Ver Versão Completa : Adaptação Do Motor Xud
:putz:SOCORRO ! PARA OS EXPERTS DO FORUM ; galera to afim de adaptar o motor XUD, ja que desceram o pau no AP 1.6, so que preciso saber o qu e é preciso, tipo caixa seca, motor de arranque, embreagem e outros, a quem puder, meu muito obrigado ! Valeu!!!!:concordo:
BACALHAU
24/05/2008, 21:17
Aproveitando para pegar uma carona no tópico do nosso colega WLTREIS, se ele não se opuser, sugiro que aqueles que tiverem um motor a Diesel em seus NIVAs, que digam o tipo de motor que é, como foi adaptado (se possível com fotos), como pode ser obtido (legalmente, com nota e tudo o mais para legalizar), preço do mesmo, preço da adaptação e suas impressões sobre o funcionamento do mesmo, tais como, consumo, rendimento, torque, manutenção, etc...
Antes que joguem pedras e digam que tem outros tópicos sobre o assunto, não vi nada de concreto ou funcionando. Vi muito: acho que, talvez, tem um japa que adapta, ouvi dizer que, ... Enfim, o que eu gostaria de ler é: Coloquei o AP 1.6 e não prestou por isso e isso. Tenho no meu NIVA um marca tal que...
Desculpem se pareço impertinente, mas estou com idéias de colocar um motor desses no Pagaré e as dúvidas eram muitas, depois que comecei a ler a respeito... AUMENTARAM :mrgreen:
Rones Jr
25/05/2008, 12:00
....mais uma da série: use a ferramenta pesquisa...
BACALHAU
25/05/2008, 19:52
....mais uma da série: use a ferramenta pesquisa...
Pois é, Sr. Rones. Talvez o senhor não tenha lido com atenção o que eu escrevi no "post #2", por isso vou transcrever: " Antes que joguem pedras e digam que tem outros tópicos sobre o assunto, não vi nada de concreto ou funcionando. Vi muito: acho que, talvez, tem um japa que adapta, ouvi dizer que, ... "
Se tem alguma coisa "postada" com algo do tipo: Uso um motor marca tal, que foi colocado assim assim, precisei adaptar isso e aquilo, funciona muito bem, o consumo é tantos km por litro, enfim, algo que realmente funcione e a receita de bolo, não encontrei, entendeu?
Zabumbas
Maurício Fernandes
25/05/2008, 21:03
tenho um no CJ, recomendo.
dá uma olhada na assinatura.
Rones Jr
25/05/2008, 22:18
Ok, Sr. Bacalhau, pois que continuem no mesmo post que há algo sobre o assunto. Teremos então uma organização no forum. Uma coisa é forum, outro é ser oráculo em que passamos a perguntar sem o mínimo esforço e tempo de pesquisa e esperar as respostas, detalhadas, esperando no sofá. Não sei e nunca saberei quando isto acontece. Basta usar adequadamente e com mínimo de discernimento e as respostas aparecerão espalhadas ou não. Tem que ler.
Voltando ao assunto e sem sair da discussão secundária, segue a lista sobre o tema, com tudo que achei por aqui no forum, usando a ferramenta pesquisa.
1 - O xud foi usado no Niva europeu. E não é plug and play com a caixa do modelo gasolina.
2 - a caixa seca é diferente.
3 - existe na Europa esta caixa seca. Ladaparts.com.
4 - Quem adaptou disse não ser difícil montar uma flange.
5 - Todos os agregados devem ser os do XUD, inclusive alternador.
6 - o motor fica ótimo no Niva.
Maurício Fernandes
25/05/2008, 23:07
tem muito XUD com alternador de tempra, entre outros.
o site recomendado é o http://jpx.4x4brasil.com.br/html/inicial.html
do Giovani, moderador do forum (JPX).
BACALHAU
26/05/2008, 11:03
Caramba, ainda não tinha visto gente ignorante assim neste tópico.
Talvez tenha sido a mudança de carro. :shock:
Parabéns, Otávio Luis. Você demonstrou saber o que é respeito e boa educação. Sugestão acatada. :palmas:
Aos demais, desculpem...
Rones Jr
26/05/2008, 12:59
Já que o assunto decambou pra esse lado, nunca achei que franqueza fosse igual a ignorância, assim como não senti como ataque sua resposta, mas se o inverso não ocorre, não cabe a mim resolver este problema. Se estamos em um forum escrevemos e lemos oque queremos e não queremos.
Se intenção de conscientizar os foreiros sobre a importância da organização não é bem vida, que ao menos se justifique tecnicamente. Mas depois não reclamem que a pesquisa retornou com inúmeros posts espalhados, que isso, que aquilo...Fica então a sugestão de criar um tópico permanente sobre a ferramenta pesquisa.
Talvez por isso, pela desorganização e pelos egos de quem só sabe escrever e não ler, não vemos mais quem tem muito por transmitir por aqui...talvez. De qualquer forma, pra mim o assunto (organização, ferramentaas, etc) está encerrado, neste forum. Mas que fique claro que defendo isso em qualquer forum que eu estiver. Aliás, nem sei oque tem haver mudança ou venda de carro com isso tudo.
Voltando ao assunto XUD, segue:http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=32886&highlight=peugeot&page=1
Contudo, tb há boas informações com o pessoal de Goiania....q sumiu....com um pessoal de Juiz de Fora...q sumiu....e com o Jossano (ladaparts.com), se vc´s os acharem....
