Ver Versão Completa : carburador e centralização da borbulete
aguiar-albuquerque@ig.com
19/05/2008, 01:04
Desde do meu primeiro niva(esse é o terceiro), que enfrento problemas com carburador, do original ao adaptado. Os ¨mecânicos¨ em geral entendem que o concerto passa por uma simples limpeza, mas a realidade é outra completamnete diferente. tenho a obrigação de anuncia para este forum que pela primeira vez em todos estes anos consegui sicronisar o casrburador de tal forma, que quando ligo pela manhã,ainda completamente frio, já segura em rotação baixa e saio rodando imediatamente, sem precias de afogador ou esquentar o carro.
Toda essa dadiva advem de um simples mecanico de paulo afonso que via coreio resolveo este crônico problema. :lol:
BACALHAU
19/05/2008, 07:46
Sim... e o amigo não vai dividir a receita do "bolo" com a gente? Ou é segredo? Explica para nós, vai.
maanunes
19/05/2008, 08:48
Rasgue o peixe hombre !! o Meu mesmo como bura zero Km é um saco para pegar.
[]s
Desde do meu primeiro niva(esse é o terceiro), que enfrento problemas com carburador, do original ao adaptado. Os ¨mecânicos¨ em geral entendem que o concerto passa por uma simples limpeza, mas a realidade é outra completamnete diferente. tenho a obrigação de anuncia para este forum que pela primeira vez em todos estes anos consegui sicronisar o casrburador de tal forma, que quando ligo pela manhã,ainda completamente frio, já segura em rotação baixa e saio rodando imediatamente, sem precias de afogador ou esquentar o carro.
Toda essa dadiva advem de um simples mecanico de paulo afonso que via coreio resolveo este crônico problema. :lol:
Aguiar, o carburador não deve ser usado como "opcional", ele é parte importante do carburador, seu uso é normal em um motor carburado, pois a sua função é permitir as partidas com o motor frio. Se não está sendo necessário para as partidas com o motor frio, é porque a mistura do seu carburador está excessivamente rica, o que irá trazer um alto consumo.
IMPORTANTE: uma das piores coisas que se pode fazer a um motor é dar a partida no motor frio e, para "economizar" o afogador, não puxar o mesmo, e, ao invés disso, acelerar fortemente o motor, logo que ele pegar, bombeando com o acelerador. Nesta hora, o óleo ainda não chegou aos cilindros, portanto os mesmos irão funcionar com muito mais atrito. Além disso, estando o óleo frio, ele ainda não está com 100% de eficiência, o que também irá prejudicar as partes móveis do motor.
O correto é puxar totalmente o afogador, dar a partida e, logo que o motor pegar, empurrar UM POUCO o afogador, deixando o motor menos acelerado, mas numa rotação em que não "morra". Depois, é só sair rodando, DEVAGAR, para dar tempo aos lubrificantes das caixas de câmbio e de transferência, bem como dos diferenciais, de se aquecerem e de atingirem todos os pontos que devem ser lubrificados. Ou seja: não adianta esquentar o motor com o carro parado e depois sair "rasgando", com os demais componentes ainda frios, portanto sem lubrificação.
Após rodar por alguns minutos, é só ir empurrando, paulatinamente, o cabo do afogador para dentro, conforme perceba que o motor já está funcionando "redondo" na marcha lenta.
Rones Jr
19/05/2008, 14:22
Isso que o Gil citou é oq a injeção eletrônica faz automaticamente....
Olha, meu bura era original 92....e semprei usei o afogador pra ligar. Em dias frios (raros no ES) ele morria....em dias quentes, não morria, mas o RPM quase não mexia...caso em que a lubrificação fica comprometida pela baixa vazão da bomba, justamente pelo baixo giro....logo quando vc mais precisa dela!
Com a termostática no lugar, menos 10 minutos e já estava na temperatura de trabalho.
Tb não perdia tempo esquentanto o carro (carro é pra andar), saia devagar e ia aumentado o ritmo. ....ganhava assim alguns Km´s na média de consumo final...
Aguiar, o carburador não deve ser usado como "opcional", ele é parte importante do carburador, seu uso é normal em um motor carburado, pois a sua função é permitir as partidas com o motor frio. Se não está sendo necessário para as partidas com o motor frio, é porque a mistura do seu carburador está excessivamente rica, o que irá trazer um alto consumo.
IMPORTANTE: uma das piores coisas que se pode fazer a um motor é dar a partida no motor frio e, para "economizar" o afogador, não puxar o mesmo, e, ao invés disso, acelerar fortemente o motor, logo que ele pegar, bombeando com o acelerador. Nesta hora, o óleo ainda não chegou aos cilindros, portanto os mesmos irão funcionar com muito mais atrito. Além disso, estando o óleo frio, ele ainda não está com 100% de eficiência, o que também irá prejudicar as partes móveis do motor.
O correto é puxar totalmente o afogador, dar a partida e, logo que o motor pegar, empurrar UM POUCO o afogador, deixando o motor menos acelerado, mas numa rotação em que não "morra". Depois, é só sair rodando, DEVAGAR, para dar tempo aos lubrificantes das caixas de câmbio e de transferência, bem como dos diferenciais, de se aquecerem e de atingirem todos os pontos que devem ser lubrificados. Ou seja: não adianta esquentar o motor com o carro parado e depois sair "rasgando", com os demais componentes ainda frios, portanto sem lubrificação.
Após rodar por alguns minutos, é só ir empurrando, paulatinamente, o cabo do afogador para dentro, conforme perceba que o motor já está funcionando "redondo" na marcha lenta.
Corretissimo!!!!!!
Mandou bem!!!
19/05/2008, 17:16
Gil, ¨¨o caso eu conto como o caso foi¨¨ O carburador foi condenado por todos os mecanicos da região, cada qual botava o seu defeito de raciocino,acontece que esse mecânico de Paulo Afonso o VAL, quando pegou na peça identificou um erro elementar no eixo da borbuleta e nos glices, a mistura ficou propocional e consumo não aumentou, o nosso niva faz 12 km por um litro na destrada e quase 10 na area urbana. é ou não é um automovel de passeio, tambem?
Rones Jr
19/05/2008, 17:20
que isso?....Não que não acredite....mas, chama o exorcista!!! Manda a fórmula pro povo ai...rssss...pq mesmo não tendo mais Niva....ainda continuo um curioso inveterado...
Gil, ¨¨o caso eu conto como o caso foi¨¨ O carburador foi condenado por todos os mecanicos da região, cada qual botava o seu defeito de raciocino,acontece que esse mecânico de Paulo Afonso o VAL, quando pegou na peça identificou um erro elementar no eixo da borbuleta e nos glices, a mistura ficou propocional e consumo não aumentou, o nosso niva faz 12 km por um litro na destrada e quase 10 na area urbana. é ou não é um automovel de passeio, tambem?
E você não vai nos contar qual é este erro elementar, para que também possamos economizar combustível? :dance::dance::dance:
BACALHAU
19/05/2008, 21:10
Grande Gil, entende tudo de mulher... ops, de motor.
Lubrificação do adequada para reduzir o atrito do pistão.
"...é só ir empurrando, paulatinamente, o cabo do afogador para dentro, conforme perceba que o motor já está funcionando "redondo".
Que sábio, que sábio.
Quando crescer eu quero ser igualzinho a ele. :palmas::palmas::palmas:
Desculpem, mas não resisti.:mrgreen:
shuther4x4
19/05/2008, 21:38
Eu compro!!!!!
brincadeira!
Parabéns, o seu niva sem dúvida é o mais econômico que já ouvi falar. Se o meu fizesse isso eu só andava nele.........
Grande Gil, entende tudo de mulher... ops, de motor.
Lubrificação do adequada para reduzir o atrito do pistão.
"...é só ir empurrando, paulatinamente, o cabo do afogador para dentro, conforme perceba que o motor já está funcionando "redondo".
Que sábio, que sábio.
Quando crescer eu quero ser igualzinho a ele. :palmas::palmas::palmas:
Desculpem, mas não resisti.:mrgreen:
:parede::parede::parede: Bacalhau, você já foi melhor...:mrgreen:
20/05/2008, 01:23
E você não vai nos contar qual é este erro elementar, para que também possamos economizar combustível? :dance::dance::dance:
Girtz meu camarada só val pode responder tal feito.O real é que ao acionar a ingnição o motor permanece em baixa rotação sem alteração em aceleração mantendo-se funcionando completamente frio dentro dos padrões.:roll:
AGUIAR
Girtz meu camarada só val pode responder tal feito.O real é que ao acionar a ingnição o motor permanece em baixa rotação sem alteração em aceleração mantendo-se funcionando completamente frio dentro dos padrões.:roll:
AGUIAR
Conta o milagre e não conta o Santo :?:
[]s :?
AGUIAR
?????????????????????????????????????????????????? ?????
Rones Jr
21/05/2008, 08:59
Ok, já que não teremos mesmo a info sobre o password do paraíso, segue uma ideia interessante, principalmente para quem vai mexer no motor e que pode, em tese, ajudar na economia e desempenho.
http://somender-singh.com/content/view/119/49/
http://somender-singh.com/content/view/119/49/
...e quem diria? Já tem um discípulo em Alagoas! :rolleyes:
E qual seria este endereço para contato?
caraca esse fds assustei com meu niva na estrada!!! 6.5km/L
estava bebendo mais q o dono mto mais.....aiuhaiuahuha
bom chegando na city dos meus pais --> Americo Brasiliense
fui ao mecanico vizinho onde meu pai sempre levava seus carros... agora naum o velho tah fresco carro zero soh na concess...
mas tah bom......... o meca eh bom
chegando lah fui trocar as velas coloquei a ACDelco para GNV (tem um corte no eletrodo tipo Y)
retirando as velhas percebeu estarem encharcadas... assustei pensei ser de óleo... o motor é novo... ele respondeu rindo calma... eh gasolina!! deve ser bura desrregulado
o parafuso da gasolina só estava uma volta mais aberto q o normal
Bom com velas novas e bura qse regulado... ele mexeu correndo e ajustou no ouvido!!!
jah fez 9.5km/L na estrada com gasolina comum...
vou fazer uma afinação do bura com um tiozinho que conhece mto de bura aki em sampa.... perto da Av inajar de souza
depois posto os resultados e endereço para interessados(não me lembro só sei onde eh...)