Ver Versão Completa : Desmontar embreagem sozinho é possível?
:pensativo:li muito no fórum, porém ainda com dúvidas:???:. É difícil desmontar a embreagem do Niva sozinho:?: Tenho experiência na na homocinética que desmontei com ajuda do fórum8). Quais ferramentas preciso para baixar o câmbio:?: Pois tenho suspeita que a minha embreagem esta queimada:parede:, ao sair em primeira da trancos e perde a força ao acelerar. Obrigado a todos os Jipeiros do Brasil! :-D
Flugêncio
21/05/2008, 15:03
:pensativo:li muito no fórum, porém ainda com dúvidas:???:. É difícil desmontar a embreagem do Niva sozinho:?: Tenho experiência na na homocinética que desmontei com ajuda do fórum8). Quais ferramentas preciso para baixar o câmbio:?: Pois tenho suspeita que a minha embreagem esta queimada:parede:, ao sair em primeira da trancos e perde a força ao acelerar. Obrigado a todos os Jipeiros do Brasil! :-D
Dá pra fazer sim, mas tem que ter disposição ( velocidade 1 rs rs rs).
Já fiz isso várias vezes, tirando e colocando sozinho. São 4 parafusos/ chave 19mm, +- 35 parafusos/chave 13mm e uns 5 parafusos/chave 10mm.
- Retirar cardã dianteiro
- Soltar os parafusos que prendem o acoplamento elástico no diferencial central
- Soltar a travessa da caixa de marchas
- Soltar o diferencial central
- Tirar a alavanca da caixa de marchas
- Soltar o motor de arranque
- Soltar os parafusos que prendem a caixa de marchas ao motor
- Soltar o cilindro inferior da embreagem
- Soltar a flange de proteção da embreagem
- Soltar o conjunto platô/disco do volante do motor
- Soltar o cabo de aterramento
Talvez esteja esquecendo de algo, completem aí...
Muito Obrigado Flugêncio Ferreira
“Mesmo o mais corajoso entre nós só raramente tem coragem para aquilo que ele
realmente conhece”, observou Nietzsche.É por isso que peço ajuda a vocês que tem
experiência prática na mecânica pois não basta somente a teoria que é muito importante.
Flugêncio será que dois cavalestes é o suficiente para apoiar o Niva e qual o ponto de apoio ideal para os cavalentes? Desde já obrigado e bom feriado!
Flugêncio
21/05/2008, 17:19
Muito Obrigado Flugêncio Ferreira
“Mesmo o mais corajoso entre nós só raramente tem coragem para aquilo que ele
realmente conhece”, observou Nietzsche.É por isso que peço ajuda a vocês que tem
experiência prática na mecânica pois não basta somente a teoria que é muito importante.
Flugêncio será que dois cavalestes é o suficiente para apoiar o Niva e qual o ponto de apoio ideal para os cavalentes? Desde já obrigado e bom feriado!
Dois cavaletes na dianteira são suficientes. mas consegue-se tirar sem o uso de cavaletes tb.
Prieto 4x4
21/05/2008, 19:21
Não deve ser nada fácil não.
Por duas vezes que tive que desmontar a embreagem do Niva, os mecânicos optaram por tirar o motor do carro, dizendo que seria mais fácil que desmontar o câmbio, caixa de redução, etc...
Se os "caras" que são os profissionais assim disseram........quem sou pra dizer o contrário.
Já um mecânico, o Sr. Antonio Russo, que tem sua mecânica no início da Rodovia Anchieta em São Paulo, me afirmou que é extremamente fácil e rápido remover a embregem, retirando apenas o cambio.......
Tem o nome e telefone dele em uma lista de oficinas e auto-peças especializadas em Nivas aqui no Forum.
Vou dar uma procurada, se achar eu "posto" aqui,
abs
Cesar
shuther4x4
21/05/2008, 21:19
Por duas vezes que tive que desmontar a embreagem do Niva, os mecânicos optaram por tirar o motor do carro, dizendo que seria mais fácil que desmontar o câmbio, caixa de redução, etc...
Se os "caras" que são os profissionais assim disseram........quem sou pra dizer o contrário.
Pelo menos assim eles podem justificar o preço da mão de obra, ou são da terrinha lusitana (brincadeira heim!)
Os que conheço sempre tiraram "por baixo" sem tirar motor.
Abraços
BACALHAU
21/05/2008, 21:26
Pelo menos assim eles podem justificar o preço da mão de obra, ou são da terrinha lusitana (brincadeira heim!)
Os que conheço sempre tiraram "por baixo" sem tirar motor.
Abraços
Escuta aqui, ó gajo. Estás a querer levar um murro no olho? :mrgreen:
shuther4x4
21/05/2008, 21:52
Escuta aqui, ó gajo. Estás a querer levar um murro no olho? :mrgreen:
Como me descobrires aqui? Estavas eu desfarçadamente escrevendo atrá da cam!
:-DObrigado Flugêncio (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=8756)! :concordo:Prieto 4x4 realmente é difícil. :concordo:shuther4x4 você tem razão.:pensativo:Pessoal é que realmente os mecânicos se assustam com a mecânica do Niva. Os mais novos que não conhecem e os veteranos ou experientes valorizam essa mão de obra especializada e rara.
:idea:Consultando o Forúm 4x4Brasil encontrei uma foto interessante do câmbio desmontado(segue abaixo), onten comprei um cavalete e apesar de ser possível sem eles amanhã vou comprar outro por segurança.
Obrigado Jipeiros!
BobJipe
A foto que voce esta mostrando é do meu Niva.
Posso lhe dizer que o dificil não é o de retirar o cambio,para isso voce tira todos os parafusos ja mencionados pelo Fulgencio e puxa para tras,com o cambio ja calçado(não é sapato:discordo::discordo:) e depois voce vai abaixando.Eu usei um macaco destes que tem um sistema tipo coroa e pinhão.
Na minha opinião ,que não sou mecanico mas fuçador,o mais chato e trabalhoso,foi o de levantar e encaixar o eixo primario do cambio na embreagem.
Mas vale o esforço e o aprendizado.
Não sei se fiz tudo certo,porque o carro ainda esta parado.
Precisei de uma chave de boca com articulação para tirar um dos parafusos perto do motor de partida
Vai uma foto dos meus cavaletes.(no canto esquerdo)
Prieto 4x4
26/05/2008, 12:03
Já um mecânico, o Sr. Antonio Russo, que tem sua mecânica no início da Rodovia Anchieta em São Paulo, me afirmou que é extremamente fácil e rápido remover a embregem, retirando apenas o cambio.......
Tem o nome e telefone dele em uma lista de oficinas e auto-peças especializadas em Nivas aqui no Forum.
Vou dar uma procurada, se achar eu "posto" aqui,
abs
Cesar
Conforme prometido, segue abaixo link para o tópico: ranking das oficinas.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=30645&highlight=motor+Niva
Valeu Peter :grin:! Aproveito para lhe dar os parabéns:concordo: pela coragem8) de desmontar o seu jipe, tem que ter muita disposição:palmas: mesmo. Prieto 4x4 OBRIGADO:grin: pelos links... pois é recorrer a um mecânico é o ideal mas se tratando de coragem e economia e um espírito de faz tudo a gente tenta evitar.
Ainda não desmontei a embreagem pois não comprei uma original (R$290,00) +despesas envio.
Desmontei parcialmente o carburador original(tem uma placa vermelha dentro USSR) do Niva para limpeza e para piorar:parede: descobri que tem dois parafusos que não dão aperto contudo consegui montar novamente. Hoje comprei outro cavalete e uma chave 10mm. Obrigado a todos os Jipeiros do Brasil!:grin:
Como ainda não desmontei a embreagem estou no :idea:plano "B", LIMPEZA DE CARBURADOR, e olha que houve uma melhora nos trancos até sumiu...mas esses dois parafusos que não dão aperto é preocupante:pensativo:.
Oi, Amigos:!:
:pensativo:Algum Jipeiro já fez a adaptação que está entre aspas abaixo:?:
:pensativo:Existe CUSTO/BENEFÍCIO da adaptação :?:
:pensativo:É somente o que está a baixo ou tem mais informações:?:
:pensativo:Uma vez feita esta adaptação é possível reverter e instalar a original:?:
:parede:Lembrando aos amigos que eu mesmo irei fazer.
EMBREAGEM
:arrow:"Embreagem Disco do Tempra 8V ou 16V com Plato Sachs do Santana 2000,precisa tirar o volante original, reabrir o furo da guia, acertar a furaçao para encaixar o conjunto novo, e calcar o garfo 5mm"
:concordo:Obrigado a todos os Jipeiros do Brasil:!:
Flugêncio
06/06/2008, 18:47
Oi, Amigos:!:
:pensativo:Algum Jipeiro já fez a adaptação que está entre aspas abaixo:?:
:pensativo:Existe CUSTO/BENEFÍCIO da adaptação :?:
:pensativo:É somente o que está a baixo ou tem mais informações:?:
:pensativo:Uma vez feita esta adaptação é possível reverter e instalar a original:?:
:parede:Lembrando aos amigos que eu mesmo irei fazer.
