Ver Versão Completa : Pistão BF 2.6 x 3.0
p.peleje
23/07/2004, 15:12
Galera,
Existe alguma diferença nos pistões do BF 2.6 para os do 3.0, claro que não estou falando do curso do pistão que no 3.0 é maior.
O motor ganha alguma coisa colocando os pistões do 3.0 no 2.6, aliás isso é possível?
Alguém tem idéia de preço? Achei novos do 3.0 por R$35,00.
[]s
p.peleje
p.peleje
23/07/2004, 15:45
Esqueci de dizer que pretendo rebaixar o cabeçote, qual seria a taxa ideal?
[]s
p.peleje
Posso estar falando bobagem, mas...
dependendo da medida nao vai caber no bloco; do 3.0 é mais largo.
Digo com conhecimento de causa pq comprei aneis do 2.6 (por engano) na medida 0,20 (canaleta fina ou grossa) para colocar no 3.0 (tambem 0,20) e ficou pequeno.
Melancia
23/07/2004, 19:05
Pessoal, se não estou muito enganado, acho que os pistões são ao mesmos... o motor acaba tendo maior volume apenas pelo maior curso do virabrequim; pelo menos foi o que meu ex mecanico disse, mas como eu disse, ex mecanico.. hahahaaha... :roll: :roll: :roll:
Abraços
Melância
Elmer_Jeep
24/07/2004, 10:14
Eu trabalho com retífica de motores e meu pai sempre disse q os pistões são os mesmos, fui conferir num manual técnico sobre pistões. :)
Realmente parecem ser os mesmos, só mudam as canaletas e a referência. Alguns são de pino flutuante(com anéis elásticos nas extremidades) e em outros o pino vai fixado(prensado) na biela.
O que muda do motor 2600 pro 3000 são a maior altura do bloco e maior curso do virabrequim. As bielas são as mesmas e os pistões tem as mesmas características dimensionais.
2600:
Ref: P-379
Diâmetro: 79,37mm
Tamanho: 76,20mm
Curso: 88,90mm
Canaletas:
1ª:2,45mm
2ª:2,41mm
3ª:4,77mm
3000:
Ref: P-750
Diâmetro: 79,37mm
Tamanho: 76,20mm
Curso: 101,60mm
Canaletas:
1ª:2,00mm
2ª:2,00mm
3ª:4,77mm
Resumindo, não vai melhorar em nada o desempenho do seu motor trocando os pistões. E sobre rebaixar o cabeçote não sei te indicar uma taxa ideal, mas levando em conta a nossa "gasoálcool" uma boa plainada no cabeçote vai melhorar a queima de combustível, só não pode exagerar(rebaixar muito) pra evitar o superaquecimento. :wink:
:D Salve Galera!!!
:D No meu 3.000 uso pistões do 2.6, no problem... 8)
:shock: Elmer, vc tem certeza quanto à biela? Não vou teimar, mas acho que são diferentes... :?:
[]'s
Eu trabalho com retífica de motores e meu pai sempre disse q os pistões são os mesmos, fui conferir num manual técnico sobre pistões....
Elmer,
Bom saber que temos mais alguém com um ofício específico de mecânica, aqui no fórum. Tenho uma notícia boa e outra ruim, prá você. A boa é que alguém com a sua especialidade é sempre útil a todos. A ruim é que vira-e-mexe eu tenho dúvidas sobre retífica. 8)
[]´s
Elmer_Jeep
26/07/2004, 09:51
:D Salve Galera!!!
:D No meu 3.000 uso pistões do 2.6, no problem... 8)
:shock: Elmer, vc tem certeza quanto à biela? Não vou teimar, mas acho que são diferentes... :?:
[]'s
Retificando... :D
As medidas das bielas são as mesmas, porém no 2600 algumas tem uma bucha de bronze onde o pino do pistão trabalha(pino flutuante), outras o pino vai fixado(prensado) na biela já no 3000 o pino do pistão vai "parafusado" na biela.
O comprimento é realmente o mesmo. Diferenças apenas na fixação dos pinos. :D
p.peleje
26/07/2004, 10:19
Elmer e galera,
Valeu pelas dicas.
Elmer,
Qto fica para retificar um bf inteiro?
[]s
peleje
Elmer_Jeep
26/07/2004, 10:24
Eu trabalho com retífica de motores e meu pai sempre disse q os pistões são os mesmos, fui conferir num manual técnico sobre pistões....
Elmer,
Bom saber que temos mais alguém com um ofício específico de mecânica, aqui no fórum. Tenho uma notícia boa e outra ruim, prá você. A boa é que alguém com a sua especialidade é sempre útil a todos. A ruim é que vira-e-mexe eu tenho dúvidas sobre retífica. 8)
[]´s
Pode ficar à vontade, será um prazer se eu puder responder, posso passar meus conhecimentos adquiridos tanto na prática quanto na teoria 8)
p.peleje
26/07/2004, 10:32
Esqueci de perguntar:
Alguém aqui manja tem com aumentar o curso do pistão no bf 2,6?
Na verdade já pesquisei aqui sobre como melhorar o bf, mas não encontrei nada demais.
Com certeza vai ter gente falando: Pq vc não troca logo de motor? Ai eu respondo: eu não quero, pois gosto do BF, trocaria apenas se for para por um 3.0.
Porém melhorias sempre são bem vindas.
O que estou imaginando fazer:
Rebaixar o cabeçote
Colocar uma ventuinha elétrica.
Ignição eletrônica.
[]s
peleje
Elmer_Jeep
26/07/2004, 10:45
Elmer e galera,
Valeu pelas dicas.
Elmer,
Qto fica para retificar um bf inteiro?
[]s
peleje
É meio complicado fechar valores sem antes verificar os componentes, mas como faço aqui com a maioria dos clientes agente informa um valor aproximado onde pode passar um pouco ou até diminuir, dependendo do estado dos componentes do motor.
Esse ano já fiz 3 motores 2.3 / 4cilindros, o 6 cilindros é mais difícil aparecer, porém uma estimativa de valores incluindo a parte de retífica/usinagem, peças de reposição e mão-de-obra do mecânico isso tudo chega na casa dos 3000,00 Reais.
É mais ou menos assim q agente trabalha, o cara me entrega o carro com o motor "batido", daí fazemos todo o serviço dentro de uma semana ou menos e entregamos funcionando, novo denovo.
Alguém aqui manja tem com aumentar o curso do pistão no bf 2,6?
Meu amigo, p.peleje,
Prá aumentar o curso, só tem um jeito: trocar o virabrequim por um maior (no caso, o do 3.0). Só que você terá que achar e comprar um jogo de bielas mais curtas. Não sei se existem. Ou um bloco mais alto (também o do 3.0). Então porque você não compra logo um 3.0? O brinquedo vai ficar caro.
[]´s
p.peleje
26/07/2004, 16:11
Pois é, estou a proura de um 3.0. Assim que achar um bom eu pego.
É que tb estou estudando como deixar meu "velhinho" o BF 2.6 um pouquinho mais moderninho. Sei que é coisa de doido mas, sabe como é, cada doido com sua mania.
[]s
peleje
...sabe como é, cada doido com sua mania.
Sei a que você se refere. Tô há muitos anos, "começando" a montar meu 1o. jipe. Boa sorte prá você.
[]´s
bom dia
achei esse tópico muito interessante e resolvi dar mais uma palpitada..
a turma do opala, consegue alterar os pistoes do motor 4.1, o negocio que eles fazem é o seguinte: eles colocam os pistoes do motor 4cil 151, no motor 4.100, abrindo o bloco, desta forma conseguem uma cilindrada muito maior que a original. e por incrivel que pareça, o restanto do motor aguenta o tranco (gira, biela, casquilhos)...
alguem por acaso ja comparou os pistoes do 4cil com os do 6 cil do bf? ou de algum outro motor que possa ser adaptado? (derrepente algum que tenha uma saia maior que possa ser cortada ou tornear a altura do pistão....)
rafaelsouza
25/08/2006, 10:39
Edwint, nos BF acho meio difícil aumentar o diametro dos cilindros pois a distancia entre eles é muito pequena por exemplo, alguns motores que eu conheço que são encamisados ou seja foram usinados para entrar a a camisa as vezes apresentam problema de aquecimento pois a passagem de agua entre eles fica praticamente interrompida, bom o Elmer pode falar melhor que eu pois ele manja tudo de retifica
[],s
Elmer_Jeep
25/08/2006, 10:56
Falou tudo rafa,
e tem mais, pela idade dos blocos a maioria apresenta muuuita ferrugem entre as paredes dos cilindros onde circula o líquido de arrefecimento daí o que acontece muito num simples serviço de encamisamento é que surge uma corrosão inesperada no interior do cilindro devido a ferrugem penetrar nas paredes de fora pra dentro...
Os gm são mais modernos, geralmente tiveram uma manutenção melhor que os bf então o bloco está mais conservado internamente, alem do fato de terem uma boa distancia entre os cilindros e bastante material pra tirar na retífica, já fiz vários aqui, reabrir de 98,42mm(6cilindros) pra 101,60mm(4cilindros).
O motor já é bruto e ganha mais folego ainda.
[]'s
rafael e elmer, obrigado pelas respostas, é isso mesmo.
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