Atc,
Rones
Aproveitando para pegar uma carona no tópico do nosso colega WLTREIS, se ele não se opuser, sugiro que aqueles que tiverem um motor a Diesel em seus NIVAs, que digam o tipo de motor que é, como foi adaptado (se possível com fotos), como pode ser obtido (legalmente, com nota e tudo o mais para legalizar), preço do mesmo, preço da adaptação e suas impressões sobre o funcionamento do mesmo, tais como, consumo, rendimento, torque, manutenção, etc...
Antes que joguem pedras e digam que tem outros tópicos sobre o assunto, não vi nada de concreto ou funcionando. Vi muito: acho que, talvez, tem um japa que adapta, ouvi dizer que, ... Enfim, o que eu gostaria de ler é: Coloquei o AP 1.6 e não prestou por isso e isso. Tenho no meu NIVA um marca tal que...
Desculpem se pareço impertinente, mas estou com idéias de colocar um motor desses no Pagaré e as dúvidas eram muitas, depois que comecei a ler a respeito... AUMENTARAM :mrgreen:
Grande Bacalhau, embora eu não tenha tido uma experiência com motores diesel no niva, sei que o AP 1.6 não se adapta, pois a relação de câmbio do Niva é inadequada para ele. Os Nivas equipados com estes motores ficam "amarrados", não desenvolvem velocidade. Portanto, eu sugiro você se concentrar no AP 1.9 e no XUD, que parecem (hehehe... eu sei que você está querendo fugir deste tipo de palavra, mas não achei outra...:confused:) ser mais adequados.
Caro colega Bacalhau, já utilizei diversas vezes a ferramenta de pesquisa, e não cheguei a lugar nenhum onde obtivesse a obijetividade de nossas perguntas, então não sendo preguiçosos, talvez quem tiver mas experiência no assunto posa fazer-nos o favor de ajudar pelo menos a mim, um recente propietário do russinho.
BACALHAU
26/05/2008, 20:07
Grande Bacalhau, embora eu não tenha tido uma experiência com motores diesel no niva, sei que o AP 1.6 não se adapta, pois a relação de câmbio do Niva é inadequada para ele. Os Nivas equipados com estes motores ficam "amarrados", não desenvolvem velocidade. Portanto, eu sugiro você se concentrar no AP 1.9 e no XUD, que parecem (hehehe... eu sei que você está querendo fugir deste tipo de palavra, mas não achei outra...:confused:) ser mais adequados.
Fala Gil, tudo bem?
Andei PESQUISANDO na Internet e recebi hoje a resposta a um e-mail, que enviei a uma empresa de São Paulo que vende motores a Diesel para embarcações.
Motor VW AP 1,6 Diesel, R$ 15.000,00.:shock:
Motor VW AP 1,9 Diesel, R$ 21.000,00.:shock::shock::shock:
Antes que você pergunte. Não coloquei "zeros" a mais e a embacarcação NÃO vem junto. É só o motor.
A pergunta que não quer calar. Porque que essa e outras empresas podem comprar esses motores e nós, proprietários de NIVA, que podemos ter esses motores legalmente licenciados pelos Detrans, não podemos?
Já que o Detran aceita essa motorização nos NIVAs, desde que legalmente adquiridos, será que através de uma ação judicial (liminar ou coisa parecida) não conseguiríamos adquirí-los diretamente da VW, ou Fiat, ou sei lá quem?
Com a palavra os advogados de plantão. Tem algum advogado niveiro?
Fala Gil, tudo bem?
Andei PESQUISANDO na Internet e recebi hoje a resposta a um e-mail, que enviei a uma empresa de São Paulo que vende motores a Diesel para embarcações.
Motor VW AP 1,6 Diesel, R$ 15.000,00.:shock:
Motor VW AP 1,9 Diesel, R$ 21.000,00.:shock::shock::shock:
Antes que você pergunte. Não coloquei "zeros" a mais e a embacarcação NÃO vem junto. É só o motor.
A pergunta que não quer calar. Porque que essa e outras empresas podem comprar esses motores e nós, proprietários de NIVA, que podemos ter esses motores legalmente licenciados pelos Detrans, não podemos?
Já que o Detran aceita essa motorização nos NIVAs, desde que legalmente adquiridos, será que através de uma ação judicial (liminar ou coisa parecida) não conseguiríamos adquirí-los diretamente da VW, ou Fiat, ou sei lá quem?
Com a palavra os advogados de plantão. Tem algum advogado niveiro?
Bacalhau, deve haver um engano neste preço, são valores absurdos! :shock:
Acredito que o motivo para os motores AP diesel serem permitidos para embarcações seja a sua infinitamente maior segurança contra incêndios e explosões, em relação aos motores do ciclo Otto. Não se esqueça que, na enorme maioria dos barcos, o motor fica dentro de um compartimento fechado, onde gases explosivos podem ser fatais.
A pergunta que não quer calar: o que é uma embarcacação? Um barco para pescar cações e colocá-los a bordo? :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Hehehe... sinto muito, mas não resisti...:twisted::twisted:
BACALHAU
26/05/2008, 20:25
Caro colega Bacalhau, já utilizei diversas vezes a ferramenta de pesquisa, e não cheguei a lugar nenhum onde obtivesse a obijetividade de nossas perguntas, então não sendo preguiçosos, talvez quem tiver mas experiência no assunto posa fazer-nos o favor de ajudar pelo menos a mim, um recente propietário do russinho.
Exatamente o que eu quis dizer. Pelo menos você conseguiu entender minhas palavras.
Em relação ao motor XUD (antigo), li entre outras coisas, sobre o problema de sobre-aquecimento que era o tormento dos proprietários do JPX .