EMBREAGEM
:arrow:"Embreagem Disco do Tempra 8V ou 16V com Plato Sachs do Santana 2000,precisa tirar o volante original, reabrir o furo da guia, acertar a furaçao para encaixar o conjunto novo, e calcar o garfo 5mm"
:concordo:Obrigado a todos os Jipeiros do Brasil:!:
Bob,
Eu tenho esta adaptação no meu niva, mas hoje eu ficaria com a original, tendo em vista que aqui No RJ, tem onde recondicionar o disco, o platô e retificar o volante do motor por R$150,00, com garantia e qualidade.
Lá eles vendem tb o colar da embreagem pro Niva e fazem muito serviços pra taxistas.
Bob,
Eu tenho esta adaptação no meu niva, mas hoje eu ficaria com a original, tendo em vista que aqui No RJ, tem onde recondicionar o disco, o platô e retificar o volante do motor por R$150,00, com garantia e qualidade.
Lá eles vendem tb o colar da embreagem pro Niva e fazem muito serviços pra taxistas.
:concordo: Flugêncio, antes de tudo mais uma vez valeu:palmas: pela dica valiosa, :idea:poderia me fornecer o local ou telefone, onde recondiciona o disco, o platô e retifica o volante do motor por R$150,00 e vende o colar da embreagem para Niva.
Pois creio:idea: que será muito mais econômico:smile: essa sua informação.
Flugêncio
08/06/2008, 07:10
:concordo: Flugêncio, antes de tudo mais uma vez valeu:palmas: pela dica valiosa, :idea:poderia me fornecer o local ou telefone, onde recondiciona o disco, o platô e retifica o volante do motor por R$150,00 e vende o colar da embreagem para Niva.
Pois creio:idea: que será muito mais econômico:smile: essa sua informação.
Eita... dá uma ligada, 21-9502-2604.
me apresentando sou niveiro de 1º viagem e apartir de agora um niveiro ok:parede::palmas:
ola amigo eu pretendo trocar a minha tbm e na hora de montar tudo de volta no lugar tem que seguir algum alinhamento ou não ou e so colocar as peças nos seus devidos lugares e aperta bem os parafusos
A foto que voce esta mostrando é do meu Niva.
Posso lhe dizer que o dificil não é o de retirar o cambio,para isso voce tira todos os parafusos ja mencionados pelo Fulgencio e puxa para tras,com o cambio ja calçado(não é sapato:discordo::discordo:) e depois voce vai abaixando.Eu usei um macaco destes que tem um sistema tipo coroa e pinhão.
Na minha opinião ,que não sou mecanico mas fuçador,o mais chato e trabalhoso,foi o de levantar e encaixar o eixo primario do cambio na embreagem.
Mas vale o esforço e o aprendizado.
Não sei se fiz tudo certo,porque o carro ainda esta parado.
Precisei de uma chave de boca com articulação para tirar um dos parafusos perto do motor de partida
Vai uma foto dos meus cavaletes.(no canto esquerdo)[/QUOTE]
Bom no meu niva coloquei embregaem original , ja que a ultima original durou 12 anos , visto nos apontamentos do ultimo proprietario . A troca foi executada por baixo , masi a montagem o mecanico usou um macaco hidraulico tipo jacaer que o braço se mexe para esquerda e direita , assim ele alinhou certinho e ficou show de bola .
alexandre roveri
22/11/2009, 22:45
Não se esqueçam de ter um eixo piloto a mão para centralizar o disco ao volante antes de apertar o platô
Edintruder
22/11/2009, 23:27
Tigrao!?!
Bem, muito bem vindo ao fórum! Não sou Niveiro ainda, mas espero em breve ser. O mais chato é colocar a caixa no lugar.
queres uma dica? compra dois parafusos iguais que prendem a capa seca no motor, porém bem mais compridos. Corta a cabeça deles e quando montar a caixa, usa esses dois como guias.
Coloca um de cada lado acima do centro e encaixa, dessa forma é mais fácil de acoplar o eixo piloto no disco e permite soltar a caixa antes do tempo, fazendo menos esforço na montagem da caixa. Assim consegues fazer tudo sozinho mesmo.
Tigrao!?!
Bem, muito bem vindo ao fórum! Não sou Niveiro ainda, mas espero em breve ser. O mais chato é colocar a caixa no lugar.
queres uma dica? compra dois parafusos iguais que prendem a capa seca no motor, porém bem mais compridos. Corta a cabeça deles e quando montar a caixa, usa esses dois como guias.
Coloca um de cada lado acima do centro e encaixa, dessa forma é mais fácil de acoplar o eixo piloto no disco e permite soltar a caixa antes do tempo, fazendo menos esforço na montagem da caixa. Assim consegues fazer tudo sozinho mesmo.
Gostei da sugestão,deve ajudar em muito a colocação da caixa de marchas.:concordo::concordo:
Ja tive essa esperiencia e na proxima,se tiver, farei isso.
adilson santos da silva
29/11/2009, 17:39
:lol::lol::lol::lol::lol: