13:44
Blz?
Deixa eu te perguntar que marca é a bobina que tens no predator??
E os cabos de velas??
Tenho uma Rural com um GM 6cc, ignição eletronica e estava pensando colocar uma bobina Accel super coil ou uma Mallory, mas fiquei com receio pois andei pesquisando e encontrei informação que tem muita peça made in china de pessima qualidade.
Gracias,
Andre

gnecchi
26/09/2005, 20:12
Blz?
Deixa eu te perguntar que marca é a bobina que tens no predator??
E os cabos de velas??
Tenho uma Rural com um GM 6cc, ignição eletronica e estava pensando colocar uma bobina Accel super coil ou uma Mallory, mas fiquei com receio pois andei pesquisando e encontrei informação que tem muita peça made in china de pessima qualidade.
Gracias,
Andre

Andre,

Desculpe-me pela demora em te responder, não tinha recebido mensagem de aviso no meu email :?

Não sei a marca da bobina que estou usando, mas ela tem a mesma dimensão que a bobina original, é vermelha e refrigerada a óleo.

As bobinas da Accel ou Mallory são bem mais caras do que a que coloquei no PREDATOR. Essa bobina que estou usando não me deu problema até hj.

Estou usando cabo de vela de 8mm da Accel.

Com a nova instalação elétrica que estou fazendo, a bobina e o módulo de ignição estão saindo do cofre do motor e indo pra debaixo do painel pra não correr o risco de tomarem banho :wink:


[]'s

Pedro Freitas
26/09/2005, 21:29
Só tenho elogios para fazer!
Nunca admirei um Engesa 4 tanto quanto esse!
Parabéns :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:

[]'s sucessos com a viatura

gnecchi
29/09/2005, 20:58
Só tenho elogios para fazer!
Nunca admirei um Engesa 4 tanto quanto esse!
Parabéns :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:

[]'s sucessos com a viatura

Pedro,

Obrigado pelo elogio. O PREDATOR vai ficar legal depois que terminar a revisão da parte elétrica :concordo: :concordo:


[]'s

gnecchi
30/09/2005, 14:26
Estou com o painel do Predator desmontado e já comecei a montá-lo de acordo com o novo projeto.

O painel só vai voltar pro lugar depois que a instalação elétrica estiver pronta.

Conforme projetado inicialmente, o painel terá 03 módulos, sendo de:
:arrow: Sinalizadores;
:arrow: Instrumentos;
:arrow: Chave de Tecla, tomadas 12V, botões de acionamento do Rancho e Afogador/Partida frio.


nas fotos abaixo já dá pra ter idéia de como ficará depois de montado.

Estou procurando a tampa para o porta-luvas !!! :pensativo: mas não sei que carro é. Achei na Rota4x4, mas tá muuuiiito caro. Conforme for eu farei uma tampa em Alucobond mesmo :parede:


[]'s

gnecchi
30/09/2005, 15:00
Hj pela manhã aproveitei que estva no centro de SP e fui procurar Caixa de Fusível .....

Rodei a toda a Santa Efigênia e depois a Duque de Caxias... pergunta daqui e de lá onde eu poderia encontrá-las e me indicaram o número 314 da Duque de Caxias. Heis que enfim achei a caixa que fusível que eu estava procurando :wink: só que pra ajudar, eu queria 2 e o cidadão só tinha 1 :parede: :parede:

Pelo menos agora já sei onde encontrá-la. Ela é bem selada, pois possui um anel de vedação que evita entrar poeira e água.
Se alguém tiver interesse nessas caixas de fusíveis e outros compomentes de auto-elétrico.. aí vai os dados da loja:
ICEA
Avenida Duque de Caxias, 314 - CEP 01214-000 - São Paulo - SP
Fone/Fax: (11) 3331-6871


Irei instalar nos terminais de bateria um conector que servirá como chave geral (apesar de eu tb ter a chave geral). Usamos bastante esse tipo de terminal para baterias de embarcações.... é bem legal e produto de boa qualidade.


[]'s

Eduardo Merege
30/09/2005, 15:25
Gnecchi,
Show esses terminais, que mau lhe pergunte..... $$$$??

[]'s

gnecchi
30/09/2005, 15:33
Gnecchi,
Show esses terminais, que mau lhe pergunte..... $$$$??

[]'s

L$17 !!!! vale quanto pesa :wink: :wink:

Achei esses terminais no supermercado de auto-peças Voly..... Tb tem desses terminais na loja da REGATA (Av. dos Bandeirantes), mas lá deve custar uns L$100 pois é loja de artigos náuticos :mrgreen:


[]'s

gnecchi
01/10/2005, 17:47
Ficou pronto o Módulo de Chave de Tecla.

No lugar do antigo afogador do Opala, instalei o afogador das picapes GM mais novas. O acionamento é muito mais macio com este novo afogado, além do botão ficar sinalizado quando o afogador estiver acionado.

O botão de pulso para o acionamento da partida à frio também foi adaptado um diferente do original, pois procurei o botão original da GM e não encontrei nas concessionárias.

Só falta comprar a tampa do porta-luvas (Opala) com as respectivas dobradiças e a fechadura.

A dobradiça que vende na Rota4x4 é mais reforçada que a original GM
http://www.rota4x4.com.br/Material/loja/dobradica_tampa_porta_luva.jpg


[]'s

Cotrim
02/10/2005, 11:36
Marcão,

Ficou SHOW o seu módulo de teclas.

[]'s

gnecchi
02/10/2005, 19:32
Marcão,

Ficou SHOW o seu módulo de teclas.

[]'s


Valeu Fábio, vai ficar tão funcional quanto ao módulo original, mas acredito que estas teclas do MB moderno são mais resistentes do que as teclas originais FIAT 147 :dance: :dance:

Antes de montar definitavamente o painel ele vai ser todo pintado de verde, inclusive essas placas de Alucobond em alumínio. As teclas já possuem iluminação verde e os instrumentos tb terão iluminação verde.


[]'s palmeirenses :mrgreen:

gnecchi
12/12/2005, 19:01
Atualizando a fixa técnica do Predator... depois de ficar com ele parado desde julho/2005 :mrgreen: :mrgreen:

Engesa - Fase 3
Cor Verde Fosco
Chassi 9BB012523LJ002528

:arrow: Motor: GM 4.1 Álcool
:arrow: Capota de lona verde Pissoletro
:arrow: Direção Hidráulica
:arrow: Coluna de direção escamoteável do Vectra
:arrow: Embreagem hidráulica (cilindros superior e inferior de MB 608) com Kit de embreagem SACHS nº 6294
:arrow: Hidrovácuo e cilindro mestre de F-1000 com freio a disco na dianteira e freio à tambor na traseira
:arrow: Cambio Clark 240V
:arrow: Diferencial Dianteiro Dana 30 - relação 3,90 - 10/39
:arrow: Diferencial Traseiro Dana 44 - relação 3,92 - 12/47 (zero km)
:arrow: Protetor de diferencial traseiro e dianteiro (Garra 4x4)
:arrow: Snorkel de diferencial (Donatti 4x4)
:arrow: Kit de buchas em PU (Coxins das Barras Longitudinal Dianteira e Traseira) - Damper cod DRE217R (metal + poliuretano + metal)
:arrow: Jogo de molas novos, sendo as dianteiras do Engesa à Diesel e as traseiras com 30 mm maior que a original (Rota 4x4)
:arrow: Amortecedores Rancho RS9000 - com Regulagem Interna para 5 posições
:arrow: Amortecedor de direção original (Cofap - GM Oplala - cod. 22021)
:arrow: Gaiola interna by Wandecar (revestida em tecido acolchoado)
:arrow: Estribos laterais com tubos reforçados
:arrow: Alargadores de pára-lama de Fibra - 10 cm
:arrow: 04 Pneus BF Goodrich 33x12.50R15 MUD TERRAM com rodas de aço Mangels modelo Daytona 15x8,0 offset -25
:arrow: Estepe com pneu Pirelli Candango 7,5x16 e roda original ENGESA (16x7), fixado em suporte na tampa traseira
:arrow: Carburador Solex H34 SEIE com coletor de admissão aquecido e mufla original ENGESA
:arrow: Tanque de Combustível de 90 l em aço inox
:arrow: Mangueiras de combustível azul marca Goodyear linha GCOM, composta de borracha sintética e reforçada
:arrow: Galão reserva de 20 litros para transporte de combustível com extensão rígida engate no bocal do galão
:arrow: Reservatório de expansão para radiador (modelo do Santana)
:arrow: Mangueiras de água marca Goodyear em borracha sintética com parede reforçada com abraçadeiras em aço inox
:arrow: Filtro de Ar - CAK253 com pré-filtro lavável (tipo cônico mono) na entrada do filtro de ar
:arrow: Guincho elétrico: HDW, modelo 12.500 PRO
:arrow: Cinta de reboque capacidade 10 ton
:arrow: Patesca Keko CARGA MAX: 7257 KG(16.000 LBS.) DIAMETRO MAX DO CABO DE AÇO 3/8 POL (9,5 MM), anilhas, Chibanca, etc
:arrow: 02 pontos de ancoragem na dianteira e 02 na traseira
:arrow: Engate para reboque com sistema de chaveta para permitir a retirada da ponteira
:arrow: Jack-Lift de 1,20 m
:arrow: Fiação elétrica 100% nova com 02 caixas de fusíveis, sendo 01 para equipamentos originais e outra dedicada para acessórios
:arrow: 02 tomadas 12V para ligação de equipamentos auxiliares - acendedor de cigarro
:arrow: Luzes sob o capô para iluminar o cofre do motor
:arrow: Luz sob o painel para acesso às caixas de fusíveis
:arrow: Chave Geral de 1000 A
:arrow: Painel reformado com chaves de tecla iguais do Marruá com as seguintes funções:
.... ... :arrow: .Pisca-alerta;
.... ... :arrow: .Reostato (para controlar a intensidade de luz dos instrumentos);
.... ... :arrow: .Lanterna / Farol baixo;
.... ... :arrow: .Farol auxiliar inferior;
.... ... :arrow: .Farol auxiliar superior;
.... ... :arrow: .Farol auxiliar traseiro;
.... ... :arrow: .Luz interna para motorista e passageiro dianteiro;
.... ... :arrow: .Luz interna para passageiros do banco traseiro.
:arrow: Conta-giros, marcador de Combustível, Voltímetro, marcador de Temperatura, Pressão de Óleo (marca TUROTEST)
:arrow: Velocímetro original do Engesa (VDO) com aferição do redutor para os pneus 33x12,5"
:arrow: Bóia de Combustível tipo Tubular (marca TUROTEST)
:arrow: Bateria de 70A selada - marca DUREX - modelo Elektra Plus
:arrow: Terminais do cabo de bateria do tipo "engate rápido" de 800A em aço-inox
:arrow: Alternador de 120A do Vectra
:arrow: Bobina de Alta Potência refrigerada a óleo - 32.000 Volts instalada juntamente com o Módulo de Ignição Eletrônica sob o lado direito do Painel, abaixo do porta-luvas
:arrow: Cabos de vela 100% silicone - 8mm
:arrow: Totem modelo Rallye
:arrow: Inclinômetro
:arrow: 04 Faróis auxiliares, sendo um par de 6" (inferior) e outro de 5" (superior), ambos redondos
:arrow: Farol auxiliar traseiro (retangular), instalado sob o galão reserva
:arrow: Lanterna/pisca dianteiro instalado na lateral (caminhão VW)
:arrow: Lanterna/pisca dianteiro instalado na frente ao lado dos faróis (modelo de LED com 08 pontos)
:arrow: Limpador de para-brisa temporizado
:arrow: Rádio PX Allan 100 Plus com antena Maria Mole
:arrow: Toca-fitas Pioneer com disqueteira para 06 discos
:arrow: par de rádio Talk About modelo T5920
:arrow: Macado hidráulico de 2 ton
:arrow: Extintor CO2 de 2 Kg
:arrow: Jogo de tapetes confeccionado com borracha ripada
:arrow: Bancos dianteiros com encosto de cabeça do Fiat Brava revestidos em lona (bco do motorista com regulagem de altura)
:arrow: Banco traseiro interisso com regulagem de inclinação (inclina 180º)
:arrow: Caixas de roda traseiras com assento em espuma revestido em lona
:arrow: Mochila de encosto de banco e mochila de encosto de cabeça (Camping's World)


depois postarei fotos das novas instalações :concordo:


[]'s

Loras
12/12/2005, 19:24
Rapaz, tá caprichando na parte elétrica!!! :D

Parabéns!!! :!:

Desculpe a ignorância, mas para que servem os terminais? :?:

Cabos de bateria?

:pensativo:

Valeu!!

Abraços,

=Loras=

gnecchi
12/12/2005, 20:02
Rapaz, tá caprichando na parte elétrica!!! :D

Parabéns!!! :!:

Desculpe a ignorância, mas para que servem os terminais? :?:

Cabos de bateria?

:pensativo:

Valeu!!

Abraços,

=Loras=


Os terminais de engate rápido são do cabo de bateria sim.
Eles são bem práticos pois é só puxar pra cima e soltar do borne da bateria, desta forma não há risco de descarregar a bateria por algum problema de fuga na instalação elétrica. :concordo: Esses terminais são para 800A de corrente, ou seja, aguenta bem o tranco, mesmo com o guincho.

A nova instalação elétrica foi feita em 1 mês e meio.. o restante do tempo foi gasto (mais perdido do que gasto :evil: :evil: ) no mecânico.


[]'s

gnecchi
23/12/2005, 10:31
Depois da correria da semana passada para terminar alguns detalhes no Predator... está valendo a pena curtir as praias de SC :palmas: :palmas: :palmas:


[]'s

gnecchi
28/12/2005, 23:04
Se tiver algum jipeiro ciclista ou que goste de andar de "magrela" de final de semana... aí vai a dica para transportar a bike de forma segura e sem ter problemas com a Polícia Rodoviária :wink: :wink:

Suporte Thule ....
http://www.thule.com.br/images/pr_9402.jpg


em carros de passeio esse suporte ainda permite abrir o porta-malas, pois pode-se inclinar as bikes em 45 graus.

Os outros modelos do tipo "V" não servem em jipes ou qualquer outro veículo que tenha estepe na tampra traseira.



[]'s

Duda Lopes
29/12/2005, 09:56
gnecchi,

Se tiver algum jipeiro ciclista ou que goste de andar de "magrela" de final de semana... aí vai a dica para transportar a bike de forma segura e sem ter problemas com a Polícia Rodoviária


Taí, gostei da idéia, onde comprou?? Quanto custou?? Quantas bikes da para levar??

[]´s.

gnecchi
01/01/2006, 12:54
Taí, gostei da idéia, onde comprou?? Quanto custou?? Quantas bikes da para levar??

[]´s.