O nosso colega Maurício Fernandes está contente com esse motor no CJ dele, mas, não sei se não teríamos esse problema (aquecimento) no NIVA, uma vez que o CJ não é 4X4 permanente não sendo assim tão "pesado" como nossos russinho. Corrijam-me se eu estiver errado?
Foi comentado que o XUD está equipando atualmente os NIVAs na Europa, mas é uma nova versão que só veio equipar, segundo dizem, os últimos JPX que foram vendidos aqui, mesmo assim foram poucos. Este foram reformulados com o aumento das galerias internas de refrigeração, o que permitiu uma pasagem maior de água, melhorando aquele problema.
Mas as informações páram por aí.
Zabumbas
BACALHAU
26/05/2008, 20:34
Bacalhau, deve haver um engano neste preço, são valores absurdos! :shock:
Acredito que o motivo para os motores AP diesel serem permitidos para embarcações seja a sua infinitamente maior segurança contra incêndios e explosões, em relação aos motores do ciclo Otto. Não se esqueça que, na enorme maioria dos barcos, o motor fica dentro de um compartimento fechado, onde gases explosivos podem ser fatais.
A pergunta que não quer calar: o que é uma embarcacação? Um barco para pescar cações e colocá-los a bordo? :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Hehehe... sinto muito, mas não resisti...:twisted::twisted:
Não tem erro não, vou encaminhar o e-mail para você ver. Por isso é que eu escrevi "embarcacações", tinha acabado de ler o e-mail e ainda estava em estado de choque. :shock:
Não questiono o fato de motores a Diesel serem permitidos em embarçações, eles também são permitidos nos NIVAs e nem por isso podemos comprá-los direto dos fabricantes. Isso é que eu questiono.
Bacalhau, deve haver um engano neste preço, são valores absurdos! :shock:
Acredito que o motivo para os motores AP diesel serem permitidos para embarcações seja a sua infinitamente maior segurança contra incêndios e explosões, em relação aos motores do ciclo Otto. Não se esqueça que, na enorme maioria dos barcos, o motor fica dentro de um compartimento fechado, onde gases explosivos podem ser fatais.
A pergunta que não quer calar: o que é uma embarcacação? Um barco para pescar cações e colocá-los a bordo? :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Hehehe... sinto muito, mas não resisti...:twisted::twisted:
Fui pesquisar no Google e descobri que, realmente, estes preços estão dentro do valor de mercado para motores diesel! :shock: :putz:
Desta forma, acabei por descobrir porque um carro diesel (inclusive os Divas que viriam ao Brasil) é tããão mais caro do que um a gasolina.
Vejam alguns preços no site http://www.imperiopaulista.com.br/motores/leves.htm
baseggiov
26/05/2008, 21:36
Já que o Detran aceita essa motorização nos NIVAs, desde que legalmente adquiridos, será que através de uma ação judicial (liminar ou coisa parecida) não conseguiríamos adquirí-los diretamente da VW, ou Fiat, ou sei lá quem?
Com a palavra os advogados de plantão. Tem algum advogado niveiro?
Sou advogado e recém feliz proprietário de um NIVA. A princípio nada impede a s montadoras de vender motor diretamente. O problema é que talvez elas não tenham essa intenção, não seja vantajoso, lucrativo. Restrição legal não há, posto que o NIVA é traçado.
baseggiov
26/05/2008, 21:39
Em relação ao motor XUD (antigo), li entre outras coisas, sobre o problema de sobre-aquecimento que era o tormento dos proprietários do JPX .
O problema do JOTA é que o motor XUD era aspirado e a JPX quando os mesmos chegaram aqui resolveu turbiná-los, pra aumentar a potência. Só que a adaptação foi feita na TABAJARA MOTOR :parede::parede::parede:.
Aí superaquece mesmo, dizem que se passar de 100 km/h constante (viagem, por exemplo) ele ferve mesmo...
baseggiov
26/05/2008, 21:47
Fui pesquisar no Google e descobri que, realmente, estes preços estão dentro do valor de mercado para motores diesel! :shock: :putz:
Desta forma, acabei por descobrir porque um carro diesel (inclusive os Divas que viriam ao Brasil) é tããão mais caro do que um a gasolina.
Vejam alguns preços no site http://www.imperiopaulista.com.br/motores/leves.htm
Acho que um motor que sairia barato é o HSD, que equipou algumas F-1000 (96/97). É um motor silencioso, forte pros russinhos, mas que o pessoal das F-1000 resolveu trocar por MWM (da F-250).
Acho que dá pra encontrar por uns 5.000. Tem que ver se cabe e se dá pra fazer adaptação pro NIVA.
Tem um anunciado no 4x4, completo, por 8500, terminou vendendo o motor por uns 6.000
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=20961
Marcelo Caiano
26/05/2008, 22:10
Queria por meu Azeite Português nessa BACALHOADA !!!!
Tem certeza que quer colocar Diesel no Niva ??? Temos um grupo aki em Itu (Balalaikos), e tínhamos 02 motorização diesel, sendo um deles de um funileiro mais chegado. Não criando polêmica com os Niveiros à Diesel, pelo amor de Deus, nem com os experts do fórum,não faça isso Camarada. Se você der um Upgrade no seu Niva, vai ter um custo benefício bem maior. Me refiro , ao Kit 1.7 , que muitos Camaradas tem colocado, dá uma diferença ENORME, claro que vão rolar outros comentários, mas de tudo que tenho visto por aí, ainda é a melhor solução.
A propósito Camaradas, vamos deixar esses contratempos de lado, ser Niveiro é acima de tudo ser Cordial , Amigo e Companheiro.
Abçs respeitosos à todos......
Maurício Fernandes
26/05/2008, 23:03
pessoal, no meu coloquei um radiador maior e um ventuinha elétrica que, além de automática também tem acionamento manual (uso anual quando vou subir morros em trilhas com reduzida por muito tempo, por exemplo). foi suficiente.
não esqueça que o CJ é bem mais pesado que o niva.
faz 10km/l na estrada e 6km/l reduzido, na trilha.
é um motor leve.
além disso compre este motor mais barato que um a gasolina, por puro preconceito.
no site que citei antes (mundo JPX) tem outras alternativas de evitar o aquecimento demasiado.
http://jpx.4x4brasil.com.br/html/adapt.html
http://jpx.4x4brasil.com.br/html/manut.html
cada um deve tomar sua decisão, só trago isto para que ponderem o custo x benefício.
BACALHAU
27/05/2008, 00:02
... não esqueça que o CJ é bem mais pesado que o niva....
Do manual do proprietário do NIVA: Peso bruto total 1.150Kg.
(não diz se estão incluídos água, óleo e gasolina)
Do manual do proprietário do CJ:
Peso:
Em ordem de marcha (com água, álea e gasolina) 1.194kg
De embarque (sem água, óleo e gasolina) 1.167kg
(isso com o motorzão 6 canecos)
Mas quando escrevi "...uma vez que o CJ não é 4X4 permanente não sendo assim tão "pesado" como nossos russinho. " , no pesado entre aspas ("") eu referia-me ao fato dessa característica (sempre tracionado nas 4 rodas) exigir mais do motor PERMANENTEMENTE e não da massa do veículo.
Com isso não quero dizer que o motor XUD não seja bom para o NIVA. Talvez seja a opção mais viável ($$$).
De qualquer forma, o fato de um "CJoteiro" estar por aqui colaborando com a sua experiência vem provar que a paixão pelas nossas máquinas é a mesma, não importanto as marcas.
Valeu Maurício. :palmas::palmas::palmas:
Só faça-me um favor, quando escrever o nome do nosso russinho, faça-o em letras maiúsculas, OK? Assim NIVA. :mrgreen::mrgreen::mrgreen: brincadeirinha
GARCIA/SP
27/05/2008, 00:13
Queria por meu Azeite Português nessa BACALHOADA !!!!
Tem certeza que quer colocar Diesel no Niva ??? Temos um grupo aki em Itu (Balalaikos), e tínhamos 02 motorização diesel, sendo um deles de um funileiro mais chegado. Não criando polêmica com os Niveiros à Diesel, pelo amor de Deus, nem com os experts do fórum,não faça isso Camarada. Se você der um Upgrade no seu Niva, vai ter um custo benefício bem maior. Me refiro , ao Kit 1.7 , que muitos Camaradas tem colocado, dá uma diferença ENORME, claro que vão rolar outros comentários, mas de tudo que tenho visto por aí, ainda é a melhor solução.
A propósito Camaradas, vamos deixar esses contratempos de lado, ser Niveiro é acima de tudo ser Cordial , Amigo e Companheiro.
Abçs respeitosos à todos......
Marcelão,
Tô contigo e não abro:concordo: Depois de muito quebrar a cabeça, vejo que a melhor opção é mesmo uma motorização 1.7 à álcool.
Em breve, penso em deixar minha viatura com essa configuração.
Abs
Renato (aquele que já morou em Itu...rs)
BACALHAU
27/05/2008, 00:23
Queria por meu Azeite Português nessa BACALHOADA !!!!
Tem certeza que quer colocar Diesel no Niva ??? Temos um grupo aki em Itu (Balalaikos), e tínhamos 02 motorização diesel, sendo um deles de um funileiro mais chegado. Não criando polêmica com os Niveiros à Diesel, pelo amor de Deus, nem com os experts do fórum,não faça isso Camarada. Se você der um Upgrade no seu Niva, vai ter um custo benefício bem maior. Me refiro , ao Kit 1.7 , que muitos Camaradas tem colocado, dá uma diferença ENORME, claro que vão rolar outros comentários, mas de tudo que tenho visto por aí, ainda é a melhor solução.
A propósito Camaradas, vamos deixar esses contratempos de lado, ser Niveiro é acima de tudo ser Cordial , Amigo e Companheiro.
Abçs respeitosos à todos......
Marcelo, respondendo a sua pergunta, o porquê eu penso no motor Diesel e não dou uma melhorada no original? Neste fú do mundo, a gasolina custa R$ 2,95 e vai aumentar; dos três postos aqui da cidade, nenhum vende álcool (o posto mais próximo que vende fica a 20km e nem sempre tem). GNV... meu 4X2 é uma Quantum GLS 2.0 com um cilindro de 21 m3 que não vê nem o cheiro de gás há 1 ano e meio, o posto de GNV mais próximo fica a 300 km. Tenho que andar a 80 km/h, no máximo para fazer 10,5 km/l. Por aqui a grande maioria usa gás de bujão. O que me incomoda não é o fato de ser perigoso, pois nunca ouvi falar de nenhum acidente devido a isso e olha que a maioria faz a instalação improvisando no fundo do quintal. Já vi cada coisa que se eu contar corro o risco de passar por mentiroso.
O problema é que eu pretendo viajar sossegado com o meu "Pangaré" sem correr orisco de vê-lo apreendido numa blitz. Penso no Diesel por ser o mais barato e mais fácil de achar em qualquer lugar do interior do Nordeste.
Mas, como eu disse, só estou analizando as possibilidades.
Tem uma outra opção, atrelar um jegue no NIVA. Seria um jegue puxando um "Pangaré" com um BACALHAU dentro. :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Agora, em relação a pôr o seu "Azeite Português nessa BACALHOADA !!! ", senti uma certa maldade nas suas palavras. :evil:
Sai fora, cara. Sou um BACALHAU espada. Mesmo com azeite você pode engasgar com a "espinha". :-D
Ah, esse nome "Balalaikos" é bem legal. É uma coisa assim um tanto... como direi... Meiga? :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Marcelo, respondendo a sua pergunta, o porquê eu penso no motor Diesel e não dou uma melhorada no original? Neste fú do mundo, a gasolina custa R$ 2,95 e vai aumentar; dos três postos aqui da cidade, nenhum vende álcool (o posto mais próximo que vende fica a 20km e nem sempre tem). GNV... meu 4X2 é uma Quantum GLS 2.0 com um cilindro de 21 m3 que não vê nem o cheiro de gás há 1 ano e meio, o posto de GNV mais próximo fica a 300 km. Tenho que andar a 80 km/h, no máximo para fazer 10,5 km/l. Por aqui a grande maioria usa gás de bujão. O que me incomoda não é o fato de ser perigoso, pois nunca ouvi falar de nenhum acidente devido a isso e olha que a maioria faz a instalação improvisando no fundo do quintal. Já vi cada coisa que se eu contar corro o risco de passar por mentiroso.
O problema é que eu pretendo viajar sossegado com o meu "Pangaré" sem correr orisco de vê-lo apreendido numa blitz. Penso no Diesel por ser o mais barato e mais fácil de achar em qualquer lugar do interior do Nordeste.
Mas, como eu disse, só estou analizando as possibilidades.
Tem uma outra opção, atrelar um jegue no NIVA. Seria um jegue puxando um "Pangaré" com um BACALHAU dentro. :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Agora, em relação a pôr o seu "Azeite Português nessa BACALHOADA !!! ", senti uma certa maldade nas suas palavras. :evil:
Sai fora, cara. Sou um BACALHAU espada. Mesmo com azeite você pode engasgar com a "espinha". :-D
Ah, esse nome "Balalaikos" é bem legal. É uma coisa assim um tanto... como direi... Meiga? :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Bacalhau, você pretende viver muito tempo neste "fú do mundo"? Se a resposta for "não", talvez seja o caso de repensar a instalação do motor diesel. Vai dar um trabalhão e os riscos de a adaptação não ficar boa e virar uma "adaptraição" não são desprezíveis. Um Niva bem regulado, em um lugar onde, presumo, não há congestionamentos de trânsito, deveria fazer uns 8,0 Km/l ou mais.
Quantos aos veículos movidos a GLP (bujão de gás), me lembro de ter visto vários, durante minha viagem à Chapada Diamantina, há mais de 15 anos. O que mais me chamou a atenção foi um caminhão cujo botijão de gás estava preso ao lado da bateria, com a mangueira e a respectiva válvula voltadas exatamente para a bateria :putz:
Caro Gil como disse nosso amigo Bacalhau, a opção pelo diesel, alem de consumo se da tambem pela facilidade de encontrá-lo na maioria dos postos por onde andar, além é claro das diferenças gritantes de preço de gasolina e álcool pelo interior do Brasil, por onde pretendo passar uito com meu NIVA
:discordo:
Caro Gil como disse nosso amigo Bacalhau, a opção pelo diesel, alem de consumo se da tambem pela facilidade de encontrá-lo na maioria dos postos por onde andar, além é claro das diferenças gritantes de preço de gasolina e álcool pelo interior do Brasil, por onde pretendo passar uito com meu NIVA
Eu nada tenho contra os motores diesel (fora o fato de serem extremamente poluentes :-? ), são robustos, duráveis, e proporcionam economia de $$$, em comparação aos motores a gasolina, além da maior autonomia, o que é muito importante em viagens e expedições a lugares afastados. :concordo:
Eu tenho observado com muita freqüencia, em diversos foruns e comunidades, que muitas pessoas parecem achar que esta adaptação é algo simples e de resultados garantidos.Isto não procede, é importante deixar MUITO claro que a adaptação de um motor diesel no Niva (e em muitos outros veículos também) é algo que requer muito cuidado e capricho, senão teremos um Niva estragado. E posso dizer que, de todos os Nivas adaptados para diesel que vi, até hoje (uns 10), nenhum ficou realmente bom, e a maioria ficou muito ruim meeeesmo. Eram carros barulhentos, fumacentos, lentos (está rimando... :mrgreen:), vibravam muito, e, na maioria, a suspensão dianteira estava arriada (motores diesel pesam bem mais que os do ciclo Otto).
É claro que cada um pode fazer o que quiser com o seu carro e com o seu dinheiro, mas é necessário encarar esta adaptação com realismo, ela com certeza não é "plug & play"! :discordo:
Marcelo Caiano
27/05/2008, 22:19
Bacalhau, você pretende viver muito tempo neste "fú do mundo"? Se a resposta for "não", talvez seja o caso de repensar a instalação do motor diesel. Vai dar um trabalhão e os riscos de a adaptação não ficar boa e virar uma "adaptraição" não são desprezíveis. Um Niva bem regulado, em um lugar onde, presumo, não há congestionamentos de trânsito, deveria fazer uns 8,0 Km/l ou mais.
Quantos aos veículos movidos a GLP (bujão de gás), me lembro de ter visto vários, durante minha viagem à Chapada Diamantina, há mais de 15 anos. O que mais me chamou a atenção foi um caminhão cujo botijão de gás estava preso ao lado da bateria, com a mangueira e a respectiva válvula voltadas exatamente para a bateria :putz:
Entendi suas sofridas e gritantes dificuldades, haja visto o seu f...... do mundo. Mesmo assim, Nobre e raro peixe , quer dizer Camarada....rss, não faça isso , nem nessa outra possibilidade do GLP, cara esses dias um desinformado,foi abastecer na bomba de GNV, simplesmente explodiu tudo, e pra sorte Geral , não causou vítimas fatais.......
Acho que o seu Niva bem regulado , é a melhor solução.......quanto ao "causo" do Bacalhau , ser ou não ESPADA, isso é uma outra questão a ser analisada, mesmo porque nem a cabeça do dito cujo a gente conheçe..........Brincadeiras à parte, o nome do nosso Grupo se relaciona primeiramente na questão de ter um nome Russo, e segundo por ter uma Bebida Russa (não sei porquê, rsss); por isso Balalaika da Vodka, posteriormente descobrimos que o nome se refere a um instrumento de corda, semelhante a um Banjo, e ficou assim mesmo, veja como Niveiro é cultura meu amigo.Pena que o grupo está diminuindo a cada dia, os Nivinhas estão indo pra outros confins, assim como o fú do mundo .............e não está sobrando quase ninguém pra dar umas voltinhas.
Grande abraço ,desse Niveiro Luso-Brasileiro que não dispensa um bom Bacalhau !!!!!!!!!
Marcelo Ventoinha Caiano:mrgreen:
BACALHAU
27/05/2008, 22:31
Bacalhau, você pretende viver muito tempo neste "fú do mundo"? Se a resposta for "não", talvez seja o caso de repensar a instalação do motor diesel. Vai dar um trabalhão e os riscos de a adaptação não ficar boa e virar uma "adaptraição" não são desprezíveis. Um Niva bem regulado, em um lugar onde, presumo, não há congestionamentos de trânsito, deveria fazer uns 8,0 Km/l ou mais.
Quantos aos veículos movidos a GLP (bujão de gás), me lembro de ter visto vários, durante minha viagem à Chapada Diamantina, há mais de 15 anos. O que mais me chamou a atenção foi um caminhão cujo botijão de gás estava preso ao lado da bateria, com a mangueira e a respectiva válvula voltadas exatamente para a bateria :putz:
Gil, congestionamentos por aqui, só quando tem enterro passando pela única ponte que liga um lado da cidade, onde está a igreja, ao outro lado, onde está o cemitério.
Aqui ainda se usa velar o defunto em casa, muitas vezes regado a cachaça. :mrgreen:
Agora, 8 km/l você acha razoável.:shock: Acabei de desistir do motor Diesel. Amanhã vou "catar" um jumento.:parede:
Agora, se lhe chamou a atenção um botijão de gás preso ao lado da bateria do caminhão... Do lado de fora, bem ventilado? Dá um passadinha aqui por aqui. A maioria (CJ, C10, e outros) usa o botijão dentro do compartimento do motor, coladinho ao mesmo. Se não couber, vai dentro do carro mesmo. Só se salvam as Pampas e Saveiros que colocam atrás (ops) na carroceria.
Cheguei a comprar um CJ, que devolvi porque os documentos estavam encrencados, em que rebateram a caixa de roda dianteira do lado esquerdo, para o botijão caber bem coladinho no 6CC original do "bichinho".
Mesmo assim, nunca soube de nenhum acidente.
Aliás, os únicos acidentes com botijão de gás em carro de que tive notícia, ocorreram com os "ispertus da capitar" que foram abastecer os seus carros nos postos de GNV. CABBBUUUUUMMMMMM.
BACALHAU
27/05/2008, 22:54
Marcelo, camarada luso-brazuca-soviético, lamento pelos seus queridos "balalaikos" estarem em extinção. O mesmo acontece com os da espécie que me emprestaram o nome.
Quem sabe se eu mesmo não viro um "balalaiko" qualquer dia.
Às vezes penso em me mudar, junto com a minha trupe (2 cachorras, 15 gatos, 1 porco, que acha que é um cachorro, mais uma ruma de galináceos) para uma cidadezinha do interior paulistano.
É só achar um "barraco" que tenha um bom quintal por uma brecinha que eu possa pagar.
Qualquer coisa acampo no quintal do Alexandre Roveri. Aí vira uma putada só.:mrgreen:
Jonatars
27/05/2008, 23:11
: Niva
Citação:
Postado originalmente por Jonatars
Prezado Afonso, como perguntar não ofende, vamos lá, no forúm do Niva, muito se discute sobre a modificação do motor original, 1.6 a gasolina que tem 73 cv de potência e 12 kgm de torque se não me engano, por motores Aps a diesel, 1.7 da Fiat a diesel, Peugeot 1.9, se não me engano, os tal Xud, minha dúvida e a de todos os Niveiros, é: Seria possível adaptar algum motor diesel MWM, ou algum outro que vc tenha conhecimento, novo ou usado no Niva? Se sim, daria para adaptar no cambio original, ou teria de adaptar outro, lembrando que o Niva é monobloco e o cambio é preso ao assoalho, se for possível qual o custo desta adptação, vc a faria? Gostaria de agradecer a sua atenção e em caso de resposta positiva, peço sua permissão para posta-lá no tópico do Niva.
