Ver Versão Completa : ABS da S10: Problemas.
João Pedro
22/05/2008, 01:34
Minha heróica e querida S10 (Sim! Quem de nós não tem seus "estranhos" amores), que nunca me trouxe problemas por ela mesma ( o único que teve foi por minha culpa), está com algo de errado no ABS.
A luz do ABS acende e ele para de atuar, mas isto ocorre de forma não contínua. Há vezes que eu a ligo ela anda um pouco e a luz acende. Outras vezes mal ligo e ela já está acesa. Quando apagada o ABS funciona corretamente.
Meu problema é a falta de oficina que tenha o software e o soquete para apontar onde está a falha. Se algum colega forista, um feliz dono da melhor pik-up do mundo, já passou por este problema e sabe a solução, agradeço por dicas.
Ela é uma 4x4, CDTDI, 2.8MWM, 2003, com ABS nas 4 rodas.
JP
Wagninho
22/05/2008, 18:22
Minha heróica e querida S10 (Sim! Quem de nós não tem seus "estranhos" amores), que nunca me trouxe problemas por ela mesma ( o único que teve foi por minha culpa), está com algo de errado no ABS.
A luz do ABS acende e ele para de atuar, mas isto ocorre de forma não contínua. Há vezes que eu a ligo ela anda um pouco e a luz acende. Outras vezes mal ligo e ela já está acesa. Quando apagada o ABS funciona corretamente.
Meu problema é a falta de oficina que tenha o software e o soquete para apontar onde está a falha. Se algum colega forista, um feliz dono da melhor pik-up do mundo, já passou por este problema e sabe a solução, agradeço por dicas.
JP
Olá João !
Meu amigo, apesar do meu veículo ser de marca diferente ele já apresentou falha no ABS provocando ascendimento da luz no painel. Em alguns modelos de picapes de marcas diferentes como ford e gm o fabricante dos componentes é o mesmo ( Bosch ). O meu problema foi resolvido logo após a verificação de falha mecânica no sistema de freio na conscessionária ford, isso me ajudou muito, pois sem a confirmação através do aparelho com software eu não saberia onde atuar para solucionar o defeito. É lógico que eu não resolvi o problema na ford, pois lá eles queriam trocar a válvula de controle do ABS que custava na época R$1.886,00. Acho que não vai ter jeito, vc vai ter que passar na autorizada para saber se o defeito é eletrônico ou mecânico. Uma das causas que provocam falha no ABS é não substituir o fluído do sistema de freio a cada 15.000km no mínimo. Os fluídos de freio especificação DOT3 ou DOT4 tem composição baseada em mono-etileno glicol, composto hidroscópico, ou seja, atrai umidade e provoca oxidação e travamento dos componentes mecânicos da válvula de controle do ABS. A solução é trocar por DOT5, isento de glicol, com base em silicone.
Walter L. L. Casitta
22/05/2008, 18:31
A primeira coisa que você tem que verificar é se os sensores estão limpos. Acontece que eles são magnéticos e atraem um monte de porcaria. Eu tive um Fiat Tipo que acendia a luz sem mais nem menos. Os sensores estavam cheiros de limalha de ferro...
Wagninho
22/05/2008, 18:31
JP
Lembrei de mais uma coisa, o seu problema pode ser mais simples como por exemplo a limpeza dos sensores de velocidade das rodas ou até a substituição de algum sensor. No meu caso a minha picape tem apenas um sensor no diferencial e um novo custou no ano passado R$80,00 na ford.
Boa sorte !
João Pedro
23/05/2008, 09:00
Amigos, antes de mais nada quero agradecer ao pronto conteste de vocês. As experiências e dicas de cada um me ajudarão a tentar uma saída.
Bem, vejam só:
Antes do ABS falhar meu mecânico de confiança (infelizmente só para pequenos reparos) detectou, quando da troca de um dos pivôs, um fio solto em uma das rodas. O fio, reportado como partido, foi soldado e o ABS tornou a funcionar corretamente.
No entanto, pouco depois fiz a troca do fluido de freio (mas não observei qual foi a especificação que ele adotou), e dai em diante o ABS veio a falhar. Um detalhe que creio nada tem a ver: foi adicionado um nível muito acima do máximo (tive que extrair parte com uma seringa).
Quanto ao sensor, não tenho certeza, mas, pelas informações dele, que seja mesmo no diferencial.
Vou adotar as medidas preliminares sugeridas por vocês: tentar uma limpeza nos sensores etc. Porém, também acho inevitável checar o sistema com um soft adequado.
Mais uma vez grato a todos.
João Pedro
João Pedro
21/07/2009, 22:03
Depois da troca do óleo de freio (especificação certa), e das pastilhas, meu ABS não está trabalhando como devia e uma das rodas vem travando. Digo isto, porque uma delas "canta" em frenagens mais fortes e o barulho e acionamento do ABS não está sendo total. Ouvi dizer que há uma regulagem, ou folga ou coisa parecida, que se deixa ou faz quando da troca das pastilhas.
Isto é vero?
Se alguém soube, por favor, explique-me para que eu possa repassar ao meu "mexânico".
Grato
Anthoniusnikos
22/07/2009, 01:26
Deu bode João ? Qual o ano de sua S-10 ?
Pelo descrito, ela tem ABS nas 4. Então, não está dando aquele solavanquinhos, característicos, no pedal do freio quando você freia ? A luz do ABS, no painel, está acesa ? Não ficou ar no sistema ?
O "grito" quando freia pode ser devido a marca da pastilha. Qual a marca que colocou ?
As pastilhas e lonas são auto-reguláveis (inicialmente você só dá um pequeno ajuste).
Abs
Anthon
João Pedro
22/07/2009, 05:35
Se deu Anton, e não há coisa mais irritante que vc ter um equipamento funcionando a meia boca e logo um ítem tão imporante.
Explico. Ela vinha de um problema de não acender a luz do ABS no painel, isto depois de desastrada operações de retiradas mal feitas da roda. Com isto, um fio se partiu, foi soldado mas babou. Além disso o carro guinchava os freios que ra um absurdo (aquele barulho de atrito das pastilhas no disco).
Depois, fiz a troca de óleo, pastilhas e revisou-se o fio que encontrava-se novamente partido. Refez-se o serviço e o ABS até entra, dá pra se ouvir o ronco característico e alguma contra-pressão no pedal de freios, mais ele não atua 100% e uma das rodas "canta", o que é típico de travamento. O barulho das pastilhas no disco dimninuiu bastante, mas ainda é audível.
Ah! E obrigado pelo rápido conteste ao meu pedido de ajuda.
a minha tambem trava, nao acende a luz do ABS no painel, pastilhas novas e nao da a contra pressao no pedal. é só juntar nos freios que arrasta..
abraços
João Pedro
22/07/2009, 10:45
Bom dia Tarso.
Não sei se a sua tem o ABS nas 4 rodas (a minha possui), mas as que tem não travam mesmo se pisado a fundo o pedal de freio. Naquelas onde o ABS só atua nas rodas traseiras, como na minha antiga Blaser, o travamento é comum.
linuxhellmaster
22/07/2009, 11:15
Bem.... nao sou muito fa de S10 e nem conheco sobre.... mas como a operacao e o proproi sistema sao relativamentes padrao... vao algumas dicas das minhas experiencias com o ABS da ranger.
- mesmo que voce tenha algo danificado ou fora de lugar, muitas vezes a luz do ABS nao vai acender.
- pastilhas/lonas gritando eh sinal de mal assentamento das mesmas (nao eh soh instalar e sair freiando)
- qual roda foi retirada?
- na traseira em geral soh se possui 1 sensor de velocidade/ABS... se for na traseira q esta travando, verificar o sensor do ABS traseiro (geralmente na proprioa caixa/eixo diferencial)
- eh perfeitamente possivel q na retirada da roda dianteira + discos, tenha danificado o sensor em si, ou mudado o mesmo de localizacao... mesmo q nao seja aparente! e ainda tmb eh possivel q os discos novos (se voce trocou os mesmos) sejam diferentes do original (falseando no sinal do ABS)
por ultimo, pelos sintomas q voce disse, deve ser uma das rodas da frente q esta travando.... um teste interessante eh desligar o ABS (retire o rele principal) e verifique se essa mesma roda trava igualmente antes de todas as outras..... voce pode estar com problemas no freio da citada roda.... (mesmo pq o ABS apenas retira pressao da linha p/ provocar o travamento da roda...)... ou no caso de um sensor deficiente tmb... porem nesse caso voce deve perceber outros sintomas.... como por exemplo o carro beeeem devagar... entrar a bomba do ABS... tipo a 2km/h...
Se a bomba do abs esta entrando e nao atuando (ou voce acha q nao esta atuando), depois de verificados os items basicos, seria interessante por um medidor de pressao de freio... e verificado realmente se tem pressao (ou alivo)...
Bem eh isso amigo... em geral os problemas q eu tive com o 4WABS da ranger eh...
- nego tosco fodendo com o sensor/posicao
- medidas diferentes frente/tras
- sistema de freio entupido
- sensor traseiro desconectado (conector quebrado)
- flexiveis "estufados"
- modulo ABS/RABS danificado/descalibrado
- valvula/bomba do ABS danificada.
eh isso ae... meus 20 cents
boa sorte!
cheers
João Pedro
22/07/2009, 11:25
Valeu Linux.
Como descrevi, foi a partir da rutura do fio da roda dianteira esquerda, e posterior solda desse mesmo fio, que o ABS começou a apresentar problemas. Ainda creio que seja algo nessa roda e, li não sei onde de um ddddfreqüentava o forum, que há uma espácie de distãncia (creio ser essa posição que vc citou).
O meu problema é a escassez de mecânicos especializados nisto e, principalmente, que possuam o scanner próprio para a S10. Pasme, nem a concessionária perto de mim o tem.
Ainda assim grato pela explanação.
DiEgOsEiChIrLz
22/07/2009, 11:30
s10 aki de casa tem abs(n sei si é 2 ou 4wheels) e trava as rodas dianteiras quando o carro passa mt tempo parado, principalmente de manha cedo.
como eu faço pra saber si o abs é nas 4 rodas ou somente em2 ???? tenho quase certeza q é somente na traseira, até pq só tem 1 modulo no capô.
linuxhellmaster
22/07/2009, 11:40
Valeu Linux.
Como descrevi, foi a partir da rutura do fio da roda dianteira esquerda, e posterior solda desse mesmo fio, que o ABS começou a apresentar problemas. Ainda creio que seja algo nessa roda e, li não sei onde de um ddddfreqüentava o forum, que há uma espácie de distãncia (creio ser essa posição que vc citou).
O meu problema é a escassez de mecânicos especializados nisto e, principalmente, que possuam o scanner próprio para a S10. Pasme, nem a concessionária perto de mim o tem.
Ainda assim grato pela explanação.
Isso mesmo, tem uma distancia muito "critica" entre o sensor montado e os dentes no disco (na ranger eh assim).... se o cara tirou, montou e nao ficou igual... por motivos de troca de disco ou afins... vai dar zica.... e em geral nao acende a luz do ABS... nego pode passar o scanner... oq for.. nao acende e nao acusa problema....
boa sorte!
cheers
PS: quanto ao scanner p/ S10, qual padrao obdii ela usa ? (pwm, can, iso..etc..) hj em dia existem interfaces com custo bem acessivel, voce liga no pc via usb e roda um software, nao fica nada a dever aos scanners "dos mecanicos" e custa uma fracao do valor.. i.e. menos de 200...250 R$... o unico detalhe eh que se for como a ranger (ela usa protocolos diferentes p/ o ECU e os outros modulos no carro) vai ter de "comprar o software" (ou escrever voce mesmo, q foi oq eu fiz).... agora se for "comum", os softwares sao gratuitos..
Eu uso uma dessas interfaces p/ ligar o meu projeto de carpc no carro, e poder genenciar o carro,motor,abs,airbags.. tudo pelo carpc... acho q me custou 92 R$ todas as pecas, jah incluso o cabo p/ conectar na porta de diagnosticos da ranger. segue uma foto do "kit" montado..
linuxhellmaster
22/07/2009, 11:42
s10 aki de casa tem abs(n sei si é 2 ou 4wheels) e trava as rodas dianteiras quando o carro passa mt tempo parado, principalmente de manha cedo.
como eu faço pra saber si o abs é nas 4 rodas ou somente em2 ???? tenho quase certeza q é somente na traseira, até pq só tem 1 modulo no capô.
Isso esta mais com cara de oxidacao nos discos de freio... com ou sem ABS ela vai travar de manha cedo.. apos chuvas ou quando passa em agua com ela e fica muito tempo parado..
Basta dar umas freiadas com mais vontade... com ela devagar.. q resolve...
cheers
PS: mesmo se for nas 4, soh tem 1 modulo.... o jeito mais simples eh alguem do lado de fora do carro olhando e voce frear.. se travar na frente... jah sabe q soh tem atras...
João Pedro
22/07/2009, 12:00
Pô Linux, aí entra um expert em informática.
Não sei se valeria a pena tentar, pois sou apenas usuário claudicante do XP, mas o meu amigo "mexãnico" precisa ler este seu post e tentar implementá-lo. Ele até hoje ñ adqüiriu o soket da S10 pq achou-o caríssimo para a demanda que teria de hipptéticos consertos.
Vou levar a negona amanhã na oficina e pedir-lhe que inspecione a distãncia e o posicionamento do sensor (em relação aos outros).
Grato mesmo.
DiEgOsEiChIrLz
22/07/2009, 12:06
Isso esta mais com cara de oxidacao nos
PS: mesmo se for nas 4, soh tem 1 modulo.... o jeito mais simples eh alguem do lado de fora do carro olhando e voce frear.. se travar na frente... jah sabe q soh tem atras...
tem um jeito mais facil nao??? um q n precise tirar o carro da garagem e de outra pessoa xD.
linuxhellmaster
22/07/2009, 14:14
Pô Linux, aí entra um expert em informática.
Não sei se valeria a pena tentar, pois sou apenas usuário claudicante do XP, mas o meu amigo "mexãnico" precisa ler este seu post e tentar implementá-lo. Ele até hoje ñ adqüiriu o soket da S10 pq achou-o caríssimo para a demanda que teria de hipptéticos consertos.
Vou levar a negona amanhã na oficina e pedir-lhe que inspecione a distãncia e o posicionamento do sensor (em relação aos outros).
Grato mesmo.
Entao, nem tanto.... se os protocolos forem "comuns", como eu acho q sao... basta enfiar la e rodar o programa no notebook.... os programas gratuitos sao bem bons... eh q no meu caso eu queria ter acesso a TODAS as informacoes de todos os modulos da ranger, ae o "padrao" jah nao me serviu mais.
Entao meu querido, os cabos sao baratos... eu paguei 23 R$ no obdII padrao, que suporta todos os protocolos.... (ele possui conexoes p/ todos os pinos no padrao "internacional" p/ scanners) oq manda mesmo no caso seria o scanner trabalhar com os citados protocolos....
Segue uma foto do conector das rangers e tmb do cabo que eu falei....
Inclusive... faca melhor.... jah q o cara nao tem os instrumentos adequados... veja se o cara tem um osciloscopio automotivo.... ou um milivoltimetro (multimetro comum digital nao eh apropriado)... manda ele erguer teu carro, conectar o instrumento na roda boa.... e comparar a amplitude e forma do sinal, com a roda ruim.... isso pegando o sinal no modulo de ABS (assim jah testa toda a fiacao no caminho).
Boa sorte e qualquer coisa, eh soh gritar....
cheers
linuxhellmaster
22/07/2009, 14:22
tem um jeito mais facil nao??? um q n precise tirar o carro da garagem e de outra pessoa xD.
Se fosse uma ranger, bastaria olhar em cima da bola (caixa) do diferencial... o sensor de ABS traseiro fica montado exatamente ali... nao tem como nao reparar....
Porem como eu comentei ali em cima, eu nao sou fa de carros GM, na minha familia soh entra carro FORD... entao me desculpe nao poder lhe ajudar mais.
Se voce for do tipo meio animal, como eu sou... voce pode acelerar o carro (mas vai precisar tirar da garagem) e sentar o peh no freio... ae se ele nao travar nenhuma roda.. eh 4wabs... minha ranger tem abs nas 4.. porem eu nao gosto de ABS e ando com o mesmo desligado..... gracas a deus eu controlo melhor o carro sem o ABS.... faca chuva..sol..neve....
Na minha opniao o ABS tem um uso muito limitado e mais causa acidentes/danos do que impede.... caso voce seja um motorista com habilidades medianas voce pode facilmente controlar melhor o carro do que o ABS q vem nos nossos carros.... (jah viu aqueles videos de super batidas/engavetamentos nos EUA?, pois eh... culpa dos ABS q nao deixam o peao frear/travar as rodas)... mas eh claro q isso eh minha opniao apenas....
cheers
Thiago Pereira
22/07/2009, 14:25
Linuxhellmaster,
Pegando um gancho no tema OBDII, vc acha que essa interface atende a S10? Tenho uma 4.3 V6 99/99.
Snme o protocolo dela é o SAE J1850 Variable Pulse Width Modulation (VPW)
http://cgi.ebay.com/ebaymotors/Auto-Scanner-EOBD-USB-Auto-Code-Reader-OBD2-OBDII-V1-3A_W0QQcmdZViewItemQQ_trkparmsZ65Q3a12Q7c66Q3a2Q7c 39Q3a1Q7c72Q3a1171Q7c293Q3a1Q7c294Q3a50QQ_trksidZp 3286Q2ec0Q2em14QQhashZitem335383e625QQitemZ2204444 85157QQptZMotorsQ5fAutomotiveQ5fTools (http://cgi.ebay.com/ebaymotors/Auto-Scanner-EOBD-USB-Auto-Code-Reader-OBD2-OBDII-V1-3A_W0QQcmdZViewItemQQ_trkparmsZ65Q3a12Q7c66Q3a2Q7c 39Q3a1Q7c72Q3a1171Q7c293Q3a1Q7c294Q3a50QQ_trksidZp 3286Q2ec0Q2em14QQhashZitem335383e625QQitemZ2204444 85157QQptZMotorsQ5fAutomotiveQ5fTools)
Pela descrição aceita varios protocolos.
Multi-Protocol Support:
SAE J1850 PWM (41.6 kbaud)
SAE J1850 VPW (10.4 kbaud)
ISO 9141-2 (5 baud init, 10.4 kbaud)
ISO 14230-4 KWP (5 baud init, 10.4 kbaud)
ISO 14230-4 KWP (fast init, 10.4 kbaud)
ISO 15765-4 CAN (11 bit ID, 500 kbaud)
ISO 15765-4 CAN (29 bit ID, 500 kbaud)
ISO 15765-4 CAN (11 bit ID, 250 kbaud)
ISO 15765-4 CAN (29 bit ID, 250 kbaud)
Obrigado
linuxhellmaster
22/07/2009, 14:33
Linuxhellmaster,
Pegando um gancho no tema OBDII, vc acha que essa interface atende a S10? Tenho uma 4.3 V6 99/99.