Pode ser adquirido em qualquer bike-shop que seja representante da Thule, ou até mesmo casa de acessórios automotivos. Este foi comprado com o Fernando da ANDALUZ Acessórios www.andaluzacessorios.com.br .

Este modelo são para transportar 2 bikes, mas tem modelos para até 3 bikes.... veja no site da Thule www.thule.com.br .

Quando comprei este suporte custava R$700, mas agora está R$900, pois a Thule fez uma mudança no sistema de fixação junto à bola do engate e em função desta mudança o preço subui. Acho que eu comprei o último modelo com o sistema antigo disponível aqui em Sampa.


[]'s e feliz 2006

Duda Lopes
02/01/2006, 10:31
gnecchi,

Valeu Amigo, obrigado pelas infos.

[]´s.

gnecchi
15/01/2006, 20:43
Tirei algumas fotos das atualizações realizadas no Predator, pois eu havia apenas atualizado a ficha técnica..

Aí vão as imagens:

gnecchi
15/01/2006, 20:51
mais...

gnecchi
15/01/2006, 21:05
mais...

gnecchi
15/01/2006, 21:41
mais....

gnecchi
15/01/2006, 21:56
mais.....

gnecchi
15/01/2006, 22:19
mais......

gnecchi
15/01/2006, 22:36
mais.......

gnecchi
15/01/2006, 22:53
Enfim pessoal, o PREDATOR sofreu uma grande mutação em relação a julho/2004 quando comprei ele em Mogi das Cruzes :mrgreen:


[]'s curtindo a viatura

gnecchi
02/02/2006, 21:31
Galera,

Apesar de ter muito Engesa sangue bom à venda por aí, estou colocando o Predator à venda :cry: :cry: :cry:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=16583


Se eu vender meu carro de passeio antes do Predator ainda consigo segurar as pontas por mais algum tempo :parede: :parede:


[]'s

EcoAgro
07/03/2006, 02:34
Voltando ao suporte para bikes;

ALGUÉM JÁ VIU ALGO PARECIDO PARA MOTOS ?

gnecchi
26/05/2006, 09:36
No final do ano passado eu havia trocado os rolamentos de roda do Predator e para minha surpresa há 3 semanas atrás o rolamento da roda dianteira moeu do nada.. estva indo trabalhar e escutei o disco de freio do lado direito pegando... andei mais um pouco e escutei novamente. Parei para olhar e vi que a roda estava desalinhada. Levantei o lado direito com o hi-lift e vi que o rolamento tava moido :parede: :parede:

Acionei o guincho do seguro e mandei pra oficina... puto da vida, pois o rolamento era novo (Timken), ou seja, ou era falso, ou meu mecânico cagou na montagem :putz: :putz: mas pra variar, nós é quem ficamos no preju e não recebemos uma explicação plausível :evil:

Nessa brincadeira foi até a maga de eixo pro saco, o semi-eixo curto já tava zuado e a roda-livre deste lado também !!!

Nessa brincadeira troquei: semi-eixo curto (Enfer), manga de eixo (Enfer), jogo de roda-livre (AVM manual - corpo de aço, aciona com volta completa), rolamentos (Timken), jogo disco de freios + pastilha.... tudo zero bala comprado na Rota 4x4, só não comprei a pastilha pois ele não tinha da Cobreq.

Emfin, tá tudo zerado, mas antes também tava e mesmo assim deu merda.... detalhe mais importante: de novembro para cá eu não fiz nehuma trilha :pensativo: :pensativo:


[]'s querendo prender o saco do mecânico na morsa :twisted:

Pedro Rocha
26/05/2006, 13:13
Fala Marcos, tudo bem!

É difícil saber de quem é a culpa realmente, do rolamento ou da montagem....mesmo com os pneus 33 eles não deveriam ter se acabado em tão pouco tempo. :pensativo:
Cara desculpe a curiosidade, imagino que vc não goste de lembrar quanto foi q saiu a "brincadeira", mas diz aí, quanto tu gastou em cada item? Tenho um semi-eixo soldado que tá balanceado e funcionando sem bronca, mas como tô pensando em colocar uns pneus maiores, queria substitui-lo pra ficar com uma peça mais reisistente e confiável, e tô pensando em trocar os rolamentos tb, já que eles estão bem rodados e com os pneus maiores a carga nos rolamentos tb vai se maior. Só queria ter uma idéia de quanto é, p/ saber quanto tempo mais eles vão ter de aguentar, e do prejuízo que eu posso ter se não trocá-los :shock: outra coisa... vc ficou com a outra roda livre? É original? Vc vende? Aguardo, um abraço.

Pedro Rocha, Recife - PE

gnecchi
26/05/2006, 21:50
Pedro,

Depois confirmo o valor, mas de cabeça:
:arrow: Semi-Eixo curto com ponta de eixo - R$550
:arrow: Rolamento Timken - R$80
:arrow: Disco de Freio - R$120 cada um
:arrow: Roda Livre - R$400
:arrow: Manga de Eixo - ............ não lembro
:arrow: Borracha do vidro do parabrisa - R$60 (também comprei nessa leva)


Eu estou com a Roda Livre que sobrou guardada.. se tiver interesse posso vendê-la. Depois tiro fotos dela pra vc.


O Igor (Rota 4x4) ,,, dividiu em 03 vezes


Estou esperando chegar as molas traseiras maiores, pois irei trocar as minhas que foram colocadas em Setembro/04...... ainda estão zeradas, mas quero levantar a traseira.

Próximo investimento: Kit de Ponta de Eixo da ENSIMEC ,,, a hora que sobrar tempo $$$$


[]'s

Cotrim
27/05/2006, 00:22
Marcão,

O Predator ainda está à venda?

[]'s

gnecchi
27/05/2006, 18:30
Marcão,

O Predator ainda está à venda?

[]'s


e ai Fabio..... num tá tá naum !!!!

E vc ainda está com o bravo Escória? ... tenho acompanhado o Escória Shopping, espero que esteja dando tudo cero :concordo: :concordo:


[]'s

Cotrim
28/05/2006, 21:14
Fala Marcão,

O SUPER-ESCÓRIA ainda está na minha garagem, mas só isso. Faz 1 ano que ele não vê barro, a última vez foi no Rock Crawling da Imigrantes.

[]'s

gnecchi
06/07/2006, 22:13
ops !!!

Achei o tópico do Predator depois da up-grade do Fórum.....

Ufa.. pensei que tinha ido pro saco



[]'s

Pedro Rocha
14/07/2006, 10:29
Olá Gnecchi,

Espero sua resposta sobre a roda livre que ficou sobrando. Reintero aqui meu interesse em comprá-la. Grande abraço.

gnecchi
14/07/2006, 22:01
Pedro,

Desculpe-me não ter respondido antes......... fiquei de tirar foto para vc e acabei esquecendo do assunto.

Decidi que não irei vendê-la, pois irei instalar a dita cuja junto com o estepe, ficando como um backup de emergência.

Se não me engano tem mais alguém no fórum que está com apenas uma RL sobrando, pois cheguei a pensar na possibilidade de comprá-la para fazer par com a minha.


[]'s

gnecchi
07/10/2006, 00:21
Mais algumas alterações na viatura:

Instalação de snorkel
Revestimento dos bancos em neoprene na cor verde oliva
Instalação do Kit Flutuante ENSIMEC (T-Rex) no eixo traseiro com freio de Toy Band


Se alguém tiver interesse pelos semi-eixos traseiros originais, panela de freio, etc.... vai sobrar os meus em função do Kit Flutuante.


[]´s

CAVESO
07/10/2006, 01:24
Kd as fotos meu camarada?

Explica melhor o lance do neoprene. É capa fixa, costurada ao banco? Qual a vantagem do neoprene, poder lavar?

alexrib2005
07/10/2006, 10:02
Na real onde anda as fotos companheiro, pois não vejo nada...

gnecchi
07/10/2006, 19:29
Kd as fotos meu camarada?

Explica melhor o lance do neoprene. É capa fixa, costurada ao banco? Qual a vantagem do neoprene, poder lavar?

Carlos,

Faz uma cara que não acesso o fórum pq no trampo que estou não consigo acessar nem webmail !!! portanto vai ser difícil eu postar fotos pq meu notebook está na UTI ......

Meu banco era resvestido com lona (conforme fotos anteriores existentes aqui mesmo), só que estava com furos em alguns lugares e decidi tirar a lona e revestí-los de neoprene. A vantagem é que quando volto da trilha meto água dentro do carro....inclusive nos bancos que estiverem sujos (geralmente o do motorista e zequinha), pois o neoprene é impermeável.

A L200 Savana vem com uma capa em neoprene para proteger os bancos.... no meu caso os bancos estão revestidos em neoprene.


[]´s

CAVESO
07/10/2006, 20:15
Gnecchi,

O neoprene esquenta muito ao sol? é caro o metro?

gnecchi
17/10/2006, 23:31
Carlos,

Deslcupe-me a demora em responde-lo.
Não achei que o neoprene esquenta muito ao sol. O revestimento de lona que tinha antes esquantava mais do que o neoprene.

O preço do material é meio salgado sim. Se não me engano o fabricante é de Santa Catarina e o neoprene de 2mm é o ideal para essa aplicação. Gastei R$1mil entre mateiral e mão de obra para revestir os bancos dianteiros e traseiros, os assentos das caixas das rodas traseiras e os tubos do Santo Antonio + ferragem da capota de lona.


[]´s

CAVESO
17/10/2006, 23:37
Gnecchi,

Se puder me passar o contato de onde comprar o neoprene (se preferir pode ser por pvt) ficarei bastante grato.

Se não puder, continuarei grato. rs

Abração

CAVESO
17/10/2006, 23:40
Em tempo: se der poste fotos de como ficaram os revestimentos que você fez...

Kim
19/10/2006, 17:11
Caros amigos!

No banco da minha viatura, mandei encapar com napa, é algo similar, digo de longe, do couro.

Uso os bancos dianteiros do monza, e antes de colocar a napa, pedi ao tapeceiro para colar uma espuma de 0,5 cm de espessura, para ficar fofo e, o tapeceiro fez todos os recortes idêntido ao desenho do banco original.

Qualquer pessoa que vai saper afirma que é couro e, tem a vantagem de poder lavar com água, pois é, impermeavel.

Segue as fotos.

Abraços.

Kim.

gnecchi
26/12/2006, 23:40
Fotos de passeio em Mairiporã...

Tava muito seco, mas as erosões valeram a pena. São poucas fotos oq eu estava apenas com o celular !!

gnecchi
13/03/2007, 17:01
os itens que sofreram atualização estão em negrito


Engesa - Fase 3
Cor Verde Fosco
Chassi 9BB012523LJ002528

:arrow: Motor: GM 4.1 Álcool
:arrow: Capota de lona verde Pissoletro
:arrow: Direção Hidráulica
:arrow: Coluna de direção escamoteável do Vectra
:arrow: Embreagem hidráulica (cilindros superior e inferior de MB 608) com Kit de embreagem SACHS nº 6294
:arrow: Hidrovácuo e cilindro mestre de D-20 com freio a disco ventilado (de Toy Band) + Pinças Toy Band na dianteira e freio à disco rídigo (de Toy Band) + pinças de freio de Kombi na traseira
:arrow: Kit ENSIMEC T-REX BONE de semi-eixos flutuantes no diferencial traseiro
:arrow: Cambio Clark 240V
:arrow: Diferencial Dianteiro Dana 30 - relação 3,90 - 10/39
:arrow: Diferencial Traseiro Dana 44 - relação 3,92 - 12/47 (zero km)
:arrow: Protetor de diferencial traseiro e dianteiro (Garra 4x4)
:arrow: Snorkel de diferencial (Donatti 4x4)
:arrow: Snorkel de admissão de ar
:arrow: Kit de buchas em PU (Coxins das Barras Longitudinal Dianteira e Traseira) - Damper cod DRE217R (metal + poliuretano + metal)
:arrow: Jogo de molas: dianteiro do Engesa à Diesel e as traseiras molas especiais maior que as originais (Rota 4x4)
:arrow: Amortecedores Rancho RS9000 - com Regulagem Interna para 5 posições
:arrow: Amortecedor de direção original (Cofap - GM Oplala - cod. 22021)
:arrow: Gaiola interna by Wandecar (revestida em tecido acolchoado)
:arrow: Estribos laterais com tubos reforçados
:arrow: Alargadores de pára-lama de Fibra - 10 cm
:arrow: 04 Pneus BF Goodrich 33x12.50R15 MUD TERRAM com rodas de aço Mangels modelo Daytona 15x8,0 offset -25
:arrow: Estepe com pneu Pirelli Candango 7,5x16 e roda original ENGESA (16x7), fixado em suporte na tampa traseira
:arrow: Carburador Solex H34 SEIE com coletor de admissão aquecido e mufla original ENGESA
:arrow: Tanque de Combustível de 90 l em aço inox
:arrow: Mangueiras de combustível azul marca Goodyear linha GCOM, composta de borracha sintética e reforçada
:arrow: Galão reserva de 20 litros para transporte de combustível com extensão rígida engate no bocal do galão
:arrow: Reservatório de expansão para radiador (modelo do Santana)
:arrow: Mangueiras de água marca Goodyear em borracha sintética com parede reforçada com abraçadeiras em aço inox
:arrow: Filtro de Ar - CAK253 com pré-filtro lavável (tipo cônico mono) na entrada do filtro de ar
:arrow: Guincho elétrico: HDW, modelo 12.500 PRO
:arrow: Cinta de reboque capacidade 10 ton
:arrow: Patesca Keko CARGA MAX: 7257 KG(16.000 LBS.) DIAMETRO MAX DO CABO DE AÇO 3/8 POL (9,5 MM), anilhas, Chibanca, etc
:arrow: 02 pontos de ancoragem na dianteira e 02 na traseira
:arrow: Engate para reboque com sistema de chaveta para permitir a retirada da ponteira
:arrow: Jack-Lift de 1,20 m
:arrow: Fiação elétrica 100% nova com 02 caixas de fusíveis, sendo 01 para equipamentos originais e outra dedicada para acessórios
:arrow: 02 tomadas 12V para ligação de equipamentos auxiliares - acendedor de cigarro
:arrow: Luzes sob o capô para iluminar o cofre do motor
:arrow: Luz sob o painel para acesso às caixas de fusíveis
:arrow: Chave Geral de 1000 A
:arrow: Painel reformado com chaves de tecla iguais do Marruá com as seguintes funções:
.... ... :arrow: .Pisca-alerta;
.... ... :arrow: .Reostato (para controlar a intensidade de luz dos instrumentos);
.... ... :arrow: .Lanterna / Farol baixo;
.... ... :arrow: .Farol auxiliar inferior;
.... ... :arrow: .Farol auxiliar superior;
.... ... :arrow: .Farol auxiliar traseiro;
.... ... :arrow: .Luz interna para motorista e passageiro dianteiro;
.... ... :arrow: .Luz interna para passageiros do banco traseiro.
:arrow: Conta-giros, marcador de Combustível, Voltímetro, marcador de Temperatura, Pressão de Óleo (marca TUROTEST)
:arrow: Velocímetro original do Engesa (VDO) com aferição do redutor para os pneus 33x12,5"
:arrow: Bóia de Combustível tipo Tubular (marca TUROTEST)
:arrow: Bateria de 70A selada - marca DUREX - modelo Elektra Plus
:arrow: Terminais do cabo de bateria do tipo "engate rápido" de 800A em aço-inox
:arrow: Alternador de 120A do Vectra
:arrow: Bobina de Alta Potência refrigerada a óleo - 32.000 Volts instalada juntamente com o Módulo de Ignição Eletrônica sob o lado direito do Painel, abaixo do porta-luvas
:arrow: Cabos de vela 100% silicone - 8mm
:arrow: Totem modelo Rallye
:arrow: Inclinômetro
:arrow: 04 Faróis auxiliares, sendo um par de 6" (inferior) e outro de 5" (superior), ambos redondos
:arrow: Farol auxiliar traseiro (retangular), instalado sob o galão reserva
:arrow: Lanterna/pisca dianteiro instalado na lateral (caminhão VW)
:arrow: Lanterna/pisca dianteiro instalado na frente ao lado dos faróis (modelo de LED com 08 pontos)
:arrow: Limpador de para-brisa temporizado
:arrow: Rádio PX Allan 100 Plus com antena Maria Mole
:arrow: Toca-fitas Pioneer com disqueteira para 06 discos
:arrow: par de rádio Talk About modelo T5920
:arrow: Macado hidráulico de 2 ton
:arrow: Extintor CO2 de 2 Kg
:arrow: Jogo de tapetes confeccionado com borracha ripada
:arrow: Bancos dianteiros do Fiat Brava com encosto de cabeça vazado e apoio de braço, revestidos em neoprene na cor verde oliva (bco do motorista com regulagem de altura)
:arrow: Banco traseiro interisso com regulagem de inclinação revestido em neoprene na cor verde oliva (inclina 180º)
:arrow: Caixas de roda traseiras com assento em espuma revestido em lona
:arrow: Mochila de encosto de banco e mochila de encosto de cabeça (Camping's World)


