Ver Versão Completa : Lubrificação do Niva
Prieto 4x4
18/05/2008, 20:27
Pessoal, antes de mais nada, quero dizer que pesquisei no forum sobre este assunto ( lubrificação / Niva ) e não encontrei nada. Peço desculpas caso o tópico aborde um assunto já discutido em outros tópicos.
Pode parecer simples, mas um simples descuido com a lubrificação pode custar caro com o comprometimento de partes importantes do veículo.
Por isso gostaria de estar discutindo os cuidados, os períodos de troca, os tipos de óleos e lubrificantes utilizados, casos que tenham ocorrido relacionados ao tema, dicas, sugestões, etc, etc....
E quem sabe elaborar uma tabela para facilitar a vida de muitos "Niveiros" inexperientes, como eu :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
abs
Cesar
BACALHAU
18/05/2008, 22:58
Mensagem repetida
BACALHAU
18/05/2008, 23:07
César, desculpe a pergunta, mas você tem o Manual do Proprietário do NIVA? Lá tem essas informações.
Caso não tenha, no anexo, tem uma cópia que eu editei. Depois de imprimir (página par no verso da página impar), leve em uma papelaria, dessas que fazem encadernação com capa plástica. Mande cortar as folhas ao meio e mande colocar uma capa plástica com espiral. Fica no tamanho ideal para guardar no porta luvas.
Espero ter ajudado.
Zabumbas
P.S.: Não consegui carregar o anexo. Se você quiser uma cópia me mande o seu e-mail via bacalhaucsb@hotmail.com que eu envio.
Sei que o assunto é lubrificação e troca de óleos, mas segue uma dica relacionada a fluidos... ;)
Acredito que a maioria já está cansada de saber, mas acho que pode ser uma boa dica principalmente para pretensos niveiros que nem imaginam que a embreagem do Niva é hidráulica e assim como o fluido de freio, precisa ser periódicamente verificada e quando necessário completada, sob pena de ficar sem embreagem... as mangueiras que saem dos bujões de fluido, tanto de embreagem quanto de freio, precisam ter seu estado verificado e se necessário, trocadas tb periódicamente...
[]s :concordo:
PS: Boa César :palmas:
Otávio Luiz
19/05/2008, 09:49
E não esqueçam de engraxar a cada 3/4 meses.
São sete pontos (em algum lugar do fórum tem um desenho destes pontos...:pensativo:): as cruzetas (5) e os estriados dos cardãs.
São sete pontos (em algum lugar do fórum tem um desenho destes pontos...:pensativo:): as cruzetas (5) e os estriados dos cardãs.
Pesquisei por "pontos de lubrificação" e achei aqui (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=9778&highlight=pontos+lubrifica%E7%E3o) a lista dos sete pontos:
(sic)
Os 7 pontos são:
1- Cruzeta do carda dianteiro junto ao diferencial dianteiro
2- Estriado do cardã dianteiro (existe um parafuso allen que deve ser tirado e usar o bico que parecido cônico , " /\")
3- Cruzeta do carda dianteiro junto ao diferencial central
4- Cruzeta do carda traseiro junto ao diferencial central
5- Estriado do cardã traseiro
6- Cruzeta do carda traseiro ao diferencial traseiro
7- Cruzeta entre o cambio e o diferencial central
(acoplamento elástico) , alguns Nivas possuem um acoplamento homocinético, não sei exatamente a partir de que ano, me parece 94, ou aqueles que já substituíram estão livres deste ponto.
Retirado do site: http://www.nivacuritibae4x4.pop.com.br/dicas25.htm
Ops! :oops: "Si isquici" da imagem :putz:
Segue lá!
Prieto 4x4
19/05/2008, 10:21
César, desculpe a pergunta, mas você tem o Manual do Proprietário do NIVA? Lá tem essas informações.
Caso não tenha, no anexo, tem uma cópia que eu editei. Depois de imprimir (página par no verso da página impar), leve em uma papelaria, dessas que fazem encadernação com capa plástica. Mande cortar as folhas ao meio e mande colocar uma capa plástica com espiral. Fica no tamanho ideal para guardar no porta luvas.
Espero ter ajudado.
Zabumbas
P.S.: Não consegui carregar o anexo. Se você quiser uma cópia me mande o seu e-mail via bacalhaucsb@hotmail.com que eu envio.
Fala aí, Bacalhau.
Tenho o manual sim. E também não é preguiça de ler não.
É que o manual as vezes passa uma informação fria, e as vezes mais com o objetivo de se resguardar de uma eventual garantia do que propriamente informar ao usuário.
Tente seguir as "orientações" de um manual de um carro 0 Km "convencional" para ver se você consegue.....eu acho quase impossível.
Existem "macetes" que não constam de manuais, como por exemplo, uma dica que recebi do Otávio, aqui no Forum, de se "elevar" a altura dos respiros dos diferenciais ( eu instalei mangueiras e elevei até a altura da entrada de ar do capô ). Não adiantaria nada trocar o óleo do diferencial como indica o manual e ao passar por um alagado, ter o óleo "contaminado" por água e lama....
Entendeu, mais ou menos onde pretendo chegar????
abraços
Cesar
Prieto 4x4
19/05/2008, 10:26
Segue lá!
Soldier
Desculpe-me a "inguinoranssia", mas os pontos marcados no desenho, não estão em desacordo com a os pontos indicados???
Cesar
Otávio Luiz
19/05/2008, 10:32
Segue lá!
Essa mesmo!!!:concordo:
Soldier
Desculpe-me a "inguinoranssia", mas os pontos marcados no desenho, não estão em desacordo com a os pontos indicados???
Cesar
:putz: Tem razão... segue uma imagem com legenda... considere os pontos de lubrificação listados com "letras" de "a" até "g".
Luciano SHAKALL
19/05/2008, 11:42
"... segue uma dica relacionada a fluidos ... para pretensos niveiros que nem imaginam que a embreagem do Niva é hidráulica e assim como o fluido de freio, precisa ser periódicamente verificada e quando necessário completada, sob pena de ficar sem embreagem ..."Realmente, é uma boa dar esse toque pra galera :concordo: . . .
Eu mesmo, pouco depois de pegar o NIVAder, fiquei sem embreagem por falta de fluido (no meu caso, devido a um vazamento no famigerado cilindro inferior...).
Convém lembrar também, que os fluidos de freio e embreagem (por sinal, o mesmo fluido ;) ), possuem propriedades higroscópicas, ou seja, absorvem umidade.
E DAÍ? Esses fluidos são relativamente imcompressíveis, o que faz "empurrar os êmbolos necessários quando preciso; mas ao absorver umidade,
ele passa a ter uma compressibilidade muito maior, tornando o freio/embreagem "borrachudo" e ineficiente :shock: !
SOLUÇÃO? Além de verificá-los regularmente, o sistema deve ser "sangrado" e ter seu fluido totalmente substituído periodicamente :concordo: !
[]'s
Pesquisei por "pontos de lubrificação" e achei aqui (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=9778&highlight=pontos+lubrifica%E7%E3o) a lista dos sete pontos:
(sic)
Os 7 pontos são:
1- Cruzeta do carda dianteiro junto ao diferencial dianteiro
2- Estriado do cardã dianteiro (existe um parafuso allen que deve ser tirado e usar o bico que parecido cônico , " /\")
3- Cruzeta do carda dianteiro junto ao diferencial central
4- Cruzeta do carda traseiro junto ao diferencial central
5- Estriado do cardã traseiro
6- Cruzeta do carda traseiro ao diferencial traseiro
7- Cruzeta entre o cambio e o diferencial central
(acoplamento elástico) , alguns Nivas possuem um acoplamento homocinético, não sei exatamente a partir de que ano, me parece 94, ou aqueles que já substituíram estão livres deste ponto.
Retirado do site: http://www.nivacuritibae4x4.pop.com.br/dicas25.htm
Os Nivas, a partir de 95 vieram com estas homocinéticas. Entretanto, muitos niveiros já providenciaram a substituição em suas viaturas. Eu fui um deles, meu Niva anterior, mod. 90/91, tinha a homocinética.
Prieto 4x4
19/05/2008, 14:26
:putz: Tem razão... segue uma imagem com legenda... considere os pontos de lubrificação listados com "letras" de "a" até "g".
Soldier
Acabei de almoçar. Tô com aquela "p...." preguiça vespertina, mas ainda acho que está errado.
Não deveriam ser invertidas as posições da letra "a" e "g" de sua legenda em relação ao desenho?
Soldier
Acabei de almoçar. Tô com aquela "p...." preguiça vespertina, mas ainda acho que está errado.
Não deveriam ser invertidas as posições da letra "a" e "g" de sua legenda em relação ao desenho?
