Ver Versão Completa : Dúvida para adquirir Rádio VHF
Pessoal,
Estou pensando em adquirir um rádio VHF para colocar na viatura e estou pensando em 2 modelos. levando em consideraçao o custo x beneficio!!!
- Icom 2200
- HT Icom IC-T7H Dual Band VHF/UHF.
A ideia do HT é por ter comunicaçao com os TA que o pessoal geralmente usa nas trilhas e passeios. A duvida principal é a respeito do alcance pois ele tem apenas 6Watts, e se é possivel instalar uma antena externa para melhorar seu desempenho...
O uso pretendido é para trilhas, deslocamentos e viagens em grupos
O alcance do 2200 será muito superior ao HT ( com antena externa)??
fico no aguardo.
Abraço.
Léo.
rogeriomasih
25/05/2008, 22:21
Por quanto vc conseguiu cada modelo?
JEFFCATUNDA
26/05/2008, 02:23
Leo.
O 2200 é um excelente aparelho e vai te contemplar bem mais que este outro modelo...isso sem falar que o alcance dos HTs é muito limitado em regiões muito acidentadas...os HTs também costumam ser bem mais caros...com duas faixas então...
Tenho o Icom 2200 por R$ 465,00 e o HT por R$ 499,00
O que gostei no HT é o fato dele ser VHF/UHF e com isso poder falar com os TA. Mesmo com a antena externa o alcance do HT fica ruim ?
Nao sei se dá pra fazer essa comparaçao, mas o alcance do HT é parecido com o do PX ? A qualidade da comunicaçao tbm é parecida ?
Abraço.
Cara,
Acho que para trilhas o HT serve, para maiores distâncias acho que dá pra se comunicar com sinais de fumaça...
Alessandro Henrique
26/05/2008, 22:27
Tenho o Icom 2200 por R$ 465,00 e o HT por R$ 499,00
O que gostei no HT é o fato dele ser VHF/UHF e com isso poder falar com os TA. Mesmo com a antena externa o alcance do HT fica ruim ?
Nao sei se dá pra fazer essa comparaçao, mas o alcance do HT é parecido com o do PX ? A qualidade da comunicaçao tbm é parecida ?
Abraço.
LeoPoa,
Acredito que o Icom 2200 seja uma boa alternativa. Eu particularmente estou entre comprar o 2200 e o V8000. No entanto estou com dificuldade de encontrar quem venda aqui em Porto Alegre, podes me indicar?
Sds.
LeoPoa,
Acredito que o Icom 2200 seja uma boa alternativa. Eu particularmente estou entre comprar o 2200 e o V8000. No entanto estou com dificuldade de encontrar quem venda aqui em Porto Alegre, podes me indicar?
Sds.
E ai tche.
Aqui em POA eu nao descobri nenhuma loja desse ramo.... Estou vendo no Mercado Livre. Tem o 2200 e o V8000 lá. o que notei entre esses 2 é que o V8000 possui 75Watts contra os 65watts do 2200 e o 2200 possui um RX mais baixo que o V8000 o que lhe permite corujar frequencia dos avioes....
Eu gostei bastante do HT Icom IC-T7H Dual Band VHF/UHF, mas estou com bastante receio de adquirir e depois nao conseguir conversar com o pessoal em uma distância razoável.... Caso opte por um rádio de painel, será o 2200.
Abraço.
LeoPoa,
Sds.
cara,
Em Porto Alegre no centro Vida, em alguns domingos a tarde tem uma feirinha de aparelhos de rádio amador usados, fui lá neste domingo e 90% dos aparelhos são aqueles antigos e grandes de mesa e 5% são uns cacos de HTs, nos 5% restante são os que estamos procurando pra colocar nas viaturas, encontrei 4 desses:
1 icom IC V8000 usado mas bem inteirinho por R$550,00
1 yeasu (não lembto o modelo) bem usadinho por R$400,00
1 yeasu super ultra cheio de frequencias por R$1800,00
1 kenwood todo baleado que nem vi o preço...
Bem, resumindo a história... eu acho melhor ir pelo ML mesmo... pq os aparelhos no ML são novos e estão com preços (não contei o frete) melhor que estes usados.
