Ver Versão Completa : RANGER - direção não volta
Olá a todos! Sou iniciante tanto no forum quanto em Pick up. Como vi que o pessoal tem prazer em responder as perguntas uns dos outros, tomei coragem e resolvi me cadastrar. Só fiquei meio triste por não encontrar muita coisa de RANGER aqui. Bom, como disse sou iniciante em Pick Up. É um mundo meio diferente dos carros pequenos, (nota-se mais na hora de achar vagas). A minha ranger é uma XL 95 MOTOR V6 4.0 + GNV. Já fiz umas substituições nela, calços da cabine, amortecedores, freios, pneus e lanternas. Agora o que me levou a pedir ajuda de vcs. Depois que troquei os peus resolvi fazer alinhamento. Depois de alinhada observei que a direção não volta. O carro fica parecendo aquelas Kombis velhas com folga. Na verdade, o meu problema não é necessariamente folga, e sim o fato de a direção não voltar para o centro ( principalmente nas curvas). Fui a um mecânico e o mesmo falou que era problema de CASTER. Fui fazer alinhamento de novo o cara falou que o caster estava certo. Resolvi então folgar um parafuso que existe em cima da caixa de direção. Observei que a direção está voltando mais, não 100%, mas o problema agora é a folga na direção que está grande demais. Se aperto o parafuso, sai a folga. Mas aí a direção não volta. Será que alguém pode me ajudar?
Desculpem o texto imenso, mas precisava explicar o problema.
Eduardo Velo
23/05/2008, 21:40
Costuma ser só caster mesmo , mas se já foi visto ... dependendo do angulo não deixa retornar ...
Pode ser tb amortecedor de dir. empenado ... mas como vc afrouxou a dir. e voltou pode não ser ...
Tenta erguer a frente toda e virar de um lado pra outro pra ver se pega em algum lugar ...
Só por desencargo ... levaria em outro alinhador pra ver o caster ...
abs ...
LEONARDORAZO
23/05/2008, 22:59
mas leva em um que saiba o que está fazendo.... que entende de pick ups, pois tem alguns macetes que os alinhadores comuns não sabem, só sabem o que o aparelho informa... boa sorte
"Só fiquei meio triste por não encontrar muita coisa de RANGER aqui."
O que mais tem neste forum é informação sobre ranger.....Pode procurar
: )
Edintruder
24/05/2008, 12:47
Estás apertando o parafuso da regulagem demais. Tenta ajustar no meio termo. Faz a limpeza do reservatório da DH e troca o fluído que também ajuda.
Obrigado a todos pela atenção. Os amortecedores foram trocados. Vou providenciar limpar o reservatório de fluido da DH. O único local sujo de óleo no motor é justamente em cima da tampa do reservatório. As vezes jorra fluido pelo orifício da tampa. Vou levar em outro alinhador.
rogeriomasih
25/05/2008, 13:27
E aí, conseguiu ajeitar?
Qual era realmente o problema?
Amanhã vou fazer a limpeza do reservatório da Dh e trocar o fluido. Agora apareceu outra pane. O rolamento da polia do esticador está encostando no esticador e comendo a peça. O mecanico falou que foi o rolamento que gastou por isso a polia cedeu e encostou. Já o vendedor disse que foi a mola do esticador e que tem que trocar a peça toda. Afinal em quem acreditar? Dá pra trocar apenas o rolamento ( polia)?
Edintruder
25/05/2008, 22:18
Pega uma chave 15mm e tira o parafuso que prende a polia (rosca esquerda) no centro e troca apenas o rolamento. Compra esse rolamento com blindagem à prova d'água.
Essa troca leva cerca de 30 minutos se tiveres uma boa chave 15mm e umpouco de jeito. vais levar mais tempo procurando o telefone de uma casa de rolamentos e esperando o motoboy te trazer a peça do que mexendo na caminhonete...
O esticador completo custa R$350,00, o rolamento de primeira linha blindado custa cerca de R$15,00.
