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Ver Versão Completa : Deixar parado! Encher motor com óleo?



cristiano
25/05/2008, 18:23
Pessoal

Vou precisar deixar um jeep parado por no mínimo 2 anos (pode ser bem mais), então tenho a opção de pedir para alguém ligar de tanto em tanto tempo, qual seria esse período? Não estou avaliando a opção de deixar alguém andando. :mrgreen:

Mas me veio uma idéia maluca na cabeça, se eu não quiser que seja ligado nesse período e completar o motor com bastante óleo, daí as peças estariam submersas em óleo e o motor não travaria (acho). Quando eu voltasse a ligá-lo eu esgotaria o óleo, arrumava uma bateria e dava na partida.

O jeep em questão é um Toyota Bandeirante com motor OM314 diesel.

Qualquer opinião é bem vinda.

Cristiano

RHL
25/05/2008, 18:57
Encha motor, cambio, reduzida e diferenciais com óleo até a tampa.
Aplique um monte de WD40 nos rolamentos de rodas e demais peças móveis....
desconecte a bateria;
encha os pneus com 25% a mais de ar...

Lucas Nassif
25/05/2008, 19:01
Seria interessante colocar a Toyota em cima de cavalentes, para preservar os amortecedores e feixes.

Hudson Buck
25/05/2008, 19:39
Segue abaixo as instruções da MWM para manter o motor inativo por longo período de tempo. Estava procurando as instruções da Maxion mas não achei. Elas são semelhantes.
Abraços.

"Quando o motor tiver que permanecer inativo por um longo período, são necessárias as seguintes providências:
1. Limpar as partes externas do motor e eliminar eventuais focos de ferrugem;
2. Funcionar o motor até atingir a temperatura normal de funcionamento;
3. Drenar a água do sistema de arrefecimento e o óleo lubrificante do carter;
4. Abastecer o radiador com anticorrosivo MWM nº 9.0193.05.6.0004
nas proporções recomendadas no frasco;
5. Abastecer o cárter com óleo anticorrosivo SAE 20 W 20. (ver lubrificantes
recomendados - pg. 64);
6. Drenar o sistema de combustível (reservatório, bomba injetora e filtro);
7. Operar o motor por 15 minutos a 2/3 da rotação nominal, sem carga, utilizando uma mistura de 9 partes de óleo Diesel com 1 parte do óleo anticorrosivo SAE 20 W 20;
8. Drenar a água do sistema de arrefecimento e o óleo anticorrosivo do
cárter. A mistura do combustível pode permanecer no sistema;
9. Girar o rotor do turbocompressor manualmente;
10. Remover a tampa de válvulas do cabeçote e pulverizar as molas e o mecanismo dos balancins com óleo anticorrosivo. Remontar a tampa;
11. Remover os bicos injetores e pulverizar óleo anticorrosivo em cada
cilindro com o respectivo êmbolo na posição de PMI. Girar a árvore de
manivelas uma volta completa e remontar os bicos injetores;
12. Aplicar graxa protetora nas articulações (ver lubrificantes recomendados
- pg. 64);
13. Aplicar óleo protetivo nas faces usinadas;
14. Remover a correia de acionamento do ventilador, do alternador e da bomba de vácuo;
15. Vedar todos os orifícios do motor de forma apropriada, evitando a penetração de poeira e água.
RENOVAR A CONSERVAÇÃO DO MOTOR A CADA 3 MESES DE INATIVIDADE.
A cada conservação, deve-se mudar a posição dos pistões, para evitar a formação de sedimentos na superfície interna das camisas.

cristiano
25/05/2008, 20:49
Encha motor, cambio, reduzida e diferenciais com óleo até a tampa.
Aplique um monte de WD40 nos rolamentos de rodas e demais peças móveis....
desconecte a bateria;
encha os pneus com 25% a mais de ar...

Essa parte de encher o motor de óleo você viu em algum lugar? Eu só citei isso no começo baseado em achismo. Os demais itens eu já tinha lido.

cristiano
25/05/2008, 20:53
Seria interessante colocar a Toyota em cima de cavalentes, para preservar os amortecedores e feixes.

Eu queria fazer isso, mas acontece que ela à princípio ficará SEGURA, mas estacionada debaixo do bloco, não sei se é uma boa idéia deixar um jeep de 2 toneladas em cima de cavaletes onde todo mundo passa, um carro ou algo pode esbarrar nela e cair no chão, mas é tudo achismo também... :rolleyes:

Não acredito que alguém vá derrubar para tentar roubar os cavaletes (achismo também), eu já tenho 2 cavaletes bem fortes, só faltaria arrumar mais dois.

folgado
25/05/2008, 21:02
São tantas as complicações, que seria infinitamente melhor deixar com um amigo ou parente. Tem certeza que não tem ninguém?
[]s

cristiano
25/05/2008, 21:03
Segue abaixo as instruções da MWM para manter o motor inativo por longo período de tempo. Estava procurando as instruções da Maxion mas não achei. Elas são semelhantes.
Abraços.

"Quando o motor tiver que permanecer inativo por um longo período, são necessárias as seguintes providências:
1. Limpar as partes externas do motor e eliminar eventuais focos de ferrugem;
2. Funcionar o motor até atingir a temperatura normal de funcionamento;
3. Drenar a água do sistema de arrefecimento e o óleo lubrificante do carter;
4. Abastecer o radiador com anticorrosivo MWM nº 9.0193.05.6.0004
nas proporções recomendadas no frasco;
5. Abastecer o cárter com óleo anticorrosivo SAE 20 W 20. (ver lubrificantes
recomendados - pg. 64);
6. Drenar o sistema de combustível (reservatório, bomba injetora e filtro);
7. Operar o motor por 15 minutos a 2/3 da rotação nominal, sem carga, utilizando uma mistura de 9 partes de óleo Diesel com 1 parte do óleo anticorrosivo SAE 20 W 20;
8. Drenar a água do sistema de arrefecimento e o óleo anticorrosivo do
cárter. A mistura do combustível pode permanecer no sistema;
9. Girar o rotor do turbocompressor manualmente;
10. Remover a tampa de válvulas do cabeçote e pulverizar as molas e o mecanismo dos balancins com óleo anticorrosivo. Remontar a tampa;
11. Remover os bicos injetores e pulverizar óleo anticorrosivo em cada
cilindro com o respectivo êmbolo na posição de PMI. Girar a árvore de
manivelas uma volta completa e remontar os bicos injetores;
12. Aplicar graxa protetora nas articulações (ver lubrificantes recomendados
- pg. 64);
13. Aplicar óleo protetivo nas faces usinadas;
14. Remover a correia de acionamento do ventilador, do alternador e da bomba de vácuo;
15. Vedar todos os orifícios do motor de forma apropriada, evitando a penetração de poeira e água.
RENOVAR A CONSERVAÇÃO DO MOTOR A CADA 3 MESES DE INATIVIDADE.
A cada conservação, deve-se mudar a posição dos pistões, para evitar a formação de sedimentos na superfície interna das camisas.

Tenho certeza que com esses cuidados o motor vai ficar melhor que antes, o problema é que na prática não dá para fazer isso tudo, é muito trabalho. Mas você tocou num ponto importante, a água de arrefecimento.

Eu já vinha usando no motor aquele óleo solúvel que comumente usando as retíficas, os motores mercedes adoram. Talvez já seja suficiente para manter o sistema longe de ferrugem, o que vocês acham?

Não entendi muito bem o porque de remover as correias.

Também não entendi porque drenar todo o sistema de combustível, não estaria melhor lubrificado com o óleo diesel?

cristiano
25/05/2008, 21:20
São tantas as complicações, que seria infinitamente melhor deixar com um amigo ou parente. Tem certeza que não tem ninguém?
[]s

Folgado, já está com um parente, o problema é que não dá para ficar pedindo para alguém dirigir um jeep para você, ele inclusive prefere não dirigir. Aposto que se fosse o seu aparecia muitos candidatos e garagens disponíveis. :-D

Ele estava ligando de vez em quando, mas deixava pouco tempo e a bateria acabava descarregando, então pedi que desconectasse os cabos da bateria e ele de vez em quando conecta e liga, mas eu sei o trabalho que dá fazer isso tudo, queria não dar muito trabalho (mais do que o normal).

PS: Parabéns pelo Jeep! Já vinha acompanhando a evolução, tá lindo mesmo!

Sergio Rocha
25/05/2008, 21:23
Por que não vender e comprar outra depois ?

[]'

cristiano
25/05/2008, 21:49
Por que não vender e comprar outra depois ?

[]'

Sergio, eu fiz isso com um Willys que tive e nunca tive um arrependimento tão grande. Prefiro pensar que ela já faz parte do meu espólio. :mrgreen:

dsamaz
27/05/2008, 11:29
Eu deixei um bugue por 2 anos parado (motor vw ap 2.0), sem nenhuma alteração no motor - só o óleo nós tinhamos colocado novo.
Resultado: agora, o motor "travou" e não quer destravar...

Daniel


Pessoal

Vou precisar deixar um jeep parado por no mínimo 2 anos (pode ser bem mais), então tenho a opção de pedir para alguém ligar de tanto em tanto tempo, qual seria esse período? Não estou avaliando a opção de deixar alguém andando. :mrgreen:
[...]
Cristiano

folgado
27/05/2008, 11:37
Cristiano, cê tá com um problemão.

Encher o motor de óleo acho que não resolve.

Vender seria uma solução, mas se for jipe de "estimação" não dá.

A melhor saída ainda é pedir para alguém ligar o jipe umas duas vezes por semana e trocar a bateria quando arriar. não precisa andar, basta ligar uns 10 minutos umas duas vezes por semana, que acho que preserva o motor. Mas isso incomoda os amigos.

Agora é com você...

Sergio Rocha
27/05/2008, 12:32
Já que é caso de amor.
Eu dava uma lavagem geral num posto, pedia para pulverizar toda carroceria, engraxava todos os pinos, colocava em cavaletes, para preservar os pneus, cobria com uma lona, desconectava o cabo da bateria.