:discordo: Não vejo inversão não... :pensativo:
A letra "a" se refere a cruzeta do cardã x diferencial dianteiro e a letra "g" mostra o famoso "bolachão" que nada mais é que o acoplamento elástico... exatamente como na figura.
Comeu "viradinho..." foi :?::mrgreen:
Prieto 4x4
19/05/2008, 17:35
:discordo: Não vejo inversão não... :pensativo:
A letra "a" se refere a cruzeta do cardã x diferencial dianteiro e a letra "g" mostra o famoso "bolachão" que nada mais é que o acoplamento elástico... exatamente como na figura.
Comeu "viradinho..." foi :?::mrgreen:
Que é isso???
Sou Niveiro Macho....
Agora se estiver errado o seu "croqui esquemático".....vou guardar estes posts para eventuais ações na justiça :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
:concordo:
Que é isso???
Sou Niveiro Macho....
Agora se estiver errado o seu "croqui esquemático".....vou guardar estes posts para eventuais ações na justiça :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
:shock: Eu estava me referindo ao prato comercial de hoje, segunda-feira, com "tutu de feijão, ovo frito e bisteca de porco" :oops: que poderia ter lhe dado a tal "leseira" após o almoço :mrgreen:
Quanto ao desenho, coloquei lá a origem... não me responsabilizo não :discordo:... já era propriedade do fórum, segundo consta no regulamento... rsrsrs! :mrgreen:
BACALHAU
19/05/2008, 21:20
Fala aí, Bacalhau.
Tenho o manual sim. E também não é preguiça de ler não.
É que o manual as vezes passa uma informação fria, e as vezes mais com o objetivo de se resguardar de uma eventual garantia do que propriamente informar ao usuário.
Tente seguir as "orientações" de um manual de um carro 0 Km "convencional" para ver se você consegue.....eu acho quase impossível.
Existem "macetes" que não constam de manuais, como por exemplo, uma dica que recebi do Otávio, aqui no Forum, de se "elevar" a altura dos respiros dos diferenciais ( eu instalei mangueiras e elevei até a altura da entrada de ar do capô ). Não adiantaria nada trocar o óleo do diferencial como indica o manual e ao passar por um alagado, ter o óleo "contaminado" por água e lama....
Entendeu, mais ou menos onde pretendo chegar????
abraços
Cesar
Não só entendi como aprendi. Não havia pensado dessa forma.
Minha indagação foi porque, de todos os carros que eu tive até hoje (nenhum 0 km), apenas UM veio com o "manuel" e não foi o Pangaré. Como eu consegui o Manual do Proprietário do NIVA através do "nosso" Fórum, só queria retribuir o favor. Fica para a próxima.
Zabumbas
Prieto 4x4
20/05/2008, 09:15
Não só entendi como aprendi. Não havia pensado dessa forma.
Minha indagação foi porque, de todos os carros que eu tive até hoje (nenhum 0 km), apenas UM veio com o "manuel" e não foi o Pangaré. Como eu consegui o Manual do Proprietário do NIVA através do "nosso" Fórum, só queria retribuir o favor. Fica para a próxima.
Zabumbas
O Bacalhau, desculpa aí!!
Minha intenção não foi a de parecer (muito menos de ser) mau agradecido. É que, as vezes, digitando não conseguimos nos expressar direito.
Pode ter certeza que sua oferta foi extremamente válida, e se não serviu para mim, vai servir para outros foristas.
Obrigado, e desculpe-me novamente.
Cesar
Aproveitando que o assunto é lubrificação:
Desculpe se minha colocação, foi um tanto quanto, "áspera" :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
BACALHAU
20/05/2008, 12:21
O Bacalhau, desculpa aí!!
Minha intenção não foi a de parecer (muito menos de ser) mau agradecido. É que, as vezes, digitando não conseguimos nos expressar direito.
Pode ter certeza que sua oferta foi extremamente válida, e se não serviu para mim, vai servir para outros foristas.
Obrigado, e desculpe-me novamente.
Cesar
Aproveitando que o assunto é lubrificação:
Desculpe se minha colocação, foi um tanto quanto, "áspera" :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Mas o que é isso, meu camarada?
Não carece se desculpar não. Não senti nenhuma aspereza em suas palavras. Quando a comunicação é assim à distância, sem ser olho no olho, mal entendidos são comuns. Quase sempre a entonação de voz ou uma expressão facial são complementos importantes na comunicação.
Se não olharmos por esse prisma, pode também parecer que que eu estava lhe "zoando" mandando você ler o "manuel" e não foi esse o caso.
Devemos ter isso em mente, sempre, a fim de evitar mal entendidos, como já vi por diversas vezes. Afinal, entre amigos, devemos sempre procurar esclarecer o que não nos soa bem, para evitar estresses desnecessários.
Não aceito as suas desculpas, uma vez que as considero desnecessárias. Tenho dito.
Receba meu forte e cordial zabumba.
Prieto 4x4
20/05/2008, 13:27
:concordo::concordo::concordo:
...Convém lembrar também, que os fluidos de freio e embreagem (por sinal, o mesmo fluido ;) ), possuem propriedades higroscópicas, ou seja, absorvem umidade.
E DAÍ? Esses fluidos são relativamente imcompressíveis, o que faz "empurrar os êmbolos necessários quando preciso; mas ao absorver umidade,
ele passa a ter uma compressibilidade muito maior, tornando o freio/embreagem "borrachudo" e ineficiente :shock: !
SOLUÇÃO? Além de verificá-los regularmente, o sistema deve ser "sangrado" e ter seu fluido totalmente substituído periodicamente :concordo: !
[]'s
Bem lembrada a questão dos fluidos de freio e embreagem serem os mesmos... e a consequência da possível contaminação por água é uma dica para aqueles que adoram entrar em rios e lamaçais (apesar dos reservatórios ficarem em local alto) e tb para a hora de lavar o motor... ;)
baseggiov
20/05/2008, 16:26
Colegas,
Os fluidos são os mesmos, mesmo?
Ouvi falar que a embreagem usa fluido de freio, mas que um era 30 e o outro 40.
Há 99% de chance de eu estar confundindo os números, mas parece que tem dois tipos de fluido de freio mesmo.
Alguém sabe alguma coisa disso?
Prieto 4x4
20/05/2008, 16:47
Tem um convencional e um "alta performance", não é isso?
:pensativo:
Colegas,
Há 99% de chance de eu estar confundindo os números, mas parece que tem dois tipos de fluido de freio mesmo.
Em ambos os casos usa fluido hidraulico conf. DOT-3 ou DOT-4
Colegas,
Tantufaz...
Em ambos os casos usa fluido hidraulico conf. DOT-3 ou DOT-4
Complementando o que disse o Peter, tanto na embreagem quanto no freio os dois podem ser usados sem alterar a eficiência dos sistemas...
Acrescentando ao assunto, conversei hoje com o "seu" Wilson e segundo o mago, o "sintoma" da falta de fluido na embreagem seria a impossibilidade de engatar ou desengatar as marchas.
Luciano SHAKALL
20/05/2008, 18:17
" ... Os fluidos são os mesmos, mesmo?
Ouvi falar que a embreagem usa fluido de freio, mas que um era 30 e o outro 40 ... parece que tem dois tipos de fluido de freio mesmo ... Alguém sabe alguma coisa disso? ..."
"... Tem um convencional e um "alta performance", não é isso? ..."
Em ambos os casos usa fluido hidraulico conf. DOT-3 ou DOT-4 ..."CAmaRAda, como o Peter bem falou, pode-se usar em ambos os casos, o tipo DOT-3 ou DOT-4
(o 1º era usado em carros mais antigos, e a principal diferença é o ponto de ebulição menor).
Existe também o tipo DOT-5, que é totalmente baseado em Silicone (os DOT-3 e 4 são baseados - se não me engano - em Glycol).
Esse fluido (DOT-5) não é higroscópico, além de "não manchar a pintura" :mrgreen: ; contudo, tem um grande desvantagem - além do preço beeem mais alto - que eu não consigo me lembrar qual é :oops: :mrgreen: ...
Ah, falando em Higroscopia... no caso dos fluidos de freio, além de aumentar a compressibilidade (como já citei acima), lembrei de outro detalhe: DIMINUIÇÃO DO PONTO DE EBULIÇÃO DO FLUIDO, o que pode fazê-lo ferver em uma situação de uso severo...
É bom lembrar também, que "esse lance de absorver umidade" não acontece apenas com o fluido que está no carro não....
Aquele frasquinho já aberto que está na garagem (ou porta-malas) para uma eventual "completadada de nível" também sofre os mesmos efeitos...
Quanto ao fato de usar "Fluido de freio na embreagem hidráulica, não é adaptação, é o mesmo fluido mesmo;
tanto que alguns sistemas usam um só reservatório conjugado, pra freio e embreagem...
- ou eu muito me engano, ou o sistema de alguns VW eram (são?) assim :pensativo: ...
A utilização de mesmo tipo de fluidos pela indústria não é incomum,
por exemplo o fluido da Direção Hidráulica é o mesmo do Câmbio Automático ;-) ...
[]'s
baseggiov
20/05/2008, 18:30
Isso DOT 3 e DOT4 e não 30 e 40, como eu já sabia que estava falando errado.
Valeu pelas explicações.
BACALHAU
20/05/2008, 21:37
Responsável por transmitir a pressão que faz acionar as lonas e pastilhas contra os tambores e discos, o fluido de freio raramente é lembrado por muitos motoristas -- um erro que pode deixar o carro sem freios quando mais se precisa deles, como em uma descida de serra.
O sistema de freios trabalha em alta temperatura, que um fluido novo suporta com segurança. Como o fluido é higroscópico, vai absorvendo aos poucos a umidade do ar e baixando o ponto de ebulição (fervura). Num momento de maior solicitação, atinge uma temperatura crítica e surgem bolhas de ar – que, ao contrário do fluido, podem ser comprimidas –, deixando o pedal "esponjoso", como se diz. Ou, pior, o fluido ferve e ocorre a falha completa do freio.
Para evitar isso, substitua todo o fluido uma vez ao ano, no caso dos antigos DOT3, ou a cada dois anos, no caso dos DOT4 e DOT5 -- não importa a quilometragem percorrida no período. A classificação DOT (sigla originária do Departamento de Transportes americano) mais elevada indica apenas um fluido mais resistente às altas temperaturas, não influindo no desempenho dos freios.
A AC Delco, por exemplo, informa que os fluidos de sua fabricação "resistem a severas condições de uso nas temperaturas até 232º C, no caso do DOT3, e até 265º C, no caso do DOT4". Por outro lado, o mesmo fabricante recomenda a troca total do fluido a cada 30.000 km, o que não tem qualquer fundamento: em um carro que roda pouco, essa quilometragem pode levar quatro ou cinco anos para ser atingida, com risco à segurança.
O fluido tem outras funções, como lubrificar e proteger da corrosão componentes metálicos, como molas e êmbolos, e de borracha, como as de vedação e os tubos flexíveis. É mais um motivo para se exigir o uso de marca reconhecida e de uma embalagem lacrada: um fluido guardado pode não mais conservar suas propriedades originais.
É normal uma pequena queda do nível de fluido pelo desgaste das pastilhas. Ao completá-lo, evite ultrapassar a marca "máximo", o que pode fazê-lo transbordar com a dilatação do sistema. Uma perda mais acentuada de fluido, contudo, pode indicar vazamento. Quando ocorre, é comum que o curso do pedal aumente e o freio fique "elástico". Mas isso pode indicar também que os tubos flexíveis não mais suportam a pressão e devem ser substituídos.
(http://www2.uol.com.br/bestcars/ct/fluido.htm)
(http://www.estradas.com.br/materia_freios.htm)
(http://www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/fluidos.asp) ESTA PREOCUPA
São sete pontos ...
Otávio e camaradas... :pensativo: assim como fluidos e óleos, existe alguma especificação ou tipo de graxa específica para esses "sete pontos" ou qualquer uma serve :?:
Responsável por transmitir a pressão que faz acionar as lonas e pastilhas contra os tambores e discos, o fluido de freio raramente é lembrado por muitos motoristas -- um erro que pode deixar o carro sem freios quando mais se precisa deles, como em uma descida de serra.
O sistema de freios trabalha em alta temperatura, que um fluido novo suporta com segurança. Como o fluido é higroscópico, vai absorvendo aos poucos a umidade do ar e baixando o ponto de ebulição (fervura). Num momento de maior solicitação, atinge uma temperatura crítica e surgem bolhas de ar – que, ao contrário do fluido, podem ser comprimidas –, deixando o pedal "esponjoso", como se diz. Ou, pior, o fluido ferve e ocorre a falha completa do freio.
Para evitar isso, substitua todo o fluido uma vez ao ano, no caso dos antigos DOT3, ou a cada dois anos, no caso dos DOT4 e DOT5 -- não importa a quilometragem percorrida no período. A classificação DOT (sigla originária do Departamento de Transportes americano) mais elevada indica apenas um fluido mais resistente às altas temperaturas, não influindo no desempenho dos freios.
A AC Delco, por exemplo, informa que os fluidos de sua fabricação "resistem a severas condições de uso nas temperaturas até 232º C, no caso do DOT3, e até 265º C, no caso do DOT4". Por outro lado, o mesmo fabricante recomenda a troca total do fluido a cada 30.000 km, o que não tem qualquer fundamento: em um carro que roda pouco, essa quilometragem pode levar quatro ou cinco anos para ser atingida, com risco à segurança.
O fluido tem outras funções, como lubrificar e proteger da corrosão componentes metálicos, como molas e êmbolos, e de borracha, como as de vedação e os tubos flexíveis. É mais um motivo para se exigir o uso de marca reconhecida e de uma embalagem lacrada: um fluido guardado pode não mais conservar suas propriedades originais.
É normal uma pequena queda do nível de fluido pelo desgaste das pastilhas. Ao completá-lo, evite ultrapassar a marca "máximo", o que pode fazê-lo transbordar com a dilatação do sistema. Uma perda mais acentuada de fluido, contudo, pode indicar vazamento. Quando ocorre, é comum que o curso do pedal aumente e o freio fique "elástico". Mas isso pode indicar também que os tubos flexíveis não mais suportam a pressão e devem ser substituídos.
(http://www2.uol.com.br/bestcars/ct/fluido.htm)
(http://www.estradas.com.br/materia_freios.htm)
(http://www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/fluidos.asp) ESTA PREOCUPA
:shock::shock::shock::shock: CACILDA!!! Depois de uma aula dessas, posso desligar o computador, já não preciso ler mais nada hoje! :palmas::palmas::palmas:
Otávio Luiz
21/05/2008, 16:43
Soldier, no CJ eu usava graxa comum. Engraxava nos postos de beira de estrada, pois eles prestam este serviço p/ caminhões.
Já o Niva engraxo com graxa branca. Porquê? Por que é a graxa que o mecânico usa. Como os bicos das graxeiras do Niva são um pouco diferentes e de difícil acesso não consegui mais engraxar no posto.
E nem toda cruzeta tem graxeira. As minhas não tem, segundo o mecânico que sempre cuidou dele porque não são as originais russas. Seriam as argentinas? Não sei...:?
Soldier, no CJ eu usava graxa comum. Engraxava nos postos de beira de estrada, pois eles prestam este serviço p/ caminhões.
Já o Niva engraxo com graxa branca. Porquê? Por que é a graxa que o mecânico usa. Como os bicos das graxeiras do Niva são um pouco diferentes e de difícil acesso não consegui mais engraxar no posto.
E nem toda cruzeta tem graxeira. As minhas não tem, segundo o mecânico que sempre cuidou dele porque não são as originais russas. Seriam as argentinas? Não sei...:?
:roll: Ééééé... graxa branca :pensativo:
Valeu Otávio :concordo:
Prieto 4x4
21/05/2008, 19:15
Otávio
Também estou levando o Niva para "banho e tosa" em um posto que lava caminhões. Foi o único que não ficou torcendo o nariz para lavar o carro após a trilha. Não sei porque:rolleyes::rolleyes::rolleyes:....
Eles já lavavam e lubrificavam os Willys da moçada, mas no meu Niva o rapaz que engraxava me disse que em algumas cruzetas as "graxeiras" estavam quebradas, que eu deveria levar até um mecânico. Talvez seja esta situação que você descreveu...
abs, bom feriado à todos.
Espero ir para a lama este fim de semana :dance::dance::dance:
Cesar
BACALHAU
21/05/2008, 21:22
:shock::shock::shock::shock: CACILDA!!! Depois de uma aula dessas, posso desligar o computador, já não preciso ler mais nada hoje! :palmas::palmas::palmas:
Menos, Gil, menos.
Frente as "feras" que frequentam este Fórum glorioso, quem sou eu para dar qualquer aula?
Se você abriu o primeiro link da minha mensagem (http://www2.uol.com.br/bestcars/ct/fluido.htm), você deve ter reparado que só fiz a transcrição (copiar/colar) do que ali estava, afim de facilitar os companheiros. Ou seja, só repeti que nem papagaio.
Agora, fiquei alarmado com os testes feitos pelo INMETRO, (último link). Teve uma marca de fluído que dos 10 testes realizados, foi reprovada em 9.