Conectar

Ver Versão Completa : Ponto do motor BF161 tem que avançar em alta rotação?

rctorrezam
19/05/2008, 19:27
Levei meu jeep para regula o ponto, pois o parafuso que prende o distribuidor estava frouxo.

O meca pôs no ponto inicial, 5 graus, e disse que ao acelerar, o ponto não se alterou. (eu achava que era isso mesmo)

Disse ele que o ponto deveria adiantar para dar maior potência e que poderia ser problema no distribuidor.

Trouxe o jeep para casa e resolvi tirar a dúvida por aqui.

Ajudem ! ! ! Qual a opinião de vocês?

Lucas Nassif
19/05/2008, 19:38
Levei meu jeep para regula o ponto, pois o parafuso que prende o distribuidor estava frouxo.

O meca pôs no ponto inicial, 5 graus, e disse que ao acelerar, o ponto não se alterou. (eu achava que era isso mesmo)

Disse ele que o ponto deveria adiantar para dar maior potência e que poderia ser problema no distribuidor.

Trouxe o jeep para casa e resolvi tirar a dúvida por aqui.

Ajudem ! ! ! Qual a opinião de vocês?

Todo distribuidor tem avanço de ponto. No CJ é a vácuo.
Se o meca disse que o ponto nao está adiantando quando acelera, o avanço do seu jeep foi pro beleléu.

Mas o certo é avançar sim.

RBM
19/05/2008, 19:42
Todo distribuidor tem avanço de ponto. No CJ é a vácuo.
Se o meca disse que o ponto nao está adiantando quando acelera, o avanço do seu jeep foi pro beleléu.

Mas o certo é avançar sim.

mas como é? éo distribuidor de gira?, dá para ver?

Lucas Nassif
19/05/2008, 19:49
mas como é? éo distribuidor de gira?, dá para ver?

Não, o distribuidor não gira.

O que gira é a "mesa" que tem dentro dele.

Vc já experimentou tirar a tampa do distr. e rodar o rotor? Viu como ele roda pouca coisa? Poisé, aquela folguinha seria o avanço.

Com o jeep funcionando não da pra ver ele avançando, a não ser que vc tire a mangueira que é conectado nele, ponha o dedo e acelere. Vc vai perceber uma pequena pressão.

RBM
19/05/2008, 20:07
Não, o distribuidor não gira.

O que gira é a "mesa" que tem dentro dele.

Vc já experimentou tirar a tampa do distr. e rodar o rotor? Viu como ele roda pouca coisa? Poisé, aquela folguinha seria o avanço.

Com o jeep funcionando não da pra ver ele avançando, a não ser que vc tire a mangueira que é conectado nele, ponha o dedo e acelere. Vc vai perceber uma pequena pressão.

Legal Lucas, obrigado

felipemendes
19/05/2008, 20:08
Não sei o distribuidor do BF, mas o de Opala, se vc sugar o ar com a boca (limpando bem antes), vc consegue ver o avanço funcionando.

Lucas Nassif
19/05/2008, 20:23
Não sei o distribuidor do BF, mas o de Opala, se vc sugar o ar com a boca (limpando bem antes), vc consegue ver o avanço funcionando.

O do BF dá também. Mas pra ver tem que tirar a tampa, óbvio! :mrgreen:

Faça o teste:

N° 1) Tire a mangueira que liga no avanço e acelere o carro. Vc tem que sentir uma pequena depressao no dedo. É o vácuo sendo formado.
Se sentir essa depressão, o problema então não está na base do carburador (se é lá que a outra ponta da mangueira é ligada).

N° 2) Tire a ponta que vai na tomada de vácuo (carburador ou coletor de admissão, ou alguma outra coisa), limpe-a bem e puxe o ar. A mesa do distribuidor tem que girar, juntamente com o rotor.

Se isso não ocorrer, troque o avanço.

OBS.:Como o rctorrezam disse que o avanço nao funciona, aconselho fazer esses dois testes e ver no que dá.

Acredito que o problema esteja no avanço.

rctorrezam
19/05/2008, 20:44
Faça o teste:

N° 1) Tire a mangueira que liga no avanço e acelere o carro. Vc tem que sentir uma pequena depressao no dedo. É o vácuo sendo formado.
Se sentir essa depressão, o problema então não está na base do carburador (se é lá que a outra ponta da mangueira é ligada).

N° 2) Tire a ponta que vai na tomada de vácuo (carburador ou coletor de admissão, ou alguma outra coisa), limpe-a bem e puxe o ar. A mesa do distribuidor tem que girar, juntamente com o rotor.

Se isso não ocorrer, troque o avanço.

OBS.:Como o rctorrezam disse que o avanço nao funciona, aconselho fazer esses dois testes e ver no que dá.

Acredito que o problema esteja no avanço.

O teste 1 foi feito, e esta Ok, o teste 2 não.

Detalhe: a "bomba de vácuo" (não sei bem se é este o nome) estava meio solta, e neste caso o avanço foi enorme, coisa de 90graus, o que o meca diz ter sido um absurdo. Quando ele percebeu e apertou a bomba, parou de avançar.

Esclarece algo?

Lucas Nassif
19/05/2008, 21:03
O teste 1 foi feito, e esta Ok, o teste 2 não.

Detalhe: a "bomba de vácuo" (não sei bem se é este o nome) estava meio solta, e neste caso o avanço foi enorme, coisa de 90graus, o que o meca diz ter sido um absurdo. Quando ele percebeu e apertou a bomba, parou de avançar.

Esclarece algo?

O quê?? 90°? Isso aí é 1/4 de giro do distribuidor...rodou isso tudo mesmo??? :shock:

Se nao me engano, o normal é cerca de 30°!

rctorrezam
19/05/2008, 21:32
O quê?? 90°? Isso aí é 1/4 de giro do distribuidor...rodou isso tudo mesmo??? :shock:

Se nao me engano, o normal é cerca de 30°!

É isso aí, o normal é cerca 30. Mas o "troço" deu um pico de quase 90, o meca achou loucura e também não acreditou.

Mas e aí, será que é o avanço, mesmo tendo funcionado com a bomba solta anteriormente?

Se for qual usar? (Ignição eletrônica bosh adaptada)

Lucas Nassif
19/05/2008, 21:54
É isso aí, o normal é cerca 30. Mas o "troço" deu um pico de quase 90, o meca achou loucura e também não acreditou.

Mas e aí, será que é o avanço, mesmo tendo funcionado com a bomba solta anteriormente?

Se for qual usar? (Ignição eletrônica bosh adaptada)

Rodando 90° eu tenho certeza que NÃO é normal, mas o problema nisso ai eu não sei, portanto deixo para os experts!

Avanço tem na Donatti....eu ja vi por lá...

rctorrezam
19/05/2008, 21:58
...
Avanço tem na Donatti....eu ja vi por lá...

Santa ignorancia, agora que acessei o site da donatti é que descobri que a tal "bomba de vácuo" que denominei é o avanço.

Valeu Lucas.
!!!!

Lucas Nassif
19/05/2008, 22:00
Santa ignorancia, agora que acessei o site da donatti é que descobri que a tal "bomba de vácuo" que denominei é o avanço.

Valeu Lucas.
!!!!

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Abrss..
:concordo:

m.vinicius
20/05/2008, 07:58
aproveita que vai tirar o distribuidor para trocar a bomba de vacuo, e manda desmontar tudo e dar uma geral, as buchas da haste costuma relaxar e uma troca destas buchas ajuda muito, ja tá na bancada de uma geral, costuma ter até pedra dentro, alem de lubrificar também ajuda muito. eu uso graxa de bike a prova d'água é cara mas boa. mesmo que seu distribuidor seja blindado (o meu inclusive tem panela de presão) e uso graxa especial de bicicleta.

rctorrezam
21/05/2008, 22:07
Consultei outro meca que disse que meu distribuidor foi adaptado (é claro, era platinado e agora é injeção) e que o avanço não funcionaria mesmo.

Disse ainda que não há problema, pois os carros modernos não tem avanço e além do mais pouparia o motor.

Disse que prepara motores para corrida e que "trava" o ponto sem avanço.

E agora? Qual a opinião da galera?

leopoldo
21/05/2008, 22:27
ESCLAREÇA:

seu motor tem Ignição eletronica Ou injeção eletrônica ?????

Lucas Nassif
21/05/2008, 23:10
ESCLAREÇA:

Pelo que entendi, o Jeep dele tem IGNIÇÃO ELETRÔNICA. Só olhar na assinatura...

muitas pessoas confundem ignição eletrônica com injeção eletrônica!

rctorrezam
22/05/2008, 09:31
ESCLAREÇA:

Foi mal leopoldo, o jeep tem ignição eletrônica.

Quis escrever uma coisa e escrevi outra.

leopoldo
22/05/2008, 13:38
Então, eu não ví a lógica da conclusão do meca de que: porque tem ignição eletrônica não tem avanço;

Oras, o meu tem ignição, avanço a vácuo e avanço centrífugo.

E corrigindo algo que vc's comentaram lá para trás:

O "vácuo" só se forma com a borboleta fechada, ou seja, em marcha lenta ou nas desacelerações, quando embalado .... vc tira o pé do acelerador.

Quando vc pisa no acelerador o valor de "vácuo" cai em direção à equalização com a atmosfera.

Para testar o avanço, é fácil: abre a tampa do distribuidor, tira o tubinho do "vacuo" da base do carburador, põe a boca nele e chupa o canudinho. SE a mesa se mexe, o avanço está OK.

Vc também pode usar a bombinha de "vacuo" manual para medi-lo, se vc a tem.

rctorrezam
22/05/2008, 14:33
Valeu Leopoldo, vou fazer os testes.

turboroe
22/05/2008, 17:33
Consultei outro meca que disse que meu distribuidor foi adaptado (é claro, era platinado e agora é injeção) e que o avanço não funcionaria mesmo.

Disse ainda que não há problema, pois os carros modernos não tem avanço e além do mais pouparia o motor.

Disse que prepara motores para corrida e que "trava" o ponto sem avanço.

E agora? Qual a opinião da galera?

1. Distribuidor adaptado = curva de avanço de outro carro = seu motor funcionando todo errado.
Arrume um distribuidor original do seu carro e troque apenas o platinado pelo sensor eletrônico, preservando o avanço a vácuo e centrífugo.
Se quiser continuar usando o que vc tem, mesmo estando errado pro seu carro, troque o avanço a vácuo, mas não deixe sem. Se tirar, o carro vai gastar mais e andar menos.
Veja se como está o avanço centrífugo também. Não ande sem, seu carro vai ficar horrivel de andar.

2. Sinceramente, te aconselho, e muito bem aconselhado, a trocar de mecânico. Esse cara não sabe absolutamente nada sobre ignição, e pelo jeito nem sobre carros.
Carros modernos usam avanço sim, além de o avanço centrífugo e o a vácuo, usam vários outros tipos de variação de avanço. A unica diferença é que esse avanço é aplicado eletronicamente, e não mais por mecanismos.

3. Por que diabos tirar uma peça original do motor pouparia o motor, que foi feito pra rodar com ela? muito pelo contrário. Tirando o avanço o seu carro vai andar menos pois a gasolina quema depois do que deveria, disperdiçando energia, disperdiçando seu $$$.

4. Olha, não quero ser estúpído nem nada, mas o teu mecânico é muito burro... ele prepara carros de corrida e acha que não precisam de avanço a vácuo... E QUER FAZER A MESMA COISA NO TEU JEEP !?!??!?!
Um carro de corrida é uma coisa... um jeep é outra completamente diferente. Tu não vai andar em velocidade máxima sempre com o pé no fundo, em terreno plano, uma situação em que não há vácuo pra acionar o avanço a vácuo...
muito pelo contrário, um jeep trabalha com vácuo no coletor quase na maior parte do tempo.

rctorrezam
22/05/2008, 20:53
turboroe,

Obrigado pelas dicas.

Só esclarecendo, a adaptação do distribuidor é justamente o que você disse. Foi adaptado o original à platinado para ignição eletrônica.

rctorrezam
22/05/2008, 20:57
Leopoldo,

Fiz os testes:

Sugando o ar no tubo do avanço a mesa gira. Avanço Ok.

O tubo que vem do carburador puxa o ar quando o motor esta em funcionamento. Ok

E agora, o que fazer se o ponto não se altera quando acelera-se o motor? O que pode estar errado?

leopoldo
22/05/2008, 23:51
Próximo teste:

Carburador regulado nos parafusos de marcha lenta e aceleração, mantenha a mangueira desconectada do distribuidor.

instale uma luz de ponto e regule o ponto (faisca) em 5º APMS.

depois e travar o parafuso de regulagem do distrituidor, mantenha a lampada de ponto na referencia, olhe e ao mesmo tempo instale e ponta da mangueira.

O ponto variou ???? em quanto ???

Se variou, está fucionando. Se não, as possibilidades:

ou o avanço é de outro diostribuidor
ou o "vacuo" produzido pelo seu motor esta acima do valor correto (pouco)

rctorrezam
23/05/2008, 15:18
Leopoldo,

Passei o dia no meca.

Acontece o seguinte:

1. A tampa do distribuidor estava rachada. O cilindro 4 não funcionava!
2. O distribuidor é de opala 6 cil adaptado para o BF 161 (para a instalação da ignição)
3. O avanço centrífugo não funciona, pois o BF gira no sentido anti-horário e o opala no horário.
4. O avanço à vácuo funciona, só que ao invés de avançar recua, pois o sentido do motor é o inverso do distribuidor. Por isso deu pico de 90, na verdade ele havia recuado e o medidor não registra valor negativo.

Situação atual:
1. Troquei a tampa. Voltou a funcionar legal.
2. Desconectei a mangueira do avanço à vácuo.
3. O avanço centrífugo não funciona mesmo.
4. O ponto inicial foi ajustado para 13 graus e ficou travado (varia de 12 a 14)

E agora? Qual a sua sugestão?
Mantenho esta configuração?
Troco o distribuidor? Para qual modelo?
Tem como alterar o distribuidor do opala para funcionar bem no BF161?
Como são os distribuidores vendidos para a adaptação da ignição eletrônica? Achava qu eo de opala era praticamente "colocar e usar"?

O motor parece bom, rodei um pouco e me parece normal. Me parece, mais por dentro, sei lá!

Lucas Nassif
23/05/2008, 16:10
Para testar o avanço, é fácil: abre a tampa do distribuidor, tira o tubinho do "vacuo" da base do carburador, põe a boca nele e chupa o canudinho. SE a mesa se mexe, o avanço está OK.

Fiz esse teste agora a pouco e a mesa não mexeu!! :discordo: :parede:

Mas o motor funciona igual a Skol....redondo!

rctorrezam
23/05/2008, 19:21
Fiz esse teste agora a pouco e a mesa não mexeu!! :discordo: :parede:

Mas o motor funciona igual a Skol....redondo!

Tem que puxar o ar com força para criar vácuo suficiente.

leopoldo
23/05/2008, 19:43
RC, agora estou entendendo seu problema. Adaptação é assim ... não sei oque pode ser feito em termos de corrigir este tipo de modificação que estão fazendo.

Ocorre que o avanço mecanico e o a vácuo não vão funcionar com ele girando ao contrário.

Eu teria que ver esse distribuidor para analisar e chegar a conclusão se a mesa pode ser invertida, os contra pesos e a ação da mesa ou do avanço.

Mesmo assm, nunca vai ficar como deve para o BF.

Lucas Nassif
23/05/2008, 19:54
Tem que puxar o ar com força para criar vácuo suficiente.

Aahh...achei q nao precisava de ser com mta força...depois repito lá.

turboroe
24/05/2008, 00:18
RC, vou dar umas sugestões pro teu caso:

1. tente arrumar um distribuidor original do seu motor e use-o com platinado ( mesmo com platinado vai ser melhor do que eletrônico sem avanço). Se vc arrumar alguém competente vc pode trocar apenas o sensor do distribuidor original por um eletrônico (de repente da pra usar o do próprio distribuidor que vc está usando agora). Mas tem q adaptar somente o sensor! o resto do distribuidor tem q ficar igual... mesa, vácuo, avanço centrífugo... etc.
Essa seria a solução mais simples, ao meu ver, mas será um dinheiro investido neste motor em particular, sem volta ou sem poder usar em outro motor.

2. Arrume um distribuidor original e compre um sistema DIS como o da MOTORSPICE que usa o sinal do distribuidor como gatilho, aproveitando o avanço a vácuo e centrífugo. Mesmo se usar um platinado, a ignição vai ser eletrônica, bem mais forte, e o platinado não vai gastar mais. Esse esquema preserva a curva de avanço original e elimina a maioria dos problemas do platinado. Preço médio, resultado bom. O DIS da motorspice vc pode retirar e botar em outro carro caso venda o BF.

3. Faça uma "Cópia" da curva de avanço do distribuidor original (procedimento meio complicado, se quiser mesmo fazer, me manda uma MP) e compre um sistema DIS (ignição sem distribuidor) com curva de avanço programável.
Assim vc programa o DIS com a curva de avanço original do seu motor.
Sai mais caro, mais trabalhoso, mas vai ficar excelente. (o DIS programável vc também pode retirar do motor e usar em outro quando for vender)

Não sei se vc quer gastar dinheiro com esse motor, mas a solução 2 e 3 vc pode aproveitar em outros carros. A 1 será dinheiro investido somente neste motor.

rctorrezam
24/05/2008, 08:50
RC, vou dar umas sugestões pro teu caso:

1. tente arrumar um distribuidor original do seu motor e use-o com platinado ( mesmo com platinado vai ser melhor do que eletrônico sem avanço). Se vc arrumar alguém competente vc pode trocar apenas o sensor do distribuidor original por um eletrônico (de repente da pra usar o do próprio distribuidor que vc está usando agora). Mas tem q adaptar somente o sensor! o resto do distribuidor tem q ficar igual... mesa, vácuo, avanço centrífugo... etc.
Essa seria a solução mais simples, ao meu ver, mas será um dinheiro investido neste motor em particular, sem volta ou sem poder usar em outro motor.

2. Arrume um distribuidor original e compre um sistema DIS como o da MOTORSPICE que usa o sinal do distribuidor como gatilho, aproveitando o avanço a vácuo e centrífugo. Mesmo se usar um platinado, a ignição vai ser eletrônica, bem mais forte, e o platinado não vai gastar mais. Esse esquema preserva a curva de avanço original e elimina a maioria dos problemas do platinado. Preço médio, resultado bom. O DIS da motorspice vc pode retirar e botar em outro carro caso venda o BF.

3. Faça uma "Cópia" da curva de avanço do distribuidor original (procedimento meio complicado, se quiser mesmo fazer, me manda uma MP) e compre um sistema DIS (ignição sem distribuidor) com curva de avanço programável.
Assim vc programa o DIS com a curva de avanço original do seu motor.
Sai mais caro, mais trabalhoso, mas vai ficar excelente. (o DIS programável vc também pode retirar do motor e usar em outro quando for vender)

Não sei se vc quer gastar dinheiro com esse motor, mas a solução 2 e 3 vc pode aproveitar em outros carros. A 1 será dinheiro investido somente neste motor.

Turbo,

A idéia é "quase perfeita".

Já havia lido sobre o DIS, mas se não me engano custa em torno de R$400,00 + o distribuidor original + mão de obra + moro em Palmas-TO = muitas latinhas. Mas o resultado realmente seria bom.

Ainda vou tentar imaginar algo mais barato, mas não quero voltar ao platinado. Já li alguma coisa de distribuidor de F1000, de monza, etc. Vou continuar pesquisando.

Este final de semana vou fazer uma trilha e ver como esta o "RRZERO" da maneira que citei.

Valeu Leopoldo, ainda fico no aguardo de alguma boa idéia sua.

Se alguém mais tiver opiniões é importante.

turboroe
24/05/2008, 14:03
Turbo,

A idéia é "quase perfeita".

Já havia lido sobre o DIS, mas se não me engano custa em torno de R$400,00 + o distribuidor original + mão de obra + moro em Palmas-TO = muitas latinhas. Mas o resultado realmente seria bom.

Ainda vou tentar imaginar algo mais barato, mas não quero voltar ao platinado. Já li alguma coisa de distribuidor de F1000, de monza, etc. Vou continuar pesquisando.

Este final de semana vou fazer uma trilha e ver como esta o "RRZERO" da maneira que citei.

Se vc quer gastar pouco tem algumas opções de ignição eletrônica que continuam usando platinado, mas sem os problemas dele.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-74347769-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-73874675-_JM

Nunca usei, mas deve servir para vc.
E se for vender o carro pode usar em outro.

Lucas Nassif
27/07/2008, 14:02
Aahh...achei q nao precisava de ser com mta força...depois repito lá.

E o avanço está pifado mesmo!!

Nem mexe!

E vai ficar assim.....o motor tá redondinho!! :mrgreen:

rctorrezam
27/07/2008, 17:23
Turbo,

Galera, tenho andado com o jeep sem avanço. ou seja, travado o centrífugo e desconectado o à vácuo. O jeep esta muito bom, porém ainda aguardo alguma solução caida do céu.

Valeu!!!

Dodger
27/07/2008, 18:21
E o avanço está pifado mesmo!!

Nem mexe!

E vai ficar assim.....o motor tá redondinho!! :mrgreen:

Tá redondinho na lenta né? e quando subir de giro?

O avanço do meu OHC tava furado, andei vendo preços e vi o pessoal pedindo pequenas furtunas em avanço de distribuidor de OHC e BF, achei direto na fábrica(perftubos) por 40,00 e eles mandam pelo correio, tem pra OHC e BF a platinado ou eletronica.

Lucas Nassif
27/07/2008, 21:56

Bão também!! Não tenho nada a reclamar!

Já estiquei marcha até 5300 RPM no BF e não percebi nada de 'anormal'!!

Entao, vai continuar sem o avanço! :mrgreen:

RBM
27/07/2008, 22:25

O avanço do meu OHC tava furado, andei vendo preços e vi o pessoal pedindo pequenas furtunas em avanço de distribuidor de OHC e BF, achei direto na fábrica(perftubos) por 40,00 e eles mandam pelo correio, tem pra OHC e BF a platinado ou eletronica.

Dodger,

Posta o contato da perftubos, outro dia tive que trocar o meu......putz os caras das lojas arracam A Grana da gente.

Dodger
27/07/2008, 23:14
http://www.perftubo.com.br/

nem gastei com telefone, mandei um email lá no contato do site, me responderam no mesmo dia e fiz o pedido da peça.

turboroe
28/07/2008, 00:08
Bão também!! Não tenho nada a reclamar!

Já estiquei marcha até 5300 RPM no BF e não percebi nada de 'anormal'!!

Entao, vai continuar sem o avanço! :mrgreen:

Mas vai perceber quando for encher o tanque heheheh
Sem avanço a vácuo o motor pode não falhar, mas vai disperdiçar gasolina em situações de carga.

De qualquer jeito, sem os avanços o motor vai gastar mais e andar menos.

Lucas Nassif
28/07/2008, 00:27
Sem avanço a vácuo o motor pode não falhar, mas vai disperdiçar gasolina em situações de carga.

Entendi!!!

Quando olhei um avanço na Donatti, estava por R$ 198,00 se nao me engano!!! É muito caro, pra quem vai trocar o motor em setembro!:putz:

rctorrezam
28/07/2008, 13:28

Disperdiçar gasolina? Será? Não seria o contrario: o motor não avançando a quantidade de gasolina necessária não seria menor que com o avanço?:-?

Lucas Nassif
28/07/2008, 13:41
Disperdiçar gasolina? Será? Não seria o contrario: o motor não avançando a quantidade de gasolina necessária não seria menor que com o avanço?:-?

Não!

Acontece o seguinte:

o avanço não tem nada a ver com o combustível. Ele avança o ponto de ignição, de acordo com a rotação do motor!

Se o motor não tem avanço (no meu caso), ele fica um pouco mais fraco que o normal, então vc tem que "afundar o pé" mais vezes. Com isso, o consumo aumenta!

Entendeu?

Acho que é isso..

Sukys
28/07/2008, 14:54
...o avanço não tem nada a ver com o combustível.

Pelo contrário, o avanço tem TUDO a ver com o combustível.

Para entender isso é necessário entender o seguinte:

-Qualquer combustível demora um determinado tempo para queimar, consequentemente um determinado tempo para liberar energia.

-Dentro do motor, esta energia "aparece" na forma de pressão.

-Para melhor aproveitar esta energia, o girabrequim tem que estar um determinado ângulo no momento da máxima pressão.

-Se existe um ângulo ideal para melhor aproveitar a energia e se o combustível demora um determinado tempo para queimar, com a alteração da rotação existe a necessidade de alterar o início da queima do combustível, daí razão de ser do avanço da ignição.

No mais, cada combustível possui um tempo de queima (que varia em função de "n" fatores mas que sempre deve ser considerado), por isso que o avanço para a gasolina é um e para o álcool é outro.
Sem avanço adequado o motor até funciona, mas desperdiça combustível, desenvolve menos potência e fica com a dinâmica muito prejudicada (a aceleração e a retomada ficam um lixo), e muita gente acha que o motor está bom, mas não faz idéia do quanto melhor poderia ficar com a simples utilização do avanço correto, ainda mais se considerarmos que o avanço original foi feito para gasolina pura, e não a atual mistura com 25% de álcool.

.

rctorrezam
28/07/2008, 16:18
Sukys (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=2133),

Sua explicação foi excelente.

Por acaso você teria uma solução para o meu motor (resumo):

- BF161 com ignição eletrônica adaptada com distribuidor de opala.
- Problema: o distribuidor de opala gira em sentido diferente, portanto o ponto ao invés de avançar atrasa.

Sukys
28/07/2008, 17:19
Em casos semelhantes ao seu, até então a solução era cara, complicada e pouco acessível, porque havia a necessidade de modificar o funcionamento do avanço centrífugo, uma vez que o avanço do Opala, quando instalado no BF, gera atraso de ponto e não avanço, "matando" o motor.

Hoje em dia a solução é simples, basta travar o avanço centrífugo, instalar o RCI e fazer o ajuste de forma eletrônica, que o RCI se encarrega de gerar a curva de avanço levando em conta a dinâmica do funcionamento do motor.

E a coisa não para por aí, porque já existe RCI em versão para platinado, que oferece um belo aumento de desempenho em motores originais ou convertidos para álcool, e inclusive RCI com duas curvas de avanço, para motores que funcionam com gasolina ou GNV.

.

RBM
28/07/2008, 17:46
Esse RCI é o mesmo que o DIS??
e o DIS que eu li qui no forum é o mesmo que o modulo que o Marcelo faz?

Sukys
28/07/2008, 18:07
O RCI não tem similar no mercado, porque ele faz Remapeamento da Curva de Ignição (daí o seu nome) e este remapeamento é efetuado por circuito microprocessado que leva em conta a dinâmica de funcionamento do motor. Não é um simples avanço de ponto estático, que pode ser feito até com a simples alteração da posição do distribuidor.

As vantagens no uso do RCI são evidentes e instantâneas, já existindo relatos pela web até em motores injetados.

.

rctorrezam
28/07/2008, 18:20
:idea: Enfim uma solução ! ! ! ! :-):lol::grin::palmas:

Como adquirir o tal RCI ? ? ? ? ?:pensativo::rolleyes:

Dodger
28/07/2008, 18:32
:idea: Enfim uma solução ! ! ! ! :-):lol::grin::palmas:

Como adquirir o tal RCI ? ? ? ? ?:pensativo::rolleyes:

neste link vc acha:

http://www.geocities.com/rsukys/

Já ouvi falar que o cara é fera!:concordo:

rctorrezam
28/07/2008, 19:33
neste link vc acha:

http://www.geocities.com/rsukys/

Já ouvi falar que o cara é fera!:concordo:

Valeu Dodger.....

Ta aí o tal RCI...
http://www.geocities.com/rsukys/produtos/rci.jpg

SUKYS, tá escondendo o jogo:mrgreen::palmas: Diz aí como instalar, qual dos 3 modelos vou precisar e como fazer o pedido.:concordo:

turboroe
29/07/2008, 01:00
O RCI não tem similar no mercado, porque ele faz Remapeamento da Curva de Ignição (daí o seu nome) e este remapeamento é efetuado por circuito microprocessado que leva em conta a dinâmica de funcionamento do motor. Não é um simples avanço de ponto estático, que pode ser feito até com a simples alteração da posição do distribuidor.

As vantagens no uso do RCI são evidentes e instantâneas, já existindo relatos pela web até em motores injetados.

.

Sukys, o RCI guarda uma curva de avanço ou ele "cria" a curva com o motor em funcionamento?
Usa algum sensor além de rotação?

interessante isso aí.

Sukys
29/07/2008, 04:27
Turboroe, o RCI cria - literalmente - a curva de avanço, e faz isso levando em conta o funcionamento do motor, atualizando seus dados a cada pulso vindo do distribuidor, e é justamente sua capacidade em criar curvas que permite seu uso junto a distribuidores sem avanço centrífugo.

O único sensor utilizado é o que já está no distribuidor, e existe RCI em versão para sensor Hall, sensor indutivo e platinado, sendo que a versão para platinado também incorpora o amplificador de corrente para controle direto da bobina de ignição, e realmente faz o controle da bobina, porque ao ligar a chave de ignição não existe a ocorrência de contra-golpe ou estouros no motor e impede a queima da bobina em caso de esquecimento da chave de ignição ligada com o motor parado, duas coisas comuns de acontecer quando se faz uso de simples amplificadores de corrente.

.

Sukys
29/07/2008, 05:09
SUKYS, tá escondendo o jogo Diz aí como instalar, qual dos 3 modelos vou precisar e como fazer o pedido.

Não estou escondendo o jogo não, pelo contrário, há mais de um ano que o assunto "curva de avanço" já vem sendo dissecado neste fórum, só que a conversa avançou mais nos fóruns sobre Niva e Cherokee.
Inclusive, se for de interesse (e independente do uso ou não do RCI) podemos conversar sobre a adaptação de distribuidores no BF, porque existem alguns detalhes muito importantes e que geralmente passam batido.

Quanto ao modelo, o indicado para o seu motor é a versão para sensor indutivo com uma curva sem controle de habilitação, motor 6 cilindros.

No mais, a instalação e ajuste são extremamente simples e o RCI é acompanhado de manual, e os detalhes sobre o pedido poderão ser feitos por MP, email ou telefone, à sua escolha.

.

rctorrezam
29/07/2008, 08:54
Sukys,

Pelo que entendi, no meu caso, com motor BF161 e ignição eletrônica com distribuidor de opala (já com o centrífugo travado e à vácuo desconectado) é só instalar o RCI, versão para sensor indutivo com uma curva sem controle de habilitação, motor 6 cilindros, que ele se encarregará do avanço.

A instalação necessita de técnico ou o manual permite a instalação por curiosos?
Além do RCI vou precisar de algum outro material, peça, cabo etc?

Na boa, ainda não entendi como ele irá avançar o ponto, uma vez que na minha cabeça isto é uma coisa mecânica e não eletrônica. Ele atua no módulo de ignição eletrônica?

PS: quando disse que estava escondendo o jogo foi quanto ao fato de você ser a pessoa que desenvolveu o produto. Foi apenas brincadeira.

Sukys
29/07/2008, 15:01
Pelo que entendi, no meu caso, com motor BF161 e ignição eletrônica com distribuidor de opala (já com o centrífugo travado e à vácuo desconectado) é só instalar o RCI, versão para sensor indutivo com uma curva sem controle de habilitação, motor 6 cilindros, que ele se encarregará do avanço.

Exatamente.

A instalação necessita de técnico ou o manual permite a instalação por curiosos?

Para instalação de qualquer dispositivo elétrico ou eletrônico a recomendação é sempre a mesma: que seja feita por quem tenha conhecimento do assunto.

Só para ter idéia, para instalar o RCI é necessário identificar algum ponto que tenha o positivo da bateria pós chave de ignição e o negativo (chassi) que servirão para alimentação elétrica do RCI. No mais, identificar o fio de sinal do sensor indutivo, que deverá ser interrompido para ligar um fio do RCI junto ao distribuidor e outro junto ao módulo. Quatro fios, só isso, identificados por cor e devidamente descritos no manual, com direito a diagrama elétrico.

Além do RCI vou precisar de algum outro material, peça, cabo etc?

Apenas o material necessário para fazer as uniões dos fios da melhor forma possível, ou seja, uso de solda ou conector adequado.

Na boa, ainda não entendi como ele irá avançar o ponto, uma vez que na minha cabeça isto é uma coisa mecânica e não eletrônica. Ele atua no módulo de ignição eletrônica?

Em termos mecânicos fica mais simples o entendimento, mas por meios eletrônicos também é possível desenvolver uma curva de avanço desde que o circuito faça uso de microprocessador, caso contrário não tem como, porque a "coisa" realmente é complicada.
Que é possível não resta dúvida, basta lembrar que nos motores injetados o avanço é feito por meios eletrônicos, e que o RCI gera uma curva é facílimo de comprovar, basta fazer uso de uma lâmpada de ponto para observar o desenvolvimento da curva de avanço, mesmo em distribuidores que não possuem o avanço centrífugo.

.

rctorrezam
29/07/2008, 15:49
.................................................. .

Em termos mecânicos fica mais simples o entendimento, mas por meios eletrônicos também é possível desenvolver uma curva de avanço desde que o circuito faça uso de microprocessador, caso contrário não tem como, porque a "coisa" realmente é complicada.
Que é possível não resta dúvida, basta lembrar que nos motores injetados o avanço é feito por meios eletrônicos, e que o RCI gera uma curva é facílimo de comprovar, basta fazer uso de uma lâmpada de ponto para observar o desenvolvimento da curva de avanço, mesmo em distribuidores que não possuem o avanço centrífugo.

.

Cara...:parede::parede::parede:

De maneira alguma estou duvidando do sistema!:discordo: Longe disso, mas eu realmente ainda nâo entendi.

Até onde eu achava :rolleyes:que entendia do avanço do meu motor (e não é quase nada), ele funciona mecanicamente, seja pelo vácuo ou pelo movimento centrífugo, ao girar o corpo do distribuidor alterando a posição onde ocorre a faisca da bobina (tampa do distribuidor) em relação à rotação do motor (rotor do distribuidor).

Então como um dispositivo eletrônico fará isso?:pensativo:

Sukys
29/07/2008, 17:24
De maneira alguma estou duvidando do sistema!:discordo: Longe disso, mas eu realmente ainda nâo entendi.

Mas eu também não estou duvidando que você duvide! :-D

Geração de curva de avanço por meios eletrônicos é assunto complexo até para quem trabalha no ramo, e não existe uma forma simples para explicar a lógica de funcionamento porque a coisa realmente é complicada. E no final da história, o importante mesmo é que ela exista, e isso pode ser observado com lâmpada de ponto.

.

rctorrezam
29/07/2008, 17:42
Aproveitando a imagem abaixo...
- Pelo que entendi o RCI vai ser instalado com um fio
no positivo que sai da chave de ignição e um negativo no chassi que servirão para alimentação elétrica do RCI.
- Outro fio do RCI junto ao distribuidor ao fio de sinal do sensor indutivo (o verde ou marrom que sai do distribuidor e agora liga-se ao RCI e não mais à bobina), e outro fio do RCI junto ao módulo.
- Provavelmente o RCI fará a ponte entre o módulo e o distribuidor e assim comandará o avanço.

É mais ou menos isso?

Vou lhe mandar uma MP para vermos preço e forma de envio. Lembro que moro em Palmas-Tocantins, tudo é difícil de chegar aqui e a probabilidade da auto-elétrica fazer coisa errada e muuuito grande, por isso pergunto os detalhes!:-)

http://img231.imageshack.us/img231/6010/igeleui9.gif

Sukys
30/07/2008, 01:49
Aproveitando a imagem abaixo...
- Pelo que entendi o RCI vai ser instalado com um fio
no positivo que sai da chave de ignição e um negativo no chassi que servirão para alimentação elétrica do RCI.
- Outro fio do RCI junto ao distribuidor ao fio de sinal do sensor indutivo (o verde ou marrom que sai do distribuidor e agora liga-se ao RCI e não mais à bobina), e outro fio do RCI junto ao módulo.
- Provavelmente o RCI fará a ponte entre o módulo e o distribuidor e assim comandará o avanço.

Exatamente, e com a inclusão do RCI a instalação ficará como no anexo, onde o fio do terminal 1 do módulo será interrompido para permitir a conexão dos fios branco e azul.
De resto, o fio verde do RCI no negativo da bateria (não necessariamente junto à bateria) e fio vermelho no positivo pós chave de ignição, preferencialmente próximo à chave.

Convém frisar que o RCI possui proteção contra inversão de polaridade da bateria e não requer fusível externo, pelo contrário, não faça uso de positivo pós chave que passe por fusível, porque se por algum motivo qualquer o fusível queimar o RCI deixará de funcionar, interrompendo o funcionamento do motor.
Isso é válido para qualquer coisa que tenha a ver com ignição, inclusive o próprio módulo ou bobina.

Outra coisa, o terminal 1 do módulo deve estar conectado ao fio verde do distribuidor. Tenha certeza sobre isso, porque a inversão com o fio marron inverte a fase do sinal do sensor, e isso danifica a tampa do distribuidor.
Uma das dicas que havia comentado sobre a adaptação de distribuidor é esta, a outra tem a ver com a fase entre sensor e rotor.

Vou lhe mandar uma MP para vermos preço e forma de envio. Lembro que moro em Palmas-Tocantins, tudo é difícil de chegar aqui e a probabilidade da auto-elétrica fazer coisa errada e muuuito grande, por isso pergunto os detalhes!

Já respondi a sua MP.
No mais, independente da qualidade da mão de obra disponível tem mais é que perguntar, e uma das razões da existência do fórum é tirar dúvidas.

.

rctorrezam
30/07/2008, 09:39
As dúvidas continuam...

A regulagem do ponto será feita de modo convencional?

E a regulagem da curva é automática, ou terá que ser feita por algum outro modo?

A instalação do RCI vai melhorar com certeza o sistema, pois hoje não tem avanço, mas para o sistema funcionar 100% você indica alguma alteração no distribuidor?

Sukys
30/07/2008, 15:38
A regulagem do ponto será feita de modo convencional?

Sim, o ajuste de ponto estático deve ser feito como sempre foi, porque este ajuste tem mais a ver com marcha lenta, cuja estabilidade leva em conta o ponto de ignição e a carburação.

E a regulagem da curva é automática, ou terá que ser feita por algum outro modo?

Para simplificar as coisas, entenda o RCI como se fosse um grande armário dividido em três partes, cada qual com uma infinidade de gavetas, e que em cada gaveta exista um jogo de contrapesos, molas e cames (que formam o avanço centrífugo) devidamente identificadas e agrupadas em cada uma das três partes do armário, e que para acessar estas gavetas exista um unico comando inteligente, que sabe identificar qual mola apresentará o melhor resultado com tal contrapeso e/ou tal came.

Pronto, agora é só "instalar o armário" no carro e encontrar o melhor desempenho do carro com o motor sob carga.
Como? Simples, você altera o comando enviado para o RCI, através da atuação em um simples potenciômetro, e o RCI "se vira com o armário" e gera uma curva de avanço, e a curva ideal é aquela em que você perceber o melhor desempenho, que também é fácil de ser identificado, seja fazendo uso de uma ladeira, monitorando o tempo de aceleração, ou mesmo percorrendo um caminho conhecido.

A instalação do RCI vai melhorar com certeza o sistema, pois hoje não tem avanço

A melhora existe mesmo quando existe avanço, porque os avanços centrífugos foram acertados para gasolina pura e hoje em dia existe 25% de álcool na gasolina, o que requer uma curva de avanço bem distinta da original, senão boa parte da energia contida no combustível vira fumaça no cano de escape, sem gerar nenhum trabalho util.

você indica alguma alteração no distribuidor?

No caso de distribuidor original, nenhuma.

No caso de distribuidor adaptado, que os avanços sejam travados.

De resto, sistema de ignição em bom estado de conservação, mais nada.

.

Danniel Pizatto
30/07/2008, 22:05
Sukys, estou montando um circuito de ignição para controlar o avanço. Como gosto de microcontroladores eu sempre me meto a fazer essas coisas só pra desafio.

A idéia seria usar um micro, juntamente com um medidor de pressão (MPX4250A) para pegar a curva original já modificada nos pontos onde for conveniente.

O avanço será alterado modificando o tempo entre o sinal enviado pelo hall do distribuidor e o sinal para a bobina.

Vc tem alguma sugestão nesse projeto?

Abraços,

Sukys
30/07/2008, 23:00
Minha sugestão é substituir o MPX4250AP pelo MPX5100AP, mas se a idéia é desafio, esqueça o MAP e faça uso de MAF.

E não conte pra ninguém :-) , mas é possível fazer um MAF com o que existe no fundo da gaveta de qualquer um que mexa com eletrônica.

.

Cedric
06/08/2008, 20:36
Sim, o ajuste de ponto estático deve ser feito como sempre foi, porque este ajuste tem mais a ver com marcha lenta, cuja estabilidade leva em conta o ponto de ignição e a carburação.

Para simplificar as coisas, entenda o RCI como se fosse um grande armário dividido em três partes, cada qual com uma infinidade de gavetas, e que em cada gaveta exista um jogo de contrapesos, molas e cames (que formam o avanço centrífugo) devidamente identificadas e agrupadas em cada uma das três partes do armário, e que para acessar estas gavetas exista um unico comando inteligente, que sabe identificar qual mola apresentará o melhor resultado com tal contrapeso e/ou tal came.

Pronto, agora é só "instalar o armário" no carro e encontrar o melhor desempenho do carro com o motor sob carga.
Como? Simples, você altera o comando enviado para o RCI, através da atuação em um simples potenciômetro, e o RCI "se vira com o armário" e gera uma curva de avanço, e a curva ideal é aquela em que você perceber o melhor desempenho, que também é fácil de ser identificado, seja fazendo uso de uma ladeira, monitorando o tempo de aceleração, ou mesmo percorrendo um caminho conhecido.

A melhora existe mesmo quando existe avanço, porque os avanços centrífugos foram acertados para gasolina pura e hoje em dia existe 25% de álcool na gasolina, o que requer uma curva de avanço bem distinta da original, senão boa parte da energia contida no combustível vira fumaça no cano de escape, sem gerar nenhum trabalho util.

No caso de distribuidor original, nenhuma.

No caso de distribuidor adaptado, que os avanços sejam travados.

De resto, sistema de ignição em bom estado de conservação, mais nada.

.

Grande Sukys !

Nos chegamos a trocar mensagens aqui nesse Forum........e já se pasaram alguns anos ....porém fiquei feliz ao notar que o conhecimento invejável do Grande Mecatrõnico - se é que eu posso me referir ao colega Grande Sukys dessa maneira ? - está dando frutos !

Bom, não vou pedir explicação .......... ESTOU PRECISANDO DE UMA SOLUÇÃO para o seguinte scenário:

- Motor BF 161 que em breve passará a usar GNV e gasolina (só como reserva);

- Carburador DFV 228;

- Distribuidor WAPSA, original, com platinado e condensador;

É viável providenciar avanço otimizado quando de utilização de GNV (ou gasolina) nesse BF-161 ?

Sukys
07/08/2008, 01:09
Cedric, não só é viável como altamente desejável, e não só por causa do aumento de desempenho mas também para evitar danos ao motor, uma vez que com a curva de avanço original existe o risco que "queimar" a válvula de escape e respectiva sede.

Quanto ao distribuidor Wapsa, tranquilo, existe RCI em versão para platinado, e inclusive com opção de duas curvas de avanço, uma para a gasolina e outra para o GNV.

:.

Cedric
08/08/2008, 21:32
Sukys, Agradeço o escalarecimento dado.

Voce saberia de alguma solução para aposentar de vez o platinado e condensador (capacitor) do distribuidor WAPSA e susbtituir os mesmos por sensor de efeito Hall ou outra solução (sem platinado) ?

Eu estou lembrado de uma dica que voce havia dado no passado no sentido de substituir o platinado por outro dispositivo comercializado pela BOSCH no mercado nacional....mas voce havia alertado que tal componente estava ficando escasso no mercado.....

Bom, no catálogo da MALLORY (dos States) é ofertado subsistema que transforma 'ignição com platinado' em 'ignição sem platinado' - voce tem algum conhecimento disso ou de outro equivalente ?

Sukys
08/08/2008, 22:53
Cedric, quando fiz o comentário o kit da Bosch já era coisa rara, hoje em dia então...

A Mallory e a Pertronix ainda fornecem kits do tipo, resta saber sobre a compatibilidade com o distribuidor Wapsa.

Fora isso, só resta a adaptação de distribuidor completo ou a adaptação de sensor Hall ou indutivo no distribuidor do BF, e seja qual for a opção, a curva de avanço continuará desatualizada.

.:

Cedric
08/08/2008, 23:57
Sukys, Enquanto aguardava sua resposta, entrei no Google e achei o Pertronix, Mallory e Crane.................apenas o Pertronix tem kit para o motor Willys L 134 e F 134 empregando distribuidor Autolite/Prestolite...............mas não há nenhuma menção de kit para o L 161 ou F 161 ........???.

Na Wikipedia, de baixo do "Willys Overland engine", percebe-se que o F 161 e as suas evoluções subsequentes para a linha Aero Willys, foram fabricados apenas para o mercado Brasileiro.

O L 161 foi fabricado nos EUA e instalado no 'Jeepster' para um curto espaço de tempo, após o qual foi subtituído pelo V-6 Dauntless, mais possante. .....daí, não haver kit disponível para o L 161, mas sim, há kits para Jeep com diversos tipos de motores V-6....

Bom, em resumo, voce que tem larga experiência nesses assuntos de mecatrônica.........daria para adaptar um kit do motor L / F 134 para servir o BF 161 ? Os distribuidores desses motores tem o mesmo 'formato / miolo' ? Aí está:

http://www.jegs.com/i/Pertronix/751/2541/10002/-1/746414|11577

Sem dúvida alguma, 'distribuidor sem platinado' não resolve o problema de 'avanço fora de sintonia', embora possa livrar o jipeiro de aborrecimentos rotineiros com platinado e condensador (especialmente esse último, o qual não aguenta mais de duas ou tres dezenas de horas de uso, levando o platinado junto !)

Sukys
09/08/2008, 01:31
Então, Cedric, chamei a atenção para a compatibilidade com o distribuidor Wapsa justamente por se tratar de agregado nacional, e só como parênteses, se a "bronca" é com o condensador e desgaste dos contatos do platinado, o RCI na versão para platinado não requer o uso de condensador, acaba de vez com o desgaste dos contatos e permite o uso de bobinas mais "parrudas".

No mais, adaptação por adaptação ficaria com o que existe por aqui mesmo: implante de sensor indutivo ou Hall de distribuidor 6 cilindros.
Particularmente não gosto da opção de fazer implante de distribuidor porque pra mim isso é complicar o que pode ser simples, já que esta saída requer a emenda de eixo, criação de suporte para fixação do corpo e eliminação dos avanços, que perdem a função por causa do sentido de giro.
Já o implante do sensor requer apenas o trabalho de adaptar o sensor à mesa e ao eixo, coisa que qualquer torneiro consegue fazer com os pés nas costas ficando, de resto, tudo original e, principalmente, funcional. O único "segredo" que existe fica por conta do ajuste de sincronismo entre sensor e rotor, coisa que pode ser feita por qualquer pessoa que tenha um mínimo de prática em acertar os ponteiros de relógio. :-)

.:

Cedric
09/08/2008, 10:40
Sukys, Meu sexto sentido dizia que vôce tinha a solução - do distribuior sem platinado - na manga ! Que há uma versão do RCI operando só com o platinado, sem o condensador, tudo bem........mas eu quero distância desses dois.......prtendo ressucitar meu CJ-6 disprovido desses, no que for possível, entendeu ?

Qual dos dois é da sua preferência e porque, sensor Hall ou sensor indutivo, para motor 6 cilíndros ? Torneiros bons eu conheço pelo menos dois, porém eu preciso saber o que comprar (Part nº) e a receita do bôlo correspondente.

Voltando a RCI - pelo que li nas suas mensagens anteriores, terei que travar o avanço ( vacuo e centrífugo) do distribuidor, e portanto, haverá necessidade de desmontar o mesmo, o qual constitui por si so, uma oportunidade espléndida para acabar com o platinado e condensador !

Quem fornece as curvas de avanço para GNV e gasolina (ou alcool) na versão 'duas curvas' do RCI ? Võce ou o freguês ? Essas curvas podem ser alteradas de acordo com a experiência operativa e o desempenho constatado ? É viável conectar o RCI à chave comutadora GNV / gasolina (alcool), de modo que virando essa chave a curva correta é escolhida automaticamente ?

O RCl pode ficar alojado no cofre do motor ou seria melhor instalar na cabine ? O microprocesador é do tipo industrial, à prova de chuvas e trovoadas ?

Todas essas informações estão no seu site ? Peço informar aqui.

Sukys
10/08/2008, 00:58
Vamos lá...

Qual dos dois é da sua preferência e porque, sensor Hall ou sensor indutivo, para motor 6 cilíndros ?

Sensor Hall e sensor indutivo possuem características bem distintas e poderia enumerar vantagens e desvantagens de cada um, mas dentro do enfoque de utilização não faz muito sentido entrar neste mérito, mesmo porque dificilmente encontrará, aqui no Brasil, o conjunto de sensor Hall para motor 6 cilindros.

Torneiros bons eu conheço pelo menos dois, porém eu preciso saber o que comprar (Part nº) e a receita do bôlo correspondente.

Part number? Não é bem por aí, porque dificilmente encontrará um sensor novo, e se encontrar pagará um valor que com certeza não justifica o empenho.
Procure por distribuidor de Opala 6 cilindros em qualquer fornecedor alternativo de peças de reposição, vulgo ferro-velho. :-)
Dificilmente encontrará um sensor indutivo danificado (e o teste poderá ser feito no local, com um simples multímetro na escala de Ohm). Aproveite a oportunidade e também leve o respectivo módulo eletrônico e, se possível ou se desejar, a respectiva bobina de ignição.

Voltando a RCI - pelo que li nas suas mensagens anteriores, terei que travar o avanço ( vacuo e centrífugo) do distribuidor, e portanto, haverá necessidade de desmontar o mesmo, o qual constitui por si so, uma oportunidade espléndida para acabar com o platinado e condensador !

Vamos separar as coisas.

Se a idéia é enxertar apenas o sensor não faz sentido desabilitar os avanços originais. O RCI tem a capacidade de gerar a curva a partir do nada (não existe a necessidade de um avanço, digamos, preliminar) mas pra que alterar a originalidade de algo que não atrapalha?

Agora, se a idéia é enxertar o distribuidor como um todo, aí sim é necessário travar os avanços por causa do sentido de rotação do distribuidor do Opala, que é contrário ao do BF, daí o avanço terá um funcionamento igualmente contrário, atrasando ou invés de avançar.

Quem fornece as curvas de avanço para GNV e gasolina (ou alcool) na versão 'duas curvas' do RCI ? Võce ou o freguês ?

Quem fornece as duas curvas (ou uma, dependendo da versão) é o RCI, mas quem determina a curva que será utilizada é o freguês, e se voltar alguns posts encontrará explicação para isso.

Essas curvas podem ser alteradas de acordo com a experiência operativa e o desempenho constatado ?

O ajuste é feito em função da constatação de melhora, imediata, instantânea, sobre o desempenho do motor.

É viável conectar o RCI à chave comutadora GNV / gasolina (alcool), de modo que virando essa chave a curva correta é escolhida automaticamente ?

Não só é viável com é assim que funciona.
Na versão para GNV (uma ou duas curvas) existe controle de habilitação, que quando instalado junto ao relé do redutor permite o automatismo.

O RCl pode ficar alojado no cofre do motor ou seria melhor instalar na cabine ?

Por uma questão de praticidade em função do ajuste, o melhor é sob o painel de instrumentos.

O microprocesador é do tipo industrial, à prova de chuvas e trovoadas ?

Sim, e o resto do circuito idem, inclusive à prova de vibração, mesmo porque o projeto original previa o uso em jipe.

Todas essas informações estão no seu site ? Peço informar aqui.

Como em qualquer outro site sobre equipamentos para preparação de motores, por lá existe a descrição sucinta sobre função e aplicação.

.:

Cedric
10/08/2008, 21:57
Sukys,

Agradeço os esclarecimentos prestados e notei que algumas colocações que fiz, já haviam sido respondidas no desenrollar desse assunto.

Entendi porque da condição (sine qua non) de se travar o avanço do distribuidor do GM 6 cilíndros. Ponto pacífico.

No caso específico do distribuidor convencional WAPSA / BOSCH fornecido nas viaturas Willys, o disp. RCI permite otimização da curva de avanço fornecida por esse distribuidor, mais especificamente o avanço centrífugo ?

Me-parece, então, que a settagem do tal potenciômetro dita um delta-intervalo de avanço (ou atraso) do ponto de ignição, proporcional à regime de rotação do motor ?

Inclusive, para aqueles aficionados Willys, descrentes do distribuidor convencional WAPSA / BOSCH fornecido nas suas viaturas, poderia existir a opção de travar os mecanismos de avanço e partir para o modus operandi recomendado para o distribuidor GM 6 cilíndros, se assim desejarem ?

Bom, estou vasculhando o assunto 'distribuidor convencional para BF 161 sem platinado e condensador' no WEB...............quando a coisa clarear, vou fazer meu pedido para o RCI, seja para trabalhar com o sensor indutivo ou sensor Hall, ou até mesmo platinado original...........mas não junto ao distribuidor GM 6 cilíndros, porque a adaptação parece ser caçete demais !

Sukys
11/08/2008, 01:17
No caso específico do distribuidor convencional WAPSA / BOSCH fornecido nas viaturas Willys, o disp. RCI permite otimização da curva de avanço fornecida por esse distribuidor, mais especificamente o avanço centrífugo ?

Exatamente, mas não só para o Willys e sim para qualquer motor aspirado (sem uso de compressor), que por algum motivo qualquer a curva não esteja em conformidade, seja em função do combustível, seja em função de alterações mecânicas, e no link abaixo existe relato sobre as vantagens em motor injetado não "tropicalizado" para a nossa gasolina, e voltando alguns tópicos deste link as vantagens, do mesmo motor, junto ao GNV.

http://www.aventuraeoffroad.com/aventuraeoffroad/showthread.php?t=67&page=39

Me-parece, então, que a settagem do tal potenciômetro dita um delta-intervalo de avanço (ou atraso) do ponto de ignição, proporcional à regime de rotação do motor ?

É bem mais complicado do que isso, mas para simplificar digamos que é por aí.

Inclusive, para aqueles aficionados Willys, descrentes do distribuidor convencional WAPSA / BOSCH fornecido nas suas viaturas, poderia existir a opção de travar os mecanismos de avanço e partir para o modus operandi recomendado para o distribuidor GM 6 cilíndros, se assim desejarem ?

Poderia travar o avanço e partir para a NECESSIDADE do motor EM USO. Falando em 6 cilindros, motor BF tem uma "necessidade" de ponto, GM 250 outra, GM 250S mais outra, e assim por diante. Por isso que adaptar distribuidor sem levar em conta o requisito de avanço vira uma loteria.

Bom, estou vasculhando o assunto 'distribuidor convencional para BF 161 sem platinado e condensador' no WEB...............quando a coisa clarear, vou fazer meu pedido para o RCI, seja para trabalhar com o sensor indutivo ou sensor Hall, ou até mesmo platinado original...........mas não junto ao distribuidor GM 6 cilíndros, porque a adaptação parece ser caçete demais !

Vendo a coisa do alto, não existe segredo em qualquer enxerto de distribuidor e muito menos na alteração do avanço centrífugo, inclusive em seu sentido de atuação (inversão do avanço em função do sentido de giro), só que na hora de arregaçar as mangas a coisa complica, porque sem dinamômetro é muito difícil determinar uma curva de avanço, e sem uma "mesa de afinação" + inúmeros jogos de contrapesos e molas também é muito difícil reproduzir a necessidade de curva pelo avanço centrífugo. E a coisa não para por aí, porque de nada adianta ter os equipamentos se não houver muita experiência em preparação de motores, e se por acaso encontrar tudo isso por aqui, pode ir preparando o bolso porque a "brincadeira" não sai barato, inclusive "lá fora".
O link abaixo versa APENAS sobre alteração no distribuidor, sendo que a curva é fornecida pelo "freguês", e se estiver errada... um abraço.

http://www.vintagewerks.com/html/body_recurving_services.html

Viva a eletrônica! :-)

.:

Cedric
15/08/2008, 19:39
....Viva a eletrônica! :-)

Sem dúvida, a eletrônica torna a coisa até 'seca' para um descascador de abacaxís !

Mas brincadeira a parte, as soluções da época....... mais especificamente quando a eletrônica não passava de um maranhado de válvulas acima das quais poder-se-ia esquentar um prato de comida ............foram brilhantíssimas.

Nem precisamos ir tão longe....mesmo na era de transistores discretos, a solução de um dado problema mediante o uso de eletrônica, era tão ( ou mais !) cabeluda quanto o próprio problema em questão ! E muitas vezes, não havia solução viável em vista, devido ao maranhado de transistores e de outros componentes discretos para administrar.

Acredito que já localizei nos States um kit 'universal' de conversão para distribuidores pre-1975, para motores de 4, 6 e 8 cilíndros. Vem como dois discos para cada configuração de 4, 6 e 8 cilíndros.....creio, para endereçar possíveis diferenças no desenho dos respectivos cames. Um sujeito comprou um kit desses para um 'Chrysler Crown' de 1947, de 6 cilíndros, e ficou felicíssimo !

Sukys
15/08/2008, 21:43
Nem precisamos ir tão longe....mesmo na era de transistores discretos, a solução de um dado problema mediante o uso de eletrônica, era tão ( ou mais !) cabeluda quanto o próprio problema em questão !

E dependendo do enfoque ou do problema continua do mesmíssimo jeito, só mudou o tamanho do encapsulamento!

Acredito que já localizei nos States um kit 'universal' de conversão para distribuidores pre-1975, para motores de 4, 6 e 8 cilíndros. Vem como dois discos para cada configuração de 4, 6 e 8 cilíndros...

Isso leva jeito de sensor ótico.
Se a idéia é aumentar a confiabilidade e se livrar da manutenção, trocar platinado por sensor ótico é o mesmo que trocar seis por meia dúzia, porque para ser vantajoso com sensor ótico, só com distribuidor absolutamente hermético. Entrou sujeira, danou-se. Entrou água, refração diz adeus para o sincronismo.

Nos finados anos sessenta a Lucas fornecia distribuidor com sensor ótico para a F1. Era o supra-sumo da simplicidade: dois discos com ranhuras, um fixo e outro móvel, uma lâmpada e uma foto-célula. O resto não passava de um "simples" amplificador de corrente para chavear a bobina de ignição. Em carro de competição que é montado e desmontado a cada corrida, sem problemas, mas coisa do tipo nunca deu certo em carros de rua, e nem é preciso comentar o porque.

Se for sensor Hall ou indutivo, beleza (desde que acompanhado de circuito bem projetado) mas saindo disso o melhor é ficar com o platinado velho de guerra, e suas eventuais crises de comportamento prá lá de conhecidas. :-)

.:

Cedric
15/08/2008, 22:24
E dependendo do enfoque ou do problema continua do mesmíssimo jeito, só mudou o tamanho do encapsulamento!

O tamanho mudou para menos, as considerações mais exigentes da solução ficaram por conta do projetista do CI.......

Hoje em dia qualquer um com um pouco de bom senso e com um mínimo de conhecimento de eletricidade.........poderá configurar um CI desses, com ou sem microprocessador, e fazer o mesmo atender o objetivo em mente !

Trinta anos atrás ? Um sonho, mais nada !

Isso leva jeito de sensor ótico.
Se a idéia é aumentar a confiabilidade e se livrar da manutenção, trocar platinado por sensor ótico é o mesmo que trocar seis por meia dúzia, porque para ser vantajoso com sensor ótico, só com distribuidor absolutamente hermético. Entrou sujeira, danou-se. Entrou água, refração diz adeus para o sincronismo.

Nos finados anos sessenta a Lucas fornecia distribuidor com sensor ótico para a F1. Era o supra-sumo da simplicidade: dois discos com ranhuras, um fixo e outro móvel, uma lâmpada e uma foto-célula. O resto não passava de um "simples" amplificador de corrente para chavear a bobina de ignição. Em carro de competição que é montado e desmontado a cada corrida, sem problemas, mas coisa do tipo nunca deu certo em carros de rua, e nem é preciso comentar o porque.

Se for sensor Hall ou indutivo, beleza (desde que acompanhado de circuito bem projetado) mas saindo disso o melhor é ficar com o platinado velho de guerra, e suas eventuais crises de comportamento prá lá de conhecidas. :-)

.:

Sukys, meu senso intuitivo teve a mesma reação quando deparei com o emissor ótico no tal kit .....e cheguei a fazer um comentário, embora menos contundente, sobre seu emprego em circuito de ignição sujeito a 'chuvas e trovoadas'..............é claro, não tenho seu passado (invejável, diga-se de passagem) nesses assuntos ..............sem dúvida, é melhor caçar com gato, do que com cachorro dorminhoco !!

A procura continua !

O sistema 'platinado + condensador' já judiou muito de mim, me deixando nas mãos, em lugares inhóspitos, uma meia duzia de vezes.....

Sukys
16/08/2008, 00:02
Hoje em dia qualquer um com um pouco de bom senso e com um mínimo de conhecimento de eletricidade.........poderá configurar um CI desses, com ou sem microprocessador, e fazer o mesmo atender o objetivo em mente !

Configurar sim, atender o objetivo é que são elas. Aquilo que por um lado simplifica, por outro atrapalha, justamente pela diminuição do pré-requisito para simplesmente meter a mão.
Qualquer pessoa que saiba usar um mouse consegue desenhar em algum "autocad da vida", mas existe um abismo entre um simples desenho e um verdadeiro projeto.
Com eletrônica é a mesma coisa. A complexidade dos componentes facilita a vida, mas não exime a necessidade do conhecimento e, principalmente, experiência, muitas vezes multi-disciplinar, como é o caso da eletrônica embarcada, que requer muita mão na graxa, literalmente.

O sistema 'platinado + condensador' já judiou muito de mim, me deixando nas mãos, em lugares inhóspitos, uma meia duzia de vezes.....

Comprei meu primeiro carro aos 13 anos de idade, um Vanguard 48, que por ser inglês adorava ferver, talvez para fornecer água quente para o chá das cinco. :mrgreen:
Passados 41 anos, vários carros e um número incontável de platinados trocados, só uma única vez o platinado me deixou na mão. Foi com um Chevette 74, platinado trocado dias antes, mas como a mola de retorno estava com o rebite solto, foi só o tempo de oxidar o contato para ficar na rua.
Sorte? Neste caso foi azar, mas de resto a manutenção preventiva sempre evitou muito enrosco, inclusive me livrando do risco de acidente grave, porque não existe coisa mais gratificante que encontrar um flexível de freio prestes a romper... dentro da garagem e com o carro sobre cavaletes!

Carro antigo não tem jeito, de tempos em tempos tem que ir para o estaleiro, obrigatoriamente, e já que vai, qual o problema em "dar um tapa" no platinado?
Ok, sem platinado é um item a menos no check list da preventiva e é um item a mais na tranquilidade ao rodar, mas tratando o dito da forma devida seu funcionamento ficará dentro do esperado.

Diga adeus ao platinado, mas não se esqueça das engraxadeiras porque o Bernardão tem várias... :-)

.:

Marcos ET
26/08/2008, 11:03
Sukys, como vai!

E o Recruta Zero? nossa... nao consigo falar com ele, será que já comprou o RCI? tomara... assim poderemos andar melhor nestas trilhas daqui de Palmas.... rs

Lendo todo este tópico, também estou pensando em instalar o mesmo recurso no meu GM151, pois já troquei o sistema de avanço e tudo mais porém continuo com problema no ponto de ignição (sim! já segui os passos descritos aqui no fórum quanto ao avanço, quanto a tomada de vácuo do carburador, etc....)

Só um detalhe que passou desapercebido durante minha leitura (mais para ver se eu entendi bem): o tubinho de vácuo que atualmente "controla" o avanço será permanentemente desconectado? (eu entendi que sim)

Outra dúvida... eu costumo utilizar um pouco de gasolina junto com o álcool (uso cerca de 10% de gasolina, porém, meu motor é originalmente a álcool), será que o RCI encontraria a "melhor" curva de ignição para esta mistura?

gde abraço!

rctorrezam
26/08/2008, 13:20
Sukys, como vai!

E o Recruta Zero? nossa... nao consigo falar com ele, será que já comprou o RCI? tomara... assim poderemos andar melhor nestas trilhas daqui de Palmas.... rs

Fala ET, infelizmente ou felizmente, depende do lado que se avalia, fiz algumas transações financeiras que me impossíbilitaram de adquirir o RCI, mas está na agenda.

Sukys aguarde aí, derepente peço junto com o ET e economizamos um pouco do frete.

Sukys
26/08/2008, 14:25
Lendo todo este tópico, também estou pensando em instalar o mesmo recurso no meu GM151...

Marcos, se o seu motor é GM151 seria interessante detalhar o problema de ponto existente, porque boa parte do que foi escrito neste tópico tem a ver com problemas de adaptação de distribuidor no motor BF, que é uma adaptação com problemas muito específicos.

.:

Marcos ET
26/08/2008, 15:08
Faaaala Recruta! blza?
Cara, vamo ver isso daih ok! estes dias tentei falar com vc, mas depois que meu celular conheceu "a fundo" minha máquina de lavar roupas, ele nunca mais foi o mesmo....

Sukys, meu GM151 está praticamente original, inclusive com o distribuidor original com ignição eletronica... o "problema" é que (como disse o Recruta Zero) moramos em uma cidade onde encontrar peças para motores antigos como este já é coisa muito complicada... e veja que até mesmo procurar em lojas pela internet já nao é mais assim taaao fácil...

Avaliando meu sistema de distribuição, creio que a "cuica" do avanço a vácuo está estragada, e a tomada de vácuo do carburador também está vedada. Ou seja, tenho dois problemas (até onde pude constatar) no avanço... desta maneira, nao queria mais procurar a cuica (já tem um tempo que tou procurando esta peça em lojas de auto-peças e nao econtro) e nem mesmo mandar meu carburador para um "especializado em selvícios" de carburador (só oq tem por aqui sao mexânicos)....

Entao, se vc mesmo falou que em carros com todo o sistema funcionando, o RCI pode melhorar muito a eficiencia do motor, imagino que nao haveria a necessidade de eu gastar tempo e $$ com estes agregados se o RCI pudesse solucionar meu problema, correto?

Dodger
26/08/2008, 15:22
Já conversei com o Sukys e em breve tbém vou colocar o RCI no OHC do meu Maverick.

O Avanço a vácuo dele tbém tá furado, até comprei um novo, mas nem cheguei a instalar. Com o RCI será que num dá só para isolar ele e pronto?

Sukys
26/08/2008, 17:34
Avaliando meu sistema de distribuição, creio que a "cuica" do avanço a vácuo está estragada, e a tomada de vácuo do carburador também está vedada. Ou seja, tenho dois problemas (até onde pude constatar) no avanço...

Os dois problemas causam o mesmo sintoma: avanço à vácuo inoperante, e avanço à vácuo inoperante pode ser interpretado como defeito ou virtude, e mas pra frente eu explico o porque.

Entao, se vc mesmo falou que em carros com todo o sistema funcionando, o RCI pode melhorar muito a eficiencia do motor, imagino que nao haveria a necessidade de eu gastar tempo e $$ com estes agregados se o RCI pudesse solucionar meu problema, correto?

Sim, o RCI melhora a eficiência do motor, e a melhora na eficiência será tanto maior quanto mais defasada estiver a curva de avanço.
Por exemplo, motor BF ou GM à gasolina possuem curva de avanço defasada em relação ao atual combustível, que possui 25% de álcool, e a coisa fica pior ainda quando este mesmo motor é convertido para funcionar com álcool puro ou GNV. Isso é ponto pacífico, é uma constatação prática com fundamentação técnica.

Agora, outra coisa é motor original à álcool fazendo uso de álcool. Veja bem, motor original. Saiu de fábrica funcionando com álcool e tem curva de avanço para álcool.
Neste caso específico e só para este caso, a curva de avanço apresenta compatibilidade com o combustível, o que não significa que possa melhorar, porque todo fabricante faz uso de uma curva de avanço conservadora, que leva em conta as infinitas condições de utilização do motor.
Escrevo isso com fundamentação técnica, mas a constatação dos benefícios da alteração da curva de motor original à álcool funcionando com álcool depende de avaliação prática.
Nesta situação (ou em qualquer outra com qualquer combustível, adaptado ou não), o que posso te garantir é que existirá melhora com o uso do CDI-D, que resolve outro gargalo de qualquer sistema de ignição: qualidade da faísca.
Uma coisa é avanço de ignição e outra coisa é faísca. As duas coisas dependem do sistema de ignição, mas são coisas completamente distintas e com soluções distintas.

O Avanço a vácuo dele tbém tá furado, até comprei um novo, mas nem cheguei a instalar.

Avanço à vácuo tem uma única função com três resultados.

A função é proporcionar um rodar suave quando o veículo está em velocidade constante e com o acelerador na casquinha, pisando de leve, coisa que normalmente só acontece em pista plana e sem irregularidades.

Isso resulta em maior economia de combustível e menor emissão de poluentes para esta situação de uso, pista plana com acelerador na casquinha, mas em contrapartida o avanço à vácuo torna mais lenta a retomada de velocidade, ou seja, diminui a capacidade de aceleração do motor.
Se o uso do veículo for mais em estrada, com manutenção de velocidade de cruzeiro por longos períodos, o ideal é manter o avanço à vácuo funcionando da forma adequada.
Agora, se o uso maior for em trilhas já dá para pensar em desligar o avanço à vácuo, porque ele não trará nenhum benefício em termos de emissão ou economia, sobrando apenas a desvantagem da pior resposta na aceleração do motor.
Por isso que em veículos de competição sequer existe avanço à vácuo, e quando existe está devidamente desligado.

Em tempo: existem distribuidores onde o avanço à vácuo tem atuação tão conservadora que, em termos de resultado, não fede nem cheira, e para saber se o que existe exerce alguma influência, só com a ajuda de lâmpada de ponto.

.:

wcas
28/08/2008, 12:25
De tanto ver esse tópico sendo comentado fiquei curioso e hoje dei uma lida nele todo e fiquei com uma duvida.
Comprei um kit de ignição eletronica, desse que são vendidos nas lojas de 4x4,
o meu especificamente na paulista4x4, na ocasião perguntei para o vendedor sobre o eixo, pois que tinha lido
que alguns lugares montavam o distribuidor com uma solda no eixo.
Segundo o vendedor esses que eles comercializavam era feito um outro eixo no torneiro usando a carcaça
de outro distribuidor igual ao que eu tinha original do CJ.
Não tenho comparação de performace pois quando comprei, ele foi direto para a oficina e só andei com ele na com o kit.
A mangueira que liga o vacuo esta ligada ainda no distribuidor, mais depois de ler esse topico todo não sei se ele funciona, se esta la só de enfeite,
o mesmo o que tem debaixo da carcaça. O motor parece estar redondo, mais ja não sei se foi feito tudo certo depois de ler tudo isso.
O kit seria igual a esse, só que para o motor BF:
http://www.paulista4x4.com.br/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=1043

[]s

Sukys
28/08/2008, 15:27
O kit seria igual a esse, só que para o motor BF:

Igual só que diferente. :-)

Observe o funcionamento do motor com uma lâmpada de ponto.
Se com o aumento da rotação o ponto permanecer estático ou atrasar, bingo, seu motor está amarrado e queimando dinheiro no cano de escape.

.:

wcas
28/08/2008, 15:59
Se com o aumento da rotação o ponto permanecer estático ou atrasar, bingo, seu motor está amarrado e queimando dinheiro no cano de escape.

.:

Ele tem que avançar em alta rotação ? O avanço a vacuo não é quando esta em baixa rotação ?

Fiquei com essa duvida porque tinha lido algo a respeito na mensagem #19 na 2° pag.

"O vácuo só se forma com a borboleta fechada, ou seja, em marcha lenta ou nas desacelerações, quando embalado .... vc tira o pé do acelerador.
"

Marcos ET
28/08/2008, 16:16
Os dois problemas causam o mesmo sintoma: avanço à vácuo inoperante, e avanço à vácuo inoperante pode ser interpretado como defeito ou virtude, e mas pra frente eu explico o porque.

Sim! exato! tenho dois problemas distintos que causam a mesma "coisa" no motor... e acho que foi nesta mesma mensagem que vc acabou explicando o porque da "virtude" de nao ter avanço a vácuo para a trilha... rsrsrsrs muito obrigado pela explicação! Creio que no meu caso, apenas o avanço centrífogo está funcionando....

Agora, outra coisa é motor original à álcool fazendo uso de álcool. Veja bem, motor original saiu de fábrica funcionando com álcool e tem curva de avanço para álcool. Neste caso específico e só para este caso, a curva de avanço apresenta compatibilidade com o combustível, o que não significa que possa melhorar (...) Nesta situação (ou em qualquer outra com qualquer combustível, adaptado ou não), o que posso te garantir é que existirá melhora com o uso do CDI-D, que resolve outro gargalo de qualquer sistema de ignição: qualidade da faísca.

Hum... entendo... entao no meu caso específico (GM151 álcool funcionando com álcool) a melhora do rendimento (e da eficiência) ocorrerá, mas nao será tao grande quanto se ele fosse gasolina, pois as condições do álcool ainda sao as mesmas...

Por outro lado, melhorando a qualidade da faísca eu ganharia mais do que remapeando o tempo de ignição? entao, pelo que eu entendi, valeria mais à pena investir no CDI-D (isso tem a ver com "Indução por Descarga Capacitiva"? - só por curiosidade) do que no RCI ? e será que existe algum outra opção que me dê ambos os benefícios? penso que tal aparato tenha um preço muito alto, nao?

Uma coisa é avanço de ignição e outra coisa é faísca. As duas coisas dependem do sistema de ignição, mas são coisas completamente distintas e com soluções distintas.

Sim, isso eu entendo... só que mesmo tendo Ignição Eletrônica no meu GM151, ainda seria melhor substituir por este CDI-D que vc citou?

Sukys
28/08/2008, 16:30
Ele tem que avançar em alta rotação ? O avanço a vacuo não é quando esta em baixa rotação ?

O avanço à vácuo é o de menos e se o funcionamento ocorrer de forma invertida basta desliga-lo. O que importa mesmo é o avanço centrífugo, e é sobre isso que fiz meu último comentário.
Para entender o porque, é só voltar algumas páginas, neste mesmo tópico.

Fiquei com essa duvida porque tinha lido algo a respeito na mensagem #19 na 2° pag.
"O vácuo só se forma com a borboleta fechada, ou seja, em marcha lenta ou nas desacelerações, quando embalado .... vc tira o pé do acelerador.
"

O vácuo (na verdade depressão ou "vácuo parcial") ocorre em qualquer posição da borboleta. O que varia é a intensidade, e é justamente a intensidade que faz a modulação do avanço à vácuo.
Não fosse assim este avanço trabalharia na base do tudo ou nada e só teria atuação na marcha lenta, e nesta rotação o dito não tem nenhuma serventia.

Existem três tipos de avanço: estático, à vácuo e centrífugo. Cada um é gerado de uma forma e cada qual tem a sua serventia e influência no funcionamento do motor.

.:

rctorrezam
28/08/2008, 16:32
Igual só que diferente. :-)

.:

É isso aí!

Também achava que o meu estava uma maravilha, tudo conectado e motor rodando bem, então belo dia tive que regular o ponto. Doce ilusão, o motor atrasava o ponto e comia meu combustivel, então eliminei os avanço e agora aguardo somar algumas latinhas para instalar o RCI.

WCAS, faça como o Sukys falou. É isso mesmo, o ponto avança em alta rotação.

Sukys
28/08/2008, 18:05
Hum... entendo... entao no meu caso específico (GM151 álcool funcionando com álcool) a melhora do rendimento (e da eficiência) ocorrerá, mas nao será tao grande quanto se ele fosse gasolina, pois as condições do álcool ainda sao as mesmas...

Exato, as condições do álcool ainda são as mesmas, mas para saber o quanto é possível melhorar através do avanço, só com avaliação prática.

Por outro lado, melhorando a qualidade da faísca eu ganharia mais do que remapeando o tempo de ignição?

São coisas completamente distintas e em cada uma o gargalo tem o seu tamanho, e quando o assunto é faísca, todo motor tem gargalo. Maior ou menor mas tem.

entao, pelo que eu entendi, valeria mais à pena investir no CDI-D (isso tem a ver com "Indução por Descarga Capacitiva"? - só por curiosidade) do que no RCI ?

O CDI-D é um módulo de ignição por descarga capacitiva com tecnologia digital (capacitive discharge ignition - digital, daí a abreviação).
No meu site, seção teoria, existe explicação técnica sobre o funcionamento da ignição indutiva e da ignição capacitiva, mas se quiser ver o resultado da indutiva basta acessar o link abaixo.

http://www.youtube.com/watch?v=LRGkKvucLyA

Detalhe, tem muito módulo meia-boca que em baixa rotação até funciona, quero ver é mostrar o acontece em alta rotação, e eu mostro. :concordo:

.:

wcas
28/08/2008, 22:46
Usando este CDI eu iria tirar o módulo de ignição existente ?
Ou o módulo apenas manda apenas o pulso elétrico e quem controla atualmente é o distribuidor. Mais com o CDI o controle desse pulso passaria a ser dele e o distribuidor apenas encaminha para a vela certa para queima?

To falando muita asneira ou tem algum sentido isso ??!!!

[]s

Sukys
29/08/2008, 14:48
O módulo original pode ser retirado ou não, e se a ignição for via platinado nem precisa do condensador.

.:

GIOVANNI LUIS
29/08/2008, 16:01
Sukys, como faco pra "copiar" a curva do avanco do meu motor, para posteriormente colocar o RCI?

Sukys
29/08/2008, 16:39
Giovanni,

Você não precisa copiar absolutamente nada, o RCI gera a curva de forma automática.
É só posicionar um único ajuste para o melhor desempenho do motor. Mais simples do que isso, impossível.

.:

Marcos ET
29/08/2008, 17:29
Sukys, tenho uma pergunta que eu fiz lá atras, mas nao entendi bem a resposta... entao vou reformular pra ser mais claro no que estou querendo saber ok?
No meu caso, uso álcool+gasolina... sei que isso tem implicações direta na carburação... e na ignição... entao pergunto: o sistema RCI pode "encontrar" a melhor curva para a minha mistura de combustível ?

Sukys
29/08/2008, 18:31
Marcos,

Antes de mais nada é bom deixar claro aos outros participantes que seu caso é bem específico, uma vez que possui motor à álcool de fábrica, com curva de avanço também para o álcool mas faz uso de mistura gasolina/álcool.

Para melhor exemplificar vamos fazer uso de números, valores abstratos que servirão apenas para facilitar a compreensão.
Comparativamente, a gasolina queima mais rápido do que o álcool, e a mistura destes dois combustíveis resulta em um tempo que terá uma proporcionalidade à mistura.
Digamos que o seu motor, queimando álcool puro, apresente melhor eficiência em 3.000RPM quando o avanço apresentar 30°, e que queimando gasolina pura, nos mesmos 3.000RPM apresente maior eficiência com 20° (veja bem que estou falando em eficiência, o que não significa necessariamente maior potência).
Digamos que o avanço centrífugo deste motor esteja avançando o ponto, em 3.000RPM, para exatos 30°. Se fizer uso de gasolina misturada ao álcool, o ponto para maior eficiência e nesta rotação, deverá apresentar um valor entre 30 e 20°, e o valor do ATRASO no ponto terá uma (certa) proporcionalidade com a porcentagem de mistura.
O RCI foi projetado para compensar a falta de AVANÇO, consequentemente não existia a necessidade de prever controle sobre o atraso (para isso existe outro produto para outro tipo de aplicação, ATI), mas avanço e atraso são coisas relativas ao que já existe. Por exemplo, se travar o avanço centrífugo do seu distribuidor deixará de existir o avanço em relação à rotação do motor, ou seja, 0° de avanço da marcha lenta até o talo. Mas se nesta condição fizer uso do RCI será criada nova curva a partir do nada, e esta curva quando comparada à curva original (que não existe mais), poderá apresentar valores de atraso ou de avanço, isso em função do ajuste e quando comparados à curva original.

.:

wcas
29/08/2008, 21:25
Pelo que li por aqui esse CDI ta dificil de encontrar e por enquanto ninguem fez isso no seu jeep.(Sukys, voce não vale, porque ja deve ter feito varias loucuras com estes circuitos).

Se alguem achar onde comprar e instalar, gostaria de saber como ficou e onde conseguir as peças para montar no meu também.

[]s

Dodger
30/08/2008, 12:30
Pelo que li por aqui esse CDI ta dificil de encontrar e por enquanto ninguem fez isso no seu jeep.(Sukys, voce não vale, porque ja deve ter feito varias loucuras com estes circuitos).

Se alguem achar onde comprar e instalar, gostaria de saber como ficou e onde conseguir as peças para montar no meu também.

[]s

CDI ou RCI??

Tanto um como outro já foram usados e aprovados por várias pessoas e o Sukys tem os dois disponíveis.

wcas
30/08/2008, 15:14
CDI ou RCI??

Tanto um como outro já foram usados e aprovados por várias pessoas e o Sukys tem os dois disponíveis.

Opa, não sei onde "comi bola" e troquei o nomes dos brinquedos:putz:.hehehe
É que la no trabalho não consigo abrir os topicos direito porque os caras bloquearam a net ai faço umas "gambis" e leio os topicos como textos, devo ter perdido alguma pagina durante a copia.

Seria o RCI.
Sukys vou enviar uma MP pra voce explicando certinho como esta instalado a minha ignição aqui e vermos preço e envio deste RCI.

Valeu Dodger.

rctorrezam
19/12/2008, 19:10
http://img231.imageshack.us/img231/6010/igeleui9.gif

Galera!
A Numeração Do Conector Do Módulo Na Figura Acima Está Errada, Pelo Menos Para O Meu Módulo.!

No Meu O Correto é Ao Contrário. A Numeração De Cima é Em Baixo E Vice-versa. Como na figura abaixo. Pode ser que a figura acima tenha sido desenhada errada. Atenção!!!

Rci Instalado E Aguardando Regulagem!!!!!!!!!!

http://www.atomo.ws/vendas1/images/uploads/modulo.jpg

Agora Vai!!!!!!!!!!!!1

Joao Blasi
20/12/2008, 00:41
estou injetando o meu 2600, o modulo controla injeçao e igniçao. existem mapas de igniçao para determinadas rotaçoes, mas nao tenho dados para inserir no modulo por enquanto. estou a pesquisar sobre o avanço em determinadas faixas de rotaçoes. vou usar distribuidor com hall. qqer informaçao sera de grande ajuda.

Sukys
20/12/2008, 14:04
No Meu O Correto é Ao Contrário. A Numeração De Cima é Em Baixo E Vice-versa. Como na figura abaixo. Pode ser que a figura acima tenha sido desenhada errada. Atenção!!!

Por essas e outras é que em casos de adaptação sempre recomendo identificar TODOS os componentes da ignição. Se fosse tudo igual o catálogo do fabricante não apresentaria tantos códigos ou identificação de marca e modelo de carro.

Na sua foto não está nítido mas pela sua descrição e por se tratar de ignição com sensor indutivo, muito PROVAVELMENTE o seu módulo é o Bosch 9 220 087 004, cujo diagrama de conexão segue em anexo.

.:

rctorrezam
20/12/2008, 17:52
É esse mesmo.

RCI instalado e funcionando.

Apesar de não estar regulado corretamente já deu para perceber melhora na aceleração.

rctorrezam
09/02/2009, 22:55
Tive alguns problemas na regulagem do RCI, não por culpa deste, mas do meu distribuidor, que além de não funcinar os avanços, a criatura que o adaptou usou uma mesa de 4 cilindros e uma aranha de 6 cilindros, ou seja ficava uma porcaria e o sinal enlouquecido, nem sei como andava e não tive maiores problemas.

Só com muita paciência e muita ajuda do Sukis é que fui descobrir esta proeza.

Depois de solucionado o distribuidor, ficou excelente. Recomendo o RCI a todos.

A propósito, encontrei um cara em SP que fabrica mesa e aranha de 6 cilindros para adaptar em distribuidor de 4 cilindros, o meu ficou beleza e o kit (mesa e aranha) sai por R$35,00. é só remover os arrebites da mesa e arrebitar a mesa com 3 pernas e substiruir a aranha de 4 pernas pela de 6, montar partir para o abraço.

Se alguem precisar é só dizer!!!!!!!! Acho que vou montar um tópico para a adaptação.

ADRIO DIAS
26/05/2009, 19:58
Pessoal revivendo o tópico!!!
O avanço a vâcuo do meu distribuidor(Boch do motor BF) move a mesa + ou - 4mm quando acionado.Será que esse é o avanço correto???:pensativo:
Não entendo quase nada disso, e nem sei dizer quanto isso daria em ângulo,mas achei q 4mm não faria muita diferença.
Alguem sabe dizer qual é o deslocamento correto da haste do avaço a vâcuo?:concordo:

ADRIO DIAS
28/05/2009, 07:49
Alguem se habilita?????:pensativo:
Experts no assunto me deem uma forcinha!!!:concordo:

turboroe
29/05/2009, 09:55
só medindo com luz de ponto pra saber...

ou, se vc for bom em geometria, pode calcular isso a partir do diâmetro do rotor (não esquece que um giro do distribuidor = 2 giros do virabrequim)

vavarusso
09/09/2011, 18:10
Esse tópico é muito bom e precisa dá uma subidinha pra ver as novidades.

vavarusso
23/09/2011, 21:42
Boa noite pessoal!
Gostaria de retirar o distribuidor do meu bf para uma limpeza, tem alguma complicaçao? Alguma observação especial?

Sydney66
23/09/2011, 23:02
Retire a tampa permanecendo os cabos nela, com um marcador, faça uma marcação no corpo do distribuidor exatamente para onde aponta o rotor, depois faça uma marcação na base do distribuidor com o bloco. Agora pode soltar o distribuidor e limpa-lo, não movimente o motor de forma alguma, não deixe o carro em marcha engatada. Para recolocar alinhe as marcações feitas noo rotor e base e recoloque a tampa, ela só encaixa em uma posição.
Outra coisa, terá que reajustar a folga do platinado. Espero ter me feito entender, se estiver inseguro melhor procurar um mecânico para o serviço.
Abraços.

vavarusso
23/09/2011, 23:08
Retire a tampa permanecendo os cabos nela, com um marcador, faça uma marcação no corpo do distribuidor exatamente para onde aponta o rotor, depois faça uma marcação na base do distribuidor com o bloco. Agora pode soltar o distribuidor e limpa-lo, não movimente o motor de forma alguma, não deixe o carro em marcha engatada. Para recolocar alinhe as marcações feitas noo rotor e base e recoloque a tampa, ela só encaixa em uma posição.
Outra coisa, terá que reajustar a folga do platinado. Espero ter me feito entender, se estiver inseguro melhor procurar um mecânico para o serviço.
Abraços.
Sidiney obrigado. Entendi sim, ou seja: tenho que marcar tampa com corpo e rotor, corpo com bloco, e nao girar o eixo, e nao deixar o motar engrenado..... Dúvida: Nao posso também marcar eixo com o corpo, e assim poderia girar para uma limpeza total????

Sydney66
24/09/2011, 20:09
Sidiney obrigado. Entendi sim, ou seja: tenho que marcar tampa com corpo e rotor, corpo com bloco, e nao girar o eixo, e nao deixar o motar engrenado..... Dúvida: Nao posso também marcar eixo com o corpo, e assim poderia girar para uma limpeza total????
Sim amigo, isso mesmo, marcando ele de forma que todas as posiç!oes possam ser depois feitas, você pode desmonta-lo completamente e com segurança de que depois vai ficar, no mínimo, da forma como estava.
Grande abraço.

vavarusso
26/09/2011, 11:22
HELP!!! As graduações da polia do virabrequim nao coincidem com PMS... Pois quando ela passa pela seta não há compressaõ no cilindro. A compressao está acontecendo em outra marca que parece ter sido feita por alguém. O rotor tem que ficar apontando pra quantas horas, quando da queima do 1º cilindro? Acho que o do meu Bf fica aproximadamente às 07:00Hs. Ou nao tem hora certa???? Quero eu mesmo colocar o velho BF no ponto. Ajudem_me

vavarusso
27/09/2011, 23:09
O rotor tem que ficar apontando pra quantas horas, quando da queima do 1º cilindro? Será que seria aproximadamente às 07:00Hs. Ou nao tem hora certa???? Quero eu mesmo colocar o velho BF no ponto. Será que cada BF tem seu rotor apontado em uma direção.(Acredito que nao) Ajudem-me!!!!
Sim! 7:00 horas é olhando de frente para o distribuidor(sem a tampa) o rotor aponta + ou - para o diferencial dianteiro. Desculpem tantos detalhes.....

Bercan
28/09/2011, 08:40
vavarusso, como assim? 7 horas e apontando para o diferencial dianteiro???? para pontar pro dif dianteiro não teria q ser 4 horas???

bom.... eu coloco o bf no ponto no "zoio" msm.... sem pistola de ponto.....

1 - regulo a folga do platinado.
2 - coloco a seta indicando 7º para o lado maior da escala na polia. o correto segundo o manual seria 5º... mas antes a gasolina era pura.
3 - verifico a posição do rotor.(+ ou - entre 7 e 8 horas)
4 - folgo o parafuso de regulagem do distribuidor.
5 - ligo a chave so para acender o painel e assim alimentar a bobina.
6 - retiro o cabo da bobina que e ligado na tampa do distribuidor.
7 - aproximo a ponta do cabo de uma parte do motor que da terra.
8 - vou girando o distribuidor sentido horário....(eu acho) ate dar centelha no cabo da bobina.
9 - aperto o parafuso de regulagem do distribuidor......
10 - Ta pronto........ e so bater a chave q pega na hora!!!!

aguardo as criticas dos mais experientes.....rsrsrs mas e assim q tenho feito..

agora uma pergunta...... com quantos graus adiantado ou atrasado vc's colocam o velho bf????
tenho colocado com 7º para o lado maior da escala.... e isso msm?

abraço!!

Bercan
28/09/2011, 08:46
:semideia???????

vavarusso
28/09/2011, 09:42
[QUOTE=Bercan;1535547]vavarusso, como assim? 7 horas e apontando para o diferencial dianteiro???? para pontar pro dif dianteiro não teria q ser 4 horas???
Bercan muito obrigado por compartilhar a sua prática na colocação no BF no ponto. Em relação 7h diferencial diant. escrevi imaginando, vou visualizar e posto a hora certa do DIF=DIS.

2 - coloco a seta indicando 7º para o lado maior da escala na polia. o correto segundo o manual seria

Beleza foi isso que encontrei. Em relação aos graus a graduação da polia do meu BF parece está fora do lugar, pois a compressao está acontecendo em outra marca feita a facão. kkkkkk
Valeu!!!

Bercan
28/09/2011, 10:42
vavarusso,

para saber o momento exato de quando o cilindro numero 1 entra em "compressão", basta retirar a vela do mesmo e colocar uma bucha de plastico ou outra coisa parecida no lugar da vela e girar o motor na mão.... quando cuspir a "bucha" ta ai o que seria o "ponto de compressão"... sendo assim a ponta do rotor vai ter que apontar para o cilindro nº 1.

se vc retirar todas as velas fica mais fácil d girar o bf. cuidado com a bucha q vai colocar, certifique-se de que não existe possibilidade dela ser "puxada" para dentro do cilindro.

creio que assim vc consegue descobri sem precisar das marcações da polia.....

mas vamos aguardar os mais experientes.....

Rafaminc
28/09/2011, 11:26
vavarusso,

para saber o momento exato de quando o cilindro numero 1 entra em "compressão", basta retirar a vela do mesmo e colocar uma bucha de plastico ou outra coisa parecida no lugar da vela e girar o motor na mão.... quando cuspir a "bucha" ta ai o que seria o "ponto de compressão"... sendo assim a ponta do rotor vai ter que apontar para o cilindro nº 1.

se vc retirar todas as velas fica mais fácil d girar o bf. cuidado com a bucha q vai colocar, certifique-se de que não existe possibilidade dela ser "puxada" para dentro do cilindro.

creio que assim vc consegue descobri sem precisar das marcações da polia.....

mas vamos aguardar os mais experientes.....

Bercan, desculpe me intrometer, mas segue uma sujestão:
Quando você regula o ponto girando o distribuidor até a centelha pular, vc não tem a posição correta por causa das folgas do rotor e isso pode deixar o motor um pouco fora de ponto.

Sem a lâmpada, o ideal é girar a polia do virabrequim no sentido horário e regular o distribuidor até a centelha pular na posição certa. Só que a cada tentativa, tem que voltar uma 1/2 volta na polia para evitar a zona de folga que existe na engrenagem que acopla o distribuidor ao virabrequim .
Quando eu regulada va sua forma, verificava com a strobo e a variação era muito grande (+- uns 3º), mas após começar a regular pela polia, não ficava nem 1º fora, quando comparado com a lâmpada.

Bercan
28/09/2011, 11:49
Rafaminc,

como eu disse parceiro, o que vale são as dicas dos mais experientes. rsrsrs
valew pela observação, da próxima vou tentar assim! Quando regulo sem a lampada giro o distribuidor no sentido horário ate pular a centelha e depois volto um pouco, justamente para compensar a folga.... e assim a comparação com a lampada não da muita diferença....
mas com total certeza, sem a lampada e melhor fazer como vc disse.....

mas me diz uma coisa... com quanto graus vc regula o ponto??? tenho colocado com 7º para o lado maior da escala... posso manter assim, ou deveria regular como o original em 5º???

Abraço!

Rafaminc
28/09/2011, 11:55
Rafaminc,

como eu disse parceiro, o que vale são as dicas dos mais experientes. rsrsrs
valew pela observação, da próxima vou tentar assim! Quando regulo sem a lampada giro o distribuidor no sentido horário ate pular a centelha e depois volto um pouco, justamente para compensar a folga.... e assim a comparação com a lampada não da muita diferença....
mas com total certeza, sem a lampada e melhor fazer como vc disse.....

mas me diz uma coisa... com quanto graus vc regula o ponto??? tenho colocado com 7º para o lado maior da escala... posso manter assim, ou deveria regular como o original em 5º???

Abraço!

Mas olha, já tentei 5, 7, 10º e não mudou nada, rssss. Agora tem que ver como fica a questão da altura, pois aqui estamos a uns 800m do nível do mar e isso faz diferença.
Tem que dar uma pesquisada no oráculo (google) se ao nível do mar tem adiantar ou atrasar o ponto um pouco...

Abçs

Bercan
28/09/2011, 11:59
rapaz.... quando coloquei 10º o meu velho BF quando perdia o giro...tipo na BR, quando começava tomar toco de quarta em uma subida.... GRILAVA tanto que ate dava medo de acelerar..... rsrsrrsrs...... to mantendo os 7º msm.....

Valew pela dica!!!!

abraço!

vavarusso
28/09/2011, 19:34
Li nesse fórum que nao se deve nunca girar o motor no sentido anti horario. Nem pra compensar um folga????
A bucha, para colocar no lugar da vela pra perceber a compressao, feita de papel de saco de cimento molhado nao tem igual. Vou patentear. rsrsrs

Rafaminc
29/09/2011, 08:30
Li nesse fórum que nao se deve nunca girar o motor no sentido anti horario. Nem pra compensar um folga????
A bucha, para colocar no lugar da vela pra perceber a compressao, feita de papel de saco de cimento molhado nao tem igual. Vou patentear. rsrsrs

Se girar na mão não vejo problema algum. O que pode acontecer? Nada...
É a mesma coisa dizer que fazer um motor injetado pegar no tranco esporádicamente danifica o motor. O que pode danificar é o catalizador se a injeção eletrônica estiver com problema e o combustível não queimar antes de chegar até ele.

vavarusso
01/10/2011, 17:08
[QUOTE=Bercan;1535547]vavarusso, como assim? 7 horas e apontando para o diferencial dianteiro???? para pontar pro dif dianteiro não teria q ser 4 horas???
3 - verifico a posição do rotor.(+ ou - entre 7 e 8 horas)
Bercan, hoje fui conferi a localização do cabo de vela do primeiro cilindro e realmente aponta para 5 horas e nao 7 como havia dito. Em relação aos graus da polia nao coincidiram com a seta do bloco, acho que é de outro carro ou sei la o que. Talvez coisa de carro feito em quintal.

sraposo
02/10/2011, 08:22
Olá.

Para refazer ou estender a escala de avanço da ignição da polia do virabrequim de qualquer motor em que esta gire no sentido horário, o desenho abaixo será útil. As instruções de uso estão escritas na figura.

A graduação se baseia no PMS do cilindro 1 ou seu cilindro gêmeo. Se alguém realmente estiver a fim de fazer uma marcação precisa, terá que usar um relógio comparador para determinar o PMS do pistão 1.

Vale lembrar que usar o "dedômetro" ou "chave-de-fendômetro" para determinar o PMS poderá levar a um erro de MUITOS graus.

Exemplo:
O curso do virabrequim de um motor com 4 cilindros de Opala é 76,2mm. Um desvio de apenas 1mm no curso em relação ao PMS significa uma diferença de 9,29 graus para mais ou para menos. Com 2mm de erro, o desvio será de 13,15 graus para mais ou para menos!

Quanto menor for o curso do virabrequim, maior o erro em graus que o tal 1mm de diferença irá causar.

Ou seja, na base do "achômetro" o virabrequim poderá estar bem longe até do PMS!

Abraços!

vavarusso
03/10/2011, 16:01
Pessoal, pode acontecer de um BF161 ter a posição do cabo do 1º cilindro no distribuidor apontando 5 horas e em outro motor esse mesmo cabo apontar para 7 horas? Pois no manual do jeep diz que o apontamento do cabo referente ao 1º cilindro são 5 horas, caso do meu jeep, mas o do colega aponta para 7 horas. !!!??? O dele esta parado mais ele disse que nao mexeu e que estava funcionamdo assim. Isso é Aberração?

Rafaminc
03/10/2011, 16:29
Pessoal, pode acontecer de um BF161 ter a posição do cabo do 1º cilindro no distribuidor apontando 5 horas e em outro motor esse mesmo cabo apontar para 7 horas? Pois no manual do jeep diz que o apontamento do cabo referente ao 1º cilindro são 5 horas, caso do meu jeep, mas o do colega aponta para 7 horas. !!!??? O dele esta parado mais ele disse que nao mexeu e que estava funcionamdo assim. Isso é Aberração?

Amigo, não importa para que hora o rotor está apontando, o que manda é a sequência dos cabos e a regulagem do PMS do primeiro cilindro.
Se vc cortar a haste do distribuidor e solda-la em outra posição, é só refazer a regulagem do PMS nesta nova posição e não terá problemas.
Se não em engano quem comanda a haste do distribuidor é a engrenagem da bomba de óleo, portanto se alguém tirou a engrenagem e pulou um dente na hora de montar, já pode ocorrer essa diferença.

vavarusso
03/10/2011, 17:59
Amigo, não importa para que hora o rotor está apontando, o que manda é a sequência dos cabos e a regulagem do PMS do primeiro cilindro.
Se vc cortar a haste do distribuidor e solda-la em outra posição, é só refazer a regulagem do PMS nesta nova posição e não terá problemas.
Se não em engano quem comanda a haste do distribuidor é a engrenagem da bomba de óleo, portanto se alguém tirou a engrenagem e pulou um dente na hora de montar, já pode ocorrer essa diferença.

Muito bem explicado. Com certeza, agora entendi. Acho que o diz o manual refere-se a configuração que ele sai de fabrica.

Claudio Almeida Machado
10/12/2011, 12:09
Senhores,
Estou com uma dúvida em relação ao ponto de ignição do bf, em marcha lenta o ponto inicial é em torno de 5º. Agora em alta RPM este grau para ter um melhor oproveitamento do motor deve ser em quanto? Tendo em vista que uso gasolina e caburador dfv original. Pergunto isso pois meu motor esta com sistema original platinado e percebo com a lampada que ele com giro alto esta avançando em torno de 30º. Será o correto? ja to de saco cheio com esta ignição, mes q vem devo colocar um DIS.

sraposo
10/12/2011, 16:06
Oi, Cláudio.

Supondo que o distribuidor esteja original e não possua desgaste considerável no mecanismo do avanço centrífugo, não seria de se esperar que este avanço fosse além do esperado.
Posso pensar em batentes dos "contrapesos" (as alavancas interfixas que fazem o deslocamento angular do eixo onde se fixa o rotor em relação ao eixo do distribuidor) e/ou a parte dos contrapesos que encostam nos batentes com desgaste acentuado que poderia levar o avanço centrífugo ir além (creio que não muito) do devido. Acho mais provável que as molas de retorno viessem a perder seu coeficiente de elasticidade e ficarem mais "moles",permitindo que o avanço centrífugo atuasse mais em rotaçÕes mais baixas, provavelmente chegando ao seu limite em rotaçao inferior do que quando o distribuidor era novo.
Como deve evoluir e o quanto o avanço centrífugo neste motor eu não sei. Cheguei a dar uma olhada em alguns documentos e não encontrei. Aliás, não é fácil encontrar tal tipo de informação relacionada ao avanço centrífugo e a vácuo! Normalmente limita-se ao avanço inicial que é aquilo que normalmente se espera que um mecânico faça. No entanto, avanço centrífugo e o a vácuo também podem dar problema e, sem informação, como alguém poderá verificar a correção disso? Só quando a membrana do avanço a vácuo furar? Ou só quanto o avanço centrífugo ficar travado ou completamente livre como se fosse um caixa de direção com folga?

Bem, de qualquer maneira, curva de avanço é algo que depende das características do motor, combustível, condições ambientais e aplicação. Uma coisa é certa: a gasolina atual NÃO é mais a gasolina da época do projeto deste motor. Estou falando da gasolina que atende à legislação, creio que 25% de etanol (alguém me corrija se estiver errado. Já foi 22, 24, 26% e creio que continue sendo algo perto disso), não daqueles líquidos que se vende em postos de combustível que podem ter uma composição "alternativa". Assim, a gasolina oficial de hoje permite (ou requer, como prefira) que a curva de ignição seja modificada. Aliás, os gigles teriam que ser aumentados também, para corrigir a mistura que fica mais pobre do que se fosse a "gasolina pura"...

Se alguém tiver as informações sobre os valores do avanço a vácuo e do centrífugo deste distribuidor, seria legal compartilhá-las.

Abraços!

Claudio Almeida Machado
14/12/2011, 07:01
Valeu Sérgio,
Vamos esperar quem sabe aparece alguém com as curvas de avanço deste motor(BF), isso seria bom para sabermos se realmente o distribuidor está em ordem...mas acho que o grande vilão desta história seria as molas do contra peso, olha quanto tempo elas estão lá, talvez tenham perdido a pressão e avançando mais "cedo" como vc msm disse.
As vezes por conta desdes problemas difíceis de se resolver me da vontade de trocar de motor, ta dificil de encontrar peças, informações e por ai vai...rsrs
Abração

sraposo
14/12/2011, 07:46
Oi, Cláudio.

"As vezes por conta desdes problemas difíceis de se resolver me da vontade de trocar de motor, ta dificil de encontrar peças, informações e por ai vai...rsrs"

MS > Este motor tem bom torque em rotação baixa e, devidamente ajustado, econômico até. Mudar de motor implica em adaptações e estes custos também devem ser considerados... além de ter que contar com uma boa mão-de-obra para que a coisa fique bem feita.
Infelizmente, a tendência é que as peças de reposição tendam a ficar mais escassas, mas ainda se encontra. Para resolver a questão do distribuidor, existem alternativas modernas e definitivas , proporcionando funcionalidades que vão além do sistema original. Aproveitando a oportunidade, sugiro conhecer o DD, o DIS PP e o DIS.

Grande abraço!

Claudio Almeida Machado
14/12/2011, 11:23
Complicado neh Sergio, e cara tenho interesse no dd....mas ainda to juntando as latinhas...quem sabe em janeiro...entrarei em contato...
Abraço, valeu mais uma vez

Roberto 6cc
12/02/2017, 09:20
Bom dia amigos!
Estava lendo esse tópico, e estou com um problema parecido.
Coloquei uma ignição eletrônica no meu BF (segundo informações do Opala) e não consigo acertar o ponto, deixo com 5 graus e quando sobe o giro do motor o ponto cai demais e fica pipocando e fraco.
Poderiam me ajudar??
Agradeço desde já!

sraposo
12/02/2017, 10:19
Bom dia amigos!
Coloquei uma ignição eletrônica no meu BF (segundo informações do Opala) e não consigo acertar o ponto, deixo com 5 graus e quando sobe o giro do motor o ponto cai demais e fica pipocando e fraco.
Poderiam me ajudar??
Agradeço desde já!

Roberto 6cc,

O motor BF-161, originalmente, só foi fabricado com distribuidor dotado de platinado. De uns anos para cá começou a aparecer no mercado distribuidores para ignição eletrônica para este motor, resultado da adaptação de um distribuidor para ignição eletrônica do Opala 6 cilindros. Evitarei os detalhes técnicos agora, mas se alguém os desejar, avise-me.
Desta ideia básica, surgiram dois tipos de produto:
1) a adaptação correta, ou mais exatamete menos incorreta, que faz com que ocorra adiantamento da ignição conforme a rotação sobe (avançco centrífugo) e em função da carga (avanço a vácuo).
2) a adaptação ERRADA, incondicionalmente errada, que faz com que a mudança no ângulo em que ocorre a ignição seja de ATRASÁ-LA, inclusive chegando a valores negativos (DPMS). Baseado no que você relatou, parece que o distribuidor que você tem aí é justamente este. Entre usar um distribuidor para ignição eletrônica que faz um trabalho errado e um distribuidor em bom estado com platinado que faz a coisa certa, preferível este.

Com este distribuidor errado você vai ter aumento de consumo de combustível e perda de torque, que aumentam conforme a rotação sobe e a faixa média de carga está atuante.

Infelizmente continua sendo fabricado e colocado à venda os distribuidores adaptados da maneira errada. Os vendedores das revendas desconhecem isso, assim como muitos mecânicos.

Existem soluções tecnicamente bem superiores a de um distribuidor, mesmo o para ignição eletrônica adaptado da maneira "certa".

Rafaminc
13/02/2017, 13:29
Bom dia amigos!
Poderiam me ajudar??
Agradeço desde já!

Tive o mesmo problema com o meu, pois o distribuidor que comprei foi tão mal feito que o motor não pegava nem lenta e não abria giro.

Para vc ter uma ideia, os contrapesos foram invertidos mas não abriam, o eixo tinha uma folga enorme (foi colocada veda rosca para tirar a folga), fazendo que a aranha raspasse nas hastes magnetizadas. A aranha inferior foi soldada com latão que não é magnetizável...Um serviço de porco o que fizeram... Comprei no ML na época.

Resumindo, desmanchei tudo e adaptei só a aranha e bobina inferior do opala no meu distribuidor original. Daí ficou perfeito. Pegou lenta, manteve os avanços originais e não deu mais problema...