Ver Versão Completa : Painel Ranger não volta!! que será??
Ontem fui fazer uns testes na minha Ranger que comprei rescentemente e ela apagou 3 vezes comigo na rua...era entrada de ar...eu bambiava os bicos...meu pai virava a chave enquanto eu apertava os bicos...ai ligava...
Pesquisei no forum aki e pelas dicas resolvi completar o tanque e ver o que que dava....Antes de completar o tanque marcava 1/4 e percebi que ao desligar a chave o ponteiro não descia....ai completei e o ponteiro subiu assim que virei a chave....era esse o problema...falta de diesel..a luz de reserva não tava acesa mais acho que era pq o ponteiro tava no 1/4 de tanque..mais o ponteiro subiu e ficou parado lá...não volta...
Essa caminhonete parece estar com o painel todo desrregulado...a temperatura fica coladassa em baixo e não sobe nada...o velocimetro marca uns 20 Km pra mais (obs: era pra marcar pra menos pq meus pneus são 33')....Aguem sabe como regulo isso?? e será que o ponteiro tá travado pra descer???
RezendeDF
29/05/2008, 08:14
Rapaz vai numa loja especializada em velocímetros, marcadores. etc.
Isso é fácil de resolver.
Não deve ser problema no painel não, provavelmente você tinha 1/4 de diesel no tanque, é que o pescador do tanque de combustível deve esta estragado, e é justamente nessa marca (1/4) que ele começa a pegar ar.
Faça o seguinte, por enquanto não deixe ficar com menos de 1/4 de diesel no tanque, e quando puder, tire o tanque fora e veja o pescador. Provavelmente você terá que trocá-lo, mas é barato.
Mais info:
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=pescador+ranger+site%3Awww.4x4brasil.com.br&meta=
Anthoniusnikos
29/05/2008, 09:26
Patoso, essa "PERUA" tá um pouco pior que a minha.
Se você encheu o tanque até em cima, provavelmente ele só vai começar a descer depois de rodar uns 150 Km.
Quanto ao ponteiro de temperatura, se o motor estiver bem regulado, também só começa a subir (até a metade) depois de estar rodando por algumas horas, que vai depender dos giros.
Com quantos quilômetros está a sua ?
Patoso, tem umas boas sugestões em www.clubranger4x4.ar (http://www.clubranger4x4.ar) que inclusive está de cara nova.
Abração
Anthoniusnikos
Patoso, essa "PERUA" tá um pouco pior que a minha.
Se você encheu o tanque até em cima, provavelmente ele só vai começar a descer depois de rodar uns 150 Km.
Quanto ao ponteiro de temperatura, se o motor estiver bem regulado, também só começa a subir (até a metade) depois de estar rodando por algumas horas, que vai depender dos giros.
Com quantos quilômetros está a sua ?
Patoso, tem umas boas sugestões em www.clubranger4x4.ar (http://www.clubranger4x4.ar) que inclusive está de cara nova.
Abração
Anthoniusnikos
Não cheguei a completar total....mais o problema é que o ponteiro não desce msm...quando desliga a chave era pra tudo zerar certo?? mais não, ele fica lá aonde estava....não tem como eu ter noção de quanto tem no tanque pq o treco só mexe pra cima....Antoniu...tá com 85000km rodados...acredito que está original msm...acho que não foi mexido...pq o painel ta com problema..mais o odometro é cabo né??
Já estou pensando msm em avaliar o pescador....mais pelo que li aki no forum dá mto trabalho tirar o tanque..então vou esperar eu estar com tempo...
- normalmente o marcador do combustível não volta até o final, ao desligar o motor ele desce um pouco mas não volta totalmente.
- o odômetro não é cabo, é eletrônico, o velocímetro tbem.
[]'s
Anthoniusnikos
29/05/2008, 19:52
Já deu uma porradinhas com o dedo em cima do marcador, em Patoso ? Pode ter emperrado.
Além desse sintoma, está percebendo outras falhas em outros marcadores ?
Abs
Edintruder
29/05/2008, 23:41
O marcador de combustível da Ranger fica parado aonde está quando desliga. É assim mesmo e no caso da temperatura, ela só sobe quando anda com pressão no motor, andando devagar ou pisando leve a temperatura não chega nem a mexer no painel. A todo pau em velocidade máxima mal passa de 1/4 da escala.
O pescador costuma dar entrada de er na união da luva de borracha dentro do tanque, então é mais fácil tirar o tanque e colocar uma abraçadeira de nylon no pescador que acaba com esse problema de vez.
Sempre que se desmonta o tanque eu indico isso para evitar transtornos futuros.
O painel da Ranger marca muito errado mesmo, e abaixo de 60km/h os 33" corrigem o erro, porém acima disso o erro vai pra margem de 10 a 13%.
O marcador de combustível da Ranger fica parado aonde está quando desliga. É assim mesmo e no caso da temperatura, ela só sobe quando anda com pressão no motor, andando devagar ou pisando leve a temperatura não chega nem a mexer no painel. A todo pau em velocidade máxima mal passa de 1/4 da escala.
O pescador costuma dar entrada de er na união da luva de borracha dentro do tanque, então é mais fácil tirar o tanque e colocar uma abraçadeira de nylon no pescador que acaba com esse problema de vez.
Sempre que se desmonta o tanque eu indico isso para evitar transtornos futuros.
O painel da Ranger marca muito errado mesmo, e abaixo de 60km/h os 33" corrigem o erro, porém acima disso o erro vai pra margem de 10 a 13%.
Agora tirei quase todas as duvidas com esse seu post....então deve tá tudo certo no meu painel...hj percebi...após andar uns 100Km que o ponteiro de combustivel tá descendo devagar msm...c ele não desce quando desliga a chave então tá filé.....e o velocimetro quando estou muito devagar...tipo..menos de 60 por hora...ele marca uns 10Km/h a mais....mais quando corre acho que fica mais coerente.....
Agora só ficou uma duvida....qual é a rotação de marcha lenta desse motor 2.5 maxion e em qual rotação aproximadamente percebe a pressurização mais forte da turbina??? É pq o meu está ficando na marcha lenta e no painel indica uns 1300rpm e sente-se o turbo em torno de 2500rpm pra mais em 2ª marcha....
Valeu Edin e outros experts do furum....denovo tirando todas as duvidas ai....parabéns pelo conhecimento...
Marcha lenta tá bem alta a sua. A minha deixo regulado em 800RPM, mas se não me engano a faixa padrão para a lenta é 900~1000RPM.
A pressurização forte da turbina eu já percebo la pelos 1700, 1800 mas é so mais forte com 2500 pra cima mesmo.
Edintruder
30/05/2008, 11:25
A lenta da minha regulo fria com 600 rpm e quente fica cerca de 650rpm. Pra regular a lenta basta identificar em cima da bomba injetora os batentes do curso do acelerador, no lado de fora entre o paralamas e a BI está a lenta, e entre a BI e o motor está a regulagme de rpm máxima. Basta recuar o batente da lenta que regulas a lenta.
A turbina enche por volta de 1600~1800rpm. Original é nos 1800, se abrires o débito ou apertares a pressão da turbina passa a encher em 1600rpm.
Faz a regulagem da lenta primeiro pois isso altera até o consumo e é terrível andar com um motor acelerado. Em 5a, 1500rpm está cerca de 65km/h, 3000rpm em 5a é 120km/h.
A lenta da minha regulo fria com 600 rpm e quente fica cerca de 650rpm. Pra regular a lenta basta identificar em cima da bomba injetora os batentes do curso do acelerador, no lado de fora entre o paralamas e a BI está a lenta, e entre a BI e o motor está a regulagme de rpm máxima. Basta recuar o batente da lenta que regulas a lenta.
A turbina enche por volta de 1600~1800rpm. Original é nos 1800, se abrires o débito ou apertares a pressão da turbina passa a encher em 1600rpm.
Faz a regulagem da lenta primeiro pois isso altera até o consumo e é terrível andar com um motor acelerado. Em 5a, 1500rpm está cerca de 65km/h, 3000rpm em 5a é 120km/h.
Vou verificar isso hj...mas o problema é que acho que meu conta giro que está errado..pq o motor fica aparentemente com rotação bem baixa msm...vou tentar desacelerar até o motor começar a querer morrer...ai acelero um pouco...pra garantir c é o painel errado ou a regulagem...
Edin...aonde fica esse ajuste na turbina...vou ver c mexo nela...
abraço
Anthoniusnikos
30/05/2008, 14:28
Cara, nunca tinha observado que o ponteiro de combustível fica no lugar quando se desliga a chave !!!!!!!!!
Abs
dudas_308w
30/05/2008, 17:34
e se tirar a bateria, o ponteiro do combustivel fica parado no meio.... bem no meio.
Anthoniusnikos
30/05/2008, 17:38
Mesmo com o tanque vazio ? Tá parecendo bóia mecânica maluca ! Coisa para os EXPERTs explicarem.
Sds Dudas 308w
Na minha a lenta é 1000 RPM cravado, e a turbina começa a pressurizar nos 2000,
ficando bem forte la por 2500 3000, acima disso ai sim que fica legal^^
Anthoniusnikos
30/05/2008, 18:41
Na minha está de acordo com o Manual: Rotação de Marcha Lenta = 800 +- 20 rpm.
Acredito que se puder ficar nos 600 ou 650 rpm que o colega Edin informa pode ser melhor.
