PDA

Ver Versão Completa : Entrada de ar/snorkel alternativo

DougBRSP
20/07/2004, 13:18
Olá amigos, recentemente instalei o filtro de ar da kombi no meu CJ de forma provisória, pensando em fazer o respiro para o lado de fora do jeep, como não me agrada cortar a lata dele, estou pensando em utilizar aquele alçapão da ventilação da cabine para a tomada de ar, assim tive algumas idéias de como adaptá-la a primeira foi semplesmente furar a tampa original, soldar um cano e colocar um chapeuzinho, a outra (mais interessante) seria fazer algo parecido com os esboços abaixo (a escala não está respeitada)

Modelo dele pronto:

http://www.mateceng.com.br/webcam/fundo/fechado.jpg

Corte com esquema do funcionamento:

http://www.mateceng.com.br/webcam/fundo/esquema1.jpg

Corte diagonal:

http://www.mateceng.com.br/webcam/fundo/corte.jpg

Instalação:

http://www.mateceng.com.br/webcam/fundo/instalacao.jpg

A idéia consiste basicamente em fazer uma caixa fechada, com uma grelha na parte de cima, uma tampa para evitar a entrada de água da chuva e uma canaleta para escoamento da água que entrar. A ligação com o filtro de ar seria feito através de um cano flexível passando pela parede corta fogo (o unico furo a ser feito na lata).

Minhas dúvidas são, em que tipo de material/profissional eu poderia levar as medidas para confeccioná-la e qual o espaço que deveriá ter as paredes internas para evitar estrangular muito a passagem de ar?

Aguardo comentários/sugestões.

Vinicius Hauagge
20/07/2004, 13:54
Bem, eu fiz algo parecido, mas muito mais simples em meu jeep...
É algo mais ou menos assim... Da saida do filtro da kombi, coloquei uma tubulação para o interior do jeep com uma mangueira plastica de filtro de piscina (fiz um furo com a serra copo na parede corta fogo) e assim o unico meio de ir agua para dentro do motor e na hipotese dessa estar na altura da barriga do piloto...
Espero tem explicado de forma compreensiva.
Abraco,
Vinicius

andretomasi
20/07/2004, 14:24
Douglas, esse teu modelo 3D, a carroceria tá em escala certinha? Podia me mandar o arquivo desse cj-5 aí?

duda.keko@ig.com.br

[ ]´s

Beto Lacerda
20/07/2004, 14:49
o snorkel achei bem curioso , agora as ilustrações duca , me manda tb o arquivo do cj-5 virtual
betolacerdaneto@hotmail.com

fpandur
20/07/2004, 16:34
É algo mais ou menos assim... Da saida do filtro da kombi, coloquei uma tubulação para o interior do jeep com uma mangueira plastica de filtro de piscina (fiz um furo com a serra copo na parede corta fogo) e assim o unico meio de ir agua para dentro do motor e na hipotese dessa estar na altura da barriga do piloto...

No meu CJ também está assim. A ponta da mangueira fica atrás do painel, por dentro, no lado do motorista. P/ captar água por ali, só quando o painel estiver submerso. Mas aí, já pode ter aspirado água pela vareta de óleo do motor ... :wink:

P/ evitar que muita poeira da cabine chegue ao filtro, coloquei na ponta da mangueira um pedaço de meia de nylon fina de mulher. Não deu restrição no motor e evita a entrada de sujeiras maiores.

E como última vantagem deste sistema, não tem cano de snorkel externo p/ ficar enroscando nas trilhas ... 8)

Abraços

DougBRSP
20/07/2004, 16:59
Eu também pensei em colocar o respiro dentro da cabine mas já ouvi muitos comentários a respeito do barulho de aspirador de pó etc, e gostaria de fazer algo diferente, creio que ali em cima não tenha problema de enroscos em trilhas, acho que o material mais fácil de confeccionar isso deve ser em metal, só preciso calcular a distância das paredes pra permitir a vazão correta de ar que o motor necessita.

[offtopic]
Keko e Beto, o modelo tá em 3d Max, eu comecei desenhando utilizando uns "blue prints" e depois baseado nas fotos do meu, mas como meu negócio é maquete eletrônica tem algumas coisas que não são fiéis, minha idéia é desenhar tudo mas por enquanto só detalhei um pouco a suspensão que mesmo assim merece mais atenção principalmente nos feixes, eu vou passar o arquivo nos seus emails.

fpandur
20/07/2004, 17:08
Eu também pensei em colocar o respiro dentro da cabine mas já ouvi muitos comentários a respeito do barulho de aspirador de pó etc, e gostaria de fazer algo diferente, creio que ali em cima não tenha problema de enroscos em trilhas,

Douglas, posso falar pela minha viatura apenas: :roll: nela tenho o motor GM 4 cil. Opala e só tenho barulho de aspirador quando estou "socando" o pé no acelerador, além do que o motor pode responder, ou seja, desperdiçando combustível. Até utilizo isso como artifício de saber até onde posso pisar no acelerador de forma "útil", já que não tenho vacuômetro instalado. :wink:

Quanto a enroscar em trilhas, eu pessoalmente já vi 1 ou 2 Jeeps se enroscando, mas nada muito grave. O que li, aqui no Fórum mesmo, é que se a trilha for muito fechada pode sair arrancando todo o sistema ... :roll:

Abraços

CJ 60
20/07/2004, 17:31
Douglas.. os desenho fico dubaralho...... :lol:

Mais pelo q eu tava vendo.. vc so ta se preocupando com a entrada de ar do carburador, e como ficam os diferenciais?, câmbio?, respiro do óleo?, a vareta do oleo como já disseram, etc etc etc... a um tempo abri um topico disso.. rolou mta coisa boa... dá uma olhada lá... dá pra complementar sua ideia fazendo algo bem funcional do jeito q vc quer...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=824

[]´s

DougBRSP
20/07/2004, 17:47
Wilson

Eu já havia lido aquele tópico e tirei algumas idéias de lá, acredito que adaptando esta caixa não haverá problemas em ligar também os demais respiros.

[]s

CJ 60
20/07/2004, 18:46
Wilson

Eu já havia lido aquele tópico e tirei algumas idéias de lá, acredito que adaptando esta caixa não haverá problemas em ligar também os demais respiros.

[]s

Haaa tudo beleza intaum... é assim msmo junta uma ideia aki outr ali e n final algo q te agrada 100%..

[]´s

DougBRSP
21/07/2004, 08:31
Sim a idéia de colocar o filtro de ar da kombi e a tomada de ar externo ali em cima próximo ao vidro surgiu depois de ler aquele tópico, mas pretendo fazer algo diferente que não atrapalhe o tombamento do vidro e nem mexa na lataria, como o meu ainda tem aquele buraco do alçapão achei a melhor solução aproveitá-lo.

[]s

andretomasi
21/07/2004, 11:58
Fala Douglas,

Valeu pelo arquivo! Vai ser muito útil!

Quanto ao snorkel, achei boa a idéia.. só calcule antes a área interna da seção do cano e a área do vão entre a parede externa da caixa e a parede pra escoamento de água, faça um vão igual ou maior à área da seção do tubo pra garantir que não vai esgoelar o motor.
Outra idéia é fazer o tubo mais acima da linha do fundo da caixa, quase tocando na parede interna.. assim mesmo que respingue e entre um pouco de água na caixa, ele puxará só ar e a água fica no fundo :wink:

[ ]´s

Thiago Serpa
21/07/2004, 12:56
Muito boa essa idéia cara!! se vc fizer depois manda as fotos pra galera!!!

p.peleje
21/07/2004, 13:23
Douglas,

Embora possa estar enganado, mas apenas olhando o seu 3D creio eu que estrangule um pouco o motor sim, talvez vc baixando um pouco essa "parede" que corta a água (deixando uma inclinação menor) e aumentando a calha embaixo pra escoamentoda da água esse problema acabe, se é que vai existir.

Se vc quiser fazer algo bem calculado, é só deixar o vão de entrada do ar na caixa com a mesma éarea do tubo que vai pro carbura.

Fiz uma adaptação da sua idéia, sei lá, apenas pra tentar gerar mais discussões, até mesmo ser apedrejado, ou quem sabe ajudar.

Lembrando que fiz isso sem escala e rapidinho apenas pra ilustrar o que imaginei.

[]s

p.peleje
21/07/2004, 13:29
Defendendo um pouco minha idéia: acho que dessa forma fique melhor pois vc vai acabar tendo duas entradas de ar ao invés de uma e um fluxo maior pra água.

[]s

ribon
21/07/2004, 15:22
Grande Douglas, muito boa sua idéia.

Estou altamente interessado, querendo já fazer um para meu jipe.

p.peleje acho que sua idéia e bem mais simples para ser confeccionar.

Pode ser feito uma caixa em fibra com encaixe para a mangueira que vem do carburador, outros respiros e saída de água. A calha por sua vez pode ser feita também em fibra ou lata.

Se fizerem o desenho com todas as medidas, tem uma pessoa que posso pedir para fazer um orçamento.

Idéias para de acabamento para a entrada de ar.

Abraço a todos.

DougBRSP
21/07/2004, 15:27
Mudei algumas coisas no meu "projeto", ao invés dele ter uma abertura voltada pra cima servindo de "calha" para todo tipo de água que cai de cima, coloquei uma aba superior e passei a grade voltada para a frente, além de elevar a altura do tubo interno, conforme sugestão do Keko:

http://www.mateceng.com.br/webcam/fundo/corte2.jpg

http://www.mateceng.com.br/webcam/fundo/perto.jpg

Assim acaba dando até um visual melhor no conjunto:

http://www.mateceng.com.br/webcam/fundo/longe.jpg

Não sei se este fim de semana vai dar mas assim que der vou tirar as medidas externas e calcular o espaço das paredes internas para não estrangular a entrada de ar de acordo com a abertura do cano, espero até o mês que vem estar concretizando a idéia, em qual material seria melhor confeccionar esta caixa?

[]s

DougBRSP
21/07/2004, 15:29
Em tempo:

Tem que haver tbem uma tubulação para a saída da água que entrar dentro da caixa pois ser for apenas um furo direto a cabine vai virar uma piscina. :)

[]s

ribon
21/07/2004, 15:50
Douglas,

Como já havia dito, acho que pode ser feito em fibra com muita facilidade.

Sugestão:
Virar a entrada de ar para o pára-brisa, pois desta maneira acho que pode acabar captar muita água.

Faço como na foto do jipe amarelo.

Até.

Thiago Serpa
21/07/2004, 16:04
A parte que fica pra cima acho que fica melhor em fibra, faz ela mais arredondada pra acompanhar desenho do capô do CJ5, deve ficar mais legal.
Virando a boca pra frente colhe a agua mas e pra trás não vai acabar pegando mais, vai recolher a água que bate no vidro e escorre? Apesar de que com o novo desenho aliado a tela não vai ter muito problema com agua não.

[]´s palpiteiros :D

DougBRSP
21/07/2004, 16:10
Tbem acho que com a boca voltada pra frente não vai ter muito problema, a gente vê por aí tantas lands e trollers com a boca do snorkel voltada pra frente.

Ribon assim que eu tiver as medidas eu passo pra você para vermos quanto que fica a brincadeira.

[]s

Cotrim
21/07/2004, 17:33
Tbem acho que com a boca voltada pra frente não vai ter muito problema, a gente vê por aí tantas lands e trollers com a boca do snorkel voltada pra frente.

Ribon assim que eu tiver as medidas eu passo pra você para vermos quanto que fica a brincadeira.

[]s

Douglas,

Na altura do capô, quando vc estiver na trilha, acho que vai pegar algum barro na entrada de ar. Se for atravessar rios então, nem se fala.

[]'s com snorkel e sem vazamento de óleo pela caixa de marchas

DougBRSP
21/07/2004, 18:15
Fábio espirrar barro ali pode até espirrar, mas colocarei uma tela com uma malha mais ou menos fina, e pretendo fazer a parte superior destacável para facilitar a limpeza, quanto a atravessar rios, espero não ter que atravessar nada cuja água possa chegar naquela altura :shock: , mesmo pq se chegar muita coisa já foi pro saco, as trilhas às quais me aventuro são leves a médias :oops: não me arrisco por enquanto em entrar em coisas mais radicais mesmo porque meu jeep não está tão bem preparado pra isso, o seu snorkel parece ser bem legal, mas vc não tem problemas de enroscos com ele em trilhas mais estreitas?

A idéia principal é uma alternativa diferente para captação de ar mais alta sem cortar a lata, agora para atravessar rios acho que um snorkel convencional é a melhor saída mesmo.

[]s

Cotrim
22/07/2004, 14:22
Douglas,

Na trilha de Paranapiacaba, extremamente leve, fiquei com o capo do meu Jipe todo sujo de lama. O filtro de ar, que ficava dentro do cofre do motor e não possuia snorkel, ficou cheio de lama. Na volta, a chuva que caiu foi animal e, ao final das contas, chequei em casa com os pés secos.

Acho que, mesmo com malha fina, quando você pegar chuva ou lama, vai virar a maior melequeira.

Pense nisso.

[]'s com snorkel

DougBRSP
22/07/2004, 15:10
Fabio, que vai espirrar lama naquele lugar eu sei que é inevitável, espirra até em cima da capota! Mas concorda comigo que já é um lugar melhor do que ter o filtro pegando ar lá do cofre do motor e com o respiro virado pra baixo?

Também estou viajando em outros desenhos para implantar esta caixa de uma forma que se quiser transformá-la em snorkel seja prático, assim qdo for fazer trilha coloco o snorkel e no dia a dia e passeios deixo ela fechadinha lá em cima e em último caso como a mangueira já vai estar atravessando a parede corta fogo desconecto ela e deixo aspirar o ar de dentro da cabine mesmo, que que vc acha?

[]s teimando em fazer a caixa :oops:

Cotrim
23/07/2004, 10:09
Douglas,

Acho que aspirar o ar da cabine é muito melhor, porque você não tem que deixar o buracão aberto para cair lama no seu pé. Meu vizinho tem um snorkel desses e funciona muito bem, o único incoveniente é que, às vezes, vem um cheiro mais forte de gasolina, mas isso não é problema quando se está acostumado.

A idéia da tomada de ar virada pra frente é legal, inclusive ajuda a economizar gasolina quando se está andando em uma estrada, mas o sistema de drenagem tem que ser eficiente pois, caso contrário, você vai contaminar o combustível no momento da queima, misturando ar, água e lama.

[]'s feliz com snorkel OGZ

Flávio Lopes
23/02/2005, 22:49
People, desculpe me entrometer, mas realizei a leitura de todo o tópico e acho que em todas as idéias a algo muito interessante para retirar.

Achei a idéia da caixa super interessante, mas a questão de entrar água em trilhas mais pessadas, com ele virado para frente(irá chegar neste tipo de trilha um dia), acho que podemos resolver fazendo mais saídas de água na caixa.

Douglas, estou dentro para ajudar a desenvolver o projeto.
Acho que em uma casa de rufos, calhas e coifas, conseguem fazer fácil, fácil a caixa, utilizando até mesmo a idéia do "chapéu" no topo do cano.

Em se fazendo a primeira entrada de ar/respiro, basta ir realizando a conexão de todos os os outros respiros e entradas de ar ou na caixa ou até mesmo na própria "mangueira" já conectada na caixa.
Mas lembro que se as conexões forem feitas na "mangueira" principal, o ideal é pensar em uma caixa maior.

[]´s gostando pacas da idéia !!!

cristiano
24/02/2005, 08:08
eu acho melhor colocar a entrada virada para o parabrisa... o jeep devido a sua ótima aerodinamica, o vento bate o parabrisa e desce fazendo um redemoinho, por isso a grelha do jeep é voltada para trás... iria diminuir muito a entrada de água, ao menos mais do que pela frente...

Sugiro que depois das idéias prontas aqui, possamos colher quem está interessado e a pessoa que mandar fazer pode conseguir um preço melhor...

o que vocês acham ?

DougBRSP
24/02/2005, 11:12
Opa, ressucitaram esse tópico. :D

A idéia ainda existe, só que acabei deixando ela arquivada e fui fazendo outras coisas que necessitavam de mais atenção, nem cheguei a tirar as medidas para fazer um protótipo.

Uma coisa a considerar, esta caixa tem ser em duas peças possibilitando assim, retirar a parte superior (parafusada :?: ) para limpeza, logo ela teria que ser mais bem montada com uma estrutura mais forte, mas nada que não possa ser feito.

Aproveitando, alguém sabe que tipo de profissional eu tenho que procurar para fazer uma peça metálica (de chapa fina) como esta caixa a partir de um modelo em papelão ou cartolina?

[]s

Sérgio Góz
24/02/2005, 11:59
Ribon,

Vc tem mais fotso desse JEEP Amarelo????
É muito show!
Uma duvida, este capô abre pela frente. Vc sabe como funciona?
Desce os farois, grade e tudo mais???

Valeu?

ribon
24/02/2005, 12:28
Sérgio,

Acho que tenho mais duas ou três.

Já lhe mando.

O capô abre para frente.

Show mesmo!!!

Até.

Flávio Lopes
24/02/2005, 16:14
Douglas, acho que um bom serralheiro da conta do recado em fazer a caixa e já pensando a melhor forma de fixar a tampa superior.

[]'s tentando tempo para desenhar algum esboço

André-4WD
13/10/2005, 15:52
Estou planejando a melhor maneira de instalar o snorkel na Rural. Vou fazer daquele PVC marrom da Tigre mesmo. Porém, como nunca fiz furo maior que 10mm na lataria de jeep, pergunto se tem alguma especificação para a serra copo??? Apenas sendo de aço rápido está adequado? Que outro cuidado devo ter?
Obrigado,
Andre

Alessandro Henrique
13/10/2005, 16:04
ratoruter,
Procure utilizar um vazador, se possivel.

Sds.

André-4WD
13/10/2005, 19:57
Vazador?? Fui até pesquisar na Web para saber que tipo de ferramenta seria..
encontrei alicate vazador e vazador com haste. Acredito que a ferramenta que mencionas seria o vazador com haste utilizado em tubulações, correto?

Uso ele apenas para marcar onde a serra copo vai cortar?
Sds,
andre

Alessandro Henrique
14/10/2005, 05:23
Bem, foi uma sugestao.
Acredito que seja meio dificil de encontrar quem possua um.
Abaixo segue um exemplo do modelo hidraulico , o modelo que eu me referia era o por rosca.