PDA

Ver Versão Completa : Barulho ao utilizar 4x4HI Ranger 2001

TylerNTL
22/05/2008, 19:24
Sábado passado fui para a granja do meu pai e como de costume engatei a 4x4HI para subir uma rampinha de terra na entrada (para vencê-la em 4x2 tem que vir embalado). Acelerei em 1ª e apés vencer a rampa soltei o pé do acelerador e escutei um barulho estranho vindo da parte dianteira.

No fim do dia engatei o 4x4HI para fazer um trajeto de +-4km em estrada de terra (não era necessário, usei mais o 4x4 para "lubrificar" o sistema) o barulho que eu havia notado pela manha era bem evidente sempre que eu tirava o pé do acelerador deixando o freio motor trabalhar. Como percebi que o 4x4 não estava na CNTP fiz o trajeto em 4x2.

Já engatei a tração mais umas 03 vezes, em trechos planos e em linha reta, e o barulho sempre está lá.

Saliento que a vitura tem 137k km rodados praticamente todos no asfalto em 4x2 e em 4x2 ela não apresenta nenhuma alteração ou seja nada de barulho ou vibrações anormais.

Hoje pela manhã fiz uma inspeção no eixo dianteiro. Aparentemente nada errado sem folgas, coifas em ordem. O único problema foi um pequeno vazamento no diferencial dianteiro (estou dizendo que é o diferencial dianteiro pq o óleo era claro, não era óleo do motor).

Amanhã estou levando a viatura em uma oficina para verificarem do que se trata o barulho.
Algém tem alguma dica do que poderia ser?
O óleo do diferencial dianteiro baixo poderia causar este barulho? Se sim obrigatoriamente houve danos nas engrenagens?

amithai
22/05/2008, 21:15
Como era exatamente o barulho?

A minha tem um barulho assim....CLONK! As vezes quando ligo a traçao....ele faz o clonk uma vez só e fuciona normalmente.

TylerNTL
22/05/2008, 21:42
É um barulho como se tivesse alguma coisa solta embaixo do carro, tipo peças de metal frouxas se chocalhando.

amithai
22/05/2008, 21:50
é tentar descobrir se é do diferencial e homocineticas ou da CT ....levantar uma roda, levantar outra....

TylerNTL
23/05/2008, 10:20
Hoje levei a viatura para oficina. Demos uma volta em um campo de areia com 4x4HI, 4x4LOW, correndo, devagar, curva, reta e o escambáu... Nada de barulho. Quando estávamos saindo do campo por uma estradinha de terra batida o barulho apareceu! Acionamos ela novamente, em linha reta, no asfalto e o barulho estava lá.

Levantamos ela e encontramos uma folga no cardâ dianteiro aparentemente em uma homocinética que fica logo no acoplamento da CT.

A notícia ruim é que a peça nova custa por baixo uns R$ 2k.
O nome científico é Árvore de transmisão dianteira código 1L54/4A376/XA.

Alguém por acaso não teria uma sobrando por aí?

Allan Nielsen
23/05/2008, 10:32
Thelmo,

dá pra comprar por bem menos (menos de R$1.000), eu paguei R$1.400 a 2 anos atras. Veja no Gatiboni (RS), e pelo que ouvi falar dá tambem pra trocar so a homocinetica.

Ma antes de qualquer coisa tenta desmontar e lubrificar.

No meu caso era uns estalos pavorosos, parecia que estava tudo quebrando. O motivo no meu caso foi falta de lubrificação (pesquise aqui que tem varios relatos), a coifa estava perfeita mas não tinha graxa nenhuma. Deixei a velha na oficina (amigo) ele lubrificou e acabou colocando em outra Ranger com problema e estava rodando normalmente.

boa sorte

amithai
23/05/2008, 10:55
concordo com o allan, eu tentaria tudo antes de trocar.

TylerNTL
23/05/2008, 20:26
Vai aí um desenho da tal cardâ dianteiro. Na concessionária daqui de Natal (Salinas) custa a bagatela de R$ 2,5k.

No desenho dá para entender que este parafuso (4) se não estiver bem firme provocaria um folga no cardã (e no meu caso a folga é mais ou menos deste tamanho 1/6 de volta).

Marquei de desmontar ele no sábado pela manhã e ver no que dá e conforme as sugestões vou apelar para a criatividade (e para um bom torneiro) para tentar solucionar o problema de uma maneira alternativa.

Walter L. L. Casitta
23/05/2008, 20:55
Vai aí um desenho da tal cardâ dianteiro. Na concessionária daqui de Natal (Salinas) custa a bagatela de R$ 2,5k.

No desenho dá para entender que este parafuso (4) se não estiver bem firme provocaria um folga no cardã (e no meu caso a folga é mais ou menos deste tamanho 1/6 de volta).

Marquei de desmontar ele no sábado pela manhã e ver no que dá e conforme as sugestões vou apelar para a criatividade (e para um bom torneiro) para tentar solucionar o problema de uma maneira alternativa.

Se o problema for na Junta CV não precisa trocar o eixo inteiro. A junta custa menos de R$600,00 mais o serviço do torneiro. Uns R$70,00 aqui em BH...

TylerNTL
23/05/2008, 21:30
Walter,

A Junta CV seria este pedaço do cardã mais próximo da CT? Aparentemente o problema é lá.

Walter L. L. Casitta
23/05/2008, 21:34
Walter,

A Junta CV seria este pedaço do cardã mais próximo da CT? Aparentemente o problema é lá.

Isso mesmo. O pessoal das auto peças também chamam aquilo de bolacha...

rogeriomasih
24/05/2008, 10:37
A notícia ruim é que a peça nova custa por baixo uns R$ 2k.

eu paguei 760,00 na minha, nova.

Tem muita coisa no fórum sobre isso. Procura na Superpeças; comprei lá.

E tem outra, vc pode substituir somente a homocinética (bolacha).

rogeriomasih
24/05/2008, 10:40
Mais uma dica:

se a coifa estiver rasgada, compra logo a original e coloca. Não adianta esse negócio de 'tentar a do tempra...a da kombi...a do uno..." sempre vai rasgar novamente.

Tem a coifa para vender separado, claro que não na autorizada.

TylerNTL
24/05/2008, 22:45
Levei ela em uma "retificadora de peças". Na verdade é um torneiro, que também tem uma prensa e trabalha recuperando caixas de de direção, colocando buchas em peças de suspensão, etc.

Ele prometeu recuperar a peça e até lá estou andando em uma Ranger 4x2. Tem que sair por menos de R$ 300.

rogeriomasih
25/05/2008, 13:22
E quanto à coifa?

Estava boa ou vai ter que substituir?

Marc4x4
25/05/2008, 13:48
Pense bem,
Se vc usa constantemente o 4x4, vale a pena fazer um investimento maior e comprar a peça anunciada a 981 reais no Mercado Livre. Eu coloquei uma b... recuperada, e já vou ter que trocar.
Veja este anúncio, quem sabe vc consegue um desconto?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-73186749-cardan-completo-c-bolacho-original-ford-ranger-3-_JM
Boa sorte no reparo da Ranger.

TylerNTL
25/05/2008, 17:27
Rogeriomasih

A coifa estava boa.

Eu uso bem pouco o 4x4. Estou com um amigo de Salvador que diz conseguir tudo quanto é peça em Feira de Santana vou passar o código da peça para ele e dependo do preço que ele conseguir x resultado da recuperação vou decidir o q fazer.

rogeriomasih
25/05/2008, 22:37
Thelmo,

sei que o assunto é outro, mas vc já deu um jeito no console central?

TylerNTL
26/05/2008, 20:35
Consertei o apoio do braço do console com fibra de vidro.
Ficou melhor (mais firme que o original) pq enchi ele com uma espuma e coloquei um pedaço da mesma espuma apoiando ele sobre o console.

Lá pela mensagem 25# do tópico ( http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=40100 ) coloquei uma foto da melequeira de fibra. Tenho umas fotos do serviço acabado no celular do meu pai e pretendo colocá-las neste tópico quando ele enviá-las para mim.

Recebi a peça da retificadora e depois de montada a folga ficou muito menor. Testei a tração em um campo de areia e liguei ela em linha reta num trecho de asfalto. Barulho = zero.

Fica a dica para quem for de Natal-RN e precisar de pecinhas básicas que custam uns milhares de reais nas concessionárias ou simplemente não existem:
TDR peças remanufaturadas na Av. Raniere Mazzille.
Dependendo do defeito (substitur um rolamento, ou uma bucha) não vejo porque não tentar economizar.

Gugu7
27/05/2008, 21:30
Como era exatamente o barulho?

A minha tem um barulho assim....CLONK! As vezes quando ligo a traçao....ele faz o clonk uma vez só e fuciona normalmente.
Galera.
Por onde anda o Edin que não apareceu, ele sempre tem umas boas dicas
:roll: ???

fellippe corsi
27/05/2008, 21:51
eu ja passei por esse problema e tive que trocar o cardan pois a bolacha recondicionada nao aguenta muito tempo e estourou pela segunda vez, dai fiz como o amigo falou comprei no mercado livre, veio tudo certo e saiu por mil reais com frete!!! outra dica é um cara de campo grande que troca o cardan e muda o sistema de bolacha por cruzeta me disseram que fica muito bom, e custa uns 600,00 a base de troca.

TylerNTL
28/05/2008, 21:49
eu ja passei por esse problema e tive que trocar o cardan pois a bolacha recondicionada nao aguenta muito tempo e estourou pela segunda vez, dai fiz como o amigo falou comprei no mercado livre, veio tudo certo e saiu por mil reais com frete!!! outra dica é um cara de campo grande que troca o cardan e muda o sistema de bolacha por cruzeta me disseram que fica muito bom, e custa uns 600,00 a base de troca.

Quando vi onde era o problema. No segundo mecânico que fui mostrando a folga no cardã ele me explicou onde era o problema, estimou o custo da peça em mais de R$ 2k e mostrou a mesma peça de uma S10.

Eu perguntei se seria possível adaptar cruzetas e ele descartou dizendo que era impossível (belo argumento!). Na minha opinião é perfeitamente possível basta um torneiro mais criativo para topar a adaptação.

Edintruder
28/05/2008, 23:00
Manda o meca enfiar a chave de fenda no rabo dele e troca tu mesmo essa homocinética em casa só pelo preço da peça que é muito menos de 1K!!!
Podes colocar cruzeta sim, mas só compensa se usares pouco a tua Ranger em estradas pois acaba gerando ruído de ressonância.

Anthoniusnikos
29/05/2008, 10:14
X2............!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Edin, vamos sempre ouvir o MESTRE. Tive que reapertar pelo menos um parafuso de cada bolacha quando comecei a usar a minha. Devem ter esquecido de dar o aperto final, ou o parafuso estava em posição desconfortável para aperto.
Abração para todos.

Walter L. L. Casitta
29/05/2008, 11:43
Pessoal, Nesse fim de semana tive que dar um geral na tração da minha Ranger. Acontece que todas as vezes que viajava, aparecia um vazamento de óleo na CT, na saída para o cardam dianteiro. Isso não acontecia na cidade, só na estrada e o óleo que vazava sujava até o eixo traseiro.
Quando fui verificar o vazamento constatei que vinha do retentor dianteiro e que o meu cardam estava preso apenas por 3 parafusos e os outro 3 estavam quase se perdendo.
Retirei o cardam e levai numa autopeças aqui em BH e comparei com um cardam 0Km. Acabei comprando uma junta nova e mandei substituir a minha num torneiro de confiança.
Nessa autopeças (Formax 31 3201-2006) a junta custou R$600,00 e eles também tem o eixo completo original por R$900,00. Gastei mais R$70,00 no torneiro.
Além disso passei numa concessionária e comprei o retentor e um rolamento que funciona junto com esse retentor.
Desci a CT abri e troque tudo nesse último domingo. Vamos ver daqui pra frente como tudoi vai se comportar...