Os seguintes itens foram pintados na cor preta com pitura eletrostática: para-choques dianteiros e traseiro, quebra-mato com suporte de guincho, estribos, suporte de galão, pontos de ancoragem, engate e tanque de combustível.



[]'s

Luca
13/03/2007, 18:48
... Pinças Toy Band na dianteira e freio à disco rídigo (de Toy Band) + pinças de freio de Kombi na traseira...

Gnecchi,
Como você fez com freio de estacionamento? Pergunto isto, pois o Encrenca tá com a mesma configuração do seu Jordânia, e tive que usar o sistema dA "panelinha" na caixa de transferência.

Abraço

gnecchi
13/03/2007, 18:55
Gnecchi,
Como você fez com freio de estacionamento? Pergunto isto, pois o Encrenca tá com a mesma configuração do seu Jordânia, e tive que usar o sistema dA "panelinha" na caixa de transferência.

Abraço

Luca,

Provisóriamente vai ficar com freio hidráulico !!!
Enquanto isso irei verificar uma forma de adaptar um freio no cardã.

Como é esse sistema de Panelinha que vc tem?


[]'s

CAVESO
13/03/2007, 19:08
Panelinha é um disco a tambor para transmissão.
é muito usado em retro escavadeiras e alguns caminhões.

Se me permitem uma sugestão: adaptar um freio à disco na transmissão é muito mais fácil e funcional.

gnecchi
13/03/2007, 19:14
Panelinha é um disco a tambor para transmissão.
é muito usado em retro escavadeiras e alguns caminhões.

Se me permitem uma sugestão: adaptar um freio à disco na transmissão é muito mais fácil e funcional.


Carlos,

Dá a receita de adaptar um freio à disco na trasmissão.... não sei o trampo que dá instalar essa tal de panelinha !!!

Como meu meca é expert em Land ele tá querendo instalar freio cardã de Land.. hehe


[]'s sem freio de mão confiável

CAVESO
13/03/2007, 19:31
Gnecchi,

Não sei a receita certa, mas pensei em algo do tipo:

Adaptar um disco entre a saída da caixa de transferência e o cardã (fazendo uma luva que encaixe nas peças e aparafuse no disco ou fazer num bom torneiro um disco reto) e um suporte para a pinça a ser soldado numa travessa ou no chassis.

Acho que será facinho de fazer, mas por enquanto a coisa está só na cabeça...

CAVESO
13/03/2007, 19:33
Não li a parte final de sua mensagem, mas é um sistema similar ao da land.

Luca
14/03/2007, 19:45
...Como é esse sistema de Panelinha que vc tem?Gnhecchi,
Desculpe a demora, mas não recebo aviso de respostas às minhas perguntas, há muito. Acho que o Fórum tá quebrado, rs, rs, rs...
Bom, o sistema de panelinha é o mesmo usado nas Band´s e nos CJ´s. É exatamente o que o Carlos Augusto já explicou, ou seja, um tambor de freio, que fica aplicado entre a flange de saída da caixa de transferência e a flange do cardã. Nos CJ´s antigos e nas Band´s "novas", saia assim, já de fábrica. Eu pensei em adaptar um sistema de disco e pinça, mas tô fazendo tanta adaptação no meu Engesa, que preferi comprar um sistema destes já pronto e colocá-lo.
Em tempo, meu Encrenca tem caixa de transferência Willys, por isso usei panelinha de Willys. Se pudesse, colocaria de Toy.

Obs.: Sempre dou uma olhadinha neste seu tópico. Neste e no do Luis Claúdio (Barão Vermelho). Já obtive ótimos conselhos.
E parabéns pelo seu "Jordânia".

Obrigado e abração.

gnecchi
17/03/2007, 20:04
Gnhecchi,
Eu pensei em adaptar um sistema de disco e pinça, mas tô fazendo tanta adaptação no meu Engesa, que preferi comprar um sistema destes já pronto e colocá-lo.
Em tempo, meu Encrenca tem caixa de transferência Willys, por isso usei panelinha de Willys. Se pudesse, colocaria de Toy.

Obs.: Sempre dou uma olhadinha neste seu tópico. Neste e no do Luis Claúdio (Barão Vermelho). Já obtive ótimos conselhos.
E parabéns pelo seu "Jordânia".

Obrigado e abração.


Luca,

Sei bem como é o drama das adaptações. Essa história de optarmos em fazer adaptações em nossas viaturas é uma coisa séria, pois dá um trabalho infernal... sempre tem alguns imprevistos, por mais que buscamos usar kits já desenvolvidos !!!!

Obrigado pelo lisonjeio de estar de olho neste tópico, na realidade aprendo muito até hoje acompanhando os demais tópicos do fórum.

Falando em adaptação, minhas próximas tentações são:
==> instalar cambio automatico (C4) + TCase Hilux;
==> instalar bloqueio selecionável;
==> trocar o 4.1 carburado por um injetado.

só preciso ganhar na loteria !!! rsrs


[]'s

Kim
17/03/2007, 22:10
... ==> instalar bloqueio selecionável; ...[]'s

Caro amigo!

Não tenho comissão alguma, mais quanto a esse quesito, pense no Macrotorque.

Penso que não se arrependerá.

Abraços.

Kim.

gnecchi
18/03/2007, 10:24
Caro amigo!

Não tenho comissão alguma, mais quanto a esse quesito, pense no Macrotorque.



Kim,

Se eu fosse fazer esse investimento hoje certamente a minha escolha seria o Macrotorque.
Como já existe o desenvolvimento da Ensimec num TRPC selecionável para o futuro breve, avalio que seria uma excelente opção ao Macrotorque.


[]'s

folgado
18/03/2007, 11:53
gnecchi,
qual a vantagem do bloqueio selecionável da Ensimec em relação ao da Macrotorque?

gnecchi
18/03/2007, 15:31
gnecchi,
qual a vantagem do bloqueio selecionável da Ensimec em relação ao da Macrotorque?

Olá Antonio,

A diferença básica entre o bloqueio selecionável da Ensimec que está em fase de estudo em relação ao BL da Macrotorque, é que este BL da Ensimec está sendo desenvolvido em cima do já existente bloqueio do tipo tração positiva "LSD" (nomeado pela Ensimec de TRPC), sendo assim quando este novo BL não estiver acionado, teremos um BL de tração positiva que não incomada na direção do veículo nem tampouco gera os estalos ao fazer curvas, mas em compensação o bloqueio é limitado em 75%..... e quando estiver acionado, teremos um BL 100% o que é o ideal para o bom desempenho em situações Off Road.

O BL Macrotorque é 100% quando acionado e quando não está acionado temos o diferencial totalmente livre.

O Macrotorque já foi muito bem testado em várias viaturas de participantes aqui do fórum e a sua qualidade muito bem comprovada não só na teoria, mas na prática tb.

A Ensimec tb tem a qualidade de excelentes produtos e já tem o seu espaço garantido no mercado.


Vc pode acompanhar o tópico abaixo e ver como anda este desemvolvimento da Ensimec:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=25001

No link abaixo detalhes do TRPC
http://www.ensimec.com/trpc.htm



[]'s sem bloqueio ainda

Loras
18/03/2007, 22:07
Tô curioso...:arrow:



:arrow: 02 tomadas 12V para ligação de equipamentos auxiliares - acendedor de cigarro
:arrow: Luz sob o painel para acesso às caixas de fusíveis
:arrow: Chave Geral de 1000 A
:arrow: Terminais do cabo de bateria do tipo "engate rápido" de 800A em aço-inox
:arrow: 04 Faróis auxiliares, sendo um par de 6" (inferior) e outro de 5" (superior), ambos redondos
:arrow: Farol auxiliar traseiro (retangular), instalado sob o galão reserva
:arrow: Mochila de encosto de banco e mochila de encosto de cabeça (Camping's World)
[]'s

Fotos para clarear as idéias do amigo são possíveis?:mrgreen:

Abs,

gnecchi
18/03/2007, 22:25
Tô curioso...:arrow:



Fotos para clarear as idéias do amigo são possíveis?:mrgreen:

Abs,

Loras,

Veja as páginas anteriores e vc poderá conferir as fotos de cada item que vc listou !!!!
Se não encontrar me avisa que ajudo vc identificar tais fotos.


[]'s

Loras
18/03/2007, 22:47
Eita!!! Preciso de óculos novos MESMO!!!:putz:

Arigatô!!!:concordo:

Somente não encontrei:

Mochila de encosto de banco e mochila de encosto de cabeça (Camping's World)

Chave Geral de 1000 A

Abs,

gnecchi
19/03/2007, 15:31
Somente não encontrei:

Mochila de encosto de banco e mochila de encosto de cabeça (Camping's World)

Chave Geral de 1000 A

Abs,


Loras,

As duas fotos abaixo são da Chave Geral.

Esta foto é de dentro da viatura, sendo que a chave está localizada abaixo do painel do lado do passageiro.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=35586&d=1137369042

Nesta outra foto a chave geral pode ser vista na parede corta-fogo do cofre do motor e está ao lado da bateria, onde os cabos positivo e negativo estão conectados na chave.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=35588&d=1137368855


As fotos anexas referem-se à mochila de encosto de banco e encosto.


[]'s

CAVESO
19/03/2007, 15:41
Gnecchi,

Já fez uma média de consumo cidade/estrada do predator?

Se sim, qual foi?

Loras
19/03/2007, 15:59
:palmas:

Irmão, tua viatura é simplesmente espetacular!!!:shock:

Gostei da idéia da bolsa. Vou precisar da algo parecido futuramente...:pensativo:

Obrigado pela ajuda!!!

Abs,

gnecchi
19/03/2007, 16:15
Gnecchi,

Já fez uma média de consumo cidade/estrada do predator?

Se sim, qual foi?
Carlos,

O Predator não anda desde dezembro !!!! rsrs
Mas de qualquer forma o consumo dele é ....

==>> na cidade: 4 km/litro
==>> na estrada: 5 km/litro

Tenho o pé pesado e não tenho o costumo de andar na manha !!!! mas de qualquer forma acredito que outros Engesas com a mesma configuração do Predator deve fazer a mesma média de consumo.


Motor 4.1 carburado - álcool - H 34 SEIE - BF 33" - diferencial relação 3.92


[]'s

gnecchi
19/03/2007, 16:35
Loras,

Obrigado pelo elogio e parabéns pelo trabalho do DOUTORES NA ESTRADA.... pelo que vi já estão com novo desafio para 2008.


[]'s

gnecchi
19/03/2007, 17:23
Fotos do novo freio traseiro.....

Disco rígido de Toy com pinça original do Engesa (Kombi)..



[]'s

Kim
19/03/2007, 18:16
Grande gnecchi!!!

Tudo bem?

Cara, seu veículo é minha inspiração, desde construção até o visual...

Bem, o que quero te perguntar é sobre a relação...

Estou pensando em colocar uma 11x47 (4,27:1) e, ví que sua relção é 3,92:1
(qual coroa e pinhão?), então pergunto: Não ficou miuto longa a relação?

Pensei em uma 11x45, mais achei que ficaria longa, mais vendo a sua, minha opinião está mudando, pois também uso o 4.1S, com o câmbio original, como também a T-case.

Gostaria de sua opinião.

Abraços.

Kim.

gnecchi
19/03/2007, 20:58
Td blz Mr. Kim !!!

A relação que estou utilizando é 12x47 (3,92:1), sendo que julgo ser a relação ideal para a nossa viatura com motor 4.1S, pois o desempenho On-Road é excelente e não compromete o Off-Road.

Eu já comprei o Predator com essa relação, mas coloquei um conjunto de coroa/pinhão zero bala em dez/2005 porque o conjunto original começou a roncar muito depois que fiz uma troca de óleo...... tudo indica que o proprietário anterior me vendeu sabendo do desgaste, mas seu mecânico meteu uma banana dentro do óleo pra desaparecer o ronco em função do desgaste dos dentes das engrenagens !!!

Se vc usa o seu Engesa no dia-dia estas relações mais curtas vão tornar seu deslocamento (principalmente em estrada) um tanto quanto cansativo, pois acredito que vá chegar a uns 90 km/h de velocidade máxima.

Em compensação se o que vc prima é o desempenho Off-Road sobre o conforto de usá-lo no dia-dia, essas relações mais curtas são ideais. Tem (ou tinha) Engesa rodando com relação 9x44 (4,88:1) que é praticamente um trator, mas o conforto em viagens mais longa fica prejudicado.