Abs
Walter L. L. Casitta
30/05/2008, 18:52
Na minha está de acordo com o Manual: Rotação de Marcha Lenta = 800 +- 20 rpm.
Acredito que se puder ficar nos 600 ou 650 rpm que o colega Edin informa pode ser melhor.
Abs
Se baixar muito a rotação o alternador só vai armar depois da primeira acelerada...
Anthoniusnikos
30/05/2008, 18:59
Daí pode ferrar a bateria se esquecer de dar a primeira acelerarada ?
Abs
Walter L. L. Casitta
31/05/2008, 13:35
Daí pode ferrar a bateria se esquecer de dar a primeira acelerarada ?
Também não é assim, mas fica feito, me lembra aqueles fusquinhas ascendendo sempre a luz do alternador quando o motor esta em marcha lenta...
Se baixar muito a rotação o alternador só vai armar depois da primeira acelerada...
Fui fazer o teste...baixei a rotação até uma rotação em que o motor ficou bem lento mais funcionando satisfatoriamente e com pouco desbalanciamento e vibração...mas no ponteiro ficou em torno de uns 1100rpm...to suspeitando do conta giro estar errado msm....
Quando desacelerei ele bastante, às vezes em marcha lenta ele dá um barulho como c fosse um rolamento gritando (talvez do alternador)..ai é só dá uma acelerada que acaba o barulho......parece ser do alternador msm...Alguem já viu isso ou sabe o que pode ser???
A turbina dei uma olhada e aprendi mais ou menos o funcionamento do acionamento da valvula de by pass da descarga do motor atravez da pressão de descarga do compressor(admissão do motor)..ai dei uma regulada lá...só que não sabia pra que lado mexer...ai mexi pra um lado e fui andar....antes percebia a turbina entrando por volta de 2500 e dps ficou por volta de 3000-3200rpm....só que fiquei sem tempo de mexer denovo...acho que vai ser isso msm..só que eu mexi o eixo pro lado errado...vou ver c consigo regular pra ela entrar por volta de 1800rpm
Walter L. L. Casitta
31/05/2008, 14:37
Fui fazer o teste...baixei a rotação até uma rotação em que o motor ficou bem lento mais funcionando satisfatoriamente e com pouco desbalanciamento e vibração...mas no ponteiro ficou em torno de uns 1100rpm...to suspeitando do conta giro estar errado msm....
Você tem que verificar o alternador também. O sensor de rotação do conta-giros fica nele...
Quando desacelerei ele bastante, às vezes em marcha lenta ele dá um barulho como c fosse um rolamento gritando (talvez do alternador)..ai é só dá uma acelerada que acaba o barulho......parece ser do alternador msm...Alguem já viu isso ou sabe o que pode ser???
Diesel tem disso. Difícil descobrir de onde vêm os ruídos estranhos. Tira as correias e liga o motor por alguns estantes. Assim você consegue eliminar um monte de possíveis fontes de ruido...
A turbina dei uma olhada e aprendi mais ou menos o funcionamento do acionamento da valvula de by pass da descarga do motor atravez da pressão de descarga do compressor(admissão do motor)..ai dei uma regulada lá...só que não sabia pra que lado mexer...ai mexi pra um lado e fui andar....antes percebia a turbina entrando por volta de 2500 e dps ficou por volta de 3000-3200rpm....só que fiquei sem tempo de mexer denovo...acho que vai ser isso msm..só que eu mexi o eixo pro lado errado...vou ver c consigo regular pra ela entrar por volta de 1800rpm
Isso você só conseguirá ajustar com precisão se instalar um manômetro de pressão do turbo. Você deve ajustar de forma que a pressão máxima não ultrapasse os 1.2Kgf. A minha ta com 1.3Kgf mas gostaria que estivesse com menos...
Anthoniusnikos
31/05/2008, 17:47
Patoso, também estou para dar uma geral no meu alternador.
Se quiser saber como fazer a manutenção vá até a lista de membros do Fórum e procure EDINTRUDER, e em Tópicos Iniciados por Edintruder, veja: Geral no Alternador Ranger.
Bons trabalhos.
Abs
Anthoniusnikos
Patoso, também estou para dar uma geral no meu alternador.
Se quiser saber como fazer a manutenção vá até a lista de membros do Fórum e procure EDINTRUDER, e em Tópicos Iniciados por Edintruder, veja: Geral no Alternador Ranger.
Bons trabalhos.
Abs
Anthoniusnikos
Ok...vou ver c mexo tbm...valeuuuu!!!!
[quote=Walter L. L. Casitta;619302]Você tem que verificar o alternador também. O sensor de rotação do conta-giros fica nele...
O sensor fica nele aonde?? o sensor de rotação do motor ficar no alternador não entendi o motivo....vou dá uma olhada...mais o que pode ser?? pq funcionando tá...só acho que tá fora, desrregulado...
Walter L. L. Casitta
31/05/2008, 20:25
[quote=Walter L. L. Casitta;619302]Você tem que verificar o alternador também. O sensor de rotação do conta-giros fica nele...
O sensor fica nele aonde?? o sensor de rotação do motor ficar no alternador não entendi o motivo....vou dá uma olhada...mais o que pode ser?? pq funcionando tá...só acho que tá fora, desrregulado...
O alternador é o sensor, já que ele gera corrente alternada e a sua frequência reflete a rotação do motor. Na verdade o conta-giros pega uma amostra da corrente alternada entes dos retificadores. Confere se a polia do seu alternador é a original...
[quote=Patoso;619460]
O alternador é o sensor, já que ele gera corrente alternada e a sua frequência reflete a rotação do motor. Na verdade o conta-giros pega uma amostra da corrente alternada entes dos retificadores. Confere se a polia do seu alternador é a original...
boa....vou olhar isso...agora entendi tdo...
Walter...vi em um topico aki no forum que voce regulou o seu velocimetro comparando com a velocidade medida no GPS
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=19852&page=3
Pode me explicar aonde voce mexeu no painel pra poder aferi-lo?? Estou com o painel da minha na mão pq abri pra trocar as lampadas e queria fazer o teste pra ver o velocimetro....
Outra pergunta...para mexer na regulagem da turbina é (apos bambiar contraporca) girando o eixo que controla a valvula de by pass da turbina??? Pq o eixo não tem pega....girar ele com um alicate msm??
Walter L. L. Casitta
01/06/2008, 11:40
Walter...vi em um topico aki no forum que voce regulou o seu velocimetro comparando com a velocidade medida no GPS
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=19852&page=3
Pode me explicar aonde voce mexeu no painel pra poder aferi-lo?? Estou com o painel da minha na mão pq abri pra trocar as lampadas e queria fazer o teste pra ver o velocimetro....
Basicamente ajustei o velocímetro tirando o ponteiro e colocando de novo na posição que achei que era a correta. Acontece que fiz isso ao mesmo tempo que dirigia numa velocidade constante de 80Km/h. Não recomendo. Melhor mandar um especialista que consegue fazer a mesma coisa na bancada.
Outra pergunta...para mexer na regulagem da turbina é (apos bambiar contraporca) girando o eixo que controla a valvula de by pass da turbina??? Pq o eixo não tem pega....girar ele com um alicate msm??
A haste só gira se você solta-la da válvula. Então você dá uma ou duas voltas monta e sai pra testar e verificar no manômetro e assim vai até conseguir coloca-la no lugar...
Basicamente ajustei o velocímetro tirando o ponteiro e colocando de novo na posição que achei que era a correta. Acontece que fiz isso ao mesmo tempo que dirigia numa velocidade constante de 80Km/h. Não recomendo. Melhor mandar um especialista que consegue fazer a mesma coisa na bancada.
Tô com o painel na mão mas não arrisquei puxar os ponteiros...fiquei com medo de estragar...é assim que desmonta ele msm..é só puxar o ponteiro??
Walter L. L. Casitta
01/06/2008, 12:19
Tô com o painel na mão mas não arrisquei puxar os ponteiros...fiquei com medo de estragar...é assim que desmonta ele msm..é só puxar o ponteiro??
Sim, mas se voce retirar o ponteiro, o eixo muda a posição e você vai ter seria dificuldades colocar na posição correta. Por isso fiz com a Ranger me movimento...
Sim, mas se voce retirar o ponteiro, o eixo muda a posição e você vai ter seria dificuldades colocar na posição correta. Por isso fiz com a Ranger me movimento...
Legal....vou avaliar c vale a pena..pq tá muito fora o meu....
Outra duvida......Estou com um probleminha que nem chega a ser problema....meu radio é de luz vermelha e o painel é verde com os ponteiros brancos amarelado(devido a cor da luz)..e fica igual uma arvore de natal tudo colorido..uheuheue.....então, fiz um teste com um led azul....o fundo continuou verde devido a lamina verde presente no painel mais os ponteiros ficaram azul.....mas o led é muito mais fraco que a lampada....as lampadas do painel são iguais essas lampadas de farolete normal de carro......alguem sabe c encontro pra comprar a lampada de farolete em outra cor??? seria interessante trocar e ver como fica...
C não estou enganado já vi alguns carros que os caras trocam a lampada do farolete por uma azul....não sei c fizeram adaptação....mais c não foi e se eu encontrar dela vermelha seria bem bom para um teste facil rapido e barato....
Walter L. L. Casitta
01/06/2008, 18:22
Legal....vou avaliar c vale a pena..pq tá muito fora o meu....
