Ver Versão Completa : ABS Ranger 2001 Acendendo - Ajuda
IGORFROTA
23/05/2008, 08:15
Já não bastava a luz do check Gage acesa direta, agora é a vez do ABS ficar enchendo o saco.
De vez em quando ela acende e não apaga mais. Depois quenaod paro o carro e desligo por uns minutos ela volta a acender.
Alguém tem ideia do que possa ser ?
No manual so fala que devo procurar a concersionaria, mas eu quero procurar com conhecimento do que pode ser
A do check gage, eu tenho quase certeza ser o sensor de pressão do óleo ou algum mal contato.
No manual fala que deve acender se o fluido estiver quente, que não é o caso, combustível baixo (tb nao) ou pressao do oleo. Não acredito que o carro esteja com baixa pressao do óleo, pois o ponteiro da pressao chega a subir, apenas nao fica no meio, fica mais baixo. Ja me disseram que o ponteir nao tem funcao de medir a intensidade da pressao, e sim se a pressao está ok ou não.
João Pedro
23/05/2008, 09:06
Igor, vc está atravessando o Rubicão que atravesso.
É exatamente o que citei em meu tópico: a luz acende pouco depois que eu ligo, as vezes até demora em acender.
Quando acesa, vc notará que o sistema ABS deixa de funcionar. Péssimo isto, pois o ABS é um ítem de fundamental importância para qualquer carro. Porém, para os nossos, com eixos traseiros pesados e traseiras leves, é imprescindível.
IGORFROTA
23/05/2008, 10:13
Com relação ao ABS, eu acredito que sejam as lonas.
Desde que peguei umas aguas numa trilha a alguns meses, percebi como se o eixo traseiro estivesse pesando. Acho que as lonas colaram e com o tempo desgastaram.
Vou mandar verificar.
Ja li em algum lugar de um caso que a troca completa do fluido de freio resolveu o problema.
Allan Nielsen
23/05/2008, 10:36
Igor,
tem casos relatados aqui de sujeira no sensor. Tem alguem (acho que o Walter Cassita) que teve que trocar o sensor que fica no diferencial.
boa sorte
Anthoniusnikos
23/05/2008, 10:43
Pessoal, vou verificar o ABS, lonas, sensores, etc. Já tirei a roda traseira.
Qual ferramenta devo usar para remover a panela ? (tirar a porca)
Abração
Anthoniusnikos
Nota: A luz do ABS da minha Velha Senhora também está permanentemente acesa.
alexborba
23/05/2008, 11:19
Já não bastava a luz do check Gage acesa direta, agora é a vez do ABS ficar enchendo o saco.
De vez em quando ela acende e não apaga mais. Depois quenaod paro o carro e desligo por uns minutos ela volta a acender.
Alguém tem ideia do que possa ser ?
No manual so fala que devo procurar a concersionaria, mas eu quero procurar com conhecimento do que pode ser
(...)
olá igor!
tive uma 97 americana que quando começou esse pisca-pisca de alertas no painel (que mais parecia aquele genius, lembra?) só na convcessionária é que arrumaram, com o scanner, depois de levar a vários nó-cegos e fuçadores por aí...
lembro até que um deles chegou a espirrar quase uma lata de WD nos conectores elétricos do motor pra ver se parava e depois tomei uma bronca danada na autorizada quando souberam, que poderia ter inutilizado o módulo, etc...
boa sorte e boa economia tb!
b
Anthoniusnikos
23/05/2008, 18:55
Concordo plenamente com o Alex. Devido a existência de tantos porcânicos e curiosos de última hora, hoje faço grande parte da manuteção. Sempre contando com a ajuda dos colegas foristas. Também recomendo para aqueles que tem dinheiro sobrando, levem seus veículos numa boa autorizada. Vai custar umas 3 à 5 vezes, com a vantagem de não sujar as unhinhas esmaltadas, as mãozinhas aveludadas, etc., mas se precisarem trocar uma simples lâmpada à noite, vão ter que dirigir no escuro.
Pessoal, qual a chave para retirar a porca do eixo para soltar a panela e fazer uma verificação das lonas de freio, burrinho, ABS, etc.
Abração à todos.
Anthoniusnikos
LEONARDORAZO
23/05/2008, 22:34
Fala Meu amigo, na minha ranger já aconteceu isso, foi o sensor que fica no diferencial, é facil de tirar ele e limpar; mas me diz uma coisa, o velocímetro parou de funcionar ????
