PDA

Ver Versão Completa : Informaçao sobre Relaçao de Coroa e pinhao



Frederico Neves Ebram
29/05/2003, 19:16
Caros colegas ,

Tenho um jeep 6 cc (BF-161) com cambio clarck de 4 m e pneus 750-16.Gostaria da ajuda dos colegas com experiencia para definir a melhor relaçao de coroa e pinhao para meu jeep.

Atenciosamente,

FRED[/b]

Cilon Carlos Heck
30/05/2003, 06:45
Fred
Em uma das últimas 4X4&Cia. tem uma matéria completa sobre este assunto. Eu agora estou no trabalho, mas hoje a noite eu dou uma olhada em casa e depois te envio falando em qual está.
Um abraço

dptucunduva
30/05/2003, 11:21
Fred,

Veja a planilha anexada. Ela calcula tudo que vc precisa e mais um pouco pra escolher relação, câmbio e tamanho de pneus.

A que estou enviando é a do meu CJ HOJE, com 31", 4,89:1 e câmbio original T90 no motor de opala.

Aí é só vc alterar conforme quiser ir testando as relações.

Eu recomendaria que em sua velocidade de cruzeiro, na estrada, a rotação do motor fosse uns 200 rpm acima do pico de torque. Na cidade, quanto mais vc trabalhar na faixa de torque máximo do motor, melhor.

Eduardo Velo
30/05/2003, 19:33
Pessoal , meu Engesa F3 com relação 3,07 coroa/pinhão deu problema pela segunda vez no diferencial traseiro , da primeira vez estourou o rolamento do pinhão e agora a porca soltou porque o satélite e planetária estão com jogo , 3 mecânicos disseram que é por causa do pneu BF33 , será que tem mais algum azarado :cry: que tem problemas com esses pneus ?
Estou querendo vende-los e voltar com os originais , feios pra burro , mas sem problemas , o que vcs acham :?: ?

Eduardo Chaves
30/05/2003, 20:22
Falae xará,

Põe o preço pra eu checar o cofrinho... hehehe... :twisted:

Tenho instalado 31" Michelin LTX e não tenho tido problemas, a diferença para o 33" é pequena para começar a causar essa quebra toda...
Naum sei não se costuma dar esse tipo de pobrema, mas estou querendo ver para crer :lol: :lol: :lol:

[]'s...

Giovani
31/05/2003, 01:16
Pessoal , meu Engesa F3 com relação 3,07 coroa/pinhão deu problema pela segunda vez no diferencial traseiro , da primeira vez estourou o rolamento do pinhão e agora a porca soltou porque o satélite e planetária estão com jogo , 3 mecânicos disseram que é por causa do pneu BF33 , será que tem mais algum azarado :cry: que tem problemas com esses pneus ?
Estou querendo vende-los e voltar com os originais , feios pra burro , mas sem problemas , o que vcs acham :?: ?

:D Grande Eduardo!

:D Calma lá companheiro! Senti cheiro ruim nesse papo! Me explica direito esse problema: que porca que soltou? A do pinhão? Que jogo é esse nas satelites? Folga entre elas? :?: :?:
:? Isso não tem nada à ver com os pneus... Acho que tem cumbuca aí... :wink:

Giovani
31/05/2003, 01:33
Caros colegas ,
Tenho um jeep 6 cc (BF-161) com cambio clarck de 4 m e pneus 750-16.Gostaria da ajuda dos colegas com experiencia para definir a melhor relaçao de coroa e pinhao para meu jeep.
Atenciosamente,
FRED[/b]

:D Olá Fred! Como vai o Barney? :lol:

:D Calculando vc poderá definir qual seria a relação ideal de acordo com o pneu, câmbio, etc, etc, etc, etc... Mas vamos para a prática:
1º Que modelo de pneu vc tem? Frontiera, Argentino, recapado? Pergunto isso porque existe diferença de tamanho entre eles, mesmo todos sendo 750x16. Um Frontiera recapado tem a mesma altura de um BF 33".
2º Que uso vc fará do Jeep? Só trilhas, misto, mais trilha do que cidade ou mais cidade do que trilha?
Basicamente é o seguinte: uso misto, mais city do que trilha, ponha uma relação 9x44, ou maior "se" usar muito em estrada. A 9x44 é bem equilibrada, servindo bem para ambos, trilha e city. Mas, se a prioridade de uso for trilhas, ponha uma 8x43. Ficará amarrado na estrada, mas vira bicho na trilha! :wink:

Eduardo Velo
31/05/2003, 09:10
Giovani , a folga é entre elas e a porca que soltou é do pinhão , o que os mecânicos falaram é que já apareceu mais casos iguais por estar usando BF33 , minha relação é 14/43 , talvez devesse passar pra 08/43 como vc sugeriu , os BF grudam muito qdo vc está numa ribanceira eles não derrapam e forçam o cj sat./plan. pra valer .

Giovani
31/05/2003, 18:34
Giovani , a folga é entre elas e a porca que soltou é do pinhão , o que os mecânicos falaram é que já apareceu mais casos iguais por estar usando BF33 , minha relação é 14/43 , talvez devesse passar pra 08/43 como vc sugeriu , os BF grudam muito qdo vc está numa ribanceira eles não derrapam e forçam o cj sat./plan. pra valer .

:D Grande Eduardo!

:D Home véio, tu tá mal de mecânico... :? A porca soltou porque não apertaram direito! O rolamento estourou porque era hora ou tinham montado errado! Satelites com folga não ocasionam nenhum problema desse gênero! Já vi e montei algumas com férias ao invés de folga... :lol:
Tampouco a relação longa provocaria tal problema! Conversei com um mecânico daqui que me disse a mesma coisa: serviço mal feito!
Fosse assim não haveriam milhares de jeeps rodando com os BF 33", General 35" e os TSL... Isso é desculpa por serviço mal feito! Troque de mecânico ou de cidade!
:D Quanto à sua relação 14x43, é longa pra KCT. Se vc faz trilhas, deveria pôr uma mais curta. A 9x44 é a mais indicada no seu caso! :wink:

Eduardo Velo
01/06/2003, 21:25
Giovani , infelizmente acompanhei a montagem qdo quebrou o rolamento dao pinhão , foi apertado até o talo , o pior é que as porcas da tampa tbm soltaram , sinal de trepidação . Se não foi o pneu o que foi então ???
Tenho certeza que esses pneus são prejudiciais ao engesa , agora estou tendo dificuldade em encontrar a roda aro16 6 furos pra voltar tudo no original .

Giovani
01/06/2003, 23:55
Giovani , infelizmente acompanhei a montagem qdo quebrou o rolamento dao pinhão , foi apertado até o talo , o pior é que as porcas da tampa tbm soltaram , sinal de trepidação . Se não foi o pneu o que foi então ???
Tenho certeza que esses pneus são prejudiciais ao engesa , agora estou tendo dificuldade em encontrar a roda aro16 6 furos pra voltar tudo no original .

:D Grande Eduardo!

:D Cara, tu tá com um problema sério! E repito: não é pneu! Se o diferencial está trepidando à ponto de soltar as porcas da tampa, pode ser no ajuste do pinhão e coroa, mancais da caixa satélite ou pontas de eixo tortas. Se vc continua achando que é pneu, pegue um jogo do rodas emprestado e ponha no seu Engesa, antes de "torrar" os BF! Mas verifique tudo isso antes! Outra: faça um teste - troque de mecânico! :wink:
Trepidação nos pneus, provoca alguns afrouxamentos de porcas, mas não nos diferenciais. Já passei por isso, com pneus recapados. E vc "sente" perfeitamente a trepidação por todo jipe. Só que trepidação em pneus, são absorvidas pela suspensão. A única forma de soltar porcas nos diferenciais seria com forte vibração interna, sem "amortecimento" algum. Isso indica problemas de diferencial, não pneus... :wink:

Eduardo Velo
02/06/2003, 12:21
Big Giovani e colegas off-roaders
Grato pela preocupação , conversei com colegas que tiveram o mesmo problema e resolveram não trocar os pneus , mesmo sabendo que forçam um pouco mais que o normal todo o cj. , inclusive dir. susp. etc... è um preço a ser pago pra poder manter o carro em condições a qqer uso , já deixei num dr que mexe com jipes e ele vai dar um trato , ele mesmo me aconselhou a não trocar os pneus , apenas mudar o jeito de dirigir , é o que vou fazer ...
Qto a relação 43/14 ou 3,07 , é o que sai de fábrica , é só consultar o manual de engesa diesel .

billj
02/06/2003, 15:59
Big Giovani e colegas off-roaders
Grato pela preocupação , conversei com colegas que tiveram o mesmo problema e resolveram não trocar os pneus , mesmo sabendo que forçam um pouco mais que o normal todo o cj. , inclusive dir. susp. etc... è um preço a ser pago pra poder manter o carro em condições a qqer uso , já deixei num dr que mexe com jipes e ele vai dar um trato , ele mesmo me aconselhou a não trocar os pneus , apenas mudar o jeito de dirigir , é o que vou fazer ...
Qto a relação 43/14 ou 3,07 , é o que sai de fábrica , é só consultar o manual de engesa diesel .


Ainda bem que você escutou a voz de razão, pois o Giovanni está falando com ela....... :P :wink:

Eu estou rodando com pneus Swamper 35 x 15,5" em eixos Dana 30 (dianteiro do Engesa), sem nenhum problema, a ñão ser a explosão crônica dessas merda de roda livre AVM. E os que me conhecem sabe que não sõu de poupar meu jipe...... :P

Pneus de 33" são até pequenos para os eixos do Engesa. Eles aguentam muito mais. Tem caras nos States fazendo trilhas de pedra seca com esses mesmos eixos, rodando pneus de 38".

Abraços,

Toninho
06/12/2006, 21:53
Pessoal , meu Engesa F3 com relação 3,07 coroa/pinhão deu problema pela segunda vez no diferencial traseiro , da primeira vez estourou o rolamento do pinhão e agora a porca soltou porque o satélite e planetária estão com jogo , 3 mecânicos disseram que é por causa do pneu BF33 , será que tem mais algum azarado :cry: que tem problemas com esses pneus ?
Estou querendo vende-los e voltar com os originais , feios pra burro , mas sem problemas , o que vcs acham :?: ?


Olá Eduardo, estou a muito tempo tentando resolver uma questão , que hora tenho certeza em fazer, outra nem tanta certeza assim, tenho um Engesa F1 com motor MAXION S4T com relação 3.31 e quero colocar uma 3.07 como a sua que quebrou, só que não faço trilhas, não faço OffRoad só ando na cidade, meus pneus são 275/70 - 16,0 eu quero ter mais velocidade na estrada, vc saberia me informar se a sua velocidade na estrada chega a 120Kmh, sem apertar o da direita ?


Valeu,

[ ]' s

Eduardo Valaretto
07/12/2006, 13:39
Tenho um engesa F3 original (q-20b e 3,07) com pneus 265/75R16 e nessa configuração 120 km/h é praticamente a velocidade limite, não a de cruzeiro que fica por volta de 100 km/h.

Eduardo Valaretto.