Snme o protocolo dela é o SAE J1850 Variable Pulse Width Modulation (VPW)
[/URL][URL]http://cgi.ebay.com/ebaymotors/Auto-Scanner-EOBD-USB-Auto-Code-Reader-OBD2-OBDII-V1-3A_W0QQcmdZViewItemQQ_trkparmsZ65Q3a12Q7c66Q3a2Q7c 39Q3a1Q7c72Q3a1171Q7c293Q3a1Q7c294Q3a50QQ_trksidZp 3286Q2ec0Q2em14QQhashZitem335383e625QQitemZ2204444 85157QQptZMotorsQ5fAutomotiveQ5fTools (http://cgi.ebay.com/ebaymotors/Auto-Scanner-EOBD-USB-Auto-Code-Reader-OBD2-OBDII-V1-3A_W0QQcmdZViewItemQQ_trkparmsZ65Q3a12Q7c66Q3a2Q7c 39Q3a1Q7c72Q3a1171Q7c293Q3a1Q7c294Q3a50QQ_trksidZp 3286Q2ec0Q2em14QQhashZitem335383e625QQitemZ2204444 85157QQptZMotorsQ5fAutomotiveQ5fTools)
Pela descrição aceita varios protocolos.
Multi-Protocol Support:
SAE J1850 PWM (41.6 kbaud)
SAE J1850 VPW (10.4 kbaud)
ISO 9141-2 (5 baud init, 10.4 kbaud)
ISO 14230-4 KWP (5 baud init, 10.4 kbaud)
ISO 14230-4 KWP (fast init, 10.4 kbaud)
ISO 15765-4 CAN (11 bit ID, 500 kbaud)
ISO 15765-4 CAN (29 bit ID, 500 kbaud)
ISO 15765-4 CAN (11 bit ID, 250 kbaud)
ISO 15765-4 CAN (29 bit ID, 250 kbaud)
Obrigado
Funciona sim, porem.... eh claro q nao seria perfeito por esse preco. ( =
Note que esse scanner q voce viu ele soh suporta conexao com a ECU do seu carro... ou seja, muito provavelmente voce nao vai conseguir ter acesso aos outros modulos do teu carro (no caso da ranger.... abs, airbag, gem, rap..etc..)... se a sua necessidade eh verificar os DTC's e apagar os mesmos... ou monitorar coisas simples como O2, bicos injetores... TPS..etc..etc.., ele vai atender a todas suas necessidades...
Inclusive o preco tah muito bom, se voce comprar, peca via priority mail USPS.. q sai barato, e tem a vantagem dele jah vir com o conector obdII integrado.
Porem lembre-se, o tcham desse produto q voce viu eh o custo vs beneficio.... nao o compre pensando q ele eh a "pedra de toque", pois vai se decepcionar.... (muito provavelmente nao vai conseguir reprogramar nada com ele, tipo painel..etc..etc.. e nao vai conseguir apagar DTC's do A/C, ABS, AIRBAG...etc..)
Porem se o teu uso for mais p/ a parte da ECU/injecao/ignicao/EGR... soca o pau.. tah de graca.
Eu soh nao te dou mais dicas pq nao conheco nada de GM/S10... ae eu estaria falando besteiras....
cheers
PS: ate aonde eu percebi, o vendedor esta pegando parte do valor do scanner e embutindo como s/h... acho q vai sair uns quase 30 U$ total... a ideia eh pagar menos comissao pro ebay.
João Pedro
22/07/2009, 18:39
Grande Linux, grande aula.
Com sua permissão, estou repassando essas informações ao meu amigo mecãnico que tem vários cursos e é bastante interessado na área de eletrônica para automóveis (que hoje cada vez mais domina o recheio dos nossos carros).
Um grande abraço e mais uma vez obrigado.
Um dado interessante.
Olhando as rodas traseiras e o módulo do ABS, notei que são três os cabos para os sensores. Sendo que dois para às rodas dianteiras e UM para às rodas traseiras. Parece que o sensor traseiro da S10 fica no alto do câmbio.
linuxhellmaster
22/07/2009, 18:51
Grande Linux, grande aula.
Com sua permissão, estou repassando essas informações ao meu amigo mecãnico que tem vários cursos e é bastante interessado na área de eletrônica para automóveis (que hoje cada vez mais domina o recheio dos nossos carros).
Um grande abraço e mais uma vez obrigado.
Um dado interessante.
Olhando as rodas traseiras e o módulo do ABS, notei que são três os cabos para os sensores. Sendo que dois para às rodas dianteiras e UM para às rodas traseiras. Parece que o sensor traseiro da S10 fica no alto do câmbio.
Entao.... pode ser (a ranger faz isso) q seja conjugado o sensor de velocidade do carro ao sensor de velocidade das rodas traseiras (ou ABS)... parece bem logico...
Mesmo pq nao conheco nenhuma ranger q nao tenha ABS (e quando soh tem 1 abs, eh atras).. faz muito sentido em usar um sensor soh.... e se for muito antiga a ranger... ae no caso soh possui o sensor de velocidade mesmo..
Claro que na S10 pode nao ser igual, mas pelo q voce falou... eh sim....
Sabe, como voce parece ser uma pessoa legal... vou dar mais uma dica...
Caso voce nao consiga q o mecanico verifique do jeito que eu sugeri... e voce nao conheca ninguem q tenha um osciloscopio automotivo (ou comum mesmo).... Voce pode puxar pela internet um programa de osciloscopio e usar a sua placa de som como entrada do sinal.... jah q o sinal do sensor de ABS eh bem compativel com os niveis tolerados pela placa som..
Mas veja q eh mais complicado q isso... nao vai ligar la na entrada de mic direto... o ideal eh incorporar uma protecao (pode ser um diodo zener de 5.3v x 1w em paralelo com a entrada) de modo a nao foder com a placa de som "caso voce ligue aonde nao deve".... assim vai poder ver a forma de onda e nivel.. e comparar.... oq jah vai ser facilitado pois voce jah achou a fiacao e modulo do ABS...
Quanto as informacoes... estamos ae pra ajudar... cada um colabora como pode.. uns mantem o site no ar... outros conseguem anunciantes pro site.... e essa eh minha colaboracao, tentar ajudar dentro do possivel (e as vezes do impossivel)... sendo assim, caso precise de outras informacoes, detalhes ou sugestoes... eh soh gritar.
cheers
Thiago Pereira
22/07/2009, 18:56
Funciona sim, porem.... eh claro q nao seria perfeito por esse preco. ( =
Note que esse scanner q voce viu ele soh suporta conexao com a ECU do seu carro... ou seja, muito provavelmente voce nao vai conseguir ter acesso aos outros modulos do teu carro (no caso da ranger.... abs, airbag, gem, rap..etc..)... se a sua necessidade eh verificar os DTC's e apagar os mesmos... ou monitorar coisas simples como O2, bicos injetores... TPS..etc..etc.., ele vai atender a todas suas necessidades...
Inclusive o preco tah muito bom, se voce comprar, peca via priority mail USPS.. q sai barato, e tem a vantagem dele jah vir com o conector obdII integrado.
Porem lembre-se, o tcham desse produto q voce viu eh o custo vs beneficio.... nao o compre pensando q ele eh a "pedra de toque", pois vai se decepcionar.... (muito provavelmente nao vai conseguir reprogramar nada com ele, tipo painel..etc..etc.. e nao vai conseguir apagar DTC's do A/C, ABS, AIRBAG...etc..)
Porem se o teu uso for mais p/ a parte da ECU/injecao/ignicao/EGR... soca o pau.. tah de graca.
Eu soh nao te dou mais dicas pq nao conheco nada de GM/S10... ae eu estaria falando besteiras....
cheers
PS: ate aonde eu percebi, o vendedor esta pegando parte do valor do scanner e embutindo como s/h... acho q vai sair uns quase 30 U$ total... a ideia eh pagar menos comissao pro ebay.
Obrigado, realmente por esse preço não deve ser uma maravilha, mas pela sua aula, acho vai me atender sim, minha ideia é apenas monitorar os parametros da ECU. Tenho um projeto de montar um CarPC, com intenet, gps, um sistema de entretenimento, parametros do motor e mais uma gadgets que aparecerem.
Quanto a alteração de parametros, para ser sincero nem sabia que isto era possivel via scanners, se tiver disposição e não for atrapalhar fale mais!!!
Esse scanner esta em Hong Kong e é enviado via airmail, mas com certeza o valor dele esta embutido no frete, já comprei diversos produtos que usam essa "malandragem", eu imaginava que era apenas uma maneira de aparecerem no topo da lista, pois normalmente os de menor preço aparecem antes, mas essa ideia de diminuir a comissão faz todo sentido.
Mais uma vez obrigado.
João Pedro
22/07/2009, 19:06
Entao.... pode ser (a ranger faz isso) q seja conjugado o sensor de velocidade do carro ao sensor de velocidade das rodas traseiras (ou ABS)... parece bem logico...
Mesmo pq nao conheco nenhuma ranger q nao tenha ABS (e quando soh tem 1 abs, eh atras).. faz muito sentido em usar um sensor soh.... e se for muito antiga a ranger... ae no caso soh possui o sensor de velocidade mesmo..
