Ver Versão Completa : Líquido de Arrefecimento
Fachetti
28/05/2008, 09:27
Caros Amigos,
Sou proprietário de uma Hilux 2.5 ano 2006. Tenho dúvidas em relação ao líquido de arrefecimento que deverei usar para completar o nível quando houver necessidade. :pensativo: O Líquido é original e eu nunca o completei. Alguém pode me dar alguma dica??
Grato.
Eduardo Aguiar
28/05/2008, 09:59
Acho que vale a pena comprar 1 litro na concessionária! A toyota tem um líquido de arrefecimento próprio que deve ser usado sem diluir!
A minha é 1998 e eu uso o original! Sempre tenho em casa um litro para, se necessário, completar!
Seu carro é novo! Use o original!!!!
Um abraço,
Eduardo
marlucio neiva
28/05/2008, 11:42
Caros Amigos,
Sou proprietário de uma Hilux 2.5 ano 2006. Tenho dúvidas em relação ao líquido de arrefecimento que deverei usar para completar o nível quando houver necessidade. :pensativo: O Líquido é original e eu nunca o completei. Alguém pode me dar alguma dica??
Grato.
Fachetti,
A meu ver o Eduardo tem 100% de razão em seu pronunciamento. Abraço. Marlúcio.
Senhores,
Já surgiu esta discussão aqui no forum. na verdade quando se usa o original não há como errar. Mas temos que dispor outras soluções, afinal para isto estamos aqui. Veja o rotulo do seu líquido. Se ele for a base de Etileno Glicol, existem vários no mercado com esta composição que cumprem absolutamente a mesma função. Houve a discussão no caso das Bands que possuem radiador de cobre quando alguém disse que poderia haver incompatilbidade química do Etileno Glicol com ele. Eu prevei que estavam errados, ou seja, não há nehum problema apresentando um site americano com uma tabela de compatibilidade entre elementos, entre eles o Etileno Glicol com o cobre descrito com EXCELENTE. Eu uso a anos sem nenhum problema, o que comprova o fato.
Fachetti
28/05/2008, 14:52
Caros amigos,
Grato pelas informações. Minha dúvida principal era sobre a necessidade de diluir ou não o líquido original. Apesar das alternativas, também acho que o original nesse caso vai compensar.
Valeu!!
FábioBananal
29/05/2008, 21:31
E aí Fachetti!! bem vindo ao forum! como diz um amigo forista aqui vc diminui suas duvidas e aumena suas dividas!!!hehehehe!! abri um topico para os capixabas no 4X4 Brasil!! passa lá e deixe sua msgem!!
valeu abçs
olha o link aí:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=41362
Se o líquido for concentrado tem que diluir. Ele é mais denso que a água e a bomba não aguenta. O que uso na minha Band já vem diluido, custou R$ 7,OO O LITRO. Qualquer Etileno Glicol funciona bem, não em muita frescura não.
JEFFCATUNDA
30/05/2008, 00:42
O liquido que colocam na concessionária já é diluido...desta forma não é necessária a complementação com agua desmineralizada....é por conta disso que alguns colegas acham que elas saem de fábrica com 100% de liquido de arrefecimento, pois ´so vêem colocando o já diluido e acham que colocaram só o concentrado...
Por via das dúvidas...perguntar ANTES ao chefe da oficina não ofende em nada.....
Eu atualmente uso em minha SW4 97 o Visconde já diluido. É etileno-glicol = agua na medida certa...complemento também com ele (está com 5 meses e ainda não precisei completar nada)... ando com uns 3 ou 4 litros dentro da viatura...
SE A MINHA FOSSE ZERADA COMO A TUA COLOCARIA O ORIGINAL!... agora... depois da primeira troca optaria pelos diluidos da Visconde ou o Radiex ( diluido também) que é o mais utilizado.
JEFFCATUNDA
30/05/2008, 00:45
colocar o concentrado é mais barato mais é mais chato também porque vc nunca sabe que qualidade de agua está misturando...ou como ficou a concentração final.....
CONCENTRADO SÓ PARA CASOS DE EMERGÊNCIA!
Fernando César Ximenes
30/05/2008, 09:45
O liquido que colocam na concessionária já é diluido...desta forma não é necessária a complementação com agua desmineralizada....é por conta disso que alguns colegas acham que elas saem de fábrica com 100% de liquido de arrefecimento, pois ´so vêem colocando o já diluido e acham que colocaram só o concentrado...
Por via das dúvidas...perguntar ANTES ao chefe da oficina não ofende em nada.....
Eu atualmente uso em minha SW4 97 o Visconde já diluido. É etileno-glicol = agua na medida certa...complemento também com ele (está com 5 meses e ainda não precisei completar nada)... ando com uns 3 ou 4 litros dentro da viatura...
SE A MINHA FOSSE ZERADA COMO A TUA COLOCARIA O ORIGINAL!... agora... depois da primeira troca optaria pelos diluidos da Visconde ou o Radiex ( diluido também) que é o mais utilizado.
Jeff,
Qdo estive em Fortaleza, em abril deste, encontrei o da visconde ,diluido, na Elipeças- Rua Princesa Isabel,1184-centro, a 8,00 o litro. Qdo. fiz o cabeçote da minha sw usei o original a 36,00 o litro, um verdadeiro assalto à mão armada. Acho q a qualidade dos dois é igual e, daqui pra frente, qdo precisar, vou usar o da visconde. No meu JPX e no valmet, ainda uso um concentrado diluido em água de chuva mas vou migrar, na próxima troca, para o da visconde. Dá menos trabalho.
JEFFCATUNDA
01/06/2008, 17:34
É isso Fernando.
Antes eu achava que era melhor andar com só um litro de concentrado para alguma emergência...só que depois, pensando bem, ví que se realmente fosse necessário o uso deste concentrado, não iria certamente ter agua desmineralizada para diluir no local... finalmente teria colocar qualquer agua e depois drenar tudo e trocar todo o liquido.
É mai prático então andar com um ou dois litros dele já diluido---ando com 4 dentro daquela gavetinha que fica na lateral trazeira (graças a Deus nunca precisei).
Gregorio júnior
13/03/2020, 20:04
Galera do 4x4
Quero fazer a troca do líquido de arrefecimento da minha Hilux 12/13
Alguém que possa me indicar onde compro o original Toyota?
Na concessionária aqui de Fortaleza achei o preço muito alto.
Agradeço a ajuda
Renatopami
13/03/2020, 20:05
Amigos do 4x4, tenho um Hilux 12/13 diesel automática. Quero fazer a troca do líquido de arrefecimento do radiador, alguém pode me ajudar a encontrar o original Toyota? Na concessionaria aqui de Fortaleza achei o preço um pouco alto. Desde já agradeço
Estou querendo trocar da minha Hilux também,custa 70,00 o litro aqui na css toyota...o sistema total tem 10 litros,mas acho que não conseguimos drenar tudo não,mesmo ligando o ar quente.
Falei,falei e não respondi sua pergunta...rsrs
Renatopami
13/03/2020, 22:17
Aliás,como curiosidade,vejam a foto de uma válvula termostática de um civic 99 que era meu(está na família ainda),após 18 anos e 170 mil km rodados....olhem a importância de se usar somente o líquido de arrefecimento de qualidade ou original da montadora...parece nova ainda,todas as mangueiras do sistema são originais e nunca troquei junta do cabeçote ou precisei plainar.571552
Gregorio júnior
17/03/2020, 00:27
Oi Renato, tudo bem?
Amigo se encontrar algum revendedor do fluído original compartilha aqui por favor.
O preço na concessionária é salgado 😅
Gregorio júnior
17/03/2020, 00:30
Estou querendo trocar da minha Hilux também,custa 70,00 o litro aqui na css toyota...o sistema total tem 10 litros,mas acho que não conseguimos drenar tudo não,mesmo ligando o ar quente.
Falei,falei e não respondi sua pergunta...rsrs
Aliás,como curiosidade,vejam a foto de uma válvula termostática de um civic 99 que era meu(está na família ainda),após 18 anos e 170 mil km rodados....olhem a importância de se usar somente o líquido de arrefecimento de qualidade ou original da montadora...parece nova ainda,todas as mangueiras do sistema são originais e nunca troquei junta do cabeçote ou precisei plainar.571552
Muito top Renato
É por isso que quero colocar o original Toyota 🤩
Sergio c
17/03/2020, 08:00
Tem líquidos de arrefecimento vendido em lojas de autopeças, por 1--12 Reais, que nada mais é do que água desmineralizada com um corante nas cores azul, verde, ou vermelha-lilás. Ou seja, não serve p praticamente nada. Fluído bom parte de 30 Reais p cima.
Renatopami
17/03/2020, 14:52
Oi Renato, tudo bem?
Amigo se encontrar algum revendedor do fluído original compartilha aqui por favor.
O preço na concessionária é salgado
Então,esse preço de 70,00 o litro é do original mesmo
Já até vi esse mesmo fluido de arrefecimento long life Toyota em galão,no ebay(bem mais barato)....mas acho que não pode importar essas coisas líquidas não....a Receita Federal iria fazer uma festa....rsrs
Gregorio júnior
17/03/2020, 15:56
Então,esse preço de 70,00 o litro é do original mesmo
Já até vi esse mesmo fluido de arrefecimento long life Toyota em galão,no ebay(bem mais barato)....mas acho que não pode importar essas coisas líquidas não....a Receita Federal iria fazer uma festa....rsrs
Pois é... Já vi mais barato no ML, mas fico com medo da procedência do produto.
Renatopami
18/03/2020, 00:19
Pois é... Já vi mais barato no ML, mas fico com medo da procedência do produto.
Exato....tem muita falsificação de peças no ML(vendidas como originais),imagina então líquidos e fluídos...eu não teria coragem...rsrs
Senhores, tem vários aditivos que servem aos nossos veículos, sem serem das marcas dos fabricantes.
Tem aquela pesquisa antiga do INMETRO, feita em 2013, testando diversos deles, cujas características são de lubrificar, evitar ferrugem, fervura e congelamento.
Quando precisei, comprei da marca Radiadores Visconde.
Tinha preço justo na época e serviu muito bem.
Talvez tenha testes mais recentes, mas vou anexar a pesquisa da época.
Espero que sirva.:concordo: