Ver Versão Completa : Alongamento de diferencial Band turbo 11x35 ou 12x35?
Saudações a todos,
Primeiro de tudo gostaria de agradecer pela oportunidade de participar do forum, que acho extremamente ilucidativo para quem busca informações, dicas e conselhos em uma area com pouca oportunidade de adquirir conhecimento como o mundo 4X4.
Pois bem, eu possuo uma bandeirante ano 89 motor OM314 e apos muito ler e pesquisar nesse forum, optei por turbina-la e alongar o diferencial. Entendendo que quanto mais se busca o entendimento mais duvidas surgem, por isso, algumas questões ainda me preocupam.
Eu ando muito no asfalto, por isso a opção por alongar o diferencial, mas ao mesmo tempo não gostaria de perder força em situações pesadas de Off road, pelo que ja li, a relação 12x35 e a mais apropriada para as Band turbo, porem, eu gostaria de saber como a band turbinada se comportaria com a relação 11x35. Seria essa relação muito curta para o turbo e este nao renderia seu maior potencial? Sera que a relação 12x35 mesmo turbinada não deixa a dever em situações onde muita força se faz necessaria? Por acaso o turbo faz alguma diferença nas marchas de baixa rotação, subistituindo assim a força perdida com o alongamento do diferencial para 12x35? Alguem anda com essa relação, 11x35/turbo? Ja foi feito algum teste de desempenho road/off road?
Como veem as perguntas sao diversas, o meu objetivo, como ando em ambos, estrada e off road e ganhar velocidade e torque nas altas e ao mesmo tempo manter a força tão conhecida da Band nas baixas, sera isso possivel optando pelo turbo e a relação 11x35? Mais uma vez obrigado pela oportunidade.
Jun Okada
17/05/2008, 18:52
Olá, esse assunto foi amplamente discutido em vários tópicos como ex: www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=36488&highlight=alongar+rela%E7%E3o e www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=35315&highlight=alongar+rela%E7%E3o.
Voce pode tb procurar mais assuntos a respeito no link pesquisar.
Boa sorte!
Francisco Bicalho
18/05/2008, 14:36
Oi Kaiapos
Instalei as relações 12x35 da Coniflex no meu carro que é um '89 curto com um motor 364-A, e caixa de 5 marchas, e posso assegurar que ele ganha final, mas fica meio broxa nas retomadas de velocidade, e em certas subidas. Além, do mais, o meu mecânico falou que instalar o pinhão de 12 na caixa satélite do Bandeirante é uma guerra com o esmeril, e dá um trabalho desgramado. Agora, o carro fica muito solto nos retões; acabei de chegar de viagem e ele veio a 110 km/h a 1.600 rpm numa boa. E a velocidade final fica muito insegura; tirei o pé a 150, e nunca mais.
Ainda fico meio na dúvida se não deveria ter optado pela 11x35 para o carro ter um pouco mais de pique. Enfim, é uma descisão muito pessoal. Seria perfeito se a gente pudesse instalar uma relação, e depois a outra para decidir qual é a melhor, mas, infelizmente não dá.
Kaiapos, honestamente, acho que a 12x35 para o 314 vai fazer o seu carro mais mole ainda que o meu porque o meu motor tem 122 hp, e mesmo assim demora na retomada de velocidade em subidas, mas tem muita gente que pode me contradizer. Na verdade você tem que decidir a função que você vai usar o carro. A minha intenção era ter uma velocidade de cruzeiro "alta" por volta de 100-110 e tirar o pé, e para isso foi perfeito, mas de resto, certamente preferiria a 11x35.
Talvez essa matemática ajude:
37 ÷ 10 = 3.7 voltas do pinhão para cada volta da coroa (relação M-B)
35 ÷ 11 = 3.2 voltas do pinhão para cada volta da coroa
35 ÷ 12 = 2.9 voltas do pinhão para cada volta da coroa
Não sei se ajudei ou atrapalhei mais ainda...
De qualquer forma, não sei se todos concordam, mas acho que a Coniflex faz engrenagens de primeira, e eu optaria pelo produto deles.
Abraço e boa sorte;
Chico
Guiga Tostes
18/05/2008, 20:56
Caramba Chico, vc instalou a 12X35 já possuindo 5a. marcha?!
Na minha Band OM-314 turbo intercooler, 4Marchas e pneus 33" instalei a 12X35 e fiquei bastante satisfeito. Não falta força, tanto on quanto off-road...se a coisa aperta no fora de estrada basta chamar na reduzida que o bicho pega.
Agora, se pudesse ter testado antes como o Chico falou e depois escolher a relalção...teria ficado com a 11X35.
Explico: com a 12X35 o carro ficou excelente, consigo viajar a 120km-h com 2200rpm e a 100km-h com 1800rpm, o que é bastante confortável e as viagens ficaram bem mais prazeirosas.
Porém, a 4a. ficou mto longa. Praticamente infinita, até hoje(7 meses após ter alongado) não consegui chegar a 3000rpm em 4a. marcha. Falta pista e coragem para pisar fundo pois passa dos 140km-h e considero isso mto para a Band.
Assim, se tivesse optado pela 11X35 teria respostas mais rápidas em 4a. e um melhor aproveitamento para retomadas.
Esta é minha unica queixa, o desempenho em 4a. marcha e olha que o meu motor está bem bravo, entre 115 e 120hp. Nas outras marchas está um tesão.
Qualquer duvidas estou a disposição.
PS.: Chico, bacana saber que vc tambem fez este trabalho tb!
Abr
Francisco Bicalho
18/05/2008, 21:35
Oi Guiga
Pois é, eu fiz um monte de coisas no carro, primeiro troquei a caixa de marchas, depois troquei o motor, substituindo o 314 pelo 364-A que hoje é quase um LA, e assim sendo todas as marchas começaram a ficar meio curtinhas, porque o motor tem muita potência, mas acelerava que era uma beleza; em 5a ele ia de 80 a 120 muito rápido. Talvez, por comparação com a relação 10x37 a 12x35 tenha feito o carro mais mole, mas isso porque antes ele tinha uma resposta muito mais rápida, enfim, é uma decisão difícil mesmo.
Não acho que a relação mais longa, qualquer que seja, influencie a performance do carro no fora-de-estrada, porque com a reduzida ele fica ótimo, mesmo com a 12x35, o negócio é que se o motor estiver um pouco cansado, ou a bomba desregulada a 12x35 pode não ser a relação ideal. Conversando com o Sílvio da Coniflex, eu concluí que, se instalasse a 11x35 e achasse ela ainda meio curta, me arrependeria mais do que com a 12x35 indo longe demais, sabe como é? Aquela coisa, de "tive medo de ser feliz". Hoje, num mundo perfeito, gostaria de ter a 10x37 da 1a a 4a marchas, e a 12x35 para a 5a...
Abraço;
Chico
Guiga Tostes
18/05/2008, 22:25
Oi Guiga
Pois é, eu fiz um monte de coisas no carro, primeiro troquei a caixa de marchas, depois troquei o motor, substituindo o 314 pelo 364-A que hoje é quase um LA, e assim sendo todas as marchas começaram a ficar meio curtinhas, porque o motor tem muita potência, mas acelerava que era uma beleza; em 5a ele ia de 80 a 120 muito rápido. Talvez, por comparação com a relação 10x37 a 12x35 tenha feito o carro mais mole, mas isso porque antes ele tinha uma resposta muito mais rápida, enfim, é uma decisão difícil mesmo.
Não acho que a relação mais longa, qualquer que seja, influencie a performance do carro no fora-de-estrada, porque com a reduzida ele fica ótimo, mesmo com a 12x35, o negócio é que se o motor estiver um pouco cansado, ou a bomba desregulada a 12x35 pode não ser a relação ideal. Conversando com o Sílvio da Coniflex, eu concluí que, se instalasse a 11x35 e achasse ela ainda meio curta, me arrependeria mais do que com a 12x35 indo longe demais, sabe como é? Aquela coisa, de "tive medo de ser feliz". Hoje, num mundo perfeito, gostaria de ter a 10x37 da 1a a 4a marchas, e a 12x35 para a 5a...
Abraço;
Chico
X2!!:concordo: Falou tudo!!
Teu motor deve estar o mesmo monstro que meu Tio instalou na dele 364LA turbinado. Parabéns!!
Abr
Francisco Bicalho
19/05/2008, 09:37
Oi Guiga
O motor era um 364-A da 912, e depois eu instalei o intercooler da Garrett original do LA, mas, não sei bem se posso chama-lo de LA. Existem duas versões do 364-LA; o que vem no 710 que tem 115 hp e o que vem no 914 que tem 140 hp. Não faço idéia de quantos hp o meu motor tenha, porque nunca botei o carro num dinamômetro, que é o único instrumento que avalia de verdade a potência de um motor. Mas a pesar de ele ter todas essas melhorias mecânicas, o que eu mais gosto nesse meu Toyotinha, é que por fora, ele é totalmente original e 100% caretinha.
Abraço,
Chico
Guiga Tostes
19/05/2008, 20:03
Toda caretinha e com um monstro sob o capo, praticamente "lobo em pele de cordeiro"...show de bola!
Abr
alexandre diniz
19/05/2008, 20:19
11 1
xsa
d
Guiga Tostes
19/05/2008, 20:30
Fala Ale, bom vc por aqui!
O seu motor é o OM 364 original das Bands, o 364LA é dos caminhões MB.
O preço de alongar é menor que o de um cambio de 5 marchas, uma vez que a adaptação deste cambio exige alguns trabalhos como: furação do assoalho, ajustes no tamanho do carda, etc...e isso agrega custos além da mão de obra para instalação. Uma vantagem em alogar é a certeza de que instalou tudo novo e que tem diferenciais zerados...um cambio 5m usado, por mais que revisado pode esconder diversas surpresas desagradáveis. Porém, ainda falando de custos caso opte pelo cambio de 5m vc tem a alternativa de vender o seu 4m para ajudar nas despesas.
Garanto que se turbinar seu motor não irá se arrepender, os resultados são excelentes.
Nunca ouvi falar de um Toyoteiro que não gostou do resultado após turbinar e voltou atras.
Qdo vier para Sampa minha Band está as ordens para um test drive ok!
Ps.: Use a planilha em anexo para simular algumas configurações, vc vai gostar. (Recebi esta planilha de um amigo que a extraiu do antigo site Toyoteiros, como não sei o nome do autor ficam aqui os merecidos créditos pois a planilha é mto util):concordo:
Abr
alexandre diniz
19/05/2008, 20:56
guiga vc acha então q o melhor seria o alongar
tbem tenho umas duvidas de fazer isso ou por a minha a venda e tentar acha uma mais nova ja 5 marchas
mas no fim acho q acabarei faendo na verdinha mesmo pois ao menos sei onde estou pisando e como vc viu o motor dela ainda ta joia da de pegar uma mais nova toda detonada ai ferrou
Francisco Bicalho
19/05/2008, 21:39
Oi Ale
O meu câmbio de 5 eu comprei a uns 3 anos no Rio, depois de esperar uns 5 anos por um em bom estado por um preço legal. Comprei de um 1999 que deu perda total (só acharam o câmbio, hahaha...), em seguida mandei abrir a caixa, e só por capricho mandei checar tudo, e troquei todos os rolamentos por novos INA. Acabou que fiz um belo negócio, pois paguei 4.500 pelo câmbio, mais 500 para instalar, e vendi o meu de 4 marchas por 2.500. Valeu muito a pena. Basicamente, de 1a a 4a é muito parecido com o outro, mas a 5a marcha é muito bem vinda. Com a relação alongada, eu só uso a 5a marcha em estradão, mas isso faz uma diferença grande em economia de combustível, porque o carro roda solto, e com rotações baixas. Meu mecânico diz que são duas coisas que melhoram o carro e são ao mesmo tempo dinheiro em caixa, pois recupera-se numa eventual venda com a valorização do carro, e essas coisas são a caixa de 5 marchas, e a direção hidráulica original ZF.
O 364 com caixa de 5 é uma boa opção, lembrando sempre que é a configuração do cobiçado modelo 1993. Talvez uma boa seqüência, seja você primeiro instalar o câmbio de 5, e depois turbinar, e "intercoolar", e, se você quiser o carro mais solto, trocar as engrenagens dos diferenciais. Agora, os câmbios de 5 são raros hoje em dia. Houve um tempo de bonança quando o Itamaraty, por intermédio da ONU, trouxe de volta 60 e tantos Bandeirantes que estavam a mais de cinco anos no Timor Leste, e elas foram sucateadas assim que chegaram aqui no Brasil. Todas tinham câmbio de 5 marchas, e foi um pega pra capar e uma romaria chimite, mas a farra acabou muito rápido, e todos foram vendidos em menos de 3 meses. O meu não foi dessa leva.
Quanto aos motores Mercedes, o 364-A do 912, é turbinado, mas não tem o intercooler, mas tem 122 hp. O 364-LA do 712 é turbinado, tem o intercooler, bomba mecânica, mas só tem 115 hp (vai explicar...), e o 364-LA do 914 tem a bomba eletrônica e 140 hp, e algumas outras coisas que não sei dizer. Só não entendo como os dois 364-LA do 710 e do 914 podem ter essa diferença grande em potência, tirando a bomba elétrica, que não faz lá essa diferença toda. Alguém sabe dizer?
Abraço;
Chico
Francisco Bicalho
20/05/2008, 09:17
Guiga
Eu não consigo postar fotos aqui no site, mas se você quiser mando pra você em pvt. me escreve no bic(a)rio.com.br que te dou um reply com as fotos do motor, que, moléstia aparte (como dizia meu tio Alfredo) ficou muito bonito.
Abraço;
Chico
Guiga Tostes
20/05/2008, 10:47
ok Chico te mandei um e-mail!
abr
veterinario
09/06/2008, 01:20
Talvez 12x35 nas band 5m com pneus 33" fique meio longa demais...uso uma 11x35 e com um motor 14b com uma garret t2, que enche bem cedo, mais intercooler e pneus a/t 33"...Tem muita força on e off road...
elmestizo
09/06/2008, 11:14
Veterinário,
Tem fotos da band com a T2? Qual coletor utilizou?
Abrass
veterinario
11/06/2008, 13:41
Assim que tiver fotos, coloco aqui. O coletor foi feito sob medida aqui em CGR/MS , no Escapamentos Pampa, ficou muito bom. Tem coletor de escape no kit de turbina e intercooler da maxcooler, de goiânia, www.intercooler.com.br (http://www.intercooler.com.br) .
titanium
05/02/2013, 12:32
Turma,
Estou com uma dúvida cruel !!!
Já decidi alongar a Bandeirante (pickup 89 + câmbio 4m sincro + motor om 314-s que baixa um pouco de oleo) mas POR ENQUANTO ela vai ficar sem turbo.
Aí vem a dúvida cruel: coloco uma 11x35 ou vou direto para a 12x35? (lembrando que vou ficar um bom tempo com ela Sem turbinar o motor)
Sei que o assunto já vou discutido aqui várias vezes, mas gostaria de ouvir opiniões!
Fico com receio de colocar a 11x35 e depois que turbinar, ter que gastar novamente para colocar a 12x35.
O que faço? rsrsr
MarcioNatal
05/02/2013, 12:48
Fala Titanium.
Eu já pensei nisso também! A minha é turbinada(OM-314 todo feito agora na reforma), 5m, 285x75x16, e a dúvida é a mesma sua.
Uns dizem que devo deixar como está, por causa do conjunto(turbo/5m/285x75x16), já outros sugerem a relação 12x35. Vou ficar de olho aqui nas respostas para tirar algumas conclusões. Vamos em frente! Com a palavra, os especialistas no assunto.
Um abraço.
titanium
05/02/2013, 13:27
Grande Márcio!
O amigo Guiga Tostes tem uma configuração semelhante semelhante a sua: om314 + 5m + pneus 35" + Turbo Intercooler e USA as relações 12x35..
E acredito que a band dele seja um verdadeiro canhão! rsrsrs
Mas no meu caso, a preocupação seria de a minha Band ficar absurdamente muito chocha!
Sera que o 314-s maçarico aguenta empurrar o conjunto, mesmo em ladeiras com uns 50º de inclinação (nem que seja de 1a marcha)???
Abraços
Titanium,
Se me permite fazer uma correção, os motores chamados "maçaricos" eram os que equiparam as Band antes de 1973 e se chamavam OM-324 porque antes de você dar a partida era necessário esquentar as velas.
Agora pra subir uma ladeira, a reduzida vai dar conta, só precisa ter paciência.
Abração !
Francisco Bicalho
05/02/2013, 13:43
Titanium, a 12x35 não é uma boa opção para a sua configuração, inclusive, odeio dizer isso, mas a 11x35 idem. A diferença entre as duas relações é muito pequena, e o 314 aspirado vai sofrer para desenvolver com essas relações. Para você ter uma idéia, o meu carro é um TB curto com um motor de 144 hp, o 364-LA e quando troquei as relações para 12x35 ele ficou meio 'mole'. Só depois que mexi em BI, descarga e admissão o carro ficou mais esperto, mas mesmo assim tem que fazer mais coisa pra ficar perto da relação 10x37 em termos de torque e aceleração. A diferença entre a 10x37 e a 12x35 é muito grande
a 12x35 vai fazer o seu carro beber mais combustível, você vai subir ladeiras em 2a quando subia em 3a ou 4a, e acho até que você pode forçar o motor e caixa se levar muito peso (é uma picape, certo?).
Sugiro você primeiro instalar a turbina, o intercooler, mexer na bomba, enfim preparar o carro e depois instalar a 11x35.
Abraço;
Chico
Guiga Tostes
05/02/2013, 18:04
Fala Daniel, tudo bem?
Eu usava relação 12X35 + 4M + 33" com motor OM314 Turbo Intercooler, a configuração era muito boa rodava bem na estrada e na trilha quando a coisa apertava a reduzida resolvia com facilidade.
Depois com a chegada dos pneus 37" Maxxis(que são beeem pesados) e a preparação da viatura para o uso voltado a trilhas pesadas e mais em função dos novos e pesados pneus, mudei a configuração, reduzindo a relação de diferencial para 9:37(Pick ups Band 14B), ficou muito bom e equilibrado...mas como sempre, ao ganhar no desempenho off road, perde-se no desempenho on road.
Agora voltando ao assunto do tópico, estou com o Chico Bicalho e iria de 11:35 já deixando programado o momento de turbinar, algum tempo após alongar. Existe o relato do colega Jaime que alongou para 11:35 sem turbo e ficou assim por um período até turbinar. Usando pneus não muito grandes como os que a Lenda usa atualmente ficará aceitável a tocada mesmo sem turbo, mas vc terá que "aprender" a nova forma de dirigir a Band pois as respostas em retomada de velocidade ficarão mais lentas, mas na estrada com o veiculo embalado ficará muito agradável de se dirigir. Mas lembre-se turbinar será inevitável para o desempenho e sua satisfação pessoal tb!
