Ver Versão Completa : SW4 2002 aquecendo
Luiz Eduardo Costa
27/05/2008, 05:59
Comprei uma sw4 2002 com 175000 km e estou muito satisfeito, o carro é otimo, porém após rodar uns 2000 km ela começou esquentar, levei a um mecânico de confiança e ele recomendou lavar e varetar o radiador foi feito e ela continuou a esquentar, retiramos a valvula termostática e ela continuou a esquentar. Os mecanicos começaram a suspeita de junta de cabeçote, o que parecia um absurdo por se tratar de um carro com uma quilometragem teoricamente baixa para este tipo de carro. Parecia que o funcionamento do acoplamento viscoso não estava 100% então, sugeriu que travasse o acoplamento. Feito, o aquecimento diminuiu mas não resolveu. Já estava praticamente certo que o problema era cabeçote, foi quando eu tive a idéia de certificar o funcionamento do radiador, levei o carro novamente para fazer outro check up e o mecânico acho que o radiador não estava bom. Mandei fazer o radiador pois o original ficava 4 vezes mais caro, o problema acabou, porém o acoplamento esta travado e estou achando que o carro ficou mais barulhento mas "pesado". Pergunto:
1-O que acham de radiador feito?
2-Será que tem com reverter o funcinamento do acoplamento? o gel foi retirado para poder travar a hélice.
3-Existe acoplamento para a SW4 no mercado paralelo ou somente original?
4-Comprar na Argentina ou Paraguai é mais barato?
Obriagado
Bom amigo vou lhe contar o q me aconteceu (toyota bandeirante)
Ela estava aquecendo muito, andava uns 3km e o motor já ficava fervendo!!!!
O problema no meu caso foi o radiador q tava todo entopido e a bomba de agua, mas tive q comprar outro radiador pois o mecanico disse q não dava pra desentopir.
Depois q troquei essas peças , a band fiocu boa denovo.
Agora sobre suas perguntas:
Um radiador feito fica bom se a pessoa q fazer for boa nesse tipo de serviço.
infelizmente a pergunta 2 e 3 não tenho sua resposta
Se vc morar perto do paraguai eu creio q saia em conta , se vc morar como eu na BAHIA sem condições.
Espero ter ajudado.
VAleu
clemilson
27/05/2008, 17:51
Prezados,
comigo aconteceu algo parecido. Um belo dia, fui deixar meus pais no aeroporto de Fortaleza. Na volta para minha casa, eis que acende uma luz no painel com o nome CHECK e o desenho do motor. Achei estranho mas imaginei que fosse algum problema com a injeção, visto que a minha já é EFI. Mas quando olhei pro ponteiro da temperatura ... tomei um susto. Já tinha passado a linha vermelha!!! Minha 1ª reação foi desligar o carro e abrir o capô.
Pra quem conhece o Ceará, parei no cruzamento da Des. Moreira com Santos Dumont. (quem conhece sabe que ali é o cruzamento mais engarrafado da cidade.) "Sorte" minha ainda eram 6 da manhã. Porém o tempo ia passado e o fluxo de carros aumentando.
Esperei até o ponteiro abaixar por completo. NUNCA JOGUE ÁGUA EM CIMA DO MOTOR. Deixe esfriar naturalmente. Outra coisa: nunca coloque água com o motor quente. Ao abrir a tampa do radiador, o mesmo pode estourar com os vapores de ar quente. Depois que ele esfriu por completo, comprei um garrafão de água e coloquei no radiador, que estava vazio, diga-se de passagem. Liguei o motor e corri pra casa.
Levei o carro no Carlim, o Rei dos Radiadores, no centro. Retiramos o radiador e começamos a contar os furos ... 1, 2, 3, 4, 5 .....- Dr. o seu radiador parece uma peneira, disse o experiente profissonal.
Qual a solução??? Um novo custa R$1.200,00 reais, fora a mão-de-obra para colocação.
Resultado: comprei um no mercado pararelo, com o dobro da capacidade, usado mas todo limpinho em ótimo estado. (pegou 8 litros de água desmineralizada + 1 l de aditivo para radiadores)
- Dr. seu carro vai ficar uma geladeira!!!
- Que bom, Carlim ... fico tranquilo com essa informação, respondi.
Bom, recomendo ao amigo verificar se o seu radiador é o original ou se já foi trocado. Veja se a parte de cima do radiador é de plástico ou é de bronze. Aquele vem nos carros orginais. Este é feito pelos mecânicos e consequentemente já fora mexido.
Veja também a capacidade do radiador. Existe no mercado um com apenas 1 cano para resfriamento. Esse que coloquei tem 2 canos, é um pouco maior na espessura e é original também. Cabe sem nenhum problema.
O maior pega de 7 a 8 litros. O menos pega metade dessa capacidade. Recomendo ao amigo sempre usar água sem cloro. Nos postos eles vendem essa água desmineralizada. E recomendo também o uso de um bom aditivo.
