PDA

Ver Versão Completa : Diferencial blocante automático.

andreconrad
22/05/2008, 10:47
E ai pessoal alguem ja viu algo assim: bloqueia as 2 so qdo uma delas gira em falso tem um mecanico montando esse sistema acho que bloqueia DE 75% A 85 % nao sei sa vai 100% mas sera que 75% A 85 % fica bom? E o melhor o valor nao é muito alto mandando a caixa satelite sai 200 e o mecanico montando uma sai por 350 (caixa satelite) claro que tem o frete. Mas e ai sera que fica bom? E ai alguem tem esse sistema instalado? ou sabe como montar?

Denilson Maçaneiro
22/05/2008, 12:54
E ai andré, quem faz esse serviço?
onde é?

Não posso responder sua pergunta pois não tenho bloqueio, não entendo muito..

fc racing
22/05/2008, 15:45
Fala primo............hehehehehehh
Cara da uma olhada c é issu q o cara faz ae.........
Eu comecei a faze o meu ja mas dexei d lado mas quero retomar a copia tirada ai do forummm.....abraçoss

fc racing
22/05/2008, 16:02
tinha esquecido

andreconrad
22/05/2008, 18:22
Fala primo blz, e a gaiola como vai? o guincho estou na espera de mais detalhes, e vc pretende terminar esta caixa satelite, ela realmente funciona? bloqueia 100%? e o custo de 200 vc acha barato ou nao? Saberia explicar como funciona? E talvez como o pessoal aqui fazer.

digobrazil
23/05/2008, 00:39
essa blocagem que desenvolveu foi o Sapinho

www.sapinhocambios.com.br

mes passado eu entrei em contato com eles e o preço da blocagem ja instalada, sai em torno de R$650,00, porem nao sei se inclui a retirada e colocação do cambio no veiculo.
ele tb me disse que podesse controlar a blocagem conforme a pessão que se da nas porcas.

zoega
23/05/2008, 08:10
Esse blocante é relativamente fácil de se fazer, é só achar um torneiro com boa vontade que faz, e fica beeem mais barato que 650 reais do sapinho....
Aqui na minha cidade vários carros turbo/de rua/de arrancada, usam esse esquema e vários torneiros fazem, por ser um método fácil e barato de bloqueio, mas não bloqueia 100%.
Uma grande vantagem dele além de bloquear, é que se acontecer alguma quebra no diferencial como estourar as travas do diferencial ou quebrar as satélites, ou ainda quebrar 1 dos semi-eixos, a gaiola ainda vai andar, pois como ele possui 4 satélites e não duas como o diferencial original, sendo que por exemplo 2 quebram, as outras 2 vão fazer o papel das satélites originais, ficando nesse caso sem bloqueio, mas pelo menos dá pra voltar pra casa andando....
Peguei ontem um câmbio montado desse de um amigo, vou ver se dismonto e tiro mais algumas fotos...
Inclusive estou pensando em fazer um esquema desse pra bloquear minha F100...
Esse cara que fazia uns blocantes também:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-74068298-_JM
Mais um só que é pra cambio de AP:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-73763185-blocante-diferencial-ap-80-_JM
Na folego, beep turbo, etc, facilmente vc encontra esse tipo de blocante pra AP, agora pra fusca creio que só na Sportsystem, e bem mais caro:
http://www.sportsystem.com.br/loja/product_info.php?products_id=118&osCsid=0c34c78757cb221e02f187d540f47fd0

[]'s

digobrazil
23/05/2008, 18:02
já que vc esta com o blocante ai, vc poderia tirar as medidas e fazer um desenho mecanico e disponibiliza-lo aqui no forum para todos....

zoega
23/05/2008, 21:17
já que vc esta com o blocante ai, vc poderia tirar as medidas e fazer um desenho mecanico e disponibiliza-lo aqui no forum para todos....

Posso tirar umas fotos e algumas medidas que conseguir sim, o problema é que o diferencial está montado e como as porcas foram travadas com solda, não dá pra desmontar nem tirar as medidas direito, fora que desenho mecânico (CAD, etc) eu não manjo nada, mas vamos ver o que consigo...

[]'s

digobrazil
24/05/2008, 08:29
Valeu!!!
acredito que toda a comunidade gaioleira esta ancioso pelas fotos e tal...
acho que todos aqui vao querer blocar suas gaiolas

zoega
24/05/2008, 21:48
Fotos do blocante:
http://i164.photobucket.com/albums/u6/lzoega/IMG_4489.jpg
http://i164.photobucket.com/albums/u6/lzoega/IMG_4486.jpg
http://i164.photobucket.com/albums/u6/lzoega/IMG_4487.jpg
http://i164.photobucket.com/albums/u6/lzoega/IMG_4488.jpg
http://i164.photobucket.com/albums/u6/lzoega/IMG_4490.jpg
http://i164.photobucket.com/albums/u6/lzoega/IMG_4491.jpg
http://i164.photobucket.com/albums/u6/lzoega/IMG_4493.jpg

zoega
24/05/2008, 22:27
Reparem que além do blocante nesse diferencial das fotos acima, existe também ao invés das frágeis travas elásticas, um anel com rosca e trava (allen). Essa parte costuma dar bastante problema quando vc começa a forçar demais com pneus grandes, motor forte, trilha pesada, embreagem de cerâmica, blocante e desgaste no diferencial...

Bom explicando o blocante, eu fiz um esquema da peça que tem que ser feita:
http://i164.photobucket.com/albums/u6/lzoega/Blocante.jpg

Basicamente tem que se fazer uma peça para segurar as novas engrenagens (nunca lembro se são as satélites ou as planetárias, são as menores, eheheh). Bom, começe indo a um desmanche e comprando 2 dessas engrenagens (hehehe) em bom estado, aí um leve seu diferencial desmontado a um torneiro com boa vontade e peça para ele fazer uma peça como a do esquema acima, onde haja um furo no meio dela para passagem do eixo original do seu diferencial, e nas pontas um espaço para as engrenagens (nem folgadas nem justas demais, pois elas vão virar), e um uma rosca, de preferencia não mto grossa pra melhorar a regulagem. Essa peça tem que ser feita de um material resistente, não adianta usar aço mole que não aguenta, creio que algo tipo 4045, vou confirmar com meu amigo que fez, use porcas de aço também e as solde (dê uns pingos) como nas fotos para trava-las e impedir que o diferencial perca seu efeito e que elas se soltem causando algum dano a caixa...
Na montagem aperte as 2 porcas laterais de modo que elas fiquem bem justas, nesse diferencial da foto eu não consegui nem vira-las com a mão fazendo bastante força, quanto mais vc apertar, mais bloqueio vc vai ter até o ponto em que vc apertar demais e trava-las, de modo que o bloqueio fica 100%, mas aí vc não faz curva, vai reto (já fiz isso, hehehe).

Lembro que esse diferencial é bastante eficiente quanto vc está de pé em baixo, se vc parar em uma erosão onde um dos pneus de trás ficar o ar e o outro no chão, e querer sair, esse blocante não dá conta de travar por completo, mas também a roda que está no chão não vai ficar sem tração nenhuma... Ele funciona bem quanto vc já vem com carga no motor, puxando e passando pelos obstáculos. Outra grande vantagem que já comentei anteriormente é no caso da quebra de alguma das engrenagens do diferencial, nesse caso vc não fica sem tração, ainda pode voltar pra casa, fora que é mais um reforço para o diferencial...
No caso de curvas, se vc acelerar no meio da curva com o blocante a gaiola vai reto (já é de se esperar né... hehehe)
Qquer dúvida postem aí, que eu tento ajudar.

Abraços.

Savegnago
26/05/2008, 14:50
Ai pessoal tinha aberto um topico em OUTROS pedindo ajuda em como bloquear o diferencial na F1000 e recebi algumas mensagens achei uma ate interessante aonde me sugeriram colocar 2 freios de mão um para cada roda e alguns sites aonde vendem kits pronto; mas achei bem interessante este sistema que foi postado so queria saber se para viagens longas estas modificações não causariam algum tipo de problema pois eu não uso a F1000 para trilha e sim a trabalho aonde vou muito em fazendas em Tocantins rodo em torno de 4.000km.

zoega
26/05/2008, 18:41
Ai pessoal tinha aberto um topico em OUTROS pedindo ajuda em como bloquear o diferencial na F1000 e recebi algumas mensagens achei uma ate interessante aonde me sugeriram colocar 2 freios de mão um para cada roda e alguns sites aonde vendem kits pronto; mas achei bem interessante este sistema que foi postado so queria saber se para viagens longas estas modificações não causariam algum tipo de problema pois eu não uso a F1000 para trilha e sim a trabalho aonde vou muito em fazendas em Tocantins rodo em torno de 4.000km.
Mas tem aquele porém de usar 2 freios de mão, funciona mto bem, mas depois que vc já atolou, o blocante é tipo ''preventivo'' pra vc não atolar... hehehe

andreconrad
27/05/2008, 19:21
Caro zoega obrigado pelas fotos não sabia como era feito, as únicas fotos que vi estavam no ML, mas se fosse possível mandar as medidas ou melhor uma lista de peças para fazer o bloqueio ficaria mais fácil para todos do fórum. O pela mão de obra de tirar mandar para o mecânico do ML então sou mais do faça você mesmo.......

