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Patoso
25/05/2008, 21:34
Aguem pode me explicar para que serve o reservatório de vacuo do ar condicionado??? é um reservatório em formado de esfera....como comprei minha ranger batida, o suporte deste reservatorio quebrou e eu não sei aonde le fica afixado...alguem poderia postar uma foto do motor de uma ranger diesel 2.5 maxion que possua ar condicionado??acredito que seria o geito mais facil de identificar o lugar...obrigado

Edintruder
25/05/2008, 22:09
O reservatório serve para acionar os servos de abertura e fechamento das passagens de ar. O suporte do AC normalmente fica dentro do painel

rogeriomasih
25/05/2008, 22:33
O reservatório serve para acionar os servos de abertura e fechamento das passagens de ar.

Falando nisso, o meu anda travando.

Algumas vezes, ao ligar o ar, ele fica mandando o ar para os pés. Aí tenho que desligar, deixar somente no ventilador até que ele mande o fluxo para os passageiros, para então ligar o ar.

Alguém já teve esse tipo de problema?
O que pode ser?

Anthoniusnikos
26/05/2008, 11:35
Patoso, vai a foto do 2.5, mas esse reservatório na minha 99/00 fica fixado em baixo do para-lamas do passageiro.
Abração

Edintruder
26/05/2008, 12:20
Rogério, pode ser no sistema de comando com desgaste ou o diafragma do servo furado.

rogeriomasih
26/05/2008, 14:06
Por onde começo?
Quais as dicas?

Pode ser sujeira (poeira, por exemplo) emperrando o sistema?

Wagninho
26/05/2008, 14:40
Aguem pode me explicar para que serve o reservatório de vacuo do ar condicionado??? é um reservatório em formado de esfera....como comprei minha ranger batida, o suporte deste reservatorio quebrou e eu não sei aonde le fica afixado...alguem poderia postar uma foto do motor de uma ranger diesel 2.5 maxion que possua ar condicionado??acredito que seria o geito mais facil de identificar o lugar...obrigado

Olá Patoso !
O reservatório de vácuo ( esférico ) e seu suporte fica no local indicado pelo colega Anthoniusnikos. Relembrando que fica entre a proteção interna de plástico do para-lamas e o próprio para-lamas, do lado do passageiro sendo possível acessá-lo removendo a proteção de plástico que tem uns parafusos difíceis de remoção pois parecem que não usam nenhum padrão conhecido de medida, não são nem milimetros e nem polegadas, deve ser coisa dos hermanos !!!!

Anthoniusnikos
26/05/2008, 16:46
Wagninho, removi os parafusos com alicate de pressão, mas se não me engano serve chave n. 8.

Patoso, tenho uma foto do para-lamas do lado do passageiro sem a capa protetora onde aparece o filtro de óleo (sem o filtro), e logo acima na direção do farol está fixado o reservatório de vácuo. Se o seu reservatório está fora e não sabe como fixar, posso tirar a capa e tirar uma foto mais precisa.
Abs

Patoso
27/05/2008, 01:06
Wagninho, removi os parafusos com alicate de pressão, mas se não me engano serve chave n. 8.

Patoso, tenho uma foto do para-lamas do lado do passageiro sem a capa protetora onde aparece o filtro de óleo (sem o filtro), e logo acima na direção do farol está fixado o reservatório de vácuo. Se o seu reservatório está fora e não sabe como fixar, posso tirar a capa e tirar uma foto mais precisa.
Abs

É....chave nº8 serve sim.....Anthoniu....não precisa tirar sua capa do paralama não...já entendi o lugar que fica...muito obrigado pelo empenho em ajudar...bem que eu percebi que não tinha suporte praquilo perto do motor....valeu pela dica moçada...

Anthoniusnikos
27/05/2008, 11:35
Patoso, faça o favor de colocar umas fotos, ou um esquema das tubulações que partem desse reservatório, quero checar se o meu está correto.
Abração

Patoso
27/05/2008, 18:40
Patoso, faça o favor de colocar umas fotos, ou um esquema das tubulações que partem desse reservatório, quero checar se o meu está correto.
Abração

Ok...vou tirar uma foto lá...mais c eu fosse voce não baseava no meu...pode não estar correto (era uma caminhonete batida logo neste lado do ar condicionado).....ainda está solto...vou ter que ver o jeito de prender...mais vou tirar umas fotos lá...

abraço

João Fellipe
28/05/2008, 09:03
Pessoal minha ranger perdeu a noção, eu fui trocar a correia poli V e a do AC troquei tudo blz e tal, agora quando ligo o ar condicionado ela esquenta, não chega a ferver mais o ponteiro fica em um terço do marcador direito, levei no mecanico e ele mandou varetar o radiador, pois tem uns tubos do condensador que passa na frente do radiador, pela teoria dele os tubos esquentam e como o radiador não está refrigerando o suficiente o carro esquenta.

Obs o carro não ferve, mais ta me encomodando ligar o ar e a temperatura disparar!

Mando varetar?

dudas_308w
28/05/2008, 16:44
Patoso, tenho uma foto do para-lamas do lado do passageiro sem a capa protetora onde aparece o filtro de óleo (sem o filtro), e logo acima na direção do farol está fixado o reservatório de vácuo.
Abs

Essa foto do Anthonius tah boa é p/ mostrar onde regula a cambagem...!

:dance:

Edintruder
28/05/2008, 17:57
João, revisa o fio que liga em baixo da válvula termostática e veja se você não soltou ele por acidente.
É estranho o AC dar problema com a temperatura, é mais fácil ser problema no AC do que no motor, pois como o radiador do AC é na frente do radiador do motor, ele pode gerar calor na troca térmica do gás e mandar calor pro radiador do motor.
Varetar radiador só se ele estiver muito podre! Canso de ver mecas mandando varetar radiadores e o problema ser muito diferente.

Manda revisar o AC, válvula termostática e fazer a limpeza do sistema de arrefecimento antes de pensar em tirar radiador para varetar!

Anthoniusnikos
28/05/2008, 19:41
X2 .............. Edin. Depois que limpei os dois radiadores, desentortei a colméia e coloquei a tela, o marcador de temperatura só quer ficar lá em baixo. Saí de Floripa para Paranaguá e depois de rodar uns 160 Km (Joinville) o ponteiro ainda estava a 1/4 (veloc. máx. 110 Km/h "Tratoretta do Véio". O ponteiro só foi ficar na metade, e não passou disso, quando iniciei a subida da Serra ou puxava 120 Km/h.
Abração
Anthoniusnikos

João Fellipe
29/05/2008, 18:27
João, revisa o fio que liga em baixo da válvula termostática e veja se você não soltou ele por acidente.
É estranho o AC dar problema com a temperatura, é mais fácil ser problema no AC do que no motor, pois como o radiador do AC é na frente do radiador do motor, ele pode gerar calor na troca térmica do gás e mandar calor pro radiador do motor.
Varetar radiador só se ele estiver muito podre! Canso de ver mecas mandando varetar radiadores e o problema ser muito diferente.

Manda revisar o AC, válvula termostática e fazer a limpeza do sistema de arrefecimento antes de pensar em tirar radiador para varetar!

Edin nao sei onde fica esse fio? a valvula termoestática fica onde? o interessante é q to rodando com ela sem o ar e nao esquenta!!! ontem subia a estrada da cachoeira em niteroi e nada de esquentar agora se ligar o ac em 1 minuto a temperatura vai a 1/4 e de la nao sai não sobe e nem diminuiu, agora sem ar a temperatura vai pro ''C" e nao sai de lá. vou procurar essa valvula o problema é que esse problema só apareceu depois q troquei a correia poli V, porém eu respeitei o sentido de rotação fiz tudo certo mais nao lembro de ter tirado fio nenhum? e q valvula de argentino é essa que precisa de energia elétrica uhauhauhauhauha? brincadeira hermanos, to com a pulga atras da orelha heeehehehehe

Edintruder
29/05/2008, 19:18
A tomada de temperatura do motor é feita no bloco embaixo da válvula termostática.
A válvula fica numa peça encima do cabeçote bem na frente, presa num tubo de metal aonde une o radiador no motor. entre o compressor do AC e esse tubo por baixo vai um fio, confere o aterramento dele, mas pelo jeito pode ser as colméias amassadas como nio caso do Anthyonius. Se a temperatura não passar do 1/2 é isso aí mesmo.

Anthoniusnikos
29/05/2008, 19:20
Ô Dudas, também mostra como trocar fácilmente o filtro de óleo do motor. Nem sempre dá para tirar por baixo.
Também aparece o bujão (parafuso) de sincronismo do PMS. Percebeu, logo abaixo do suporte do filtro à esquerda ?

Ô João Felippe, não esqueceu de colocar a correia do A/C, não ?

Abs

João Fellipe
30/05/2008, 15:38
Ô Dudas, também mostra como trocar fácilmente o filtro de óleo do motor. Nem sempre dá para tirar por baixo.
Também aparece o bujão (parafuso) de sincronismo do PMS. Percebeu, logo abaixo do suporte do filtro à esquerda ?