Não esqueça que vc terá que compor uma relação compatível par o diferencial dianteiro, e caso vc tb esteja utilizando o Dana 30 a coisa complica, pois não temos muitas opções para esse diferencial. No meu diferencial dianteiro estou com 10x39 (3,90:1) e penso no futuro em trocar a bola Dana 30 por uma de Dana 44 e com isso usar a mesma relação do diferencial traseiro, pois desta forma não teria o problema em andar em 4x4 em terrenos com boa aderência (se fizer isso hj, os semi-eixos dianteiros vão pro saco rapidinho...... já quebrei os semi-eixos dianteiros dos 2 lados).

Veja esse link das antigas..
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=290&highlight=rela%E7%E3o


Com a minha configuração consigo atingir 130 km/h de velocidade máxima.... andar a 110 km/h é a velocidade de cruzeiro ideal.

Qual a relação e pneus que vc está usando? Qual a velocidade máxima que atinge?



[]'s e obrigado pelos elogios

Kim
19/03/2007, 21:23
Td blz Mr. Kim !!!

A relação que estou utilizando é 12x47 (3,92:1), sendo que julgo ser a relação ideal para a nossa viatura com motor 4.1S, pois o desempenho On-Road é excelente e não compromete o Off-Road.

Então minha opinião está mudada, você se tronou um formador de opiniões!
São duas pessoa que sempre olho os tópicos; Um o seu e o outro do Luiz Claudio, ex-barão vermelho: São minhas inspirações.



Eu já comprei o Predator com essa relação, mas coloquei um conjunto de coroa/pinhão zero bala em dez/2005 porque o conjunto original começou a roncar muito depois que fiz uma troca de óleo...... tudo indica que o proprietário anterior me vendeu sabendo do desgaste, mas seu mecânico meteu uma banana dentro do óleo pra desaparecer o ronco em função do desgaste dos dentes das engrenagens !!!

Teria a que retirou para vender, estaria disposto a compra-la, mesmo estando roncando!



Se vc usa o seu Engesa no dia-dia estas relações mais curtas vão tornar seu deslocamento (principalmente em estrada) um tanto quanto cansativo, pois acredito que vá chegar a uns 90 km/h de velocidade máxima.

Como já deve ter visto aqui no FORUM, minha esposa fez comprar uma Eco para ela, pois reclamava que só eu tinha jipe...:putz:
Bem, por opção uso o Engesa com orgulho, dias atraz quase o vendi, mais nos últimos momentos, surgiu uma luz (que luz!!) no fim do túnel, e a felicidade voltou a minha vida!!!:concordo:



Em compensação se o que vc prima é o desempenho Off-Road sobre o conforto de usá-lo no dia-dia, essas relações mais curtas são ideais. Tem (ou tinha) Engesa rodando com relação 9x44 (4,88:1) que é praticamente um trator, mas o conforto em viagens mais longa fica prejudicado.

Pretendo colocar uma T-case com reduzida, então não implicará estar um pouco longo. (e eu que achava a 11x47 longa...)



Não esqueça que vc terá que compor uma relação compatível par o diferencial dianteiro, e caso vc tb esteja utilizando o Dana 30 a coisa complica, pois não temos muitas opções para esse diferencial. No meu diferencial dianteiro estou com 10x39 (3,90:1) e penso no futuro em trocar a bola Dana 30 por uma de Dana 44 e com isso usar a mesma relação do diferencial traseiro, pois desta forma não teria o problema em andar em 4x4 em terrenos com boa aderência (se fizer isso hj, os semi-eixos dianteiros vão pro saco rapidinho...... já quebrei os semi-eixos dianteiros dos 2 lados).

Comprei no dia 16/03/07 uma F75 somente pelo eixo dianteiro, então colocarei no Engesa o D44.
Pensei somente na troca da bola, mais aí ficaria preso à adaptações e, como já tenho o macrotorque na trazeira, pretendo colocar um bloqueio também na dianteira.
Penso no Kaiser, pois não há cabo, nem qualquer outra coisa; Bem como só será usado quando a tração ligada.

...


Com a minha configuração consigo atingir 130 km/h de velocidade máxima.... andar a 110 km/h é a velocidade de cruzeiro ideal.

Com minha configuração ando a 100 - 110 km/h.



Qual a relação e pneus que vc está usando? Qual a velocidade máxima que atinge?

Uso a relação original, já me preparando para a modificação. Usando pneu 33" BF, andando na média de 100/110 km/h; Gastando muito álcool.




[]'s e obrigado pelos elogios

Elogio nada, só sendo realista.

Abraços.

Kim.

ps.: Deixo dois anexos. Um sobre a Cinfel, onde há os suportes de diferencial D44 já prontos, como também demais peças. Outro é sobre as relações de D44 e outros existententes.

gnecchi
21/03/2007, 22:47
ps.: Deixo dois anexos. Um sobre a Cinfel, onde há os suportes de diferencial D44 já prontos, como também demais peças. Outro é sobre as relações de D44 e outros existententes.

Valeu Kim... já baixei os arquivos e depois irei olhar com calma.


[]'s

gnecchi
21/03/2007, 22:52
Teria a que retirou para vender, estaria disposto a compra-la, mesmo estando roncando!


PUTZ Kim.... deixei o meca jogar na sucata o conjunto que tirei !!!!

Se eu souber de algum disponível, eu te aviso.


[]'s

Kim
21/03/2007, 23:11
:putz: Fazer o que né!!!!:roll: :parede:

Tudo bem, fico aguardando!!!

Abraços.

Kim.

gnecchi
23/05/2007, 00:46
Neste sábado fiz a primeira brincadeira com o Predator no barro depois dos últimos up-grades.

O freio ficou excelente. Enfim a viatura para sem dar susto e sem travar o freio traseiro. Só precisa tomar cuidado para não estampar o zequinha desavisado no para-brisa!!!

O que preciso fazer agora é trocar as buchas de PU, pois troquei há 2,5 anos atrás as originais de borracha pelas de PU (amarelo) fabricadas pela Damper. Já estou com shimming em função de desgaste de umas das buchas da barra longitudinal dianteira do lado do motorista.

À princípio irei usar as buchas do Marcelo Buchli que são em PU vermelho e de formato diferente (com metal apenas no furo passante do parafuso de fixação) das buchas que estou usando atualmente (PU amarelo na configuração: Metal + PU + Metal)

As buchas atuais até estão com o PU em perfeitas condições, mas uma delas está correndo dentro da barra longitudinal, o que indica folga entre o furo da barra longitudinal e o anel metálico externo da bucha de PU (conforme foto).

Acredito que com as buchas do Marcelo esta possibilidade não existirá, pois em função do formato das buchas, elas fazem um sanduíche com a barra longitudinal, não havendo possibilidade de movimentação da bucha dentro da furação da barra.


[]'s

Eduardo Merege
23/05/2007, 01:49
Marcão,

Estou usando as buchas do Marcelo a 2 anos, e até agora estão perfeitas:concordo:
Uma dica/teoria , ia fazer mas acabei me acomodando :mrgreen:
Se for utilizar mais em trilhas use as cogumelo do tensor da F-4000 (borracha) em vez da de PU, digo isso pq o PU é bem mais duro que a borracha, e ja vi (não me lembro onde) um braço de engesa trincando proximo a rosca,
No momento de torção em uma trilha o PU força bem mais esse ponto, no asfalto a VTR fica otima, firminha, estável, maravilha...mas da uma travadinha no curso.
Com a de borracha vai ficar um pouco mais "molenga" heheheh mas melhor no off-road, apesar do erro no projeto original:roll:

um topico antigo: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=2385&page=7

[]'s

Foto com as de PU(e a extinta estabilizadora :twisted: ):

Kim
23/05/2007, 20:01
:putz: Fazer o que né!!!!:roll: :parede:

Tudo bem, fico aguardando!!!

Abraços.

Kim.

Caro amigo gnecchi!

Coloquei umas 11x45 no meu jipe!

Ficou muito bom, bem equilibrado entre força e velocidade.

Abraços.

Kim.

gnecchi
23/05/2007, 23:10
Marcão,

Estou usando as buchas do Marcelo a 2 anos, e até agora estão perfeitas:concordo:
Se for utilizar mais em trilhas use as cogumelo do tensor da F-4000 (borracha) em vez da de PU, digo isso pq o PU é bem mais duro que a borracha, e ja vi (não me lembro onde) um braço de engesa trincando proximo a rosca,
No momento de torção em uma trilha o PU força bem mais esse ponto, no asfalto a VTR fica otima, firminha, estável, maravilha...mas da uma travadinha no curso.


Eduardo,

Uso mais o Engesa no dia-dia e viagens longas do que em trilhas, portanto vou continuar com o kit 100% em PU mesmo.... mas veleu pela dica.

Esse lance de buchas de PU amarela ou vermelha é uma novela mesmo !!!! estou usando as buchas amarelas faz um tempão e não tive o problema delas esfarelarem como na maioria dos relatos sobre essas buchas.


Kim,

Qual a velocidade máxima com essa nova relação? Sentiu diferença no consumo de combustível?


[]'s

Kim
24/05/2007, 19:00
Eduardo,

Uso mais o Engesa no dia-dia e viagens longas do que em trilhas, portanto vou continuar com o kit 100% em PU mesmo.... mas veleu pela dica.

Esse lance de buchas de PU amarela ou vermelha é uma novela mesmo !!!! estou usando as buchas amarelas faz um tempão e não tive o problema delas esfarelarem como na maioria dos relatos sobre essas buchas.


Kim,

Qual a velocidade máxima com essa nova relação? Sentiu diferença no consumo de combustível?


[]'s

Caro gnecchi.

Tudo bem?

Bem, sobre a nova relação, ainda não fiz a média, mais o que posso te falar é que está melhor para andar, pois o motor esta urrando menos na 5ª marcha, a olhometro, o consumo reduziu!

Dentro das disponibilidades da caixa satélite, foi o melhor que consegui, mais também não procurei uma 12x(alguma coisa:roll: ). Encontrei dois jogos a preço acessivel!

Quanto as buchas, troquei a algum tempo, segue fotos das velhas e das que foram colocadas.

Abraços.

Kim.

gnecchi
05/06/2007, 15:53
Toquei as antigas buchas inteiriças em PU amerelo da DAMPER pelas buchas bi-partidas em PU vermelho da BUCH !!!

Comprei o kit completo que vem com as buchas das barras estabilzadoras tb.

As buchas amarelas que estavam no Predator durou quase 2,5 anos e é bem perceptível que o PU utilizado pela BUCH é mais duro que o PU amarelo utilizado pelo DAMPER.

Com as buchas novas o Engesa ficou bem mais firme. Utilizando os Rancho na pressão máxima o bicho tá parecendo um KART !!! Espero que em função destas buchas serem menos macias que as anteriores, eu não perca muito no desempenho off-road.

Agora estou pensando em colocar um amortecedor de direção mais parrudo do que o original (Cofap - GM Oplala - cod. 22021), talvez parta para um HDS.


[]'s

gnecchi
30/06/2007, 11:11
Acabei de comprar a CA ZF4HP22 que estava num Diplomata 1990 !!
Veio completinha, mas o radiador o cara já tinha passado pra frente, portanto preciso procurar um para adaptar.... li em algum lugar que o pessoal está usando radiador de moto.

Agora preciso mandar ela para uma revisão geral, pois o dono disse que estava patinando quando o carro ainda estava frio.

Depois da CA revisada e tb a TCase, irei comprar o kit MKrawler com o Marcel.




[]'s depois posto fotos da CA

guilhermeabreu
23/07/2007, 18:30
GNECCHI

Coloca o amortecedor de direção da D-20 ou TOY BAND das mais novas , eu coloquei no meu ficou show e barato , acho que o da D-20 é mais barato e sõ praticamente iguais . Ele é bem mais parrudo que do opala .

gnecchi
23/07/2007, 19:55
GNECCHI

Coloca o amortecedor de direção da D-20 ou TOY BAND das mais novas , eu coloquei no meu ficou show e barato , acho que o da D-20 é mais barato e sõ praticamente iguais . Ele é bem mais parrudo que do opala .

Valeu pela dica Guilherme, irei procurar esse amortecedor da D20. :concordo::concordo:




[]'s

guilhermeabreu
23/07/2007, 20:01
GNECCHI

Preciso de sua ajuda .

Meu ENGESA tem motor MWM 2.8 sprint turbo/intercooler , e pesa idem ao seu GM 4.1 .
Troquei as molas originais do meu , comprei na ROTA , as diantiras do ENGESA GM 4.1 , que o ÍGOR me sugeriu e as rtrazeiras as originais ,mas com 45 cm de comprimento , e as dianteiras com 43 cm de comprimento .
Perguntei ao ÍGOR se não valeria a pena de colocar as dianteiras do ENGESA DÍESEL ele me respondeu que ficaria muito duro e desconfortável .
Ficou bem mais alto do que era , mas com o tempo elas arrearam e está muito mole . Eu ando puxado , rodo 600 km /semana a 120/130km/h , as estradas estão em pésssimo estado e ele o ENGESA mais parece uma barca querendo naufragar ,

PERGUNTO :

O seu vc colocou molas do ENGESA DÍESEL , qual o comprimento dessas molas , espessura de fio , nº de elos , comprou a onde , como ficou ? duro de mais ? sem conforto ? melhorou a sensação de balanço excessivo ?

E as molas traseiras , qual o comprimento , espessura do fio , nº de elos , comprou a onde ?

Outra AGONIA que estou passando , é com relação a diribilidade que esta ruim .
Já fiz todas as revisões e trocas de peças da direção/suspensão , não tem folga em nada . Troquei os rolamentos dos munhões pelos mancais de munhão da ENFER ( ROTA ) .

O ENGESA qdo dobro uma esquina ou desvio de ujm buraco na estrada , qdo solto a direção , ela não volta a sua posição inicial como é todo carro , tenho que ajudar a voltar o volante o tempo todo , é um saco e desconfortavel , esta com 1,5 kg.de peso no munhão . Estou achando que possa se os mancais que coloquei ou os pneus 33 x 12,5 x 15 .

Gostaria de saber como é o seu , pois tb tem pneus 33.

Kim
23/07/2007, 20:13
Grannde guilhermeabreu!

Tudo bem?

Sobre as molas, vou passar minha configuração.
Na parte trazeira, estou usando as originais com calço de tecnil de 3cm e, na frente, coloquei as molas trazeiras do corcel, mais pode tentar a dianteira do del rey ou belina (ambos com ar condicionado). O fio e a espessura são compatíveis, aumentando o tamanho.

No meu retirei o 4cc, coloquei o 6cc+ar.

Agora quanto a dirigibilidade, está tendo um problema que passei com o meu, que é o cáster.

Quando ergue a suspensão, o caster vai para frente e, então fica muito ruim de dirigir, por mais que alinhe, não fica bom.

O serviço correto de se fazer é alterar os munhões no eixo, ou trabalhar o braço longitudinal (vi certa vez em um site gringo).

Converse com pessoal, talvez tenhão uma idéia legal para resolver seu problema, pois o meu, resolvi abaixando um pouco o jipe. Vou ergue-lo novamente quando colocar o eixo de rural/F75, onde já coloco o munhão no caster certo.