Em tem: Pessoal, jamais coloque uma cruzeta nesse cardam se a Ranger não tiver RL. A cruzeta não foi feita pra trabalhar num ângulo tão grande. Seria uma economia muito porca. Vai vibrar e colocar em risco a carcaça da CT que é de alumínio...

vinidrum
29/05/2008, 12:19
Os pneus estão todo no mesmo estado? pq se, por exemplo, os da frente somente estiverem novos e os de trás gastos, dá uma diferença na sincronia dos giros do 4x4, e aí pode estragar.. por conta disso fica fazendo uns barulhos tb.. se por acaso estiver assim, faça um teste.. coloque no mesmo eixo um pneu novo e um gasto, ou seja, faça o rodizio em um lado somente, passando para trás a roda dianteira e vice-versa.. ainda que não seja o problema, já serve de dica pra o pessoal..
abraços.:concordo:

Walter L. L. Casitta
29/05/2008, 14:56
Os pneus estão todo no mesmo estado? pq se, por exemplo, os da frente somente estiverem novos e os de trás gastos, dá uma diferença na sincronia dos giros do 4x4, e aí pode estragar.. por conta disso fica fazendo uns barulhos tb.. se por acaso estiver assim, faça um teste.. coloque no mesmo eixo um pneu novo e um gasto, ou seja, faça o rodizio em um lado somente, passando para trás a roda dianteira e vice-versa.. ainda que não seja o problema, já serve de dica pra o pessoal..
abraços.:concordo:

Puts! Também não precisa exagerar...

TylerNTL
29/05/2008, 23:11
Manda o meca enfiar a chave de fenda no rabo dele e troca tu mesmo essa homocinética em casa só pelo preço da peça que é muito menos de 1K!!!
Podes colocar cruzeta sim, mas só compensa se usares pouco a tua Ranger em estradas pois acaba gerando ruído de ressonância.

Então não deu certo pq praticamento só uso ela em estradas. Se esta junta der trabalho novamente vou na opção do Walter: Comprar uma homocinética genérica e pagar um torneiro para substituir a do cardã.

Escutei uma opinião sobre este defeito:
" não substituia o cardã dianteiro por um novo. Pois o antigo já está "adaptado" as folgas existentes no diferencial e o novo e "pegaria" esta folga rapidamente. É melhor recondicionar ou adptar uma homcinética "

Isso faz algum sentido?

Realmente quando desmontamos o cardã, vi que havia uma certa folga no diferencial dianteiro. Briguei até com o dono da recondicionadora achando que ele ia me aplicar um golpe e pois o problema seria o diferencial e não o cardã. Ele devolveu dizendo que se após a montagem da peça recuperada ainda ficasse folga não precisava pagar.

Na CT a folga era = a zero!

Maurobdf
03/06/2008, 22:48
A minha picape com 120000 km estourou a coifa e eu não percebi, resultado: o cardan foi pro saco. Comprei um novo na Super Peças, no Rio Grande do Sul. Entrei em contato com eles e me enviaram via correio, gastei R$700,00. Fone: (55) 3431-5219.

fellippe corsi
04/06/2008, 10:48
eles tem todos as peças para diesel?? são de confiança? valeu!!

Edintruder
04/06/2008, 15:27

Sim! Podem montar uma ranger inteira com peças originais trazidas da Argentina. Pode confiar pois se está a indicação no fórum é porque muita gente compra deles e nunca tiveram problemas. Se alguém pisa na bola o pessoal tira a indicação daqui.

rogeriomasih
04/06/2008, 18:19

comprei exatamente esta peça lá. Os cara são de confiança. :concordo: