PDA

Ver Versão Completa : Licença Anatel



fampsbc
20/05/2008, 20:16
Pelo amor de Deus, alguma alma q fez isso me ajude !! entro em todos os links do lixo do saite da Anatel e não consigo a licença !! já cadastrei no spsxcpdswj sei lá o nome dakilo e e não consigo, por favor quem conseguiu postem os LINKS !!!!! valew :oops::oops::oops::oops::oops:

VOVÔ DO TROLLER
20/05/2008, 20:28
Pelo amor de Deus, alguma alma q fez isso me ajude !! entro em todos os links do lixo do saite da Anatel e não consigo a licença !! já cadastrei no spsxcpdswj sei lá o nome dakilo e e não consigo, por favor quem conseguiu postem os LINKS !!!!! valew :oops::oops::oops::oops::oops:
Boa noite Fam. Eu percorri o mesmo caminho que o seu e também não consegui ( e olhe que foram 2 meses de tentativas).É fhod@.. A única solução(pelo menos foi a que eu encontrei) foi ir pessoalmente até o prédio da Anatel da Rua Vergueiro, 3073 Vila Mariana, S.P. , fone 21048800). Falar com o Rogério do setor PX. Para encontrar alguém por lá só depois das 10,00 da manhã ou depois das 14,00 h . Acho que o expediente é das 10,00 às 16,00, com 4 horas de almoço, pelo menos é a impressão que dá. Foi o que eu fiz, e depois de muito trabalho, consegui a licença. Foram 3 viagens até a R. Vergueiro e só depois, na 3a. é que consegui a licença. Abçs e boa sorte.Válter
P.S. depois que eu tirei a licença eles me informaram que tem de desabilitar o "pop- up" na operadora ( terra, uol, yahoo ou outras) , senão não tem como a Anatel mandar a senha e demais documentos, agora, eu não sei se funciona. Acho que vale a tentativa.

zoega
22/05/2008, 09:32
Eu também estou na mesma, tenho cobrinha na viatura e não tenho nenhum tipo de licensa...
Dêem uma olhada nos links abaixo:

http://www.anatel.gov.br/Portal/exibirPortalPaginaEspecial.do?org.apache.struts.ta glib.html.TOKEN=33f1ac1f8349149c3161e95a7dec185a&acao=carregaPasta&codItemCanal=1221&pastaSelecionada=1790

http://www.anatel.gov.br/Portal/documentos/outros/formularios/req_ser_radio_cidadao.pdf

https://sistemas.anatel.gov.br/sis/LoginInternet.asp?codSistema=635&Pagina=http%3A%2F%2Fsistemas%2Eanatel%2Egov%2Ebr%2 Fscpx%2FDefault%2Easp%3F#

Dúvidas (0800 da ANATEL):
0800-332001

[]'s

Gouveia
22/05/2008, 09:56
Não lembro o link pra faixa do cidadão, tava procurando auqi mas não tenho mais. Realmente é uma falha dos infernos não ter link no site da Analtel. Pro serviço de Rádio amador é http://sistemas.anatel.gov.br/scra

todos os sistemas deveriam estar aqui: http://sistemas.anatel.gov.br/sis/SistemasInterativos.asp mas "num tão"... vou pesquisar e depois (se achar) eu posto aqui.

PP5PD
PX5P4004

Gouveia
22/05/2008, 11:12
Achei: http://sistemas.anatel.gov.br/scpx (http://sistemas.anatel.gov.br/scpx)

VOVÔ DO TROLLER
22/05/2008, 14:38
Pelo que me informaram na loja da Anatel,pelo menos, a inscrição inicial tem que ser feita pessoalmente, pois você tem que apresentar (original e cópia) do R.G. , CPF e comprovante de residência e aí o funcionário vai fazer a conferência. Espero ter ajudado. Abçs

Gouveia
22/05/2008, 20:14
Pelo que me informaram na loja da Anatel,pelo menos, a inscrição inicial tem que ser feita pessoalmente, pois você tem que apresentar (original e cópia) do R.G. , CPF e comprovante de residência e aí o funcionário vai fazer a conferência. Espero ter ajudado. Abçs

É verdade, mas quem mora longe da Anatel pode imprimir os formulários, assinar, anexar cópia dos documentos e mandar pelo correio. pena que demora mais :-(

VOVÔ DO TROLLER
22/05/2008, 20:46
É verdade, mas quem mora longe da Anatel pode imprimir os formulários, assinar, anexar cópia dos documentos e mandar pelo correio. pena que demora mais :-(
A informação que eu recebi na Anatel é que pelo correio pode demorar até 6 (seis meses) ,pois eles tem apenas 2 funcionários para fazer o serviço e há milhares de pedidos. Abçs.

fampsbc
23/05/2008, 17:01
Gente, burocracia total velho !!!! 1º passo: entrar no site da anatel e clicar na guia, "informações técnicas", localizar "rádio do cidadão" no menu e clicar, na parte esquerda, tem um link assim: Solicitação de serviço (https://sistemas.anatel.gov.br/sis/LoginInternet.asp?codSistema=635&Pagina=http%3A%2F%2Fsistemas%2Eanatel%2Egov%2Ebr%2 Fscpx%2FDefault%2Easp%3F) (clica aqui direto que vai lá), 2º Cadastrar-se no "SIS" que é nesse link q passei, depois de cadastrado, faça o Logon e no me menu que aparecerá, clique em "Estação -> Incluir", inclua a estação. OBS: NO ATO DO CADASTRO, VC RECEBERÁ UM Nº Q É O INDICATIVO E O Nº DO FISTEL, ANOTE OS DOIS POIS SÃO NECESSÁRIOS.
APOS ISSO CLIQUE EM "FORMÁRIO" CONFIRA OS DADO, IMPRIMA E VÁ A LUTA !!! OU VIA CORREIO OU PESSOALMENTE, SENTA Q LÁ VEM HISTÓRIA, POIS O NEGÓCIO PARECE QUE DEMORA PACAS !! É ISSO AÍ PESSOAL BOA SORTE !!!!

VOVÔ DO TROLLER
23/05/2008, 18:16
Cerveja é "bão" mas, beba com moderação. Para "agüentar a Anatel, só bebendo. Abçs.

Lincas
17/09/2008, 10:43
Vamos a um "tutorial" básico, pq realmente o site da Anatel é dureza....

1 .Faça seu cadastro no sistema SCPX em http://sistemas.anatel.gov.br/scpx. Para isso, clique em "Ainda não sou cadastrado" e siga os passos...

2. Após o cadastro, acesse o sistema SCPX, digitando seu CPF e senha e clicando em "entrar".

3. Inlclua um serviço para ser gerado seu número FISTEL e Estação: clique em "Serviço" e "Incluir" e siga os passos até finalizar a inclusão. ATENÇÃO: ANOTE SEU NÚMERO FISTEL E PREFIXO DA ESTAÇÃO!!!

Se mesmo com este p**** aviso para você anotar o número Fitel e Prefixo da Estação você não o fez, faça a consulta do número seguindo os seguintes passos:

No menú principal clique em "Estação", clique em "Alterar", digite o CPF e clique em "confirmar". Na tela seguinte aparecerá na tele usuário o número FISTEL logo abaixo do seu nome (11 digitos). Para ver o número da estação, clique em "Lista de Estações" e veja o número....

4. Imprima o formulário e encaminha para a Anetel: Clique em "Imprimir Formulário", digite seu CPF (Fistel e Prefixo da Estação). Confirme os dados e clique em prosseguir. Será gerado um PDF com o formulário.

5. Imprima o formulário, anexe uma cópia autenticada do seu RG e entregue na Anatel (ou, se não tiver nem um pouco de pressa, envie pelo correio).

Espero ter ajudado....

Lincoln de Castro
Member #1000 NCABC
lincoln@nivaclubeabc.com.br
www.nivaclubeabc.com.br
www.meuniva.com.br

Guto-Joinville-SC
17/09/2008, 14:41
Pessoal aqui em SC a Anatel funciona perfeitamente......
Juntamos um Grupo aqui de Joinville para fazer a prova para ter o COER (CERTIFICADO DE OPERADOR DE ESTAÇÃO DE RADIOAMADOR) o pessoal da Anatel se deslocou de lá para aplicar va prova para agente.

Não sei como estão por ai mas aqui para ter a licença do PX faixa cidadão a turma esta conseguindo com o auxilio da ANATEL via telefone não há necessidqade de ir pessoalmente é só enviar as XEROX autenticadas via correio juntamente com os formulários preenchidos.

Aqui em SC pelo manos é um dos poucos órgãos publicos qe funcionam perfeitamente.

Tente ligar para ANATEL ai e fazer o acesso via internet com o auxilio deles.
Caso não consigam no própio site da anatel tem o LINK ouvidoria façam a reclamação caso ele exista............

Se não conseguirem ai tente ligar na daqui pois o site é o mesmo (48)32127000 ou no Call center 0800-33-2001 (ligação gratuíta).

Se ainda não conseguirem tentem achar algum clube de Rádio Amador de sua região que a galera é tudo gente boa eles podem te auxiliarem.


PS.: OLHEM A LEGISLAÇÃO POIS NO ESTADO DE SP É O ÚNICO QUE TEM UMA LEGISLAÇÃO PRÓPIA além da legislação FEDERAL

abraços

alvaro.jrc
03/10/2008, 09:54
Estou tentando tirar minha licença para rádio amador tb e está sendo uma verdadeira via crucis. :evil::evil:

Um dos links iniciais para se cadastrar no maldito site é esse:
http://sistemas.anatel.gov.br/saci/

lpfm
03/10/2008, 14:40
Nao eh so fazer a prova? Existe algum tipo de despachante que pode ajudar?

Guto-Joinville-SC
04/10/2008, 08:46
Não precisa de despachante após a prova vc pode fazer tudo via sistema isto é pelo site da ANATEL....

Imprimindo os formulários preenchendo e enviando a ANATEL

Se tiver duvidas para seu preenchimento ligue no 0800 da anatel que fuincina eles te ajudam

Cláudio Brasília
05/10/2008, 19:21
Realmente,
O site é muito pé duro, mas isto é decorrente de cadastro em sistemas legados, muitas vezes escritos em Cobol, quando o armazenamento era VSAM; coisa antiga que foi cruzada com a moderna tecnologia de Internet, resultando num sistema pouco testado em reduzido número de versões, que não roda em determinados tipos de browser, que teima em instalar AtiveX diversos na sua máquina e a rodar scripts que sabesse lá para o que servem, sem dizer que a transmissão é tudo certificado mas não reconhecido. Como estou voltando para a Citizen Band, porque pretendo operar móvel via pé_de_borracha, cargueiro pesado no tapete preto, tenho que obter a tal licença. Pois muito bem, hoje, após várias tentativas consegui realizar uma inclusão de estação e uma vez impressos tudo o necessário (tem que instalar um plug_in para impressão),vou remeter, via Correios o requerimento. Não ficou claro, se deveria ter impresso o boleto em algum lugar, na incrível sequência de fatos, que possa ter sido perdido ou se, após bater todos os carimbos no requerimento impresso é que vão remeter o referido boleto bancário, para pagamento das taxas. Assim estamos testando o sistema bolado e ver no que vai dar. Um grande abraço a todos e saudações.

Newton Guerra
06/10/2008, 10:33
Uma dica que pra mim funcionou: depois que tudo deu errado na impressão, procurem em boletos, débitos. Os boletos que tinham que ser gerados estavam lá, consegui visualizar e imprimir.

O mesmo vale para os certificados. Não consegui imprimir direto, fui na impressão de segunda via e eles estavam lá, prontos para imprimir.

Minha licença saiu 4 meses depois da aprovação no exame.

Abraços

alvaro.jrc
06/10/2008, 12:16
Desisti de quebrar a cabeça com o site da Anatel.

Essa semana vou na LABRE daqui de Maceió e vou verificar como posso fazer isso e quando posso marcar a prova, pois pretendo fazer para rádio amador, visto que comprei um VHF.

Falando em VHF, comprei o ICOM IC-2200H, Newton, vc que tem mais experiência, o que acha desse modelo???? Preferi esse pois vários jipeiros conhecidos estavam usando, mas como são semi-amadores como eu não entendem muito, principalmente pq os modelos VHF possuem uma infinidade de comandos, diferente dos PX que é só volume, canal e ponto final. :mrgreen:

Newton Guerra
06/10/2008, 14:23
Desisti de quebrar a cabeça com o site da Anatel.

Essa semana vou na LABRE daqui de Maceió e vou verificar como posso fazer isso e quando posso marcar a prova, pois pretendo fazer para rádio amador, visto que comprei um VHF.

Falando em VHF, comprei o ICOM IC-2200H, Newton, vc que tem mais experiência, o que acha desse modelo???? Preferi esse pois vários jipeiros conhecidos estavam usando, mas como são semi-amadores como eu não entendem muito, principalmente pq os modelos VHF possuem uma infinidade de comandos, diferente dos PX que é só volume, canal e ponto final. :mrgreen:

Álvaro, de rádio não entendo nada, estou entrando nesse mundo agora também. Já ouvi falar muito bem do seu rádio. Comprei no começo do ano o Yaesu FT-1802, paguei bem barato no Paraguai. Os hermanos usam bastante esse Yaesu, aqui já vi gente que não gosta. Sei lá, estou aprendendo a usar ainda.

Abraços

Jonas sat
05/11/2008, 16:16
E se usar sem licensa, da no que? Eu estou pelo menos a uns 500 Km da Anatel mais próxima

alvaro.jrc
05/11/2008, 19:33
E se usar sem licensa, da no que? Eu estou pelo menos a uns 500 Km da Anatel mais próxima

Apesar da distância da ANATEL, para quem usa rádio ilegal, qualquer policial, Civil, Militar, PF e PRF podem e devem apreender o rádio e autuar o proprietário, não apenas a ANATEL.

Não é muito comum de isso acontecer, mas detestaria que acontecesse comigo. :concordo:

Felipe
13/11/2008, 18:31
há um passo a passo para obter a licença no site da labre-df

http://www.labre-df.org/downloads/Passo_a_Passo.pdf

paulobarbosa
17/11/2008, 23:54
Eu tenho quase certeza que não podem.
Apenas os fiscais da ANATEL possuem competencia para fazer essa apreensão.
Pelo menos foi o que um amigo, fiscal da anatel me informou. Mas na hora H quero ver discutir isso.

PB

Guto-Joinville-SC
18/11/2008, 09:47
A Policia Militar...Civil.........e técnicos da ANATEL não podem apreender ou melhor dizendo levar embora..............somente se for Rádio Clandestino ou estar usando para ajudar bandidos.....se vc tiver a NF do aparelho ou dos aparelhos eles simplesmente podem e devem lacrar os mesmos até ser regularizada a situação

abraços

PU5AJP

alvaro.jrc
18/11/2008, 10:47
Pessoal, esclarecendo....

O dever de fiscalizar é do Ministério das Telecomunicações através da ANATEL, entretanto a operação ilegal de rádio amador é crime federal previsto em lei, portanto é competência das Polícias deter o operador do rádio ilegal e encaminhar para a sede da PF para a lavratura do respectivo Termo Circunstanciado de Ocorrência, pois trata-se de um crime de menor potencial ofensivo. Em se tratando de crime, qualquer Policial, seja PM, PC, PRF, PF, pode e deve deter o operador do rádio, encaminhar à sede da PF para a Autuação e nesses casos o rádio é prova do delito, portanto não seria surpresa ele ficar apreendido, mas isso fica a criterio da Autoridade Policial.

No post abaixo vou postar uma explicação mais completa.

alvaro.jrc
18/11/2008, 10:47
Doutrina: O RADIOAMADOR E SUA FISCALIZAÇÃO - CLANDESTINIDADE NA EXPLORAÇÃO DOS SERVIÇOS DE RADIOAMADOR
Protegido pela Lei nº 9.610, de 19/02/1998 - Lei de Direitos Autorais
Texto confeccionado por
(1) Alexandre do Couto Souza

Atuações e qualificações
(1) Advogado.


A Norma que disciplina a execução do serviço de Radioamador é 31/94, portaria do Ministério das Comunicações nº. 1278 de 28 de Dezembro de 1994.

Conforme a Norma 31/94:

"2.Definições

2.1- O serviço de Radioamador é modalidade de serviço de radiocomunicações, destinado ao treinamento próprio, à intercomunicação e a investigações técnicas, levadas a efeito por amadores devidamente autorizados, interessados na radiotécnica a título pessoal, que não visam qualquer objetivo pecuniário ou comercial ligado à exploração do serviço, inclusive utilizando estações espaciais situadas em satélites da Terra".

"2.2 - Radioamador é a pessoa habilitada a executar o serviço de Radioamador".(grifamos)

A fiscalização dos serviços autorizados ou outorgados de Radioamador entre outros como serviços públicos e limitados compete exclusivamente ao Ministério Das Comunicações conforme dispõe o item 16.1 da Norma 31/94.

"16.1- Compete ao Ministério Das Comunicações fiscalizar o serviço de Radioamador".(grifamos)

Ao Radioamador é facultado o direito de entrar em qualquer freqüência em situações de emergência, em salvaguarda da vida, incluindo-se as Polícias, e Forças Armadas, Vide item 11.5 da Norma 31/94.

"11.5 - Para atender a situações de emergência, em salvaguarda da vida, é permitido ao Radioamador comunicar-se com estações de outros serviços".(grifamos).

Ainda, a Lei nº 4.117, de 27 de Agosto de 1962, dispõe em seu artigo 57 parágrafo único, em pleno vigor:

"Parágrafo único: Não estão compreendidas nas proibições contidas nesta lei as radiocomunicações destinadas a ser livremente recebidas, as de amadores, as relativas a navios e aeronaves em perigo, ou as transmitidas nos casos de calamidade pública".(grifamos).

Assim ao Radioamador é facultado a radioescuta das radiocomunicações da aviação, polícia e de outros serviços públicos ou limitados.

As Policias podem solicitar excepcionalmente a Licença de Estação e do Operador, para uso de rádio comunicação, quando se tratar de estação clandestina em atividade e pessoa não licenciada para a utilização do serviço, deve deter e encaminhar a Policia Federal, que tem a competência para lavrar o termo circunstanciado. O dispositivo legal é Art. 70 da lei 4.117/62 do, com redação do Decreto Lei nº 236/67.

"Art. 70. Constitui crime punível com a pena de detenção de 1 (um) a 2 (dois) anos, aumentada da metade se houver dano a terceiro, a instalação ou utilização de telecomunicações, sem observância do disposto nesta Lei e nos regulamentos.

Parágrafo único. Precedendo ao processo penal, para os efeitos referidos neste artigo, será liminarmente procedida a busca e apreensão da estação ou aparelho ilegal".

Contudo, Quando se tratar de possuidores de licença e outorga como Radioamadores e outros serviços de telecomunicações a competência é exclusiva do Ministério Das Comunicações por intermédio da ANATEL - Agência Nacional de Telecomunicações.

A Justiça Federal já se pronunciou fez valer a lei que isenta, a radioescuta, a interceptação de mensagens, das radiocomunicações de Serviços Públicos e Limitados, praticada por Radioamador, declarando inexistir conduta criminosa. Não pratica crime o Radioamador que intercepta e apenas escuta as comunicações da Aviação, Polícia e de outros Serviços Públicos, ou Limitados. Com fulcro legal na discriminante do Art. 57, parágrafo único da Lei nº 4.117/62.

TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA TERCEIRA REGIÃO - Acórdão nº 94.03.067974-3 SP, São Paulo. Segunda Turma, Data da decisão 12/03/1996, documento TRF 300033781.

Vale ressaltar ainda que os usuários de Rádios tipo HT de baixa potência como os populares "MOTOROLA TALKABOUT", que não utilizam o faixa destinado a Radioamador, não necessitam de licença para opera-los, podem ser usados inclusive por menores.

Todos os sistemas de comunicação que utilizam rádios portáteis com potência até 0,5 Watt e que atendam às restrições técnicas contidas no Regulamento sobre Equipamentos de Radiocomunicação de Radiação Restrita, aprovado pela Resolução 305/2002, de 26/Julho/2002, da Anatel, estarão isentos de emissão de licença de funcionamento e da emissão de outorga de autorização de uso de radiofreqüência.

COMPETÊNCIA PARA PROCESSAR E JULGAR OS CRIMES DE VIOLAÇÃO DE TELECOMUNICAÇOES.

Conforme disposto no art. 109, IV, da Constituição Federal, a competência é da Justiça Federal para o processo e julgamento dos crimes praticados de violação de comunicações.

O artigo 70 da Lei nº 4.117/62 ou art. 183 da Lei nº 9.472/97, é de natureza pública e pertence à União, compete a União o direito para explorar, diretamente ou mediante autorização, concessão ou permissão, os serviços de radiodifusão sonora e de sons e imagens.

Tratando-se da aplicação do art. 70 da Lei nº 4.117/62, a utilização clandestina de equipamento de radio destinado a radioamadores e demais serviços limitados, entre outros serviços de comunicações a competência absoluta é dos Juizados Especiais Federais Criminais, tendo em vista a pena máxima de 2 (dois) anos de detenção, por ser crime de menor potencial ofensivo, assim, aplicam-se as Leis nº 10.259/01 e nº 9.099/95, combinadas entre si.

Referências bibliográficas:

1- Norma 31/94, portaria do Ministério das Comunicações nº. 1278 de 28 de Dezembro de 1994.

2- Lei 4.117/62 - institui o Código Brasileiro de Telecomunicações.

3- Lei nº 9.472/97. Dispõe sobre a organização dos serviços de telecomunicações, a criação e o funcionamento de um órgão regulador e outros aspectos institucionais, nos termos da Emenda Constitucional nº08, de 15 de agosto de 1995.

4-TEIXEIRA, Francisco Dias. Crime em Telecomunicação. Revista Brasileira de Ciências Criminais.

5- Constituição Federal de 1988.

lfgoes
10/01/2009, 19:17
OLÁ A TODOS EU SOU NOVO NA PARTICIPAÇÃO DESTE FÓRUM, MEU NOME É LEANDRO GÓES, E VOU DESCREVER A VCS COMO CONSEGUIR A LICENÇA DA FAIXA DO CIDADÃO ( PX)

O QUE OS COLEGAS DEVEM SABER PRIMEIRAMENTE É O ENDEREÇO DO ESCRITÓRIO REGIONAL DA ANATEL NOS SEUS ESTADOS..

TENDO POSSE DESTE DADO, OS MESMOS DEVEM TIRAR CÓPIA DE UM COMPROVANTE DE RESIDENCIA, COPIA DO RG E CPF (O RG E CPF DEVEM SER OBRIGATORIAMENTE AUTENTICADOS)

A AUTENTICAÇÃO É FEITA EM QUALQUER CARTÓRIO

TENDO OS DOCUMENTOS DEVIDAMENTE AUTENTICADOS, DEVEM ENVIAR A ANATEL, JUNTAMENTE COM UM FORMULARIO PREENXIDO SOLICITANDO A LICENÇA DA FAIXA DO CIDADÃO

ESTE FORMULARIO PODE SER ENCONTRADO NO SITE DA ANATEL, SEM MAIORES DIFICULDADES, BASTA SELECIONAR A GUIA FAIXA DO CIDADÃO, FORMULARIO DE SOLICITAÇÃO

ESPERO TER AJUDADO OS COLEGAS, QQR DUVIDA MEU EMIAL E lfgoes@bol.com.br

LEANNDRO
10/01/2009, 20:16
OLÁ A TODOS EU SOU NOVO NA PARTICIPAÇÃO DESTE FÓRUM, MEU NOME É LEANDRO GÓES, E VOU DESCREVER A VCS COMO CONSEGUIR A LICENÇA DA FAIXA DO CIDADÃO ( PX)

O QUE OS COLEGAS DEVEM SABER PRIMEIRAMENTE É O ENDEREÇO DO ESCRITÓRIO REGIONAL DA ANATEL NOS SEUS ESTADOS..

TENDO POSSE DESTE DADO, OS MESMOS DEVEM TIRAR CÓPIA DE UM COMPROVANTE DE RESIDENCIA, COPIA DO RG E CPF (O RG E CPF DEVEM SER OBRIGATORIAMENTE AUTENTICADOS)

A AUTENTICAÇÃO É FEITA EM QUALQUER CARTÓRIO

TENDO OS DOCUMENTOS DEVIDAMENTE AUTENTICADOS, DEVEM ENVIAR A ANATEL, JUNTAMENTE COM UM FORMULARIO PREENXIDO SOLICITANDO A LICENÇA DA FAIXA DO CIDADÃO

ESTE FORMULARIO PODE SER ENCONTRADO NO SITE DA ANATEL, SEM MAIORES DIFICULDADES, BASTA SELECIONAR A GUIA FAIXA DO CIDADÃO, FORMULARIO DE SOLICITAÇÃO

ESPERO TER AJUDADO OS COLEGAS, QQR DUVIDA MEU EMIAL E lfgoes@bol.com.br
lendo este forum me interessou esta licença para radio amador, quando a prova que tem que ser feita, no que ela se baseia? seria nas regras de uso? e referente a taxas, quanto ficaria? andei olhando sei que tem que renovar anualmente... e os modelos de radio mais novos precisam usar aquelas antenas externas maiores?

leanndro.

lfgoes
10/01/2009, 21:10
VENHO RESPONDER AKI AS DÚVIDAS DO COLEGA LEANNDRO: (XARÁ)


Radioamador (VHF)

Faixa Do Cidadão PX


Exigências para Ingresso.



Alguns documentos e prestação de exame de habilitação.



Requerimento e documento de identidade. Não há exame de habilitação.




Equipamento Admitido



Livre escolha do usuário, desde que obedecidas às características técnicas gerais estabelecida para o Serviço de Amador, que são bastante flexíveis.



Exclusivamente os homologados ou registrados pelo Ministério das Comunicações. Proibidas quaisquer modificações, ainda que de caráter experimental nos equipamentos.Restrições ao registro ( homologação ) de equipamentos importados.




Potência Permitida



Para classe "C" até 100 watts de entrada no estágio final de R.F e até 1000 watts para as demais classes.



Máximo de 7 watts RMS de potência entregue ao sistema de antena (21 watts PEP no caso de emissão em SSB).




Freqüências Permitidas



Ampla escolha dentro de cada faixa. As faixas vão desde o início do espectro de HF ( onda curta ) escalonadas ( geralmente em relação harmônica ) até os espectros de VHF , UHF e EHFK obedecidas as determinações das diferentes classes.



Exclusivamente dentro dos canais designados pelo Regulamento na Faixa do Cidadão, situado no limite superior da faixa de HF (26.965 a 27.605 MHz).




Tipos de Emissão



De acordo com a classe e a faixa: A0 - A1 - A2 - A3 - A3J - A4 - A5 - F0 - F1 - F2 - F3 - F4 - F5 - P.



Exclusivamente radiotelefonia em AM ou SSB.




Estação Repetidoras



Uso determinado em determinadas faixas de VHF e UHF.



Não permitidas pelo regulamento.




Alcance Útil



Desde que empregadas a faixa adequada podem ser feitas comunicações com o mundo inteiro a qualquer hora do dia ou da noite.



Alcance normal dentro do raio visual de alguns quilômetros (comunicações locais) e em condições favoráveis a propagação torna-se possíveis comunicações a longa distância (geralmente acima de 1000 km) em certos horários e determinadas direções, mais de caráter esporádico.


Mensagens


Proibidos assuntos de natureza comercial, política, religiosa ou racial, além de restrições quanto à transmissão de discurso, música ou qualquer outra forma de diversão para o público.



Mesmas restrições do Serviço de Amador excetuados, porém, os assuntos de interesse profissional, que poderão ser veiculados por pessoas físicas.


Duração das Mensagens


Não há limitação regulamentar.



Cada mensagem ("câmbio") não deverá passar de 3 minutos (exceto em situações de emergência).



AS PROVAS A QUE SE REFERE O COLEGA É PARA INGRESSO NO VHF (RADIOAMADOR) ESTA MODALIDADE DE RADIO AMADORISMO NECESSITA DE APROVAÇÃO EM PROVA ESPECÍFICA REALIZADA NA ANATEL.
SÃO 02 PROVAS QUE SÃO FEITAS AO MESMO TEMPO: OS TEMAS SÃO: LEGISLAÇÃO SOBRE RADIOAMADORISMO E TÉCNICA E ÉTICA PROFISSIONAL NA CLASSE.

PARA SER APROVADO, PRECISA ACERTAR NO MÍNIMO 14 QUESTÕES EM CADA UMA DELAS, CADA PROVA TEM 20 QUESTÕES DE MULTIPLA ESCOLHA...

PARA FAZER A INSCRIÇÃO DA PROVA, O CANDIDATO TEM 02 ALTERNATIVAS:

1- IR DIRETAMENTE AO ESCRITÓRIO DA ANATEL EM SEU ESTADO E PREENCHER O FORMULARIO LA MESMO;

2- PROCURAR UM ESCRTÓRIO DA LABRE (LIGA AMADORA BRASILEIRA DE RADIO EMISSÃO) E REALIZAR A INSCRIÇÃO.

LEMBRANDO QUE O VALOR DA ISCRIÇÃO É DE R$ 13,42 (TAXA FEDERAL) PAGA NO MOMENTO DA INSCRIÇÃO TANTO NA LABRE COMO NA ANATEL

É DE BOM TOM QUE O INTERESSADO TENHA EM MENTE O SEU INDICATIVO CASO SEJA APROVADO, CASO CONTRARIO É A ANATEL QUE DEFINE PRA VC!! ( HÁ QUEM ODEIE O INDICATIVO QUE A ANATEL O FORNECEU)

O INDICATIVO É COMPOSTO DA SEGUINTE MANEIRA:

PU ( ) AAA

PU INDICA A CLASSE DO RADIO AMADOR

( ) É UM NUMERO VARIA DE ESTADO PARA ESTADO (O PARANA E SANTA CATARINA UTLILIZA O 5)

AAA SÃO AS LETRAS DEFINIDAS PELO USUARIO ( LEMBRANDO QUE AS LETRAS TBM VARIAM DE ESTADO P ESTADO )

AS TAXAS ( COER, FISTEL, PPDUR) SÃO PAGAS DEPOIS QUE VC É APROVADO NA PROVA

AS TAXAS QUANDO VC ENTRA NO RADIO AMADORISMO CHEGAM NO MAXIMO A R$118,00 INCLUINDO A LICENÇA PARA SE TER RADIO NA CASA E NO CARRO (FIXA E MÓVEL)

PAGA-SE A TAXA ANUAL QUE ESTÁ EM TORNO DE R$16,00

COM RELAÇÃO AS ANTENAS, QUANTO MAIORES ELAS FOREM, MAIS LONGE SERÁ O SEU ALCANCE DE RECEPÇÃO E TRANSMISSÃO ( TX E RX)

LEMBRANDO QUE AS ANTENAS DEVEM SER REGULADAS ANTES DE SEREM USADAS, POIS PODEM DANIFICAR O RADIO E INTERFERIR NAS TV'S (ENCRENCA NA CERTA COM A VIZINHANÇA)

O RADIO AMADOR CLASSE C (PU) PODE TER RADIOS DE ATE 100 W DE POTENCIA MÁXIMA (SEGUINDO AS DETERMINAÇÕES DA ANATEL)

ALGUNS RADIOS QUE PODEM SER USADOS POR (PU) ICOM IC 2200H ICOM ICV 8000 ENTRE OUTROS ...


FICO A DISPOSIÇÃO DOS COLEGAS DE COMO PROCEDER PARA INGRESSAR NO RADIOAMADORISMO (VHF) E FAIXA DO CIDADÃO (PX)

GRATO LEANDRO GÓES

lpfm
12/02/2009, 00:54
parece que radio pirata nao eh mais crime. Somente se estiver atrapalhando canais como policia. bombeiro etc...
Confere a noticia que ouvi?
abs,lp

marc7767
12/02/2009, 15:56
Olá LPMF:

Acho que é só projeto por enquanto. E muito porco, por sinal. Acho que não se aplica às hipóteses de interferência nas comunicações de segurança, só às rádios comunitárias piratas. Também acho que não inibe as demais sanções administrativas a serem aplicadas pela ANATEL e a apreensão do equipamento. Simplesmente o fato deixa de constituir crime em tese e você não é preso em flagrante.

De qualquer forma, é uma iniciativa absurdamente infeliz.

Abraços,

Marcelo

marcelo.conrado
15/02/2009, 14:28
Não sabia desta complicação toda para utilizar rádio em carro, para se comunicar em trilhas com os amigos.
Acabei de comprar um rádio para minha picape, modelo Yaesu FT 7800 R e comprei também um portatil HT Icom IC V8~.
Não sei se este rádios são bons, afinal, não conheço nada sobre rádios deste tipo, só sei que o rádio FT 7800 R é dual band, ou seja, deve operar em PX e VHF, acho que é isso.
Tenho algumas perguntas:

1. Só preciso pagar a licença na Anatel e aguardar ou pelo fato do meu rádio ser dual band, terei que fazer algum tipo de prova?

2. Não poderei utilizar nenhum dos meus rádios até que esta licença seja concedida? Na prática existe real fiscalização ou posso solicitar a licença, pagar as taxas e já começar a utilizar?

3. Alguém saberia me informar um locar, onde eu possa fazer a instalação deste equipamento na picape? Algum local em São Paulo - Capital, que seja especializado nestas instalações?

4. Este equipamento que comprei é bom ou comprei um mico? Sei que deveria ter perguntado antes.......

Obrigado,

Marcelo

marc7767
16/02/2009, 15:26
Olá, Marcelo:

Os dois rádios que você adquiriu são muito bons.

Para operar PY você precisa de uma licença de radioamador, dependente da realização de uma prova junto a uma das Labres dos Estados. O seu HT é VHF (PY), e o seu outro rádio não tenho certeza, mas deve ser VHF e UHF, ou seja, duas frequências de PY. Pesquise que tem bastante material no fórum.

Abraços.

marcelo.conrado
17/02/2009, 14:50
Acabei de voltar da Anatel e consegui as seguintes informações:

Tenho que verificar na Labre a data da próxima prova e imprimir as apostilas para estudar.

Meu HT Icom V8 é homologado pela Anatel, ou seja, consta na relação de aparelhos homologados para utilização.

Já o meu Yaesu 7800 não consta da lista de equipamentos autorizados, ou seja, segundo informação da Anatel, teoricamente eu não poderia utilizar tal equipamento antes que a Yaesu consiga homologa-lo. ???

Será que devo voltar a loja e substituir o meu equipamento da picape por outro modelo?

Quando a polícia rodoviária questiona sobre o equipamento ela procura a Homologação pela Anatel ou o certificado de que estou apto a utilizar o sistema de rádio comunicação?

Obrigado,

Marcelo

marc7767
17/02/2009, 22:55
Já respondido em outro tópico.

lpfm
18/03/2009, 22:20
Srs,
devo fazer a proxima prova ministrada pela labre para tentar obter licenca classe C para radio amador.
De acordo com a labre o materia eh Etica, tecnica e legislacao. Ja li as apostilas algumas vezes. Me pareceram tranquilas exceto a legislacao 452 que regula as faixas q cada usuario pode usar. Minha pergunta eh: Preciso estudar para as classes A e B ou so no que cabe a clase C? Alguem tem alguma prova para eu poder testar meus conhecimentos e me acostumar com o tipo de questao que eles fazem? obrigado,
lp

marc7767
18/03/2009, 23:05
Olá, lpfm:

Não sei como é agora, mas antes as provas eram as mesmas, independentemente da classe que o candidato pretendia. A diferença para as mais básicas (no meu tempo era a D, que eu continuo até hoje) é que para as classes mais avançadas (no seu caso, A e B), exigia-se também o conhecimento de CW, que era auferido mediante a aplicação de mais outra prova, além da nota mínima, que variava de classe para classe.

Portanto, eles devem pedir conhecimento dos detalhes técnicos e legais das classes A e B, e não somente da C (os detalhes éticos são os mesmas, independentemente da classe do radioamador).

Se você leu as apostilas, eu acho que não tem erro. No meu tempo era fácil, mas tinha que demonstrar curiosidade e um pouco de responsabilidade, como você fez, estudando as apostilas.

Boa sorte e abraços,

Marcelo.

Felipe
18/03/2009, 23:13
Srs,
devo fazer a proxima prova ministrada pela labre para tentar obter licenca classe C para radio amador.
De acordo com a labre o materia eh Etica, tecnica e legislacao. Ja li as apostilas algumas vezes. Me pareceram tranquilas exceto a legislacao 452 que regula as faixas q cada usuario pode usar. Minha pergunta eh: Preciso estudar para as classes A e B ou so no que cabe a clase C? Alguem tem alguma prova para eu poder testar meus conhecimentos e me acostumar com o tipo de questao que eles fazem? obrigado,
lp

Vc está aqui em são paulo certo, quando vai ser a proxima prova aqui? no site da anatel (SEC) não achei

Felipe

lpfm
19/03/2009, 00:14
Felipe,
liga na labre deixa os dados que te avisam

lpfm
19/03/2009, 00:15
Marcelo.
Obrigadao pelas dicas!

Pantera
27/05/2009, 09:12
Bom galera, sou radioamador da faixa de 11 metros ( PX) e da faixa de 2 Metros ( PY )

O caminho mais curto ate conseguir a licença para o Px e a Labre e menos burocrático

Abraços
Flávio
PU4XYZ

Murillus
27/05/2009, 11:05
Em se tratando de crime, qualquer Policial, seja PM, PC, PRF, PF, pode e deve deter o operador do rádio



e acho que tb serve pra o radio "aberto"...

[]s

pmarc
29/05/2009, 11:22
e acho que tb serve pra o radio "aberto"...

Acho que dá pano pra manga... judicialmente, quero dizer.

Afinal, em situações de emergência, qualquer autorizado de um serviço pode se comunicar com estacoes de outro serviço.

Acho que não se siz explicitamente que uma estação de um determinado serviço só pode, exclusivamente, usar as bandas a ele destinadas.

Mas tem que ver explicitamente na Lei geral de Telecomunicações.

Acho eu que o equipamento só poderá ser apreendido se estiver operando em condições diferentes daquelas para as quais foi homologado.

alexx.files
29/05/2009, 15:31
Eu tamém acho isso muito controverso já que você pode adquirir um rádio que opera em várias frequências mas pode usar somente as frequências que você está habilitado. Não sei se a propriedade de um rádio que opera numa frequência restrita se constitui crime ou delito.

O policial deveria ser perito para dizer se aquele rádio é "aberto" ou opera naquelas frequências de "fábrica", ou seja, ele deve conhecer todos os modelos homologados e as faixas de frequências que todos os modelos operam. Acho isso difícil.

E vamos lembrar que perito é uma pessoa habilitada, não basta ter o conhecimento.

Alex


Acho que dá pano pra manga... judicialmente, quero dizer.

Afinal, em situações de emergência, qualquer autorizado de um serviço pode se comunicar com estacoes de outro serviço.

Acho que não se siz explicitamente que uma estação de um determinado serviço só pode, exclusivamente, usar as bandas a ele destinadas.

Mas tem que ver explicitamente na Lei geral de Telecomunicações.

Acho eu que o equipamento só poderá ser apreendido se estiver operando em condições diferentes daquelas para as quais foi homologado.

Alexandre Banana
24/06/2009, 19:09
A probabilidade de uma pessoa lhe fiscalizar e ver que seu rádio é aberto ... eu acho que é a mesma de que vc ganhar na mega sena :D

Benacchio
25/06/2009, 12:34
Dei azar uma vez na Praia Grande/SP.
Tinha um HT "Aberto", e dei mole um PM viu e veio doido atras.
O azar era que o PM era radio amador e dai já viu o que aconteceu....

Ricardo Passoni
25/06/2009, 17:41
Tbem concordo não vale a pena dar chance para o azar e ver o sol nascer quadrado!

pmarc
26/06/2009, 11:21
Dei azar uma vez na Praia Grande/SP.
Tinha um HT "Aberto", e dei mole um PM viu e veio doido atras.
O azar era que o PM era radio amador e dai já viu o que aconteceu....

O que foi que aconteceu?

Normalmente o que acontece nesses casos é o chamado "abuso de autoridade"...

feiovelhoepobre
28/06/2009, 11:30
Dei azar uma vez na Praia Grande/SP.
Tinha um HT "Aberto", e dei mole um PM viu e veio doido atras.
O azar era que o PM era radio amador e dai já viu o que aconteceu....

Provavelmente te tomou o equipamento para revender :)

Pessoal, pelo site da anatel da para dar entrada no processo, só imprimir e enviar.

http://www.anatel.gov.br/Portal/verificaDocumentos/documento.asp?numeroPublicacao=217582&assuntoPublicacao=Formulário%20padrão%20de%20solic itações%20para%20o%20serviço%20Rádio%20do%20Cidadã o%20-%20019&caminhoRel=null&filtro=1&documentoPath=217582.pdf

Murillus
29/06/2009, 16:21
Dei azar uma vez na Praia Grande/SP.
Tinha um HT "Aberto", e dei mole um PM viu e veio doido atras.
O azar era que o PM era radio amador e dai já viu o que aconteceu....

se voce estava so escutando = permitido... radio escuta nao constitue crime algum ...

se voce estava falando = precisa de licença... mas o radio nao pode ser apreendido assim de forma arbritaria... e sim lacrado... no maximo vc deveria ser encaminhado a uma delegacia da pf pra lavrar um auto de infracao... e cujo peso é muito pequeno... ou seja, daria muito trabalho pro PM por nada...


O que foi que aconteceu?

Normalmente o que acontece nesses casos é o chamado "abuso de autoridade"...

x 2 !!!!

Benacchio
03/07/2009, 15:21
Pressão psicologica, tu fica inerte e só pensa em ir embora.

Não fui buscar depois o rádio pq achei melhor não mexer com isso, mas tenho uns amigos
graduados que estavam a disposição para ir lá pegar de volta, mas a viagem não ia valer a pena!!!!

Direct USA
11/08/2009, 16:57
Engracado aqui nos USA qualquer clube de PX ou pY, que e cadastrado no
Federal Communications Commission (FCC) que a mesma coisa do anatel do brasil, tira sua licenca , so com um simples teste . e existem milhares de clubes aqui ficando mais facil.

alvaro.jrc
11/08/2009, 17:08
Engracado aqui nos USA qualquer clube de PX ou pY, que e cadastrado no
Federal Communications Commission (FCC) que a mesma coisa do anatel do brasil, tira sua licenca , so com um simples teste . e existem milhares de clubes aqui ficando mais facil.

Aqui tb, só é ir na LABRE da sua cidade.

Ralphers
09/10/2009, 17:09
Pessoal,

Semana passada fiz minha prova na própria Anatel. peguei um material na LABRE-DF para estudar, inclusive eles tem um passo-a-passo de como proceder para se cadastrar e marcar a prova pelo próprio site.

Resultado: 19/20 e 20/20 nas provas, aprovado com sucesso.

Uma boa lida nas apostilas garantem a aprovação com toda a certeza.

Vale a pena para quem estiver interessado.

Links para o passo-a-passo para se inscrever na Anatel e as apostilas:
http://www.labre-df.org/downloads/Material_Estudo.zip

[]´s
Ralph

rcofreitas
19/11/2009, 22:26
Eu tamém acho isso muito controverso já que você pode adquirir um rádio que opera em várias frequências mas pode usar somente as frequências que você está habilitado. Não sei se a propriedade de um rádio que opera numa frequência restrita se constitui crime ou delito.

O policial deveria ser perito para dizer se aquele rádio é "aberto" ou opera naquelas frequências de "fábrica", ou seja, ele deve conhecer todos os modelos homologados e as faixas de frequências que todos os modelos operam. Acho isso difícil.

E vamos lembrar que perito é uma pessoa habilitada, não basta ter o conhecimento.

Alex

Olá Alex!

Não é necessário ser perito, não!

Eu já presenciei um PM fazendo o teste de um HT.

Ele pega o HT e sintoniza em algumas frequências e se forem fora das permitidas..... dançou!

Eles testam recepção (não dá problemas) e transmissão e se transmitir..... já era!

Mas atualmente, eu acredito que isto não seja mais um problema. A PM trocou todo o sistema de transmissão por um sistema digital.

abs,

Ricardo - PU2SEE

Robertux
30/11/2009, 15:05
Pessoal,

Antes mesmo de comprar meu jeep adquiri um rádio PX (um Cobrinha 19 - meu grupo usa PX para se comunicar) e fiz minha inscrição na Anatel conforme orientado no início deste tópico.
No início de junho/2009 entreguei a documentação no balcão da Anatel em São Paulo. No início do mês 09 recebi um e-mail dizendo que minha solicitação havia sido aprovada e eu deveria pagar o Preço Público pelo Direito de Exploração de Serviço de Telecomunicações e pelo Direito de Exploração de Satélites PPDESS - Paguei em 16/09/2009.
No dia 14/10/09 paguei a Taxa de Fiscalização de Instalação - TFI e o Preço Público pelo Direito de Uso de Radiofrequência - PPDUR.

E agora? Eu deverei receber alum papel da Anatel para provar que estou autorizado a utilizar o rádio PX ou os recibos de pagamento das taxas são suficientes? Se um policial me pedir a documentação do rádio o que deve apresentar?

Em julho comprei o Jeep. Ficou em reforma até a semana passada. Anteontem fiz a estréia na trilha, fui batizado com lama. Nesta semana devo mandar instalar o rádio no jeep, mas não sei como provar que o rádio está legalizado, pelo menos eu acho que está. Alguém pode me ajudar?

Murillus
30/11/2009, 19:45
A PM trocou todo o sistema de transmissão por um sistema digital.



Ricardo,

alem de digital esta sendo codificado... ou seja, nao se pega mais nada...

Ronaldo B.
30/11/2009, 20:23
Pessoal,

Antes mesmo de comprar meu jeep adquiri um rádio PX (um Cobrinha 19 - meu grupo usa PX para se comunicar) e fiz minha inscrição na Anatel conforme orientado no início deste tópico.
No início de junho/2009 entreguei a documentação no balcão da Anatel em São Paulo. No início do mês 09 recebi um e-mail dizendo que minha solicitação havia sido aprovada e eu deveria pagar o Preço Público pelo Direito de Exploração de Serviço de Telecomunicações e pelo Direito de Exploração de Satélites PPDESS - Paguei em 16/09/2009.
No dia 14/10/09 paguei a Taxa de Fiscalização de Instalação - TFI e o Preço Público pelo Direito de Uso de Radiofrequência - PPDUR.

E agora? Eu deverei receber alum papel da Anatel para provar que estou autorizado a utilizar o rádio PX ou os recibos de pagamento das taxas são suficientes? Se um policial me pedir a documentação do rádio o que deve apresentar?

Em julho comprei o Jeep. Ficou em reforma até a semana passada. Anteontem fiz a estréia na trilha, fui batizado com lama. Nesta semana devo mandar instalar o rádio no jeep, mas não sei como provar que o rádio está legalizado, pelo menos eu acho que está. Alguém pode me ajudar?


Roberto,

Se vc ainda não recebeu, vai receber a sua licensa da Anatel com o seu indicativo. Pelo que eu ouvi alguns amigos comentarem, está demorando para a Anatel enviar.

[]´s

Guto-Joinville-SC
01/12/2009, 07:28
Roberto você pode se cadastrar no site da Anatel...

Lá você verá que tera seu número de fuistel e tudo mais.....

Esse cadastro não serve somente para Uso exclusivo de Radio Amador e da Faixa Cidadão...

Você pode impriri por lá até chegar o via Correio a você.....Eu Sou radio Amador a mais de um ano e ainda não recebi o meu.....e esta tudo certo minhas obrigações com a Anatel.....

Imprime por lá Plastifica e pronto OK

abraços

Benacchio
16/12/2009, 14:21
Em SP a anatel demora 6a 7 meses para liberar...

Marcelo
PU2PWM/PX2Y8384

Alexandre Banana
20/12/2009, 21:55
Aqui em Fortaleza-CE é bem rapido. Fiz a prova em um dia com 1 semana no maximo já estava com minha licença

Murillus
24/12/2009, 08:19
Aqui em Fortaleza-CE é bem rapido. Fiz a prova em um dia com 1 semana no maximo já estava com minha licença


Tem uma turma enorme querendo fazer as provas em janeiro... se vc conhecer alguem que tb queira, de um toque pra que essas pessoas entrarem logo em contato com o feitosa da labre ou mesmo com o hugo da "papainoel"...


[]s

Alexandre Banana
04/01/2010, 18:19
Cara até tem um amigo meu ... o Paulinho .. que não passou nas 2 provas naquela época que eu organizei a turma. Dai ele vai fazer novamente. Vou ver com ele se ele já falou com o Hugo.

JEFFCATUNDA
04/01/2010, 20:05
Cara até tem um amigo meu ... o Paulinho .. que não passou nas 2 provas naquela época que eu organizei a turma. Dai ele vai fazer novamente. Vou ver com ele se ele já falou com o Hugo.
Só não sei se o Hugo vai querer intermediar novamente, ele havia falado que depois daquele grupo só por intermédio da LABRE.....

Alexandre Banana
05/01/2010, 19:51
Só não sei se o Hugo vai querer intermediar novamente, ele havia falado que depois daquele grupo só por intermédio da LABRE.....
É pq na verdade o Paulinho ele é daquela turma. Ele poderia ter ido na semana seguinte fazer a prova, mas devido a trabalho ele não pode. Por isso que eu acho que o Hugo irá intermediar a prova dele.

JEFFCATUNDA
05/01/2010, 19:58
É pq na verdade o Paulinho ele é daquela turma. Ele poderia ter ido na semana seguinte fazer a prova, mas devido a trabalho ele não pode. Por isso que eu acho que o Hugo irá intermediar a prova dele.
Tem o Renato, um radioamador que esta momopolizando a faixa 144400, que está fazendo uma relação de pessoas que querem fazer a prova da anatel aqui em fortaleza...
Soube até que ele convidou o Ualla para fazer a prova mas ele não está nem ai para essas coisas....

Dr. Daniel
10/01/2010, 02:49
Boa Noite !!! Gostaria de saber se alguém tem a informação de supostas datas de realização dos exames da ANATEL aqui em SP para esse ano de 2010.

RABUGENTO
10/01/2010, 09:40
Boa Noite !!! Gostaria de saber se alguém tem a informação de supostas datas de realização dos exames da ANATEL aqui em SP para esse ano de 2010.


Daniel,

Tente contato com essa turma, acredito que saberão informá-lo.

PY2CA
CLUBE DOS RADIOAMADORES DE SÃO CARLOS
RUA PADRE TEIXEIRA 1744 CENTRO
13560970 SÃO CARLOS SP
email = probertoromano@yahoo.com.br

Dr. Daniel
10/01/2010, 16:23
Daniel,

Tente contato com essa turma, acredito que saberão informá-lo.

PY2CA
CLUBE DOS RADIOAMADORES DE SÃO CARLOS
RUA PADRE TEIXEIRA 1744 CENTRO
13560970 SÃO CARLOS SP
email = probertoromano@yahoo.com.br


Rabugento, meu velho !!! Muito obrigado pela dica, irei entrar em contato com a galera aqui pra ver se consiguimos fazer o quanto antes esta prova !!!

Murillus
16/01/2010, 02:26
tem o renato ???, um radioamador que esta momopolizando a faixa 144400, que está fazendo uma relação de pessoas que querem fazer a prova da anatel aqui em fortaleza...
Soube até que ele convidou o ualla para fazer a prova mas ele não está nem ai para essas coisas....


roberto - pu7pfs...

zanötto
30/11/2010, 00:18
Fiz o exame e fui aprovado no mês passado. Estou tentando tirar o COER, mas pela ANATEL tá osso como já foi dito por aqui. Entrei em contato com a LABRE-SP e me mandaram as seguintes taxas para pagar:

O valores são:
R$12,07-COER
R$20,00-PPDESS
R$20,00-PPDUR
R$60,35-Ref. Estação movel e fixa.
R$40,00-taxa serviço da LABRE.
TOTAL: R$152,00.

Minha dúvida é: só para o COER tem que pagar tudo, visto que ainda não comprei minha estação? Achei que fosse só a taxa COER + LABRE...

CZ

Nilton J
07/08/2013, 20:50
Recomendo a todos os usuários off-road q possuam transceptores móveis ou mesmo HT para as faixas de VHF e UHF tirarem seus indicativos. É o correto a ser feito, não dói, não machuca, é muito prazeroso estudar a apostila, e o exame é bem fácil sem complexidade para a CLASSE C, pois não requer conhecimentos profundos em eletrônica e nem nadinha de titititi de código morse. Aproveite e tire tb seu indicativo de faixa cidadão, o famoso e ilustre PX. E instale duas boas antenas no teto de seu veículo, as antenas Steelbras AP6189 VHF 2 mts 5/8 onda e AP6190 p PX 11 mts, ambas com mola slim p uso no off-road e bobinas de alta eficiência na base. Recomendo tb os seguintes trasnceptores: Midland 1001 p PX, Icom 2200 p VHF e HT Icom V/U V70. Bons contatos!

paulosergio
17/08/2013, 16:50
Uma Duvida. No dia 3/7 fiz a prova em SP, aproveitei e ja deixei os documentos necessarios para a licenca de estacao movel do PY e PX. Peguei os dois protocolos, aguardei o resultado (aprovado com 100% nas duas) recolhi a taxa do Coer e o imprimi. Ontem chegou (por email com link para os boletos) a liberacao das tres taxas da licenca de estacao movel (lembrando que ja estava com indicativo PU2KXT). Agora vou aguardar o recolhimento entrar no sistemas deles para imprimir a Licenca de estacao. Mas lembrando la no comeco que eu tinha 2 protocolos. A do PX nao veio ainda ou sera que a licenca engloba os protocolos?

Nilton J
17/08/2013, 21:52
Paulo, logo ao finalizar o exame da Anatel em Indaiatuba, SP, durante a feira q estava lá acontecendo tendo um stand da LABRE SP, me associei à esta entidade que providenciou tudo para mim e apenas paguei as taxas relacionadas à minha licença classe C e no segundo ano, o boleto da taxa anual veio normalmente via ECT direto à minha residência. Em relação ao PX, fiz tudo via site da Anatel e tb no segundo ano o boleto veio via ECT. Geralmente, tudo q é relacionado à PX acaba demorando mais p chegar em casa. PX e Radioamadorismo tem áreas completamente distintas na ANATEL, não tendo sincronia alguma no envio de documentos entre estas áreas. 73 !

Murillus
18/08/2013, 14:12
É bom se associar as LABREs pois elas desempenham um importante papal no radioamadorismo...

paulosergio
18/08/2013, 18:38
Acabo de receber em casa as taxas referentes ao PX. Agora vou ficar completo.

Nilton J
19/08/2013, 11:11
Bom dia a todos!

Cansei de ver carinhas por aí brincando no barro e na lama, passatempo aliás bem divertido para todos nós off-roaders desde que dentro de certos limites para não detonarmos nossas viaturas, mas quando chega a "hora da batida", muitos ainda escondem seus radinhos no mato ou debaixo da saia da mulher...

Se vc leva a sério o off-road, e quer se comunicar em HF/VHF/UHF além do PX, faça a coisa certa, tire seu indicativo e mostre-o ao mundo com muito orgulho !!!

Abaixo fotos de minhas duas estações, a fixa em casa e a móvel via conjunto off-road expedicionário Troller T4 2011 3.0 + Carreta FH4 2013 Global One (mais detalhes em http://www.4x4brasil.com.br/forum/ve...no-brasil.html (Alguem conhece quem fabrica reboques assim no Brasil) (http://www.4x4brasil.com.br/forum/veiculos-e-preparacao/62337-alguem-conhece-quem-fabrica-reboques-assim-no-brasil.html) ):

426873
426876


Saúde a todos !

Dimas Offx4
04/11/2013, 21:47
Pessoal:
Estava à procura de Exame da Anatel/Labre e descobri esta prova em São Paulo (Itanhaém).
Pena que eu não vou poder ir; tenho trabalho em todos os sábados de novembro.
Estou muito afim de regularizar o meu PY, mas ainda não vai ser desta vez.
Abraços.

Dimas Offx4
04/11/2013, 21:48
Pessoal:
Estava à procura de Exame da Anatel/Labre e descobri esta prova em São Paulo (Itanhaém).
Pena que eu não vou poder ir; tenho trabalho em todos os sábados de novembro.
Estou muito afim de regularizar o meu PY, mas ainda não vai ser desta vez.
Abraços.

Segue o linK:
LIGA DE AMADORES BRASILEIROS DE RADIO EMISSÃO - LABRE-SP (http://www.labre-sp.org.br/saa/inscricao/exames/)

Dimas Offx4
04/11/2013, 21:49
Será dia 23 novembro 2013; inscrições até 14 novembro 2013.

Vantil Jr
05/11/2013, 10:08
Bom dia Senhores!

Fiz a prova da de radioamador classe-C em Indaiatuba algum tempo atrás, passei na prova, paguei a taxa ...
solicitei no site da anatel o certificado COER.. já recebi tbm e esta no carro...
Preenchi o Formulário de Requerimento do serviço de radioamador e enviei para a anatel já faz 2 semanas e até o momento não tive nenhuma resposta...

é normal demorar ??

JRoberto
05/11/2013, 11:45
Vantil, depois de enviado o formulário de Licença de Funcionamento da Estação, a ANATEL tem 60 dias para a regularização. Você pode acompanhar o andamento pelo site da ANATEL.

[]'s

Vantil Jr
05/11/2013, 14:16
Grande José Roberto.... td bm cm vcs ...

então ...

Qual lugar do site da anatel eu posso acompanhar isso ....

JRoberto
05/11/2013, 14:59
Vantil, aqui tudo certo.
Segue o link da ANATEL, nele você acompanha todo o processo, primeiro você se cadastra no SEC, depois vai em "atalho para SCRA" onde você acompanha todo o processo. O site é um pouco confuso, mas com paciência você encontra o caminho.

https://sistemas.anatel.gov.br/sis/LoginInternet.asp?codSistema=435&Pagina=http%3A%2F%2Fsistemas%2Eanatel%2Egov%2Ebr%2 FSEC%2FDefault%2Easp%3F&Aviso=1#

[]'s

AAssis
27/05/2015, 10:58
alguem pode me ajudar ..

Baixei o formulario e estou em duvida sobre o preenchimento.

Preenchi os dados de identificação e endereco.


3. SOLICITAÇÃO DE SERVIÇO E LICENÇA DE ESTAÇÃO

Marco quais itens ??


4. INFORMAÇÕES DOS EQUIPAMENTOS
Precisa colocar algum ?

caiocastro
27/05/2015, 13:23
Olá,

3. SOLICITAÇÃO DE SERVIÇO E LICENÇA DE ESTAÇÃO

Se você não possui licença você marca a opção: PEDIDO INICIAL

Depois você marca SIM no campo referente à sua estação (móvel ou fixa)

Se não possui licença você marca a opção INCLUIR

4. INFORMAÇÕES DOS EQUIPAMENTOS

Neste campo você preenche com o código de homologação do rádio que você possui e também o modelo e quem é o fabricante.

Lembrando que a ANATEL só libera a licença para quem usa rádio homologado. Se ainda não possuir o rádio você pode entrar no site da ANATEL e buscar o código de homologação do rádio que você quiser. Aí preenche e envia para a ANATEL.

Do dia que levei meu formulário no escritório regional de Belo Horizonte até receber o boletos em casa foram 8 meses. Aí paguei e imprimi a licença através do site da ANATEL.

Espero ter ajudado.

Abraço!

AAssis
27/05/2015, 13:53
Grande Caio!! Valew mesmo!!

JRoberto
02/09/2015, 08:26
Pessoal, repassando e-mail que recebi da turma do NCABC sobre prova para obtenção do COER.

Boa tarde

Quem quiser se inscrever para exame de obtenção do COER – Certificado de Rádio Operador deve seguir os passos indicados abaixo pelo Adalberto(Daba) – PU2 UAC
O exame sera aqui em São Paulo na sede da Anatel na Vila Mariana(Rua vergueiro), nos dias 15 e 16 de setembro.
São 6 vagas no dia 15 e 20 vagas no dia 16 até o momento! NÃO PERCA TEMPO, AS VAGAS SÃO RAPIDAMENTE PREENCHIDAS

Entrem no endereço:
HTTP://Sistemas.anatel.gov.br/sec (HTTP://Sistemas.anatel.gov.br/sec)
E façam o cadastro que eh bem facil
Depois entrem em Agenda; consultar
Clique em Radioamador Classe C e faca a inscricao
Ah...depois que clicar em "consultar", coloque a data de 01/09 como inicial e coloca 30/09 na data final
coloca SP no estado
Ufa! Espero ter ajudado aos companheiros!
PU2 UAC Adalberto Caparros, NCABC

JRoberto
23/02/2016, 07:55
"Pessoal, estão abertas inscrições para prova da Anatel, unidade Vergueiro, dia 26/2.
INSCRIÇÕES no site da Anatel, poucas vagas."

Comunicado recebido do pessoal do NCABC.

PCeneviva
13/12/2016, 12:56
Bom dia a todos.
Alguém sabe quais são os documentos de exibição obrigatória numa fiscalização da Anatel?
É só a carteirinha do COER? Ou precisa do boleto da estação? Ou o protocolo do requerimento? A carta resposta da Anatel?
Nenhuma das Anteriores?

Fernando Camelier
13/12/2016, 13:52
Bom dia a todos.
Alguém sabe quais são os documentos de exibição obrigatória numa fiscalização da Anatel?
É só a carteirinha do COER? Ou precisa do boleto da estação? Ou o protocolo do requerimento? A carta resposta da Anatel?
Nenhuma das Anteriores?

Para Radioamador:
Licença da estação
COER
Pagamento das taxas anuais (TFF e CFRP) do ano vigente


Para Rádio do Cidadão (PX):
Carteirinha
Pagamento das taxas anuais (TFF e CFRP) do ano vigente

PCeneviva
13/12/2016, 14:35
Para Radioamador:
Licença da estação
COER
Pagamento das taxas anuais (TFF e CFRP) do ano vigente


Para Rádio do Cidadão (PX):
Carteirinha
Pagamento das taxas anuais (TFF e CFRP) do ano vigente

Valeu Fernando, obrigado.
Puxa, isso é quase uma bíblia de documentos.
Era bem mais fácil a Anatel expedir anualmente uma carteirinha que a gente imprimia via internet (depois de pagar as DARFs).
Menos papel e menos burrocracia.

Fernando Camelier
13/12/2016, 18:52
Valeu Fernando, obrigado.
Puxa, isso é quase uma bíblia de documentos.
Era bem mais fácil a Anatel expedir anualmente uma carteirinha que a gente imprimia via internet (depois de pagar as DARFs).
Menos papel e menos burrocracia.

Para o Px não tem jeito...O pessoal da PRF fiscaliza mesmo e o objeto identificador são as antenas.

Para o radioamador,
A licença vale por 20 anos
O COER pelo resto da vida
Você só precisa imprimir as taxas quitadas 1x por ano.
Não vejo isso como um problema tão grande...

Nesse caso dificilmente você será fiscalizado, caso isso aconteça e você não estiver com as taxas, os fiscais não vão te notificar por isso. Eu não notificaria, até porque existem outras formas de cobrança.
Mas o COER e a Licença não podem faltar, certo?

Um abraço

marcelomtxp
15/12/2016, 14:33
Pessoal eu comprei um troller 2011 de uma pessoa e ele tinha rádio porém ficaram no carro apenas a antena na parte traseira do teto, lá no final do rack, e a fiação de energia e de ligação no carro, posso ser multado ou questionado por ter estes itens mas não possuir o rádio no carro tampouco a licença, etc...

Fernando Camelier
15/12/2016, 21:26
Pessoal eu comprei um troller 2011 de uma pessoa e ele tinha rádio porém ficaram no carro apenas a antena na parte traseira do teto, lá no final do rack, e a fiação de energia e de ligação no carro, posso ser multado ou questionado por ter estes itens mas não possuir o rádio no carro tampouco a licença, etc...


De forma alguma!
Não se preocupe com isso, apenas por motivos de segurança, sugiro que isole o borne de antena e a fiação de energia, ou retire se não tiver a intenção de instalar um outro rádio.

UM ABRAÇO

PCeneviva
01/02/2017, 15:25
Nesse caso dificilmente você será fiscalizado, caso isso aconteça e você não estiver com as taxas, os fiscais não vão te notificar por isso. Eu não notificaria, até porque existem outras formas de cobrança.
Mas o COER e a Licença não podem faltar, certo?


Eu tinha pensado no seguinte

1) Anualmente o Interessado entra no site da Anatel. O Sistema da Anatel reconhece que a situação do Interessado é regular e emite a DARF dele. Essa DARF tem todas as taxas anuais devidas.
2) O Interessado imprime a DARF e paga no banco (ou paga pelo internet banking e nem precisa imprimir).
3) Automaticamente a Anatel reconhece o pagamento e disponibiliza uma "casteirinha"; algo do tamanho de um documento de carro (ou o dobro disso, que possa ser dobrado, plastificado e guardado com facilidade).
4) O Interessado entra no site da Anatel e imprime a "carteirinha";
5) A "carteirinha" vale por um ano (por exemplo, até 01 de março do ano seguinte) e tem todas as informações essenciais; como num documento de carro, já consta o pagamento das taxas anuais e a regularidade da inscrição do Interessado e da estação.

Se o Interessado perder ou estragar a carteirinha, é só entrar no site da Anatel e imprimir outra.

O sistema funcionaria 100% automático e facilitaria a vida do Interessado e da fiscalização (que em caso de dúvida poderia até consultar o site da Anatel durante a fiscalização).

E todo mundo fica feliz.

O CreciSP emite anualmente uma carteirinha cheia de frescura, com foto, etc. Acho realmente desnecessário, mas daria para fazer até isso.

TKS e QRT!

Abraços

Fernando Camelier
02/02/2017, 09:21
Eu tinha pensado no seguinte

1) Anualmente o Interessado entra no site da Anatel. O Sistema da Anatel reconhece que a situação do Interessado é regular e emite a DARF dele. Essa DARF tem todas as taxas anuais devidas.
2) O Interessado imprime a DARF e paga no banco (ou paga pelo internet banking e nem precisa imprimir).
3) Automaticamente a Anatel reconhece o pagamento e disponibiliza uma "casteirinha"; algo do tamanho de um documento de carro (ou o dobro disso, que possa ser dobrado, plastificado e guardado com facilidade).
4) O Interessado entra no site da Anatel e imprime a "carteirinha";
5) A "carteirinha" vale por um ano (por exemplo, até 01 de março do ano seguinte) e tem todas as informações essenciais; como num documento de carro, já consta o pagamento das taxas anuais e a regularidade da inscrição do Interessado e da estação.

Se o Interessado perder ou estragar a carteirinha, é só entrar no site da Anatel e imprimir outra.

O sistema funcionaria 100% automático e facilitaria a vida do Interessado e da fiscalização (que em caso de dúvida poderia até consultar o site da Anatel durante a fiscalização).

E todo mundo fica feliz.

O CreciSP emite anualmente uma carteirinha cheia de frescura, com foto, etc. Acho realmente desnecessário, mas daria para fazer até isso.

TKS e QRT!

Abraços

Seria perfeito se fosse dessa forma!
Mas a realidade "ainda" não chegou a esse nível.
Hoje podemos dizer que evoluímos bastante, pois nossos processos não são mais físicos, o que gerava uma despesa enorme com papel e impressão.
A sua ideia é muito boa e eu te peço que envie um e-mail para a Anatel. Quem sabe com um pedido externo isso não possa mudar?
Vale a pena tentar!

Forte abraço

PCeneviva
07/02/2017, 11:08
Seria perfeito se fosse dessa forma!
Mas a realidade "ainda" não chegou a esse nível.
Hoje podemos dizer que evoluímos bastante, pois nossos processos não são mais físicos, o que gerava uma despesa enorme com papel e impressão.
A sua ideia é muito boa e eu te peço que envie um e-mail para a Anatel. Quem sabe com um pedido externo isso não possa mudar?
Vale a pena tentar!

Forte abraço


Solicitação registrada.
Mas duvido que alguém leia e muito menos vá para a frente.
De qualquer forma, está aí.
Abraços e muito obrigado,

Fale Conosco - Atendimento Eletrônico


Meus dados (http://focus.anatel.gov.br/focus/FALECONOSCO/lista-atendimento.asp)
Lista de atendimentos



Nr
Data
Situação
Serviço
Reclamado
Canal


398659.2017 (http://focus.anatel.gov.br/focus/FALECONOSCO/realizarAtendimentoFim.asp?idtTipoAtendimento=3986 59&xidtSolicitacao=30683361)
07/02/2017
A Receber
Serviços da Anatel
Gerência de Tratamento de Solicitações de Consumidores
Fale Conosco




http://focus.anatel.gov.br/FOCUS/Imagens/primeira.gif http://focus.anatel.gov.br/FOCUS/Imagens/anterior.gif Página 1 de 1 http://focus.anatel.gov.br/FOCUS/Imagens/proxima.gif http://focus.anatel.gov.br/FOCUS/Imagens/ultima.gif

Total de 1 registro(s)

Fernando Camelier
08/02/2017, 08:01
Solicitação registrada.
Mas duvido que alguém leia e muito menos vá para a frente.
De qualquer forma, está aí.
Abraços e muito obrigado,

Fale Conosco - Atendimento Eletrônico


Meus dados (http://focus.anatel.gov.br/focus/FALECONOSCO/lista-atendimento.asp)
Lista de atendimentos



Nr
Data
Situação
Serviço
Reclamado
Canal


398659.2017 (http://focus.anatel.gov.br/focus/FALECONOSCO/realizarAtendimentoFim.asp?idtTipoAtendimento=3986 59&xidtSolicitacao=30683361)
07/02/2017
A Receber
Serviços da Anatel
Gerência de Tratamento de Solicitações de Consumidores
Fale Conosco




http://focus.anatel.gov.br/FOCUS/Imagens/primeira.gif http://focus.anatel.gov.br/FOCUS/Imagens/anterior.gif Página 1 de 1 http://focus.anatel.gov.br/FOCUS/Imagens/proxima.gif http://focus.anatel.gov.br/FOCUS/Imagens/ultima.gif

Total de 1 registro(s)


Vi sua sugestão na íntegra e concordo com ela.
A ideia é que tenhamos uma cobrança similar a dos Detrans, onde em um só boleto você pague todas as taxas e receba o documento válido pelo ano corrente.
Obrigado, Paulo, pela atitude. Espero que alguém a atenda.
Um abraço

PCeneviva
09/02/2017, 13:27
Vi sua sugestão na íntegra e concordo com ela.
A ideia é que tenhamos uma cobrança similar a dos Detrans, onde em um só boleto você pague todas as taxas e receba o documento válido pelo ano corrente.
Obrigado, Paulo, pela atitude. Espero que alguém a atenda.
Um abraço

Oi Fernando, obrigado pelo seu apoio.
Infelizmente saiu como eu imaginei. Sequer se deram ao trabalho de ler.
Abraço forte,


Detalhe da Solicitação



Situação
Concluída
Condição
Nova


Data do registro
07/02/2017
Tel. ligação



Nr de reiterações
0
Nr de reabertura
0


Qtd de dias úteis
2
Qtd de dias úteis reabertura
0


Documentos anexo
0
Qtd cópias
0


Resposta
Prezado(a) Senhor(a):
A Anatel agradece a sugestão e informa que estudará a proposta quando da conveniência e oportunidade de se alterar a regulamentação vigente. Informamos, ainda, que todas as normas editadas pela Anatel são submetidas, antes de sua aprovação, a consulta pública, ocasião em que qualquer pessoa pode enviar críticas e sugestões para a melhoria do processo. Caso seja do seu interesse, é possível se cadastrar no site SACP - ACOMPANHAMENTO DE CONSULTA PÚBLICA - [SIS versão 2.2.61] (http://sistemas.anatel.gov.br/sacp/) para receber notificações toda vez que uma nova norma for objeto de consulta pública.
Atenciosamente
Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações







VOLTAR (http://focus.anatel.gov.br/focus/FALECONOSCO/lista-atendimento.asp)

Fernando Camelier
09/02/2017, 14:09
Oi Fernando, obrigado pelo seu apoio.
Infelizmente saiu como eu imaginei. Sequer se deram ao trabalho de ler.
Abraço forte,


Detalhe da Solicitação



Situação
Concluída
Condição
Nova


Data do registro
07/02/2017
Tel. ligação



Nr de reiterações
0
Nr de reabertura
0


Qtd de dias úteis
2
Qtd de dias úteis reabertura
0


Documentos anexo
0
Qtd cópias
0


Resposta
Prezado(a) Senhor(a):
A Anatel agradece a sugestão e informa que estudará a proposta quando da conveniência e oportunidade de se alterar a regulamentação vigente. Informamos, ainda, que todas as normas editadas pela Anatel são submetidas, antes de sua aprovação, a consulta pública, ocasião em que qualquer pessoa pode enviar críticas e sugestões para a melhoria do processo. Caso seja do seu interesse, é possível se cadastrar no site SACP - ACOMPANHAMENTO DE CONSULTA PÚBLICA - [SIS versão 2.2.61] (http://sistemas.anatel.gov.br/sacp/) para receber notificações toda vez que uma nova norma for objeto de consulta pública.
Atenciosamente
Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações







VOLTAR (http://focus.anatel.gov.br/focus/FALECONOSCO/lista-atendimento.asp)



Se você como usuário se sente assim, imagine nós como funcionários...
De qualquer forma, continuo por aqui a disposição para qualquer dúvida ou solicitação referente a radioamadorismo.
Forte abraço

PCeneviva
15/05/2017, 09:07
Se você como usuário se sente assim, imagine nós como funcionários...
De qualquer forma, continuo por aqui a disposição para qualquer dúvida ou solicitação referente a radioamadorismo.
Forte abraço

Ô Fernando, dá licença de filar uma consulta?
Se estou dirigindo na rua ou na estrada e quero me comunicar com qualquer pessoa da região que esteja modulando, existe alguma faixa específica?

Fernando Camelier
16/05/2017, 07:13
Ô Fernando, dá licença de filar uma consulta?
Se estou dirigindo na rua ou na estrada e quero me comunicar com qualquer pessoa da região que esteja modulando, existe alguma faixa específica?

Olha só... Sei que no PX tem um canal de chamada e escuta que é o canal 11.
Se alguém respeita isso não sei informar.

No radioamador que é o que estou tentando me especializar, existem frequências internacionais de socorro que são 146.520MHz e 146.970MHz.
Porém cada estado convenciona uma frequência para ser utilizada pelo pessoal do off road.
As que eu tenho por aqui são as seguintes:


146.480 Salvador


145.500 Aracaju


144.160 Alagoas


144.160 Recife, Pernambuco


144.160 João Pessoa, Paraíba


145.500 Natal, Rio Grande do Norte


146.400 Fortaleza, Ceará


162.710 São Luís, Maranhão


147.700 em Belo Horizonte


144.700 JCM - RJ


145.800 RJ


146.450 Niterói Jeep Clube


146.500 SP


144.400 Goiás


157.175 Paraná


145.180 DF


144.530 Vale do Paraiba


144.560 Litoral Norte (de onde?)


144.590 Mantiqueira


146.590 SJCampos

Quem tiver mais informações pode complementar, por favor!

IsmaelMatos
25/05/2017, 22:55
Amigos,

Acrescentando à mensagem do Fernando:

A frequência 146.520 é considerada "FREQUÊNCIA NACIONAL DE CHAMADA - FM SIMPLEX", ou seja você faz o chamado, começa a comunicação com a outra parte e combina uma nova frequência para manter a conversação, mantendo a frequência 146.520 livre. O mesmo para a frequência 144.970, usada na convenção americana. Interessante é que nunca consegui resposta nessa frequência, que todos deveriam tentar escutar... Na estrada, quando estou com o rádio, fico ligado nessa frequência. Também nunca ouvi um chamado. De que adianta chamar numa emergência e não ter uma pessoa escutando do outro lado? É uma via de mão dupla...

Onde se consegue fazer contatos com maior frequência é através das repetidoras locais, algumas interligadas com outras repetidoras ou também interligadas pela internet através do programa Echolink. A lista completa de repetidoras está disponível no site da Anatel, mas existir uma repetidora registrada na Anatel não significa que a repetidora está operante ou que existe alguém ouvindo na frequência. Um opção é o programa RepeatBook para celulares Android - tenho instalado, mas nunca lembro de usar.

Coloco em anexo uma folha que você pode imprimir e levar no porta-luvas com a definição de uso das frequências de VHF, ou você programar direto as frequências na memória do teu rádio.

No meu radio Baofeng posso escutar duas frequências ao mesmo tempo. Deixo uma escuta parada na frequência 146.520. Na outra deixo a função de scanner passear por toda a faixa para ver se há alguma comunicação no alcance.

Vamos valoriar a frequência 146.520!

Saudações,

Cyro de Luna
24/10/2017, 14:33
Do dia que levei meu formulário no escritório regional de Belo Horizonte até receber o boletos em casa foram 8 meses. Aí paguei e imprimi a licença através do site da ANATEL.




Caramba, 8 meses! Estou tentando conseguir uma licença Px, não abrir uma rádio comercial! E eu aqui achando estranho por terem se passado 20 dias e ainda não ter resposta... vai terminar a garantia do rádio e eu ainda não poderei usá-lo.

E tem gente que acha que não é nada demais tirar uma licençazinha... :/

carlosri
24/10/2017, 17:19
Boa tarde! Aqui no estado de SP, fiz minha prova de agosto e hoje já tenho meu COER, indicativo (PU2RQR) e meu rádio baofeng UV82 homologado, com excessão da prova que é presencial, tudo feito pela internet, não tenho o que reclamar.

Abraço

Fernando Camelier
25/10/2017, 08:37
Caramba, 8 meses! Estou tentando conseguir uma licença Px, não abrir uma rádio comercial! E eu aqui achando estranho por terem se passado 20 dias e ainda não ter resposta... vai terminar a garantia do rádio e eu ainda não poderei usá-lo.

E tem gente que acha que não é nada demais tirar uma licençazinha... :/

Estranho isso...
Você enviou o requerimento para a Anatel/MG?
O procedimento não é somente pela internet
Veja os procedimentos no site:
http://www.anatel.gov.br/setorregulado/radio-do-cidadao

Cyro de Luna
25/10/2017, 08:42
Estranho isso...
Você enviou o requerimento para a Anatel/MG?
O procedimento não é somente pela internet
Veja os procedimentos no site:
http://www.anatel.gov.br/setorregulado/radio-do-cidadao

Olá, Fernando!

8 meses foi o tempo do amigo Caio Castro, relatado mais acima... eu enviei a minha documentação sim, foi recebida por lá há 20 dias, então acho que o meu ainda está num tempo razoável... só espero q não leve 8 meses também! rs..

Cyro de Luna
25/10/2017, 08:47
Boa tarde! Aqui no estado de SP, fiz minha prova de agosto e hoje já tenho meu COER, indicativo (PU2RQR) e meu rádio baofeng UV82 homologado, com excessão da prova que é presencial, tudo feito pela internet, não tenho o que reclamar.

Abraço

Pois é, Carlos, pelos relatos que li a parte de radioamador é bem mais ágil que a de rádio do cidadão. Também acho que em MG a coisa pode estar mais complicada que em outros locais.
Uma pena ser raro que a banca venha aqui pra minha região, mas quando vier vou tirar o COER também. Mas dessa vez não vou cair na besteira de comprar o equipamento sem estar com a licença em mãos... rs...

propideo
25/10/2017, 22:38
Uma curiosidade: como é exatamente a prova presencial? A Labre me passou umas apostilas, mas é basicamente um gabarito com as respostas certas a várias perguntas de múltipla escolha. São sempre as mesmas perguntas que caem em todas as provas?

Fernando Camelier
26/10/2017, 08:20
Uma curiosidade: como é exatamente a prova presencial? A Labre me passou umas apostilas, mas é basicamente um gabarito com as respostas certas a várias perguntas de múltipla escolha. São sempre as mesmas perguntas que caem em todas as provas?

Somente por curiosidade, hoje a Labre é apenas a Liga de Radioamadores e não tem mais nenhum tipo de convênio com a Anatel.
As apostilas que estão disponíveis no site da Anatel são exatamente isso, um banco de dados de onde são retiradas as questões das provas.
O que a Anatel pensa de quem vai se licenciar para o Radioamadorismo é que com a prática vai acabar se familiarizando com a técnica, a ética e logicamente vai se preocupar em saber até onde pode ir, buscando subsídios na própria legislação.
No caso dos jipeiros que usam a faixa, sempre se licenciam na classe C que é a classe inicial, utilizam apenas uma frequência e o uso dessa frequência é praticamente limitado ao tempo que o jipeiro está dentro do seu veículo.
já o radioamador é bem diferente e a sus operação é ilimitada.
Ah... As provas presenciais podem ser feitas em grupo (banca) ou individualmente no computador.

Fernando Camelier
26/10/2017, 08:29
Boa tarde! Aqui no estado de SP, fiz minha prova de agosto e hoje já tenho meu COER, indicativo (PU2RQR) e meu rádio baofeng UV82 homologado, com excessão da prova que é presencial, tudo feito pela internet, não tenho o que reclamar.
Abraço

Carlos, verifiquei aqui no sistema que você fez a homologação pessoal do UV82.
Conte pro pessoal qual foi o procedimento para conseguir a homologação.
Logicamente apaguei suas informações pessoais da imagem do certificado, mas fica como exemplo e informação.
Apesar de trabalhar na Anatel, não tenho essa experiência no quesito homologação e gostaria de ter uma opinião de alguém que não fosse um colega de trabalho.
Agradeço antecipadamente!
553189

Fernando Camelier
26/10/2017, 08:48
Pois é, Carlos, pelos relatos que li a parte de radioamador é bem mais ágil que a de rádio do cidadão. Também acho que em MG a coisa pode estar mais complicada que em outros locais.
Uma pena ser raro que a banca venha aqui pra minha região, mas quando vier vou tirar o COER também. Mas dessa vez não vou cair na besteira de comprar o equipamento sem estar com a licença em mãos... rs...

Olha Cyro, cada estado possui uma unidade da Anatel. Em MG é uma Gerência Regional e hoje não tenho ideia de como estão tratando o radioamadorismo, seja por falta de funcionários ou qualquer outra situação que esteja fugindo do controle do pessoal de lá.
No início de setembro apliquei provas em uma banca especial na cidade de Vitória da Conquista aqui na Bahia e tive 3 candidatos do vale do Jequitinhonha que me informaram não ter a mesma oferta de possibilidades em MG, mas que seus processos estão em andamento normal.
O que sugiro a você é que reúna algumas pessoas em torno de uma associação existente (de radioamadores, de jipeiros, de escoteiros, ou qualquer outra) e solicite da Gerência Regional da Anatel em MG que envie uma equipe para a sua região para aplicar as provas.
Aqui na Bahia o pessoal de Porto Seguro no extremo sul do estado está se movimentando para uma banca em março de 2018. Quem sabe essa não seja uma oportunidade para você fazer uma pequena viagem de turismo?
No início de março visite o SEC e veja na Bahia se as inscrições estão abertas.

carlosri
26/10/2017, 09:31
Carlos, verifiquei aqui no sistema que você fez a homologação pessoal do UV82.
Conte pro pessoal qual foi o procedimento para conseguir a homologação.
Logicamente apaguei suas informações pessoais da imagem do certificado, mas fica como exemplo e informação.
Apesar de trabalhar na Anatel, não tenho essa experiência no quesito homologação e gostaria de ter uma opinião de alguém que não fosse um colega de trabalho.
Agradeço antecipadamente!
553189

Salve galera, bom dia!

Com relação a prova para o COER classe C é bastante tranquilo, são 20 questões de técnica e ética operacional e 20 de legislação, que são exatamente uma das questões que têm nessas várias apostilas que se pega na internet, procure uma que esteja mais completa, inclusive tem site que tem simulados da prova.

Quanto a homologação do rádio, é só se cadastrar no sistema MOSAICO da ANATEL fazer a solicitação e pagar a taxa de R$ 200,00. Os documentos necessários são seu documento de identidade, certificado de orgão reconhecido pela ANATEL, no caso do Baofeng UV82 possui certificação pela FCC dos EUA, peguei no site deles, fotos do rádio e manual digitalizado, foi bem tranquilo e rápido, não tenho do que reclamar da ANATEL, pela minha experiência, só a elogiar.

Por fim digo, não precisei contratar qualquer intermediário, desde a prova até a homologação do rádio, tudo feito por mim, fora da internet os únicos passo necessários foram a presença na prova do COER, que foi a 300Km de onde moro e o enviou da documentação pelo correio para obtenção do indicativo, de resto TUDO pela internet.

Abraços

propideo
26/10/2017, 12:28
Obrigado pelas ótimas informações, Fernando e Carlosri! Meu próximo passo é fazer a prova na Anatel-SP, assim que eles abrirem vaga num dia em que eu consiga. Ou, de repente, seguir o conselho do Fernando e ir até a Bahia. :-)

Fernando Camelier
27/10/2017, 08:04
Salve galera, bom dia!

Com relação a prova para o COER classe C é bastante tranquilo, são 20 questões de técnica e ética operacional e 20 de legislação, que são exatamente uma das questões que têm nessas várias apostilas que se pega na internet, procure uma que esteja mais completa, inclusive tem site que tem simulados da prova.

Quanto a homologação do rádio, é só se cadastrar no sistema MOSAICO da ANATEL fazer a solicitação e pagar a taxa de R$ 200,00. Os documentos necessários são seu documento de identidade, certificado de orgão reconhecido pela ANATEL, no caso do Baofeng UV82 possui certificação pela FCC dos EUA, peguei no site deles, fotos do rádio e manual digitalizado, foi bem tranquilo e rápido, não tenho do que reclamar da ANATEL, pela minha experiência, só a elogiar.

Por fim digo, não precisei contratar qualquer intermediário, desde a prova até a homologação do rádio, tudo feito por mim, fora da internet os únicos passo necessários foram a presença na prova do COER, que foi a 300Km de onde moro e o enviou da documentação pelo correio para obtenção do indicativo, de resto TUDO pela internet.

Abraços

Muito obrigado pelas informações, Carlos!
Somente uma dica: As apostilas que estão no site da Anatel (http://www.anatel.gov.br/setorregulado/radioamadorismo) são o banco de dados das provas.Se quiser passar, basta estudar por ali. Mas se quiser aprender de verdade, a internet está cheia de informações e simulados.
Carlos desmistificou em sua resposta o que ouço direto em relação a dificuldades e olha que a Gerência Regional da Anatel de São Paulo é uma das que mais sofrem com excesso de trabalho e falta de pessoal.
Quando se procura o caminho correto se consegue com facilidade, basta querer. E no mais, estamos por aqui pra ajudar!

Fernando Camelier
27/10/2017, 08:13
Obrigado pelas ótimas informações, Fernando e Carlosri! Meu próximo passo é fazer a prova na Anatel-SP, assim que eles abrirem vaga num dia em que eu consiga. Ou, de repente, seguir o conselho do Fernando e ir até a Bahia. :-)


Opaaaa. Conselho não.... Convite!
Tempo pra se programar, tem bastante.
Estamos combinando essa prova com o pessoal do Extremo sul da Bahia justamente pra depois do carnaval, quando acaba a alta estação e conseguimos facilidades para hospedagem com custos menores. Porto Seguro tem um bom aeroporto com vôos regulares vindos de SP, RJ, MG e Salvador e a BR 101 está em condições razoáveis.
Se quiser mesmo vir, me envie uma MP e te passo o contato do pessoal de Porto que está organizando essa bancada especial para que você possa ficar inteirado do que eles vão conseguir proporcionar aos visitantes.
P.S. Você está no CT Brasil lá no TELEGRAM. Me chame por lá e uma hora acabo respondendo.

Cyro de Luna
27/10/2017, 19:59
Olha Cyro, cada estado possui uma unidade da Anatel. Em MG é uma Gerência Regional e hoje não tenho ideia de como estão tratando o radioamadorismo, seja por falta de funcionários ou qualquer outra situação que esteja fugindo do controle do pessoal de lá.
No início de setembro apliquei provas em uma banca especial na cidade de Vitória da Conquista aqui na Bahia e tive 3 candidatos do vale do Jequitinhonha que me informaram não ter a mesma oferta de possibilidades em MG, mas que seus processos estão em andamento normal.
O que sugiro a você é que reúna algumas pessoas em torno de uma associação existente (de radioamadores, de jipeiros, de escoteiros, ou qualquer outra) e solicite da Gerência Regional da Anatel em MG que envie uma equipe para a sua região para aplicar as provas.
Aqui na Bahia o pessoal de Porto Seguro no extremo sul do estado está se movimentando para uma banca em março de 2018. Quem sabe essa não seja uma oportunidade para você fazer uma pequena viagem de turismo?
No início de março visite o SEC e veja na Bahia se as inscrições estão abertas.

É uma ideia tentadora! Hoje eu não estou podendo sair pra nada, por isso não consigo ir fazer a prova em São Paulo, por exemplo, que é mais perto. Mas quem sabe no início de março a história é outra e isso não serve de desculpa para uma viagem! Por aqui, ouvi dizer que a associação daqui de Itajubá está tentando trazer a banca no começo do ano também. Facilitaria muito a minha vida... rs...

Recebi o aceite da Anatel hoje e já paguei os boletos, no fim foi um prazo bastante aceitável. Imagino que o tempo que a licença do Caio levou foi por conta de alguma coisa atípica... ainda bem!

matheusmartins
27/07/2018, 05:06
Somente por curiosidade, hoje a Labre é apenas a Liga de Radioamadores e não tem mais nenhum tipo de convênio com a Anatel.
As apostilas que estão disponíveis no site da Anatel são exatamente isso, um banco de dados de onde são retiradas as questões das provas.
O que a Anatel pensa de quem vai se licenciar para o Radioamadorismo é que com a prática vai acabar se familiarizando com a técnica, a ética e logicamente vai se preocupar em saber até onde pode ir, buscando subsídios na própria legislação.
No caso dos jipeiros que usam a faixa, sempre se licenciam na classe C que é a classe inicial, utilizam apenas uma frequência e o uso dessa frequência é praticamente limitado ao tempo que o jipeiro está dentro do seu veículo.
já o radioamador é bem diferente e a sus operação é ilimitada.
Ah... As provas presenciais podem ser feitas em grupo (banca) ou individualmente no computador.
Olá, Fernando!
Li várias postagens aqui no tópico e foram bem úteis pra que eu me familiarizasse com vários assuntos. Já tenho uma ideia de como posso conseguir o COER, a licença de radioamador e também de como fazer a homologação de um rádio.
Entretanto, mesmo acessando o sistema SEC - Sistema de Emissão de Certificado de Radioperador, não localizo data para realização da prova.
Existe alguma previsão pra próxima prova? Como demandar isso junto à Anatel? Pode comentar algo a respeito?
Desde já, muito obrigado!

Fernando Camelier
30/07/2018, 08:10
Olá, Fernando!
Li várias postagens aqui no tópico e foram bem úteis pra que eu me familiarizasse com vários assuntos. Já tenho uma ideia de como posso conseguir o COER, a licença de radioamador e também de como fazer a homologação de um rádio.
Entretanto, mesmo acessando o sistema SEC - Sistema de Emissão de Certificado de Radioperador, não localizo data para realização da prova.
Existe alguma previsão pra próxima prova? Como demandar isso junto à Anatel? Pode comentar algo a respeito?
Desde já, muito obrigado!

Fala Matheus!

Não conheço a demanda do estado de São Paulo, porém acho válido que você dê uma ligadinha pro setor de outorga da Anatel de seu estado e busque informações com o pessoal.

Um abraço

matheusmartins
31/07/2018, 13:08
Fala Matheus!

Não conheço a demanda do estado de São Paulo, porém acho válido que você dê uma ligadinha pro setor de outorga da Anatel de seu estado e busque informações com o pessoal.

Um abraço
Fernando, boa tarde!

Grato pelos esclarecimentos. Eu só percebi que você era da Anatel da Bahia dpeois que postei a pergunta, mas mesmo assim mantive porque acreditei que poderia acrescentar algo.

Vou entrar em contato diretamente com a Anatel aqui de SP.

Aproveitando a deixa, tem previsão de realização de provas aí na Bahia? São realizadas em Salvador mesmo?

Obrigado!

Aristides Jr
31/07/2018, 17:59
Olá pessoal possuo a muitos anos dois rádios VHF EP450 e dois PRO3150 da Motorola eles se comunicam entre sí! o alcance é bem pouco e não me lembro de ter recebido alguma comunicação, (interferência) vinda de outros rádios!?
Atrás da bateria possuem uma etiqueta da Anatel!
As vezes uso no sítio ou aqui na cidade, e só servem para muito pouca distancia e preferencialmente com visibilidade!
Já procurei e não tenho mais as notas de compra!
Enfim pergunto:-
Estou irregular? Em caso positivo o que preciso para obter a legalidade?

Fernando Camelier
31/07/2018, 21:18
Fernando, boa tarde!

Grato pelos esclarecimentos. Eu só percebi que você era da Anatel da Bahia dpeois que postei a pergunta, mas mesmo assim mantive porque acreditei que poderia acrescentar algo.

Vou entrar em contato diretamente com a Anatel aqui de SP.

Aproveitando a deixa, tem previsão de realização de provas aí na Bahia? São realizadas em Salvador mesmo?

Obrigado!

Não estou mais à frente do radioamadorismo. Acho que consegui atingir um objetivo legal deixando regularizados mais de 500 jipeiros.
Mas pelo que sei, haverá logo uma bancada em Conceição do Coité e uma em Porto Seguro em Setembro. Aqui em Salvador vai pela demanda, bastando entrar em contato com a outorga local e agendando.

Um abraço!

Fernando Camelier
31/07/2018, 21:19
A mensagem foi duplicada e não consegui apagar. Desculpem

Fernando Camelier
31/07/2018, 21:40
Olá pessoal possuo a muitos anos dois rádios VHF EP450 e dois PRO3150 da Motorola eles se comunicam entre sí! o alcance é bem pouco e não me lembro de ter recebido alguma comunicação, (interferência) vinda de outros rádios!?
Atrás da bateria possuem uma etiqueta da Anatel!
As vezes uso no sítio ou aqui na cidade, e só servem para muito pouca distancia e preferencialmente com visibilidade!
Já procurei e não tenho mais as notas de compra!
Enfim pergunto:-
Estou irregular? Em caso positivo o que preciso para obter a legalidade?

Olá Aristides,

Na verdade você está clandestino e isso pode te gerar grandes problemas caso seja fiscalizado.
Esses rádios possuem etiqueta porque são homologados, mas essa homologação é válida para o Serviço limitado privado que é uma modalidade do tipo empresarial.
Você utiliza uma frequência que possivelmente fora outorgada a uma outra entidade e, caso essa entidade esteja próxima, você é quem está interferindo.
Sugiro que verifique a real necessidade de utilização desses rádios. Caso seja necessário o seu uso de alguma forma profissional, procure a Anatel para regularizá-los.
Se busca comunicação de lazer, procure legalizar-se como radioamador (serão outros equipamentos).
De qualquer forma dê uma olhadinha no site da Anatel, pois lá existem muitas informações a respeito do uso desses rádios.
Acesse http://www.anatel.gov.br/setorregulado/radioamadorismo

Um abraço

telmopetrucci
23/01/2019, 17:54
Resgatando aqui o tópico...pelo que pesquisei o primeiro passo para regularização é fazer o teste para obter o COER... mas no site da Anatel não vejo datas disponíveis para realização do teste na Paraíba. No nordeste vi apenas disponibilidades de datas na Bahia e no Ceará...o que complica pelo deslocamento..
Nesses casos, alguém saberia informar o procedimento para conseguir fazer o teste na Paraíba???

Fernando Camelier
01/02/2019, 09:52
Resgatando aqui o tópico...pelo que pesquisei o primeiro passo para regularização é fazer o teste para obter o COER... mas no site da Anatel não vejo datas disponíveis para realização do teste na Paraíba. No nordeste vi apenas disponibilidades de datas na Bahia e no Ceará...o que complica pelo deslocamento..
Nesses casos, alguém saberia informar o procedimento para conseguir fazer o teste na Paraíba???

Oi Telmo,

As datas aparecem no sistema quando são agendadas.
Você vai precisar ligar para o setor de outorga de João Pessoa (liga no geral 3255-8800 e pede pra falar com alguém de outorga) e aí você agenda para o dia de sua preferência.
Qualquer dúvida, avisa aí... Posso demorar a responder, mas respondo!

Um abraço

tony-bh
17/02/2019, 14:03
Oi Telmo,

As datas aparecem no sistema quando são agendadas.
Você vai precisar ligar para o setor de outorga de João Pessoa (liga no geral 3255-8800 e pede pra falar com alguém de outorga) e aí você agenda para o dia de sua preferência.
Qualquer dúvida, avisa aí... Posso demorar a responder, mas respondo!

Um abraço

Fernando,

Aproveitando o assunto iniciado pelo nobre forista da Paraíba, também estou com dificuldades para fazer os testes de obtenção do COER (Classe C) aqui em Belo Horizonte-MG. Estou acompanhando regularmente o agendamento de exames no site da ANATEL e não aparece nenhuma oportunidade de inscrição. Aliás até apareceu um exame para março/2019, mas foi para Classe B.

A ANATEL está deixando de lado esta área de radioamadorismo? Você tem alguma dica para me ajudar?

Antecipadamente agradeço a sua atenção!

Tony

Fernando Camelier
18/02/2019, 07:40
Fernando,

Aproveitando o assunto iniciado pelo nobre forista da Paraíba, também estou com dificuldades para fazer os testes de obtenção do COER (Classe C) aqui em Belo Horizonte-MG. Estou acompanhando regularmente o agendamento de exames no site da ANATEL e não aparece nenhuma oportunidade de inscrição. Aliás até apareceu um exame para março/2019, mas foi para Classe B.

A ANATEL está deixando de lado esta área de radioamadorismo? Você tem alguma dica para me ajudar?

Antecipadamente agradeço a sua atenção!

Tony

Fala Tony, beleza?
Olha só, a Anatel da Bahia (que é onde trabalho) faz o agendamento sob demanda, ou seja, você precisa ligar pra cá e agendar com a data de sua preferência. Somente depois que isso é feito é que aparece no sistema esse lançamento.
Não sei como o pessoal de BH faz, mas seria interessante você dar uma ligadinha pra lá (31 2101-6100) e pedir pra falar com o pessoal de outorga.
De repente você até consiga agendar pra uma data que seja mais oportuna pra você.

Tenta isso e depois conta pra gente como foi...

Um abraço

tony-bh
20/02/2019, 23:55
Fala Tony, beleza?
Olha só, a Anatel da Bahia (que é onde trabalho) faz o agendamento sob demanda, ou seja, você precisa ligar pra cá e agendar com a data de sua preferência. Somente depois que isso é feito é que aparece no sistema esse lançamento.
Não sei como o pessoal de BH faz, mas seria interessante você dar uma ligadinha pra lá (31 2101-6100) e pedir pra falar com o pessoal de outorga.
De repente você até consiga agendar pra uma data que seja mais oportuna pra você.

Tenta isso e depois conta pra gente como foi...

Um abraço

Fernando,

Agradeço pelo seu retorno! Vou seguir a sua orientação e entrar em contato com a ANATEL aqui em Belo Horizonte-MG. Vamos torcer para dar certo!

Um abraço!

Tony

Amancio
21/02/2019, 14:44
Fernando,

Agradeço pelo seu retorno! Vou seguir a sua orientação e entrar em contato com a ANATEL aqui em Belo Horizonte-MG. Vamos torcer para dar certo!

Um abraço!

Tony

Oi Tony, tudo bem? Por favor, nos mantenha atualizado sobre seu contato com ANATEL em BH. Também sou de BH e também tenho interesse em obter COER classe C.

Abraço,
Amâncio

tony-bh
22/02/2019, 22:55
Fala Tony, beleza?
Olha só, a Anatel da Bahia (que é onde trabalho) faz o agendamento sob demanda, ou seja, você precisa ligar pra cá e agendar com a data de sua preferência. Somente depois que isso é feito é que aparece no sistema esse lançamento.
Não sei como o pessoal de BH faz, mas seria interessante você dar uma ligadinha pra lá (31 2101-6100) e pedir pra falar com o pessoal de outorga.
De repente você até consiga agendar pra uma data que seja mais oportuna pra você.

Tenta isso e depois conta pra gente como foi...

Um abraço

Fernando,

Seguindo a sua orientação, entrei em contato com a ANATEL-MG por telefone. Pedi para falar no setor de Outorga, mas a secretária informou que eles não recebem ligação externa. Então perguntei para a própria secretária sobre a previsão de exames do COER para Classe C: a secretária informou que por enquanto não há previsão.
Resumo: recebi um atendimento muito ruim por telefone, ao entrar em contato com a ANATEL-MG. E não obtive nenhuma informação relevante sobre a aplicação de exames para o COER aqui em Belo Horizonte-MG.

Um abraço!

Tony

tony-bh
22/02/2019, 23:07
Oi Tony, tudo bem? Por favor, nos mantenha atualizado sobre seu contato com ANATEL em BH. Também sou de BH e também tenho interesse em obter COER classe C.