Abraço,
Jonatan
Grande Jonatan vamos lá:
Eu não tenho muita propriedade para falar sobre este assunto pois trabalho muito pouco com os nivas, a unica experiencia que eu tive em relação a troca de motores neste carro, foi uma vez que adaptei um motor de Kia Besta 2.2 aspirado no niva mas isso faz 8 anos já, porem os resultados foram satisfatorios o carro foi em diversas viagens e não deu problema algum, mas depois perdi o contato com esta pessoa, o cambio utilizado foi o dele mesmo.
Na epoca se não me falha a memoria o serviço incluso: motor, eletrica, escape, flanges, peças ficou em torno de R$ 10.000,00
Qualquer coisa é só chamar.
Abração.
Há um tempo atrás mandei esta mensagem para este camarada aqui do forúm, ele vende motores MWM novos e usados e outros modelos tb, possui uma oficina que faz a instalação e em todo o forúm foi a melhor referência que achei, e mesmo assim ele só fez a adptação em um Niva e não tinha muitas informações sobre a mesma a outra adptação foi a do Jossano do motor Fiat 1.7, este eu até dei um voltinha, talvez vc já tenha lido o tópico em que ele explica sobre o mesmo, depois disso tb desisti, hoje eu economizo com a moto, e em dia de chuva, lama com os amigos, ou inverno do ABC Paulista, vou de Niva...:twisted:
Ps. R$ 10.000,00 com a gasolina a R$ 2,56 aqui onde moro, daria para comprar 3906 litros, que daria para encher o tanque do Niva (42l) 93 vezes, como uso uma média de um tanque e meio por mês, abasteceria o Niva Omo por aproximadamente 5 anos e meio!
Entendi suas sofridas e gritantes dificuldades, haja visto o seu f...... do mundo. Mesmo assim, Nobre e raro peixe , quer dizer Camarada....rss, não faça isso , nem nessa outra possibilidade do GLP, cara esses dias um desinformado,foi abastecer na bomba de GNV, simplesmente explodiu tudo, e pra sorte Geral , não causou vítimas fatais.......
Acho que o seu Niva bem regulado , é a melhor solução.......quanto ao "causo" do Bacalhau , ser ou não ESPADA, isso é uma outra questão a ser analisada, mesmo porque nem a cabeça do dito cujo a gente conheçe..........Brincadeiras à parte, o nome do nosso Grupo se relaciona primeiramente na questão de ter um nome Russo, e segundo por ter uma Bebida Russa (não sei porquê, rsss); por isso Balalaika da Vodka, posteriormente descobrimos que o nome se refere a um instrumento de corda, semelhante a um Banjo, e ficou assim mesmo, veja como Niveiro é cultura meu amigo.Pena que o grupo está diminuindo a cada dia, os Nivinhas estão indo pra outros confins, assim como o fú do mundo .............e não está sobrando quase ninguém pra dar umas voltinhas.
Grande abraço ,desse Niveiro Luso-Brasileiro que não dispensa um bom Bacalhau !!!!!!!!!
Marcelo Ventoinha Caiano:mrgreen:
Tive a satisfação de receber o grupo Balalaika na entrada da cidade de Cunha, altas horas da noite, grupo animadíssimo, ótimos Nivas, foi muito bacana, não vou esquecer! Pena que estejam se desfazendo dos russinhos... :(
Marcelo, camarada luso-brazuca-soviético, lamento pelos seus queridos "balalaikos" estarem em extinção. O mesmo acontece com os da espécie que me emprestaram o nome.
Quem sabe se eu mesmo não viro um "balalaiko" qualquer dia.
Às vezes penso em me mudar, junto com a minha trupe (2 cachorras, 15 gatos, 1 porco, que acha que é um cachorro, mais uma ruma de galináceos) para uma cidadezinha do interior paulistano.
É só achar um "barraco" que tenha um bom quintal por uma brecinha que eu possa pagar.
Qualquer coisa acampo no quintal do Alexandre Roveri. Aí vira uma putada só.:mrgreen:
Tenha certeza de que os paulistas irão recebê-los muito bem!
...Mesmo assim, nunca soube de nenhum acidente....
Deve ser porque, após a explosão, não sobrou ninguém para contar a história...:-D:-D:-D
Marcelo Caiano
28/05/2008, 11:15
Amigo e quase extinto Bacalhau........
Seria um prazer , pra engrossar o caldo desse quase " AGUADO GRUPO ",
Por aki as coisas também não são nada fáceis, mas acredito ser um pouco melhor em alguns aspectos que sua atual morada.
Seu bom humor , seria benvindo por essas bandas de cá, haja visto a atual situação vivida por todos nós homens de bem ,nessa terra sem rumo ........infelizmente.
Olha só , em Outubro, to indo pra Fortaleza à trabalho, pela MitsubishiCup, não sei se você conhece, seria um prazer encontrá-lo por lá, seria meu convidado no rally e na festa de premiação.
Marcelo Caiano
28/05/2008, 11:36
Deve ser porque, após a explosão, não sobrou ninguém para contar a história...:-D:-D:-D
:palmas: Girti , esse Bacalhau deve ser é cego............rss
Como um peixe sem cabeça consegue enxergar........:parede:
mas falando sério, isso é muito perigoso , não seja o primeiro das estatísticas Cearenses desse tipo de acidente, segundo " A LEI DE MURPH ", vc está na lista.......morar junto com o Galo Cego ?? um gosto meio exótico , diga-se de passagem, nem com horas na pressão isso vai ficar bom, :lol::lol::lol:, desculpe mas não paro de rir....