Abraços.

Kim.

guilhermeabreu
23/07/2007, 20:30
CARO AMIGO KIM

O problema com a diribilidade foi ou é igual ao meu ? ou é outro tipo de problema . Vc já resolveu o seu ? Como ?

Inicialmente ele ficou mais alto , mas agora esta na mesma altura de qdo comprei no leilão , e o pior , é que não me lembro mais como ele andava , se tinha este problema ou não , usei ele uns 6 meses com pneus sobrenovos de uma LAND que é 235 x 80 x16 se não me falhe a memória .
Outro ´problema , é mexer no munhão sem gabarito , aí é FERRO NA MOLEIRA , vc acha que esta resolvendo um problema , e acaba arranjando vários , e aja dimdim pra bancar ísto tudo .

Agora com relação as molas , é uma boa idéia , só em ser mais comprida já melhora , e a espessura delas , é a mesma , ou mais fina .
Se for da mesma espessura , não vai resolver muito pq estou achando ele muito mole , balançando muito . Elas teriam que serem mais grossas para o ENGESA ficar mais firme .

Vou aguardar as impressões do GNECCHI , e as medidas das molas que ele colocou .

Mas , muito grato pela a atenção e na tentativa de ajuda .

[]ÇÃO

Kim
23/07/2007, 20:51
Guilherme!

As do del-rey com ar são 1mm mais espessa, sendo a distância entre elos igual.

Para eu, a trazeira do corcel, ficou boa na dianteira do engesa. (motor 6cc).
O problema de dirigibilidade, resolvi abaixando a suspensão um pouco, para que o "eixo" do caster ficasse inclinado par traz.

No tópico do Gilvam, lá pela 100 página, postei algo, pos foi quando resolvi o problema (parcial).

Digo parcial, pois em estrad não muito boa, ainda dá umas puchadas, mais no asfalto ando na faixa de 110 sem problema.

Sobre as molas, sofri bastante por aqui, e acabei resolvendo "de graça", quando um conhecido ia jogar fora umas molas de corcel, pensei, "se der deu!"

Abraços.

Kim.

gnecchi
23/07/2007, 21:23
Guilherme,

Aí vão os dados das molas que tenho no Predator:


Dianteira - Mola do Engesa DieselComprimento a Vazio: 425mmDiâmetro do Fio: 15mm (eu não tinha paquímetro para medir... foi na trena messss)Diâmetro Externo: 135mm10 voltas

Essas traseiras "eram" as molas que usava, atualmente estou as molas são maiores, pois são o modelo especial vendido pelo Igor.
Traseira *** segundo a Rota 4x4 esta mola é uns 30mm maior que a original !!Comprimento a Vazio: 435mmDiâmetro do Fio: 16mmDiâmetro Externo: 145mm08 voltas

fotos no link
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=51787&postcount=21

Estou com as molas dianteiras do Engesa Diesel à uns 3 anos e não as mesmas não sofreram deformação por fadiga até o presente momento. As traseiras chegaram a deformar um pouco e por isso acabei colocando molas maiores.

A dirigibilidade do Predator é excelente, não tenho nenhum problema quanto à isso. Decidi pelas molas do Engesa Diesel em função de colocar o guincho na viatura, aumentando o peso bem na extremidade dianteira. Ficou muito bom. Quando coloquei essas molas o Igor tb achava que não ficaria bom e deixou que eu testasse por 1 semana essa configuração para ver se eu optaria por trocá-las pelas molas do 6CC. Como tenho os amortecedores Rancho com regulagem interna e no dia-dia ando com máxima pressão neles, o Engesa fica muito estável e confortável. Nas trilhas ando com a pressão dos amortecedores no mínimo. Se andar com baixa pressão nos amortecedores na estrada, percebo que a viatura tende a oscilar um pouco, pois as molas dianteiras são mais rígidas que as traseiras.

Quando eu precisar trocar as molas dianteiras novamente, partirei para a mesma configuração sem medo de ser feliz :concordo::concordo:.

As molas especiais vendidas pelo Igor é fabricada pela SRC Molas Industriais http://www.molassrc.com.br/ ...... peguei os dados da etiqueta que estavam nas molas novas :mrgreen: :mrgreen:


Quanto ao lance da direção, tb não tenho problemas com isso, mesmo usando as bolachas de 33". A dirigibilidade é tranquila e precisa, ainda mais agora com todas as buchas zero bala.

Eduardo Valaretto
25/07/2007, 23:55
Caro Guilherme,

Realmente fica difícil opinar sem andar com o Jeep, mas se vc diz que a altura dele está normal a princípio não deveria ter problemas de caster.
Não sei se ajuda, mas vc não é a primeira pessoa que não consegue deixar o engesa com boa dirigibilidade usando as buchas da Enfer. Dê uma procurada nos tópicos que pelo que me lembro já teve gente que voltou para os rolamentos e já teve gente que deixou as buchas somente na parte de cima ou na parte de baixo (não lembro).
Particularmente não acredito muito nesses mancais da enfer (acho que a lubrificação é insatisfatória).
Desculpe não poder ajudar mais,

Abraços,

Eduardo Valaretto.

gnecchi
29/09/2007, 21:43
:arrow:
Valeu pela dica Guilherme, irei procurar esse amortecedor da D20. :concordo::concordo:

[]'s

Guilherme,

Instalei o amortecedor de direção da D20, conforme sua sugestão.... ficou bem melhor, pois nem se compara ao amortecedor original (opala).
A única coisa que tem que fazer é mudar a forma de fixação desses amortecedores, pois ele vem com pino e no caso do Engesa precisa ser de olhal para fixar com parafuso passante :concordo:
Segunda-feira irei abrir o meu Dana 30 para tirar a relação 3,90 com cx satélite e planetárias para dar uma revisada geral (quem vai fazer é o Ricardo do Clube da Camper), pois desta forma te mando o conjunto 100% revisado... é pegar e instalar no seu diferencial :concordo:



Faz tempo que não posto nada aqui, portanto abaixo descrevo algumas mudanças que fiz e outras que estão por vir no Predator:

:arrow: estou com um radiador zero bala, pois o meu tava com muuuuuito remendo. A caixa do radiador é a mesma, entretanto a colméia é nova (idêntica à original). Instalei ventoinha elétrica com cebolão para acionamento autimático, mas mantive a ventoinha mecânica do motor;
:arrow: troquei o hidrovácuo + cilindro mestre de D20 por um conjunto de Blazer. O freio está muito confiável e equilibrado :dance:. Tirei o freio hidráulico de estacionamento, pois era um lixo :evil: ... por enquanto estou sem nenhum freio de estacionamento :parede:
:arrow: a Tcase de Hilux com a ponta do CA ZF4HP22 está com o Marcel da Mkrawler, pois ele está montando a flange, as alavancas de acionamento da Tcase e mudando a relação da Tcase para a redução máxima permitida 4,71:1. Assim que esse conjunto voltar montado de MG, iniciarei a adaptação do CA. O radiador de óleo já está comprado, só falta achar uma ventoinha pro dito cujo;
:arrow: irei fazer um up-grade no diferencial dianteiro Dana 30 para Dana 44, onde utilizarei a mesma relação que tenho no diferencial traseiro 12x47;
:arrow: aproveitando que estarei com Dana 44 no diferencial dianteiro, irei instalar um bloqueio em ambos os diferenciais. No dianteiro eu já decidi por colocar o Ensimec F4s, mas no traseiro eu ainda estou em dúvida se tb coloco o Ensimec F4s, ou se coloco o selecionável à cabo da Macrotorque :pensativo:.

Já tenho destino certo para o Clark 240V e a Caixa de Transferência do Engesa... ainda resta dar destino à capa seca + embreagem e ao kit de embreagem hidráulica (de MB 608).

Com o up-grade do Dana 30, vai sobrar as pontas de eixo (que já são as novas das Enfer, pois já tinha quebrado as originais e comprado as novas na Rota4x4).


[]'s ancioso para ver o Predator com todas essas alterações :dance:

Kim
30/09/2007, 10:34
:arrow:

Guilherme,

Instalei o amortecedor de direção da D20, conforme sua sugestão.... ficou bem melhor, pois nem se compara ao amortecedor original (opala).
A única coisa que tem que fazer é mudar a forma de fixação desses amortecedores, pois ele vem com pino e no caso do Engesa precisa ser de olhal para fixar com parafuso passante :concordo:
Segunda-feira irei abrir o meu Dana 30 para tirar a relação 3,90 com cx satélite e planetárias para dar uma revisada geral (quem vai fazer é o Ricardo do Clube da Camper), pois desta forma te mando o conjunto 100% revisado... é pegar e instalar no seu diferencial :concordo:



Faz tempo que não posto nada aqui, portanto abaixo descrevo algumas mudanças que fiz e outras que estão por vir no Predator:

:arrow: estou com um radiador zero bala, pois o meu tava com muuuuuito remendo. A caixa do radiador é a mesma, entretanto a colméia é nova (idêntica à original). Instalei ventoinha elétrica com cebolão para acionamento autimático, mas mantive a ventoinha mecânica do motor;
:arrow: troquei o hidrovácuo + cilindro mestre de D20 por um conjunto de Blazer. O freio está muito confiável e equilibrado :dance:. Tirei o freio hidráulico de estacionamento, pois era um lixo :evil: ... por enquanto estou sem nenhum freio de estacionamento :parede:
:arrow: a Tcase de Hilux com a ponta do CA ZF4HP22 está com o Marcel da Mkrawler, pois ele está montando a flange, as alavancas de acionamento da Tcase e mudando a relação da Tcase para a redução máxima permitida 4,71:1. Assim que esse conjunto voltar montado de MG, iniciarei a adaptação do CA. O radiador de óleo já está comprado, só falta achar uma ventoinha pro dito cujo;
:arrow: irei fazer um up-grade no diferencial dianteiro Dana 30 para Dana 44, onde utilizarei a mesma relação que tenho no diferencial traseiro 12x47;
:arrow: aproveitando que estarei com Dana 44 no diferencial dianteiro, irei instalar um bloqueio em ambos os diferenciais. No dianteiro eu já decidi por colocar o Ensimec F4s, mas no traseiro eu ainda estou em dúvida se tb coloco o Ensimec F4s, ou se coloco o selecionável à cabo da Macrotorque :pensativo:.

Já tenho destino certo para o Clark 240V e a Caixa de Transferência do Engesa... ainda resta dar destino à capa seca + embreagem e ao kit de embreagem hidráulica (de MB 608).

Com o up-grade do Dana 30, vai sobrar as pontas de eixo (que já são as novas das Enfer, pois já tinha quebrado as originais e comprado as novas na Rota4x4).


[]'s ancioso para ver o Predator com todas essas alterações :dance:


Grannnde gnecchi!

Bem, conversa com o Igor da Rota4x4, pois tem já o eixo pronto à basa de troca, a$$im que $obras algun$ numerário$$$$, farei a troca do meu, pois estou no momento com duas relações diferentes. (em teste)

Estou com um dif. diânteiro da F75 aqui, mais com a opção oferecida, já mudei minha idéia, pois continuarei com os munhões com 3 rolamentos.

Abraços.

Kim.

gnecchi
30/09/2007, 18:29
Grannnde gnecchi!

Bem, conversa com o Igor da Rota4x4, pois tem já o eixo pronto à basa de troca, a$$im que $obras algun$ numerário$$$$, farei a troca do meu, pois estou no momento com duas relações diferentes. (em teste)

Estou com um dif. diânteiro da F75 aqui, mais com a opção oferecida, já mudei minha idéia, pois continuarei com os munhões com 3 rolamentos.

Abraços.

Kim.


BLZ Kim !!

É o Igor mesmo que vai fazer o up-grade do Dana 30 para o Dana 44 :concordo:.


[]'s

folgado
01/10/2007, 12:20
:arrow: aproveitando que estarei com Dana 44 no diferencial dianteiro, irei instalar um bloqueio em ambos os diferenciais. No dianteiro eu já decidi por colocar o Ensimec F4s, mas no traseiro eu ainda estou em dúvida se tb coloco o Ensimec F4s, ou se coloco o selecionável à cabo da Macrotorque :pensativo:.

Marcos, é isso mesmo? No dianteiro você colocará bloqueio permanente, e no traseiro selecionável, não seria melhor o contrário?
[]'s.
Antonio.

Kim
01/10/2007, 16:44
Caro Folgado!

A lógica é essa mesmo, selecionável na trazeira, onde somente bloqueará quando necessário, tendo um veículo estável na cidade e, permanente na diânteira, onde será usado somente quando necessário, tendo assim tração total do jipe.

Tenho o Macrotorque no diferencial trazeiro, posso falar que é tranqüilo andar na cidade.

Também tenho esse objetivo, de elecionavel no eixo trazeiro e 100% na diânteira.

Abraços.

Kim.

gnecchi
01/10/2007, 20:00
Caro Folgado!

A lógica é essa mesmo, selecionável na trazeira, onde somente bloqueará quando necessário, tendo um veículo estável na cidade e, permanente na diânteira, onde será usado somente quando necessário, tendo assim tração total do jipe.

Tenho o Macrotorque no diferencial trazeiro, posso falar que é tranqüilo andar na cidade.

Também tenho esse objetivo, de elecionavel no eixo trazeiro e 100% na diânteira.

Abraços.

Kim.

É isso mesmo mestre Kim :concordo: :concordo: :concordo:.
O ideal mesmo seria se a Ensimec já tivesse lançado o TRPC Selecionável, assim teríamos um LSD para o dia-dia e um 100% nas trilhas ..... mas acho que esse projeto tá meio devagar :pensativo:



[]'s

gnecchi
02/11/2007, 21:08
Está chegando a hora de encostar a viatura para fazer as alterações:

1) instalação do CA ZF4HP22 com TCase de Hilux a qual recebeu flange, alavancas e kit de redução 4,7:1 da MKrawler. Já estou com o radiador de óleo de 600 ml e relógio marcador temperatura do CA, faltando apenas encontrar uma ventoinha para o radiador de óleo.

2) up-grade do Dana 30 para Dana 44 que consiste na troca substituição da bola do Dana 30 por uma bola de Dana 44, sendo realizada a intalação de novos semi-eixos mais resistentes (by Enfer). Utilizarei a relação 12x47 no dif dianteiro, pois é a mesma relação que tenho no traseiro;

3) instalação de bloqueio Full Lock Fase IV no dif dianteiro;

4) instalação de bloqueio Macrotorque no dif traseiro;

5) susbtituição dos atuais amortecedores Rancho com regulagem interna única de 5 posições para o amortecedores Rancho da série XL - RS999112 - com controle interno duplo de 9 posições (410 mm fechado, 660 mm aberto = 250 mm de curso).