Ok
Marcelo
Não conheço nenhum dos rádios, mas rádios bases tem mais potência que HTs (uns 25W no minimo em geral),enquanto os HTs que no máximo tem 5W. Veja também se o UHF do HT não é só recepção, pois a faixa dos TA é bloqueada. talvez tenha como desbloquear, mas pelo preço eu ia de 2200... veja mais informações dos radios em www.rigpix.com (http://www.rigpix.com)
Guilherme Velloso
03/06/2008, 13:12
Léo,
Eu tinha a mesma dúvida que vc, poré cá para as bandas de Minas, o PX tem subistituido o TA, porém como eu faço apoio em provas de enduro, eu optei por instalar em minha viatura um px (cobra19 dx) e um pY (Icom ICV8000) e mantenho contato com os outros apoios (motos) que utilizam o HT (icon ICV8 ) Term dado resultado. porém eu dependo muito da qualidade do operador para mudar de faixa e utilizar outras frequências (repetidoras), as vezes a coisa emperra
Um abraço
Guilherme
E ai Guilherme tudo tranquilo??
Pois entao.... Após algum tempo pesquisando sobre os radios, decidi comprar o Icom 2200 pelo custo x beneficio.
Dependendo da necessidade, comprarei um TA no futuro para comunicaçao nas trilhas....
Abraço.
Murillus
24/06/2008, 17:26
Cara,
Acho que para trilhas o HT serve, para maiores distâncias acho que dá pra se comunicar com sinais de fumaça...
Desculpa mas HT em trilhas é muito ruim... primeiro porque a potencia de alcance é muito pequena... segundo porque a bateria acaba logo...
ja pensou vc atolado, sem radio ou com um radio que so pega a no maximo 1km...
HT pra mim é um segundo radio... tipo ao sair da viatura poder ainda copiar as informacoes dos outros colegas...
[]s
Murillus
24/06/2008, 17:48
Dependendo da necessidade, comprarei um TA no futuro para comunicaçao nas trilhas....
como Gouveia falou...
Rádios bases tem bem mais potência que HTs
variam de 25W (os piores) ate 100W (max permitido), mas no geral ficam entre 50 a 75 W
isso da uma cobertura de aproximadamente de 20 a 50 km de pendendo de alguns fatores
Ja os HTs que no máximo tem 5W, ou seja, no maximo pegam a 5 km, mas isso em boas condições...
os TA so sao bons pra uso bem restrito... campos abertos por exemplo...
eu tenho 2 TA para uso em trekking... mas no carro eu uso um alinco dr 130 te...
[]s
celoleko
17/07/2008, 23:06
Um HT dual-band é exelente, já tive um FT-60R da Yaesu, era muuuito bom, a bateria dura uns 3 dias falando direto, direto MESMO ! Porém esse modelo da ICOM, a bateria é mais fraca nao dura tanto, deve durar a metade.
A respeito de se comunicar com os TA, é muito útil, mas os TA tem uma baixa potencia, a distancia de comunicaçao é restrita a potencia do TA. Por exemplo: Um Talk-about da Motorola tem 1 W de potencia, fala num raio de 3 Km, e um HT com 5W falaria num raido de 15 a 20 KM, porem acima do raio de 3 KM, vc nao escutará o TA, somente o TA te ouvirá, pois vc tem + potencia e chega nele.
Conclusao: Não vale a pena comprar um DUAL(VHF + UHF),nao importa a potencia seja HT ou Móvel, para se comunicar com TA, só vale a pena comprar um TA para se comunicar com TA !
E entre HT e radio fixo para jeep a melhor pedida é radio fixo, POR QUÊ ?
1) Vc nao se preocupa com bateria.
2) Provavelmente o HT só "pegará" bem com uma antena externa.
3) Não vai precisar de um cabo ligado na saida da antena do HT p/ externa.
4) Não perde.
5) Não cai no chão.
6) Tá sempre alí, só ligar e falar até enjoar.
Um HT é bom como segundo equipamento de stand-by, ou pra falar fora do jeep.
É o que eu acho!