IGORFROTA
26/05/2008, 11:50
O velocimetro está ok
E luz está intermitente. Hora acende, hora apaga. Passa 2 dias acesa e de repente apaga.
Não senti nada de diferente no freio.
Qual o diferencial ? É no traseiro.
Wagninho
26/05/2008, 12:27
O velocimetro está ok
E luz está intermitente. Hora acende, hora apaga. Passa 2 dias acesa e de repente apaga.
Não senti nada de diferente no freio.
Qual o diferencial ? É no traseiro.
Olá Igor !
Fica sobre o diferencial traseiro, para remover e limpar vc vai precisar desconectar o plug e uma chave 10mm. Se o problema persistir vc vai ter que levar na autorizada para passar o scanner ( aparelho eletrônico com software ) e identificar se o defeito é mecânico ou eletrônico. Na minha acontecia quase a mesma coisa levei na autorizada passaram o scanner que identificou defeito mecânico na válvula de controle do ABS. Resolvi o defeito eu mesmo, abrindo a válvula e limpando pois na ford queriam R$1.886,00 pela troca da válvula que encontrava-se apenas travada em aberto por motivo de oxidação dos elementos internos.
Anthoniusnikos
26/05/2008, 22:42
Wagninho, é fácil a limpeza da válvula ABS ? Sei que fluído oxidado faz a lâmpada ABS do painel ficar permanentemente acesa. Após feita a limpeza também é fácil sangrar o sistema?
Sds
Wagninho
27/05/2008, 15:54
Wagninho, é fácil a limpeza da válvula ABS ? Sei que fluído oxidado faz a lâmpada ABS do painel ficar permanentemente acesa. Após feita a limpeza também é fácil sangrar o sistema?
Sds
Anthoniusnikos,
só devemos mexer nessa válvula se for realmente necessário, ou seja, se for detectado que o problema é nela. Como manutenção preventiva no sistema de freio o melhor a fazer é substituir o fluído existente pelo de cassificação DOT5, quanto a sangrar o sistema é fácil desde que seja em duas pessoas. Caso haja nessecidade de abertura da válvula será necessário desbastar a extremidade de um soquete de 26 mm ( essa é a medida se eu não me engano ) pois o sextavado das válvulas solenóides do ABS tem o perfil muito baixo, aproximadamente 1,5mm e o chanfro da ponta do soquete desliza impedindo o desaperto.Muito cuidado e atenção na desmontagem as peças internas possuem furos calibrados, preserve todos os diâmetros, não introduza nenhum material metálico para desobstruir esses furos, use apenas solvente e ar comprimido. Lembre-se vc estará executando manutenção em um item de segurança do veículo que pode colocar a vida de outras pessoas em risco no caso de falha ou manutenção inadequada. Boa sorte !
Alô, Igor! A "Natasha" começou a acender a luz do ABS de modo intermitente também, mais quando eu exigia do freio. Sabe o que era? Pastilha de freio gasta; o nível do reservatório de fluído de freio baixou e a luz começou a acender. Troquei as pastilhas, o nível do reservatório subiu e o problema acabou. Agora um conselho, cuidado com os "mexânicos"; já ouvi dizer que eles retiram a lâmpada do painel e te cobram uma grana dizendo que consertaram e não fizeram bulhufas.
Um abraço.
SergioPB
27/05/2008, 23:03
Eu e minha filha temos Ranger. A minha é uma V6 CD 4x4 e a dela uma V6 Supercab 4 x 2.
Recentemente a luz do ABS da Ranger dela começou a piscar. Verifiquei o nível de óleo de freio mais baixo. Completei e sumiu o "defeito".
A minha deu o mesmo problema. Fiz a mesma coisa. Parou de piscar.
Anteontem levei as duas para passar os pneus da minha, zero bala, para a dela. E vice-e-versa.
O técnico verificou que as pastilhas estavam no fim da vida útil, nas duas Rangers.
Era pastilha gasta e não nível baixo do óleo de freio, o que fazia a luz do ABS acender.
Abraços!
Se nao houver vazamentos, nível de fluido de freio baixo, em geral, significa pastilhas gastas (em qq veículo).