Explico: a 12:35 mesmo com um motor forte como o do Chico (o motor do Fe Jipeiro não conta hehehe) é uma relação bastante longa e pode influir quando a sua pickup estiver carregada em longas subidas de serra, onde o OM 314 mesmo turbinado(aspirado então nem se fala) poderá sentir a diferença, eu, mesmo com motor turbinado e em ordem achava que em alguns momentos na estrada a relação 12:35 + 33" estava no limite, quase que longa demais para o meu motor. E naquela época refazendo alguns calculos após testar a 12:35 na pratica(fui um dos primeiros "cobaia" :mrgreen: ) tb pude concluir que a 11:35 era mais versátil para qualquer uso que eu viesse a fazer e o mais próximo do ideal considerando a potencia do meu motor, faixa de torque, tamanho dos pneus etc.
Hoje meu ritmo de vida e bebê em casa tem me deixado mais distante das trilhas pesadas...mas a vontade de curtir mais o jipe não! Com isso vejo a necessidade de tornar a Band novamente mais versátil e adequada ao uso misto(viagens, dia-a-dia, expedições e trilhas), já fiz meus calculos e até o meio do ano devo instalar a relação 11:35 e aposentar os 37" maxxis, a nova configuração será: 11:35 + 4M + 35" que no final das contas ficará um pouco mais curta do que a 12:35 + 33" que eu já tive, acho que vai ficar show!
Concluindo, vá de 11:35 depois turbine e se ainda assim achar que ficou curto(algo que não acredito) vc pode partir para pneus maiores e o problema estará resolvido!
Precisando é só chamar!
Abraço
MarcioNatal
05/02/2013, 18:50
Boa tarde Guiga.
Antes de mais nada, parabéns pela bela máquina, motivo de inspiração, admiração e desejo de muitos, inclusive para mim.
Por favor, uma luz pra perdido na noite!:-? Acha que com a configuração OM314+5m+turbo+285x75x16, seria conveniente mexer na relação, colocando uma 11:35? É uma mudança, com ganhos práticos, a ser considerada? O que acha?
Obrigado.
Márcio Humberto
Márcio Humberto.
titanium
05/02/2013, 21:51
Titanium,
Se me permite fazer uma correção, os motores chamados "maçaricos" eram os que equiparam as Band antes de 1973 e se chamavam OM-324 porque antes de você dar a partida era necessário esquentar as velas.
Agora pra subir uma ladeira, a reduzida vai dar conta, só precisa ter paciência.
Abração !
Olá FBand!
É que em alguns lugares o termo maçarico serve para identificar o motor Sem turbo.
Inclusive já vi alguns mecânicos usando esse termo!
:)
:concordo:
titanium
05/02/2013, 21:58
Titanium, a 12x35 não é uma boa opção para a sua configuração, inclusive, odeio dizer isso, mas a 11x35 idem. A diferença entre as duas relações é muito pequena, e o 314 aspirado vai sofrer para desenvolver com essas relações. Para você ter uma idéia, o meu carro é um TB curto com um motor de 144 hp, o 364-LA e quando troquei as relações para 12x35 ele ficou meio 'mole'. Só depois que mexi em BI, descarga e admissão o carro ficou mais esperto, mas mesmo assim tem que fazer mais coisa pra ficar perto da relação 10x37 em termos de torque e aceleração. A diferença entre a 10x37 e a 12x35 é muito grande
a 12x35 vai fazer o seu carro beber mais combustível, você vai subir ladeiras em 2a quando subia em 3a ou 4a, e acho até que você pode forçar o motor e caixa se levar muito peso (é uma picape, certo?).
Sugiro você primeiro instalar a turbina, o intercooler, mexer na bomba, enfim preparar o carro e depois instalar a 11x35.
Abraço;
Chico
Chico Bicalho!
Meu caro, eu concordo com sua orientação e é justamente por isso que fico com receio de instalar a 11x35 Sem o Turbo..
Mas é que a obra ($$$) na Lenda será meio grande (pro meu bolso) e a dona do cofre já está de olho na fatura! :mrgreen:
Mas acredito que até o final do ano/inicio do ano que vem O TURBO INTERCOOLER chegará!
Outro fato que me leva a querer instalar logo o 11x35 é que viajo muito de BH para Brasília.. e estou levando benditas 11:30 h de viagem para percorrer 700 km!! :parede::parede:
A patroa está reclamando.....
titanium
05/02/2013, 22:19
Grande Guilherme!!!
Meu camarada, li com toda atenção todas as opiniões que você e os amigos Bicalho, FBand e Márcio deram!
E esqueci de mencionar que outro fator que me leva a querer Alongar logo, é que vou mandar revisar os eixos... e SÓ de mão de obra, a turma ta querendo me matar em 1.000 latinhas...
Dói só de pensar!
Aí fico imaginando: mandar revisar e não trocar a relação, capaz de em menos de 1 anos ter que abrir novamente só para alongar.
Aí irão cobrar os mesmos 1000 pilas.
Não dá!
1.000 reais já é quase o preço de uma turbina! rsrss.
Colocando mais 1000, compro o kit
Mais 600 eu compro o intercooler e as mangueiras e instalo eu mesmo! rsrsrs..
Enfim.
Por isso resolvi consultar os universitários a respeito de alongar sem turbinar.
E com o seu relato, Guiga, eu me senti um pouco mais confiante em seguir nessa empreitada.
Ciente de que terei (eu e a patroa) que me adaptar a nova forma de conduzir.
Agora, como alertou o amigo Bicalho, mais coisas devem ser feitas além de simplesmente turbinar.
Estou para instalar um snorkel + filtro de ar seco (om709) + tubos de 2.5" ou 3".
Será que isso já ajuda em algo, na questão do desempenho?
Valeu pela ajuda, meus caro!
Lembrando que estou aqui aguardando qualquer outra dica que porventura vocês queiram compartilhar!
:D
:pipoca:
Abração
mecamaniaco
06/02/2013, 09:43
Cara, poder instalar vc pode, mas tenha em mente que em subidas vc sai ficar P*** da vida com as constantes trocas de marcha...
Todos os motores usados nas bands são "fracos" (potência) quando sem turbo, não dá pra exigir muito.... O problema nos MB se agrava pelo fato do motor não girar bem, ai fica ainda mais cansativo barulhento, etc etc etc....
Tenho uma band com 5M e motor 14B turbo, se eu quiser ela vai até o fim do velocímetro, é só ter coragem!!! Mas mesmo assim minha velocidade de cruzeiro gira em torno de 110~120km/h, só passo disso quando quero fazer ultrapassagens!
Já tive band 4M com motor OM-314 turbo, sei q não é fácil aguentar a band andando a 110Km/h no talo por falta de marcha/relação, tem momentos que dá vontade de parar e meter fogo no carro... É muito comum ver instalação porca, turbina pequena, filtro pequeno, mangueiras estranguladas, escape pequeno, bomba fechada, etc etc .... Por isso quando vc for turbinar o seu tome muito cuidado com esses "detalhes" eles fazem toda a diferença!
maikpenner
06/02/2013, 10:52
Titanium,
eu não indicaria de forma alguma que você alongasse antes de turbinar.
O tempo que você vai ganhar nas retas, você vai perder nas subidas, com incansáveis trocas de marchas.
O alívio que você vai ter nas retas, vai ser a tortura em qualquer ladeira.
Eu nem estou falando em serras. Estou falando apenas de trechos em aclive.
A Band original já perde muito nas subidas, alongada vai ficar 3x pior.
Eu cheguei a pensar nessa hipótese de alongar sem turbinar, mas desisti.
Fiquei exatamente na mesma situação que você.
Tive que revisar o eixo traseiro, e pra piorar tive que trocar coroa e pinhão.
Ai fiquei em uma sinuca. Alongo ou não?
Eu ainda não tinha a turbina instalada.
Já tinha a turbina em casa, mas não tinha o kit disponível no mercado para a instalação.
Enfim, revisei o eixo, troquei coroa e pinhão por uma original novamente.
Depois de alguns meses, instalei a turbina.
Agora com ela turbinada eu penso em alongar para a relação 11x35 para dar mais folga na estrada.
Mas estou ciente que mesmo turbinada a Band vai perder em trechos de subida e retomada para ultrapassagens.
Essa semana vou revisar o eixo dianteiro. Infelizmente a relação 11x35, no momento, não está disponível a pronta entrega no mercado. Ou seja, mais uma vez vou revisar e manter a relação original
O custo aqui em Curitiba para abrir os 2 eixos é de R$ 400,00. Então eu acho que vale a pena esperar o momento certo pra alongar.
titanium
06/02/2013, 12:06
Mecamaniaco e Maik, obrigado pelas respostas!
(Maik, até te respondi já pelo facebook).
Eu entendo bem o ALERTA que vocês (e outros companheiros) fizeram a respeito da ENORME perda nas subidas!
Nossa... já sinto isso hoje! Fico imaginando (preocupado com o cenário que se anuncia) quando eu tiver "alongado" e na subida!
Hoje eu já tenho que, as vezes, reduzir para a terceira (dependendo da brutalidade da subida)...
Pelo visto, alongada, eu teria que, eventualmente, subir de segunda.
CORRETO??
Mas E SE (bancando o chato/insistente - :D ) eu colocasse uns pneus menores que tenho aqui em casa (7.00x16)?!?!?!
Melhoraria Alguma coisinha?
Ou melhor... reduziria um pouco o problema?
Existe alguma forma de calcular isso?
Obrigado pelas orientações!
Abraços
MarcioNatal
06/02/2013, 12:20
Titanium, bom dia.
Meus dez centavos de contribuição!
Existe uma planilha em Excel muito legal, feita pelo amigo Rodrigo Moraes, de Campinas/SP, onde podemos entra com diversas variáveis, tais como:
-modelo da viatura.
-tipo de pneu
-tipo de câmbio.
-tipo de motor.
Depois das varáveis escolhidas, serão calculadas:
-Velocidades máximas, por marchas.
-Rotação do motor por escala de velocidades predefinidas.
Para baixar, coloquei a planilha aqui: velotoyota - Download - 4shared (http://www.4shared.com/office/UckcdCPq/velotoyota.html)
Um abraço.
Márcio Humberto
Francisco Bicalho
06/02/2013, 12:32
Só pra lembrar. As engrenagens tem que ser encomendadas da Coniflex e levam um certo tempo para ficar prontas. As minhas foram quase dois meses para entregar, portanto, planeje bem essas mudanças no carro, como procurar os valores para o kit da turbina e intercooler. Parece que tem um kit da TecnoMotor em SP com uma turbina Garrett .42/.48 que é bastante bom para o preço, e o intercooler, o consenso é que o do VW 8-150 é o melhor, e é mesmo.
Chico
Titanium,
NÃO ALONGA NÃO SEM ANTES TURBINAR!!!!!!!!!!!! não dá! vai ficar muito lerda!!! Acabei de alongar a minha que tem motor OM 314 com a 12:35 (coniflex). Ficou muito boa para andar na cidade e o ganho final na estrada superou as expectativas! é surpreendente!!!!! contudo, a minha está turbinada!!! Sem a turbina acredito que vai ficar pior do que está!!!
Senti que há perda de torque e o motor tem que trabalhar mais cheio para rodar bem, pois as marchas ficam muuiiiiiiito longas. Para se ter uma ideia, na cidade raramente coloco a terceira, só ando de segunda, pois não há espaço para esticar até a terceira!!!
Mas que melhora, e muito, melhora, pode alongar que não se arrependerá, mas turbine primeiro!!!
Abçs
titanium
06/02/2013, 13:11
Marcio, eu já ouvi falar nessa planilha!
Você poderia mandar para mim por e-mail?
Mandei MP para você!
Abraços
maikpenner
06/02/2013, 13:23
Titanium, você está correto. Se hoje você sobe algumas ladeiras em terceira, certamente terá que subir em segunda (se não turbinar).
Você alonga exatamente pra ter mais marcha, mas perde força.
Sua quarta, vai parecer uma quinta, a terceira uma quarta e assim sucessivamente.
Sair em primeira, vai ser quase como que sair em segunda marcha.
Ha perda de força nas subidas quando se alonga, mas a turbina compensa essa perda.
Turbinar sai mais barato que alongar e o custo x benefício é infinitamente melhor.
Eu gastei 1700 para turbinar minha Band.
Kit OM-364 (950 reais) + Turbina Garrett Recondicionada (450 reais) + Escape (300 reais)
Se você for alongar vai gastar pelo menos 2300 reais na coroa e pinhao mais a MO.
Antes de turbinar eu costumava viajar a 80-90... acima disso o barulho do alto giro me incomodava.
Agora eu viajo 100... numa boa... a turbina também reduz o ruído do motor...
Agora quero alongar para poder viajar a 110, com baixo ruído...
Então vá pelo caminho das pedras. Turbine primeiro e deixe sua Band pronta pra receber a relação depois.
Tenho certeza que a Turbina sozinha já te satisfará muito mais que a relação alongada (sem turbina).
Na sua atual condição, se turbinar, as ladeiras que você subia em terceira, vai poder subir em quarta tranquilamente, sem precisar trocar marcha e sem perder embalo.
Agora que a minha Band está turbinada, estou esperando a chegada da relação.
Já encomendei ha mais de 1 mês, e pelo jeito ainda vai levar mais 1 mês pra entregarem.
Caso vá mesmo alongar, programe-se pra não ficar com a Band parada, pois as peças demoram certo tempo.
Att
Maik Penner
Mecamaniaco e Maik, obrigado pelas respostas!
(Maik, até te respondi já pelo facebook).
Eu entendo bem o ALERTA que vocês (e outros companheiros) fizeram a respeito da ENORME perda nas subidas!
Nossa... já sinto isso hoje! Fico imaginando (preocupado com o cenário que se anuncia) quando eu tiver "alongado" e na subida!
Hoje eu já tenho que, as vezes, reduzir para a terceira (dependendo da brutalidade da subida)...
Pelo visto, alongada, eu teria que, eventualmente, subir de segunda.
CORRETO??
Mas E SE (bancando o chato/insistente - :D ) eu colocasse uns pneus menores que tenho aqui em casa (7.00x16)?!?!?!
Melhoraria Alguma coisinha?
Ou melhor... reduziria um pouco o problema?
Existe alguma forma de calcular isso?
Obrigado pelas orientações!
Abraços
titanium
06/02/2013, 13:26
DeMelo e Bicalho,
DIGAMOSSSSS que eu consiga Turbinar a viatura......
Pergunto: consigo Apenas Turbinar??? Sem instalar o intercooler??
Pelo que li, o problema seria o aquecimento da viatura, correto!?
Mas vi também que é uma excelente opção instalar a ventoinha de 10 pás de plastico do om352 (mb 1113), Por conta do Aquecimento, correto!?!?
Alguém poderia me passar uma idéia de custo x benefício?
Seria interessante, de repente, apenas turbinar SEM alterar o escapamento, bicos injetores e intercooler?
Abraços tentando encontrar uma solução BBB - Boa, Bonita e Barata! :D
:pipoca:
titanium
06/02/2013, 13:33
Titanium, você está correto. Se hoje você sobe algumas ladeiras em terceira, certamente terá que subir em segunda (se não turbinar).
Você alonga exatamente pra ter mais marcha, mas perde força.
Sua quarta, vai parecer uma quinta, a terceira uma quarta e assim sucessivamente.
Sair em primeira, vai ser quase como que sair em segunda marcha.
Ha perda de força nas subidas quando se alonga, mas a turbina compensa essa perda.
Turbinar sai mais barato que alongar e o custo x benefício é infinitamente melhor.
Eu gastei 1700 para turbinar minha Band.
Kit OM-364 (950 reais) + Turbina Garrett Recondicionada (450 reais) + Escape (300 reais)
Se você for alongar vai gastar pelo menos 2300 reais na coroa e pinhao mais a MO.
Antes de turbinar eu costumava viajar a 80-90... acima disso o barulho do alto giro me incomodava.
Agora eu viajo 100... numa boa... a turbina também reduz o ruído do motor...
Agora quero alongar para poder viajar a 110, com baixo ruído...
Então vá pelo caminho das pedras. Turbine primeiro e deixe sua Band pronta pra receber a relação depois.
Tenho certeza que a Turbina sozinha já te satisfará muito mais que a relação alongada (sem turbina).
Na sua atual condição, se turbinar, as ladeiras que você subia em terceira, vai poder subir em quarta tranquilamente, sem precisar trocar marcha e sem perder embalo.
Agora que a minha Band está turbinada, estou esperando a chegada da relação.
Já encomendei ha mais de 1 mês, e pelo jeito ainda vai levar mais 1 mês pra entregarem.
Caso vá mesmo alongar, programe-se pra não ficar com a Band parada, pois as peças demoram certo tempo.
Att
Maik Penner
Grande Maik,
Eu acabei de refazer uns cálculos aqui e PARECE que existe uma sobra de gordura que talvez dê para Turbinar.
Mas acho que SÓ turbinar, sem nenhum outro pinduricalho (tipo aumentar a vazão dos bicos injetores, escapamento dimensionado, intercooler, etc.)...
O que você acha desta situação?
Abraços
Francisco Bicalho
06/02/2013, 13:43
DeMelo e Bicalho,
DIGAMOS que eu consiga Turbinar a viatura......
Pergunto: consigo Apenas Turbinar??? Sem instalar o intercooler??
Pelo que li, o problema seria o aquecimento da viatura, correto!?
Mas vi também que é uma excelente opção instalar a ventoinha de 10 pás de plastico do om352 (mb 1113), Por conta do Aquecimento, correto!?!?
Alguém poderia me passar uma idéia de custo x benefício?
Titanium (esqueci o seu nome), em termos de custo benefício, o ideal é instalar a turbina, o intercooler, e a descarga de 2.5 polegadas com a marmita turbão, e depois mexer na bomba injetora, abrindo o débito da bomba.
A questão do intecooler tem a ver com aquecimento, mas não como você descreve, ou seja, não é o aquecimento do bloco que é resolvido com o resfriamento do fluido do radiador usando uma ventoinha de 10 pás. O que acontece com a turbina é que o ar que é jogado para o coletor de admissão é muito quente, e conforme o carro esquenta e esquentam os gases de admissão (e de descarga por consequência), o motor perde força, e não é pouca coisa. O intercooler refrigera o ar da admissão e mantém o sistema menos quente, ou seja, o carro anda mais. Porque anda mais? A turbina é conhecida como 'turbo compressor', e não só acelera o ar para dentro do motor (e para fora), como comprime o ar. O ar quente é menos comprimido que o ar frio, porque o calor expande os gases, portanto, o ar mais frio possível é o ideal, por isso instalar um intercooler grande como o do VW 8-150, e não um pequeno como em alguns dos kits vendidos na internet.
Ou seja, o seu carro com os diferenciais alongados vai ficar lerdo, isso é certo, com apenas a turbina, menos lerdo, com a turbina e o intercooler, pelo que a galera que tem 314 fala (e com a 11x35) deve ficar na conta certa.
Abraço;
Chico
titanium
06/02/2013, 15:57
Olá Chico!
Meu caro, eu entendo e Concordo com tudo o que você colocou!
Mas estou diante de uma pequena reforma da viatura, o que implica ter que priorizar vários upgrades essenciais (e alguns desejáveis), mas o complicador é a Grana curta! rsrsrs..
