Ver Versão Completa : Dúvidas câmbio automático Laredo
Marcos Brisola
27/05/2008, 01:46
Saudações amigos, tenho umas dúvidas qto ao funcionamento do câmbio da minha laredo 98. A primeira vez do dia que saio com a viatura ainda fria, ela vai em 1ª marcha até uns 2 mil / 2,5 mil rpm, aí trava as portas e depois disso passa a fazer as trocas numa rotação mais baixa. Ainda fria, qdo passa para 3ª (não tenho certeza se é na 3ª, preciso confirmar), e eu alivío o pé, ela dá um pequeno intervalo (tipo um pto morto), e volta a "engatar" novamente. Agora se eu pisar e "segurar", as marchas vão mudando normalmente sem dar esse "intervalo". Qdo está na temperatura ideal, não faz mais isso, as marchas mudam suavemente, quase nem se percebe. Um abraço a todos e agradeço antecipadamente
mattosbr
27/05/2008, 11:55
Marcos, me parece estar tudo bem, pois a minha Laredo se comporta da mesma maneira, só não sinto nenhum tranco nas mudanças de marchas.
Uma dúvida: quando vc alivia o pé, quando volta à pisar sente algum tranco ou algo parecido?
Um abraço.
Marcos Brisola
27/05/2008, 19:35
Mattos, a minha não dá tranco. Apenas percebo um "intervalo" e tipo engata de novo, mas se eu pisar novamente, vai maciosinho, sem tranco.
Valdenio
27/05/2008, 19:58
Saudações amigos, tenho umas dúvidas qto ao funcionamento do câmbio da minha laredo 98. A primeira vez do dia que saio com a viatura ainda fria, ela vai em 1ª marcha até uns 2 mil / 2,5 mil rpm, aí trava as portas e depois disso passa a fazer as trocas numa rotação mais baixa. Ainda fria, qdo passa para 3ª (não tenho certeza se é na 3ª, preciso confirmar), e eu alivío o pé, ela dá um pequeno intervalo (tipo um pto morto), e volta a "engatar" novamente. Agora se eu pisar e "segurar", as marchas vão mudando normalmente sem dar esse "intervalo". Qdo está na temperatura ideal, não faz mais isso, as marchas mudam suavemente, quase nem se percebe. Um abraço a todos e agradeço antecipadamente
Marcos na minha Laredo tanto frio como quente o cambio se comporta da mesma forma, não da esse intervalo q vc diz em nenhum momento. Não sei qual o correto mas vamos aguardar nossos amigos expert aqui do forum q logo logo eles vão dar o parecer.
Bom dia pessoal,
A minha é se comporta mais ou menos da mesma maneira. Também quando fria demora um pouco para entrar a 2ª, normalmente pouco mais de 2000rpm, nunca mais de 2500rpm. Depois de quente, as marchas entram com +-1750rpm, principalmente com o pé "leve". O que acontece às vezes, e isso não acho normal, é que de 2ª pra 3ª dá também um intervalo que chega a fazer o giro subir e claro que depois dá o tranco pois a rotação tem de cair pra se acomodar, leva poucos segundos, é como se entrasse um ponto morto. Pode ser problema de travamento nos solenóides, ou em alguma válvula.
Ainda não troquei o fluído da CA, pois tem bom aspecto, mas é o que vou fazer muito em breve, inclusive trocando o filtro de óleo da CA. O correto seria também nesse momento, já que é removido o carter da CA, fazer o ajuste das cintas, conforme descrito no manual de manutenção.
Lembrando que a CA da laredo é meio "enjoada" e, segundo os americanos, tem má reputação. Portanto eu vou utilizar somente o fluído indicado no manual, cerca de R$40,00/Litro na concessionária, mas como são somente 3,8L por troca não fica tão caro.
Outra coisa, alguém já testou a reduzida? A CA do meu Laredo não passa de 1ª com o 4x4Lo engatado, até parece coerente, pois não tem sentido querer velocidade com o carro reduzido!!! Bem de qualquer forma, não façam o teste em via pavimentada, principalmente fazendo curva, pois o diferencial da CT fica bloqueado aí é aquela reclamação.......
Abraços.
ps. precisamos combinar um encontro das CGLaredo, hehehehe
samukanvas
28/05/2008, 12:49
Lembrando que a CA da laredo é meio "enjoada" e, segundo os americanos, tem má reputação.
Olá Carllo,
Essa parte do seu texto eu terei que contestar se o seu câmbio for o AW4. Não sendo este, não tem validade pra vc o que eu vou falar.
Os americanos que usam esse câmbio pra trilha, segunto o maior site 4x4 das américas, dizem é que ele "runs a little bit hot", ou seja, ele funciona um pouco mais quente que o normal. Essa reclamação é sempre contestada, porque quem diz isso está usando suspensão elevada e pneus maiores sem reduzir diferencial e mandando bala nas trilhas sem medo ou não cuida direito do mesmo.
Deixando o câmbio sobrecarregado é certo que ele funcione mais quente.