Minha geladeira, ops ... SW4 está perfeita até agora.
Abraços
Fala ai Luiz Eduardo ;
1 ° com o radiador consertado coloque 3 litors de aditivo concentrado ( preferencia ) no radiador
2° instale novamente a embreagem viscosa pois com ela travada o motor vai fazer mais barulho devido a helice girar constantemente
3° voçe compra a embreagem viscosa em concessionaria ( ai mesmo em poços proximo ao shoping )
4° temperatura normalmente no painel fica proximo do meio mais para baixo .
abraços
marlucio neiva
28/05/2008, 12:01
Comprei uma sw4 2002 com 175000 km e estou muito satisfeito, o carro é otimo, porém após rodar uns 2000 km ela começou esquentar, levei a um mecânico de confiança e ele recomendou lavar e varetar o radiador foi feito e ela continuou a esquentar, retiramos a valvula termostática e ela continuou a esquentar. Os mecanicos começaram a suspeita de junta de cabeçote, o que parecia um absurdo por se tratar de um carro com uma quilometragem teoricamente baixa para este tipo de carro. Parecia que o funcionamento do acoplamento viscoso não estava 100% então, sugeriu que travasse o acoplamento. Feito, o aquecimento diminuiu mas não resolveu. Já estava praticamente certo que o problema era cabeçote, foi quando eu tive a idéia de certificar o funcionamento do radiador, levei o carro novamente para fazer outro check up e o mecânico acho que o radiador não estava bom. Mandei fazer o radiador pois o original ficava 4 vezes mais caro, o problema acabou, porém o acoplamento esta travado e estou achando que o carro ficou mais barulhento mas "pesado". Pergunto:
2-Será que tem com reverter o funcinamento do acoplamento? o gel foi retirado para poder travar a hélice.
Obriagado
Luiz Eduardo,
Sobre seus questionamentos, vale comentar:
1 - Embora já respondido, minha resposta é sim, pode valer a pena "fazer" o seu radiador, desde que seja por profissional honesto e capaz;
2 - Não tem como reverter o funcionamento do acoplamento viscoso se já foi retirado o gel;
3 - Existe sim acoplamento viscoso no paralelo para este motor, troquei o acoplamento viscoso duas semanas atrás e ofereceram-me o paralelo. Coloquei o original e pergunto-lhe: será que vale a pena arriscar ao colocar uma peça tão importante para o sistema de refrigeração de um motor em que esse é o seu calcanhar de Aquiles ? Para o meu caso a resposa foi um lacônico NÃO.
4 - Não posso ajudar sobre esta questão. Abraço. Marlúcio.
clemilson
28/05/2008, 18:51
Eis a foto do meu carro com o funcionamento normal do motor.
Acredito que essa seja a temperatura ideal em que o motor trabalhe na sua normalidade.
Luiz Eduardo Costa
28/05/2008, 19:30
Muito obrigado pela dica, agora é assim que o meu carro esta se comportando, ou seja, parece que está normal.
Luiz Eduardo Costa
28/05/2008, 19:32
É verdade não vale apena arriscar, eu vou tentar comprar o acoplamento nos EUA, parece que la é mais barato
Abraço
Obriagado
Luiz,
cuidado, meu amigo, em Toyota, não se improvisa !
Ela não aceita nem mesmo uma "gambiarrinha , só'' !
Fui trocar a embreagem, "no paralelo" e tive que comprar outra, a ORIGINAL, além de duas vezes a mão de obra.
CUIDADO. Toyo é Toyo. É japonesa, trabalha com as peças em ajuste crítico! Micrométrico!!
Aprendí a lição e nunca mais tive problemas. Peças essenciais, SÓ TOYOTA !
Podem ser caras, mas são para sempre, eheheheh.
No "paralelo", fora de concessionária, só lampada, plástico, ... etc...sem importancia.
E a "mão de obra" - oficina, mais cuidado ainda !!! Senão fazem cagada .
Compre bem , compre direito, não economise com porcaria que vai te ficar muito mais caro.
EXperiencia própria...
Abraços,
Luiz Eduardo Costa
29/05/2008, 21:16
Obrigado pelas dicas
JEFFCATUNDA
30/05/2008, 00:51
LUIZ.
SE VOCÊ PROCURAR POR OUTROS TÓPICOS DESTE FORUM VAI ENCONTRAR MUITA INFORMAÇÃO PERTINENTE A ESTE TEU CASO...
SW4 CABEÇOTE E RADIADOR É UM DELES....Tem alguns outros... eu mesmo aprendi muito por aqui ( e continuo aprendendo) com colegas como o Sergio Holanda que é um apaixonado por TOYOTA... Dizem que gosta mais de Toyota que de mulher.....
Dê uma olhadinha então e depois tire suas dúvidas... as que restarem.
Boa sorte!