Quando voltasse, por amor se faz de tudo, consertaria o que fosse preciso.Eu nunca deixaria a chave da minha "amada"com outrem.

[]'

Loras
27/05/2008, 12:42
Fica com o Jeep...

E vende o motor!!! :mrgreen:

Quando voltar compra outro...

Abs,

ojaneri
27/05/2008, 13:36
Pesquisando na net, da Best cars:

Sou proprietário de um Opala Comodoro 92 e por motivos de viagens terei de deixar este carro parado por aproximadamente 2 anos. Gostaria de saber o que vocês recomendam para não haver danos ao veículo durante este período. É preciso deixá-lo suspenso em cavaletes?

Daniel de Lima
daniel.de.lima@uol.com.br
Limeira, SP

Quando há necessidade de ser guardado, o veículo deve ser preparado para que se conserve em bom estado e não seja um transtorno colocá-lo em movimento mais tarde. Alguns cuidados farão com que o veículo não sofra o desgaste pela ação do tempo.

O ambiente onde o veículo será guardado deve ser seco, sem calor ou frio excessivos, e permitir renovação do ar. O motor deve ser limpo internamente, utilizando-se algum produto com características detergentes, espécie de óleo de limpeza, com propriedades de dissolver depósitos e borras (adiciona-se ao óleo velho, deixando o motor funcionar por três minutos em marcha lenta), devendo ser escoado logo depois. Coloca-se óleo novo, especificado pelo fabricante.

O sistema de alimentação deve operar com combustível aditivado. Pode-se borrifar pelo corpo do carburador ou corpo de borboletas um pouco de óleo protetor em spray ou utilizar um frasco de desodorante em spray com o óleo citado, diluído em combustível. O propósito é manter lubrificadas as partes altas do motor.

Não é recomendável manter o tanque cheio, pois o combustível se oxidará, formando depósitos e gomas, o que dificultará o seu funcionamento futuro, gerando entupimentos no sistema. O adequado é deixar o motor funcionar até que termine todo o combustível (parada seca). Alguns profissionais optam por soluções químicas de eficácia duvidosa, como encher o tanque com 50% de gasolina aditivada e 50% de querosene.

Quanto ao sistema de arrefecimento, de acordo com o material aplicado em sua confecção, teremos procedimentos diferentes. Se for de cobre ou latão, deve-se optar por encher o sistema com óleo solúvel, para manter o sistema isolado da oxidação e lubrificado internamente; nos radiadores de alumínio, depois de bem lavados em água corrente, uma solução bem concentrada de etilenoglicol possui ótimas propriedades anticorrosivas, proporciona boa proteção aos materiais ferrosos e às borrachas do sistema.

Retiram-se as velas de ignição, derramando pelo orifício das velas duas ou três colheres de sopa de óleo de motor (o mesmo utilizado no cárter). Deve-se girar o motor de forma manual (engrenando uma quarta marcha, por exemplo, e rodando o veículo) para que o óleo se encarregue de untar as paredes dos cilindros, os anéis de segmento, válvulas e sedes, criando assim uma película protetora. Ao serem reinstaladas as velas de ignição, suas roscas devem estar limpas e lubrificadas com óleo protetor em spray.

A bateria deve ser retirada do veículo e os bornes -- do veículo e da bateria -- untados com vaselina. Se não houver ninguém que possa mantê-la carregada periodicamente, o ideal é guardá-la sobre uma superfície sem umidade (no chão, nem pensar), cobrindo sua parte superior com uma manta de borracha (um pedaço de câmara de ar resolve) a fim de evitar ionização entre os bornes e posterior oxidação.

Partes metálicas (pintadas ou não e cromados em geral) podem ser untadas, pulverizadas, impregnadas com vaselina líquida (pura, comprada em farmácia). Nos orifícios de caixas de estribo, reentrâncias de caixas de roda, baú de estepe, interior de portas, pode-se pulverizar óleo mineral, o que retardará o processo corrosivo.

O veículo deve ser guardado sobre cavaletes, apoiados sobre os braços de suspensão (com a proposta de manter os amortecedores no seu curso nominal, ou o mais próximo disso), as rodas devem ser retiradas e os pneus devem ser desmontados, para que não se deformem com o tempo e com o contato com o solo.

O interior deve ser protegido com produtos antimofo (sachês, por exemplo) e algumas bolinhas de naftalina são bem vindas para evitar o aparecimento de traças.

Ao voltar, executam-se os procedimentos necessários para colocar o veículo em funcionamento, retirando-se os excessos (óleos, aditivos), e muito provavelmente o veículo funcionará normal e corretamente. O usuário tem que ter a noção de que alguns componentes poderão sofrer alguma inoperância devido ao longo tempo de inatividade, tais como bomba d'água (selos de vedação interno, rolamentos), bomba de combustível mecânica (deterioração do diafragma) e elétrica (rolamentos grimpados, por exemplo), sendo pontos a que devem ser reservadas atenções especiais e certa reserva financeira, para não ser pego de surpresa e ficar com o veículo enguiçado logo depois de seu funcionamento.