Quem usa esse câmbio da maneira correta aprecia muito seu funcionamento. Geralmente usam radiadores separados pra ele e o mantém sempre revisado.
Abs
Pouts!!! Primeiramente pessoal, tudo bem com todos?
Mais uma vez cá me encontro zicado com minha laredo 98.
Acabo de tirar a danada do meca para a troca de um semi eixo, e mal ando alguns poucos quilometros feliz da vida dou uma paradinha num posto para abastecer e quando vou sair, cadê a ré? Não tinha. Coloco em "N" e levo um puta susto a danada deu um pulo pra frente. Coloco em P e ela quer andar. Ligo desligo, ligo novamente e tudo se repete. E D ela anda normalmente, 1 e 2 também. Informações de la e de cá, cá estou a procura de um novo câmbio. Ainda não sei mas acho que o meu deu pau.
Buaááá´´aá
mattosbr
28/05/2008, 22:32
4xhigo, quem sabe não exista uma regulagem da alavanca do câmbio? Precisamos perguntar isso aos experts daqui. Derrepente não é nada demais.
um abraço.
Pouts!!! Primeiramente pessoal, tudo bem com todos?
Mais uma vez cá me encontro zicado com minha laredo 98.
Acabo de tirar a danada do meca para a troca de um semi eixo, e mal ando alguns poucos quilometros feliz da vida dou uma paradinha num posto para abastecer e quando vou sair, cadê a ré? Não tinha. Coloco em "N" e levo um puta susto a danada deu um pulo pra frente. Coloco em P e ela quer andar. Ligo desligo, ligo novamente e tudo se repete. E D ela anda normalmente, 1 e 2 também. Informações de la e de cá, cá estou a procura de um novo câmbio. Ainda não sei mas acho que o meu deu pau.
Buaááá´´aá
Mattos, pode ter certeza de que é regulagem na alavanca, ou até falha nos contatos. Não sei te dizer bem o que fazer mas deve ser mais ou menos a mesma limpeza que o pessoal recomenda para o sensor de neutro.
samukanvas, o câmbio dos ZJ, de 98 ao menos, são os da série RE, no meu caso o 42RE, ou até identificado como A500/A518. Só pra complementar as informações, para os mais curiosos, A CA 42RE tem as posições 1, 2, D, N, R e P e a 3ª marcha somente é fixada com o acionamento da tecla D no painel. O AW4 é mais utilizado no XJ e se não me engano tem as posições 1, 2, 3, D, N, R e P. Outra coisa, o AW4 aceita os fluídos DexronIIE/Mercon ou mais modernos, já o 42/44/46RE somente aceitam os ATF+3 da Mopar. Posso ter me enganado com alguma coisa, mas é mais ou menos isso.
Vi alguns vídeos do Caveirão e também alguns posts antigos da época de sua idealização, show de bola!!!
T+
Carllo,
O óleo da transmissão é o ATF a classificação dele q é DEXRON...;-)
Portanto é o mesmo óleo de CA.... ATF com classificação DEXRON III... :concordo:
Carllo,
O óleo da transmissão é o ATF a classificação dele q é DEXRON...;-)
Portanto é o mesmo óleo de CA.... ATF com classificação DEXRON III... :concordo:
Pois é NZardo, é uma baita confusão esse palavreado, é um tar de ATF, ATF+, ATF Plus, +3, +4, Alisson, Mercon, ATF tipo A, Dexron, etc....mineral, sinstético, .......e aí vai....hora é sigla, hora é marca, hora é especificação, hora é "tipo", hora é classificação...
To tentando digerir isso no "coca-cola".
Abraço...
[quote=carllo;617511]Mattos, pode ter certeza de que é regulagem na alavanca, ou até falha nos contatos. Não sei te dizer bem o que fazer mas deve ser mais ou menos a mesma limpeza que o pessoal recomenda para o sensor de neutro.
Então, já tomei um baita susto com os mórbidos preços tanto com reparo, troca, recuperação entre outros...
Ainda não sei o que sussede com meu câmbio, também achava e gostaria que fosse só uma questão de regulagem; porém, só de comentar com um e com outro e com o meca onde a vtr se encotra, já foi me dito que terei que fazer o câmbio; pois encontra-se muita limalha no filtro...
Farei o que o meu amigo Nilton Zardo sugeriu, irei levar numa oficina especializada em CA e ver o dodói dela. Embora na certeza que dodói mesmo ficarei eu, literalmente esfolado e descontente com um carro que ainda não consegui usar. Pode isso?
Um forte abraço a todos.
mattosbr
02/06/2008, 14:43
4xhigo, não desanima. Comigo tá assim também, mas estou capitalizando pra consertar tudinho. Estou cheio de detalhes na vtr para consertar, mas mesmo assim não estou desanimado. Uma coisa eu sei, vou fazer tanta coisa que quando acabar ela vai estar zero denovo, o negócio é fazer uma lista de prioridades e seguir para não ir dando problemas em outras coisas. Ok.
Um abraço.