Outra duvida......Estou com um probleminha que nem chega a ser problema....meu radio é de luz vermelha e o painel é verde com os ponteiros brancos amarelado(devido a cor da luz)..e fica igual uma arvore de natal tudo colorido..uheuheue.....então, fiz um teste com um led azul....o fundo continuou verde devido a lamina verde presente no painel mais os ponteiros ficaram azul.....mas o led é muito mais fraco que a lampada....as lampadas do painel são iguais essas lampadas de farolete normal de carro......alguem sabe c encontro pra comprar a lampada de farolete em outra cor??? seria interessante trocar e ver como fica...
C não estou enganado já vi alguns carros que os caras trocam a lampada do farolete por uma azul....não sei c fizeram adaptação....mais c não foi e se eu encontrar dela vermelha seria bem bom para um teste facil rapido e barato....
Acho que você esta enganado. As lâmpadas do painel são muito diferentes. São menores.
Essas lampadinhas são difíceis de encontrar. Na minha Ranger cheguei a trocar a do interruptor dos faróis e ela já queimou. Estou esperando alguma outra queimar e assim pretendo substituir por Leds. No caso colocaria LDEs brancos de alto brilho e como eles só iluminam num ângulo de 30 graus a frente tem dar uma lixada neles para que a luz saia de todos os lados...
Acho que você esta enganado. As lâmpadas do painel são muito diferentes. São menores.
Essas lampadinhas são difíceis de encontrar. Na minha Ranger cheguei a trocar a do interruptor dos faróis e ela já queimou. Estou esperando alguma outra queimar e assim pretendo substituir por Leds. No caso colocaria LDEs brancos de alto brilho e como eles só iluminam num ângulo de 30 graus a frente tem dar uma lixada neles para que a luz saia de todos os lados...
As lampâdas dos indicadores são essas pequeninas...porem as lampadas de iluminação do fundo do painel são essas que te falei...já inclusive comprei as do proprio farolete da ranger modelo novo... e coloquei...com certeza...estou com ele na mão aki....só que coloquei as de farolete normal, branca/amarela...não parecia adaptação...era um terminalzinho cinza que tem umas garras pequenas que voce levanta as garras e torce ele...ai sai o terminal com a lâmpada junto...são 6 lampadas somente...Ai acho que c colocasse as lampadas vermelhas o fundo continuaria verde e os ponteiros vermelho...ai combinaria um pouco mais com o radio.... :)
Agora será que eu acho essas lampadas de farolete de outras cores???
C achar seria em casa de eletronicos ou de automoveis msm??
Walter...voce de BH conhece algum lugar que possa ter isso??
no mais...muito obrigado pelas informações....
o teste com o Led eu fiz lixando tbm, uma vez que aprendi isso visitando topicos antigos em que voce postou isso....mas o led emite bem menos luz que essas lampadas....sõa lampadas bem fortes para um painel......Valeu!!!
Anthoniusnikos
01/06/2008, 19:26
E aí Patoso. Quais os macetes para desmontar o painel ? Começa por onde ?
Abs
Walter L. L. Casitta
01/06/2008, 19:29
As lampâdas dos indicadores são essas pequeninas...porem as lampadas de iluminação do fundo do painel são essas que te falei...já inclusive comprei as do proprio farolete da ranger modelo novo... e coloquei...com certeza...estou com ele na mão aki....só que coloquei as de farolete normal, branca/amarela...não parecia adaptação...era um terminalzinho cinza que tem umas garras pequenas que voce levanta as garras e torce ele...ai sai o terminal com a lâmpada junto...são 6 lampadas somente...Ai acho que c colocasse as lampadas vermelhas o fundo continuaria verde e os ponteiros vermelho...ai combinaria um pouco mais com o radio.... :)
Agora será que eu acho essas lampadas de farolete de outras cores???
C achar seria em casa de eletronicos ou de automoveis msm??
Walter...voce de BH conhece algum lugar que possa ter isso??
no mais...muito obrigado pelas informações....
o teste com o Led eu fiz lixando tbm, uma vez que aprendi isso visitando topicos antigos em que voce postou isso....mas o led emite bem menos luz que essas lampadas....sõa lampadas bem fortes para um painel......Valeu!!!
Mesmo assim você tem que tomar cuidado. As lâmpadas do painel costumam ter no máximo 3W enquanto as externas 5 ou 7W e no painel elas poderiam sobrecarregar o dimmer que já aquece um pouco com lâmpadas originais.
Existem vários tipos de Leds com vária potências e com consumo de 1/10 das lâmpads comuns. Pra você ter uma idéia, na minha Ranger uso led no lugar dessas lampadinhas dentro do farol e que iluminam quase a mesma coisa que as lâmpadas comuns...
Essas lâmpadas são chatas de encontrar brancas, coloridas piorou. Leds tem um monte de gente que vende no ML. É bem mais cômodo pra comprar...
Mesmo assim você tem que tomar cuidado. As lâmpadas do painel costumam ter no máximo 3W enquanto as externas 5 ou 7W e no painel elas poderiam sobrecarregar o dimmer que já aquece um pouco com lâmpadas originais.
Existem vários tipos de Leds com vária potências e com consumo de 1/10 das lâmpads comuns. Pra você ter uma idéia, na minha Ranger uso led no lugar dessas lampadinhas dentro do farol e que iluminam quase a mesma coisa que as lâmpadas comuns...
Essas lâmpadas são chatas de encontrar brancas, coloridas piorou. Leds tem um monte de gente que vende no ML. É bem mais cômodo pra comprar...
Bem lembrado a potencia..a lampada que comprei é de 5w e as que estavam lá estavam apagadas e não deu pra ler..ai eu medi a resistencia da lampada que tirei e a do farolete que comprei...e a resistencia da original é bem maior...portanto a potencia é menor..deve ser 3w então....estou com medo de aquecer mto o painel msm....foi bom essa informação....procurei muito na net e não achei essa informação de potencia da original...valeuuu
Edintruder
01/06/2008, 19:44
vi na internet uma Ranger americana aonde o camarada explica como trocar a cor do painel. Ele deixou tudo vermelho. Ficou bem legal. Tem que tirar as lâminas gravadas e retirar a tinta por trás da impressão, ou seja, no verso somente nas letras e números, depois pinta com tinta de vitral na cor que quiseres. As lâmpadas continuam as mesmas. As palavras ele colocou em azul pois por trás pintou de azul.
Acho que vi isso no cardomain.
E aí Patoso. Quais os macetes para desmontar o painel ? Começa por onde ?
Abs
Comecei retirando a tampa em baixo do volante aonde fica os reles....são 4 parafusos estrelas, 2 nas extremidades e 2 no suporte do puxador para abrir o capô...ai voce saca a tampa...essa tampa voce tem que tirar para ter acesso a 2 parafusos sextavados 7mm que prende a tampa do painel...
ai voce tira esses parafusos e mais 3 que ficam na parte de cima do painel...uns pretos 7mm tbm....mas para retirar essa tampa tem que
tirar o acabamento do radio ali..é só soltar dois parafusos que ficam logo abaixo do radio...ai só puxei o acabamento para poder retirar a tampa que fica sobre o painel...ai retira essa tampa.....obs: para retirar a tampa com mais facilidade coloque o volante na posição mais baixa...
ai voce tem outros 4 parafusos pretos 7mm que prendem o painel...um em cada extremidade....ai voce puxa o painel e com a mão retire os conectores elétricos...é só apertar a trava dos conectores e ir balancando levemente de um lado para o outro que ele solta facil....ai pronto...está com o painel na mão....pra limpa-lo ou ter acesso ao ponteiros retire os parafusos estrelas dorados que fixam o acrilico do painel....as lampadas voce tem acesso por traz...na placa maleavel (uma placa de circuito elétrico não rigida)...pra retirar os bocais das lampadas tem que levantar as perninhas e girar...é facil...
na minha é assim....agora não tenho certeza nas de outros modelos...a minha é 2000
vi na internet uma Ranger americana aonde o camarada explica como trocar a cor do painel. Ele deixou tudo vermelho. Ficou bem legal. Tem que tirar as lâminas gravadas e retirar a tinta por trás da impressão, ou seja, no verso somente nas letras e números, depois pinta com tinta de vitral na cor que quiseres. As lâmpadas continuam as mesmas. As palavras ele colocou em azul pois por trás pintou de azul.
Acho que vi isso no cardomain.
Eu vi essa ranger tbm...uma completa né..toda vermelha as luzes...ficou legal..mais achei que dava muito trabalho fazer aquilo..
Walter L. L. Casitta
01/06/2008, 20:09
Acho que as lâmpadas que você procura tem no Donatti http://www.jet.com.br/donatti4x4
Acho que as lâmpadas que você procura tem no Donatti http://www.jet.com.br/donatti4x4
isso....tem ela ai...essa LAMPADA AZUL MODELO T10 5W 12volts (PINGÃO) - C/ BASE ESMAGADA.....só que é 5w tbm..voce acha que pode dar problema Walter....tipo estragar o botao do dimmer??
e eu estava pensando em vermelha..mais deve achar tbm..custa 0,83 centavos..vale a pena testar....o foda é q essa loja é em SP...mais vou procurar aki em bh e conto no que deu aki...
alguem acha que posso estragar alguma coisa colocando as de 5w no lugar das de 3??
