Ver Versão Completa : Flange adaptação Pivô D-20
alexandre roveri
19/05/2008, 23:51
Olá pessoas. Ando meio sumidão pois esse ano de 2008 tá me deixando de cabelo em pé com muitas reviravoltas, mas isso é outra estória, vamos ao que interessa !
Seguinte, a pedido de alguns amigos de Campinas fiz mais algumas flanges para adaptar os PIVÔS de D20 na bandeja superior do Niva
Como não é viável a confecção de 1 ou 2 peças, acabei fazendo algumas pra dar escala ao processo e ninguém ficar no prejuízo.
Para os novos Niveiros vou explicar melhor como fununcia a bagaça !
Essa flange tem em um dos lados a furação original da bandeja do Niva e do outro lado a furação para o Pivo superior da caminhonete D/A/C-20 1992, indiscutivelmente mais robusto e de fácil acesso do que o pivô do Niva ! De quebra, por ser mais alto do que o original, permite que se levante a frente o Niva em até 3" sem perder curso
Digo permite pelo seguinte, a flange/pivo por si só, não ergue nada, mas é ela que abre espaço para que, calçando a mola ou trocando a mola o carro suba. Calçar a mola significa trocar os parafusos de fixação da bandeja inferior por uns mais compridos e usar arruelas entre a bandeja da mola e o braço de suspensão ("EU" uso arruelas apenas nos dois parafusos frontais, pois na minha opinião a base da mola fica mais reta)
Detalhe (atenção) quanto mais vc sobe o carro maior é a tendência das rodas ficarem com o camber negativo ( \/ ) até um certo ponto isso pode ser corrigido retirando as arruelas da balança superior . Eu já "subi" Nivas em que a cambagem ficou perfeita em 3" como tb já instalei essa flange em carros que com 2" já não dava cambagem em um dos lados ai a solução foi baixar para 1,5"
AH. importante o preço do par está saindo a $60,00 reaus mais o frete!
Luciano SHAKALL
20/05/2008, 02:57
" ... fiz mais algumas flanges para adaptar os PIVÔS de D20 na bandeja superior do Niva ... importante o preço do par está saindo a $60,00 reaus mais o frete! ... "E aí, Galo... Beleza?
Eu quero um par!
E sobre os Pivôs inferiores (Pampa, talvez?), você também "tem alguma coisa"?
[]'s e no aguardo...
Carlão Pinheiro
20/05/2008, 10:48
E aí, Galo... Beleza?
Eu quero um par!
E sobre os Pivôs inferiores (Pampa, talvez?), você também "tem alguma coisa"?
[]'s e no aguardo...
Não sei se você faz parte da lista dos camarautos :
http://br.ph.groups.yahoo.com/group/camarautos/photos/browse/5c45
Em anexo fotos do pivô da pampa que foi colocado no Nivóide do Paulo.
Segui esta receita para colocar no meu, tá funfando muito bem.
BACALHAU
20/05/2008, 11:52
Nos últimos dias andava por aqui matutando: "Por onde andará o nosso amigo Galo? Será que aquele acumulado da Mega-Sena que saiu no início do ano para Sumaré, foi para ele?"
Já tinha até enviado uma MP sem resposta, o que só fez aumentar essa minha suspeita.
Além desses amigos de Campinas, você não esqueceu da encomenda, deste seu amigo do sertão, esqueceu?
bacalhaucsb@hotmail.com
Zabumbas
Prieto 4x4
20/05/2008, 12:22
Olá pessoas. Ando meio sumidão pois esse ano de 2008 tá me deixando de cabelo em pé com muitas reviravoltas, mas isso é outra estória, vamos ao que interessa !
Seguinte, a pedido de alguns amigos de Campinas fiz mais algumas flanges para adaptar os PIVÔS de D20 na bandeja superior do Niva
Como não é viável a confecção de 1 ou 2 peças, acabei fazendo algumas pra dar escala ao processo e ninguém ficar no prejuízo.
Para os novos Niveiros vou explicar melhor como fununcia a bagaça !
Essa flange tem em um dos lados a furação original da bandeja do Niva e do outro lado a furação para o Pivo superior da caminhonete D/A/C-20 1992, indiscutivelmente mais robusto e de fácil acesso do que o pivô do Niva ! De quebra, por ser mais alto do que o original, permite que se levante a frente o Niva em até 3" sem perder curso
Digo permite pelo seguinte, a flange/pivo por si só, não ergue nada, mas é ela que abre espaço para que, calçando a mola ou trocando a mola o carro suba. Calçar a mola significa trocar os parafusos de fixação da bandeja inferior por uns mais compridos e usar arruelas entre a bandeja da mola e o braço de suspensão ("EU" uso arruelas apenas nos dois parafusos frontais, pois na minha opinião a base da mola fica mais reta)
Detalhe (atenção) quanto mais vc sobe o carro maior é a tendência das rodas ficarem com o camber negativo ( \/ ) até um certo ponto isso pode ser corrigido retirando as arruelas da balança superior . Eu já "subi" Nivas em que a cambagem ficou perfeita em 3" como tb já instalei essa flange em carros que com 2" já não dava cambagem em um dos lados ai a solução foi baixar para 1,5"
AH. importante o preço do par está saindo a $60,00 reaus mais o frete!
Grande Galo, beleza???
Só para tirar uma dúvida. No meu Niva instalei o Kit da Apoio 4x4, mantendo os pivôs originais, subindo o carro em 1". Acontece que à partir desta modificação passei a ter problemas com as Homocinéticas. Não sei se foi uma (infeliz ) coincidência, ou se levantar o carro de fato ocasiona este problema.
Fico pensando. O que pode acontecer se levantar em 3" ?????
Meu, com esta altura dá pra colocar uns pneus "animais". Com um motor AP 1.8, acho que ficaria um carro de respeito para trilhas....não acha?
Aproveitando ( desculpe o off topic ), você sabe alguma coisa sobre instalação de bloqueio de diferencial em Nivas? E também sobre a troca dos diferenciais originais por mais robustos???
Valeu Galo, vê se não some de novo.
Abraços
Cesar
Prieto 4x4
20/05/2008, 12:23
Galo
Já ia me esquecendo...
Me coloque nesta lista aí também.
Mande a forma de pagamento e remessa para cesar@integrall.com.br
valeu
Luciano SHAKALL
20/05/2008, 13:25
" ... E sobre os Pivôs inferiores (Pampa, talvez?), você também "tem alguma coisa"? ... "
" ... Não sei se você faz parte da lista dos camarautos ... fotos do pivô da pampa que foi colocado no Nivóide do Paulo ... Segui esta receita para colocar no meu, tá funfando muito bem ... "Carlão, valeu o toque :concordo: ... Apesar de não ser de Campinas, eu também faço parte dos CAMARAUTOS
(além dos CAMARADAS, NIVAS GERAIS e FUTRIQUEIROS, apesar de ser beeeeeem menos ativo nessas listas/Forum, do que aqui no 4x4...).
Já tinha visto a adaptação do Galo para os inferiores da Pampa ;) ...
A minha dúvida era se "NESSA FORNADA" teria também a flange para esses (da Pampa ou outro) :pensativo: ,
já que ele nesse post, ele só menciona os superiores :neutral: ...
(Ou sempre é utilizado a base dos pivos originais como "adaptador" :pensativo: ?)
[]'s
Carlão Pinheiro
20/05/2008, 15:25
Carlão, valeu o toque :concordo: ... Apesar de não ser de Campinas, eu também faço parte dos CAMARAUTOS
(além dos CAMARADAS, NIVAS GERAIS e FUTRIQUEIROS, apesar de ser beeeeeem menos ativo nessas listas/Forum, do que aqui no 4x4...).
Já tinha visto a adaptação do Galo para os inferiores da Pampa ;) ...
A minha dúvida era se "NESSA FORNADA" teria também a flange para esses (da Pampa ou outro) :pensativo: ,
já que ele nesse post, ele só menciona os superiores :neutral: ...
(Ou sempre é utilizado a base dos pivos originais como "adaptador" :pensativo: ?)
[]'s
Luciano, eu utilizei a base do pivô original.
O Gustavo mandou para a lista dos Camaradas.
http://www.niva4x4.com/modules.php?op=modload&name=phpBB2&file=viewtopic&t=3309&sid=cc17771a49761a136b4be382e7f0b162
alexandre roveri
20/05/2008, 16:29
Carlão, valeu o toque :concordo: ... Apesar de não ser de Campinas, eu também faço parte dos CAMARAUTOS
(além dos CAMARADAS, NIVAS GERAIS e FUTRIQUEIROS, apesar de ser beeeeeem menos ativo nessas listas/Forum, do que aqui no 4x4...).
Já tinha visto a adaptação do Galo para os inferiores da Pampa ;) ...
A minha dúvida era se "NESSA FORNADA" teria também a flange para esses (da Pampa ou outro) :pensativo: ,
já que ele nesse post, ele só menciona os superiores :neutral: ...
(Ou sempre é utilizado a base dos pivos originais como "adaptador" :pensativo: ?)
[]'s
Luciano, para instalar os pivôs de Pampa ainda não consegui bolar nada que seja realmente P&P como são as flangês de D20, se vc trouxer seu Niva aqui em casa em uma manhã resolvemos esse problema, mas para enviar por correio é complicado, pois da maneira como eu faço depende de alguns ajustes e tal ! Entende ?
Vamos ver se eu penso em algo mais pratico enquanto estou em casa !
:concordo:
alexandre roveri
20/05/2008, 16:36
Grande Galo, beleza???
Só para tirar uma dúvida. No meu Niva instalei o Kit da Apoio 4x4, mantendo os pivôs originais, subindo o carro em 1". Acontece que à partir desta modificação passei a ter problemas com as Homocinéticas. Não sei se foi uma (infeliz ) coincidência, ou se levantar o carro de fato ocasiona este problema.
Fico pensando. O que pode acontecer se levantar em 3" ?????
Meu, com esta altura dá pra colocar uns pneus "animais". Com um motor AP 1.8, acho que ficaria um carro de respeito para trilhas....não acha?
Aproveitando ( desculpe o off topic ), você sabe alguma coisa sobre instalação de bloqueio de diferencial em Nivas? E também sobre a troca dos diferenciais originais por mais robustos???
Valeu Galo, vê se não some de novo.
Abraços
Cesar
Olha Cesar, foi bom vc tocar nesse assunto ! Isso realmente é passivel de acontecer, mas o que deve ser entendido é que as suas homocinéticas já estavam no fim da vida delas. Ai como vc mudou o angulo de trabalho elas começas a chiar . Caso suas heterocinéticas estejam em bom estado elas suportam até mais curso do que 3" !
Outra observaçao tb é que não estamos alterando o curso da suspensão, apenas jogando a carroceria mais para cima e aumentando o vão livre na frente do carro,só isso ! Eu não diria que vai caber um pneu maior, mas posso afirmar que vai correr menos o risco de um pneu maior travar dentro da caixa de rodas ! Capiti ?
alexandre roveri
20/05/2008, 16:39
Nos últimos dias andava por aqui matutando: "Por onde andará o nosso amigo Galo? Será que aquele acumulado da Mega-Sena que saiu no início do ano para Sumaré, foi para ele?"
Já tinha até enviado uma MP sem resposta, o que só fez aumentar essa minha suspeita.
Além desses amigos de Campinas, você não esqueceu da encomenda, deste seu amigo do sertão, esqueceu?
bacalhaucsb@hotmail.com
Zabumbas
Put´s rapaizi ! eu preciso te mandar um e1/2, é que esse ANO COMEÇOU COM MUITA PILHA PRO MEU CAMINHÃOZINHO !!! Tá foda, mas nois dá conta do recado ! Inclusive foi vc que me pediu pra fazer mais uma fornada ! Né ! Hoje a noite eu chego cedo da escola e vou escrever pra vc ! :mrgreen:
Prieto 4x4
20/05/2008, 16:45
Olha Cesar, foi bom vc tocar nesse assunto ! Isso realmente é passivel de acontecer, mas o que deve ser entendido é que as suas homocinéticas já estavam no fim da vida delas. Ai como vc mudou o angulo de trabalho elas começas a chiar . Caso suas heterocinéticas estejam em bom estado elas suportam até mais curso do que 3" !
Outra observaçao tb é que não estamos alterando o curso da suspensão, apenas jogando a carroceria mais para cima e aumentando o vão livre na frente do carro,só isso ! Eu não diria que vai caber um pneu maior, mas posso afirmar que vai correr menos o risco de um pneu maior travar dentro da caixa de rodas ! Capiti ?
Galo
É que eu vi a foto abaixo e fiquei "tentado" a fazer algo parecido.
Você acha que dá muita "mão de obra" e $$$??
abs
Luciano SHAKALL
20/05/2008, 17:30
"... para instalar os pivôs de Pampa ainda não consegui bolar nada que seja realmente P&P ... se vc trouxer seu Niva aqui em casa em uma manhã resolvemos esse problema ... Vamos ver se eu penso em algo mais pratico enquanto estou em casa ... "Cara, levar o carro até aí pra vc "dar uma mexida" seria realmente muito massa, mas estou um "pouquinho" longe :cry: ...
Lembro que na lista dos CAMARADAS (ou no CAMARAUTOS ?) o pessoal combinava um "Dia de Ação de Graxa", e eu ficava aqui de lnge, babando :oops: ...
Mas, voltando ao assunto... se você pensar em algo aí, pode dar o toque que eu to na lista!
Ah, independente disso, o Kit para os superiores eu vou querer sim, ok :concordo: ?
Explorando mais um pouquinho....
Se daqui pra você enviar os kits, a adaptação dos inferiores da Pampa ainda tiver no nível de "só com o carro no local" :p ,
teria como vc enviar junto do kit dos superiores (e sem cobrar Royalties :mrgreen: ) um esquema de como vc faz a adaptação dos inferiores para eu passar pro irmão do Flugêncio?
É ele que vai montar os superiores de D-20 com o teu kit, e com um esquema para os inferiores da Pampa, tenho certeza que ele desenrola :palmas: ...
[]'s
SERGIO MOLLO
20/05/2008, 19:38
Ola Alexandre. Sou novo no forun, sou de Valinhos e me interesso por esta flange. Entre em contato comigo se possivel sergiomollo@terra.com.br
SERGIO MOLLO
20/05/2008, 19:43
Estou apanhando com esta coisa
Astor Dias de Andrade
20/05/2008, 20:37
Cara, levar o carro até aí pra vc "dar uma mexida" seria realmente muito massa, mas estou um "pouquinho" longe :cry: ...
Lembro que na lista dos CAMARADAS (ou no CAMARAUTOS ?) o pessoal combinava um "Dia de Ação de Graxa", e eu ficava aqui de lnge, babando :oops: ...
Mas, voltando ao assunto... se você pensar em algo aí, pode dar o toque que eu to na lista!
Ah, independente disso, o Kit para os superiores eu vou querer sim, ok :concordo: ?
Explorando mais um pouquinho....
Se daqui pra você enviar os kits, a adaptação dos inferiores da Pampa ainda tiver no nível de "só com o carro no local" :p ,
teria como vc enviar junto do kit dos superiores (e sem cobrar Royalties :mrgreen: ) um esquema de como vc faz a adaptação dos inferiores para eu passar pro irmão do Flugêncio?
É ele que vai montar os superiores de D-20 com o teu kit, e com um esquema para os inferiores da Pampa, tenho certeza que ele desenrola :palmas: ...
[]'s
Luciano, veja lá na lista dos camarautos, na seção de fotos, as dicas para o pivô inferior de pampa:
Vide fotos e montagem no link abaixo, na lista dos camarautos:
http://br.ph.groups.yahoo.com/group/camarautos/photos/browse/5c45
abraços
Astor
Marcelo Caiano
22/05/2008, 21:46
Alexandre, poderia passar seu endereço por MP, ou coisa desse tipo, estou interessado nessa adaptação pros pivôs da D20
Abç
Ventoinha:concordo:
Luciano SHAKALL
10/06/2008, 16:15
Como é que tá o negócio dos Pivôs (Flanges)?
Como é que tá a lista, é pra pagar como e quando?
Não recebi nenhuma "MP"...
Não esqueçam de mim :rolleyes: !
Ou "já rolou" e eu "engoli mosca" :putz: ?
[]'s
Olá! depois de MUUUUITO tempo meu niva va começar a andar, gostaria de fazer essa adaptação do pivo da D20, alguém sabe me dizer o custo final disso?
um abraço
BACALHAU
19/06/2008, 22:28
Olá! depois de MUUUUITO tempo meu niva va começar a andar, gostaria de fazer essa adaptação do pivo da D20, alguém sabe me dizer o custo final disso?
um abraço
Camarada, seja bem vindo.
Mande uma MP (Mensagem Privada) para Alexandre Roveri.
Zabumbas.
Carlão Pinheiro
20/06/2008, 15:40
Olá! depois de MUUUUITO tempo meu niva va começar a andar, gostaria de fazer essa adaptação do pivo da D20, alguém sabe me dizer o custo final disso?
um abraço
No começo deste tópico:
... importante o preço do par está saindo a $60,00 reaus mais o frete!
Pivô : http://www.autoz.com.br/Shopping/Pecas/ShowPecas.asp?nomeFabricante=---+Todos+os+fabricantes+---&edtFabricante=0&x=0&y=0&edtCodFabrica=PS-80
alexandre roveri
20/06/2008, 20:06
Obrigado Carlão! :mrgreen:
No geral vc vai precisar de 14 parafusos M8, 14 arruelas de pressão, 4 parafusos M12 e umas arruelas lisas M12
Os pivos de D-20 estão na faixa de 40reais
Mais o Alinhamento
E lógico as flanges para adaptar :mrgreen::mrgreen::mrgreen: entra em contato pelo meu e1/2 alexandreroveri@gmail.com
Marcio Rossetto
28/07/2008, 18:40
Puxa vida Alexandre , parabéns pela qualidade e presteza .
Pessoal posso atestar que a flange do Galo é de extrema qualidade , bem feitinha , com rosca para os parafusos , bem cortada e resistente .
Não tem nada a ver com gambiarra ou improviso , é Show de Bola . :palmas:
Recomendo à todos .
Cara, gostei disso... Me parece muito bem feita e sem os problemas das adaptações que ouvia falar por ai...
Por enquanto não estou sentindo nescessidade, vejamos depois da troca dos "sapatinhos" como ficará.
Abraço!
obrigado carlão! :mrgreen:
No geral vc vai precisar de 14 parafusos m8, 14 arruelas de pressão, 4 parafusos m12 e umas arruelas lisas m12
os pivos de d-20 estão na faixa de 40reais
mais o alinhamento
e lógico as flanges para adaptar :mrgreen::mrgreen::mrgreen: Entra em contato pelo meu e1/2 alexandreroveri@gmail.com
alexandre, gostaria de saber se vc fabrica as flanges mais finas, mesmo que nescessite de porca por tras, pois não quero levantar meu carro ?
BACALHAU
02/05/2009, 23:00
Walter, a flange tem exatamente 1/2" de espessura. Além disso, não vejo como colocar uma porca "por trás".
Esse adaptador fica entre o pivô da D20 e o braço superior.
A menos que você fure o pivô da D20 (fazendo uma gambi), mas aí você não precisaria da flange.
A vantagem da peça feita pelo Alexandre é você poder trocar o pivô sem precisar fazer adaptações no novo.
junior7l
24/11/2009, 18:35
Estou precisando de um flange desses , uso o Niva 100% para off road com pneus com gomos e mandei cortar os paralamas mas será preciso levantar, e muito a suspensão, ainda tem esse flange para vender??
Grato!
Gustavo Niva
26/11/2009, 15:21
A vantagem da peça feita pelo Alexandre é você poder trocar o pivô sem precisar fazer adaptações no novo.Essa é apenas uma das vantagens, mas a principal acho que é ser absolutamente reversível, ou seja, não muda nada no carro... se quiser voltar ao original, basta desparafusar o flange e por os pivôs originais no lugar (e alinhar, cambar, etc)
Estou precisando de um flange desses , uso o Niva 100% para off road com pneus com gomos e mandei cortar os paralamas mas será preciso levantar, e muito a suspensão, ainda tem esse flange para vender??
Grato!Camarada, já tentou falar com o Alexandre Roveri (Galo Cego)? Tenta mandar uma mensagem privada ou email pra ele...
junior7l
26/11/2009, 15:24
Tentei também contato com esse Galo cego, não consigo achar o cara!alguém tem o tel dele?será q ele atende?
Edintruder
26/11/2009, 17:41
Podes comprar uns pedaços de chapa de 1/2" e com um furadeira e esmerilhadeira com disco de corte fazer o flange. É só começar marcando o alinhamento do pivô e faz oas furos pra casar os dois pivôs.
Não é difícil. O pior é fazer o furo central do flange pra casar com o verso dos pivôs.
SERGIO MOLLO
31/03/2010, 12:22
Ola';
Alguem tem pra vender estas flanges?
Estou procurando para um conhecido.
Ricardo, posta pra nos o esquema com medidas.
Abracos
Sergio
o desenho esta ai , alguem passou as medidas em outro topico, se eu nao me engano foi o Grande "Bacalhau" só vi este topico agora de noite, hoje, montei as minhas flanges hoje achei as flanges grandes antes de instalar, só que o resultado é minimo, amanha vou desmontar novamente e colocar mais alguns espassadores, pois a homocinetica esta reta ainda.
[]"
olha a foto da flange instalada.
[]"
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