Com relação ao grupo, o pessoal é bem bacana mesmo, uma galera de primeira categoria.Estamos pensando num passeio, quem sabe dar certo !!!.a gente repassa pros interessados.
abç
Marcelo Ventoinha Caiano
:parede:Galera apesar de estar usando a caixa do jpx, a coisa esta complicada, o espaço esta pouco, pois não estou querendo cortar a parede corta fogo do carro, e para complicar, a caixa de marchas veio sem a alavanca e os tirantes. Se alguem tiver alguma sugestão sou todo ouvidos ?:putz:
Marcio Rossetto
31/08/2008, 10:26
Camarada , se eu fosse vc eu facilitaria as coisas da seguinte forma :
Compra de uma loja em Portugal, ou através do Jossano que representa o site da lada no Brasil a Caixa seca desse motor para o cambio do Niva e também o volante do motor que é esepcífico .Dessa forma vc monta no cambio do Niva . Vai ficar tal como o original da lada .
SDS
Marcio o comprimento da caixa é o mesmo, o problema é que o motor é um pouco maior, além de ter a bomba de vácuo salientada para trás, se analizar o conjunto, o do xud com a caixa auverland é ate um pouco menor, o que vai facilitar a adaptação da transmição
Demarques Ribeiro
12/09/2008, 13:34
pergunta técnica: um intercooler ajudaria na manutenção da temperatura correta?? se isso ajudar e baixar um pouquinho a pressão do turbo de repente dava para manter o turbo no XUD... procede?
abs
pergunta técnica: um intercooler ajudaria na manutenção da temperatura correta?? se isso ajudar e baixar um pouquinho a pressão do turbo de repente dava para manter o turbo no XUD... procede?
abs
Demarques, realmente o intercooler ajudaria a no esfriamento, so que complicaria ainda mais minha situação, isto porque para caber o motor com minimas alterações, tive que retirar a parte de cima do coletor de ar, o que fez o motor ficar mais ou menos 15 cm mais baixo, logo fiz um novo coletor só que menos reforçado justamente porque não vou utilizar a turbina. Daqui a uma semana vai estar rodando, então vou analizar e postar as fotos.:concordo:
[QUOTE=wltreis;614508]:putz:SOCORRO ! PARA OS EXPERTS DO FORUM ; galera to afim de adaptar o motor XUD, ja que desceram o pau no AP 1.6, so que preciso saber o qu e é preciso, tipo caixa seca, motor de arranque, embreagem e outros, a quem puder, meu muito obrigado ! Valeu!!!!:concordo:[/QUOTE
Camaradas enfim nasceu a criança ! Hoje terminei a dapatação de vez , agora é so esperar a chegada do novo radiador partir para o abraço !
O carro ficou ótimo , consegui eliminar a vibração excessiva da caixa de marchas, eliminei as vibrações das alavancas da cx de reduzida , consegui um alinhamento legal no diferencial dianteiro e o melhor , ja rodei alguns km com a criança e a espectativa de consumo foi superada , 10km por litro na cidade e o desempenho tambem esta muito bom ,subindo facilmente de 2º ou 3º marchas mesmo em baixo giro e detalhe sem a utilização da temida turbina que é a grande responsável pelo superaquecimento do XUD !
Estou com problemas para postar as fotos ja que meu celular esta com o bluetooth estragado então vou ter que dar um jeito de tirar novas fotos para postar. !
No entanto a quem interessar eu recomendo o motor XUD , pois é fácil de encontrar , barato e da ótimo resultado no NIVA
Já que o assunto decambou pra esse lado, nunca achei que franqueza fosse igual a ignorância, assim como não senti como ataque sua resposta, mas se o inverso não ocorre, não cabe a mim resolver este problema. Se estamos em um forum escrevemos e lemos oque queremos e não queremos.
Se intenção de conscientizar os foreiros sobre a importância da organização não é bem vida, que ao menos se justifique tecnicamente. Mas depois não reclamem que a pesquisa retornou com inúmeros posts espalhados, que isso, que aquilo...Fica então a sugestão de criar um tópico permanente sobre a ferramenta pesquisa.
Talvez por isso, pela desorganização e pelos egos de quem só sabe escrever e não ler, não vemos mais quem tem muito por transmitir por aqui...talvez. De qualquer forma, pra mim o assunto (organização, ferramentaas, etc) está encerrado, neste forum. Mas que fique claro que defendo isso em qualquer forum que eu estiver. Aliás, nem sei oque tem haver mudança ou venda de carro com isso tudo.
Voltando ao assunto XUD, segue:me ajudem! Qual o melhor motor a diesel pro niva? (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=32886&highlight=peugeot&page=1)
Contudo, tb há boas informações com o pessoal de Goiania....q sumiu....com um pessoal de Juiz de Fora...q sumiu....e com o Jossano (ladaparts.com), se vc´s os acharem....
Atc,
Rones
Fala Rones, JF voltando a ativa, enfim terminando o projeto, estive com uns problemas de $$$$ mas agora a coisa ta melhorando. Enfim acho que vou poder comprar um radiador, ou mando fazer um novo, mais de 1000 reais ou compro um de JPX usado 300 reais e mando cortar 6 cm pra caber onde consegui espaço. Pra não ter super aquecimento, vi umas ventoinhas no google que são tipo universais, tem várias medidas e bom preço, as que eu preciso (2) estão custando 100 reais cada. Total da brincadeira 500 reais mais mão de obra para cortar e revisar o radiador.
att: Wellington Reis
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