Faz mais de dois anos que troquei todas as lâmpadas do painel, coloquei todas de 5W e, até agora, nenhum problema com o dimmer. Mas vai saber até qdo ele vai aguentar...
Como o Walter, tbem troquei a micro-lâmpada do interruptor dos faróis, durou +/- um ano e depois queimou de novo. Tá queimada até hoje, Walter, lembras se essa lâmpada tem uma capinha verde? Eu acho que rasquei essa capinha ao trocar.
[]'s
Walter L. L. Casitta
02/06/2008, 11:21
Faz mais de dois anos que troquei todas as lâmpadas do painel, coloquei todas de 5W e, até agora, nenhum problema com o dimmer. Mas vai saber até qdo ele vai aguentar...
Como o Walter, tbem troquei a micro-lâmpada do interruptor dos faróis, durou +/- um ano e depois queimou de novo. Tá queimada até hoje, Walter, lembras se essa lâmpada tem uma capinha verde? Eu acho que rasquei essa capinha ao trocar.
Tem sim, eu encontrei uma azul mas não durou 6 meses e também ta queimada até hoje. Essa lâmpada fica acesa o tempo todo, a próxima vai ser um LED...
Edintruder
02/06/2008, 12:47
Compensa trocar todas as lampadas por LEDs uma vez que ficam na cor que desejar e não queimam tão cedo. A minha Ranger desde que comprei está com a iluminação do botão da luz queimada e nunca troquei visto que essa iluminação costuma não durar muito e dá muito trabalho para trocar.
Um problema das lampadas com pintura é que desbotam com o tempo, o manômetro do turbo um dia teve lâmpada verde, hoje está uma cor indefinida que não é verde e nem amarelo...
Walter L. L. Casitta
02/06/2008, 15:38
Um problema das lampadas com pintura é que desbotam com o tempo, o manômetro do turbo um dia teve lâmpada verde, hoje está uma cor indefinida que não é verde e nem amarelo...
Aconteceu o mesmo no meu manômetro. Além disso também derreteu parte da carcaça interna do manômetro, mão chegou aderreter o copo...
Anthoniusnikos
02/06/2008, 19:02
Casitta, derreteu devido ao aquecimento pelo turbo ou pela lâmpada? Que marca é esse manômetro ?
Abração
Falando em manometro...to querendo colocar um na minha ranger...
alguem pode explicar qual o melhor lugar para colocar ele no painel??
Voces colocam manometro eletronico?? C for tem que colocar uma peça que muda de pressão para elétrica né....pra instalar é só puxar um T na mangueira que sai da descarga do compressor da turbina e vai pro regulador da valvula????
Valeuu!!
Walter L. L. Casitta
03/06/2008, 20:33
Casitta, derreteu devido ao aquecimento pelo turbo ou pela lâmpada? Que marca é esse manômetro ?
Abração
A Lâmpada que aquece muito. O meu é Shunt eu acho, mas acho que é fabricado pela Cronomac...
Walter L. L. Casitta
03/06/2008, 20:35
Falando em manometro...to querendo colocar um na minha ranger...
alguem pode explicar qual o melhor lugar para colocar ele no painel??
Voces colocam manometro eletronico?? C for tem que colocar uma peça que muda de pressão para elétrica né....pra instalar é só puxar um T na mangueira que sai da descarga do compressor da turbina e vai pro regulador da valvula????
Valeuu!!
Eu coloquei todas as fotos da instalação em algum lugar no forum. Tem que procurar...
Eu coloquei todas as fotos da instalação em algum lugar no forum. Tem que procurar...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=4891
Achei esse ai postado por voce...mais as fotos não estão mais lá...tem elas ai ainda???
Valeu pela ajuda....
VC colocou ele no painel, na porta atraz do retrovisor igual uns caras ai coloca ou achou algum lugar melhor??
Pelo que pesquisei ai a melhor marca é a Cronomac né...Walter...o melhor lugar em BH pra eu levar é no 5ª roda msm???
Obrigado!!!
Walter L. L. Casitta
04/06/2008, 23:36
VC colocou ele no painel, na porta atraz do retrovisor igual uns caras ai coloca ou achou algum lugar melhor??
Pelo que pesquisei ai a melhor marca é a Cronomac né...Walter...o melhor lugar em BH pra eu levar é no 5ª roda msm???
Não tenho as fotos. Vou ver se tiro outras e posto. Instalei sobre o painel no lado esquerdo e fixei com fita dupla face.
Compra o Cronomac mesmo de até 2Kgf e o Kit de instalação. Esquece a 5ª roda, conpra no Donatti ou AutoZ e instala você mesmo. O que faltar você compra na Maguehidral lá na Rua Paracatú com Contorno no Barro Preto.
Não tenho as fotos. Vou ver se tiro outras e posto. Instalei sobre o painel no lado esquerdo e fixei com fita dupla face.
Compra o Cronomac mesmo de até 2Kgf e o Kit de instalação. Esquece a 5ª roda, conpra no Donatti ou AutoZ e instala você mesmo. O que faltar você compra na Maguehidral lá na Rua Paracatú com Contorno no Barro Preto.
Sei onde é....vou comprar então....
Aki....na AutoZ eles tem um da marca Willtec e na Donatti tem cronomac....qual marca é melhor.... o cronomac vem com o kit de instalação....
Senhores
com a devida licença da intromissão, mas tb adquiri uma ranger recentemente, 2.8 power stroke, ano 2002, e tb estou com problemas semelhantes: após desligar o motor, o ponteiro da temperatura continua marcando, parado, até que se ligue a chava novamente; aí então ele passa a marcar corretamente, e se estiver frio, baixa todo. O ponteiro do combustível tb, só que até 1/4; daí em diante tb tem entrada de ar no motor. Detalhe: após abastecer, não pega mais que 50 Lts, o que me faz pensar que tá fazendo em torno de 10 k/l (+- 500 km rodados). Seria muita coincidência dois semelhantes na mesma placa; ainda assim vou verificar o sensor de temperatura e o tanque de combustível, e, depois, a placa de instrumentos. Alguém tem alguma sugestão para me dar? ou um profissional competente em ranger para indicar, aqui em Salvador - Ba? Começou tb a acender o check Gage, mas já pesquisei e vi os três defeitos possíveis (combustível pouco, problema com óleo lubrificante e temperatura elevado).
obrigado a todos.
atleite.
Senhores
com a devida licença da intromissão, mas tb adquiri uma ranger recentemente, 2.8 power stroke, ano 2002, e tb estou com problemas semelhantes: após desligar o motor, o ponteiro da temperatura continua marcando, parado, até que se ligue a chava novamente; aí então ele passa a marcar corretamente, e se estiver frio, baixa todo. O ponteiro do combustível tb, só que até 1/4; daí em diante tb tem entrada de ar no motor. Detalhe: após abastecer, não pega mais que 50 Lts, o que me faz pensar que tá fazendo em torno de 10 k/l (+- 500 km rodados). Seria muita coincidência dois semelhantes na mesma placa; ainda assim vou verificar o sensor de temperatura e o tanque de combustível, e, depois, a placa de instrumentos. Alguém tem alguma sugestão para me dar? ou um profissional competente em ranger para indicar, aqui em Salvador - Ba? Começou tb a acender o check Gage, mas já pesquisei e vi os três defeitos possíveis (combustível pouco, problema com óleo lubrificante e temperatura elevado).
obrigado a todos.
atleite.
É...estou com esse problema no tanque....vamos ter que tirar o tanque e verificar o pescador.....
Allan Nielsen
10/06/2008, 00:22
após desligar o motor, o ponteiro da temperatura continua marcando, parado, até que se ligue a chava novamente; aí então ele passa a marcar corretamente
Tá correto, ele funciona assim mesmo. O de combustivel tambem funciona assim.
O ponteiro do combustível tb, só que até 1/4; daí em diante tb tem entrada de ar no motor. Detalhe: após abastecer, não pega mais que 50 Lts, o que me faz pensar que tá fazendo em torno de 10 k/l (+- 500 km rodados).
O marcador esta funcionando corretamente, o problema esta no pescador no tanque; tem que tirar o tanque pra ver.
Começou tb a acender o check Gage, mas já pesquisei e vi os três defeitos possíveis (combustível pouco, problema com óleo lubrificante e temperatura elevado).
Check Gage quer dizer "verifque os medidores", é um alerta pra que vc verique os medidores, pois algum esta apresentando uma indicação de problema; qual esta marcando anormal? pode ser pressão do oleo, temperatura do motor ou nivel de combustivel. Se temperatura e pressão estão corretos, resolva então o problema com o pescador antes de procurar problema no painel.
Boa sorte.
alexpioli
19/06/2008, 17:33
Troquei as lampadas originais do painel pelas azuladas da Eagle 5W, para combinar com o dvd, que é azul.
O efeito ficou muito bonito. só que ficou fraco, ficou a metade da iluminação original.
Antes dessa eu testei também vários tipos de led, que ficou pior ainda.
Vi no ml uns leds com potencia de 4.000 MCD, Alguém já usou? Será que resolve?
Pessoal a minha ranger é 2002/2003 2.8 xlt, ela esta com esse problema no marcador de combustivel, ja levei na concessionaria, trocaram a boia e o pescador, pq estava dando entrada de ar qdo o combustivel esta com 1/4, só que agora o ponteiro nao volta, será que é assim mesmo ?
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