Abraço!:concordo:
Marcelo Caiano
18/07/2008, 12:29
Léo,
Eu tinha a mesma dúvida que vc, poré cá para as bandas de Minas, o PX tem subistituido o TA, porém como eu faço apoio em provas de enduro, eu optei por instalar em minha viatura um px (cobra19 dx) e um pY (Icom ICV8000) e mantenho contato com os outros apoios (motos) que utilizam o HT (icon ICV8 ) Term dado resultado. porém eu dependo muito da qualidade do operador para mudar de faixa e utilizar outras frequências (repetidoras), as vezes a coisa emperra
Um abraço
Guilherme
Pessoal...... o bom é fazer como o Guilherme fez, colocar os 2 porque são situações que ocorrem com o rádio difíceis de explicar,
O Py é melhor , é limpo a transmição sem a chiadeira habitual, mas não pode ser muito longe e ter terrenos acidentados, PX é mais limitado nessa distÂncia , mas estacionado pode ir muito longe...........tem que equalizar , o que é melhor........vou dar uma sugestão:
Eu tenho um PX, com antena Maria Mole e um HT (PY) da Icon ICV8, a vantagem de modular em qualquer lugar, saindo do veículo, fazendo explorações a pé, e etc.........;
quanto ao PY base sugiro o IC 8000, muito bom..
boa sorte e boa compra.
E ai pessoal !!!!
Ter os 2 rádios instalados é interessante, porem nao adianta ter PX + PY na viatura se o resto do grupo utilizar somente TA !!!!!
Importante é saber o que o pessoal na volta está usando para nao ficar de fora das conversas hehehehe.
Já tinha o PX MCB30 e recentemente adquiri o IC 2200H. Estou bem satisfeito, rádio mto bom, facil de usar, bem robusto.... Estava entre ele e o IC8000. Acabei ficando com ele por vir desbloqueado, o que para meu uso é importante pois converso tambem na frequencia maritima.
Abraço.
Léo.
André-4WD
21/07/2008, 22:10
Léo:
O teu Icon 2200 tem manual? em que língua está escrito? Comprei um 2200 tambem, e agora terei PX + PY na viatura!!
Abraços
Andre
Alessandro Henrique
22/07/2008, 01:23
Eu estava na dúvida entre o V8000 e o 2200. Depois de olhar bem os dois no sábado, acabei por ficar com o 2200. Não me agradou o display pequeno e o ventilador do V8000.
Alguém tem alguma sugestão quanto a antena?
Sds.
E ai pessoal...
Meu icon 2200 veio com o manual em ingles...
eu usava só o PX, mas com a necessidade de outro tipo de comunicaçao tive que comprar o PY...
Sobre a antena... comprei um kit ali na RF Antenas ou HF antenas ( nao tenho certeza) ... Loja fica na Alberto Bins , embaixo do viaduto....
O proprietário da loja me deu umas dicas de qual antena escolher e acabei ficando com uma antena de 1.40m que ja vem com o cabo. ai precisei comprar somente o suporte pra fixa-la no carro.
Se ja possuir PX no jipe, tenta instalar a antena do PY longe da do PX. Instalei no meu uma do lado da outra ( suporte da estepe) e deu interferência no PX...
Abraço.
Léo.
André-4WD
22/07/2008, 19:52
Léo:
A tua antena é da marca AQUARIO? Sabe modelo? Andei vendo no site da aquario e encontrei antenas VHF curtas (50 cm) ou entao de 1,50m.
Boa dica de nao instalar perto as antenas!!
abraços
andre
E ai...
Tche, a minha nao é da aquario. Se nao me engano a marca é Nagoya.
Eu tava quase comprando essa antena da Aquario, porem o ganho dessa outra é um pouco maior, ai acabei comprando ela...
Pretendo levar o jipe em algum instalador de rádios para medir a ROE e dar uma conferida na instalaçao...
flw
Léo.
zetollis
03/06/2012, 22:57
o ht precisa da realizacao da prova da anatel, ou só registro?
Para operação de qualquer tipo de rádio é necessário autorização da ANATEL.
Para as faixas de radioamador, inclusive os 2 metros (ou 144 MHz), é necessário ser radioamador, que implica em fazer a prova.
Operar sem a devida autorização é CRIME de telecomunicações, com pena prevista na Lei Geral de Telecomunicações.
Murillus
05/06/2012, 17:33
Operar sem a devida autorização é CRIME de telecomunicações, com pena prevista na Lei Geral de Telecomunicações.
... crime federal ... portanto consulte o site da ANATEL (Portal Anatel (http://www.anatel.gov.br)) e fique legal...