Então, basicamente, eu estou tentando, com a ajuda e orientação de vocês, mais experientes, encontrar uma situação interessante.
Ou seja, um bom custo x benefício ante um cenário de restrições orçamentárias!
:D
Assim, gostaria de agradecer as opiniões; e, ainda, perguntar o que acham da comparação:
Relação ATUAL:
393863
Relação 11x35 c/ pneus atuais (265/75r16):
393862
Relação 11x35 c/ pneus Menores (7.00x16)
393861
Percebam que Alongar a relação para 11x35 e ao mesmo tempo reduzir o tamanho dos pneus (por uns que eu já tenho em casa - 7.00 x 16), é uma situação intermediária entre o que tenho hoje e o que teria apenas alongando para a 11x35.
Teria uma redução de 200 RPM com a última configuração.
E pergunto: será que o om314 não conseguiria tocar bem esse conjunto por um tempo?
:pipoca:
Abraços,
Daniel.
MarcioNatal
06/02/2013, 16:07
Marcio, eu já ouvi falar nessa planilha!
Você poderia mandar para mim por e-mail?
Mandei MP para você!
Abraços
Lógico Titanium, será um prazer!! Já foi!
Bom proveito.
Márcio Humberto
Casa da transmissão4x4
06/02/2013, 16:38
Pessoal, só para ajudar a relação 12x35 e complicada de colocar no fucinho, como o pinhão tem 12 dentes uma das porcas vai ficar muito para fora e a outra muito para dentro, pode ate tornear para compensar a diferença porem se uma hora precisar de voltar para uma relação comum será necessario trocar a caixa satelite. Imagino tambem que um dos rolamentos vai forçar mais que o outro.
Titanium,
A Band ( todos os motores ) dá trabalhar tranquilamente turbinada sem o intercooler. Como já foi dito vc deixa de aproveitar ao máximo o turbo. Fazendo o básico, turbina, escape de 2,5" com turbão e um grau na BI já fica outro motor. Agora se o assunto é sonhar, conheço uma Band OM 314 turbo, 5M com pistões, bielas e comando do 366, lubrificação refeita, que é o bicho. Chega a 4.000 RPM. Para eu acompanhar mesmo com o 14bT tenho que suar hehehehe.
maikpenner
06/02/2013, 19:29
Tudo que o Chico falou está corretíssimo.
A receita correta é a que ele passou.
Mas nada impede de você fazer as coisas aos poucos.
A minha eu Turbinei sem intercooler, já rodei 5.000 km e a temperatura se mantém normal em 95% do tempo.
Apenas em longas serras, ela passa de 83ºC para 90ºC. Mas nada assustador.
O intercooler pode ficar para um segundo plano. É interessante ter, mas não é algo completamente indispensável.
Você pode instalar depois que sobrar uma graninha.
O escapamento você pode manter o original, mas vai ter que tirar um dos abafadores.
De preferência colocar um com2,5" pra não haver restrição com abafador turbão.
Bicos injetores eu não mexi. Só precisa se você quiser fazer uma preparação mais forte.
Meu conjunto está trabalhando com 1kg de pressão e vai muito bem.
Eu gastei 1700 pra turbinar. Se tirar o escapamento do orçamento, gastei 1400 dinheiros.
Quando der, vou partir pro intercooler.
Agora estou aguardando chegar a relação 11x35.
Olá FBand!
É que em alguns lugares o termo maçarico serve para identificar o motor Sem turbo.
Inclusive já vi alguns mecânicos usando esse termo!
:)
:concordo:
O termo "Maçarico" é conhecido na estrada desde o início dos anos 70 quando começaram a rodar os famosos Scania 110 turbinados.
Os caminhões sem turbina soltavam uma tocha de fogo pelo escapamento, principalmente em subidas íngremes enquanto os outros não.
Comos 110 eram os mais rápidos da estrada, na época, os motoristas destes divertiam-se em chamar os outros caminhões de Maçaricos. Presenciei muitas destas chacotas acompanhando meu pai (que sonhava acordado com um Scania turbinado) pelo norte e nordeste brasileiro.
Eis uma versão para o termo, deve haver outras.
MarcioNatal
06/02/2013, 20:01
Valeu Sofiati(PP5GAS). Vivendo e aprendendo! Agora sei o porquê do termo.
73
Márcio Humberto (PS7BY)
junior888
06/02/2013, 21:36
vou dar minha opinião. eu acho que vc nao deve alongar antes de turbinar, a band vai ficar realmente fraca em subidas, e até mesmo para pegar velocidade nas retas, e fora que ficara até perigoso na estrada... imagine vc ultrapassando um caminhao, e na metade dele, vc nao tem mais motor para ultrapassar, e nesse meio tempo, esta vindo um outro veiculo... nao quero nem pensar... bom, com o que vc gasta alongando, calculo eu, que da para turbinar, e ainda deve sobrar algum dinheiro pra cerveja... mas tudo depende da mao de obra.
obs: desculpe o exemplo que citei, mas realmente, acho que se torna perigoso.
Fe_jipeiro
07/02/2013, 09:55
Titanium ...
Vc usa a 4x4 da sua band ???
Se não ... alongue o dif traseiro e turbine seu motor como se deve ... faça uma vez, mas faça bem feito ... depois só não esqueça de remover o cardan dianteiro para não esquecer e ligar a 4x4 ... rsrsrs .. Senão moe tudo ... e mais pra frente, vc faria o dif dianteiro.
Agora se vc usa a tração, turbine antes, pois como sua band é o modelo maior que tem e mais pesado também, vc não vai ter força na cidade e na estrada para tocar a relação em casos extremos de necessidade, ex: ultrapassagens, retomadas, etc etc como já falaram aqui ...
Se vc carrega peso com sua band, o correto era vc não alongar o diferencial e sim, colocar um cambio 5M com motor turbinado.
Absss
titanium
07/02/2013, 10:18
Opa! Voltei!
:D
Eita Dimasi, esse motorzão do seu amigo está Forte, heim!?!?
Quem sabe um diiiaaa!? rsrs
Maik, me conta como fez para pagar tão barato na turbina e no kit turbo!?!?
Você montou seu kit ou comprou pronto?
Me passa o caminho das pedras ae, meu camarada, por favor.
Junior, eu entendi o lance da força..
Mas por isso eu perguntei, algumas mensagens atrás, sobre a comparação entre relações que fiz...
"Atual"
"Alongada"
"Alongada com pneus menores"
A terceira opção ficaria fácil para mim, pois já tenho os pneus menores e segundo a planilha que o Marcio compartilhou, seria justamente o meio termo entre o cenário atual e o cenário alongado (com 11x35).
Será que mesmo assim ficaria ruim de empurrar?
Grande Felippe!
Meu caro, eu uso o 4x4 sim.
Faço alguns passeios leves e médios (no máximo)... e uso o 4x4 para não forçar o eixo traseiro.
Mas até fiquei interessado nessa possibilidade, pois daria para turbinar e "intercoolar" a viatura (seguindo a receita ideal).
Só ficaria com a limitação de não poder usar a tração.
É algo a se pensar sim!
Obrigado pela idéia!!!
MASSS estive fazendo uns cálculos ontem e vi que Talvez dê para turbinar a viatura E alongar.
Vamos ver se esse cenário se confirma.
:cool:
Pessoal, mais uma vez, Muito Obrigado pela força e orientações!
Abraços a todos!!
junior888
07/02/2013, 10:38
acredito que sim, irá faltar força tambem com a relação alongada e pneus menores... se quiser apenas turbinar, e deixar sem intercooler de inicio, nao vai ficar ruim... minha band é apenas turbo, nao tem intercooler AINDA, e nao tenho do que reclamar... mas claro que quanto mais melhor né, hehehe...
Francisco Bicalho
07/02/2013, 10:44
- "A minha eu Turbinei sem intercooler, já rodei 5.000 km e a temperatura se mantém normal em 95% do tempo.
Apenas em longas serras, ela passa de 83ºC para 90ºC. Mas nada assustador."
.[/QUOTE]
Maik, não é a temperatura do motor que sobe, a temperatura do motor é controlada pela válvula termostática, é a temperatura dos gases dentro do motor que sobe com a turbina, e o que acontece é que o carro começa a render menos. Com o intercooler o carro literalmente anda mais. Vou te dar um exemplo. Pegue o seu carro de manhã, ligue o motor e imediatamente saia andando com o carro, acelere, e veja se a performance do motor não é melhor. Em 5 ou 10 minutos, conforme os gases esquentam (inclusive ajudados pelo calor do próprio bloco) o motor vai perdendo rendimento. O intercooler mantém o rendimento do carro mais parecido com o rendimento quando ele está com o motor frio, ou seja, o motor vai render o tempo todo como ele rende quando você sai de sopetão com ele gelado. Coisa aliás, que ninguém de bom senso deve fazer, sair sem aquecer o motor, por isso você não nota a falta do intercooler porque ele já está meio quente quando você acelera e bota o carro em movimento. Mas faça o teste, Maik e conta pra gente as suas impressões.
Rodei com o meu carro com a configuração do 364-A, sem o intercooler um ano, e quando instalei senti uma diferença substancial. Agora, se é pra botar intercooler tem que ser o do VW 8-150, ou o da Garrett, só que o da Garrett custa cinco vezes mais e tem o mesmo volume, ou seja, não vale a pena. O meu é da Garrett, mas eu consegui num revendedor M-B (usado) por um preço bom, mas não compraria o Garrett em outra situação, e sim o da VW. Intercooler pequeno daqueles de 30 cm por 40 cm eu não acho uma boa idéia, já que existe a versão de tamanho certo pros 4000 cc dos motores do Bandeirante por um preço decente.
Abraço;
Chico
titanium
07/02/2013, 10:58
quanto mais melhor né
Sábias palavras, Junior!!
kkkkkk
Principalmente quando nesta equação entra o dinheiro! aí fica bão: quanto mais (dindin) melhor!
:chorandoderir:
Mas brincadeiras à parte, eu compreendi o que você comentou, Chico.
O intercooler do 8-150 já faz parte da receita consagrada.
Mas você saberia dizer quanto está custando + ou - um?
tenho procurado na internet, e não tenho encontrado.
Outra dúvida seria quanto a Turbina e o Kit?
Alguém poderia dar sugestão de uma Boa e Barata?
Vale a pena colocar uma "revisada", como o Maik fez? Que cê me diz Maik???
Qual a diferença de durabilidade?
Vamos apurar essas continhas e ver no que dá, ne!?
:D
Abração a todos
MarcioNatal
07/02/2013, 12:12
Fala Daniel, bom dia.
De acordo com as opiniões dadas pelos amigos, estou vendo que a solução será você turbinar primeiro e alongar depois!! Os adereços(é carnaval!) como bicos novos, intercooler, escapamento 2,5", bomba, etc., ficam para um futuro próximo.
Como foi dito, a relação 11x35 é unanimidade para a sua configuração pretendida.
Como demora em torno de 2 meses para chegar, depois de encomendar, você terá tempo para ir se programando para comprar um kit turbo e instalar tudo junto! Um mês a mais ou a menos após a chegada da relação acredito que não fará diferença. O restante, vai aos pouquinhos.
Não tenha pena, quebra aquele cofrinho/porquinho que está guardado no fundo do bau e usa o dim-dim!:dance:
Um abraço e bom carnaval!
Márcio Humberto
titanium
07/02/2013, 12:26
Grande Márcio, bom dia meu camarada!
Pois é rapaz... você captou bem o ritmo da balada!
Só se enganou quando disse do tal porquinho escondido! kkkkkk
:mrgreen:
E quem puder sugerir onde comprar os Kits e Turbinas, sou todo ouvidos!
:D
Acabei de ligar na Turbos Anhanguera, em São Paulo, e o Kit + Turbina APL 240 .42/.48 está saindo por 2.100 no cacau! à vista! no money! la plata!
Achei que ficou puxado...
Abração,
Daniel.
Francisco Bicalho
07/02/2013, 12:40
titanium, na minha segunda postagem recomendei um lugar chamado TecnoMotor em SP que um amigo que é daqui do Fórum chamado Thiago Schwarc comprou e parece que é uma boa opção. Kit de Turbina Toyota Bandeirantes Motor Om364 Kit turbina - Tecno Motor Peças (http://www.tmpecas.com.br/Produto/kit-de-turbina-toyota-bandeirantes-motor-om364-_635_2757.aspx)
Ele comprou uma turbina Garrett .42/.48 se não me engano Turboalimentador Om 364/A -MB 710/712/912/1214 Caminhão ônibus LO 812/OF812 - Toyota Bandeirantes Turbo Garrett - Tecno Motor Peças (http://www.tmpecas.com.br/Produto/turboalimentador-om-364a-mb-7107129121214-caminhao-onibus-lo-812of812-toyota-bandeirantes_34_28.aspx)
O kit completo sai por alguma coisa como 2.500 realejos.
O intercooler da VW é encontrado em (duh) revendedores de caminhões VW e acho que custa uns 800 dinheirinhos, não é barato, mas comparado com os 4.500 do Garrett, é ... non é vero?
Ou seja, por 3.300 tá turbinado, mas falta uma mãozinha (de obra) que choramingando deve dar pra fazer por 700?
Depois tem a descarga de 2.5 pol. e a marmita turbão (que é mixaria) já estamos em uns 4.250, 4.300
Logo em seguida, se a sua bomba estiver jóinha e não precisar de regulagem ou mesmo de reforma, abrir o débito é pra ser de graça.
Aí (é que são elas), as duas relações da Coniflex devem estar custando por volta de uns três pau e meia (alguém sabe?) eu não tenho loção, e a instalação tem que ser por mecânico gabaritado, tem que levar as caixas satélite no torneiro, esmerilhar a parte interna se for o pinhão de 12 (o de 11 eu não sei), mas pode ter certeza que fica por volta do custo da MO da turbina, ou seja, perto do mesmo preço.
Portanto, R$9.000,00 é o valor (por baixo) que você tem que extrair do cofrinho pra essa empreitada.
Ironicamente é um valor não muito diferente de um motor OM 364 inteiro, e uma caixa de 5 marchas considerando-se que a sua caixa de 4 e o 314 tem revenda, o que em minha opinião é uma excelente alternativa, já que com a configuração 364/5M você pode, mais adiante turbinar, intercular, alongar...
... ou seja, ser dono de Bandeirante é um divertimento atrás do outro, tem sempre coisa interessante pra fazer.
Abraço;
Chico
DeMelo e Bicalho,
DIGAMOSSSSS que eu consiga Turbinar a viatura......
Pergunto: consigo Apenas Turbinar??? Sem instalar o intercooler??
Pelo que li, o problema seria o aquecimento da viatura, correto!?
Mas vi também que é uma excelente opção instalar a ventoinha de 10 pás de plastico do om352 (mb 1113), Por conta do Aquecimento, correto!?!?
Alguém poderia me passar uma idéia de custo x benefício?
Seria interessante, de repente, apenas turbinar SEM alterar o escapamento, bicos injetores e intercooler?
Abraços tentando encontrar uma solução BBB - Boa, Bonita e Barata! :D
:pipoca:
Titanium,
A minha band até hoje não tem intercooler. Está turbinada e alongada (12:35) e meu macânico bate o pé dizendo que o intercooler não trará muitos benefícios para o OM 314, isto é, o custo/benefício não é bom (há muita controvérsias a respeito, caso alguém tenha experiência, favor comentar, pois penso em intercoolar a minha).
As pás são de ferro, originais e não tenho problemas de aquecimento no motor. Então, deixaria o intercooler por último. Turbinaria e depois alongaria, só então consideraria o intercooler, mas sem se esqurcer das controvérsias.
Quanto ao custo do turbo, não sei, pois já comprei turbinada. Quanto ao alongamento: custo total (R$ 3.000,00 - 1200 cada par de coroa/´pinhão, 500 de mão de obra e mais 500 de peças - rolamentos etc).
É isso, quem compra band tem que ter a consciência que está comprando um "brinquedo lego infinito", sempre tem algo caro para fazer!!!! rssss! mas que é bom é!! apenas tenha paciência e não tente fazer tudo numa tacada só!!!
abçs.
Francisco Bicalho
07/02/2013, 13:48
DeMelo
Qualquer intercooler melhora a performance do carro turbinado, qualquer motor que seja. Não sei se o seu mecânico acha que o 314 'não vale a pena' para instalar um intercooler, mas que ajuda o motor a andar mais, ajuda.
Meu carro tinha o 314s ('89) aspirado, rodei com ele uns 10 anos. Tem gente que não gosta do 314 porque é um motor antigo, projeto alemão dos anos '50 para um gerador a diesel originalmente, e não como motor de caminhão, e como a galera estava na maior pindaíba econômica do pós guerra o 314 foi parar no baú do 608 e ainda hoje roda o mundo inteiro empurrando peso, ou seja, não pode ser um motor ruim, muito pelo contrário. Só que o 314 está em fase de extinção, e o 364 tomando o lugar dele em termos de ubiqüidade mecânica, ou seja, é mais fácil achar peças para o 364. De qualquer forma, o intercooler dá um plus a mais ao 314 turbinado, isso é certo.
mecamaniaco
07/02/2013, 13:57
Pessoal, deixa eu dar uma dica rápida para vocês....
Como o mecânico do nosso amigo "DeMelo" disse, a vantagem de se usar intercooler em nossas bands não é assim tão grande, e não é mesmo, principalmente se vocês usam turbinas da família APL ou compatíveis.... Isso deve-se ao fato de que essas turbinas não mantém pressão durante todo o tempo de funcionamento do motor, elas "enchem" somente quando o motor é mais exigido, por isso de a pressão se manter baixa ou nula quando se está numa reta ou numa descida! Turbinas valvuladas ou do tipo TGV usadas em motores mais novos são extremamente PEQUENAS, algumas inclusive já dão pressão com o carro parado, neste caso o ar fica constantemente pressurizado e, por sua vez, aquecido.
O uso de turbinas menores implica no uso de uma solução de resfriamento, uma vez que essas turbinas tendem a manter a pressão máxima regulada durante todo o tempo de funcionamento do motor, praticamente independendo da cada aplicada ao mesmo.
Em resumo é isso, se vocês usam turbinas "pequenas", o uso de intercooler torna-se praticamente obrigatório, se for turbina convencional tipo APL da vida (não valvulada), pode deixar o intercooler em segundo plano, a diferença não será assim tão grande!
Francisco Bicalho
07/02/2013, 14:52
A diferença é grande sim, mecamaniaco. Quem tem carro turbinado e instalou o intercooler sabe disso.
Numa reta ou numa descida, não faz diferença, mas se você for subir uma serra e precisar de força para fazer ultrapassagens, o intercooler faz uma diferença grande.
O seu motor é turbinado e tem intercooler?
mecamaniaco
07/02/2013, 15:25
A diferença é grande sim, mecamaniaco. Quem tem carro turbinado e instalou o intercooler sabe disso.
Numa reta ou numa descida, não faz diferença, mas se você for subir uma serra e precisar de força para fazer ultrapassagens, o intercooler faz uma diferença grande.
O seu motor é turbinado e tem intercooler?
Sei que dá diferença, mas oq estou dizendo é q a diferença aparece em poucos momentos. Na maior parte do tempo seu motor trabalhará com uma pressão praticamente insignificante com relação ao aumento de temperatura gerado pela compressão da turbina!
Veja que o exemplo usado por você cita justamente SUBIDA, salvo em casos onde se esteja dirigindo numa estrada que seja somente subida, o uso de intercooler associado a uma turbina "grande" não é justificável! veja que não estou falando que é algo inútil ou indiferente, estou falando apenas que o benefício por ele gerado não será plenamente aproveitado numa band convencional.
Cada um é cada um e obviamente defenderá seu ponto de vista. Minha band é turbo, uso uma turbina .50 enchendo 1,6Kg de pressão, já tive outra band turbo intercooler com APL usando 1,1Kg de pressão e mais 2 carros turbo intercooler também.... O único veículo da lista que realmente se mostrou EXTREMAMENTE necessário o uso de intercooler foi num motor a alcool com taxa de 13,5/1 usando 1,3kg de pressão com uma turbina T2 da Garrett.....
Francisco Bicalho
07/02/2013, 16:46
O que eu estou tentando dizer é que o intercooler faz a diferença quando você precisa usar o motor, ou seja em aceleração, em subidas, quando a pressão da turbina sobe, afinal, a idéia não é tirar mais performance do motor 314? Em retas com velocidade constante você não precisa de intercooler nem de uma turbina, mas nem por isso você deixa de fazer as mudanças, enfim.
Por isso é que eu acho que o titanium tinha que desistir da idéia de turbina, intercooler, relação alongada e trocar o motor pelo 364 e a caixa por uma de 5 marchas, ou seja, montar uma base pra depois fazer essas mudanças.
Fui
titanium
07/02/2013, 22:48
Pois é DeMelo... se o Intercooler for realmente o preço que o Chico comentou (800 lascas), aí não rola pra mim!!
Terei que andar com o desempenho apenas do turbo.
:D
Chico, meu caro.... Se fossem esses preços aí que você citou, certamente eu não estaria considerando a instalação NEM MESMO do Turbo!!
:chorandoderir:
Liguei hoje na Turbos Anhanguera (em São Paulo) e o Kit om314 + Turbo apl240 .42.48 está saindo por 2.400 dilmas.
Achei caro!
Pesquisei uma Garret no ML e encontrei por 800,00 pratas.
Turbina Apl 42/48 Garret Automotiva (biagio,master Power) - R$ 800,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-456635531-turbina-apl-4248-garret-automotiva-biagiomaster-power-_JM)
O que acham??
Chico, cada PAR de C&P custa 1100,00 dinheiros
Mas ainda vou chorar esse valor.
E a mão de obra eu já teria que pagar de toda forma, pois quero mandar revisar meus Eixos. Então a idéia é aproveitar o "momento".
Mecamaniaco, eu já havia entendido a observação em relação ao intercooler e percebi, também, que você e o chicão estáo falando praticamente "a mesma coisa".
rsrsrs
Aproveito um pouco de sua sapiencia e pergunto: saberia dizer qual outro intercooler seria compatível (dimensões da caixa de ar + perímetros das bocas de entrada e saída do ar)???
Pergunto isso pois está Beemm difícil encontrar o Intercooler do VW 8-150 aqui em BH.
Se você pudesse indicar algum compatível, ficaria muito grato!
Ainda estou somando os valores e tentando encaixar o Turbo + intercooler + escapamento + Relações.
:news-coffee:
Agora, se não der ($$$) não vou esquentar... coloco só o Turbo e deixo o intercooler (que é um item evolutivo) para depois!
:D
PS: Chico, a loja que você mencionou, a TecnoMotorPeças NÃO É DE São Paulo! hehe.. o DDD dela é 43! Deve ser Santa Catarina, ne!?
Obrigado!
Abração a todos,
Daniel.
maikpenner
07/02/2013, 22:49
Titanium,
eu arrisquei, por que estava sem grana. Comprei no Mercado Livre, o que é um grande risco.
Já tive amigos que compraram turbinas lá e se deram mal.
A minha veio "novinha". O rapaz tinha recondicionado na Turbos Anhanguera e não tinha usado depois disso.
Pelo custo eu diria que valeu a pena, vamos ver quanto tempo vai durar.
Por enquanto, o funcionamento parece normal (rodei 5.000 km).
Pretendo futuramente, quando tiver intercooler, colocar uma k16.
O kit eu comprei aqui em Curitiba mesmo, na Central Turbos Parana e paguei 960 latinhas.
Abraços
Maik
Sábias palavras, Junior!!
kkkkkk
Principalmente quando nesta equação entra o dinheiro! aí fica bão: quanto mais (dindin) melhor!
:chorandoderir:
Mas brincadeiras à parte, eu compreendi o que você comentou, Chico.
O intercooler do 8-150 já faz parte da receita consagrada.
Mas você saberia dizer quanto está custando + ou - um?
tenho procurado na internet, e não tenho encontrado.
Outra dúvida seria quanto a Turbina e o Kit?
Alguém poderia dar sugestão de uma Boa e Barata?
Vale a pena colocar uma "revisada", como o Maik fez? Que cê me diz Maik???
Qual a diferença de durabilidade?
Vamos apurar essas continhas e ver no que dá, ne!?
:D
Abração a todos
Francisco Bicalho
08/02/2013, 07:49
Titanium
Essa turbina é Biaggio ou Garrett? É nova ou usada? Eu também não arriscaria o mercado livre. Mesmo assim, você com a turbina apenas não consegue instalar ela. tem que ter o kit, com coletor de admissão, de descarga, e uma série de outras coisas, caso contrário não tem como instalar a peça.
Aliás tem mais uma. Procure uma caixa de 5 marchas que deve custar uns 4.500, 5.000 e a sua de 4 você vende por uns 2.500, ou seja, com a MO você pagando uns 3.500 fica com o carro 'alongado' sem perder força. Outra coisa, leve a BI num bom bombista e reforme ela (1.500 +-) o carro anda muito mais com uma bomba reformada e regulada, é impressionante. Você tem idéia da última vez que a sua bomba foi mexida? Enfim, já passei todas as dicas que tinha para passar.
Abraço;
Chico
mecamaniaco
08/02/2013, 07:56
Fala Titanium,
Aqui em curitiba também é difícil achar o tal intercooler, eu particularmente prefiro montar sob medida.... Da última ves que fiz cotação, a Geiger Radiadores estava pedindo R$ 500,00 para fazer o intercooler com os bocais de 2" ou 2,5" no mesmo padrão do intercooler do 8-150!!!
O bom de se mandar fazer o intercooler é o fato de que ele servirá perfeitamente em sua band, no meu caso pro exemplo, não posso usar o do 8-150 devido a falta de espaço para as mangueiras, as guais devem passar mais ou menos na metade do radiador e não por cima.
Quanto as dimensões vc não precisa se preocupar muito, basta escolher uma boa colmeia para que não dê restrição e fazer a tubulação sem curvas "fechadas", mas geral tem-se o costume de fazer o intercooler do maior tamanho possível.
Falando em turbinar, a opção mais barata para seu caso é o uso de uma APL 240 (.42x.48) sem intercooler. Você verá q aquela sensação de estar arrastando uma âncora sumirá logo na primeira acelerada. O Intercooler pode vir depois, não vai desperdiçar absolutamente nada e ainda pode vir acompanhado de um SUPER UPGRADE de turbina como o Maik pretende fazer. Essa K16 é fenomenal, todos que usam ou já usaram vão dizer que ela é ignorante, é uma patada atrás da outra, pena que não é das mais baratas.... Caso pretenda comprar uma dessas dê preferência pela que tem refluxo e rotor de titanium, ela é usada no Cummins (não lembro o modelo 4cc), a que vai no motor MB em geral não serve prq o pé é invertido.
*** O uso de uma turbina como a K16 requer o uso de intercooler quase que obrigatoriamente! ***
Sergioporto
08/02/2013, 10:16
Titanium ,comprei meu intercooler do 8-150 na radiadores Lider em Bhte .Na época foi bem acessível.3439-9099
DeMelo
Qualquer intercooler melhora a performance do carro turbinado, qualquer motor que seja. Não sei se o seu mecânico acha que o 314 'não vale a pena' para instalar um intercooler, mas que ajuda o motor a andar mais, ajuda.
Meu carro tinha o 314s ('89) aspirado, rodei com ele uns 10 anos. Tem gente que não gosta do 314 porque é um motor antigo, projeto alemão dos anos '50 para um gerador a diesel originalmente, e não como motor de caminhão, e como a galera estava na maior pindaíba econômica do pós guerra o 314 foi parar no baú do 608 e ainda hoje roda o mundo inteiro empurrando peso, ou seja, não pode ser um motor ruim, muito pelo contrário. Só que o 314 está em fase de extinção, e o 364 tomando o lugar dele em termos de ubiqüidade mecânica, ou seja, é mais fácil achar peças para o 364. De qualquer forma, o intercooler dá um plus a mais ao 314 turbinado, isso é certo.
Francisco,
Valeu pela dica, o que estou querendo mesmo é ouvir experiência de quem teve a band sem intercooler e depois colocou, pois essas pessoas, com certeza, sentiram ou não a diferença. MUitas vezes o mecânico é muito tecnicista e não percebe que há melhoras efetivas no motor do carro. Como estou preparando a minha band para expedições, prefiro perder um pouco de força e ganhar um pouco mais de desempenho (velocidade).
Abçs.
Pessoal, deixa eu dar uma dica rápida para vocês....
Como o mecânico do nosso amigo "DeMelo" disse, a vantagem de se usar intercooler em nossas bands não é assim tão grande, e não é mesmo, principalmente se vocês usam turbinas da família APL ou compatíveis.... Isso deve-se ao fato de que essas turbinas não mantém pressão durante todo o tempo de funcionamento do motor, elas "enchem" somente quando o motor é mais exigido, por isso de a pressão se manter baixa ou nula quando se está numa reta ou numa descida! Turbinas valvuladas ou do tipo TGV usadas em motores mais novos são extremamente PEQUENAS, algumas inclusive já dão pressão com o carro parado, neste caso o ar fica constantemente pressurizado e, por sua vez, aquecido.
O uso de turbinas menores implica no uso de uma solução de resfriamento, uma vez que essas turbinas tendem a manter a pressão máxima regulada durante todo o tempo de funcionamento do motor, praticamente independendo da cada aplicada ao mesmo.
Em resumo é isso, se vocês usam turbinas "pequenas", o uso de intercooler torna-se praticamente obrigatório, se for turbina convencional tipo APL da vida (não valvulada), pode deixar o intercooler em segundo plano, a diferença não será assim tão grande!
Mecamaniaco,
Obrigado pela aula, ficou muito mais claro agora. Sinceramente, não sei que tipo de turbina tenho na band, pois já comprei turbinada, mas considerando suas explicações, deve ser uma APL, pois ela só trabalha raramente em subidas, quando o motor é exigido.
Abçs.
Sergioporto
08/02/2013, 13:13
Francisco,
Valeu pela dica, o que estou querendo mesmo é ouvir experiência de quem teve a band sem intercooler e depois colocou, pois essas pessoas, com certeza, sentiram ou não a diferença. MUitas vezes o mecânico é muito tecnicista e não percebe que há melhoras efetivas no motor do carro. Como estou preparando a minha band para expedições, prefiro perder um pouco de força e ganhar um pouco mais de desempenho (velocidade).
Abçs.
Demelo ,primeiro turbinei a toy,depois coloquei 5 marchas e após coloquei intercooler do 8.150 .Rodo muito em asfalto tambem e notei o seguinte:
Nao preciso nem dizer que turbinada a diferença é grande para maçarico,cinco marchas melhora mais ainda e intercooler muda muito na estrada,na trilha nao faz diferença.
Intercooler necessita boa refrigeraçao,coloquei ventilador com 10 pás.Voce nao vai perder força,ao contrario,velocidade vai manter igual.
Quando turbinei mandei regular bomba e bicos.Quando intercoolei dei um pouco mais de óleo na bi.Muito bom ,vale a pena para quem viaja bastante.Já andou com tua toy em regiao fria ?Notou que rendimento é outro?Isso faz o intercooler,refrigera mais o ar que entra no motor.
jipeirodesdepequeno
08/02/2013, 13:23
Demelo ,primeiro turbinei a toy,depois coloquei 5 marchas e após coloquei intercooler do 8.150 .Rodo muito em asfalto tambem e notei o seguinte:
Nao preciso nem dizer que turbinada a diferença é grande para maçarico,cinco marchas melhora mais ainda e intercooler muda muito na estrada,na trilha nao faz diferença.
Intercooler necessita boa refrigeraçao,coloquei ventilador com 10 pás.Voce nao vai perder força,ao contrario,velocidade vai manter igual.
Quando turbinei mandei regular bomba e bicos.Quando intercoolei dei um pouco mais de óleo na bi.Muito bom ,vale a pena para quem viaja bastante.Já andou com tua toy em regiao fria ?Notou que rendimento é outro?Isso faz o intercooler,refrigera mais o ar que entra no motor.
É isso ai.. depois de turbinar o 14b não quer mais saber de andar maçarico... o bixo anda demais.. colocando intercooler fica melhor ainda, e ajuda na economia!!!
titanium
08/02/2013, 14:35
Maik, você viu o anúncio da Garret que te mandei?
Segundo o anunciante, tem garantia de 1 ano.
Corre o risco de ser usada e o camarada vendendo como nova?
Chico chico....... rapaz evoluir a Band para 5M não é uma opção viável para mim neste momento.
Estive conversando com o Paulo, da Tropa 4x4, e ele mesmo afirmou que um cambio 5M de Toy, hoje em dia, está difícil demais de encontrar...
Encontra uns por 7 mil e de procedência duvidosa.
Além do que, talvez fique com o 4M sincro encalhado, por talvez não ter uma procura considerável.
Além disso tudo, o aumento de relação que eu teria instalando o 5M estaria próximo, senão igual, a opção que levantei de ter uma 11x35 instalada com pneus menores (7.00x16)... sendo que esta última opção seria mais prática e fácil de alcançar.
Até penso em, beemm futuramente, instalar uma caixa de 5M na Band... assim como também penso em mandar fazer aquela Preparação Interna do motor quando eu tiver que fazer ele.
Mas isso será bem mais pra frente.
À propósito, minha BI foi revisada há poucos meses (acredito que menos de 1 ano), pelo antigo proprietário.
Não acho que seja o caso de ter que mandar revisar novamente, ainda.
Mas pretendo "abrir" um pouco mais ela quando instalar os equipamentos (turbo e, quem sabe, intercooler).
Mecamaniaco, gostei da ideia de, eventualmente, mandar fazer um sob medida!
Vou procurar na loja que o amigo Sergio Porto indicou... e caso não tenha lá (ou esteja muito caro), eu vejo a possibilidade de mandar fazer um!
Sugere algum material especifico para a colmeia?
Aluminio ou cobre?
Mais uma vez eu gostaria de agradecer os amigos pela força, dicas e críticas, sugestões, opiniões, desabafos, etc!
:D
Estou aprendendo bastante com o tópico!
Forte abraço a todos!
Demelo ,primeiro turbinei a toy,depois coloquei 5 marchas e após coloquei intercooler do 8.150 .Rodo muito em asfalto tambem e notei o seguinte:
Nao preciso nem dizer que turbinada a diferença é grande para maçarico,cinco marchas melhora mais ainda e intercooler muda muito na estrada,na trilha nao faz diferença.
Intercooler necessita boa refrigeraçao,coloquei ventilador com 10 pás.Voce nao vai perder força,ao contrario,velocidade vai manter igual.
Quando turbinei mandei regular bomba e bicos.Quando intercoolei dei um pouco mais de óleo na bi.Muito bom ,vale a pena para quem viaja bastante.Já andou com tua toy em regiao fria ?Notou que rendimento é outro?Isso faz o intercooler,refrigera mais o ar que entra no motor.
Sergio Porto,
Obrigado pelas considerações!! De fato, é consenso que a band precisa ser turbinada para melhorar o desempenho. Também acho que alongar a relação é uma boa opção também, pois o câmbio de 5 marchas é difícil de encontrar, demanda muitas modificações, é caro, e pode-se comprar algo de procedência duvidosa. É o mesmo caso do eixo flutuante traseiro - tá caro e difícil de encontrar!!!
Agora, com as considerações de todos, acho que vou intercoolar a minha, pois o custo não é tão alto assim!!
Abçs
Francisco Bicalho
12/02/2013, 18:53
[QUOTE=titanium;1865992
Chico chico....... rapaz evoluir a Band para 5M não é uma opção viável para mim neste momento.
Estive conversando com o Paulo, da Tropa 4x4, e ele mesmo afirmou que um cambio 5M de Toy, hoje em dia, está difícil demais de encontrar...
Encontra uns por 7 mil e de procedência duvidosa.
Além do que, talvez fique com o 4M sincro encalhado, por talvez não ter uma procura considerável.
Além disso tudo, o aumento de relação que eu teria instalando o 5M estaria próximo, senão igual, a opção que levantei de ter uma 11x35 instalada com pneus menores (7.00x16)... sendo que esta última opção seria mais prática e fácil de alcançar.
![/QUOTE]
Daniel
A idèia de instalar o câmbio de 5 marchas não é assim tão absurda como você dá a entender. Na verdade ela é uma excelente alternativa para solucionar o seu problema de 'velocidade' sem perder força. Pelo valor líquido bastante parecido com a compra e instalação de dois diferenciais Conifle, você instala a caixa de 5 marchas e pode deixar para o futuro todas as mudanças mencionadas acima.
O mesmo Thiago Schwarc que comprou o kit de turbina comprou uma caixa de 5 marchas completa por R$4.500 a dois meses, portanto, não preste atenção a especulação de valores porque 7 mil é absurdo. Veja bem, mesmo que você compre uma caixa de 5 por 5 mil e venda a de 4 por 2.5 mil com 1 mil de instalação que seja, já está num valor abaixo da compra e instalação de duas relaçōes Coniflex, entende?
Lembrando que a caixa de 5 marchas aumenta o valor do carro na mesma proporção, e é uma peça de valor intrínseco muito mais importante do que qualquer relação alongada, turbina, ou intercooler.
Mas tem que correr atrás do produto, não adianta ficar dando ouvidos ao mecânico alheio, que claramente não sabe o que está dizendo.
Estou tentando dar uma solução bastante prática e inteligente para o seu problema, com um custo aceitável, e uma mudança que valoriza o seu carro mais do que qualquer outra citada nessa postagem.
abraço,
Chico
aguinel martins
12/02/2013, 23:04
Francisco Bicalho (http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil-off-road/19033-francisco-bicalho.html)
Essa sua solução acredito ser a mais viável, eu estou preste a tirar a minha do estaleiro que tem o motor 608 e o mec. me comentou que não é só enfiar um turbo segundo ele o motor tem que ser preparado, troca de pistões apropriados e outras peças para o turbo não ferrar o motor precocemente.
Francisco Bicalho
13/02/2013, 09:09
Francisco Bicalho (http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil-off-road/19033-francisco-bicalho.html)
Essa sua solução acredito ser a mais viável, eu estou preste a tirar a minha do estaleiro que tem o motor 608 e o mec. me comentou que não é só enfiar um turbo segundo ele o motor tem que ser preparado, troca de pistões apropriados e outras peças para o turbo não ferrar o motor precocemente.
Você está certo Aguinel, o correto é turbinar 'por dentro' também, trocando pistões, válvulas, comando, e o 314, ao contrário do 364 não é muito indicado para essas mudanças, por isso muitas pessoas apenas turbinam 'por fora' colocando a turbina e ponto. Por isso já ouvi muita gente dizer que turbinar o 314 é "dar chicotada em cavalo velho" só vai fazer ele morrer mais cedo. Não concordo com essa opinião, mas entendo o que dizem.
Na minha opinião, as melhorias no Bandeirante devem ser nessa ordem: Eixo Flutuante, Freio à Disco, Câmbio de 5 Marchas, Direção Hidráulica, Ar Condicionado, Turbo+Intercooler, Relação Alongada.
Eu acredito que o titanium está botando o carro na frente dos bois, querendo começar com a troca das relações, e acredito que as pessoas que não tem caixa de 5 marchas tem que correr atrás de uma antes que elas acabem. Existe esse conceito que a caixa de 5 marchas é 'cara', mas, pela experiência do meu amigo Thiago que comprou uma a dois meses, eu digo que por 3.5 pau ele fica com a de 5 instaladinha e feliz da vida. Agora, tem que ir atrás, porque não vai cair no colo de ninguém uma caixa de 5. Mas eu acredito que seja um dos melhores investimentos pra se fazer no Bandeirante.
Por isso, sinto que a caixa de 5 marchas é a melhor alternativa para a questão do Daniel em deslocamentos logos, sem ter que mexer em mais nada, talvez um pneu de diâmetro um pouco maior, mas ele tem que parar de ouvir gente que desencoraja ele e começar a procurar a caixa de 5, e sobretudo entender que é um bom investimento, e possivelmente a solução mais prática e menos cara de todas.
abraço,
Chico
aguinel martins
13/02/2013, 21:37
Você está certo Aguinel, o correto é turbinar 'por dentro' também, trocando pistões, válvulas, comando, e o 314, ao contrário do 364 não é muito indicado para essas mudanças, por isso muitas pessoas apenas turbinam 'por fora' colocando a turbina e ponto. Por isso já ouvi muita gente dizer que turbinar o 314 é "dar chicotada em cavalo velho" só vai fazer ele morrer mais cedo. Não concordo com essa opinião, mas entendo o que dizem.
Na minha opinião, as melhorias no Bandeirante devem ser nessa ordem: Eixo Flutuante, Freio à Disco, Câmbio de 5 Marchas, Direção Hidráulica, Ar Condicionado, Turbo+Intercooler, Relação Alongada.
Eu acredito que o titanium está botando o carro na frente dos bois, querendo começar com a troca das relações, e acredito que as pessoas que não tem caixa de 5 marchas tem que correr atrás de uma antes que elas acabem. Existe esse conceito que a caixa de 5 marchas é 'cara', mas, pela experiência do meu amigo Thiago que comprou uma a dois meses, eu digo que por 3.5 pau ele fica com a de 5 instaladinha e feliz da vida. Agora, tem que ir atrás, porque não vai cair no colo de ninguém uma caixa de 5. Mas eu acredito que seja um dos melhores investimentos pra se fazer no Bandeirante.
Por isso, sinto que a caixa de 5 marchas é a melhor alternativa para a questão do Daniel em deslocamentos logos, sem ter que mexer em mais nada, talvez um pneu de diâmetro um pouco maior, mas ele tem que parar de ouvir gente que desencoraja ele e começar a procurar a caixa de 5, e sobretudo entender que é um bom investimento, e possivelmente a solução mais prática e menos cara de todas.
abraço,
Chico
amigo me confirma mais 2 coisas como já falei não intendo quase nada de toy o cambio de 5 é o mesmo que o pessoal coloca nos 608 da vida e seria tirado de um 709 e ele encaixa normalmente, os carros turbinados tem que desligar a tração?
Francisco Bicalho
13/02/2013, 22:36
amigo me confirma mais 2 coisas como já falei não intendo quase nada de toy o cambio de 5 é o mesmo que o pessoal coloca nos 608 da vida e seria tirado de um 709 e ele encaixa normalmente, os carros turbinados tem que desligar a tração?
Aguinel, vou antes de tudo te dar informação sobre a denominação dos motores. Não existe motor 608. O Motor da Mercedes usado nos caminhões MB 608 se chama OM 314, o número 608 da Mercedes é porque o caminhão tem capacidade de peso de 6 toneladas e o motor 83 hp. O caminhão MB 709 tem o motor OM 364, a denominação 709 é porque leva 7 toneladas e o motor tem 93 hp
O câmbio de 5 marchas não tem nada a ver com nenhum câmbio dos caminhões Mercedes, e foi projetado especificamente para o Toyota Bandeirante. O de 5 marchas foi introduzido em 1993, curiosamente o último ano que o Bandeirante foi construído com o motor Mercedes OM 364. Em 1994, o Bandeirante começou a ser vendido com o motor Toyota 14B e com o mesmo câmbio de 5 marchas que foi usado até o último ano de fabricação do Bandeirante em 2001.
O câmbio de 5 marchas pode ser adaptado ao OM 314. Eu tive um 314 com câmbio de 5 marchas, ironicamente de um modelo 2000 que teve PT, e fiquei com ele por dois ou três anos até que troquei o motor, mas mantive o câmbio.
O câmbio não tem nada a ver com motor turbinado ou não, só não entendi a questão de "desligar a tração", o que você quis dizer com isso?
Abraço
Chico
Fe_jipeiro
13/02/2013, 22:59
Chicão,
Só acrescentando ... a band com OM 364 e o cambio 5M com eixo piloto para os MB, saiu de 1993 ate fevereiro de 1994 ... A partir de Março/94, as bands são 14B com cambio para 14B, o cambio q digo é somente o eixo piloto ... o restante é tudo igual ...
Ano passado coloquei um 5M na minha band, esse 5M veio de uma 2001 ... como meu motor é o OM 364, troquei a moringa do cambio(14B) para o MB ... como não troquei o eixo piloto, ai uso plato MB e disco 14B ... com rolamento da ponta do eixo piloto na medida externa do MB e medida interna do 14B ... Esse rolamento foi achado na casa de rolamento ... ou seja, é bem fácil a reposição ... uma medida que pode fazer caso o cambio vier de um 14B é o embuchamento para caber o rolamento do eixo piloto do 14B ... eu preferi achar um rolamento exclusivo para não fazer adaptações...
Outra opção para usar tudo do MB, é trocar a moringa e o eixo piloto do 14B por um do MB ... agora se o cambio vier com o do MB já... eheheh... foi mosca branca e nao precisa alterar nada ... disco, plato e rolamento do piloto tudo do MB ...
Absss
Francisco Bicalho
14/02/2013, 09:50
Caro Felippe
Eu tentando dar uma aulinha básica para o nosso amigo Aguinel, um cursinho de pré-primário, e você nos dá uma aula de pós-doutorado em mecanicum banderandísticae. Eu boiei na aula toda Felippe, mas tenho certeza que se foi assim que você fez é assim que tem que ser feito. Entendo alguma coisa de mecânica de bicicleta, motor à dois tempos, mas quando entra nesse universo das entranhas entre motor, embreagem e câmbio eu entrego no meu fiel e confiável mecânico Jorge Luis, e depois vou pegar o carro quando ele fica pronto... tenho medo de alguma coisa pesada cair no dedão do meu pé e estragar o serviçio lindio da minha pedicure.
Aliás. uma perguntinha. Acho que mês que vem vou instalar aquela turbina Masterpower que você me vendeu a uns trinta ou ou quarenta anos, lembra? A caixa fria diz .42, mas não consegui descobrir o tamanho da caliente. é .48, ou .63?
Mais pra frente pretendo fazer uma mudança mais definitiva, que é uma K16 e a descarga em 3".
De resto esto só me divertindo com o carro, tipo perseguição ao ganso selvagem como dizem os americanos; mimos na verdade. Estou procurando uma frente antiga do bandeirante que leva a moldura dos faróis arredondada por fora. Comprei a moldura mas a bitola dos faróis é diferente, ou seja, tem que trocar a frente toda... e também estou à caça de rodas do Engesa 4F que são muito parecidas com as originais do Bandeirante mas tem seis aberturas de refrigeração e não quatro. Sei que tem um monte empilhadas em fundos de garage, mas pedem muito dinheiro por elas, tipo 200, 250 reais. Se você souber de alguma coisa me fala. Estou querendo dar uma 'leve personalizada' no meu carro, preservando as origens genéticas, digamos uma evolução às avessas da espécie, mantendo sempre o conceito (mais ainda) de lobo em pele de cordeiro. Anexei uma foto da roda.
E você, sossegou com o processo de 'envenenamento' do seu motor? Ou vai descobrir um plus-a-mais, e meter mais alguns cavalinhos dentro do cofre? Você sabe que pode sempre bi-turbinar em linha... duas .70/.36 seria um belo upigreide na parada... ;ˆ)
Abraço do amigo;
Chico
394938
titanium
14/02/2013, 09:58
Olá a todos!
Francisco o objetivo deste tópico foi justamente colher as opiniões dos amigos Toyoteiros no que diz respeito a alongar a relação dos nossos brinquedos.
Por isso, sua sugestão de trocar por um câmbio 5M é muito oportuna e bem-vinda!
Já tem um tempo que estou de olho em umas caixas.... mas não está sendo tão fácil encontrar uma! rsrs..
Valeu!
Abraços a todos
Francisco Bicalho
14/02/2013, 11:00
Oi Daniel, não é fácil encontrar as caixas de 5 e no futuro vai ficar impossível, portanto, recomendo a quem quiser uma de procurar logo. Com relação a sua de 4 marchas você vende com certeza é só não pedir mais do que elas valem. Eu penso sempre no valor de 5 mil para as de 5 e 2.5 mil nas de 4, com 1 mil de instalação no valor total de 3.5 mil. Isso não é adivinhação minha, é negócio feito a dois meses atrás. Portanto, é só querer. Daniel, a caixa de 5 vai 'alongar' seu Bandeirante sem ele ficar broxa com mudanças nos diferenciais, você pode rodar em cruzeiro a 95 ou 100 km/h, chegar mais rápido nos destinos e ainda economizar combustível; é uma bela alternativa a turbinar/alongar etc e tal, e você pode sempre no futuro fazer as outras coisas.
abraço;
Chico
titanium
14/02/2013, 11:50
Estou à procura, meu amigo!
Vou relatando aqui o desenrolar da história.
Mas alguns dizem que existe uma caixa de 5 marchas com a quinta "louca"...
O que é isso?
Alguém saberia dizer se existe mesmo isso?
Vi isso em alguns posts antigos daqui do fórum.
Abraço,
Daniel.
Vendo esse topico me peguei pensando na ordem de prioridades nos UPs da minha Band...
Afinal, quais os prós e contras de turbinar uma band com caixa seca? Não pretendo fazer trilhas de alta complexidade, apenas expedições de curto/médio alcance.
Como ela vai colocar sapatos 33 em breve, pensei que talvez fosse interessante ganhar mais potencia...
mecamaniaco
14/02/2013, 13:03
Vendo esse topico me peguei pensando na ordem de prioridades nos UPs da minha Band...
Afinal, quais os prós e contras de turbinar uma band com caixa seca? Não pretendo fazer trilhas de alta complexidade, apenas expedições de curto/médio alcance.
Como ela vai colocar sapatos 33 em breve, pensei que talvez fosse interessante ganhar mais potencia...
Não há problema algum em turbinar uma band com cambio seco.... Eu mesmo já tive uma assim e recomendo, aina mais q as marchas não são muito bem escalonadas neste cambio, basta vc ver a diferença de rotação da 3º para a 4º.....
Esse cambio é muito forte, pode ficar susse quanto a quebras!!!
Fe_jipeiro
14/02/2013, 14:59
Caro Felippe
...
Aliás. uma perguntinha. Acho que mês que vem vou instalar aquela turbina Masterpower que você me vendeu a uns trinta ou ou quarenta anos, lembra? A caixa fria diz .42, mas não consegui descobrir o tamanho da caliente. é .48, ou .63?
Mais pra frente pretendo fazer uma mudança mais definitiva, que é uma K16 e a descarga em 3".
De resto esto só me divertindo com o carro, tipo perseguição ao ganso selvagem como dizem os americanos; mimos na verdade. Estou procurando uma frente antiga do bandeirante que leva a moldura dos faróis arredondada por fora. Comprei a moldura mas a bitola dos faróis é diferente, ou seja, tem que trocar a frente toda... e também estou à caça de rodas do Engesa 4F que são muito parecidas com as originais do Bandeirante mas tem seis aberturas de refrigeração e não quatro. Sei que tem um monte empilhadas em fundos de garage, mas pedem muito dinheiro por elas, tipo 200, 250 reais. Se você souber de alguma coisa me fala. Estou querendo dar uma 'leve personalizada' no meu carro, preservando as origens genéticas, digamos uma evolução às avessas da espécie, mantendo sempre o conceito (mais ainda) de lobo em pele de cordeiro. Anexei uma foto da roda.
E você, sossegou com o processo de 'envenenamento' do seu motor? Ou vai descobrir um plus-a-mais, e meter mais alguns cavalinhos dentro do cofre? Você sabe que pode sempre bi-turbinar em linha... duas .70/.36 seria um belo upigreide na parada... ;ˆ)
Abraço do amigo;
Chico
Chicão,
A turbina que te vendi é .42 frio e .48 quente ... ehehehe coloca ela e aumenta esse débito ai rapaz... ehehehhehe
A k16 e bicos maiores vai ficar o bixo ai .. rsrsrsrs .. apesar que se vc colocar bicos maiores com essa turbina q te vendi, vai ficar tão bom qto ...
Podexá ... se souber de algo, te aviso para os seus UPs ...
Cara ... não fica atiçando meus neuronios ... eles tão quietinhos sobre essa questão da preparação.. ahuahuah.. eu até dei uma amançada na criança ... qdo montei tudo, tava com picos de quase 2kg de pressão ... porem a patada era muito viloenta e muita fumaça tb .... ai reduzi a pressão para 1kg diminuindo o débito para não poluir tanto ... mas se quiser os cavalos a mais, coisa de 10 minutos resolvemos isso .. auhauhaua ... mas agora é serio... não precisa não véio ... tá meio ignorante já... qdo passa de 0,5kg a patada vem com gosto.... vc sente a pressao interna do motor no volante... rsrsrsrs ... qdo engata a 5ª na estrada vc acelera de 90km/h até ficar com medo muitoooo rapido ... rsrsrsrsrs... Nem parece que tem relação alongada e pneus 35"....
Absss e qq coisa tamos ai...
mecamaniaco, a impressão que eu tenho é que se eu turbinar o jipe com essa configuração, a segunda marcha ficaria muito estrangulada, não? No momento a Band roda com Pneu 31 e acho que turbo não seria muito proveitoso (ou estou errado?).
No meu caso, não gostaria de trocar as relações (por conta de não ter todas as marchas reduzidas) e na melhor das hipoteses, faria as expedições com pneu 35 e usaria um jogo de 31 pra trilha e dia-a-dia.
Francisco Bicalho
14/02/2013, 15:46
UOTE=Fe_jipeiro;1868553]Chicão,
A turbina que te vendi é .42 frio e .48 quente ... ehehehe coloca ela e aumenta esse débito ai rapaz... ehehehhehe
A k16 e bicos maiores vai ficar o bixo ai .. rsrsrsrs .. apesar que se vc colocar bicos maiores com essa turbina q te vendi, vai ficar tão bom qto ...
Podexá ... se souber de algo, te aviso para os seus UPs ...
Cara ... não fica atiçando meus neuronios ... eles tão quietinhos sobre essa questão da preparação.. ahuahuah.. eu até dei uma amançada na criança ... qdo montei tudo, tava com picos de quase 2kg de pressão ... porem a patada era muito viloenta e muita fumaça tb .... ai reduzi a pressão para 1kg diminuindo o débito para não poluir tanto ... mas se quiser os cavalos a mais, coisa de 10 minutos resolvemos isso .. auhauhaua ... mas agora é serio... não precisa não véio ... tá meio ignorante já... qdo passa de 0,5kg a patada vem com gosto.... vc sente a pressao interna do motor no volante... rsrsrsrs ... qdo engata a 5ª na estrada vc acelera de 90km/h até ficar com medo muitoooo rapido ... rsrsrsrsrs... Nem parece que tem relação alongada e pneus 35"....
Absss e qq coisa tamos ai...[/QUOTE]
AMANÇADA NA CRIANÇA?!! ... êêêêêhhh...acho que esse cara é um impostor que roubou a senha do Bob Filho pra enganar a gente...
FT, não vou gastar o meu teclado com palavrinhas, porque uma foto vale mais que hum mil palavras.
395002
Fe_jipeiro
14/02/2013, 15:54
kkkkkkkkkkkkk ... Cara... to dando risada até agora... ahauahuha
Muito boa a idéia ... ahuahuahua ... Afê maria ... desse jeito ai que vc colocou, os astronautas vão achar os meus pistões la na lua.. ahuhauhauaua ...
Agora é sério ... essa .70 não tem motivo pra ter duas não ... em motores Otto, ela alimenta até 700cv ...rsrsrsrs... No diesel, para chegar no limite dela, terei que refazer todo meu motor internamente, com tudo do OM 366 e socar pressão nela.. rsrsrsrs.. e msm assim, vai sobrar turbina.....
É gostoso ver ela empurrando o "Mercedinho" .. ahuahuhaahauhaua
Francisco Bicalho
14/02/2013, 17:36
terei que refazer todo meu motor internamente, com tudo do OM 366 e socar pressão nela..
tô falando... aos pouquinhos as idéias vão surgindo, você vai pensando numa coisinha aqui, outra ali...
em pouco tempo esse seu Bandeirante vai bombar uns 900 hp no dinamômetro! aliás, VAI QUEBRAR O DINAMÔMETRO DO MÔÇO!
;ˆ)
tô falando... aos pouquinhos as idéias vão surgindo, você vai pensando numa coisinha aqui, outra ali...
em pouco tempo esse seu Bandeirante vai bombar uns 900 hp no dinamômetro! aliás, VAI QUEBRAR O DINAMÔMETRO DO MÔÇO!
;ˆ)
Francisco Bicalho e Fe-jipeiro
Senhores experts!!!!!! Despulpe minha ignorância, mas como fica a estabilidade da band com tanto "cavalo" nesse motor!!!!! hehe!
Francisco Bicalho
15/02/2013, 13:15
O título de 'expert' só se aplica ao Felippe, inclusive porque o que eu sei aprendi com ele.
O título de 'expert' só se aplica ao Felippe, inclusive porque o que eu sei aprendi com ele.
Ok então Francisco!! Diz aí expert Felippe: com tanto "cavalo", como fica a estabilidade da band!!!! A minha com pouquíssimos cavalos já é meio perigosa!!!! hehehe!!!!!
Fe_jipeiro
15/02/2013, 14:53
Chicão ...
Expert ?! to longe véio ... ahuhuaua ... Já falei que só gosto do assunto e a prática é na minha band... rsrsrsrs
DeMelo ...
A estabilidade é indiferente se tem ou não poneis a mais no capô ... daí aconselho colocar uma barra estabilizadora na dianteira, se ainda não tiver, regulagem da caixa de direção + troca dos terminais, rever o arqueamento das molas, alinhamento/balanceamento, pneus e alinhamento do chassis tb ...
Esse domingão de carnaval, estive por algumas horas com o GUIGA da BANDCRUISER aqui em SP ... onde pegamos um trecho de estrada e dei um pico de um pouco mais de 140km/h na minha band, mantendo a media de 120km/h sendo q parece estar a uns 80.. rsrsrs.. o carro não trepida, não joga, se soltar a direção ela vai retinha ... O ruído com vidros fechados, parece de uma pickup moderna ... Ele dirigiu minha band por alguns KM e deixo para ele falar o que sentiu dela.. rsrsrs.. daqui a poko ele aparece para dar o depoimento ...
Sobre a potencia do motor, como disse, diminui o debito da BI e estou com pico de 1kg(estava com quase 2kg), que desses 1kg, uso no dia-a-dia somente 0,4/0,5 kg... qdo quer passar algum carro, abro acima de 0,5kg mas q já está suficiente para cantar pneu com os 35" ... a turbina .70 q uso começa a ficar ignorante msm, acima de 0,5kg onde o coice vem bem forte... e qq marcha, vc puxa a retomada e ela vai, não ficou manca.
Semana passada, tive que mexer no meu cambio e meu amigo e mecanico, veio trazendo a band ate em casa ... estava sem cardan traseiro e por isso veio só na tração dianteira ... todo sinal ele deixava a band cantar pneu até a 3ª marcha ... e somente com a tração dianteira ficou muitoooo arisca ... ele msm falando: "porr*, esse motor tá ignorante msm, pq qdo acelera de boa ela já sai de frente, ahuahuhauhau" ...... mas com a tracao traseira, ela fica mais mansa e controlável, tudo depende do seu pé .... se quiser que ela jogue de lado acelerando, ela joga... rsrsrs
Abss
Chicão ...
Expert ?! to longe véio ... ahuhuaua ... Já falei que só gosto do assunto e a prática é na minha band... rsrsrsrs
DeMelo ...
A estabilidade é indiferente se tem ou não poneis a mais no capô ... daí aconselho colocar uma barra estabilizadora na dianteira, se ainda não tiver, regulagem da caixa de direção + troca dos terminais, rever o arqueamento das molas, alinhamento/balanceamento, pneus e alinhamento do chassis tb ...
Esse domingão de carnaval, estive por algumas horas com o GUIGA da BANDCRUISER aqui em SP ... onde pegamos um trecho de estrada e dei um pico de um pouco mais de 140km/h na minha band, mantendo a media de 120km/h sendo q parece estar a uns 80.. rsrsrs.. o carro não trepida, não joga, se soltar a direção ela vai retinha ... O ruído com vidros fechados, parece de uma pickup moderna ... Ele dirigiu minha band por alguns KM e deixo para ele falar o que sentiu dela.. rsrsrs.. daqui a poko ele aparece para dar o depoimento ...
Sobre a potencia do motor, como disse, diminui o debito da BI e estou com pico de 1kg(estava com quase 2kg), que desses 1kg, uso no dia-a-dia somente 0,4/0,5 kg... qdo quer passar algum carro, abro acima de 0,5kg mas q já está suficiente para cantar pneu com os 35" ... a turbina .70 q uso começa a ficar ignorante msm, acima de 0,5kg onde o coice vem bem forte... e qq marcha, vc puxa a retomada e ela vai, não ficou manca.
Semana passada, tive que mexer no meu cambio e meu amigo e mecanico, veio trazendo a band ate em casa ... estava sem cardan traseiro e por isso veio só na tração dianteira ... todo sinal ele deixava a band cantar pneu até a 3ª marcha ... e somente com a tração dianteira ficou muitoooo arisca ... ele msm falando: "porr*, esse motor tá ignorante msm, pq qdo acelera de boa ela já sai de frente, ahuahuhauhau" ...... mas com a tracao traseira, ela fica mais mansa e controlável, tudo depende do seu pé .... se quiser que ela jogue de lado acelerando, ela joga... rsrsrs
Abss
Rapaz, uma band que "não trepida, não joga, se soltar a direção ela vai retinha ... O ruído com vidros fechados, parece de uma pickup moderna ..." É O MEU SONHO DE CONSUMO!!!! hehehe! um dia chego lá!!!
Fe_jipeiro
Fala mais sobre o arqueamento das molas, estou pensando em colocar umas "fitas" de uno entre as molas para ela ficar mais macia, o que acha?
Abçs
Fe_jipeiro
15/02/2013, 15:45
DeMelo ...
Era meu sonho tb ... rsrsrs ... Devagar fui tornando realidade ... rsrsrs
Bom para não desviar do assunto do tópico, basicamente as molas não podem trabalhar tão arqueadas ... os jumelos tem que ter aquela inclinação para trás ... qto mais para trás, mais baixa e mais macia fica ... juntamente com uma calibragem correta dos pneus.
Na minha, não uso essa fita de uno ... tb não sei se dura ... tem vários tópicos que falam sobre isso ...
Abs
MarcioNatal
15/02/2013, 23:04
Felipe, boa noite.
Antes de mais nada, parabéns pelo haras! Só tem puro sangue. Pegando um gancho na questão da barra estabilizado, pergunto: uma na traseira traria mais algum benefício para tentar otimizar o controle dessa cavalaria toda do haras, ou é dispensável?
Um abração.
Márcio Humberto
Fe_jipeiro
16/02/2013, 08:08
Marcio.....
Logico q a barra traseira ajudaria, mas a dianteira ja eh o suficiente e vc. ja chega q perde um pouco de curso de suspa na trilha....nao tem necessidade,hj faco as msms curvas q carro de passeio faz....logico qdo eh muito fechada a altura fala tb ...
ao inves da barra estabilizadora na traseira...eu colocaria a barra wrap (barra anti rolagem) no diferencial..... assim evitaria quebra de mola nos coices dado no diferencial... nunca aconteceu comigo pq evito de sair ignorante....
absss
Francisco Bicalho
16/02/2013, 08:43
Ôpa! Esse assunto me interessa. Felippe, ainda existem barra estabilizadoras originais para o Bandeirante à venda, ou são adaptadas? Você tem idéia do valor?
Também li em algum fórum que para trilhas é só desmontar uma peça ou duas que a BE fica desativada e o curso da suspensão volta ao normal, confere?
Galera, o Felippe é um cara humilde, ele não gosta que espalhem por aí que ele tem um lado super-herói; ele combate as forças do mal, recupera Bandeirante roubado, esse homem é arrumado!
MarcioNatal
16/02/2013, 11:17
Fellipe, bom dia.
Colocar uma barra de tração anti axie wrap seria o ideal, mas não tenho cavalaria que justifique o investimento! Tenho só uma tropinha com alguns burros mulos!!:smile:
Já tenho uma barra instalada na dianteira e disponho de duas barras(opala e ômega) que pretendia colocar na traseira. A minha band é uma longa com 4 portas. Penso que irá ajudar na estabilidade da viatura. Em trilhas, soltou uma bieleta em cada uma e está resolvido.
A adaptação é relativamente fácil e barata, só não sei se a eficiência compensa, por isso preciso da avaliação de quem já usa.
395276
Vale a pena tentar? Obrigado.
Márcio humberto
titanium
16/02/2013, 22:50
Francisco,
Existem sim barras de torção originais à venda.
Acho que é o GLAUCO (ou talvez o João Lucena - ambos daqui do fórum) que tem uma.
Volta e meia ele vende umas coisas de Toyota.
Mas acho que ele tem, atualmente, uma barra de torção original à venda.
...
PERGUNTO: qual barra de torção de Outro carro poderia ser adaptada???
Já vi esse assunto rolando em um tópico aqui no fórum... mas agora não estou conseguindo encontrar ele.
Abraços
Fe_jipeiro
18/02/2013, 15:59
Ôpa! Esse assunto me interessa. Felippe, ainda existem barra estabilizadoras originais para o Bandeirante à venda, ou são adaptadas? Você tem idéia do valor?
Também li em algum fórum que para trilhas é só desmontar uma peça ou duas que a BE fica desativada e o curso da suspensão volta ao normal, confere?
Galera, o Felippe é um cara humilde, ele não gosta que espalhem por aí que ele tem um lado super-herói; ele combate as forças do mal, recupera Bandeirante roubado, esse homem é arrumado!
Chicão ...
As barras que temos para vender hoje, são as originais das Bands, tiradas de algumas delas... ou seja, usadas ...
Estive sabado na Planet Off-Road(Antiga Toyo Planet) e tinha uma completa lá... 11 3687-8683 ... Fala com o Duda ... Diz que vc é amigo do Felippe da toyota bege ... que ele já sabe quem é ... Deve estar na casa dos 300,00 .... a minha comprei com eles em ago/2012 ....
Sobre as bieletas, exato, sé retirar os parafusos, que a barra perde a função, porém tem que dar um jeito de deixar a barra presa senao ela desce e pode pegar no chão ...
Sobre a Band do Arthur que achei, nossa essa foi iluminada por Deus .. nunca mais... hora certa na rua certa... rsrsrs... ou seja destino... pois estava indo pegar minha namorada no destino... rsrsrs
Abssss
Fe_jipeiro
18/02/2013, 16:06
Fellipe, bom dia.
Colocar uma barra de tração anti axie wrap seria o ideal, mas não tenho cavalaria que justifique o investimento! Tenho só uma tropinha com alguns burros mulos!!:smile:
Já tenho uma barra instalada na dianteira e disponho de duas barras(opala e ômega) que pretendia colocar na traseira. A minha band é uma longa com 4 portas. Penso que irá ajudar na estabilidade da viatura. Em trilhas, soltou uma bieleta em cada uma e está resolvido.
A adaptação é relativamente fácil e barata, só não sei se a eficiência compensa, por isso preciso da avaliação de quem já usa.
395276
Vale a pena tentar? Obrigado.
Márcio humberto
Márcio,
vc pega muita estrada com curva acentuadas ? Será que vale a pena perder curso de suspa traseira?
Bom ... na minha opinião, eu ficaria somente com a barra da dianteira ... Digo, pois na estrada tenho um pé um pouco pesado... geralmente, faço as curvas com a band, acompanhando os carros de plástico ... qdo vejo q a curva é mais fechada, diminuo e faço tranquilamente ... por isso digo que para mim não vale a pena... Agora como sua band é longa ... não sei como está a estabilidade dela nas curvas ....
Abs
Fe_jipeiro
18/02/2013, 16:36
Voltando ao tópico, olha a vantagem da relação 12x35 + 5M ... mapeados no GPS ... rsrsrsrs
Viagem feita ontem para a Trilha de Castelhanos ... Ontem estava meio pé de chumbo ... onde mantive a média entre 120 a 140km/h ... Com a EGT da turbina trabalhando entre 300 a 400ºC, debaixo do solzão ...
Não façam isso em casa.. ahuahuahuahauh.. Disse vantagem, pois o motor trabalha bemmmm folgado qdo andamos com prudência entre 100 a 120km/h, na realidade é que ontem a estrada de manhã estava bem livre, então deu para andar folgado....
Francisco Bicalho
18/02/2013, 17:52
Obrigado pela dica Felippe.
Lembra que eu estava caçando as rodas do Engesa Fase 4? Lembrei de um cara em Niteroi que reforma e vende peça de Jipe inclusive do exército, liguei pra ele, descrevi a roda e ele falou; -"eu tenho umas 30 empilhadas na minha oficina" hahahah, acabou a caça ao ganso selvagem! foi fácil demais huahuahuahaha!
Realmente, aquela recuperação do carro do Arthur entrou para a história, mas, se você tivesse ficado acanhado ou grilado de ficar no
"business end" de uma arma alheia é possível que ela nunca mais fosse vista. e não daria para te culpar de nada, por isso eu digo que você tem um lado super-herói. numa boa.
Vou entrar em contato com a Planet Off-Road e falar com o Duda. Valeu. Obrigado também pela dica das bieletas. Como você faz para prender a barra em trilhas?
Um abraço
Chico
junior888
18/02/2013, 17:57
me conte mais sobre esse ato de heroísmo felippe... hehehe
Fe_jipeiro
18/02/2013, 17:59
Chicão ...
Que sorte essa das rodas hein ... ahauhuahua
Seguinte ... depois que coloquei as barras... nunca soltei elas na trilha.. rsrsrs ... tb estava meio parado.. agora q estou voltando pro barro um pouco... mas penso em fazer um suporte preso no diferencial tipo um "U" de lado para travar a barra no dif qdo retirar as bieletas ...
Mas isso, só qdo for trilha com erosões fundas.... caso contrário, não precisa ...
Abs...
Fe_jipeiro
18/02/2013, 18:05
me conte mais sobre esse ato de heroísmo felippe... hehehe
Junior,
O Arthur teve a band roubada perto de casa (moramos próximos) ... ai ele mandou email falando da band roubada ... e nesse msm dia, sai do trabalho a noite (cerca de 45km de casa)... estava indo rumo ao meu bairro, qdo minha namorada me liga para buscar ela na lapa ... ai a marginal estava com transito e resolvi cortar caminho pela rua do Ponto frio da marginal tiete ... qdo entrei na rua, a band estava lá.. paradinha .. no meio de varios carros estacionados na rua... dei a volta no quarteirão... e ja logo liguei pro Arthur e para a policia... O arthur nao tava acreditando.... a policia demorou 1 hora para chegar e o arthur algo em torno disso tb... ai fiquei na regiao, nao muito perto, pois tinha varios caras ali por perto, nao sabia quem seria o "olheiro"... a sorte eh q eu estava de carro de plastico, entao deu para disfarçar... bom .. foi isso ... destino, lugar certo, na hora certa... rsrsrsrs... ja roubaram 2 bands de amigos ali perto de onde foi roubada essa, e nem sinal até hj.... questao de minutos e de relaxo(esquecer de acionar alarme)... as pessoas viram e nao falaram nada... bom .. eh assim msm ...
A band do arthur, foi roubada, cortaram o cano de freio da trava carneiro, fizeram ela funcionar....foi levada para uma rua sem saida e escondida, acharam o rastreador, desligaram, e levaram para essa rua para "esfriar".. muito provavel q na madrugada, ia para o seu destino ...
Abss
MarcioNatal
18/02/2013, 19:27
Felipe, a minha viatura é mais para o uso diário e viagens. Curvas, sempre aparecem quando a gente menos espera!:putz:
Vou dar uma "tentada" para ver como vai ficar, se não corresponder ao esperado, como é um adaptação fácil para se reverter, retiro e volto à configuração original, com uma única barra de torção na dianteira. Obrigado pela ajuda.
Abs.
Márcio Humberto
Francisco Bicalho
19/02/2013, 08:18
Junior,
O Arthur teve a band roubada perto de casa (moramos próximos) ... ai ele mandou email falando da band roubada ... e nesse msm dia, sai do trabalho a noite (cerca de 45km de casa)... estava indo rumo ao meu bairro, qdo minha namorada me liga para buscar ela na lapa ... ai a marginal estava com transito e resolvi cortar caminho pela rua do Ponto frio da marginal tiete ... qdo entrei na rua, a band estava lá.. paradinha .. no meio de varios carros estacionados na rua... dei a volta no quarteirão... e ja logo liguei pro Arthur e para a policia... O arthur nao tava acreditando.... a policia demorou 1 hora para chegar e o arthur algo em torno disso tb... ai fiquei na regiao, nao muito perto, pois tinha varios caras ali por perto, nao sabia quem seria o "olheiro"... a sorte eh q eu estava de carro de plastico, entao deu para disfarçar...
Abss
Essa história é incrível. Realmente a gente tem que acreditar que há mais coisas entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia. Quais foram as sinastrias e conjunções celestes que levaram você a pegar aquela rota naquela tarde? Se não fosse isso o Arthur nunca mais via o carro dele. De qualquer forma, deve ter sido uma sensação muito boa pra você (e mais ainda para o Arthur) achar e recuperar o Bandeirante dele.
Por isso a gente tem que lembrar sempre de botar o máximo de dispositivos de segurança, eu, por exemplo sou chegado ao bom e velho Club, além da Carneiro (que como o nome diz é dócil e fácil de domar), e a Mul-T-Lock. Agora quero fazer uma gambiarra para travar um cadeado prendendo a alavanca de marchas com a reduzida pra dar um reforço técnico a Mul-T-Lock. Outro dispositivo que pretendo instalar em breve é uma trava Veronezzi. Mas, se nêgo quiser rebocar, como fizeram com o carro do Russo fica complicado.
Abraço;
Chico
abraço;
Chico
aguinel martins
23/02/2013, 17:38
Caro Felippe
Eu tentando dar uma aulinha básica para o nosso amigo Aguinel, um cursinho de pré-primário, e você nos dá uma aula de pós-doutorado em mecanicum banderandísticae. Eu boiei na aula toda Felippe, mas tenho certeza que se foi assim que você fez é assim que tem que ser feito. Entendo alguma coisa de mecânica de bicicleta, motor à dois tempos, mas quando entra nesse universo das entranhas entre motor, embreagem e câmbio eu entrego no meu fiel e confiável mecânico Jorge Luis, e depois vou pegar o carro quando ele fica pronto... tenho medo de alguma coisa pesada cair no dedão do meu pé e estragar o serviçio lindio da minha pedicure.
Aliás. uma perguntinha. Acho que mês que vem vou instalar aquela turbina Masterpower que você me vendeu a uns trinta ou ou quarenta anos, lembra? A caixa fria diz .42, mas não consegui descobrir o tamanho da caliente. é .48, ou .63?
Mais pra frente pretendo fazer uma mudança mais definitiva, que é uma K16 e a descarga em 3".
De resto esto só me divertindo com o carro, tipo perseguição ao ganso selvagem como dizem os americanos; mimos na verdade. Estou procurando uma frente antiga do bandeirante que leva a moldura dos faróis arredondada por fora. Comprei a moldura mas a bitola dos faróis é diferente, ou seja, tem que trocar a frente toda... e também estou à caça de rodas do Engesa 4F que são muito parecidas com as originais do Bandeirante mas tem seis aberturas de refrigeração e não quatro. Sei que tem um monte empilhadas em fundos de garage, mas pedem muito dinheiro por elas, tipo 200, 250 reais. Se você souber de alguma coisa me fala. Estou querendo dar uma 'leve personalizada' no meu carro, preservando as origens genéticas, digamos uma evolução às avessas da espécie, mantendo sempre o conceito (mais ainda) de lobo em pele de cordeiro. Anexei uma foto da roda.