Claro que na S10 pode nao ser igual, mas pelo q voce falou... eh sim....
Sabe, como voce parece ser uma pessoa legal... vou dar mais uma dica...
Caso voce nao consiga q o mecanico verifique do jeito que eu sugeri... e voce nao conheca ninguem q tenha um osciloscopio automotivo (ou comum mesmo).... Voce pode puxar pela internet um programa de osciloscopio e usar a sua placa de som como entrada do sinal.... jah q o sinal do sensor de ABS eh bem compativel com os niveis tolerados pela placa som..
Mas veja q eh mais complicado q isso... nao vai ligar la na entrada de mic direto... o ideal eh incorporar uma protecao (pode ser um diodo zener de 5.3v x 1w em paralelo com a entrada) de modo a nao foder com a placa de som "caso voce ligue aonde nao deve".... assim vai poder ver a forma de onda e nivel.. e comparar.... oq jah vai ser facilitado pois voce jah achou a fiacao e modulo do ABS...
Quanto as informacoes... estamos ae pra ajudar... cada um colabora como pode.. uns mantem o site no ar... outros conseguem anunciantes pro site.... e essa eh minha colaboracao, tentar ajudar dentro do possivel (e as vezes do impossivel)... sendo assim, caso precise de outras informacoes, detalhes ou sugestoes... eh soh gritar.
cheers
He-he-he-he... Valeu!
Se minha placa tocar as 4 estações de Vivaldi em três rodas e um pagode em uma, e depois explodir, já saberei onde está o erro, KKK
Obrigadão Linux, vc leva o espírito de um forum como deve ser, paciente, solícito e desprendimento em ajudar com seus vastos conhecimentos.
Faz com que todos nós, por estarmos aqui convivendo com pessoas como vc, estejamos de parabéns.
linuxhellmaster
22/07/2009, 19:18
Obrigado, realmente por esse preço não deve ser uma maravilha, mas pela sua aula, acho vai me atender sim, minha ideia é apenas monitorar os parametros da ECU. Tenho um projeto de montar um CarPC, com intenet, gps, um sistema de entretenimento, parametros do motor e mais uma gadgets que aparecerem.
Quanto a alteração de parametros, para ser sincero nem sabia que isto era possivel via scanners, se tiver disposição e não for atrapalhar fale mais!!!
Esse scanner esta em Hong Kong e é enviado via airmail, mas com certeza o valor dele esta embutido no frete, já comprei diversos produtos que usam essa "malandragem", eu imaginava que era apenas uma maneira de aparecerem no topo da lista, pois normalmente os de menor preço aparecem antes, mas essa ideia de diminuir a comissão faz todo mais sentido.
Mais uma vez obrigado.
Ehehehehe, bem... se quer ouvir umas coisas a mais...
Espero que o amigo criador do topico nao se encomode.. nem algum moderador... porem se acharem q esta desviando d+, pode ficar a vontade e mover p/ algum outro topico mais apropriado.
A ideia do carPC eh legal, eu estou desenvolvendo o meu proprio... com LCD de 7" (2 din) touchscreen... pra encaixar certinho no painel da ranger... por enquanto vai ter as seguintes funcoes.
- mp3/mp4.etc..etc.. pra poder ver videos e ouvir qualquer formato de midia.
- cd/dvd, vou instalar um dvd slim dual layer, por tras do LCD.
- interacao com o sistema de som original da ranger (usando o amp q a minha tem original de fabrica.. externo ao radio)
- gps conectado internamente
- bluetooth p/ receber/fazer ligacoes com callerid e tmb p/ tocar o som do fone no carro... (a2dp)
- rasteador... 1/2 embutido no chicote original e 1/2 no carpc (caso roubem o carpc, continua funcionando)
- acesso a rede de cell/3g/wifi (leia o item acima), pra puxar musicas.. acesso ao cddb..etc..etc..etc..
- gerador de graficos on board... p/ fazer filmes de eu dando role com o carro e adicionar graficos tipo tacometro..forca G..etc..etc. no video.
- conexao com cameras frente/tras e sensor de estacionamento
- monitoracao de todos os sitemas do carro... ECU...airbag.. abs.... incluso alarmes e protecoes (baixa pressao de oleo.. temperatura.. mistura....)
- operacao/integracao com meu linelock e o sistema de oxido nitroso (ainda trabalhando nessa instalacao)
- milhares de outras pequenas coisas q to esquecendo.
Voltando um pouco ao topico do obdII,
Todos os modulos do carro se comunicam atravez de uma ou mais redes de dados.... alguns modulos na rede PWM jpw... outros na rede ISO.... isso varia de carro p/ carro.. fabricante p/ fabricante.... uma vez q voce consegue se conectar ao modulo X, voce pode executar varias acoes... entre elas reprogramar alguns dos modulos.... por exemplo... no modulo de airbag.. voce consegue consultar os dados.. resetar as DTC's e realizar testes... q vao atuar nas saidas do airbag.. (podendo inclusive disparar os mesmos)...
No caso do ABS... voce consegue reprogramar o modulo atravez dessa rede... sem tirar o mesmo do carro... alem de verificar e resetar DTC's... o mesmo pro A/C e ECU.
A ECU eh um caso um pouco mais a parte.... pois voce pode FLASHEAR a ECU atravez dessas conexoes a rede de dados.... no caso da ranger em especifico... voce fornece uma tensao X (me desculpe estou sob NDA em relacao a essas informacoes) no conector odbII, e o modulo entra em um modo de operacao diferente.... sendo possivel voce entao fechar uma sessao de comunicacao segura com o ECU (uma especie de handshake cripto com dados cripto... infelizmente bato no NDA denovo se eu der mais informacoes), podendo entao reprogramar partes ou totalmente a ECU....
Totalmente seria pro caso de voce estar fazendo um tunning nas suas curvas e modificacoes do tipo.... parcialmente seria pro caso de voce querer desligar um limitador de rotacao ou velocidade... ou entao desligar os testes do sistema de EGR ou evaporacao.... (ae voce pode tirar os sensores fora e nao acende a MIL no painel)....
Ou seja, aquele conector q eu postei a foto nao tem simplesmente 1 conexao... em geral ele possui conexoes p/ todas as redes que sao de protocolos diferentes no seu carro, e ainda algumas conexoes q sao dependente do fabricante (como aonde voce enfia a tensao p/ mudanca de modo da ECA).... mas em geral eh tudo identido p/ uma mesma linha de carro e modelo de ECU.... por exemplo.. no caso das rangers.. todas com EEC-V tem conexoes iguais e falam protocolos iguais....
porem as com EEC-IV jah nao tem nada a ver.... porem ambas suportam o obdII (ou I) e sendo assim sao compativeis nesse aspecto.... isso vale p/ carros de outras marcas tmb.... todos compativeis com obdII...
bem, acho q eh isso... nao vou falar mais pq esta fora do topico, e acho sacanagem ficar postando kilos e kilos de coisas offtopic.
se quiser continuar o papo.. cria um topico separado e pede p/ algum moderador mover a(s) msg(s)... acho que seria mais consideracao com o amigo que criou esse aqui.
cheers
igominati
22/07/2009, 19:39
A minha silverado também arrastava as rodas de trás nas primeiras freiadas geralmente em dias mais frios, e estas rodas deveriam ter assistência do ABS, aí alguém me disse que era para ligar o motor e dar umas pisadas no freio que o ABS se regulava e na maioria das vezes até que funcionava, só que muitas vezes até passei vergonha pois só na ameaça de pisar no freio a bicha arrastava e vazia o maior gritedo:oops:, levei em vários mecas, troquei pastilhas e nada, mas, já vendi senão iria tentar fazer o que o linuxhellmaster orientou.:concordo:
linuxhellmaster
22/07/2009, 19:43
He-he-he-he... Valeu!
Se minha placa tocar as 4 estações de Vivaldi em três rodas e um pagode em uma, e depois explodir, já saberei onde está o erro, KKK
Obrigadão Linux, vc leva o espírito de um forum como deve ser, paciente, solícito e desprendimento em ajudar com seus vastos conhecimentos.
Faz com que todos nós, por estarmos aqui convivendo com pessoas como vc, estejamos de parabéns.
Obrigado.
Caso voce precise, segue um esquema simples p/ voce ligar na tua placa de som.
Canto esquerdo = plug p2 compativel com tua entrada de mic na placa de som.
--|<|-- = diodo zener 5.3v com 500mw ou 1w de dissipacao
--|/\/\/|-- = resistor de 1k
-----
-| |--------------|---|\/\/\|-----<
-----_______ |
| |--|<|-|
| |--|>|--|
|---------------------|----------<
Bem simples o funcionamento... o resistor limita a corrente caso voce ligue aonde nao deve.... e os 2 diodos eh pq o sinal eh AC (o sensor abs eh uma bobina) e se usasse 1 diodo soh a protecao seria em um sentido da corrente.
Com esse treco ae, voce consegue entrar sinais de ate 5.3 volts de maneira segura na tua placa de som...
Ae roda um programa qualquer q mostra o sinal de audio... nao importa os valores exatos... pois voce vai apenas comparar (lado bom, com lado ruim)
bem, espero q voce nao precise dessa gambi toda...
cheers
João Pedro
22/07/2009, 19:46
O Linux! O tópico foi eu que criei, não me sinto incomodado, muito ao contrário. Apesar de não estar no espectro do meu radar seus conhecimentos não como não captar uma ou duas linhas, isto é informação e não há porque achar ruim quando ela nos vem de quem sabe o que diz.
E caso alguém necessite sanar outras dúvidas sobre o ABS, eu mesmo por exemplo, basta postar e tenho a certeza que, dentro do possível, vc irá colaborar.
Portanto, por mim, vc pode e deve continuar.
linuxhellmaster
22/07/2009, 19:47
A minha silverado também arrastava as rodas de trás nas primeiras freiadas geralmente em dias mais frios, e estas rodas deveriam ter assistência do ABS, aí alguém me disse que era para ligar o motor e dar umas pisadas no freio que o ABS se regulava e na maioria das vezes até que funcionava, só que muitas vezes até passei vergonha pois só na ameaça de pisar no freio a bicha arrastava e vazia o maior gritedo:oops:, levei em vários mecas, troquei pastilhas e nada, mas, já vendi senão iria tentar fazer o que o linuxhellmaster orientou.:concordo:
Eh.. oxidacao isso....gruda as lonas no tambor... o lance eh sentar o peh mesmo... ae ele remove a capa de oxido e tudo volta ao normal...
Nao existe isso do ABS se regular... inclusive se teu pneu de tras tiver medida diferente do da frente.... o bicho fica louquinho.
cheers
cRiPpLe_rOoStEr
22/07/2009, 20:06
eu nao sou fa de carros GM, na minha familia soh entra carro FORD... entao me desculpe nao poder lhe ajudar mais.
Na minha opniao o ABS tem um uso muito limitado e mais causa acidentes/danos do que impede.... caso voce seja um motorista com habilidades medianas voce pode facilmente controlar melhor o carro do que o ABS q vem nos nossos carros.... (jah viu aqueles videos de super batidas/engavetamentos nos EUA?, pois eh... culpa dos ABS q nao deixam o peao frear/travar as rodas)... mas eh claro q isso eh minha opniao apenas....
não vai mais querer comprar um gurgel motomachine para andar pelado dentro? ia ser engraçado, mas só pq é na família dos outros:mrgreen::odedo:
ja viu que o fiesta mk3 xr2 tinha um sistema de abs mecânico que desarmava automaticamente a 2km/h?
linuxhellmaster
22/07/2009, 20:12
não vai mais querer comprar um gurgel motomachine para andar pelado dentro? ia ser engraçado, mas só pq é na família dos outros:mrgreen::odedo:
ja viu que o fiesta mk3 xr2 tinha um sistema de abs mecânico que desarmava automaticamente a 2km/h?
LOL, mas ae voce tem q considerar q nao seria "um carro" :discordo:, talvez um 1/2 carro ? e tmb seria soh pra brincar por ae.. ate explodir ou dar PT.
nah, nunca vi um fiesta desses na vida... sou muito suspeito em relacao a gosto p/ carro.... desses carros mais atuais ( > 1977) eu me prendo ao taurus, as rangers americanas... os cougars... etc..etc..
eh cara, aqui se nao for FORD... nem na garagem eu deixo estacionar (;
que fique na rua!!!
bem, gosto eh gosto neh... e esse eh o meu. :pipoca:
cheers
cRiPpLe_rOoStEr
22/07/2009, 20:14
lembra que as últimas d20 tinham um sistema de abs mecânico nas rodas traseiras (aquelas com o adesivo abs-t)? a silverado por acaso usa o mesmo sistema???
Thiago Pereira
22/07/2009, 20:43
Ehehehehe, bem... se quer ouvir umas coisas a mais...
Espero que o amigo criador do topico nao se encomode.. nem algum moderador... porem se acharem q esta desviando d+, pode ficar a vontade e mover p/ algum outro topico mais apropriado.
A ideia do carPC eh legal, eu estou desenvolvendo o meu proprio... com LCD de 7" (2 din) touchscreen... pra encaixar certinho no painel da ranger... por enquanto vai ter as seguintes funcoes.
- mp3/mp4.etc..etc.. pra poder ver videos e ouvir qualquer formato de midia.
- cd/dvd, vou instalar um dvd slim dual layer, por tras do LCD.
- interacao com o sistema de som original da ranger (usando o amp q a minha tem original de fabrica.. externo ao radio)
- gps conectado internamente
- bluetooth p/ receber/fazer ligacoes com callerid e tmb p/ tocar o som do fone no carro... (a2dp)
- rasteador... 1/2 embutido no chicote original e 1/2 no carpc (caso roubem o carpc, continua funcionando)
- acesso a rede de cell/3g/wifi (leia o item acima), pra puxar musicas.. acesso ao cddb..etc..etc..etc..
- gerador de graficos on board... p/ fazer filmes de eu dando role com o carro e adicionar graficos tipo tacometro..forca G..etc..etc. no video.
- conexao com cameras frente/tras e sensor de estacionamento
- monitoracao de todos os sitemas do carro... ECU...airbag.. abs.... incluso alarmes e protecoes (baixa pressao de oleo.. temperatura.. mistura....)
- operacao/integracao com meu linelock e o sistema de oxido nitroso (ainda trabalhando nessa instalacao)
- milhares de outras pequenas coisas q to esquecendo.
Voltando um pouco ao topico do obdII,
Todos os modulos do carro se comunicam atravez de uma ou mais redes de dados.... alguns modulos na rede PWM jpw... outros na rede ISO.... isso varia de carro p/ carro.. fabricante p/ fabricante.... uma vez q voce consegue se conectar ao modulo X, voce pode executar varias acoes... entre elas reprogramar alguns dos modulos.... por exemplo... no modulo de airbag.. voce consegue consultar os dados.. resetar as DTC's e realizar testes... q vao atuar nas saidas do airbag.. (podendo inclusive disparar os mesmos)...
No caso do ABS... voce consegue reprogramar o modulo atravez dessa rede... sem tirar o mesmo do carro... alem de verificar e resetar DTC's... o mesmo pro A/C e ECU.
A ECU eh um caso um pouco mais a parte.... pois voce pode FLASHEAR a ECU atravez dessas conexoes a rede de dados.... no caso da ranger em especifico... voce fornece uma tensao X (me desculpe estou sob NDA em relacao a essas informacoes) no conector odbII, e o modulo entra em um modo de operacao diferente.... sendo possivel voce entao fechar uma sessao de comunicacao segura com o ECU (uma especie de handshake cripto com dados cripto... infelizmente bato no NDA denovo se eu der mais informacoes), podendo entao reprogramar partes ou totalmente a ECU....
Totalmente seria pro caso de voce estar fazendo um tunning nas suas curvas e modificacoes do tipo.... parcialmente seria pro caso de voce querer desligar um limitador de rotacao ou velocidade... ou entao desligar os testes do sistema de EGR ou evaporacao.... (ae voce pode tirar os sensores fora e nao acende a MIL no painel)....
Ou seja, aquele conector q eu postei a foto nao tem simplesmente 1 conexao... em geral ele possui conexoes p/ todas as redes que sao de protocolos diferentes no seu carro, e ainda algumas conexoes q sao dependente do fabricante (como aonde voce enfia a tensao p/ mudanca de modo da ECA).... mas em geral eh tudo identido p/ uma mesma linha de carro e modelo de ECU.... por exemplo.. no caso das rangers.. todas com EEC-V tem conexoes iguais e falam protocolos iguais....
porem as com EEC-IV jah nao tem nada a ver.... porem ambas suportam o obdII (ou I) e sendo assim sao compativeis nesse aspecto.... isso vale p/ carros de outras marcas tmb.... todos compativeis com obdII...
bem, acho q eh isso... nao vou falar mais pq esta fora do topico, e acho sacanagem ficar postando kilos e kilos de coisas offtopic.
se quiser continuar o papo.. cria um topico separado e pede p/ algum moderador mover a(s) msg(s)... acho que seria mais consideracao com o amigo que criou esse aqui.
cheers
A ideia do CarPC é bem essa, a diferença é que vc está a muitos passos na minha frente...hehehe, mas já peguei o espirito da coisa!!!! :evil:
Acabando o meu Karmann Ghia 1969 inicio esse projeto na S10. :mrgreen:
Minha ideia do CarPC surgiu qdo vi aquele netbook da asus a uns anos q usa memoria flash ao inves de um hd, ai procurei na net e vi que muitos tiveram essa ideia antes que eu :putz:
Hj já existe muita coisa pronta como as telas de LCD touchscreen 2DIM, gabinetes compactos, fontes 12V, ou seja, acaba não valendo a pena desenvolver mta coisa, exceto pelo prazer/lazer da coisa.
Quanto a programação da ECU não imaginei que seria possivel direto pelo conector OBDII, pensava ser necessario abrir o modulo.
Sobre a NDA entendo perfeitamente...:concordo:
Mais uma vez obrigado pela aula.
linuxhellmaster
22/07/2009, 20:57
A ideia do CarPC é bem essa, a diferença é que vc está a muitos passos na minha frente...hehehe, mas já peguei o espirito da coisa!!!! :evil:
Acabando o meu Karmann Ghia 1969 inicio esse projeto na S10. :mrgreen:
Minha ideia do CarPC surgiu qdo vi aquele netbook da asus a uns anos q usa memoria flash ao inves de um hd, ai procurei na net e vi que muitos tiveram essa ideia antes que eu :putz:
Hj já existe muita coisa pronta como as telas de LCD touchscreen 2DIM, gabinetes compactos, fontes 12V, ou seja, acaba não valendo a pena desenvolver mta coisa, exceto pelo prazer/lazer da coisa.