6) na realidade ainda estou estudando a possibilidade de trocar o atual carburador H34SEIE por um 3E, realizando para isso a troca do coletor de admissão tb. Se o consumo com o CA for menor que 3km/litro com o atual H34SEIE, irei substiruí-lo pelo 3E.


Só falta tempo para encostar o Predator e executar os 5 itens anteriores!! Espero que o investimento seja recompensador :concordo:


[]'s

Kim
23/12/2007, 13:04
Opa!!

Parando para o up-grade!!

Abraços.

Kim.

gnecchi
23/12/2007, 13:24
E aí Doctor KIM... td certo?

Dessa lista aí de cima decidi que não vou colocar BL na dianteira e o BL da traseira só irei colocar depois de andar com a viatura apenas com o CA e TCase de Hilux com Kit de Redução, pois a intenção é avaliar qual a diferença do desempenho em relação ao que está atualmente.

Acabei colocando grana nuns Ranchos novos com maior curso que os atuais... só fiz negócio pq a oportunidade foi boa, mas de qualquer forma gastei a grana do BL !!


Pelo jeito vc tb está para quase no jeito pra encostar o Brancão.....
Se eu tiver alguma complicação ao longo da montagem... postarei aqui.


[]'s

ArthurC
16/01/2008, 14:41
Fala Marcos, beleza?

Manda notícias do Engesão..

Absss

haundrich
16/01/2008, 20:34
Novidades Marcos?

gnecchi
16/01/2008, 22:03
E aí senhores td certo?

É o 2o CA que compro e infelizmente tb deu problema :parede::parede:, portanto estou devolvendo para quem me vendeu, pois o vendedor se compremeteu a pegar o CA de volta caso tivesse algum problema.

Sendo assim, estou procurando outro ZF4HP22 para comprar :cry:

Enquanto isso o Predator vai receber o novo diferencial dianteiro com bola de Dana 44 e tb novo jogo de amortecedores Rancho.


[]'s

Eduardo Merege
16/01/2008, 23:52
Poxa Marcos, que zica!
O que que deu no CA?

[]'s e boa sorte na busca

gnecchi
17/01/2008, 21:40
Poxa Marcos, que zica!
O que que deu no CA?

[]'s e boa sorte na busca

E aí Edu.. td certo?
O CA estava com vazamento, não estava engatando com precisão... e outras encrencas !!

Eu comprei esse CA do Ramiro Cruz aqui do Fórum e ele havia se comprometido comigo em pegar ele de volta se tivesse algum problema, pois ele pegou esse CA e me vendeu como sendo "revisado", portanto caímos no mesmo conto :evil:.... Ele está cumprindo com a palavra e estamos desfazendo o negócio.

Estou indo ver outro ... provavelmente até a semana que vem já estou com outro ZF4HP22 em mãos para montar.



[]'s e valews pela força

gnecchi
26/01/2008, 17:46
Achei outro CA .....

Semana que vem to indo buscá-lo .... visualmente é o melhor CA que vi desde o início desta empreitado :pensativo: o negócio é montar o bicho logo pra ver se está 100% ok.

[]'s

gnecchi
11/02/2008, 00:57
Peguei hj o novo CA :concordo:

Amanhã deixarei ele na oficina para o Ricardo começar a empreitada !!
Não possui nenhum vazamento, é possível engatar as marchas na mão e o quick-down tb está macio.

Neste CA não veio a cremalheira, mas tenho a que veio com o primeiro CA que comprei.

Além deste ZF4HP22 que comprei o cara que me vendeu tem um TH180, mas ele vai instalar no Opala que está montando.

Até meados de março estou andando de Engesa Auto :dance: :dance:


[]'s

haundrich
11/02/2008, 03:10
opz.. ,, maravilha..

FernandoPedro
23/02/2008, 21:28
Fala aí Marcos, blz?
Me diga uma coisa, o quebra-mato da sua viatura, onde vc comprou ou mandou fazer?

Abraços.

gnecchi
23/02/2008, 21:57
Fala aí Marcos, blz?
Me diga uma coisa, o quebra-mato da sua viatura, onde vc comprou ou mandou fazer?

Abraços.

Fernando,

Mandei fazer com o Wanderlei da Wandecar.... sei que ele mudou a oficina de lugar, mas me disseram que está no mesmo bairro. Tenta telefonar lá, pois não acredito que ele tenha mudado de telefone :pensativo:

Wanderlei da Wandercar (tel 6946-8209-Vila das Merces em SP)

PS: ele tb fez a gaiola do Predator.


[]'s
Marcos Gnecchi

gnecchi
31/03/2008, 21:10
Hj rodei pela 1a vez com o Predator AUTOMATIC :dance:

Amanhã irei ver se consigo bater umas fotos das últimas adaptações.

A TCase com kit de 4,7:1 é uma ignorância... é só encostar o pé no acelerador que o bicho muda pra 2a marcha.

Só testei a redução em 4x2, não cheguei a testar o 4x4... amanhã farei o teste de rodar em 4x4 Hi e tb em Low.

O CA tá funcionando redondo, mas achei que a saída ficou um pouco fraca em relação a saída que eu tinha com o Clark 240V em 2a marcha. Não vou investar moda de tentar mudar a relação.

Preciso encostar ele 2 dias para fazer um cabo de velocímetro novo e a nova aferição para ligar o velocímetro. Amanhã irei instalar o relógio de temperatura do óleo da transmissão e ver qual a temperatura de trabalho do CA. A cebolinha de temperatura foi instalada no radiador de óleo.


[]'s
Marcos Gnecchi

Kim
31/03/2008, 23:01
Opa gnecchi!

Então, tá nos finalmentes!!!

Não nos deixe ófãos de fotos, pois no momento não colocarei o tômático, mais quem sabe daqui algum tempo, quando tiverem uma cambio para o cummins com um preço acessível...

Parabéns por mais essa empreitada!!!

Abraços!

Kim.

CAVESO
31/03/2008, 23:48
Mais um engesão automático rodando redondo!!!!!!!!!!!

:palmas: :palmas: :palmas:

Eduardo Merege
01/04/2008, 00:54
Muito bom!!! :palmas::palmas::palmas::palmas: :palmas::palmas::palmas::palmas:

Meus parabéns Marcos!:concordo:

Enfim mais um Engesão Auto rodando:concordo:, em tempo, que relação esta usando? a arrancada no meu ficou tão brava quanto com o CM, uso a 9x44 original..
Uma dica bacana é desligar o Overdrive desse CA quando estiver usando na cidade ou em uma subida mais longa, é só travar a alavanca em 3, o lock-up trava e o carro fica bem mais "esperto" mesmo que ja estivesse em 3a (com a alavanca em Drive) da uma baita diferença.

[]'s

FernandoPedro
01/04/2008, 08:22
Q blz...
Parabéns pela "nova" viatura, coloque as fotos pra gente dar uma olhada.
Abraços.

gnecchi
01/04/2008, 08:57
Muito bom!!! :palmas::palmas::palmas::palmas: :palmas::palmas::palmas::palmas:

Meus parabéns Marcos!:concordo:

Enfim mais um Engesão Auto rodando:concordo:, em tempo, que relação esta usando? a arrancada no meu ficou tão brava quanto com o CM, uso a 9x44 original..
Uma dica bacana é desligar o Overdrive desse CA quando estiver usando na cidade ou em uma subida mais longa, é só travar a alavanca em 3, o lock-up trava e o carro fica bem mais "esperto" mesmo que ja estivesse em 3a (com a alavanca em Drive) da uma baita diferença.

[]'s

Edu,

Tá explicado o lance da relação ... a minha é 12x47 = 3,92 :pensativo:
Eu sempre usei o recurso de baixar em subidas, mas ainda não tentei rodar apenas em 3. Valeu pela dica.

Já estou pensando em trocar o carburador atual H34SEIE por um 3E, pois acho que a configuração ficará melhor.

Mais tarde posto as fotos.


[]'s
Marcos

gnecchi
23/04/2008, 12:21
All,

Ainda estou rodando com a 12x47, pois tá de rosca para receber as 9x44.

Com a 12x47 tá andando absurdamente na estrada... outro dia cheguei nos 140km/h com um carro de um amigo me acompanhando para checar a velo :shock:, pois estou aguardando a nova relação para fazer o cabo de velocimetro e aferição do "W". Com a 9x44 vou ganhar saída que atualmente tá fraca e perder final, aí vai ficar o ideal :cool:.

A alavanca do kit do Marcel deu trabalho, pois quebrou na 1a vez de uso e na 2a vez que ele me enviou uma nova alacanca, um parafuso se soltou e fiquei na mão de novo. Estou pensando em fazer uma adaptação para usar a alavanca original da TCase da Hilux, pois assim terei uma opção caso de merda de novo nas alavancas do Kit Mkrawler.

O desempenho em trilha nesta nova configuração ficou melhor que anteriormente, portanto está mais que aprovado o CA + TCase com kit de 4,7:1 :concordo:.
Com o uso da redução irei monitorar se há mistura do ATF do CA com o óleo da TCase, pois em 50% das flanges Mkrawler houve este problema que ocorreu através da luva estriada. :roll:

Os novos Rancho deixaram a viatura mais confortável do que antes. Acredito que seja em função dos mesmos serem de dupla ação :palmas:. Não tive problemas com o curso de 10" nos amortecedores, pois chegaram a questionar se a mola não iria se soltar, já que o que segura a mola no lugar é o limite de abertura do amortecedor.

O Dana 44 dianteiro com a mesma relação que o traseiro deixou a direção mais solta rodando em 4x4.... quase não dá para perceber a diferença entre 4x2 e 4x4. Antes a direção ficava mais pesada, pois tinha uma diferença entre as relações dianteira (3,90) e traseira (3,92).

Comprei um radiador de CB500 conforme recomendação do Eduardo Merege e irei instalar no radiador de óleo da transmissão, mas a temperatura está por volta dos 80 graus C sem o radiador.

Meus freios estão uma maravilha :dance: e seguram perfeitamente o Engematic.

A única coisa que me incomoda no momento é o consumo. Não tenho como marcar no momento, mas acho que está fazendo uns 2 a 2,5 km/litro :mrgreen:. Preciso de um 3E urgente.


Dentro em breve estarei instalando o tal do DIS - Ignição sem o uso do Distribuidor (http://www.motorspice.com.br/dis/dis.htm) e ai não precisarei mais entrar em alagado com medo de molhar o distribuidor, ou mesmo usar aquela capa da FES (http://www.ciashop.com.br/garra4x4/Assets/product_images/zoom/kitveda.jpg) que funciona bem por um tempo, mas quando vc precisa tirar a danada dá um trabalho du k7.


Bloqueio: só quando estiver com as contas em dia e sobrando $$$$$. :cry:


[]'s curtindo a viatura
Marcos Gnecchi

CAVESO
23/04/2008, 12:55
Tá tudo muito bom, tá tudo muito bem, mas...............o predator vai ou não vai a Ibiti?

Sem ele você não será incorporado ao grupo....:mrgreen:

Kim
23/04/2008, 13:06
Ai ai...

Eita Leozinnnn que não manda as 9x44 para nosso amigo.:putz:

Tem como alguém apertar a rim dele ao vivo e a cores?

Assim o Gnecchi pode se incorporar ao grupo!:dance:

Abraços.

Kim.

Pexe
23/04/2008, 13:39
É...essa configuração ficou bruta mesmo.
Vi ao vivo e o bichinho fico bonito. O melhor mesmo é o carro andando sozinho com a reduzida engatada e o Gnecchi dentro rindo que nem criança. Bruto demais.
Depois manda o que achou do DIS pq eu tb to pensando em colocar também.
Parabens pela viatura

Abraço

Eduardo Merege
23/04/2008, 13:42
Muito bom Gnecchi!

Parece que esta gostando:mrgreen:

O bicho fica andador mesmo hein:concordo:
Estou sem conta-giros mas consigo manter 120km/h na boa usando só o 1o estágio... o meu carburador ta com frescura e quando entra o 2o ele fica pipocando todo.
Só estou achando um pouco exagerado o consumo que reportou... o meu mudou pouquíssima coisa, de 5 para 4 ou 4,5 km/l na cidade, no início ficou até mais econômico , penso ser porque ainda tinha receio de acelerar o CA, e esse receio foi sumindo :twisted:

Sabe se a 4a over esta entrando certo?

Abraço...gostei do Engematic hehehe

Eduardo Merege
23/04/2008, 13:46
All,

Ainda estou rodando com a 12x47, pois tá de rosca para receber as 9x44.

Com a 12x47 tá andando absurdamente na estrada... outro dia cheguei nos 140km/h com um carro de um amigo me acompanhando para checar a velo :shock:, pois estou aguardando a nova relação para fazer o cabo de velocimetro e aferição do "W". Com a 9x44 vou ganhar saída que atualmente tá fraca e perder final, aí vai ficar o ideal :cool:.

A alavanca do kit do Marcel deu trabalho, pois quebrou na 1a vez de uso e na 2a vez que ele me enviou uma nova alacanca, um parafuso se soltou e fiquei na mão de novo. Estou pensando em fazer uma adaptação para usar a alavanca original da TCase da Hilux, pois assim terei uma opção caso de merda de novo nas alavancas do Kit Mkrawler.

O desempenho em trilha nesta nova configuração ficou melhor que anteriormente, portanto está mais que aprovado o CA + TCase com kit de 4,7:1 :concordo:.
Com o uso da redução irei monitorar se há mistura do ATF do CA com o óleo da TCase, pois em 50% das flanges Mkrawler houve este problema que ocorreu através da luva estriada. :roll:

Os novos Rancho deixaram a viatura mais confortável do que antes. Acredito que seja em função dos mesmos serem de dupla ação :palmas:. Não tive problemas com o curso de 10" nos amortecedores, pois chegaram a questionar se a mola não iria se soltar, já que o que segura a mola no lugar é o limite de abertura do amortecedor.

O Dana 44 dianteiro com a mesma relação que o traseiro deixou a direção mais solta rodando em 4x4.... quase não dá para perceber a diferença entre 4x2 e 4x4. Antes a direção ficava mais pesada, pois tinha uma diferença entre as relações dianteira (3,90) e traseira (3,92).

Comprei um radiador de CB500 conforme recomendação do Eduardo Merege e irei instalar no radiador de óleo da transmissão, mas a temperatura está por volta dos 80 graus C sem o radiador.
Meus freios estão uma maravilha :dance: e seguram perfeitamente o Engematic.

A única coisa que me incomoda no momento é o consumo. Não tenho como marcar no momento, mas acho que está fazendo uns 2 a 2,5 km/litro :mrgreen:. Preciso de um 3E urgente.


Dentro em breve estarei instalando o tal do DIS - Ignição sem o uso do Distribuidor (http://www.motorspice.com.br/dis/dis.htm) e ai não precisarei mais entrar em alagado com medo de molhar o distribuidor, ou mesmo usar aquela capa da FES (http://www.ciashop.com.br/garra4x4/Assets/product_images/zoom/kitveda.jpg) que funciona bem por um tempo, mas quando vc precisa tirar a danada dá um trabalho du k7.


Bloqueio: só quando estiver com as contas em dia e sobrando $$$$$. :cry:


[]'s curtindo a viatura
Marcos Gnecchi

Não seria ventuinha???:pensativo:
Aqui a temperatura do CA fica nos 70C em dias normais, em dias muito quentes e com uso o dia inteiro na cidade (uns 100km) ou carregado vai até 80C e não passa disso, na trilha com reduzida nem chega nos 70C :dance:

A ventuinha fica ligada direto, junto com a ignição.

gnecchi
23/04/2008, 14:15
Ops ....

É VENTOINHA de CB500. A temperatura só chega aos 80graus no pico (muito transito com subidas), mas na maioria das vezes está aos 70graus mesmo :concordo:. Na reduzida ele fica abaixo por volta dos 60graus, sinal que não força nada o CA.


Pexe,
Valews.... vc conhece de perto o trampo que o Farias fez :palmas:
Aliás o lance do DIS é ele quem vai ser o pai da criança tb :concordo:


[]'s

gnecchi
23/04/2008, 14:28
Tá tudo muito bom, tá tudo muito bem, mas...............o predator vai ou não vai a Ibiti?

Sem ele você não será incorporado ao grupo....:mrgreen:

É amigo... a casa caiu, sem as relações corretas não vou arriscar rodar os 500 e poucos km sem parar :evil:

Minerim viadim avisou que ainda vai pegar as relações na oficina do mecânico. Pra facilitar a vida dele arrumei uma transportadora que fica em BH perto da casa dele... assim ele não cansa muito :twisted::twisted::twisted:


[]'s

Pexe
23/04/2008, 15:36
Ops ....

Pexe,
Valews.... vc conhece de perto o trampo que o Farias fez :palmas:
Aliás o lance do DIS é ele quem vai ser o pai da criança tb :concordo:


[]'s

O trampo do Farias é impecavel mesmo. Nao tenho coragem de dar a F na mão de outro.
Bom que o Farias aprende ai apanha menos pra instalar no meu :concordo:
Vc ja comprou o modulo? Se bobiar dá pra espremer um discontinho na compra de dois :pensativo:

gnecchi
23/04/2008, 15:44
O trampo do Farias é impecavel mesmo. Nao tenho coragem de dar a F na mão de outro.
Bom que o Farias aprende ai apanha menos pra instalar no meu :concordo:
Vc ja comprou o modulo? Se bobiar dá pra espremer um discontinho na compra de dois :pensativo:

Só rola desconto acima de 5 unidades o Farias já consultou eles.


[]'s

Pexe
23/04/2008, 15:52
Só rola desconto acima de 5 unidades o Farias já consultou eles.


[]'s
Tomara que apareçam mais 3 malucos logo :mrgreen:
Vida de pesquisador é foda...tem que ficar catando moedinha

gnecchi
23/04/2008, 22:41
Abraço...gostei do Engematic hehehe

Pois é Edu, inclusive eu estou rebatizando para ENGEMATIC em função dos últimos up-grades :lol:


[]'s

gnecchi
23/05/2008, 23:53
Enquanto não aparece as 9x44 e o 3E para intalar no Predator.... fiz a instalação de um desborbulhador para ver se muda alguma coisa.

Fixei o desborbulhador em um dos prisioneiros do cilindro mestre através um chapinha (originalmente é usada na fixação de lustres ou spot). À princípio o suporte com essa chapinha é provisório, mas ficou tão bom que acho que vai ficar lá até agüentar.

As mangueiras da bomba de combustível até o desborbulhador e do desborbulhador até o carburador são as azuis (foto) utilizadas em sistemas injetados. A magueira de retorno do desborbulhador para o tamque utilizei a convencional para combustíveis (sem ser a lonada).


[]'s

gnecchi
24/05/2008, 00:12
Também tirei algumas fotos das alavancas da TCase e do CA.
O cabo de acionamento do CA ainda está exposto e pretendo fazer uma caixa (em ferro) onde eu possa colacar a marcação da marcha selecionada no CA.... aceito sugestões :mrgreen:, mas não quero fazer nada no esquema de console, pois tem que ser funcional para manutenção (leia-se meter a hidrojateadora dentro da viatura para lavar) após retorno das trilhas.


[]'s

gnecchi
16/06/2008, 15:51
ALELÚIA !!!!!

Essa semana encosto a viatura para instalar:

:arrow: as relações 9x44 nos dois diferenciais;
:arrow: o carburador 3E que entrará no lugar no H34SEIE;
:arrow: e a ventoinha de CB500 que está separada já faz um tempo.


ainda não vai ser desta vez que vai sobrar tempo $$$ para instalar a tal da DIS (ignição sem o uso do distribuidor) :mrgreen:


[]´s

CAVESO
16/06/2008, 15:58
PQP........quando meu engesa crescer, quero que fique igual ao seu....

gnecchi
16/06/2008, 16:03
PQP........quando meu engesa crescer, quero que fique igual ao seu....

Não chora que eu sei que o seu Engesa que está em fase final de gestação vai ficar melhor que o meu :palmas:

O nosso problema é achar que a mulher do vizinho é melhor que a nossa :mrgreen::mrgreen: :lol::lol:


[]´s

CAVESO
16/06/2008, 16:13
Se ficar parecido com o seu já está bom...:mrgreen:

gnecchi
21/06/2008, 10:22
Problemas durante a semana....

Tive a infeliz notícia que o 3E que eu ia instalar é para gasolina, portanto vou precisar continuar a procurar um 3E álcool para a viatura :evil:

:arrow: As 9x44 já foram instaladas :concordo:
:arrow: Estou instalando tb válvula Summit para equalização ideal dos freios :dance:
:arrow: Irei instalar o DIS e assim não precisarei ficar com receio de molhar o distribuidor :grin:

O CA começou apresentar problemas: quando está frio fica um tempo sem trocar de marcha (problema intermitente), depois de rodar um pouco ele volta a trocar de marcha...... ou seja, irei mandar abrir e ver o que precisa ser feito. Na realidade eu sabia que instalar o CA sem abrir para revisar seria um risco. Estou pensando em abrir e instalar um Master Kit zero bala e assim ficar tranquilo de uma vez por todas :putz::putz:


E assim vai mais um capítulo da novela Predator com a música de fundo que diz que "dinheiro na mão é vendaval" :mrgreen:


[]s pensando que o último capítulo será a instalação de um Bloqueio selecionável :lol:

Kim
21/06/2008, 16:38
Gnecchi!

O 3E a álcool e gasolina são identicos.

Troca somente a giclagem e pode colocar esse mesmo.

No Brancão é assim e, funciona muito bem.

Coloca a giclagem do a álcool.

Abraços.

Kim.

gnecchi
21/06/2008, 17:17
Kim,

O ideal é niquelar o carburador para poder trabalhar com o álcool sem problemas de corrosão. Para mandar fazer isso acaba ficando mais barato e rápido pegar um 3E original para álcool.

Enquanto não encontro vou rodar com o H34 mesmo. O meu objetivo é reduzir o consumo, portanto irei dar mais uma revisada no H34, instalar o DIS e colocar velas Iridium.

Outra coisa que pode alterar o consumo é a nova relação 9x44... acredito que na cidade irá melhorar bem.


[]s

gnecchi
24/06/2008, 22:49
Hj rodei pela 1a vez com a relação 9x44.... agora a troca da 1a marcha para a 2a ocorre bem mais rápido :concordo:

Com a reduzida acionada o freio quase não segura o jipe :shock::shock:.... em Drive vai de 1a a 4a numa sequência só.... se colocar na 1a marcha reduzida dá até pra sair do jipe e acompanhar ele a pé :lol:

Não cheguei a pegar estrada para ver qual a diferença na velocidade de cruzeiro... espero que eu consiga rodar aos 120 km/h com 3.000 RPM na 4a marcha do ZF4HP22.

Hoje a tarde o CA já foi retirado e entreguei para o Sérgio da FOX (oficina especializada em CAs) que vai abrí-lo amanhã mesmo para ver o que será necessário fazer para deixá-lo zerado.

Já achei um 3E a álcool original e deve estar chegando no máximo no início da semana que vem :dance:

Até o final da próxima semana devo estar com o CA revisado montado e o DIS instalado junto com o 3E.... espero que depois de todas essas mudanças o consumo fique no mínimo na casa dos 4km/l :mrgreen:


[]´s

gnecchi
25/06/2008, 11:13
Segue fotos da válvula Summit instalada...


[]'s

zguilherme
25/06/2008, 12:02
Gnecchi, tudo bem meu amigo? me explica, vc importou a valvula neh? quanto tempo demorou pra chegar, custo, e teve tarifa de importacao?

abracos

zguilherme
25/06/2008, 12:55
opa outra coisa parceiro, o volante q vc ta usando é do vectra? os bancos sao??? to precisando mexe na perfumaria do EnZéza que ta de ferias.

abracao

gnecchi
25/06/2008, 13:34
Grande zguilherme,

A válvula Summit foi importada pelo Ricardo Farias do Clube da Camper.... ele importou umas 4 à pedidos dos clientes que já tinham visto a válvula instalada em outras viaturas que ele cuida. Ainda nem paguei, mas acho que é algo em torno de R$220 que ele me cobrou. Prefiro pagar um pouco mais caro do que ficar indo atrás disso em site gringo, etc. Vi ele falando que vai importar mais algumas e dependendo da quantidade que ele comprar fica mais em conta :concordo:

Quanto ao volante é do Vectra sim.. por sinal a coluna toda é do Vectra com regulagem de altura (umas das poucas coisas que não mudei desde que comprei o Engesa).

Os bancos dianteiros são do Fiat Brava, mas mudei o encosto de cabeça, instalei apoio lateral para os braços e estão revestidos em neoprene.

O que falta fazer no interior é um acabamento para a avalanca do câmbio automático. Consegui o marcador de marchas original deste CA (do opala automático que marca P, R, N, D, 1, 2 e 3), portanto irei fazer algo em fibra para dar acabamento na coluna da alavanca e instalar esse marcador da posição das marchas.


[]'s

CAVESO
25/06/2008, 14:00
A cada dia melhor esse engematic.....

KINHO
25/06/2008, 14:26
Gnecchi,

observei que vc tem um cambio auto, e vc vai fazer uma revisão nele, eu tbem tenho um ZF e comprei ele como se estivesse tudo OK, mas nao sei o real estado dele.
Por enquanto nao vou instalar ele, mas tenho um amigo que vai para o EUA em agosto, estou pensando em pedir para ele trazer umas peças para eu deixar o meu auto zerado, o problema é que eu nao entendo disso, pois observei que existe "kit master" "banner kit", e outras peças. Enfim, para eu deixar ele zerado, qual kit que compro e-ou quais peças?

Obrigado!

gnecchi
25/06/2008, 14:38
Gnecchi,

observei que vc tem um cambio auto, e vc vai fazer uma revisão nele, eu tbem tenho um ZF e comprei ele como se estivesse tudo OK, mas nao sei o real estado dele.
Por enquanto nao vou instalar ele, mas tenho um amigo que vai para o EUA em agosto, estou pensando em pedir para ele trazer umas peças para eu deixar o meu auto zerado, o problema é que eu nao entendo disso, pois observei que existe "kit master" "banner kit", e outras peças. Enfim, para eu deixar ele zerado, qual kit que compro e-ou quais peças?

Obrigado!

KINHO,

Pra ficar com um CA zero KM o negócio é ir logo para o "kit master" que é o mais completo.
Entregando o CA na oficina especializada vou gastar R$500 de mão de obra. Ainda hoje ficarei sabendo o que vou precisar trocar no meu CA. De qualquer forma um kit master por aqui deve estar na casa dos R$900. Tb terei a mão de obra da retirada e instalação do CA.

Resumindo: eu não aconselho ninguém a instalar o CA sem revisar, pois não sabemos o quanto já rodou, etc. Eu instalei sabendo do risco e deu no que deu.


[]'s

gnecchi
27/06/2008, 15:43
Olha o tamanho da encrenca com o CA:

:arrow: Banner Kit;
:arrow: Bomba de óleo; (à base de troca)
:arrow: Chapéu chinês do tambor da direita;
:arrow: Conversor de torque; (recondicionar)
:arrow: Disco mola;
:arrow: Filtro;
:arrow: Jogo de bucha.

Só de peças.... R$2700 :putz::putz::putz:

Semana que vem estarei com o CA zero KM :mrgreen:


[]s individados

zguilherme
27/06/2008, 16:44
me lembro bem quando resolvi desmontar meu cambio ahhahahaha foi do mesmo jeito, dai nao compensa fazer as coisas pelas metades, fiz tudo de uma vez.... e fico zerim... bem melhor... ficar tranquilo nao tem preco...

gnecchi
28/06/2008, 10:38
Semana que vem tb estarei com o 3E no lugar do H34..... enfim vou conseguir acabar com essa novela.
Tb vou mandar fazer uma revisão geral no 3E antes de instalar para não correr o risco de ter retrabalho :evil:.... desta vez é um original à alcool.

Vou usar o coletor do atual H34 com um flange para receber o 3E.
A mufla para o 3E vai ser a mesma utilizada para carros tubinados.... irei fechar as entradas de válvula de prioridade, etc.


[]s

Kim
28/06/2008, 13:23
gnecchi!

No lugar da válvula de prioridade, coloque o respiro do motor.

Aquele que fica logo abaixo da tampa de colocar óleo no motor!

Essa mangueira é ligada próximo ao elemento filtrante de ar, mais sempre solta um pouco de óleo que mela o recipiente do elemento filtrante.

No meu, a mufla é de aço inox.

Então, fiz um furo e soldei um caninho de ferro.

A ponta interna deste, fiz um corte em ângulo, deixando a "ponta" na parte superior, e mais ou menos no rumo do primeiro estágio.

Então, o vapor de óleo que sai, já queima, não deixando nada "melado".

Concluindo, poderia colocar o "suspiro" do motor ali, no lugar da válvula de prioridade!

Abraços.

Kim.

Eduardo Velo
30/06/2008, 07:16
Fala Marcos ... fez falta dia 22 véio ... rsrs ...

Tava lendo um artigo sobre CAs e vi que são raras as oficinas realmente especializadas no Brasil , até as concessionárias tem dificuldade pq elas não tem oficina/laboratório pra mexer em CAs , não pode haver qqer tipo de contaminação pq depois o CA fica praticamente blindado ... tem que ser tipo laboratório pra fechar o CA ...

VC sabe que tipo de problema é mais comum em CAs ??
Vc acha que foi por mal uso que deu problema na sua ou tava na hr de dar problema ?
Qto tempo dura sem mexer ???

abs ...

gnecchi
30/06/2008, 21:41
Edu,

Realmente temos pouquíssimas opções de especialistas (com instalações voltadas para tal). Para vc ter uma idéia o Sérgio da FOX tem um contrato com a Audi no Brasil para atender os casos mais complicados.... semana passada ele foi para Goiânia para ver 03 CAs de carros que estavam na Audi.

No caso do CA que montei no Engesa o problema foi confiar que poderia estar OK, mas a realidade é que não sabemos o quanto este CA já havia rodado no Diplomata doador !!! Com o CA aberto posso te afirmar que já estava com peças desgastadas e que não foi mal uso, pois rodei muito pouco e sem forçar nada.

Vou conversar com o Sérgio depois para ver se ele dá uma idéia de quanto tempo um CA desse pode durar depois de ficar zero KM :concordo:

Vamos marcar uma trilha assim que ele estiver com tudo em cima e vc vai pilotar o danado para ver como o bicho ficou com o CA e a T-Case da Hilux com o dobro da sua redução original...... tô achando até que o bicho ficou muuuuuuito reduzido com a relação 9x44 + a redução da T-Case :pensativo:... vamos ver o que isso vai significar no barro :concordo:.

Minha experiência anterior de 4x4 com CA e T-Case era a XJ e vou te dizer que fiquei fã de carteirinha desse Jeep :palmas:... tem um monte de XJ com CA rodando com mais de 150mil km sem abrir o câmbio.


[]´s

gnecchi
03/07/2008, 21:47
Peguei o CA hoje pela manhã e levei para para a oficina do Ricardo Farias (Caverna 4x4) para ser montado.

Hoje no final da tarde o Engesa já estava rodando com o CA zero km :dance:
Amanhã vou rodar com ele pela 1a vez com o CA zerado e com as relações 9x44.

O DIS e o 3E não foram postados por SEDEX hoje, mas a casa caiu porque o Correios está em greve, portanto não sei quando chegarão para ser montados.

Tô pensando em fazer uma trilha no sábado para não deixar a viatura muito tempo na moleza :mrgreen:


[]'s

Kim
03/07/2008, 21:52
Depois que andar com o Engematic, nos passe a impressão com essas novas relações, que o Leo NÃO mandou!

Kim
05/07/2008, 09:32
O que fez com seu H34 SEIE????

gnecchi
05/07/2008, 11:32
Kim,

O 3E chegou ontem à tarde, agora só falta chegar o DIS da Motor Spice para eu instalar os 2 numa tacada só.
O manual de instalação do DIS eu já recebi.... tem 70 páginas !! :putz:


O H34SEIE já está anunciado para venda
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=40773&highlight=h34seie


[]'s

tuna
05/07/2008, 18:19
Gnecchi, faz tempo que acompanho por aqui, realmente o engesão ficou uma maravilha de viatura parabéns.
abraços

gnecchi
06/07/2008, 15:00
Gnecchi, faz tempo que acompanho por aqui, realmente o engesão ficou uma maravilha de viatura parabéns.
abraços

Valeu Tuna.... aos poucos vamos deixando a viatura do jeito que sonhamos :concordo:
No final deste mês, faz 4 anos que comprei o Predator que antes era batizado pelo antigo dono por Bandido, de lá pra cá já mexi em tudo o que vc possa imaginar ..... é uma bela $aga !! :mrgreen:


[]'s

gnecchi
25/07/2008, 22:59
Com a instalação do 3E o Sr. Geraldo da Geral Carburadores foi realizar o ajuste fino, e dentre os ajustes o "ponto" foi um deles.

Eu estava rodando com o ponto adiantado fazia um tempão, pois com o ponto zerado o bicho ficava ruim pacas pra andar.

O Sr. Geraldo disse que o ponto estava adiantado em 38 graus, sendo que deixando no ponto está parecendo uma pipoqueira !!!!!

Conclusão: irei abrir o motor para ver o que está causando este problema (válvula, etc)

Sendo assim só irei iniciar a instalação do DIS a hora que estiver com o motor 100% em ordem. Quando o DIS for instalado, deixarei temporariamente o sistema de ignição/distribuição no lugar para ter a opção do plano B, caso o DIS apresente algum problema.


Duro é ficar rodando com o carro da patroa enquanto esse capítulo da novela não acaba :parede::parede:


[]'s com saudades de olhar o transito por cima

Kim
26/07/2008, 09:08
Hummmm...:pensativo:

Adiantado 38º???????????????

Posso usar o chutômetro?

Esse motor é a gasosa!!

Por isso o ponto está tão adiantado, para corrigir a falta da taxa.

O meu 6cil está assim!

Abraços.

Kim.

gnecchi
26/07/2008, 10:09
Kim,

Vou aproveitar para checar a numeração para ver se é gasosa originalmente.

De qualquer forma esse problema de rodar com o ponto adiantado está ocorrendo há + ou - um ano, pois eu mesmo acabei adiantando o ponto conforme andava com ele, deixando ideal para que ele rodasse bem quando pisava no acelador com vontade..... em compensação o bicho tava pesado pacas para dar partida :mrgreen:. Antes o ponto estava certinho e não tinha sintoma nenhum, isso começou do nada depois que o carro ficou um tempão parado para o up-grade de flutuante e freios.

Semana que vem to fora do ar aqui do fórum, mas já saberei do que se trata, pois o motor será aberto logo para resolver isso. Assim que der posto aqui a evolução.


[]'s

zguilherme
29/07/2008, 13:21
opa Gnecchi, como q ta cara?

deixa te especula uma coisa, eu to numa luta com minha capota, e vi q a sua na parte da frente ela fica encostada na gaiola... como q é a barulheira de lona batendo? a sua bate muito ou nao? pq o meu so tinha toldo encostado na gaiola, entao como era tudoa berto fazia um barulho infernal... queria uma opniao sua.

pq la na atlantida tao querendo coloca uns arcos em cima da minha gaiola, e nao to gostando muito da ideia nao...

abracos... qualquer coisa da uma olhada nas fotos q vc ve mais ou menos o projeto q estao fazendo nele. a capota4 é o q querem fazer mais ou menos, e o capota6 é como ficaria direto na gaiola.

CAVESO
29/07/2008, 13:42
Guilherme,

O Samir Habib aqui do fórum tem um engesa fase I com essa capota atlântida.

Troque umas idéias com ele....

zguilherme
29/07/2008, 14:04
opa Caveso, poizé... eu fiz esta montagem atraves do samir... acapota é do dele e a porta tambem ehehehhe... so q... o samir nao tem gaiola, por isso q perguntei pro Gnecchi pra ver como q a capota dele se comporta com a gaiola. se tem batecao e tudo mais.

pq eu nao conheco ninguem q tem gaiola e capota....

gnecchi
31/07/2008, 14:39
zguilherme,

Desculpe-me por não responder antes, pois estava sem acesso à internet.

Seguinte,
A capota realmente bate nas 2 travessas da gaiola que ficam entre o motorista e o zeca...... isso é mais perceptível na estrada, pois a movimetação de ar é maior.

As travessas principais da minha gaiola são revestidas em neoprene alcolchoado, portanto não fica aquela batedeira.

O local mais problemático é realmente a lona batendo nas travessas da frente, mas eu tenho uma receita que resolve esse problema :mrgreen::mrgreen:
Eu tenho aqueles travesseiros infláveis de acampamento e quando eu vou pegar estrada, inflo um desses e coloco entre as travessas e a lona, preenchendo o espaço e também e batedeira :lol::lol:.

A estrutura da minha capota tb é revestida em neoprene.


[]'s
Marcos Gnecchi

zguilherme
31/07/2008, 14:47
UMMMMMMMMMMMMM Marcos, muito boa sua resposta... me esclareceu bastante, vamos ver o que vou fazer, afinal tambem penso em colocar estes alcochoados na gaiola....

vou continuar estudando uma maneira... nao quero levantar muito a lona nao... vai q fica parecendo aquelas capotas de willys, no engesa nao combina.

nao tem jeito

obrigado meu amigo... abracos

gnecchi
16/08/2008, 20:06
Hummmm...:pensativo:

Adiantado 38º???????????????

Posso usar o chutômetro?

Esse motor é a gasosa!!

Por isso o ponto está tão adiantado, para corrigir a falta da taxa.

O meu 6cil está assim!

Abraços.

Kim.


A novela do ponto adiantado ficou assim:

Antes de abrir o motor para checar algo de errado, foi realizada a leitura da taxa de compressão em cada cilindro..... bingo: estava com defazagem acima do aceitável de um cilindro para outro !!!

Com a abertura do motor, foi identificado a necessidade de trocar os tuchos hidráulicos e também as varetas. Além disso o eixo do rotor do distribuidor estava com folga (o que afetava mais ainda o problema do ponto), portanto foi embuchado.

Com a troca de tuchos e varetas, embuchamento do rotor do distribuidor e regulagens (válvula, etc), tudo foi montado para testar o 3E. Quando colocamos o motor para rodar tivemos um outro problema: a flange colocada no coletor de admissão do H34 para entrar o 3E, trincou em 3 pedaços quando estavámos iniciando os testes :evil::evil:.

Colocamos outra flange e iniciamos os testes novamente. Fizemos novamente o leitura da taxa de compressão e desta vez todos os cilindros estavam equalizados (se não me falha a memória 145 lbs). O motor ficou redondo com o ponto devidamente zerado :dance:. Ficou silencioso pacas e pegando como uma manteiga. Quando a viatura foi enviada para ajuste fino do carburador só para desencargo de consciência, foi identificado um vazamento de água pelo coletor de admissão :putz::putz:

Foi desmontado o carburador e o coletor de admissão e o vazamento de água estava ocorrendo por dentro do coletor (provavelmente na parede de aquecimento d'água) PQP.. que sucessão de merda :parede:

Comprei o coletor aquecido do 3E do "Jipmica" aqui do fórum e agora esse coletor vai ser instalado no Predator. Deve estar chegando nesta segunda-feira na oficina.


O DIS - ignição sem o uso de distribuidor - só será instalado quando estabilizarmos em 100% o motor, pois desta forma poderemos avaliar corretamente o benefício do DIS.

Novidade :dance:
Eu pretendia instalar um bloqueio selecionável já faz um tempo e a opção seria o Macrotorque, já que a Ensimec não foi adiante com o desenvolvimento do TRPC Selecionável. O melhor dos mundos seria instalar um ARB Air Locker e apareceu uma oportunidade que vou abraçar, portanto se a negociação vingar, em breve estarei com Air Locker no diferencial traseiro....... vai ficar praticamente um Palio Adventure :twisted::twisted::twisted:.


[]'s sem andar com o Predator a mais de um mês :(

Kim
16/08/2008, 23:20
...em breve estarei com Air Locker no diferencial traseiro....... vai ficar praticamente um Palio Adventure .

O duro será andar com o macaquinho para ligar o bloqueio!!!:mrgreen::mrgreen:

gnecchi
16/08/2008, 23:28
O duro será andar com o macaquinho para ligar o bloqueio!!!:mrgreen::mrgreen:

Kim,

No meu caso o mascote vai ser um jumento mesmo :lol::lol:



[]'s

CAVESO
17/08/2008, 17:59
Kim,

No meu caso o mascote vai ser um jumento mesmo :lol::lol:



[]'s

Jumento????????????

Ui, que gulosa! ai

gnecchi
21/09/2008, 18:11
All,

Ainda estou com o dilema da mufla para o 3E, pois com a mufla de alumínio falta ar pro 6 caneco. Como ainda não tive tempo de mandar confeccionar uma mufla em aço inoxidável, estava rodando com a mufla aberta, ou seja, sem nada de filtro :mrgreen:.

O motor começou a vazar óleo por trás (ops !!).... pelo eixo piloto. Como vazamento de óleo me incomoda e não curto essa história de "demarcar território" encostei a viatura para resolver o problema. Como o dito cujo do motor não é com retentor, mas sim com graxeta, o motor foi tirado para a retirada do virabrequim. Foi realizada rosca esquerda no vira para não vazar novamente pela graxeta. Como o vira era Std e foi identificado riscos nas bronzinas, foi realizada a retífica para tirar da frente um problema futuro.

O motor já está no lugar e nesta semana será realizada a instalação do DIS.


[]'s buscando uma solução paleativa para a mufla enquanto mando fazer uma em inox.

gnecchi
25/10/2008, 12:00
Já estou com a mufla de inox instalada no 3E :dance:

Resolvido o problema de vazão de entrada de ar no bura. Agora entra ar suficiente com a mufla nova no local. Quando coloco a magueira que vem do filtro de ar ainda está dando uma engasgada quando sai de baixa rotação para alta, portanto irei trocar o filtro, pois pode ser que o bicho esteja saturado.


[]'s

gnecchi
25/10/2008, 12:19
Na próxima semana, ou na outra vou deixar o Predator com o Reinaldo da Motorlodge, pois ele irá colocar o DIS para funcionar.

O Ricardo do Clube da Camper já fixou as bobinas e o módulo do DIS no Engesa, portanto agora o Reinaldo que já fez algumas instalações deste sistema irá finalizar.

Kim
25/10/2008, 15:21
Caro gnecchi!

Mandei a mufla para vc, mais ficarei ate com vergonha, poi a qualidade da que te mandei, é bem inferior a que confeccionou....

Mais não esqueça de abrir a caixinha, tem mais coisa dentro.

Pense na possibilidade de fazer uma aba na parte inferior da mufla, ai coloca um o-ring para a vedação total, fica bom, pois no meu é assim. (vide desenho)

Depois manda a feinha de volta!

Abraços.

Kim.
ps.: só estou com a mão esquerda na ativa!!!!!

gnecchi
25/10/2008, 16:50
KIM,

Já tinha notado na sua mufla que a base é maior para vedação :concordo:

Quando pedi para meu pai fazer a mufla, mandei um desenho inicial para que ele tivesse idéia do que eu precisava. Junto com o desenho mandei um 3E que peguei emprestado.

Ele executou a mufla com algumas pequenas diferenças, mas com a mesma funcionalidade. Ele tinha um tubo de inox com o diâmetro um pouco maior que a entrada do 3E, por isso fez a base internamente e com isso não é visível.

Preciso apenas passar muna casa de borrachas para comprar as vedações que sirvam no local :concordo:


[]'s com uma cópia da sua mufla de inox :lol:

gnecchi
18/11/2008, 23:34
Depois de moer a C&P do diferencial traseiro neste último final de semana após travar o pneu numa pedra :putz:.... Saí a captura de outra 9x44 !!

Nosso amigo Kim tem a dita cuja, que por sinal já tentei fazer negócio com ele anteriormente. Desta vez fechei a compra da 9x44 e ainda de quebra vou ficar com o bloqueio Macrotorque que está no Brancão :dance:

Presente de Papai Noel antecipado pro Predator :mrgreen:

Agora o brinquedo vai ficar do jeito que o diabo gosta.... CA + Tcase 4.77:1 + BL 100% selecional no diferencial traseiro :D


[]'s