Abraço,
Amâncio

Amâncio,

Conforme escrevi na página anterior, não obtive nenhuma informação relevante ao entrar em contato com a ANATEL-MG. Se souber alguma notícia, por favor me avise.

Um abraço!

Tony

Fernando Camelier
25/02/2019, 07:35
Fernando,

Seguindo a sua orientação, entrei em contato com a ANATEL-MG por telefone. Pedi para falar no setor de Outorga, mas a secretária informou que eles não recebem ligação externa. Então perguntei para a própria secretária sobre a previsão de exames do COER para Classe C: a secretária informou que por enquanto não há previsão.
Resumo: recebi um atendimento muito ruim por telefone, ao entrar em contato com a ANATEL-MG. E não obtive nenhuma informação relevante sobre a aplicação de exames para o COER aqui em Belo Horizonte-MG.

Um abraço!

Tony

A Anatel sofre com falta de pessoal em alguns estados. Não conheço o pessoal de BH e pra mim é uma surpresa saber que não recebem ligações externas, pois na minha cabeça é uma obrigação atender bem os usuários.
Aqui na Bahia temos um aplicativo em todos os nossos computadores de atendimento, seja presencial ou por telefone. Esse App nos avalia constantemente e somos obrigados a atender da melhor forma possível (o que é o correto).
Tente esse telefone: (31) 2101-6119
Peça pra falar com algum responsável do serviço de radioamador e tire suas dúvidas.
Depois deixe um retorno por aqui pra sabermos se resolveu o problema, ok?

Um abraço

Amancio
18/03/2019, 10:40
Amâncio,

Conforme escrevi na página anterior, não obtive nenhuma informação relevante ao entrar em contato com a ANATEL-MG. Se souber alguma notícia, por favor me avise.

Um abraço!

Tony

tony-bh, bom dia!

Acabei de verificar que foram abertas provas para a Classe C e A, para o dia 26/04 em BH! Já realizei minha inscrição... verifica lá: https://sistemas.anatel.gov.br/SEC/

Abraços!

GLIDER
23/03/2019, 17:16
dia 30/03 é data final de pagamento das taxas anuais, pagavel apena no BB.

tony-bh
24/03/2019, 21:20
Amâncio,

Consultei o sistema da ANATEL hoje à tarde e vi a abertura das inscrições para abril/2019. Iria deixar registrado aqui no tópico, mas ainda bem que você já fez a divulgação.

Obrigado e um abraço!

Tony


tony-bh, bom dia!

Acabei de verificar que foram abertas provas para a Classe C e A, para o dia 26/04 em BH! Já realizei minha inscrição... verifica lá: SIS - SISTEMA DE INTEGRAÇÃO E SEGURANÇA - [SIS versão 2.2.61] (https://sistemas.anatel.gov.br/SEC/)

Abraços!

tony-bh
24/03/2019, 21:27
Fernando,

Demorou, mas as inscrições para o exame de Radioamador classe C foram abertas em Belo Horizonte-MG. O exame será em abril/2019.

Agradeço mais uma vez sua atenção!

Tony


A Anatel sofre com falta de pessoal em alguns estados. Não conheço o pessoal de BH e pra mim é uma surpresa saber que não recebem ligações externas, pois na minha cabeça é uma obrigação atender bem os usuários.
Aqui na Bahia temos um aplicativo em todos os nossos computadores de atendimento, seja presencial ou por telefone. Esse App nos avalia constantemente e somos obrigados a atender da melhor forma possível (o que é o correto).
Tente esse telefone: (31) 2101-6119
Peça pra falar com algum responsável do serviço de radioamador e tire suas dúvidas.
Depois deixe um retorno por aqui pra sabermos se resolveu o problema, ok?

Um abraço

Fernando Camelier
04/04/2019, 15:25
Fernando,

Demorou, mas as inscrições para o exame de Radioamador classe C foram abertas em Belo Horizonte-MG. O exame será em abril/2019.

Agradeço mais uma vez sua atenção!

Tony

Show!

Estudem bastante, pois vocês vão precisar acertar no mínimo 14 questões de cada prova.
As questões com respostas são tiradas das apostilas que estão no site da Anatel
http://www.anatel.gov.br/setorregulado/radioamadorismo
Boa sorte!

tony-bh
14/04/2019, 14:41
Fernando,

Sim, espero fazer uma boa prova! Agradeço sua atenção desde o início...

Abraço!

Tony


Show!

Estudem bastante, pois vocês vão precisar acertar no mínimo 14 questões de cada prova.
As questões com respostas são tiradas das apostilas que estão no site da Anatel
Portal Setor Regulado (http://www.anatel.gov.br/setorregulado/radioamadorismo)
Boa sorte!

paulorl
15/04/2019, 14:37
Alguém sabe informar porque não abre agenda para a prova em SP? Nos demais estados tem, mas em SP, nada... :-|

Fernando Camelier
15/04/2019, 16:11
Alguém sabe informar porque não abre agenda para a prova em SP? Nos demais estados tem, mas em SP, nada... :-|

Oi Paulo, beleza?
Como eu disse antes para a turma, a Anatel tem problemas com falta de pessoal e cada estado tem uma forma de agir diferente (Nem sei porque ainda não padronizaram isso).
Aqui na Bahia fiquei à frente do Radioamadorismo por um tempo para poder ajudar a suprir a demanda de jipeiros. Hoje essa demanda está mais tranquila bastando ligar e pedir pra agendar a prova que é marcada pro dia que for mais conveniente para os interessados.
Aí em SP sempre tem muita gente pra fazer provas e realmente não sei como são os procedimentos. Mas não custa tentar ligar para o setor de outorga e se informar.
O geral é (11) 2104-8800 (peça pra transferir para o setor de outorga)
Espero ter ajudado.
Um abraço

PPaulo
15/04/2019, 20:12
Alguém sabe informar porque não abre agenda para a prova em SP? Nos demais estados tem, mas em SP, nada... :-|
Teve um prova no dia 30/03. Tem que ficar de olho no site da Anatel por que as vagas se esgotam rapidamente.
SIS - SISTEMA DE INTEGRAÇÃO E SEGURANÇA - [SIS versão 2.2.61] (https://sistemas.anatel.gov.br/sis/LoginInternet.asp?codSistema=435&Pagina=http%3A%2F%2Fsistemas%2Eanatel%2Egov%2Ebr%2 FSEC%2FDefault%2Easp%3F&Aviso=1)

tony-bh
23/05/2019, 13:28
Fernando,

Fiz a prova para radioamador Classe C no dia 26/abril e fui aprovado. Há poucos dias retornei à ANATEL aqui em Belo Horizonte-MG para protocolar a solicitação do COER e da licença da minha estação.

Agora estou aguardando a documentação ficar pronta!

Agradeço mais uma vez pela sua ajuda!

Um grande abraço!

Tony


Show!

Estudem bastante, pois voces vao precisar acertar no minimo 14 questoes de cada prova.
As questoes com respostas sao tiradas das apostilas que estao no site da Anatel
http://www.anatel.gov.br/setorregulado/radioamadorismo
Boa sorte!

Fernando Camelier
28/05/2019, 07:17
Fernando,

Fiz a prova para radioamador Classe C no dia 26/abril e fui aprovado. Há poucos dias retornei à ANATEL aqui em Belo Horizonte-MG para protocolar a solicitação do COER e da licença da minha estação.

Agora estou aguardando a documentação ficar pronta!

Agradeço mais uma vez pela sua ajuda!

Um grande abraço!

Tony


Show Tony!!!

Provavrelmente vão te enviar a documentação por e-mail em formato PDF.
Basta imprimir e recortar, guarde sempre onde estará o rádio (no carro (ou em casa). Salve o arquivo em lugar seguro (no e-mail, em pen drives e na nuvem), pois em caso de extravio é só imprimir novamente.
Lembre-se de que a partir de agora você deverá pagar as taxas anualmente. O vencimento sempre será no dia 31 de março, ok?
Forte abraço!

tony-bh
30/05/2019, 18:06
Fernando,

Me informaram na agência da ANATEL aqui de Belo Horizonte que os documentos serão enviados pelo Correio. Até o momento sigo aguardando.

Um abraço e obrigado!

Tony


Show Tony!!!

Provavrelmente vão te enviar a documentação por e-mail em formato PDF.
Basta imprimir e recortar, guarde sempre onde estará o rádio (no carro (ou em casa). Salve o arquivo em lugar seguro (no e-mail, em pen drives e na nuvem), pois em caso de extravio é só imprimir novamente.
Lembre-se de que a partir de agora você deverá pagar as taxas anualmente. O vencimento sempre será no dia 31 de março, ok?
Forte abraço!

Fernando Camelier
03/06/2019, 07:05
Fernando,

Me informaram na agência da ANATEL aqui de Belo Horizonte que os documentos serão enviados pelo Correio. Até o momento sigo aguardando.

Um abraço e obrigado!

Tony

Nesse caso, faça uma cópia xerox.
De qualquer forma acredito que você possa consultar o processo no SEI.
Acesse https://sei.anatel.gov.br/sei/modulos/pesquisa/md_pesq_processo_pesquisar.php?acao_externa=protoc olo_pesquisar&acao_origem_externa=protocolo_pesquisar&id_orgao_acesso_externo=0

Entre com o número do processo e, se der sorte dos dados estarem abertos conseguirá copiar os documentos.

Um abraço

LeandroVaranda
19/02/2020, 12:03
Para quem usa pX vale a pena entrar no site da Anatel, pelo sistema Mosaico e pedir a dispensa de licença. Não custa nada e você evita chateação.

Fernando Camelier
28/02/2020, 12:54
Para quem usa pX vale a pena entrar no site da Anatel, pelo sistema Mosaico e pedir a dispensa de licença. Não custa nada e você evita chateação.
A legislação foi alterada.
Ainda não estou por dentro dela, mas pelo que entendi, PX não precisará pagar nenhuma taxa, mas acredito que ainda necessitará de autorização. Vou pesquisar isso e assim que possível esclareço aqui.

VOVÔ DO TROLLER
28/02/2020, 13:58
Boa tarde pessoal. Alguém já pagou a taxa de licenciamento de rádio PY esse ano? Valeu e obrigado.

GLIDER
02/03/2020, 09:30
Boa tarde pessoal. Alguém já pagou a taxa de licenciamento de rádio PY esse ano? Valeu e obrigado.

pois é, quando olhei no site ainda não tinha sido gerado as taxas. Normalmente quando entra março a Anatel gera os boletos. Talvez o Fernando possa nos dar uma ajuda!

Fernando Camelier
02/03/2020, 11:08
Já está disponível
Acessem sistemas.anatel.gov.br/boleto
Vai pedir o seu cpf e nº do Fistel que você encontra nos boletos anteriores.

VOVÔ DO TROLLER
02/03/2020, 13:40
Valeu Fernando e Glider. Obrigado pela informação. Vou providenciar o pagto do meu.

Fernando Camelier
02/03/2020, 14:00
Para quem usa pX vale a pena entrar no site da Anatel, pelo sistema Mosaico e pedir a dispensa de licença. Não custa nada e você evita chateação.

Tô com o memorando aqui que diz o seguinte (Destaco apenas o que interessa):

"Art. 3º ...............................
Parágrafo Único. Caracterizam-se como equipamentos de radiocomunicação de radiação restrita
todos aqueles que compõem o sistema de comunicação para operação na faixa definida no caput e
que operam em conformidade com o disposto no Regulamento Sobre Canalização e Condições de
Uso de Radiofrequências da faixa de 27 MHz pelo Serviço Rádio do Cidadão." (NR)

2.3. Isto posto, entende-se que o interessado em prestar o Serviço de Rádio do Cidadão,
opcionalmente está dispensado de solicitar autorização, bastando apenas efetuar o cadastro nos
sistemas da Anatel.
2.4. Caso o interessado já tenha apresentado pedido de autorização para este serviço,
sem pagamento de boletos, orientamos a fazer exigência, ques􀁉onando o requerente sobre o
interesse no prosseguimento do processo, considerando a nova possibilidade do cadastro da
dispensa da autorização.
2.5. No caso da opção pelo Cadastro de Dispensa de autorização deverá o interessado
acessar o Sistema Mosaico, Módulo Cadastro - Dispensa de Autorização, Serviço Rádio do
Cidadão - Dispensa de Autorização (401).


Então consertando o que tinha dito, logo abaixo, PX não vai precisar de autorização, mas o cadastro ainda será necessário.

A meu ver, tanto a faixa de rádio do cidadão (PX) quanto a de Radioamador (PY) se autorregulam e a fiscalização não deveria ser feita a não ser que haja interferência.
No caso de PX, o segundo harmônico da faixa de 27MHz caia exatamente em cima do canal 7 de tv que hoje não existe mais (pois agora é digital e mudaram as frequências) então a possível interferência deixou de existir. Graças a essa mudança, a liberação do uso foi possível.

Qualquer dúvida sinalizem aí...

GLIDER
03/03/2020, 09:38
Já está disponível
Acessem sistemas.anatel.gov.br/boleto
Vai pedir o seu cpf e nº do Fistel que você encontra nos boletos anteriores.

:safari-rig::curtir: Valeu Fernando! O vencimento é 31/03/2020 mas eu já paguei hoje cedo. Somente uma dica para os amigos foristas, imprima o boleto e anexe o pagamento junto e ande sempre acompanhado do Coer e do Certificado que consta o indicativo da estação. Assim vc estará numa boa pra andar por ai. Isso vale para qualquer estação , HT, Movel, FIXA, principalmente se o operador esta com HT ou Estação MOVEL na viatura, pois estes são os que são mais fiscalizados.

Fernando Camelier
04/03/2020, 13:07
:safari-rig::curtir: Valeu Fernando! O vencimento é 31/03/2020 mas eu já paguei hoje cedo. Somente uma dica para os amigos foristas, imprima o boleto e anexe o pagamento junto e ande sempre acompanhado do Coer e do Certificado que consta o indicativo da estação. Assim vc estará numa boa pra andar por ai. Isso vale para qualquer estação , HT, Movel, FIXA, principalmente se o operador esta com HT ou Estação MOVEL na viatura, pois estes são os que são mais fiscalizados.


Antigamente era necessário andar com o boleto e quitação, mas para fins de fiscalização, temos como ver isso online e não é mais necessário andar com tanto papel. Tenha sempre próximo o COER e o documento da estação, seja ela fixa ou móvel (carro ou HT).
A fiscalização da Anatel não prioriza radioamador, apenas quando há reclamação de interferências ou clandestinidade.
Geralmente quem verifica licenciamento é a Polícia Rodoviária por conta de segurança e eles apreendem os rádios se o seu possuidor não estiver com a licença.
No mais basta ter respeito no uso da faixa para que possamos ser úteis à sociedade de alguma forma.
Forte abraço