Sds
Luiz Felipe Guerra Jr
23/08/2012, 20:13
LeoPoa
Vi que seu post é antigo mas me interessou o assunto. Tenho um jimny e uma lancha e quero colocar vhf nos dois para que se comuniquem. Estava entre o uniden solara e o yaesu 2900 mas não consegui descobrir até agora se eles se comunicam pois um é maritmo. Como ficou o seu ic2200h, funcionou na frequencia maritma?
Obrigado
Felipe
Rio Grande RS
E ai pessoal !!!!
Ter os 2 rádios instalados é interessante, porem nao adianta ter PX + PY na viatura se o resto do grupo utilizar somente TA !!!!!
Importante é saber o que o pessoal na volta está usando para nao ficar de fora das conversas hehehehe.
Já tinha o PX MCB30 e recentemente adquiri o IC 2200H. Estou bem satisfeito, rádio mto bom, facil de usar, bem robusto.... Estava entre ele e o IC8000. Acabei ficando com ele por vir desbloqueado, o que para meu uso é importante pois converso tambem na frequencia maritima.
Abraço.
Léo.
Tche,
Dá pra usar no barco, usei durante 1 mes e acabei comprando um VHF Unidem Solara nautico p/ lancha... e deixando o outro apenas para o carro.
Era um saco ficar tirando radio do carro, passando p/ lancha, depois tirar da lancha, passar p/ carro... Nao gostei...
Abraço
Murillus
29/08/2012, 17:16
Tenho um jimny e uma lancha e quero colocar vhf nos dois para que se comuniquem.
Para que dois radios se comuniquem eles devem operar na mesma faixa de onda... Dai ta facil, bastaria voce usar dois radios iguais...
Porem o radio maritimo precisa operar em frequencia própria para poder se comunicar com a Cap. dos Portos e outras embarcaçoes... A frequencia varia de 156 MHz a 163 MHz...
Ja os radios usados pelos jipeiros operam na frequencia de 144 MHz a 148 MHz... Ou seja sao frequencias completamente diferentes...
Normalmente o radio maritimo nao se comunica com o radio dos jipeiros e virce-versa... o que pode acontecer é somente a radio escuta, ou seja, voce ouve mas nao fala...
Murillus
29/08/2012, 17:24
Como ficou o seu ic2200h, funcionou na frequencia maritma?
TX = fala = 144 a 148 MHz
RX = ouve = 118 a 174 MHz
Resumindo, nao da pra usar como radio maritimo...
Murillus
29/08/2012, 17:32
acabei comprando um VHF Unidem Solara nautico p/ lancha... e deixando o outro apenas para o carro.
Um problema que ninguem se atenta é que os radios maritimos sao "lacrados" evitanto (ou diminuindo) o efeito da corrocao da maresia...
É possível sim um radio base VHF (vulgo PY) se comunicar com um radio maritimo, mas ele tem que estar desbloqueado para operar TX de 136 a 174 MHz. Se estiver desbloqueado, basta configurar na memória do radio todos os canais maritimos, com frequencias de transmissão e recepção de cada um deles. Os Yaesu por exemplo, podem ser configurados basicamente assim:
TX/RX 144 a 148 MHz (bloqueado)
TX 144 a 148 MHz; RX 136 a 174 MHz (parcialmente desbloqueado)
TX/RX 136 a 174 MHz (desbloqueado)
Vale lembrar que um radio desbloqueado estará fora da legislação da Anatel, mas aí já são outros 500 ... mas tecnicamente, é possível sim estabelecer comunicação entre um radio base VHF e o maritimo, conforme citei acima. E de fato, utilizar um radio base em uma embarcação não é o mais indicado, justamente porque o radio não é marinizado (proteção contra água e maresia).
Murillus
30/08/2012, 14:43
Vale lembrar que um radio desbloqueado estará fora da legislação da Anatel
Bem... aqui no forum existe muita gente que esta iniciando no mundo do radioamadorismo... por isso sempre gosto de me referir ao que esta correto... e claro, dentro da lei... obedecendo os ditames da ANATEL... Portanto, só faço mensão a rádios homologados pela ANATEL e que estão corretamente em uso... Não me referi a um "radio aberto" pois o desbloqueio é considerado como crime federal (todo crime da esfera da ANATEL é apurado pela PF)... Se alguem é pego com um "radio aberto", o radio devera ser apreendido (por qualquer agente (PM ou PF ou outros) diga-se de passagem) e o propietario conduzido a PF pra ser autuado... Pois é, bronca grande...
Murillus
30/08/2012, 14:52
TX/RX 144 a 148 MHz (bloqueado)
TX 144 a 148 MHz; RX 136 a 174 MHz (parcialmente desbloqueado)
TX/RX 136 a 174 MHz (desbloqueado)
Mas tecnicamente voce esta corretissimo...
Porem ao "abrir o radio", o resultado não fica muito bom pois dá muito QRM... pelo menos foi isso que aconteceu nos radios desbloqueados que eu vi... Mas nos USA e EEUU, os radios operam em frequencias outras, ou seja, importados (ou trazidos) diretamente, podem já vir "aberto" de fabrica...
Porem não exclui a culpabilidade por uso de um equipamento fora dos ditames da ANATEL...
Exatamente isso que citei na minha mensagem: em um radio desbloqueado não existe impedimento técnico para haver essa comunicação, mas estará operando fora da legislação Anatel. Daí vai de cada um avaliar o que fazer ...:wink:
Esse Rádio IC2200 já vem "aberto". Fala e escuta tranquilamente na frequencia nautica.... Escuta mas nao fala nas frequencias de aviação e tele-taxi....
Comprei assim na caixa, lacrado, e possui homologação na anatel.
Bem lembrado quanto a maresia... nunca pensei nisso....
Já fui parado tanto em estradas federais quanto estaduais e nunca perguntaram sobre o VHF ( Tenho indicativo).... Esse tipo de Blitz é igual a cabeça de Bacalhau... Todo mundo sabe que existe, porem ninguem nunca viu.....
Na duvida, vale a pena andar dentro da lei.... Pagar as taxas anuais da Anatel e ficar tranquilao..
Murillus
05/09/2012, 17:57
Esse tipo de Blitz é igual a cabeça de Bacalhau...
a ANATEL tem mais com que se preocupar...
porem quando é dia de enterro de anao, urubu fica ressabiado...
Nilton J
15/09/2012, 14:21
Minha sugestão aos colegas:
Entre PX HF 11 metros e VHF 2 metros, fiquem com os dois em seu carro.
PX é ainda muito útil em estradas para ouvir e se comunicar com os caminhoneiros.
Já o VHF é imbatível para uso em trilhas e comunicações diretas até 70 Km.
Cliquem no google sobre "como tirar licença para radioamador". Não é bicho de sete cabeças, basta vontade e algum tempo para estudar uma simples apostila e agendar o exame.
Sugiro os seguintes equipamentos no carro: PX Midland 1001Z ao lado inferior esquerdo da direção, VHF Icom 2200H num console de teto com falante integrado, ambos com antenas Steelbras com mola slim para uso no off-road. E p uso fora do veículo, um bom VHF/UHF portátil, o HT Icom IC-T70A. Caso queiram ainda "corujar" autoridades e etc, incluam tb o scanner de mão Icom IC-R6 que vai até 1.300 Mhz.
Boa prova a todos !
Nilton PU2NBU
Troller 2011 azul/prata
Luiz Felipe Guerra Jr
18/09/2012, 10:55
Obrigado pelas respostas pessoal.
Agora fiquei por dentro do assunto, o que não entendi foi:
Não posso ter um rádio "aberto" no jipe pois é ilegal mas posso ter um maritmo no jipe?
Se for legal ter um maritmo no jipe não vejo lógica pois o que muda é apenas a frequencia de operação, crime deve ser alterar o rádio.
Agora ficou fácil basta apenas pendurar ao lado do px um vhf yaesu e um unidem solara maritmo vai ficar bem bacana :P
Na lancha tem que colocar o maritmo pois mesmo que não se ande em agua salgada que é meu caso sem respinga.
Murillus
19/09/2012, 15:57
Não posso ter um rádio "aberto" no jipe pois é ilegal mas posso ter um maritmo no jipe?