Ainda não consegui limpar o reservatório da DH e trocar o fluido. Estou aprendendo primeiro pra fazer. As minhas experiências com os mecânicos daqui ( da minha cidade) não foram muito boas. Curioso por curioso, prefiro eu mesmo mexer. Pelo menos vou fazer com cuidado. Da última vez que fui trocar os calços da cabine o mecanico amassou a barra de direção pra cima. Se não foi com um macaco deve ter sido com uma preguiça. E um outro fez o alinhamento com a barra amassada pra cima. No final o mecanico quis me convencer que eu havia batido com o carro e amassado a barra de direção. O interessante é que eu ( na batida ) SÓ consegui amassar a barra de direção e ainda para CIMA. Apanhei , mas aprendi. Lá não levo mais.....
Valeu pela dica do esticador. Na verdade o rolamento não estava ruim. Havia um pouco de folga no esticador ( no compartimento onde a mola fica dentro) fazendo com que ele abrisse um pouco e permitindo que o rolamento encostasse em outra peça ( no caso no próprio esticador). Observei em outra ranger que estava acontecendo o mesmo com o esticador dela. O colega da outra ranger fez a m esma coisa. Não adianta apertar o parafuso que prende o esticador no motor. Ele tem um limite para permitir que a peça gire. O ideal é colocar uma arruela para compensar a folga. Daí a peça para de abrir. Como não consegui colocar outra arruela, porque ela fica tangenciando por fora e está presa ao eixo, tive que colocar numa prensa e tentar empurrar ela para dentro, para colocar outra arruela por fora. Só que a danada nao entrou, mas amassou para trás o suficiente para retirar a folga. Foi como se a arruela ficasse mais grossa. Resumo, coloquei a peça no local e o esticador está fechadinho. Espero ter explicado direitinho e NÂO ter feito nenhuma Mer...da com o esticador.
Abraços a todos
Anthoniusnikos
31/05/2008, 11:17
É isso aío SHOCK, mão na massa, fuja dos porcânicos e palpiteiros mãos de pelica.
Também estou restaurando a minha inteirinha e podemos ir trocando idéias.
MAIS PRÁTICA E MENOS TEORIA. Carro é que nem mulher, se não mexer só sentirá o perfume.
Abração
Anthoniusnikos
É isso aío SHOCK, mão na massa, fuja dos porcânicos e palpiteiros mãos de pelica.
Também estou restaurando a minha inteirinha e podemos ir trocando idéias.
MAIS PRÁTICA E MENOS TEORIA. Carro é que nem mulher, se não mexer só sentirá o perfume.
Abração
Anthoniusnikos
Falou Anthoniusnikos...Aos poucos chegamos lá. Estou tentando descobrir onde sangra o óleo da direção para eu poder fazer a troca do óleo e limpeza do reservatório.
Anthoniusnikos
31/05/2008, 18:21
Shock, ainda não mexi na minha direção hidráulica, mas tenho certeza que algum amigo aquí do Fórum fai te facilitar as coisas. Enquanto isso dê uma olhada no seguinte site: www.clubranger4x4.com.ar (http://www.clubranger4x4.com.ar) , clique em entrar, depois clique em cima da ranger vermelha (Notas Técnicas), depois no tópico Reforma do Radiador e Direção hidráulica.
Também vou te mandar um anexo do esquema da DH.
Abração
Anthoniusnikos
Anthoniusnikos
31/05/2008, 18:31
Shock, copiei e analisei o sistema publicado pelos hermanos. Acho que dá para retirar todo o óleo da direção hidráulica soltando as duas abraçadeiras do radiador (radiador pequeno) da DH, assim aproveita e dá uma limpada e desentortada no radiador. Pode até fazer a mudança do radiador como está proposto, assim evita ser amassado por pedras.