Ô João Felippe, não esqueceu de colocar a correia do A/C, não ?

Abs

O A/C funciona logo a correia eu coloquei o q to achando estranho é q com ar a temperatura vai pra 1/4!!! sem o fica no "C" que ar condiconando é esse ta ta esquentando demais??????? só isso que to estranhando pq do C para 1/4 tem uma distancia enorme!!! alguem poderia dizer se sua ranger é assim tb?

Anthoniusnikos
30/05/2008, 19:05
João, normal não é. Antes da troca das correias estava tudo funcionando corretamente?
Você já verificou o que o Edin sugeriu? Em que estado está o seu radiador?
Abs

João Fellipe
31/05/2008, 10:12
João, normal não é. Antes da troca das correias estava tudo funcionando corretamente?
Você já verificou o que o Edin sugeriu? Em que estado está o seu radiador?
Abs

Isso só aconteceu depois das correiais trocas ou as vezes eu nao notava pois os esticadores faziam tanto barulho q raramente usava o AC, logo acho que já tava ruim e eu não percebia, vou acabar com essa novela e mandar varetar o radiador aproveitar e fazer a suspensão da fernanda que está me incomodando fazendo barulho!

Edintruder
31/05/2008, 20:19
Vais jogar dinheiro pela janela na suspensão da Ranger? Por barulho apenas não compensa pois depois de 15000 alguma coisa irá começar a bater novamente!!! É assim mesmo!!! Ahahahahah!!!

A minha eu troquei as bieletas e já deu folga numa delas, não chega a alterar em nada a convergência, mas nos buracos está batendo... Dane-se, vai ficar até essa folga realmente aparecer.

Anthoniusnikos
31/05/2008, 20:53
Essas bieletas também são umas porcaria, não acham? (os batentes também). Nas minhas coloquei umas arruelas de borracha que tinha guardado à uns 30 anos atrás. Já rodei uns 3.000 Km e ainda estão boas, apesar da buracaria na 101 SC-SP e estradas de terra.
Abs

Walter L. L. Casitta
31/05/2008, 21:01
Eu nunca tive problema com essas bieletas. As minha são originais.
Os batentes acabei de comprar um segundo par, mas desses da 2005 que na verdade trabalham mais como molas auxiliares do que com batentes...

Benther007
06/08/2014, 22:20
Olá pessoal. Recentemente comprei uma Ranger 2.5 diesel 2001 4x4.
o meu ar condicionado nao joga ar p frente, apenas na posição pra cima e pés.
gostaria de verificar as mangueiras e cabos do ar para ver se estao conectadas.
por favor, alguém pode enviar algumas fotos das mesmas?

Abraços

marcoswiedemann
07/08/2014, 14:50
o sistema trabalha por vacuo do motor para direcionar o ar condicionado para posição desejada, ele tem um reservatório de ar, da uma olhada nas mangueiras finas que vão para o painel, são duas uma delas deve tar com furo ai quando vc muda a posição do AC ele manda sempre pro para brisa.
Ta saindo ar frio no para brisa?


Olá pessoal. Recentemente comprei uma Ranger 2.5 diesel 2001 4x4.
o meu ar condicionado nao joga ar p frente, apenas na posição pra cima e pés.
gostaria de verificar as mangueiras e cabos do ar para ver se estao conectadas.
por favor, alguém pode enviar algumas fotos das mesmas?

Abraços

Benther007
18/01/2015, 00:14
O ar sai gelado sim. Dei uma olhada e parece que há duas mangueiras desconectadas perto do reservatório de água do parabrisa.
Alguém teria o esquema de foto ou desenho dessas conexões?
Abraços

HF-Campos1980
20/05/2022, 15:59
Pessoal desculpe encomodar . a Ranger Maxion 2500 tem filtro de cabine ?

RicardoFLN
20/05/2022, 17:47
Pessoal desculpe encomodar . a Ranger Maxion 2500 tem filtro de cabine ?

Não.
.......................

HF-Campos1980
20/05/2022, 20:53
RicardoFLN obrigado por responder . voce sabe se tem como colocar algum filtro de cabine ?

RicardoFLN
20/05/2022, 21:22
RicardoFLN obrigado por responder . voce sabe se tem como colocar algum filtro de cabine ?

Sim, um jeito sempre tem de se adaptar. As Ranger lá fora tem filtro de cabine. O problema é a troca desse filtro, que é tão complicada e trabalhosa que dificilmente alguém a fará.
Dê uma olhada em LImpeza ar-condicionado Ranger (https://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/33000-limpeza-ar-condicionado-ranger-5.html)

Sds.