O serviço de radio é regido por diversas leis sob fiscalização da ANATEL (Portal Anatel (http://www.anatel.gov.br))... Segue os serviços:
Serviço de Radiotáxi
O Serviço de Radiotáxi Privado é uma submodalidade do Serviço Limitado Privado, de interesse restrito. É um serviço de radiocomunicações bidirecional, destinado ao uso próprio do executante, dotado ou não de sistema de chamada seletiva, por meio do qual são intercambiadas informações entre estações de base e estações móveis terrestres instaladas em veículos de aluguel, destinadas à orientação e à administração de transporte de passageiros.
Consoante o disposto na Lei 9.472/1997, a Anatel adota o procedimento licitatório para as outorgas. O procedimento para verificação da inexigibilidade de licitação, compreenderá a emissão de Ato de Chamamento Público para apurar o número de interessados na exploração do Serviço de Radiotáxi por localidade e faixa de radiofreqüências.
Serviço Móvel Aeronáutico
Categoria de serviço móvel em que as estações móveis deslocam-se por via aérea e comunicam-se com estações terrestres do serviço móvel aeronáutico, denominadas Estações Aeronáuticas. Os serviços de telecomunicações aeronáuticas são prestados em condições e em faixas de freqüência dos serviços Fixo e Móvel Aeronáutico, de Radionavegação Aeronáutica e de Radiodeterminação, definidas no Regulamento de Radiocomunicações da União Internacional de Telecomunicações (UIT), no Plano de Atribuição, Destinação e Distribuição de Faixas de Freqüências no Brasil, no Anexo 10 da ICAO, no Código Brasileiro de Aeronáutica, na Lei Geral de Telecomunicações e em outros que venham a ser assim considerados pela Legislação Brasileira.
É o serviço móvel entre estações aeronáuticas (estações terrestres) e estações a bordo de aeronave, ou entre estações a bordo, no qual participam estações de salvamento. As estações de radiofarol de emergência indicadoras de posição também podem operar este serviço, neste caso, em freqüências de emergência.
A Licença para Funcionamento de Estação é o ato administrativo por meio do qual a Anatel reconhece ao interessado o direito de funcionamento de uma estação. O prazo de validade da Licença, prorrogável de forma onerosa, é de, no máximo, dez anos.
Serviço Móvel Marítimo
Serviço destinado às comunicações entre estações costeiras e estações de navio, entre estações de navio ou entre estações de comunicações a bordo associadas. Estações em embarcações ou dispositivos de salvamento e estações de emergência de radiobaliza indicadora de posição também podem operar este serviço. A autorização para o uso do serviço é formalizada pela expedição de licença para funcionamento de estação.
As estações costeiras, as estações a bordo de navios e as estações portuárias estão associadas ao Serviço Móvel Marítimo e sua autorização é formalizada pela expedição da Licença para Funcionamento de Estação - ato administrativo por meio do qual a Agência reconhece ao autorizado o direito de funcionamento de uma estação. O prazo de validade da Licença para Funcionamento de Estação é de no máximo 10 anos, prorrogável de forma onerosa.
RESOLUÇÃO ANATEL N§ 506/2008 (D.O.U. de 07.07.2008)
Rádio do Cidadão
O Rádio do Cidadão, também conhecido como PX, é o serviço de radiocomunicações de uso compartilhado para comunicados entre estações fixas e/ou móveis, realizados por pessoas físicas, utilizando o espectro de freqüências compreendido entre 26,96 MHz e 27,86 MHz. Esse serviço tem como objetivo proporcionar comunicações em radiotelefonia, em linguagem clara, de interesse geral ou particular; atender a situações de emergência, como catástrofes, incêndios, inundações; epidemias, perturbações da ordem, acidentes e outras situações de perigo para a vida, a saúde ou a propriedade; e transmitir sinais de telecomando para dispositivos elétricos.
Radioamador
O Radioamador é o serviço de telecomunicações de interesse restrito, destinado ao treinamento próprio, intercomunicação e investigações técnicas, levadas a efeito por amadores, devidamente autorizados, interessados na radiotécnica unicamente a título pessoal e que não visem qualquer objetivo pecuniário ou comercial.
Murillus
19/09/2012, 16:20
Canalização:
Radioamador
RESOLUÇÃO No 452, DE 11 DE DEZEMBRO DE 2006.
Este Regulamento substitui o estabelecido para condições de uso de radiofreqüências na Norma 31/94 aprovada pela Portaria MC nº 1.278, de 28 de dezembro de 1994, publicada no Diário Oficial da União de 30 de dezembro de 1994.
Faixa de 160 metros (Operação Classes A, B e C) (http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_faixas_e_subfaixas_do_servi%C3%A7o_ radioamador_no_Brasil#Faixa_de_160_metros_.28Opera .C3.A7.C3.A3o_Classes_A.2C_B_e_C.29)
Faixa de 80 metros (Operação Classes A, B e C) (http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_faixas_e_subfaixas_do_servi%C3%A7o_ radioamador_no_Brasil#Faixa_de_80_metros_.28Opera. C3.A7.C3.A3o_Classes_A.2C_B_e_C.29)
Faixa de 40 metros (Operação Classes A e B. Classe C de 7.000 a 7.040 Khz) (http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_faixas_e_subfaixas_do_servi%C3%A7o_ radioamador_no_Brasil#Faixa_de_40_metros_.28Opera. C3.A7.C3.A3o_Classes_A_e_B._Classe_C_de_7.000_a_7. 040_Khz.29)
Faixa de 30 metros (Operação apenas para a Classe A) (http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_faixas_e_subfaixas_do_servi%C3%A7o_ radioamador_no_Brasil#Faixa_de_30_metros_.28Opera. C3.A7.C3.A3o_apenas_para_a_Classe_A.29)
Faixa de 20 metros (Operação apenas para a Classe A) (http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_faixas_e_subfaixas_do_servi%C3%A7o_ radioamador_no_Brasil#Faixa_de_20_metros_.28Opera. C3.A7.C3.A3o_apenas_para_a_Classe_A.29)
Faixa de 17 metros (Operação apenas para a Classe A) (http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_faixas_e_subfaixas_do_servi%C3%A7o_ radioamador_no_Brasil#Faixa_de_17_metros_.28Opera. C3.A7.C3.A3o_apenas_para_a_Classe_A.29)
Faixa de 15 metros (Classe A.Classe B de 21.000 a 21.300.Classe C de 21.000 a 21.150 Khz) (http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_faixas_e_subfaixas_do_servi%C3%A7o_ radioamador_no_Brasil#Faixa_de_15_metros_.28Classe _A.Classe_B_de_21.000_a_21.300.Classe_C_de_21.000_ a_21.150_Khz.29)
Faixa de 12 metros (Operação Classes A, B e C) (http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_faixas_e_subfaixas_do_servi%C3%A7o_ radioamador_no_Brasil#Faixa_de_12_metros_.28Opera. C3.A7.C3.A3o_Classes_A.2C_B_e_C.29)
Faixa de 10 metros (Operação Classes A, B e C) (http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_faixas_e_subfaixas_do_servi%C3%A7o_ radioamador_no_Brasil#Faixa_de_10_metros_.28Opera. C3.A7.C3.A3o_Classes_A.2C_B_e_C.29)
Faixa de 6 metros (Operação Classes A, B e C) (http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_faixas_e_subfaixas_do_servi%C3%A7o_ radioamador_no_Brasil#Faixa_de_6_metros_.28Opera.C 3.A7.C3.A3o_Classes_A.2C_B_e_C.29)
Faixa de 2 metros (Operação Classes A, B e C), 144MHz a 148MHz (http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_faixas_e_subfaixas_do_servi%C3%A7o_ radioamador_no_Brasil#Faixa_de_2_metros_.28Opera.C 3.A7.C3.A3o_Classes_A.2C_B_e_C.29.2C_144MHz_a_148M Hz)
Faixa de 1,3 metro (Operação Classes A, B e C) (http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_faixas_e_subfaixas_do_servi%C3%A7o_ radioamador_no_Brasil#Faixa_de_1.2C3_metro_.28Oper a.C3.A7.C3.A3o_Classes_A.2C_B_e_C.29)
Faixa de 70 centímetros (Operação Classes A, B e C) (http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_faixas_e_subfaixas_do_servi%C3%A7o_ radioamador_no_Brasil#Faixa_de_70_cent.C3.ADmetros _.28Opera.C3.A7.C3.A3o_Classes_A.2C_B_e_C.29)
Faixa de 33 centímetros (Operação Classes A, B e C) (http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_faixas_e_subfaixas_do_servi%C3%A7o_ radioamador_no_Brasil#Faixa_de_33_cent.C3.ADmetros _.28Opera.C3.A7.C3.A3o_Classes_A.2C_B_e_C.29)
Faixa de 23 centímetros (Operação Classes A, B e C) (http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_faixas_e_subfaixas_do_servi%C3%A7o_ radioamador_no_Brasil#Faixa_de_23_cent.C3.ADmetros _.28Opera.C3.A7.C3.A3o_Classes_A.2C_B_e_C.29)
Faixa de 13 centímetros (Operação Classes A, B e C) (http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_faixas_e_subfaixas_do_servi%C3%A7o_ radioamador_no_Brasil#Faixa_de_13_cent.C3.ADmetros _.28Opera.C3.A7.C3.A3o_Classes_A.2C_B_e_C.29)
Faixa de 9 centímetros (Operação Classes A, B e C) (http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_faixas_e_subfaixas_do_servi%C3%A7o_ radioamador_no_Brasil#Faixa_de_9_cent.C3.ADmetros_ .28Opera.C3.A7.C3.A3o_Classes_A.2C_B_e_C.29)
Faixa de 5 centímetros (Operação Classes A, B e C) (http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_faixas_e_subfaixas_do_servi%C3%A7o_ radioamador_no_Brasil#Faixa_de_5_cent.C3.ADmetros_ .28Opera.C3.A7.C3.A3o_Classes_A.2C_B_e_C.29)
Faixa de 3 centímetros (Operação Classes A, B e C (http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_faixas_e_subfaixas_do_servi%C3%A7o_ radioamador_no_Brasil#Faixa_de_3_cent.C3.ADmetros_ .28Opera.C3.A7.C3.A3o_Classes_A.2C_B_e_C)
Rádio do Cidadão
26,960 MHz a 27,860 MHz sob a Resolução Nº 444 de 28 de setembro (http://pt.wikipedia.org/wiki/28_de_setembro) de 2006 (http://pt.wikipedia.org/wiki/2006)
Serviço Móvel Marítimo
156 a 174 MHz (http://pt.wikipedia.org/wiki/Megahertz) sob a RESOLUÇÃO ANATEL N§ 506/2008 (D.O.U. de 07.07.2008)
Serviço Móvel Aeronáutico
Instrução Interna N.º 06/88 - Dentel, de 27/12/1988 (PDF, 273 KB). (http://www.anatel.gov.br/Portal/exibirPortalRedireciona.do?codigoDocumento=55707)
Serviço de Radiotáxi
33 MHz, 34 MHz; 38 MHz; 39 MHz; 152 MHz; 158,71 MHz; 159 MHz; 160 MHz; 163,31 MHz; 163,95 MHz; 163,97 MHz; 164 MHz; 169 MHz; 173 MHz; 243,825 MHz ; 243,850 MHz ; 243,875 MHz ; 257,575 MHz ; 257,600 MHz ; 257,625 MHz ; 462,675 MHz ; 462,725 MHz ; 467,675 MHz e 467,725 MHz
Resolução n. 239, de 2000 (http://www.anatel.gov.br/Portal/exibirPortalRedireciona.do?codigoDocumento=18309&caminhoRel=In%EDcio-Comunica%E7%E3o%20via%20R%E1dio-Apresenta%E7%E3o).
Murillus
19/09/2012, 16:34
Se for legal ter um maritmo no jipe não vejo lógica pois o que muda é apenas a frequencia de operação
conforme exposto, o que muda é a sua licença de operação... ou seja, sua permissão de operar em determinadas faixas de frequencia...
Nilton J
19/09/2012, 21:34
Murillus,
Gostaria de dar-lhe os parabêns pela aula e dedicação na postagem destes importantes detalhes.
Que estas informações desperte o desejo de outros colegas lendo este tópico no sentido de buscarem seus indicativos. Afirmo que é mutio saudável, fácil e gostoso estudar as matérias relacionadas ao radioamadorismo.
73 !
Nilton J
PU2NBU/PX2Z1865
Troller 2011 azul/prata
Luiz Felipe Guerra Jr
27/09/2012, 22:44
Muito obrigado mesmo pela explicação.
conforme exposto, o que muda é a sua licença de operação... ou seja, sua permissão de operar em determinadas faixas de frequencia...