Abs
Anthoniusnikos
Modificación de la ubicación del radiador de la dirección hidráulica.
http://www.clubranger4x4.com.ar/images/alb_radiad_hidr/thumbnails/IMG_3471_JPG.jpg (http://www.clubranger4x4.com.ar/images/alb_radiad_hidr/images/IMG_3471_JPG.jpg)
Sacar las dos tuercas del soporte de chapa
http://www.clubranger4x4.com.ar/images/alb_radiad_hidr/thumbnails/IMG_3480_JPG.jpg (http://www.clubranger4x4.com.ar/images/alb_radiad_hidr/images/IMG_3480_JPG.jpg)
(http://www.clubranger4x4.com.ar/images/alb_radiad_hidr/images/IMG_3480_JPG.jpg)Desconectar ambas mangueras y vaciar el liquido (1lt aprox)
http://www.clubranger4x4.com.ar/images/alb_radiad_hidr/thumbnails/IMG_3484_JPG.jpg (http://www.clubranger4x4.com.ar/images/alb_radiad_hidr/images/IMG_3484_JPG.jpg)
Manguera original que va al depósito de liquido
http://www.clubranger4x4.com.ar/images/alb_radiad_hidr/thumbnails/IMG_3488_JPG.jpg (http://www.clubranger4x4.com.ar/images/alb_radiad_hidr/images/IMG_3488_JPG.jpg)
Desconectar la manguera del depósito
http://www.clubranger4x4.com.ar/images/alb_radiad_hidr/thumbnails/IMG_3491_JPG.jpg (http://www.clubranger4x4.com.ar/images/alb_radiad_hidr/images/IMG_3491_JPG.jpg)
(http://www.clubranger4x4.com.ar/images/alb_radiad_hidr/images/IMG_3491_JPG.jpg)Comprar 2mts de manguera de goma/tela de 3/8 con un par de abrazaderas y un acople
http://www.clubranger4x4.com.ar/images/alb_radiad_hidr/thumbnails/IMG_3492_JPG.jpg (http://www.clubranger4x4.com.ar/images/alb_radiad_hidr/images/IMG_3492_JPG.jpg)
(http://www.clubranger4x4.com.ar/images/alb_radiad_hidr/images/IMG_3492_JPG.jpg)Presentar, agujerear y remachar o colocar tornillos a los soportes del radiador.
http://www.clubranger4x4.com.ar/images/alb_radiad_hidr/thumbnails/IMG_3493_JPG.jpg (http://www.clubranger4x4.com.ar/images/alb_radiad_hidr/images/IMG_3493_JPG.jpg)
(http://www.clubranger4x4.com.ar/images/alb_radiad_hidr/images/IMG_3493_JPG.jpg)Colocar las nuevas mangueras, se pueden utilizar las mismas abrazaderas
http://www.clubranger4x4.com.ar/images/alb_radiad_hidr/thumbnails/IMG_3494_JPG.jpg (http://www.clubranger4x4.com.ar/images/alb_radiad_hidr/images/IMG_3494_JPG.jpg)
Colocar la nueva manguera en el depósito
http://www.clubranger4x4.com.ar/images/alb_radiad_hidr/thumbnails/IMG_3496_JPG.jpg (http://www.clubranger4x4.com.ar/images/alb_radiad_hidr/images/IMG_3496_JPG.jpg)
(http://www.clubranger4x4.com.ar/images/alb_radiad_hidr/images/IMG_3496_JPG.jpg)No olvidarse de colocar el caño plástico que cubre la manguera (por los rozamientos)
http://www.clubranger4x4.com.ar/images/alb_radiad_hidr/thumbnails/IMG_3497_JPG.jpg (http://www.clubranger4x4.com.ar/images/alb_radiad_hidr/images/IMG_3497_JPG.jpg)
(http://www.clubranger4x4.com.ar/images/alb_radiad_hidr/images/IMG_3497_JPG.jpg)Colocar el conector y ambas abrazaderas en el caño que quedó en la caja de dirección
http://www.clubranger4x4.com.ar/images/alb_radiad_hidr/thumbnails/IMG_3498_JPG.jpg (http://www.clubranger4x4.com.ar/images/alb_radiad_hidr/images/IMG_3498_JPG.jpg)
(http://www.clubranger4x4.com.ar/images/alb_radiad_hidr/images/IMG_3498_JPG.jpg)Luego empujar hacia arriba todo el caño y la manguera, para que no quede muy abajo
http://www.clubranger4x4.com.ar/images/alb_radiad_hidr/thumbnails/IMG_3499_JPG.jpg (http://www.clubranger4x4.com.ar/images/alb_radiad_hidr/images/IMG_3499_JPG.jpg)
Listo, tenemos radiador a una altura conveniente y no más barro en él !!!
