PDA

Ver Versão Completa : Turbina na Hilux Sr5 1999 com 200.000 Km.

DieselPower
19/05/2008, 14:31
Olá colegas do fórum,
Meu sogro irá turbinar a Toyata Hilux Sr5 1999 CD dele ainda este mês. Porém ao entra em contato co uma autorizada Toyota, eles afirmaram que por estar perto dos 200.000 Km (197.000 pra ser mais exato), seria instalar a turbina e estourar o motor.
Tanto que els disseram: "-Nós só turbinamos motores com até 20.000 Km, pois se ele amaciar aspirado e for turbinado posteriormente ele estoura."
Achei bastante estranho este comentário, até porque a engenheiro proprietário da empresa a qual irá turbinar a Hilux do meu sogro, disse que já turbinou várias com Km elevada e nunca teve problema (desde que o motor não esteja batendo nem com pressão no carter).
Alguém já ouviu falar a respeito?
Quem tem Hilux turbinada, com quantos Km turbinou? Continuam utilizando a embreagem original? Não patina?
Como esta o consumo? A do meu sogro esta fazendo 8 Km/l (após a troca dos bicos injetores)...
Desde já agradeço a atenção. Obrigado.
Abraço a todos...

DieselPower
19/05/2008, 14:33
Desculpem a falta de letras, meu teclado esta uma b....!

Aurélio
19/05/2008, 18:34
"-Nós só turbinamos motores com até 20.000 Km, pois se ele amaciar aspirado e for turbinado posteriormente ele estoura."
(...)Alguém já ouviu falar a respeito?
Opa.
Se o serviço for ruim, estoura até com qualquer quilometragem... :mrgreen:

Quem tem Hilux turbinada, com quantos Km turbinou?
A minha SW4 estava com 190.000 e instalei turbina, intercooler e troquei os bicos. O serviço foi feito com o Maurício da Rasch Motoren (www.raschmotoren.com.br (http://www.raschmotoren.com.br)). Aliás, recomendo.:concordo:

Continuam utilizando a embreagem original?
Por indicação do Maurício, coloquei o disco com pastilhas de cerâmica e colar original. Ficou show de bola. Há sim o risco de patinar com a embreagem original, principalmente se já estiver gasta. Mas...O Leonardo Dicini, aqui do fórum, quando fez o serviço não trocou a embreagem e, segundo ele, não patina.

Como esta o consumo? A do meu sogro esta fazendo 8 Km/l (após a troca dos bicos injetores)...
Na cidade quase 9Km/l e na estrada, numa média de 110Km/h faz um pouco mais de 10km/l

Abraços,

DieselPower
19/05/2008, 21:53
Obrigado pelas dicas Aurélio,
Nós vamos instalar o kit Turbo em uma oficina em Erechim - RS, onde o proprietário é um engenheiro mecânico e me passou muita segurança. Disse que já fez inúmeras instalações de kits Turbo e respondeu todas as minhas dúvidas prontamente.
Realmente parece conhecer o assunto.
O kit é composto de uma turbina Garret e trabalha com 0,8 Kg/cm3.
Mas o melhor de tudo é o preço: R$ 2.600,00

Aurélio
19/05/2008, 23:12
Opa.
Não há o que agradecer e boa sorte aí, caboclo! :concordo:

Abs,

Rafael TED Ferreira
20/05/2008, 20:44
Eu só achei esses R$ 2.600,00 meio salgados, o kit da SPA está saindo por uns R$ 1.800,00 e eles ainda parcelam em 3x.

DieselPower
20/05/2008, 23:19
MAs eles não instalam...
Esse preço é instalado, e também pode-se parcelar em 1 + 2 no cheque (sujeito a aprovação de cadastro)....
Achei bem barato perto do que os outros estão cobrando...

Augustocesar
21/05/2008, 12:02
Dieselpower,
A minha eu turbinei com 170000 km e já tá com quase 250000 e tá beleza.
A minha a pressão vai até 1,3 e tem respondido muito bem.
O Serviço tem que ser bom, senão, conforme o Aurélio falou, estoura até motor zero.
Em meu ponto de vista é verificar o motor, se ele não apresenta defeito, pode turbinar.
Abraços,
Augusto SW4/93 TDi
Goiânia Goiás.

Leonardo Dic
25/05/2008, 14:51
Dieselpower, a minha foi turbinada com 260.000 km, sem problema nenhum. Hoje ela ta com o André aqui do forum, deve estar beirando os 400.000 km sem problemas.

Abraço

DieselPower
25/05/2008, 16:17
Bom saber disso Leonardo, iria fazer o serviço de qualquer maneira, mas com estas observações fico mais tranquilo. Estamos esperando apenas uma folga no serviço para viajar maçarico e voltar turbinado!
Obrigado a todos pela ajuda!
Abraço!

Jove
08/06/2008, 12:12
Comprei a 2 semanas uma sw4 muito maravilhosa por sinal e tb estou querendo turbinar, aparentemente o motor ta funcionando em perfeito estado, lendo esse forum não poderia deixar de dizer que até agora com muita pesquisa entre net e mecanico especialziados em toyota, TODOS FALAM A MESMA COISA, muito maquina e aguenta o tranco mesmo...
ABRÇ A TODOS

DieselPower
09/06/2008, 14:09
Sem dúvida este motor é muito resistente.
Ainda estou aguardando uma trégua no serviço para poder leva-la a Erechim, onde será turbinada.
Já trocamos o kit embreagem e os dois amortecedores dianteiros. Ficou outro veículo!
Assim que a repotencialização estiver concluida,posto aqui os resultados.
Abraço a todos.

Jove
15/06/2008, 07:18
Alguem sabe me dizer q turbina, modelo, marca devo comprar para a minha sw4? não sou mecanico e não entendo muito dessas coisas, e aqui no 4 x4 aprendi demais sobre tudo isso...se alguem q ja fez isso puder me dar uma luz sobre eu agradeço eternamente... obg a todos desde já....

Raphael Stephano
15/06/2008, 10:49
Jove,
Tenho uma Hilux 2004 motor 5L 3.0, e instalei o kit turbo SPA há 2 meses, minha pickup estáva com 55000km quando instalalei e até agora gostei muito do resultado, quanto ao kit SPA o que mais gostei nele foi como ele vem organizado. Resumindo gostei muito do kit SPA, não tenho o que reclamar.

Abraços

Raphael

Duda Sousa
20/06/2008, 16:04
DieselPower,
poderia me informar em quanto ficava o consumo da SR5 antes de ser turbinada?
Estou traçando uns paralelos entre Hilux SR5 99 e Ranger 01 HSD.
Grato

DieselPower
20/06/2008, 21:25
Amigo Duda, a Sr5 ainda não foi turbinada. Estamos esperando uma folga no serviço para leva-la até Erechim-RS (onde será turbinada).
A média co bicos injetores novos ficou em 8 km/l, porém antes da troca dos bicos ela fazia 9,5 km/l (50% cidade, 50 % estrada). Ainda não sei o porque desse consumo maior, deveria ser ao contrário...
Mas espero que a média melhore após turbinada, pois é isto que costuma ocorrer.
Abraço.

Raphael Stephano
21/06/2008, 19:57
Duda,

Não sei se ajuda, pois meu motor é o 5L, praticamente mesma coisa que o 3L, só que com um cilindrada maior e um pouco mais de potência. O consumo depois do turbo ficou praticamente a mesma coisa faz sempre 8km/l, na cidade ou na estrada andando mantendo os 120km.

abraços

DieselPower
25/06/2008, 11:51
Raphael,
Então acabou o sofrimento das reduções de marchas para você?
O objetivo de turbinarmos a Hilux é para poder subir um morrinho a mais de 50 km/h!
Fiquei sabendo que ela sobe serras muito bem depois de turbinada, né?
Posta aí suas impressões e as diferenças, dela antes aspirada, e agora turbinada.
Abraço.

Raphael Stephano
26/06/2008, 15:59
Dieselpower,

A principal diferença foi exatamente essa, a pickup acabou ganhando folego nas subidas e arrancadas, de final não fez muita diferença pois o diferencial e o giro acaba estourando em 5ª. Mas de 0 a 100km/h e viajando 100 a 140 km/h eu ando com qualquer carro 1.8. Resumindo gostei muito do resultado final pois hoje viajo em 5ª sem precisar reduzir e mantenho os 120 a 130 direto. Para ilustrar, meu irmão tem um corolla Fielder mecanico e fiz uma brincadeira com ele na arrancada até 3ª minha eu tava na frente dele, depois ele me passou, mas um dia subindo a serra de mogi, ele não conseguiu fugir de mim, andei o tempo todo colado nele. O que falta nela agora é alongar o diferencial um pouquinho, vou colocar os pneus 31", pois no plano em 5ª ela o giro entra no vermelho se não tomar cuidado vc estoura o motor.
abraços

DieselPower
26/06/2008, 16:29
Valeu Raphael, bom saber que esta satisfeito. Quanto aos pneus, meu sogro já utiliza 31", e a escala do velocímetro agora esta certinha. Se passar em uma lombada eletrônia com o painel marcando 50 km/h, a lombada também marca 50 km/h.
Abraço.

Renatopami
26/06/2008, 22:23
Só para somar informações sobre consumo de hilux.......
Tinha uma sr5 2000,com pneus 33....ela fazia entre 9 e 10 km/l,e o consumo da cidade para a estrada não tinha muita diferença não....
Sobre pneus,vou contar a vcs......Coloquei os 31(BF) na minha hilux atual(2004 com turbo de fábrica) e matei o carro.....:parede:
Ela ficou uns 10% mais lerda,e senti uma piora na frenagem também....
O turbo demora mais para entrar em ação,em determinadas situações é irritante:evil:
Tem uma serrinha para chegar na minha casa,e numa parte desta serra,com os pneus originais(canela fina),eu subia em segunda....agora com estes BF 31,só de primeira:rolleyes:
ABRAÇOS!!!

Raphael Stephano
27/06/2008, 11:41
Renato,
Isso acontece porque a sua, como é turbo de fabrica vem equipada com um diferencial mais longo 3,727:1 e a minha vem com o diferencial padrão 4,556:1, quando vc colocou os 31" vc alongou em +- 7% o diferencial, o que acabou tornando sua camionete sem torque em baixa, porém de velocidade final deve ter ficado boa. No meu caso eu preciso alongar um pouco para melhorar a final.

Abraços
Raphael

Renatopami
27/06/2008, 18:41
Renato,
Isso acontece porque a sua, como é turbo de fabrica vem equipada com um diferencial mais longo 3,727:1 e a minha vem com o diferencial padrão 4,556:1, quando vc colocou os 31" vc alongou em +- 7% o diferencial, o que acabou tornando sua camionete sem torque em baixa, porém de velocidade final deve ter ficado boa. No meu caso eu preciso alongar um pouco para melhorar a final.

Abraços
Raphael
Sim Raphael...é isto mesmo....Os pneus maiores fazem o turbo demorar mais para entrar em ação(acho que isso se chama turbolag),então o carro demora mais para embalar....:parede:
ABRAÇOS!!!!