PDA

Ver Versão Completa : Qual modo correto de acionar o 4x4 longo

fellippe corsi
27/05/2008, 21:40
Bom nao sei se ja discutiram esse assunto mas gostaria de saber qual modo correto de acionar o 4x4 longo andando como diz o manual ou parado??? alguem ja fez adaptações no cardan da ranger 4x4?

SergioPB
27/05/2008, 22:52
Nomanual diz para acionar o 4 x 4 alto(hight) em velocidades de até 80 km/h.
Para acionar o 4 x 4 baixo (low, reduzida), requer que se pare o veículo, pise no freio e embreagem.

Abraços!

fellippe corsi
27/05/2008, 22:58
certo mas me disseram que ao acionar em velocidade ha um desgaste na tal bolacha do cardan sera que e verdade?

shimomoto
27/05/2008, 23:05
Bom nao sei se ja discutiram esse assunto mas gostaria de saber qual modo correto de acionar o 4x4 longo andando como diz o manual ou parado??? alguem ja fez adaptações no cardan da ranger 4x4?

Felippe

Desde que nao esteja patinando pode ser andando. Quanto a desgaste nunca ouvi falar nada. O que desgasta o homocinetico do carda dianteiro e solupan, que corroi a borracha e ai entra sujeira.

Abs!

Edintruder
27/05/2008, 23:20
Pode ligar a 120km/h sem problemas, mas só vai acionar o 4x4hi automaticamente quando reduzires a velocidade abaixo de 90km/h, depois é só pisar fundo novamente.
Eu seguidamente utilizo em estradas de saibro quando estou com pressa e andando acima de 80km/h pois em 4x4 a picape fica mais equilibrada e estável em buracos e terrenos acidentados com baixa aderência. No asfalto com chuva acima de 100km/h e muitas curvas, dou-lhe 4x4 também sem medo. A minha está com 105200km rodados e utilizo muito o 4x4 dela e te digo que o sistema é muito confiável e robusto. O cardam dianteiro só coloca cruzeta se rodas em baixas velocidades ou raramente pega estrada, pois se tens o uso rodoviário como normal, a cruzeta irá gerar uma ressonância e ruído pois trabalha em ângulo maior de 5° na saída da Caixa de Transferência.

beechmaster
28/05/2008, 00:32
Srs,

Nas vezes em que acionei o 4X4 Hi na ex-minha Ranger 99 em movimento e abaixo dos 80m/h recomendados, ela fez um barulho metálico, um clanck, como se disesse: devagar.....mais devagar.....

E adotei a política de SEMPRE acionar a tração com o carro parado, assim como para a 4X4 Lo.

Sem barulhos, sem trancos, sem quebras, sem gastos desnecessários.

Bons vôos

proelton
28/05/2008, 10:59
beechmaster Pode acionar andando, não tem problema.

Eu sempre aciono andando, em qualquer situação, nunca deu problemas. Pra ser sincero nem da pra perceber o engate, só depois que engatou.

SergioPB
28/05/2008, 11:32
Concordo com o pessoal acima.
Nem se percebe quando engata a 4x4hi.
Na chuva forte, como sempre ando rápido, trato de engatar a 4 x 4hi. Fica mais na "mão".

Abraços!

fellippe corsi
28/05/2008, 15:50
bom muito obrigado pela ajuda como não utilizo muito meu 4x4, acho que não devo ter grandes problemas mas se precisar vou acionar!!!! e pisar fundo, ah qto ao caso da cruzeta devo engraxa-las?? eu ja peguei a minha assim é bom ou ruim esse sistema? devo volta-lo no original? valeu

João Pedro
28/05/2008, 16:23
Durante muito tempo fiquei até com receio de acionar a "tração", mesmo porque as sitauções que enfrentava com minha S10 exigiam aquém deste recurso.
O fato é eram tantas as recomendações de não se poder fazer uso no asfalto que eu temia ver as "bilhas" da homcinéticas sairem rolando à minha frente.
Porém, um dia descendo Araras, debaixo de um temporal diluviano, e vendo a nega deslizar e sair de traseira, nem tive dúvidas, mandei-lhe a tração. Que beleza! Outra coisa, segura firme e trasnmite segurança.
Claro, necas de curvas fechadas em terreno duro, mas o manual (que eu ainda acho meio dúbio) fala em pisos molhados e sob chuva.
Agora com idas freqüentes à Mauá, subo e desço a serra com ela ligada, quando chove, ou ligo até os 80Km indicado.
A reduzida, como não faço off pesado, foi ligadas algumaspoucas vezes (sempre com a pik-up parada). A mais incomum foi ligá-la para extrair o tronco de árvore. A S10 pode ficar em último lugar das pik-ups mas força tem, puxou o tronco com raiz e tudo, rsss.

fellippe corsi
29/05/2008, 07:18
rsrsrs, boa ideia para se usar a pick'up..... um dia vou tentar, abço

beechmaster
29/05/2008, 15:19
beechmaster Pode acionar andando, não tem problema.

Eu sempre aciono andando, em qualquer situação, nunca deu problemas. Pra ser sincero nem da pra perceber o engate, só depois que engatou.

Proelton,

Devia ser uma problema qualquer específico deste carro, porque nas poucas vezes que eu acionei a tração em movimento, ela fez um clack metálico lindo e bem definido na hora do engrasamento.

Na próxima 4X4 eu tiro a prova.

Bons vôos.