Quanto a programação da ECU não imaginei que seria possivel direto pelo conector OBDII, pensava ser necessario abrir o modulo.
Sobre a NDA entendo perfeitamente...:concordo:
Mais uma vez obrigado pela aula.
Compra uma Nano-ITX e usa o conversor DC-DC, works like a charm.
Voce pode rodar linux ou freebsd... seu maior trabalho vai ser desenvolver o software.. que se comunica com tudo.. mostra tudo.. e ainda trabalha legal com o touchscreen.
Outro ponto importante.. toma cuidado com as coisas q voce compra.. pq muitas delas precisa de um driver especifico (aquele scanner q voce mostrou parece ser um deles) e ae fica ruim p/ voce implementar o sistema... (a nao ser q voce va rodar windows nele....) no caso esse q eu tenho, funciona como se fosse (pro computador/sistema operacional) um adaptador usb <-> porta serial. Sendo muito simples trabalhar com ele (soh precisa lidar com a porta serial... e nao drivers e coisas usb)
cheers
Thiago Pereira
23/07/2009, 18:52
Compra uma Nano-ITX e usa o conversor DC-DC, works like a charm.
Voce pode rodar linux ou freebsd... seu maior trabalho vai ser desenvolver o software.. que se comunica com tudo.. mostra tudo.. e ainda trabalha legal com o touchscreen.
Outro ponto importante.. toma cuidado com as coisas q voce compra.. pq muitas delas precisa de um driver especifico (aquele scanner q voce mostrou parece ser um deles) e ae fica ruim p/ voce implementar o sistema... (a nao ser q voce va rodar windows nele....) no caso esse q eu tenho, funciona como se fosse (pro computador/sistema operacional) um adaptador usb <-> porta serial. Sendo muito simples trabalhar com ele (soh precisa lidar com a porta serial... e nao drivers e coisas usb)
cheers
Vlw, vou procurar mais info sobre o nano-itx.
Agora o OS vai ter q ser Windows mesmo, no slackware q tenho na empresa o maximo que consigo fazer é logar e dar um halt para desligar a maquina.
linuxhellmaster
23/07/2009, 19:23
Vlw, vou procurar mais info sobre o nano-itx.
Agora o OS vai ter q ser Windows mesmo, no slackware q tenho na empresa o maximo que consigo fazer é logar e dar um halt para desligar a maquina.
Pena, nao acho q va funcionar muito bem entao.... principalmente determinados tipos de midia.... e quando realizar operacoes juntas...
por ex.. tocando um dvd gravado em algum codec que exige muita cpu, e derrepente entra uma chamada pelo cell... ou entao voce rolando um DVD e quer monitorar em tempo real outros dados.
linux/unix em geral eh bem simples, talvez voce nao consiga desenvolver os programas p/ ele, mas vale a pena pesquisar oq jah tem pronto... as vezes voce gruda tudo e cola e jah era... fica uma gui bonita e talz.
bem, boa sorte amigo!
cheers
J. G. Junior
17/08/2009, 14:28
Caros colegas,
Esse problema de acender a indicação do ABS na S10 acontece quando se troca as pastilhas de freio e não se dá um reset no sistema.
Geralmente o ABS pisca quando se está andando no carro ou quando é ligado o motor.
Se for falta de reset façam o seguinte:
1- Gire a chave(bateria), sem dar partida;
2- Abra a caixa de fusíveis no compartimento do motor;
3- Identifique o fusivel do ABS;
4- Retire o fusivel e recoloque novamente.
Ao desligar e ligar a chave novamente a indicação do ABS vai acender e apagar. Como normalmente acontece.
Espero ter ajudado.
Abs.
Fabio Schmitz
24/02/2010, 22:47
JP
Meu amigo no meu caso o problema era identico ao seu e foi so trocar o sensor de velocidade e tudo resolvido este sistema e interligado o sensor falha afeta todo o sistema esses aparelhos nao vao detectar nada a menos que se estiver apresentando ele na hora mas coverse com seu mecanico meu foi resolvido ok!!
humbertodoria
31/03/2011, 16:10
onde fica esse sensor de velocidade se puder postar fotos agradeço pois a lus do abs da minha 2.8 4x4 anda acendendo grato
fabiothoaldo
31/03/2011, 20:18
o sensor fica no cubo da roda dianteira,pelo menos na minha 4x4 e assim, em cima do diferncial trazeiro, fica uma valvula proporcionadora,que regula a pressao de fluido para distribuir igual para as rodas.vo trocar o da minha que esta vazando.
humbertodoria
01/04/2011, 07:52
é uma 2.8 2004 4x4 ela só tem abs ná trazeira e esse sensor de velocidade nao fica no diferencial não amigo ouví dizer que fica na caixa de marcha ,mas queria a certeza absoluta para não trocar as peças erradas :
grato humberto porto dória neto
humbertodoria
02/04/2011, 10:52
o sensor da minha s10 2.8 4x4 2004 com abs só na traseira fica na caixa de macha retirei o plug e usei limpa contato ficou bo não acende mais a luz do abs mas valeuw pela atenção de vcs
grato: HUMBERTO DORIA
Nilson2911
09/07/2011, 12:26
Então como a maioria das s10 a minha não foi diferente, acendeu a maldita luz! Vamos ver se vocês podem me ajudar:
Há algum tempo percebi que quando passava dos 140km/h ela apitava ( um barulho bem chato ), após isso começou a acender a luz do abs, porém se eu parace a caminhonete e desliga-se ela e logo retorna-se a ligar a luz se apagava e voltava o sistema normal;
Pórem agora o velocímetro indoidou de vez, só marca até 100km/h e parece estar com bastante mal contato e a luz do abs está acendendo bemmais que antes, e quando fica pagada e preciso usar o freio escuto estralos em baixo do painel.
Não sei se tem haver o sistema do velocímetro com o do abs, minha s10 é uma 2004 4x4, e não sei se oabs é nas 4 rodas ou nas 2, alguem tem alguma sugestão do que tem que ser feito?
Desde já agradeço as informações postadas pelo pessoal, que são sempre se grande valia.
Nilson2911
01/08/2011, 21:13
Alguem tem alguma sugestão pro problema ai em cima?
Daniel Reder
01/10/2012, 18:47
Caros colegas,
Esse problema de acender a indicação do ABS na S10 acontece quando se troca as pastilhas de freio e não se dá um reset no sistema.
Geralmente o ABS pisca quando se está andando no carro ou quando é ligado o motor.
Ao desligar e ligar a chave novamente a indicação do ABS vai acender e apagar. Como normalmente acontece.
Espero ter ajudado.
Abs.
Pessoal, minha S10 resolveu acender a Luz do ABS de forma intermitente, troquei todo o Fluído de Freio (Foi colocado DOT3), troquei as pastilhas e as lonas traseiras também, mas o defeito persiste.
Os mecânicos de plantão poderiam me dar uma ajuda, se eu fizer o procedimento que o colega citou não terei nenhum problema no ABS?
E caso não funcione, qualquer Scanner pode fazer a leitura desse defeito ou só com Scanner da CSS pra descobrir?
Daniel Reder
01/10/2012, 23:03
Só complementando, ela está acendendo também a luz de Fluído de Freio junto com o ABS, e elas acendem juntas desde o ínicio do problema.
Só complementando, ela está acendendo também a luz de Fluído de Freio junto com o ABS, e elas acendem juntas desde o ínicio do problema.
vejam vocês, até hoje não consegui resolver o problema do ABS.
No entanto, eu o vinha levando de barriga pois a efetividade dos freios não estavam prejudicadas. Agora, porém, os freios sumiram, escafederam-se!
O scaner revelou vários defeitos, códigos CO23,24,25,26,28, 65
Segundo o mecânico o problema é eletrônico e mecânico. Ou seja, estou assado já que o módulo eletrônico é passível de conserto mas a bomba... Até agora ainda não descobri ninguém que a conserte.:screwy:
As opções: fazer um bypass e desviar a tubulação do ABS, ficando freios comuns. Comprar - antes achar - um módulo/bomba usado.
se alguém souber de um...
Amigos, venho penando com meu problema de ABS faz meses. Nenhuma solução à vista, exceção achar uma peça usada (de sucateiros) ou fazer um bypass com dutos de Komb e esquecer o ABS. Não é preciso dizer que as duas opções são complicadas, com agravante para a segunda que depende da sorte na peça estar "usável". No caso da opção de reconfiguração de freios - retirando-se o ABS - fica por conta do trabalho operarial e cansativo do mecânico (além de ter de haver habilidade).
Tradução, se procedido assim, os custos seriam altos e perda de uma segurança nos freios.
Uma peça nova fica na fixa dos R$ 6.000,00 a R$ 17.000,00.
Conversando com o pessoal da GM esses me confessaram que as as S!) anteriores a 2010 são problemáticas nessas peças (americanas da marca Kays West), tendo apresentado inúmeros problemas, inclusive em picapes S10 da nova linha.
Para as antigas, o defeito se origina, entre outras coisas, na dilatação do prazo na troca do fluido e na mania de somente completá-lo. Isto facilita a retenção de umidade e empelotamento do fluido, causando stress nos pistões da bomba e esfarelamento dos o'rings de retenção do fluido. Isto não quer dizer que a própria peça não tenha seus problemas congênitos.
Tentei de tudo e nada deu certo e já estava conformado.
Descobri, cutucando na internet, que alguma pessoas faziam trabalho de recuperação da PARTE ELETRÔNICA do modo. A recuperação não passava de ressoldagem das fracas soldas na placa, que com vibrações do motos, pancadas do capot etc rompiam ou trincavam.
Porém, NINGUÉM se aventurava a consertar a bomba hidráulica do ABS, todos taxando-a de "inconsertável".
Já conformado, deparei-me com uma excelente pessoa - um auto didata - que se interessou pelo meu caso e se ofereceu a "tentar" consertar a bomba. Detalhe: ele nunca havia tentado isto antes.
Como eu já considerava perdida a esperança resolvi arriscar. Outro detalhe: moro no RJ e o meu herói mora em... Rondônia.
Ele afiançou que consertaria a placa eletrônica, cobraria-me uma fração do que é pedido nas grandes capitais (onde se pedem cerca de R$ 700.00). E se pôs à disposição para tentar recuperar a bomba.
Perdido por um perdido por mil: lá fui eu enviar à Rondônia minha bomba (custo elevado de envio pelo correio), isto com a promessa de só pagar se houvesse resultados positivos!
Ele narrava-me passo-a-passo do progresso de recuperação, a saber: o'rings deteriorados e um pistão da bomba desalinhado de seu vetor. O pistão levou a torneiro. Os o'rings teriam que ser trocados. Mas onde achá-los?
Ele me instruiu a procurá-los mas ele mesmo achou análogos em Rondônia. Montou a bomba, mas desconfiou de algo e novamente a abriu. Notou que havia mais um o'ring dando passagem de fluido, Resolveu trocá-los todos.
Dias depois, enviou-me a bomba e meu mecânico, instruído a fazer a sangria SOMENTE por máquina de vácuo, a instalou e ... Voi'Là! Meu abs está funcionando perfeitamente e, com custos de fração ínfima do que eu pagaria em uma peça usada (que não teria que saber se funcionava). Aliás, um dado curioso: gastei mais de frete (envio e trazer de volta) do que o pedido dos custos de conserto.
Pelos relatos na GM, e em foruns que li, esse é um problema aleatório que pode atingir qualquer um. A via cruxis começa trocando-se cilindro mestre até o mecânico jogar a tolha.
Por isto, a quem interessar e estiver com o mesmo problema, sugiro procurar o membro "DESAFORADO", no forum Blazer GM e ver se ele pega mais um caso. É pessoa honesta, faz por voluntarismo e pura vontade de ajudar.
salvou minha guerreira de muitos anos, cujo conserto por peça nova era completamente inviável.
Boa sorte a todos
amigo e fácil de chegar ate esse sensor pois minha s10 2003 também só tem abs na traseira e acendeu a luz do abs levei essa dica para um eletricista e não sei se e mal vontade dele mais ele deitou de baixo dela e disse que não ten sensor se possível poderia me mandar mais detalhe ficarei muito grato
Dae PessoALL... Estou com problemas também no ABS de minha s10...
O meu problema acontece da seguinte forma, tem dias que não acontece nada e dias que a luz acende logo após a partida, dias que acende depois de muito tempo andando... detalhe que após acender, basta desligar a camionete e ligar novamente que resolve o problema...
O erro apontado no Scanner é o C0265 - Relê de alimentação do ABS presente... quando acende a luz, nota-se o relê quente, quando não acende ele não aquece...
Alguém passou pelo mesmo problema??? eu não gostaria de ter de checar todo o freio, sensores e etc, sem saber o que procurar...
Penso que meu problema poderia ser somete elétrico pelo fato do relê esquentar, poderia ser falta de aterramento... o que acham??
Dae PessoALL,
Descobri que meu problema é realmente a central do ABS, e que o tal relê ao qual o scanner se refere fica dentro da central...
Achei no mercado livre um anuncio sobre concerto da central...
Segue link
http://transporte-veiculo.mercadolivre.com.br/MLB-580051812-conserto-de-modulo-de-abs-s10-e-blazer-parte-eletrnica-_JM
Entrei em contato com o Fernando, segundo ele é fácil de se concertar desde que saiba o que se esta fazendo, no caso, ele sabe fazer... por 250 dilmas mais frete, vou mandar minha central pra ele arrumar...
Pesquisei mais sobre o assunto e vi que o pessoal esta muito satisfeito com os serviços dele... me deixando assim mais tranquilo e crente de que teria meu problema resolvido...
Alguém aqui já teve a central do ABS arrumada? pelo Fernando ou por outro??
Boa tarde, tive um problema com a minha s10 executive 10/11 4x4. A luz do abs acendia junto com a luz do freio, as vezes passava 2 dias sem acender, as vezes por dias seguidos, as vezes acendia quando dava partida, as vezes em movimento. Quando passava no scanner, acusava relé. Codigo C0265 se nao me engano. Troquei relé, troquei fusiveis, pastilhas, cilindro, e nada dava jeito. Ai vi em varios sites, alem do rapaz onde fiz osl scan, me informando que tinha que trocar o modulo do abs que custa em torno de 2mil reais. Porém, comecei a procurar mais e vi uns videos em ingles, que os caras mostram que o problema é realmente o modulo do abs, porem, nao é necessaria a troca do mesmo, porque oque acontece é que a placa do modulo, com a trepidacao do motor, começa a trincar as soldas. Entao peguei meu modulo, junto com o meu amigo dono da oficina e o mecanico dele, abrimos o modulo, resoldamos as soldas, e ate agora a luz nao acendeu mais. Nao doi dificil, só é fazer com calma. Qq duvisas estou a disposicão pra ajudar.
Alestrobel
07/04/2016, 06:10
Prezados mestres , boa tarde . Estou com um problema na minha Blazer 4.3 v6 automática . Quando tentei sair da garagem com a Ré as rodas travaram . As outras marchas não apresentam problemas . Apenas trava na ré . Até colocando no neutro não consigo empurrar para a ré.Peço ajuda a vocês .
O problema ocorreu por acaso . Apenas estava observando um certo barulho quando freiava antes de acontecer o problema, um barulho como se fosse uma tremida na frenagem ....não sei se tem algo a ver...
Citar mensagem em conjunto com outras.
Alestrobel disse:
Ontem 16:26
Agora a pouco consegui empurrar no neutro ,mas quando liguie na re não foi. Coloquei o D e fui para a frente normalmente é depois não consegui mais empurrar no N...
Citar mensagem em conjunto com outras.
Alestrobel disse:
Ontem 16:29
Consegui outra vez empurrar com a marcha em N neutro . Mas trava quando ligo o carro , não anda na ré, rodas travadas...
Tem relação com ABS pois o sensor tbm fica ligado .
o problema e solda fria como dizen os tecnicos em eletronica mas qualquer um pode arrumar,os especialistas cobram ate 700 reais por esse serviço consegui num forum americano e ja arrumei minha viatura as imagens estão ai e só vc mesmo desmontar e pedir para um tecnico ou vc mesmo compra um ferro de solda e resoldar esses pontos da imagem,e ja era luizinha de exclamação com abs.
o video e em inglesm mas da para entender bem
*REAL* FIX ASTRO-VAN KH325 EBCM (brake & abs light on intermittently; C0265 code) - YouTub (http://www.youtube.com/watch?v=P_6Sk7-fm0I)
Cristiano sloniec
29/05/2016, 18:23
Pessoal a poucos dias comprei uma s10 2004 4x4 executive e ela tá pegando freio so em uma roda dianteira daí você segura o freio ela arrasta e se você dá umas pedaladas no pedal pega na outra e a luz do abs não acende ao ligar a chave alguém do grupo pode me ajudar?
Hélio Marinho
18/08/2016, 21:03
Boa noite senhores, tenho uma s 10, 4x4 executive, 2010, está apresentando barulho do abs, quando freio com a caminhonete em baixa velocidade, exemplo ao passar em lombada, alguém pode me ajudar!!!
Hélio Marinho
18/08/2016, 21:07
Outro problema a embreagem de vez em quando fica baixa, daí tem que bomba o pedal para voltar, me falaram para substituir o atuador da embreagem, correto ou existe outra opção?
junior_martins
19/08/2016, 03:28
Outro problema a embreagem de vez em quando fica baixa, daí tem que bomba o pedal para voltar, me falaram para substituir o atuador da embreagem, correto ou existe outra opção?
Bom dia Helio, pode ser defeito no atuador sim, verifique o nivel do fluido primeiro, se necessário substitua o fluido, em relação ao freio qual é o tipo de barulho.? Pelo que você esta dizendo pode ser alguma das rodas com amortecedores ou algo na suspensão danificado e quando você passa freiando em alguma irregularidade ou lombada a roda perde contato com o solo e trava, ai o ABS faz o trabalho dele que é destravar. Abraço
deve estar igual a minha sem as lampadas no painel,e so abrir o painel e colocar a minha estava com jump nos sensores do abs na roda
clovis.d
02/11/2016, 18:36
Boa noite amigo Hélio, tive o mesmo problema e fiz de tudo até descobrir o que era, verifiquei sensores de rodas,pastilhas e tudo que podia imaginar, quando resolvi trocar o sensor do velocímetro que resolveu o problema. O velocímetro estava marcando direitinho a velocidade porém estava dando problemas no ABS.
Espero ter ajudado. Abraço
pcbenatti
16/03/2017, 15:52
Boa tarde pessoal, me cadastrei no site pois tenho uma S10 Executiva 4x4 2.8 ano 05/06 turbo eletrônica, e quero passar alguns problemas e soluções que tive no decorrer dos anos na mesma.
Sobre ABS; a tal luz que fica acesa amarelinha do abs e a vermelha do exclamação:
1º Problema, acendeu a luz abs e exclamação, passei aparelho acusou sensor roda dianteira direito, troquei o sensor e resolvido problema.
2º Problema mais difícil, acendeu a luz abs e exclamação, passei aparelho acusou erros C0252 válvula traseira; c0281 interruptor freio, c0286 indicador do abs e c0265 relé alimentação do abs. Bem foi trocado tal sensor do pedal do freio e não resolveu, dai passei novamente aparelho apagou erros ficou um dia e voltou acender as luzes, dai olhando nos fóruns da internet com os erros e falando com mecânico, decidimos tirar o modulo do abs parte eletrônica e abrimos e levamos na eletrônica para conferir soldas e relé, dai após 1 dia peguei novamente e o técnico disse que a placa estava com diversos problemas mais o relé tava bom, dai foi refeito as soldas e colocando já apagou as luzes e não acendeu mais, resumindo curto no módulo e resolvi com R$150,00, sendo que no mercado livre a base de troca fica mais de R$500,00.
Problemas com a tal luz do Ar Bag; Quando comprei a S10 decidi mexer na suspensão em casa, dai como eu não tinha esperiencia com ar bag descuidei e quebrou a sinta do volante, mais isso descobri depois de muito tempo passando aparelhos e testando tudo os sensores me deixou maluco, o que aconteceu que quando mexi na suspensão deixei o volante mexer dai quando fui andar quebrou a tal sinta pois ela só pode dar 2,5 voltas, então quando acender a luz só ar bag verificar a tal sinta pois é muito frágil.
Luz anomalia da ignição ligava quando em uma marcha lenta a uns 100 a 110 km numa descida ia acelerar e acendia a tal luz e cortava a potencia do motor, dai passei o tal aparelho acusou pressão do turbo, troquei todas a mangueiras turbina e intercooler, e nada continuava acendendo, filtros todos originais novos e continuava acendendo, dai ate que um certo dia troquei o sensor map, e ate hj não acendeu mais a tal luz, não sei se resolveu completamente mais ja faz uns 6 meses que não acende a tal luz e o motor esta com potencia normal.
Espero ajudar alguém que esta com problemas nesses tópicos nas S10.
renatosrosa
16/04/2017, 15:13
Caros colegas,
Espero ter ajudado.
Abs.
Junior, excelente dica, funcionou. Obrigado!
Marcos Bergamini
16/08/2018, 18:36
o sensor da minha s10 2.8 4x4 2004 com abs só na traseira fica na caixa de macha retirei o plug e usei limpa contato ficou bo não acende mais a luz do abs mas valeuw pela atenção de vcs
grato: HUMBERTO DORIA
Corretíssimo, Humberto
Muitas vezes você leva seu carro no mecânico e os caras inventam um monte de coisas. Minha S10 Tornado 4x4 acendeu a luz após troca de pastilhas, li neste fórum que deveria ser feito reset do rele, fiz isto e apagou. Uns 15 dias depois acendeu novamente. Comprei um limpa contatos, retirei todos os fusíveis e reles e até agora está normal, ou seja, não fica mais acesa. Abraço a todos
Adriano Leonardo
19/09/2018, 14:24
Pessoal, estou com problemas no ABS da S10, ela tá com a luz acesa direto e o sistema não está atuando. Levei numa oficina de freios e o cara disse que poderia arrumar o sistema levando as peças novas ou fazer um bypass do sistema ABS. O que vcs acham? Vale a pena fazer essa adaptação ou só o sistema original msm?
Pessoal, estou com problemas no ABS da S10, ela tá com a luz acesa direto e o sistema não está atuando. Levei numa oficina de freios e o cara disse que poderia arrumar o sistema levando as peças novas ou fazer um bypass do sistema ABS. O que vcs acham? Vale a pena fazer essa adaptação ou só o sistema original msm?
opa boa noite qual modelo e ano da sua s10 abs 2 ou 4 rodas.preciso desses detalhes para dar minha opião,abraço
Adriano Leonardo
08/11/2018, 00:35
Amigo, boa noite
Teria o contato desse tal "DESAFORADO" ou então as imagens de como ele fez a desmontagem desse módulo hidráulico do ABS da s10? Pois o meu problema é o elétrico que já arrumei como um rele de R$:5,00 e R$: 35,00 com um cara de uma eletrônica pra fazer o serviço bonitinho. Agora só falta saber como desmontar e trocar esses o'rings que vc fala no módulo hidráulico.
Obrigado
Adriano Leonardo
08/11/2018, 00:53
opa boa noite qual modelo e ano da sua s10 abs 2 ou 4 rodas.preciso desses detalhes para dar minha opião,abraço
Boa noite,
É nas 4 rodas. Troquei o relé do módulo ABS e ele voltou a funcionar, porém o pedal ainda fica indo muito embaixo estou desconfiando do módulo hidráulico do ABS. Estou em uma dúvida grande, entre fazer o bypass ou tentar arrumar o sistema.
Grato.
amigo trabalho com freio de s10 a algum tempo,e te digo o modulo hidraulico dificimente da problema,a não ser fluido de freio nunca trocado,e varios clientes ate de outras oficinas trasem pra nois da uma olhada problemas mais comuns cilindro da roda traseira vasando,ar no sistema 80% dos casos e cilindro mestre,"no caso de pedal baixando"essas s10 com modulo 4 rodas e chato demais tirar o ar do sistema de cada uma das rodas e aconselhavel tirar ate 1 litro de fluido,e mesmo assim vc vai sentir que tem ar nos primeiros kms depois estabiliza.
Adriano Leonardo
14/11/2018, 04:40
amigo trabalho com freio de s10 a algum tempo,e te digo o modulo hidraulico dificimente da problema,a não ser fluido de freio nunca trocado,e varios clientes ate de outras oficinas trasem pra nois da uma olhada problemas mais comuns cilindro da roda traseira vasando,ar no sistema 80% dos casos e cilindro mestre,"no caso de pedal baixando"essas s10 com modulo 4 rodas e chato demais tirar o ar do sistema de cada uma das rodas e aconselhavel tirar ate 1 litro de fluido,e mesmo assim vc vai sentir que tem ar nos primeiros kms depois estabiliza.
Obrigado amigo pela resposta,
Aconteceu que ontem eu resolvi trocar as pastilhas de freio, aconteceu que os pinos da pinça estavam travados. Efetuei a extração dos pinos e troquei por novos, e coloquei as pastilhas novas e agora o freio está normal, graças a Deus. Muito obrigado pela ajuda, cheguei a pensar no módulo hidráulico por desconfiar do antigo dono quanto a manutenções, mas ainda bem que está solucionado, freio em cima e ABS atuando.
Olá comunidade, saudações.
Me desculpa se já tiver post igual, caso já tenha, poderia enviar para pagina certa.
Estou com um problema no freio do abs da minha s10 2011, por duas vezes quando ia tirar ela da garagem, aconteceu que o freio fazia um barulho que parecia de uma bombinha do sistema, mas assim que saia com ela e dava umas acelerada, acabava este problema que parece ser do freio em geral, mas era muito raro aconteceu isso, mas a uns 15 dias tive que trocar o retentor do semieixo dianteiro do lado passageiro, mecânico desmontou toda a parte da roda, soltou o cabo do sensor do abs, retirou tudo pois não tinha como trocar o retentor sem fazer isto, depois que ele montou, fez alinhamento, trocou os pneus, ai o freio danou a dá este barulho direto, mas é só quando estou quase parando, com o carro bem devagar abaixo de 20 por hora, em velocidade normal não aparece o barulho, o mecânico disse, que óleo de freio com massa fraca que o scanner acusou, que teria de trocar todo o fluido de freio, mas ele não trocava, pois precisa ser com scanner junto, levei em outro mecânico, o outro falou que pode ser o abs, e que nunca tinha pegado problema assim, em nenhum momento a luz do abs acendei, alguém pode me ajudar, para que possa falar com eles aqui. Obrigado.
Olá comunidade, saudações.
Me desculpa se já tiver post igual, caso já tenha, poderia enviar para pagina certa.
Estou com um problema no freio do abs da minha s10 2011, por duas vezes quando ia tirar ela da garagem, aconteceu que o freio fazia um barulho que parecia de uma bombinha do sistema, mas assim que saia com ela e dava umas acelerada, acabava este problema que parece ser do freio em geral, mas era muito raro aconteceu isso, mas a uns 15 dias tive que trocar o retentor do semieixo dianteiro do lado passageiro, mecânico desmontou toda a parte da roda, soltou o cabo do sensor do abs, retirou tudo pois não tinha como trocar o retentor sem fazer isto, depois que ele montou, fez alinhamento, trocou os pneus, ai o freio danou a dá este barulho direto, mas é só quando estou quase parando, com o carro bem devagar abaixo de 20 por hora, em velocidade normal não aparece o barulho, o mecânico disse, que óleo de freio com massa fraca que o scanner acusou, que teria de trocar todo o fluido de freio, mas ele não trocava, pois precisa ser com scanner junto, levei em outro mecânico, o outro falou que pode ser o abs, e que nunca tinha pegado problema assim, em nenhum momento a luz do abs acendei, alguém pode me ajudar, para que possa falar com eles aqui. Obrigado.
Olá, troquei o fluido de freio todo, mas o problema continua, alguém que já passou por isso ajuda ai por favor.