Anthoniusnikos
28/05/2008, 08:22
Obrigado Wagninho, pretendo só fazer um esgotamento e limpeza, pois quando troquei o fluído da última vez, o mesmo estava sem cor e com ferrugem, e como não deu para sangrar pelo ponto adequado, acho que ficou fluído ruim na válvula.
Raposo, mesmo com ABS só nas rodas traseiras, as pastilhas gastas vão acender a luz no painel ?
Abração
Anthoniusnikos
IGORFROTA
28/05/2008, 17:21
É bem provavel que a minha seja pastilha também
O nivel de fluido está ok, mas o mecanico ja havia me alertado pa as pastilhas.
Vou verificar as lonas por prevenção também
Já tem dois dias que a luz não acende.
Não sei se acho bom ou ruim !!!!
Com ceretzatem problema, e agora vai ficar mais dificil diagnosticar !!!
Vou trocar os itens que estiverem gastos por prevençao e esperar o que acontece...
Edintruder
28/05/2008, 17:37
Anthonius, sempre que ao usar o freio piscar a luz do fluído baixo, o sistema do RABS pára de funcionar devido ao baixo nível detectado pelo sistema, dessa forma indica vazamento ou pastilhas desgastadas. O sistema comporta fluído suficiente para compensar o desgaste das pastilhas e lonas, então se o nível não for reposto a luz indicará o desgaste pelo nível baixo do fluído.
O Fluído indicado é o DOT 3, então se quiser colocar um mais grosso usa o DOT 4 pois não fica muito longe do 3 e já apresenta diferença.
Eu uso o DOT 3 pois o freio solta mais rápido ao tirar o pé do pedal do que com o DOT 4.
Wagninho
28/05/2008, 19:51
Anthonius, sempre que ao usar o freio piscar a luz do fluído baixo, o sistema do RABS pára de funcionar devido ao baixo nível detectado pelo sistema, dessa forma indica vazamento ou pastilhas desgastadas. O sistema comporta fluído suficiente para compensar o desgaste das pastilhas e lonas, então se o nível não for reposto a luz indicará o desgaste pelo nível baixo do fluído.
O Fluído indicado é o DOT 3, então se quiser colocar um mais grosso usa o DOT 4 pois não fica muito longe do 3 e já apresenta diferença.
Eu uso o DOT 3 pois o freio solta mais rápido ao tirar o pé do pedal do que com o DOT 4.
Olá Edin !
Eu estou usando o DOT5 com base em silicone, tem a performance superior ao DOT3 e DOT4 que tem base em glicol. Atende regimes severos de operação e ponto de ebulição acima de 260ºC, contra os 230ºC dos DOT 3 e 4.
Anthoniusnikos
28/05/2008, 20:03
Edin, eu estava usando DOT 3, e substituí por DOT 4. Pensei que substituindo estivesse colocando um fluído com características mais modernas (melhores).
E esse DOT 5 ? É mais grosso ainda ?
Abração
Anthoniusnikos
28/05/2008, 20:04
Edin, eu estava usando DOT 3, e substituí por DOT 4. Pensei que substituindo estivesse colocando um fluído com características mais modernas (melhores).
Abração
Edintruder
28/05/2008, 22:49
Sim, mas também não ataca as borrachas presentes no sistema, apenas altera a viscosidade.
IGORFROTA
25/07/2009, 18:17
Apos o ABS acender, já troquei as pastilhas, mas nunca troquei os discos.
Isso pode fazer a luz do abs acender ?
Outra coisa, a luz vermelha do freio nunca acendeu, e o velocimetro fucniona normalmente.
Onde sera o problema ?
O que me indicam fazer ?
linuxhellmaster
25/07/2009, 18:21
Abração
a maior vantagem dos "dot's" mais novos, eh q sao a base de silicone.... impedindo o acumulo de agua no fluido (que eh higroscopico).. e tambem a temperatura de fervura...
porem voce tem de limpar o sistema muito bem, de preferencia a vapor, antes da troca.... senao....
cheers
deyvidlemes
29/11/2014, 22:27
boa noite pessoal, minha ranger acende a luz do abs somente quando aperto o pedal do freio estacionário, ai acabo por não usar o freio ou as vezes desligo o fio do sensor que fica embaixo do freio estacionário pq aquela luz incomoda, mais ai eu fico sem a luz do freio estacionário. já aconteceu isso com alguém? sabem a solução para este problema?