Con menos de $10 comprás la manguera, las abrazaderas y el conector.
Luego es pura paciencia. En esta ranger fue mas facil porque al estar en reparación
de chapa y pintura, no contaba con paragolpes ni chapón.
No se olviden de volver a colocar el líquido y completar en caso de ser necesario.
Luego la arrancar el motor y la dirección aparecerá dura. No hay problema, giren el volante de
un lado a otro para que se vayan llenando las cañerias. Volver a completar el liquido si es necesario.
Recordar asegurar bien las mangueras con precintos, para que no existan vibraciones
y asi no se rompan.
FONTE: www.clubranger4x4.com.ar (http://www.clubranger4x4.com.ar)
Walter L. L. Casitta
31/05/2008, 18:54
Se a direção não volta, o provável é que tem algum problema relacionado com a geometria da suspensão e não com DH.
Bem, vamos contribuir um pouco!
Para sangrar a DH, lógico, depois do procedimento supra demonstrado, deve-se colocar fluído até a marca "cheio" do reservatório.
IMPORTANTE: observar qual fluido deve ser usado, dextron I, II III, ou outra qualificação, pois cuidado, são diferentes entre sí e, por incrivel que pareça, o funcionamento da direção muda. fisicamente são iguais, se olhar fora da embalagem, não há como distingüir.
Peça para alguém funcionar o motor, na lenta, vá observando o reservatório, o fluído ficará espumoso.
Observando o reservatório, peça para a outra pessoa que funcionou o motor, girar o volante até o final do curso, vagarosamente, chegando no final do curso, gire para o outro lado até o final do curso.
Repita umas 4 veses o procedimento.
Nota: O fluído deve ficar no nível com o motor em funcionamento, desligado, ficará levemente acima.
Lembrete: O fluído de hidráulico é extremamente fino, então vaza facilmente, por isso a tampa sempre fica suja, em quase todas as montadoras isso ocorre, bem como em quase todos os carros com DH.
Sobre a direção não estar voltando.
Procure uma nova loja de alinhamento.
Muito provavelmente é o cáster, isso acentuou devido a troca de pneus (tamanho), não deveria ter mexedo no parafuso de regulagem.
Quando fui alinhar meu engesa (que foi mexido no cáster), o mecanico me falou de algumas pick-ups que tem o problema de "passarinhar" e de não voltar a direção.
Em ambos os casos é cáster que está zerado ou negativo.
Observe com atenção essa hipótese.
Abraços.
Kim.
Edintruder
31/05/2008, 20:08
Para drenar basta soltar as mangueiras do reservatório e colocar abaixo do nível do setor, em uma delas coloca ar comprimido que empurra o fluído todo e para esvaziar o setor basta levantar a dianteira inteira e torcer pelas rodas e motor desligado, o jogo dianteiro de batenta à batente diversas vezes. Coloca diesel no sistema, liga o motor, e após esvazia da mesma forma e depois é só colocar 1 litro do Mercon ou Dexron III.
Concordo com o Walter, acho que não tem nada a ver com DH mas não custa dar uma limpada. Mesmo um carro sem DH a direção volta...mesmo com DH ruim a direção volta....com certeza é geometria. Algo está errado com o caster. Alguma coisa está empenada feio...
Abs
Em ambos os casos é cáster que está zerado ou negativo.
Observe com atenção essa hipótese.
Abraços.
Kim.
Vc falou em zerado ou negativo. Qual é o valor correto? Varia de ranger pra ranger? Pode ter duas rangers iguais com valores diferentes?
Abraços
Mede a distancia da roda traseira para a dianteira....tem que estar igual dos 2 lados. Considerando o eixo traseiro perfeito.
Caro Shock!
O valor sempre deve ser positivo.
No caso do engesa, se não me engano, deve ser 7º positivo.
Observa isso!
Abraços.
kim.
Anthoniusnikos
02/06/2008, 08:58
SHOCK, vai aí os valores de cáster e câmber para as 4x4 - ano 99/00- DIESEL-CD. Valores em graus.
..........................lado esquerdo......... lado direito................. total
Cáster .................. 3,9 +- 1,0 ............4,4 +- 1,0 .............-0,5 +- 0,7
Câmber ............... -0,5 +- 0,7 ...........-0,5 +- 0,7............. -0,0 +- 0,7
Converg/Diverg ...........----..................... ---- ................0,12 +- 0,25
Se for 4x2 são outros valores, e também tenho. Aliás, não têm o Manual dela aí, não ?
Abração
Caro Shock!
O valor sempre deve ser positivo.
No caso do engesa, se não me engano, deve ser 7º positivo.
Observa isso!
Abraços.
kim.
Valeu Camarada.. mais uma coisa que aprendo.. um dia ainda vai aparecer Expert ao lado de SHOCK he he he
SHOCK, vai aí os valores de cáster e câmber para as 4x4 - ano 99/00- DIESEL-CD. Valores em graus.
..........................lado esquerdo......... lado direito................. total
Cáster .................. 3,9 +- 1,0 ............4,4 +- 1,0 .............-0,5 +- 0,7
Câmber ............... -0,5 +- 0,7 ...........-0,5 +- 0,7............. -0,0 +- 0,7
Converg/Diverg ...........----..................... ---- ................0,12 +- 0,25
Se for 4x2 são outros valores, e também tenho. Aliás, não têm o Manual dela aí, não ?
Abração
A minha é 4x2 ano 95. Manual? Do jeito que era o ex-dono, já me dei por satisfeito de vir com o documento e chave. Depois descobri que ela ligava sem chave. Se esta ranger falasse, coitada da mãe do ex-dono. he he he
Mais uma vez, obrigado pela atenção...
Anthoniusnikos
03/06/2008, 13:16
Bom...,
SHOCK, vai aí os valores de cáster e câmber para as 4x2 - ano 99/00- DIESEL-CD. Valores em graus.
..........................lado esquerdo......... lado direito................. total
Cáster .................. 4,1 +- 1,0 ............4,5 +- 1,0 .............-0,4 +- 0,7
Câmber ............... -0,5 +- 0,7 ...........-0,5 +- 0,7............. -0,0 +- 0,7
Converg/Diverg ...........----..................... ---- ................0,06 +- 0,25
Abração
Fui ao alinhador e o cara me disse que não havia necessidade de mexer no caster da ranger. Ele encontrou 4º e 29' na direita e 3º e 47' na esquerda. O cara da oficina falou que não era por causa desses valores que a ranger estava tendo dificuldade de voltar a direção. Ele disse que poderia ser os PIVOT novos e que estariam deixando a direção dura, mas que com o tempo eles amaciariam mais. Segundo eu vi na tabela dele a ranger poderia ficar numa faixa de 2 a 6º positivos. A minha dúvida agora é:
O que aconteceria se eu colocasse as duas rodas a 2º ou a 6º?
E quanto aos pivot será que procede?
Edintruder
06/06/2008, 19:13
Dificilmente pivô deixaria o sistema duro a ponto de pesar o conjunto de direção...
Dificilmente pivô deixaria o sistema duro a ponto de pesar o conjunto de direção...
Uma coisa é certa.. quando resolver este problema vou saber TUDO sobre direção.. he he he he... ou pelo menos sobre caster.... de qualquer forma vou continuar tentando...vou levar a mais um alinhador.
Anthoniusnikos
07/06/2008, 13:41
Shock, veja como diagnosticar defeitos na DH no site: http://www.omecanico.com.br/modules/revista.php?recid=24&edid=3
Abração
Anthoniusnikos
Alô, SHOCK... como ficou a direção da Ranger ?
Afinal, está ou não voltando ao centro sozinha ? Tenho muito interesse nesse teu problema, pois o meu CJ-5 está com o mesmo problema. Ele está com uma DJ do Jeep Wagoner.
Grato... abraços a todos...
Uma coisa é certa.. quando resolver este problema vou saber TUDO sobre direção.. he he he he... ou pelo menos sobre caster.... de qualquer forma vou continuar tentando...vou levar a mais um alinhador.
Walter L. L. Casitta
06/07/2008, 22:53
Alô, SHOCK... como ficou a direção da Ranger ?
Afinal, está ou não voltando ao centro sozinha ? Tenho muito interesse nesse teu problema, pois o meu CJ-5 está com o mesmo problema. Ele está com uma DJ do Jeep Wagoner.
Grato... abraços a todos...
Você vai ter que encontrar uma forma de girar um pouco o seu eixo dianteiro para traz...
Desculpe, Walter.
Você poderia por favor explicar melhor ?
Está se referindo ao meu problema ou ao problema do SHOCK ?
Preciso muito dessa consultoria.
Abraços a todos...
Você vai ter que encontrar uma forma de girar um pouco o seu eixo dianteiro para traz...
Walter L. L. Casitta
07/07/2008, 13:30
Desculpe, Walter.
Você poderia por favor explicar melhor ?
Está se referindo ao meu problema ou ao problema do SHOCK ?
Preciso muito dessa consultoria.
Ao seu mesmo. Você tem que verificar o alinhamento das rodas dianteiras, principalmente o caster. O caster na Ranger fica entre 4 e 5º. Não sei qual seria o ângulo no CJ, mas não deve ser muito diferente disso. Em qualquer veículo se o caster estiver próximo de 0º ele perde a abilidade de voltar o volante depois das curvas e tambem nas retas ele fica sempre tendendo pra um dos lados. Em princípio para você aumentar o ângulo do caster em relação ao chassi no CJ, você teria que girar o eixo dianterio para traz.
Em veículos com feixe de molas como o CJ perder diminuir o ângulo do caster quando se instala jumelos muito compridos da parte da frente das molas dianteiras...
Grato pela atenção, Walter.
O alinhamento já foi verificado, e segundo os meus consultores estaria correto, e também o caster. Nem tenho jumelos tão altos... em verdade são apenas um pouquinho mais altos do que os normais. De qualquer forma, vou discutir esse problema com o meu engenheiro chefe. De fato é um problema ao qual eu pretendo dedicar atenção especial - muito ruim o volante não voltar nada sozinho.
Valeu mesmo.
Abraços a todos...
Ao seu mesmo. Você tem que verificar o alinhamento das rodas dianteiras, principalmente o caster. O caster na Ranger fica entre 4 e 5º. Não sei qual seria o ângulo no CJ, mas não deve ser muito diferente disso. Em qualquer veículo se o caster estiver próximo de 0º ele perde a abilidade de voltar o volante depois das curvas e tambem nas retas ele fica sempre tendendo pra um dos lados. Em princípio para você aumentar o ângulo do caster em relação ao chassi no CJ, você teria que girar o eixo dianterio para traz.
Em veículos com feixe de molas como o CJ perder diminuir o ângulo do caster quando se instala jumelos muito compridos da parte da frente das molas dianteiras...
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