PDA

Ver Versão Completa : Jumelo dianterio curto ou mais longo???



onduty
18/05/2008, 20:17
Galera é o seguinte:

Minha BAnd tá com os jumelos dianteiros tortos e ainda por cima estão meio pra tras.

O pior é que um jumelo tá mais pra frente q o outro, já troquei o jumelo por um menor e continua no mesmo.

Como poderia resolver esse problema? Abaixando a mola mais, ou soldando o suporte do jumelo mais pra tras ?

E tbm sobre os jumelos tortos , é q olhando o carro de frente o jumelo fica meio diagonal parecendo q as molas estão colocadas erradas.


DEsde já agradeço.



valeu

Guiga Tostes
18/05/2008, 21:06
Onduty,

acredito que os feixes de mola devam estar fixados tortos, verifique o suporte e simetria. Não mude os suportes(pontos de fixação no chassis) das molas de lugar, mantenha original, a não ser que vá radicalizar na suspensão...se o fizer poste aqui os resultados pois nunca vi mudanças radicais em susp. de Band que foram bem sucedidas(exceto as Land Cruisers gringas de RC), cuidado.

Quanto ao tamanho dos jumelos dianteiros, recomendo os originais, pois os jumelos maiores produzem uma maior força de alavanca e consequentemente forçam mais as pontas das longarinas do chassi e suportes, o que pode resultar em trincas e quebras indesejáveis.

Há quem seja fã e defenda os jumelões na dianteira, respeito, mas na minha uso os originais e com buchas de PU.

Abr

Jun Okada
19/05/2008, 01:43
Uso jumelos maiores e já tive que trocar os suportes (um dianteiro e outro traseiro) soldados na longarina. Uso pneus 31x10,5x15 e tive também que trocar a travessa dianteira que fica em baixo do radiador, onde fixa o amortecedor de direção, pois estava trincada. Não sei se é por causa dos jumelos ou largura dos pneus (trinca na travessa).
Outra desvantagem é que o cáster está -4 e não consegui arrumar uma cunha para compensar e isso dá um pouquinho de instabilidade na direção. Vantagem é o carro mais alto e com Pneuzão fica com uma estética melhor.
Abraços

Sergio Rocha
19/05/2008, 19:52
Primeiro fato : Jumelos tortos.

Provavelmente os suportes estão tortos, fazendo com que o jumelo fique torto. Isso é muito comum pra quem usa jumelos maiores, eles alavancam mais e acabam torcendo os suportes.

segundo fato: um jumelo inclinado mais pra frente que o outro

Provavelmente molas de um lado mais cansadas que do outro.Muito comum de acontecer.Verifique que o carro deve estar torto.Meça a altura de cada lado.


Isso são as causas prováveis, o que normalmente acontece.

[]'

onduty
20/05/2008, 06:51
VAleu galera :D

Agora Sergio o vc esta falando de q suporte ? do jumelo ou do diferencial ?

Valew denovo kkk

Sergio Rocha
20/05/2008, 11:41
VAleu galera :D

Agora Sergio o vc esta falando de q suporte ? do jumelo ou do diferencial ?

Valew denovo kkk

Suporte do jumelo ou do diferencial ? Não entendi o que é suporte do diferencial.

Eu falei que entorta é o suporte do jumelo que fica preso no diferencial.Tb conhecido como montanheira.

[]'

onduty
20/05/2008, 16:36
HEin Sergio como se diz :

Uma imagem vale mais q mil palavras, então ai vai

Sergio Rocha
20/05/2008, 19:02
Eu falo o "SUPORTE DO JUMELO " esse costuma entortar quando se usa jumelo grande.

[]'

onduty
20/05/2008, 19:40
ah entendi Sergio.


NO meu caso nunca usei jumelos longos na frente, mas como vc disse pode ser o suporte do jumelo q poderia estar torto.

Vou tirar uma foto e amanha posto, pra vc ver como esta o estado do bixo. kkkkk



Valeu

onduty
23/05/2008, 13:38
Como prometido :

Aqui estão as fotos dos jumelos tortos, espero q ajude mais um pouco.:concordo:



VAleu

Sergio Rocha
23/05/2008, 22:37
A aparencia dos suportes nas fotos 1 e 2 é de que eles estão bem detonados.Inclusive desgastados, chegando a estar mais fino de um lado.E aparentam não ter buchas.
Tem um Jumelo que está realmente torto.
Pelo que as fotos demonstram, eu aconselharia a trocar tudo.Suportes ,jumelos e buchas ( essas parecem ter acabado ).

[]'

Guiga Tostes
24/05/2008, 07:29
A aparencia dos suportes nas fotos 1 e 2 é de que eles estão bem detonados.Inclusive desgastados, chegando a estar mais fino de um lado.E aparentam não ter buchas.
Tem um Jumelo que está realmente torto.
Pelo que as fotos demonstram, eu aconselharia a trocar tudo.Suportes ,jumelos e buchas ( essas parecem ter acabado ).

[]' X2!:concordo:

Realmente, pelas fotos parece nao haver mais buchas e todos o conjunto alem de torto esta muito desgastado...pinos, suportes e buchas.

Conforme o amigo Sergio Rocha melhor substituir tudo, inclusive o suporte fixo do feixe de molas(extermidade oposta ao jumelo), pois deve se encontrar no mesmo estado.

Abr

rcandiago
27/05/2008, 18:27
Uso jumelos maiores e já tive que trocar os suportes (um dianteiro e outro traseiro) soldados na longarina. Uso pneus 31x10,5x15 e tive também que trocar a travessa dianteira que fica em baixo do radiador, onde fixa o amortecedor de direção, pois estava trincada. Não sei se é por causa dos jumelos ou largura dos pneus (trinca na travessa).
Outra desvantagem é que o cáster está -4 e não consegui arrumar uma cunha para compensar e isso dá um pouquinho de instabilidade na direção. Vantagem é o carro mais alto e com Pneuzão fica com uma estética melhor.
Abraços

Para corrigir o caster vale tb mexer na suspenção traseira. Se levantar ela demais atrás, acontece isto, de não ter cunha grande o suiciente. Na minha tenho um jumelo com 5 cm a mais na frente e 10 cm a mais atrás, e consegui uma cunha que deixou o caster positivo. Ve se não da para mexer no eixo traseiro, e tenta a cinha da mescedez bens, original não sei de que caminhão, mas um bom moleiro deve ter. A minha tem 2 cm na maior parte e 0,5 na menor parte, e é mais larga que o a mola, alem de ter que ter torneado parafusos centrais mais largos (na verdade coloquei uma cabeça maior neles). Mas funcionou, e a minha band ficou bem mais dirig´vel.
Abraço, RAfael

Jun Okada
28/05/2008, 12:12
Rafael, valeu pela dica. Já fui no moleiro mas não senti segurança nas adaptações que ele propôs e não senti muito interesse dele. Vou procurar outro para avaliar uma nova opinião.
Onduty, vejo tb que pelas fotos que o suporte e o jumelo estão desgastados e tortos e concordo que vc deva trocar tudo, mas cuidado na hora de comprar o suporte pq de jipe e pickup tem o tamnho do buraco diferente e as buchas são diferentes. Aconteceu comigo ao trocar o suporte traseiro e o mecânico só deu conta da diferença depois de soldar a peça e ao instalar a bucha. Lógico que não faz direfença mas fica com cara de gambiarra.
Valeu, abraços.

onduty
28/05/2008, 14:34
VAleu a todos pela dica.

Agora tem outro problema:

As molas estão gastas, então terei q trocar as molas e arquear a traseira da band tbm só q por aqui uma mola igual da band é q nem perna de cobra. kkkk

Será q tem outro carro com molas compativeis ?


Valeu

MITROTO
17/07/2008, 01:01
Pessoal

Estou resgatando o tópico aqui pelo seguinte motivo: minha Band estava com os jumelos maiores (por causa dos pneus 33"). Como já havia me informado aqui no forum, os jumelos não trabalham de forma bacana se estiverem na posição vertical, devem estar ligeiramente inclinados (certo?), e os meus jumelos estavam nessa posição vertical (tanto dianteiro como o trazeiro). Recentemente troquei os pneus por um modelo menor (235/75), e agora troquei os jumelos grandes por um menor (original da Band), porem eles continuam na mesma posição vertical indesejada (os dianteiros se inclinaram muito pouco, mas os trazeiros continuam na mesma posição), porque será? não deveriam ter inclinado um pouco para a posição considerada correta?

Fe_jipeiro
17/07/2008, 08:15
Opa Guilherme,

Tudo blza? Seguinte ... O que vai parar de deixar seu jumelo na posicao vertical, não é o tamanho do mesmo, e sim do arqueamento das molas. Vc tera q desaquear um poko elas assim ela fazerá o percurso correto. Na minha band, eu tenho pneus 33" e utilizo jumelos originais na frente(aquele modelo da 93/..) e na traseira, utilizo do caminhão VW, que é uma ótima opção, pois nao é tão grande e nem pequeno.

Mas aconselho vc a ver isso o qto antes, pois além de ficar mais dura, causa muitos danos, tais como, trinca do chassi, desconforto em excesso, etc ...

Espero ter ajudado....

Abs,

MITROTO
17/07/2008, 11:04
Felippe:

Valeu pela resposta, não era bem o que eu queria ouvir, mas foi esclarecedora. É que eu fiz o rearqueamento das molas a pouco tempo, e é uma pena que eu tenha de fazer o processo contrário agora.
Há um tempo atrás eu notei minha Band um pouco pensa pra um dos lados, e fiz o rearqueamento das molas pra corrigir isso.
Bom, ao menos uma coisa boa nessa historia toda é que a minha Band não entrava na garagem do meu prédio por causa da altura, por poucos centimetros eu tinha de pagar um estacionamento pra guardar a Band. Agora com os jumelos curtos a menina entra na garagem. Ufa!!! uma conta a menos pra eu pagar...
Vou ver o que eu faço quanto as molas, se levo num moleiro denovo, ou se deixo o tempo resolver isso.

Obrigado pela resposta...

Guilherme

Elmer_Jeep
17/07/2008, 15:28
Onduty,

Quanto ao tamanho dos jumelos dianteiros, recomendo os originais, pois os jumelos maiores produzem uma maior força de alavanca e consequentemente forçam mais as pontas das longarinas do chassi e suportes, o que pode resultar em trincas e quebras indesejáveis.

Abr

x 2 :concordo:

[]'s

Junior Toyota
27/05/2009, 16:57
Pessoal,
Tenho Jumelão na frente da Band mas em trilhas ele acaba sempre enroscando.....
Pergunta se colocar um jumelo tamanho original e arquear eu ganho alguma coisa na trilha ou não vai adiantar nada??

Abraço
Junior

Fe_jipeiro
27/05/2009, 17:57
Falae Junior !!

Ganha sim cara ! faz isso q nao irá se arrepender.... somente tome cuidado para nao arquear demais e ficar muito duro a band.....

Abs,....

Junior Toyota
28/05/2009, 08:08
Fala Felippe,Blz!!!
Então tenho jumelos originais da 94 sera que serve?Só compraria as buchas de PU pois as buchas são originais.....
Acredito que vai enroscar menos....pelos menos os jumelos,rsrsrs

Abraço
Junior

Fe_jipeiro
28/05/2009, 08:28
Fala Junior....

Servi , serve ..... porem precisa ver qual medida de parafuso vc ta utilizando ... mas serve sim .. dependendo qual for, vc tera q tirar os tubinhos internos da bucha.... mas isso eh ruim, pq cai a vida util da bucha.... mas nao deixa de servir....

Abs...

Junior Toyota
29/05/2009, 09:27
Valeu Felippe,

Vou testar este jumelo....

Abração
Junior

Sergioporto
29/05/2009, 16:53
Gente, boas tarde
Tenho toy c/ jumelo alto na frente e atras e vivia trincando chassis e solda entre suporte de mola e chassis talvez tambem devido ao peso do bisseli.Ao fazer uma curva a danada ia e voltava toda boba.Resolvi isto colocando uma barra presa encima do diferencial e chassis como tem os trolha. no meu caso resolveu.
Abraços