Mauricio Rossetto
24/10/2009, 09:04
Camaradas,

estou estudando a possibilidade de fazer um blocante para a pickup corsa da minha mulher, que têm problemas de chegar em casa quando chove (moramos em um sítio com 3 Km de estrada de terra que vira barro hehehe)
Agora a minha pergunta é: quanto apertar a porca? Será que têm algum parâmetro de aperto, por exemplo numa chave de torque?

Nava
26/10/2009, 18:57
Coloca um pneu mehor no corsa...depois gaste com o bloqueio...bloqueio 100% com pneu careca nao resolve nada.

Aecio_
26/10/2009, 21:17
boa noite pessoal, pensando um pouco sobre este bloqueio, e pelo que ví até agora, a logica leva a crer que o bloqueio funciona através do maior aperto possivel das porcas, que fazem com que as engrenagens façam todo o conjunto girar junto, ou quase junto (80% ou 75%) e pelo que percebi as engrenagens estão em contato direto com o eixo(sem nenhum tipo de bucha) ai surgiu minha duvida. Devido ao grande atrito e a grande força que as engrenagens terão sobre este eixo, será que em pouco tempo surgirá o desgaste deste metal e crie folga entre este conjunto, e por fim acabe eliminando a função do mesmo?? pois se as engrenagens perdem o aperto, perdem a força de tração????
meu pensamento está correto ou minha imaginação foi muito longe???

aguardo uma luz dos mais iluminados...

abraço

Fernando Assis
27/10/2009, 18:39
É, pelo visto o ideal seria ter esse blocante para agir de forma preventiva, evitando que se atole e, complementarmente, freio de mão seletivo, para caso vc fique atolado, poder usar.
Já ouvi que esse tipo de bloqueio vai perdendo o aperto e a função com o tempo, como suspeitou o colega!

duduboy
27/10/2009, 18:48
iai galera blz?
sou de BH mg e tenho uma gaiola a pouco tempo, nao entendo muito sobre bloqueios, mas estou fazendo esse bloqueio de engrenagem na minha gaiola
enviei minha caixa satelite pra um kra do RS pra ele realizar ele bloqueio, eu ate pensei em fazer esse bloqueio com qualquer torneiro, mas resolvi fazer com o Tiago Flores ele faz parte do forum tbm
ainda nao recebi a minha caixa satelite de volta mas a vantagem de fazer com ele e q ele te da garantia e tudo
aconselho a vcs fazerem esse bloqueio com ele tbm
qualquer dulvida e so me falarem
vlw
abraço

jfazioni
28/10/2009, 09:22
eu comprei uma caixa satelite blocada em 75% no mercado livre em agosto, fui p/ castelhanos e digo que faz um pouco de diferença sim, não muita, se não acho q teria atolado, mas eu achava que seria bem melhor... c tem q vir embalado, se for sair numa piramba lisa por exemplo uma roda vai ficar girando em falso, mas da p/ ver q a outra recebe um pouco de força, mas repetindo, eu esperava mais dela!
não quero melar o negocio de ninguem, essa é somente a MINHA opnião...
tbm não sei se tem alguma coisa a ver, mas a trava do semi eixo quebrou no meio dessa trilha, um mecanico la disse que o bloqueio ajuda, pq força mais, então c alguem pretende ter uma dessas eu sugiro que fiquem espertos qnt a isso!
espero poder ter ajudado!
abraços!!

fag.online
28/10/2009, 15:23
Bom rapaziada, vou deixar minha opnião novamente...
eu quebrei 2 caixas do fusca quando usava motor ap .8 na minha gaiola... e mtos lugares na trilha ficava pelo simples fato de uma rota estar sem nada de atrito...
Resolvi então comprar o bloqueio do tiago... foi a melhor coisa que fiz... troquei o cambio e colocou o bloqueio.. andei 1 ano sem nenhuam quebra... simplesmente parece que sumiu os problemas... o bloqueio me ajudou a passar por obstaculos que antes a gaiola não ia... inclusive um subidão que tem atras de casa no meio de um bananal.. onde só trator traçado subia...
Eu fiquei super feliz.. e não me arrependo...
Hoje eu vendi o bloqueio pelo fato de estar montando uma 4x4 com diferencial de chevette, mais já estou estudando possibilidades com o tiago de futuramente bloquear ela..
Eu indico a todos... principalmente quem faz trilhas pesadas e areia... vão sentir a diferença.. com certeza.
abracos