E você, sossegou com o processo de 'envenenamento' do seu motor? Ou vai descobrir um plus-a-mais, e meter mais alguns cavalinhos dentro do cofre? Você sabe que pode sempre bi-turbinar em linha... duas .70/.36 seria um belo upigreide na parada... ;ˆ)
Abraço do amigo;
Chico
394938
Amigo aulinha que nada ! eu estava como cego em tiroteio e vc me mostrou a luz no final do túnel, só tenho a agradecer a todos as orientações e conselhos aqui postados, nos últimos dias internet pr mim só esta sendo 4x4 Brasil
Francisco Bicalho
24/02/2013, 17:16
Fico feliz que em poder ter dado uma ajuda tipo luz no fim do túnel. Sei como as vezes a gente fica sem um Norte em certos momentos e às vezes certas informações nos ajudam a achar essa luz no fim do túnel; não é nada de mais, são coisas que a gente foi aprendendo com o tempo e é importante dividir o conhecimento com o maior numero de pessoas, e é para isso mesmo que esses fórums são direcionados Aguinel, pode consultar a gente o quanto for preciso.
Abraço;
Chico
Ricardo Bajo
29/01/2014, 08:21
Saudações,
sou novo no grupo e apesar de ler muitos relatos sobre troca de relação, ainda continuo com dúvidas, pois a maioria absoluta utiliza motor OM314.
Minha Band eh um jipe curto, ano 90, motor OM364 básico, não faço trilhas, apenas passeios e viagens, estou pensando numa relação 11:35, para melhorar a velocidade final....não quero um grande "improvement", pois não me sinto seguro andando a mais de 100km/h com o jipe, acho pesado e instável, mas quero trabalhar com giro mais baixo. Utilizo pneus 265x75 r16.
Obrigado!
Bajo.
Fala Daniel, tudo bem?
Eu usava relação 12X35 + 4M + 33" com motor OM314 Turbo Intercooler, a configuração era muito boa rodava bem na estrada e na trilha quando a coisa apertava a reduzida resolvia com facilidade.
Depois com a chegada dos pneus 37" Maxxis(que são beeem pesados) e a preparação da viatura para o uso voltado a trilhas pesadas e mais em função dos novos e pesados pneus, mudei a configuração, reduzindo a relação de diferencial para 9:37(Pick ups Band 14B), ficou muito bom e equilibrado...mas como sempre, ao ganhar no desempenho off road, perde-se no desempenho on road.
Agora voltando ao assunto do tópico, estou com o Chico Bicalho e iria de 11:35 já deixando programado o momento de turbinar, algum tempo após alongar. Existe o relato do colega Jaime que alongou para 11:35 sem turbo e ficou assim por um período até turbinar. Usando pneus não muito grandes como os que a Lenda usa atualmente ficará aceitável a tocada mesmo sem turbo, mas vc terá que "aprender" a nova forma de dirigir a Band pois as respostas em retomada de velocidade ficarão mais lentas, mas na estrada com o veiculo embalado ficará muito agradável de se dirigir. Mas lembre-se turbinar será inevitável para o desempenho e sua satisfação pessoal tb!
Explico: a 12:35 mesmo com um motor forte como o do Chico (o motor do Fe Jipeiro não conta hehehe) é uma relação bastante longa e pode influir quando a sua pickup estiver carregada em longas subidas de serra, onde o OM 314 mesmo turbinado(aspirado então nem se fala) poderá sentir a diferença, eu, mesmo com motor turbinado e em ordem achava que em alguns momentos na estrada a relação 12:35 + 33" estava no limite, quase que longa demais para o meu motor. E naquela época refazendo alguns calculos após testar a 12:35 na pratica(fui um dos primeiros "cobaia" :mrgreen: ) tb pude concluir que a 11:35 era mais versátil para qualquer uso que eu viesse a fazer e o mais próximo do ideal considerando a potencia do meu motor, faixa de torque, tamanho dos pneus etc.
Hoje meu ritmo de vida e bebê em casa tem me deixado mais distante das trilhas pesadas...mas a vontade de curtir mais o jipe não! Com isso vejo a necessidade de tornar a Band novamente mais versátil e adequada ao uso misto(viagens, dia-a-dia, expedições e trilhas), já fiz meus calculos e até o meio do ano devo instalar a relação 11:35 e aposentar os 37" maxxis, a nova configuração será: 11:35 + 4M + 35" que no final das contas ficará um pouco mais curta do que a 12:35 + 33" que eu já tive, acho que vai ficar show!
Concluindo, vá de 11:35 depois turbine e se ainda assim achar que ficou curto(algo que não acredito) vc pode partir para pneus maiores e o problema estará resolvido!
Precisando é só chamar!
Abraço
titanium
29/01/2014, 08:43
Saudações,
sou novo no grupo e apesar de ler muitos relatos sobre troca de relação, ainda continuo com dúvidas, pois a maioria absoluta utiliza motor OM314.
Minha Band eh um jipe curto, ano 90, motor OM364 básico, não faço trilhas, apenas passeios e viagens, estou pensando numa relação 11:35, para melhorar a velocidade final....não quero um grande "improvement", pois não me sinto seguro andando a mais de 100km/h com o jipe, acho pesado e instável, mas quero trabalhar com giro mais baixo. Utilizo pneus 265x75 r16.
Obrigado!
Bajo.
Ricardo,
Se sua band tem motor 364 e é 90, provavelmente tem câmbio 5m.
Com essa configuração você consegue chegar aos 125 km/h para o caso de alguma ultrapassagem.
Se alongar com a 11x35, conseguirá chegar, com essa mesma rotação, aos 145 km/h.
Com a 12x35 sua Band terá ainda mais relação!
Chegaria com essa mesma rotação que lhe falei, aos 155... 160 km/h...
AGORA........... a pergunta que não quer calar é: Você pretende turbinar o motor?
Por que se não for turbinar, é melhor ir de 11x35.
A band vai ficar frouxa, vai perder nas subidas mas vai manter velocidades maiores em retas.
A band também vai demorar a chegar nessas velocidades maiores
O Ideal é alongar e turbinar.
Nem que seja utilizando uma turbina .42 / .48, padrão APL 240.
Eu que abri esse tópico na intenção de alongar antes de turbinar.. mas no final das contas vi que seria interessante já fazer logo os 2 upgrades de uma vez só.
E foi o que fiz... esperei um tempo e fiz os 2 ups de uma vez... RECOMENDO!!!
Abraços
Ricardo,
Se sua band tem motor 364 e é 90, provavelmente tem câmbio 5m.
Com essa configuração você consegue chegar aos 125 km/h para o caso de alguma ultrapassagem.
Se alongar com a 11x35, conseguirá chegar, com essa mesma rotação, aos 145 km/h.
Com a 12x35 sua Band terá ainda mais relação!
Chegaria com essa mesma rotação que lhe falei, aos 155... 160 km/h...
AGORA........... a pergunta que não quer calar é: Você pretende turbinar o motor?
Por que se não for turbinar, é melhor ir de 11x35.
A band vai ficar frouxa, vai perder nas subidas mas vai manter velocidades maiores em retas.
A band também vai demorar a chegar nessas velocidades maiores
O Ideal é alongar e turbinar.
Nem que seja utilizando uma turbina .42 / .48, padrão APL 240.
Eu que abri esse tópico na intenção de alongar antes de turbinar.. mas no final das contas vi que seria interessante já fazer logo os 2 upgrades de uma vez só.
E foi o que fiz... esperei um tempo e fiz os 2 ups de uma vez... RECOMENDO!!!
Abraços
Concordo com o Titanium, sem turbinar não dá para colocar 12:35. A minha é OM314, com turbina apl e relação 12:35. Ficou bom, mas acho que ficará melhor com uma turbina que trabalhe em baixa rotação também, como a k16. Assim, atingirá as altas velocidades mais rápido.
Ricardo,
Se sua band tem motor 364 e é 90, provavelmente tem câmbio 5m.
Com essa configuração você consegue chegar aos 125 km/h para o caso de alguma ultrapassagem.
Se alongar com a 11x35, conseguirá chegar, com essa mesma rotação, aos 145 km/h.
Com a 12x35 sua Band terá ainda mais relação!
Chegaria com essa mesma rotação que lhe falei, aos 155... 160 km/h...
AGORA........... a pergunta que não quer calar é: Você pretende turbinar o motor?
Por que se não for turbinar, é melhor ir de 11x35.
A band vai ficar frouxa, vai perder nas subidas mas vai manter velocidades maiores em retas.
A band também vai demorar a chegar nessas velocidades maiores
O Ideal é alongar e turbinar.
Nem que seja utilizando uma turbina .42 / .48, padrão APL 240.
Eu que abri esse tópico na intenção de alongar antes de turbinar.. mas no final das contas vi que seria interessante já fazer logo os 2 upgrades de uma vez só.
E foi o que fiz... esperei um tempo e fiz os 2 ups de uma vez... RECOMENDO!!!
Abraços
Titanium, você se enganou, originalmente as bands 1990 vieram com câmbio 4 marchas !
Abração
titanium
29/01/2014, 19:04
Pois é FBand... sempre confundo!
rsrsrs..
Band com 5m vieram à partir de 91?
rsrs
Valeu pelo toque!
Abraços
A partir de 93. De 93 até 1o semestre de 94 com motor 364, depois com motor 14b.
Abs
Fabiano Louces
07/02/2014, 18:32
Pessoal, tenho uma planilha que compara diversas configurações, tais como motorização, 4M ou 5M...etc..
Segue em anexo...
Não sei se esta planilha reflete a realidade...mas mesmo assim estou divulgando.
Um abraço.
helder.dir
10/02/2014, 00:16
Eu já havia baixado essa planilha e desde então eu estou MUITO curioso pra saber se ela está com total precisão...., alguém sabe quem elaborou?
titanium
10/02/2014, 08:53
Helder,
É uma planilha antiga, criada por um Toyoteiro de campinas, que apresenta a velocidade TEORICA que do carro, conforme a relação adotada.
O lance é que existem vários fatores que influenciam essa conta.
O principal deles é a questão do RPM.. muitos carros tem giro de 3.500 rpm.. mas duvido que alguem coloque isso tudo na band! kkkkkkkkkk.. principalmente pelos problemas de aerodinamica dela.
Teria que ter muito motor pra empurrar uma band com 5m + 12x35 até bater o giro do motor..
MAS essa conta é MUITO próxima do real!
Coloque um GPS para medir a velocidade e faça os testes!
Ficarás animado!
:D
Só cuidado em escolher o local do teste! rsrsrs..
Abraço
helder.dir
10/02/2014, 11:22
Helder,
É uma planilha antiga, criada por um Toyoteiro de campinas, que apresenta a velocidade TEORICA que do carro, conforme a relação adotada.
O lance é que existem vários fatores que influenciam essa conta.
O principal deles é a questão do RPM.. muitos carros tem giro de 3.500 rpm.. mas duvido que alguem coloque isso tudo na band! kkkkkkkkkk.. principalmente pelos problemas de aerodinamica dela.
Teria que ter muito motor pra empurrar uma band com 5m + 12x35 até bater o giro do motor..
MAS essa conta é MUITO próxima do real!
Coloque um GPS para medir a velocidade e faça os testes!
Ficarás animado!
:D
Só cuidado em escolher o local do teste! rsrsrs..
Abraço
Ok.
Pois é...., pela planilha, se eu tiver relação 11x35 e pneus 33 eu conseguiria andar a 120 km/h a 2439 rpm de giro e ainda conseguiria vez ou outra a chegar nos 130 sem muito esforço...., bom e isso pra mim é mais do que ótimo, ainda mais nas minhas viagens de cerca de 2000 km, que qdo original (relação e pneus) parece infindável.
Agora, imagina quando eu colocar o cambio 5 m...., fica bom demais!!! O duro é fazer tudo néé $$$....
Francisco Bicalho
10/02/2014, 16:11
Eu já havia baixado essa planilha e desde então eu estou MUITO curioso pra saber se ela está com total precisão...., alguém sabe quem elaborou?
Não, ela não é precisa. Foi criada por um cara chamado Rodrigo Moraes do grupo Toyoteiros Google e é cheia de erros.
Na verdade é perfeita na teoria, mas imperfeita na prática, ou seja, não dá para levar ao pé da letra.
titanium
10/02/2014, 18:16
Chico, a planilha pode não ser perfeita, pois como já mencionei ela é teorica...
Mas dá pra ter uma ÓTIMA noção da velocidade final com ela!!
macelofreitasam
19/05/2014, 17:01
Bom dia a todos.
Sou um apaixonado pelo 4x4 e gostaria de algumas dicas.
Comprei uma viatura Band jipe curta ano 80, motor 608d cambio 4m.
Minhas aventuras não é nada radical, mas gosto de passear com a família, principalmente na região da canastra em Minas Gerais.
Partindo daí resolvi comprar a band, mas para viajar é doído de lerda, então gostaria de saber qual seria a solução pra poder ter um 4x4 na estrada pra viajar a 120km/h mas que de pra atravessar obstáculos leves (nada de trilhas pesadas).
Ví aqui muito a respeito de alongar o diferencial para 11x35 ou 12x35 mas com o motor OM314 e turbinado.
Será que alongando para 12X35 com o motor 608d turbinado fica legal?
Como disse, é pra passeio com a familia.
Desde já agradeço aos amigos da lama!!!
Forte abraço.
Marcelo, Divinópolis-MG
Sergio c
20/05/2014, 08:51
Eu acho que 12x35, mesmo com motor turbo, fica longa demais, seria vantajoso para quem viaja bastante, em rodovias mais retas e planas, e sozinho ou com amigos. Com a família e patroa, não dá pra pisar muito, senão, começam os xingamentos no ouvido rsrsrsrsrsrsr
Carlo Pecca
20/05/2014, 09:03
Marcelo,
pelo ano de sua Band 1980, creio que o teu motor é OM-314, também chamado de MB608. A relação 11X35 é mais indicada para motor aspirado e a 12X35 para os motores com turbo. Aqui no forum tem muita coisa a respeito de alongamento e turbinar o motor das Band. Tenha um pouco de paciência e leia os topicos a respeito de forma que vc poderá seguir um "up-graid" para a sua Bandeirante. Na janela "busca" vc coloca a palavra chave e os topicos a respeito são relacionados.
Bem vindo a forum.
hercilio.neto
20/05/2014, 10:37
Bom dia a todos.
Sou um apaixonado pelo 4x4 e gostaria de algumas dicas.
Comprei uma viatura Band jipe curta ano 80, motor 608d cambio 4m.
Minhas aventuras não é nada radical, mas gosto de passear com a família, principalmente na região da canastra em Minas Gerais.
Partindo daí resolvi comprar a band, mas para viajar é doído de lerda, então gostaria de saber qual seria a solução pra poder ter um 4x4 na estrada pra viajar a 120km/h mas que de pra atravessar obstáculos leves (nada de trilhas pesadas).
Ví aqui muito a respeito de alongar o diferencial para 11x35 ou 12x35 mas com o motor OM314 e turbinado.
Será que alongando para 12X35 com o motor 608d turbinado fica legal?
Como disse, é pra passeio com a familia.
Desde já agradeço aos amigos da lama!!!
Forte abraço.
Marcelo, Divinópolis-MG
Marcelo,
Qual a medida dos pneus que voce está usando?
Saiba que isso interfere no desempenho do veículo.
Por exemplo:
O alongamento da relação 11x35 para 12x35 proporciona um aumento de 8,5% na velocidade final.
A alteração do pneu de 31" para o pneu de 33" corresponde a um aumento de 5,5% na velocidade final.
Não é incomum encontrarmos Band com pneus menores do que 31" - o pneu original do jipe é 29" (650x16).
Então, dependendo do pneu que você está usando, o problema pode ser minimizado com a adoção de pneus maiores.
Estude bem qual a configuração final que você deseja, pois tanto a troca do casal, quanto a troca dos pneus, são dispendiosas.
Digo isso porque se você estiver com pneus pequenos e alongar bastante, ficará satisfeito com o resultado, mas se depois desejar e adotar pneus maiores, o desempenho vai ficar frouxo.
Espero ter ajudado.
macelofreitasam
05/06/2014, 22:53
Obrigado a todos pelas dicas, em especial ao Hercilio. Vou partir para pneus maiores primeiramente. Se não der o resultado esperado ai alongo os diferenciais.
Valew a força amigos !!!
Bom dia "xará"... (também tenho uma Band 1980, turbo, 4m "caixa sêca", mas é uma longa)
Uso a minha Band 90% cidade e o resto em trilhas leves... Coloquei os Pirelli Scorpion ATR 235/85 - R16 (equivalente a 31.7 pol's) e estou bastante contente até o momento, embora, eu notei uma diferença enorme contra os pneus velhos (245/60), pois o escalonamento ficou bem mais longo com mais de 2 polegadas extra de diametro... Além do tempo extra requerido para a aceleração devido a extra enegia cinética armazenada nos pneus, a frenagem também ficou mais "demorada"!!!
Recentemente, tenho considerado a possibilidade de alongar a relação, mas no "nosso caso" fica uma coisa bém melindrosa, visto que quando se troca a corõa e pinhão "todas as marchas" serão alongadas e no câmbio das nossas viaturas nao há as benditas reduzidas!!! (o que é uma bosta!)
Estou pesquisando se seria possível (e talvez bém mais em conta) alongar somente a 4a marcha, e assim manter a 1a e a Ré com o escalonamento original: visto que nao temos a caixa "reduzida"!!!
Enfim, estou pensando em colocar relação a 11X35 na minha viatura, porque imagino que com a relação 12X35 deve alongar demais a 1a marcha, e uma vêz que mesmo turbinada o meu motor ainda é o "original 314 de fábrica..." e a meu vêr, não vale a pena fazer muitos "ups" numa band muito antiga, pois se quiser vendê-la no futuro não pegarás muito mais no valor da revenda!
Pergunta: Voce já alongou a sua viatura? ou Já trocou os pneus? (estou muito satisfeito com os pirelli scorpion ATR 235/85 R16)
Abraco, Marcelo Gouveia.
Bom dia "xará"... (também tenho uma Band 1980, turbo, 4m "caixa sêca", mas é uma longa)
Uso a minha Band 90% cidade e o resto em trilhas leves... Coloquei os Pirelli Scorpion ATR 235/85 - R16 (equivalente a 31.7 pol's) e estou bastante contente até o momento, embora, eu notei uma diferença enorme contra os pneus velhos (245/60), pois o escalonamento ficou bem mais longo com mais de 2 polegadas extra de diametro... Além do tempo extra requerido para a aceleração devido a extra enegia cinética armazenada nos pneus, a frenagem também ficou mais "demorada"!!!
Recentemente, tenho considerado a possibilidade de alongar a relação, mas no "nosso caso" fica uma coisa bém melindrosa, visto que quando se troca a corõa e pinhão "todas as marchas" serão alongadas e no câmbio das nossas viaturas nao há as benditas reduzidas!!! (o que é uma bosta!)
Estou pesquisando se seria possível (e talvez bém mais em conta) alongar somente a 4a marcha, e assim manter a 1a e a Ré com o escalonamento original: visto que nao temos a caixa "reduzida"!!!
Enfim, estou pensando em colocar relação a 11X35 na minha viatura, porque imagino que com a relação 12X35 deve alongar demais a 1a marcha, e uma vêz que mesmo turbinada o meu motor ainda é o "original 314 de fábrica..." e a meu vêr, não vale a pena fazer muitos "ups" numa band muito antiga, pois se quiser vendê-la no futuro não pegarás muito mais no valor da revenda!
Pergunta: Voce já alongou a sua viatura? ou Já trocou os pneus? (estou muito satisfeito com os pirelli scorpion ATR 235/85 R16)
Abraco, Marcelo Gouveia.
Talvez no seu caso seja mais conveniente instalar o câmbio 5 marchas...
Coloca todos os custos na ponta do lápis pra ver qual seria melhor...
Abs
hercilio.neto
04/08/2014, 11:47
Amigo Marcelo,
Não sei se é operacionalmente viável trocar somente a 4 marcha do câmbio seco. Mas com certeza seria uma péssima ideia, para o desempenho do jipe.
O escalonamento da terceira para quarta marcha já é meio distante e o giro do motor cai muito na mudança da marcha. E o contrário também acontece, ou seja, na redução exige muito giro.
Então quando estiver na estrada em uma subida longa (mesmo que seja uma subida leve), voce não vai conseguir usar a quarta marcha.
O cambio seco não tem como melhorar. Minha sugestão é a utilização de pneus de 31" e quando sair na estrada, ficar pianinho. Era assim que eu fazia.
Quem tem Band com cambio seco, se estiver disposto a gastar, deve pensar muito antes de fazer up-grades.
Na maioria dos casos, compensa vender a Band e usar a grana pra comprar outra com cambio sincro(não sem antes curtir muito o jipe).
Obrigado pela idéia FBand, mas no caso das Bands de caixa seca, para mudar a caixa de marchas é necessário trocar os eixos também! o que onera muito toda a operação! (Já debati muito este causo!)
Obrigado mais uma vêz Hercílio!
Realmente, eu já pensei na idéia de trocar de Band... (mas ela é o meu primeiro amor! kkkkkk!!!) Vou terminar comprando outra e guardando a primeira para somente viagens curtas!
Abraços, Marcelo.
Radames Menegaz
05/08/2014, 16:23
Quanto mais ou menos gasto $$$$ para cocolar uma relação 12x35??
hercilio.neto
05/08/2014, 19:37
Obrigado pela idéia FBand, mas no caso das Bands de caixa seca, para mudar a caixa de marchas é necessário trocar os eixos também! o que onera muito toda a operação! (Já debati muito este causo!)
Obrigado mais uma vêz Hercílio!
Realmente, eu já pensei na idéia de trocar de Band... (mas ela é o meu primeiro amor! kkkkkk!!!) Vou terminar comprando outra e guardando a primeira para somente viagens curtas!
Abraços, Marcelo.
Marcelo,
Aí é diferente.
Afinal, o que a gente não faz por um grande amor ... haha
Se está boa de lata e motor, estude a possibilidade de trocar o câmbio.
O Canzilão está vendendo o eixo traseiro, quem sabe não dá negócio.
fabiano r
06/08/2014, 10:32
Obrigado pela idéia FBand, mas no caso das Bands de caixa seca, para mudar a caixa de marchas é necessário trocar os eixos também! o que onera muito toda a operação! (Já debati muito este causo!)
Obrigado mais uma vêz Hercílio!
Realmente, eu já pensei na idéia de trocar de Band... (mas ela é o meu primeiro amor! kkkkkk!!!) Vou terminar comprando outra e guardando a primeira para somente viagens curtas!
Abraços, Marcelo.
Bom dia MRCLGV! Eu troquei o cambio da minha e não troquei o eixo traseiro, deixei o cardã em diagonal e até hoje com 12000km não tive problemas com desgaste das cruzetas, dá uma olhada aqui http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/122574-ajuda-na-compra-de-novo-cambio.html deve ter tudo o que vc precisa.
Acabei de lêr todo o tópico, Fabiano (que saga!... com um final feliz!!!) realmente, uma ótima opçao! (mesmo que temporária até um futuro "up" com eixo flutuante e o KCT a 4) KKKKKKK!
Como pretendo manter a Band na família, vou considerar esta opção sim!
Obrigado por postar as fotos, assim fica bém mais fácil de entender.
Abçs, Marcelo.
Li todo o tópico e ainda tenho dúvidas vamos lá acabei de comprar uma Band longa 1983, prtendo turbinar mais não vou trocar o câmbio que é 4 marchas sincro com reduzida. Vi que com turbina faltará marcha e que a solução mais barata seria alongar, como o uso do carro será para o dia a dia, trânsito pesado aqui do RJ e viagens. Pergunto o que ficaria melhor 11x35 ou 12x35 mantenho em média nas viagens velocidade de cruzeiro entre 90 e 100Km/h, e o que acho fundamental é a aceleração nas ultrapassagens e retomada além das subidas de serra. Não me importo muito com velocidade final pois tenho um jipe e não um SUV então o que sugerem aproveito para perguntar indicações sobre turbinas o que recomendam.
titanium
11/08/2014, 09:08
Inner, se for manter o câmbio 4m, recomendo ir de 12x35.
Não pensando na velocidade final, mas no Conforto (térmico e acústico) que se ganha com menores rotações do Mercedão.
E, AINDA, o Ganho com Autonomia / ECONOMIA de Combustível.
Com menos giros, o motor consome menos.
Pergunto: qual turbina vai instalar na sua???
Dependendo da turbina, ela vai empurrar sua Band muito bem nas subidas e não vai perder velocidade.
Pergunto, ainda, qual medida de pneus vai usar!?
Abraços
Tudo certo Tita bem é o seguinte quanto a turbina ainda não decidi pois não sei escolher mesmo, talvez faça $$$$$$ com o João da Solo ou comprarei um kit e aí preciso de indicação, para que o mecânico instale. Quanto aos pneus no máximo 32 tenho hoje um jg de 31 e um outro 32 embora também pense em 265/75/16 ficarei nesses pois não quero mexer na suspa com essas medidas e colocar e andar ok Abraços
Inner, se for manter o câmbio 4m, recomendo ir de 12x35.
Não pensando na velocidade final, mas no Conforto (térmico e acústico) que se ganha com menores rotações do Mercedão.
E, AINDA, o Ganho com Autonomia / ECONOMIA de Combustível.
Com menos giros, o motor consome menos.
Pergunto: qual turbina vai instalar na sua???
Dependendo da turbina, ela vai empurrar sua Band muito bem nas subidas e não vai perder velocidade.
Pergunto, ainda, qual medida de pneus vai usar!?
Abraços
titanium
11/08/2014, 10:28
Opa Inner, beleza!
O Joãozinho é ponta firme demais!
Faz um trabalho excelente!!
Quanto aos pneus, uso 265/75r16.
Eles são altos e mais estreitos.. são equivalentes a um 31,8 polegadas, salvo engano, e entram Sem mexer nada na suspensão.
Eu ainda penso nuns 235/85r16.... são mais finos e da mesma altura que os meus, mas criam menos peso para a transmissão e frenagem.
Em relação a turbina, o Felippe já respondeu seu e-mail lá no Toyoteiros! Dá uma conferida lá, que ele entende tudo!
Se for de "Preparação mais arisca" (K16 + escape 3" + intercooler), vai de relação 12x35.
O carro vai ficar excelente na cidade e na estrada!
:D
Abração
Li todo o tópico e ainda tenho dúvidas vamos lá acabei de comprar uma Band longa 1983, prtendo turbinar mais não vou trocar o câmbio que é 4 marchas sincro com reduzida. Vi que com turbina faltará marcha e que a solução mais barata seria alongar, como o uso do carro será para o dia a dia, trânsito pesado aqui do RJ e viagens. Pergunto o que ficaria melhor 11x35 ou 12x35 mantenho em média nas viagens velocidade de cruzeiro entre 90 e 100Km/h, e o que acho fundamental é a aceleração nas ultrapassagens e retomada além das subidas de serra. Não me importo muito com velocidade final pois tenho um jipe e não um SUV então o que sugerem aproveito para perguntar indicações sobre turbinas o que recomendam.
Inner,
A minha é longa ano 90, motor 314 turbinada (apl 240), sem intercooler. Coloquei a relação 12:35 coniflex e melhorou substancialmente a dirigibilidade na cidade e na estrada. Na cidade, raramente coloco a terceira, pois com a segunda ando de 50/60 km. Na estrada, dá para ir de terceira até 80/85km e o resto de quarta. Para mim, a vantagem de se colocar a 12:35 é que, se no futuro vc colocar, por exemplo, um turbina k16, a relação já estará adequada. Agora, se for pegar trilha média/pesada, a 11:35 cai melhor.
Valeu De Melo não uso em trilhas só cidade mesmo e viagens muitos falam dessa turbina K16 essa relação Coniflex tem idéia de preço
Inner,
A minha é longa ano 90, motor 314 turbinada (apl 240), sem intercooler. Coloquei a relação 12:35 coniflex e melhorou substancialmente a dirigibilidade na cidade e na estrada. Na cidade, raramente coloco a terceira, pois com a segunda ando de 50/60 km. Na estrada, dá para ir de terceira até 80/85km e o resto de quarta. Para mim, a vantagem de se colocar a 12:35 é que, se no futuro vc colocar, por exemplo, um turbina k16, a relação já estará adequada. Agora, se for pegar trilha média/pesada, a 11:35 cai melhor.
titanium
11/08/2014, 20:14
Inner,
A K16 custa uns 1.800 reais com rotor de titânio (não é meu rotor, é o material mesmo!) :mrgreen:
Tem maior durabilidade e casa bem com o Intercooler.
Se juntar com bicos injetores maiores + escapamento dimensionado (3"), fica um canhão!
Vai empurrar tranquilamente a relação 12x35 (caso você decida por ela).
VALE ALERTAR que a relação 12x35 vai implicar em você ter que desbastar a Carcaça do eixo.... E aí precisa ter coragem.........
Já a 11x35 não precisa, é plug'n'play!!!
Qualquer uma das duas, COMPRE DIRETAMENTE da CONIFLEX!
Eles fabricam e vendem ao consumidor diretamente.
Aproveita a troca todos os rolamentos do miolo. coloca de primeira linha e esquece!
:D
Fica supimpa!
Foi o que fiz na minha e recomendo!
PS: de Mão de Obra vai gastar de 250 a 400 reais por eixo.
Abraços
Valeu Tita por todas as opiniões que recebi acho que o mais correto seria a 12x35 inclusive se eu não utilizar a K16 de cara com essa relação já estaria pronta para receber ela entretanto explica melhor o desbaste na carcaça do eixo tenho medo só de ler imagina na real com os mechanicos que encontramos por aí outra coisa qual turbina vc usa e no caso da relação 11x35 com a k16 será que ficaria bom abçs
Inner,
A K16 custa uns 1.800 reais com rotor de titânio (não é meu rotor, é o material mesmo!) :mrgreen:
Tem maior durabilidade e casa bem com o Intercooler.
Se juntar com bicos injetores maiores + escapamento dimensionado (3"), fica um canhão!
Vai empurrar tranquilamente a relação 12x35 (caso você decida por ela).
VALE ALERTAR que a relação 12x35 vai implicar em você ter que desbastar a Carcaça do eixo.... E aí precisa ter coragem.........
Já a 11x35 não precisa, é plug'n'play!!!
Qualquer uma das duas, COMPRE DIRETAMENTE da CONIFLEX!
Eles fabricam e vendem ao consumidor diretamente.
Aproveita a troca todos os rolamentos do miolo. coloca de primeira linha e esquece!
:D
Fica supimpa!
Foi o que fiz na minha e recomendo!
PS: de Mão de Obra vai gastar de 250 a 400 reais por eixo.
Abraços
Valeu De Melo não uso em trilhas só cidade mesmo e viagens muitos falam dessa turbina K16 essa relação Coniflex tem idéia de preço
Inner,
Há dois anos paguei R$ 2.300,00 nos dois pares, hj certamente este valor estará na casa dos R$ 2.500,00. Eu gastei R$ 3.000,00 no total. Vc, provavelmente, gastará por volta de R$ 3.500,00 no total (mão de obra, rolamentos top e os dois pares), mas é um up muito bom para quem pretende viajar longas distâncias.
Pretendo no futuro fazer o up da turbina, conforme explicou o Titanium.
abçs
Fiz a encomenda hoje 12x35, com o Silvio na Coniflex, cd conjunto 1.350,00 rolamento 120,00 cd vai demorar uns 20 dias -+, comecei a comprar as pçs vou fazer u upa-grad nos diferencias, nos próximos meses comprar o kit p/ transformar em flutuante e colocar freio a disco na traseira e o bloqueio no diferencial traseiro, ai internar para fazer o serviço de uma vez só.
Inner
Boa tarde sua caixa de entrada esta cheia esta retornando como erro a resposta então segue aqui os dados p/ contato Rua Guararema, 179 Bosque da Saúde - São Paulo, SPFone: 2578-3888 / 3358 / 3316 Fax: 2578-3776 (Silvio) (Renata).
Ricardo Bajo
19/08/2014, 04:02
Ricardo,
Se sua band tem motor 364 e é 90, provavelmente tem câmbio 5m.
Com essa configuração você consegue chegar aos 125 km/h para o caso de alguma ultrapassagem.
Se alongar com a 11x35, conseguirá chegar, com essa mesma rotação, aos 145 km/h.
Com a 12x35 sua Band terá ainda mais relação!
Chegaria com essa mesma rotação que lhe falei, aos 155... 160 km/h...
AGORA........... a pergunta que não quer calar é: Você pretende turbinar o motor?
Por que se não for turbinar, é melhor ir de 11x35.
A band vai ficar frouxa, vai perder nas subidas mas vai manter velocidades maiores em retas.
A band também vai demorar a chegar nessas velocidades maiores
O Ideal é alongar e turbinar.
Nem que seja utilizando uma turbina .42 / .48, padrão APL 240.
Eu que abri esse tópico na intenção de alongar antes de turbinar.. mas no final das contas vi que seria interessante já fazer logo os 2 upgrades de uma vez só.
E foi o que fiz... esperei um tempo e fiz os 2 ups de uma vez... RECOMENDO!!!
Abraços
Saudações a todos,
Não havia visto as respostas e agradeço as orientações. Resolvi colocar a relação 11x35 mesmo, deve ficar pronta ainda essa semana. Preciso de mais uma orientação. Se depois de alongar, eu achar q ficou fraca, qual turbina devo utilizar? Explico minha condição, moro em aldeia da serra, barueri, e sou obrigado a pegar estrada todos os dias, Castelo Branco. Hora preciso de torque em baixa, hora em alta....entendo bem o funcionamento do turbo, mas não tenho experiencia nenhuma.
Agradeço as orientações!!!
Um abraço!
Bajo.
Em tempo, minha band tem 4 marchas mesmo....rs
Ricardo Bajo
19/08/2014, 04:06
Esqueci de mencionar, não pretendo andar a mais de 110km/h na estrada, realmente não me sinto seguro, ainda mais q estou sempre com meu filho pequeno.
Francisco Bicalho
19/08/2014, 09:22
Chico, a planilha pode não ser perfeita, pois como já mencionei ela é teorica...
Mas dá pra ter uma ÓTIMA noção da velocidade final com ela!!
Não Daniel, aí é que está, as velocidades reais não batem com os números dessa planilha. Tive a oportunidade de fazer a comparação no meu carro (e com velocímetro aferido) de 4M/10x37, 5M/10x37, 5M/12x35, todos com pneus de 30,5" ø e nem de longe as velocidades bateram.
T.Azevedo
19/08/2014, 10:04
Não Daniel, aí é que está, as velocidades reais não batem com os números dessa planilha. Tive a oportunidade de fazer a comparação no meu carro (e com velocímetro aferido) de 4M/10x37, 5M/10x37, 5M/12x35, todos com pneus de 30,5" ø e nem de longe as velocidades bateram.
Como fica a velocidade de cruzeiro com o motor sem forçar demais o giro nessas configurações 4M/10x37, 5M/10x37, 5M/12x35
fabiano r
24/09/2014, 17:25
Fiz a encomenda hoje 12x35, com o Silvio na Coniflex, cd conjunto 1.350,00 rolamento 120,00 cd vai demorar uns 20 dias -+, comecei a comprar as pçs vou fazer u upa-grad nos diferencias, nos próximos meses comprar o kit p/ transformar em flutuante e colocar freio a disco na traseira e o bloqueio no diferencial traseiro, ai internar para fazer o serviço de uma vez só.
Bira já trocou a relação?
Ola Fabiano, não ainda não troquei recebi a ralação dia 17/09/14 mas o meu mecânico esta com a oficina cheia estou aguardando uma brecha p/ começar o serviço, aproveitando alguém já comprou estes Kit Flutuante traseiro TOYOTA HD+ BANDEIRATES R$ 1.980,00 HD Engenharia e Projetos (http://www.hd4x4.com.br/)
fabiano r
26/09/2014, 11:31
Segue algumas fotos.
Tô loko para colocar uma relação dessas! Só me falta o que faz o mundo girar$$
Rodrigo-ce
26/09/2014, 12:03
Birawc tudo bem.
Tem como você medir o diâmetro externo dessa coroa.
Com essa medida eu posso ter uma ideia de como ficaria internamente no diferencial.
Quando você for instalar esse conjunto de CP, tem como você tirar umas fotos do desbaste que será feito p/acomodar esse
conjunto no diferencial.
Sei que têm algumas fotos perdidas em algum tópico por ai mas mesmo com elas ficam certas dúvidas sobre os desbastes
necessários para acomodar o conjunto.
Se você poder fazer um relato fico muito agradecido, desculpe se estiver abusando da sua boa vontade.
Carlo Pecca
26/09/2014, 13:55
Birawc,
essas Coniflex tá o bicho. Como Fabiano falou "Tô loko para colocar uma relação dessas! Só me falta o que faz o mundo girar$$". Ha, ha, ah,ah!!!
Rodrigo não sei se era isto que vc estava querendo mas o SIlvio da Coniflex enviou-me estas fotos do que seria necessario para que o conjunto assenta-se, segundo ele algumas alguns relatam que não presecisaram fazer nada mas outros tirem que fazer um pequeno ajuste como ao das fotos.
Serviço sendo executado, logo de cara substituir as duas caixas satelites ambas com muita folga e apresentam empenamento, mesmos que levase ao torneiro para corrigir ficaria com as paredes muito finas, comprei as duas novas com o Paulo (tropa4X4).
Rodrigo-ce
17/10/2014, 13:08
Birawc tudo em paz contigo.
Muito obrigado pelas imagens era exatamente o que eu estava precisando.
Quando você instalar esse conjunto sua band vai ficar um foguete na estrada.
Tudo de bom, boa sorte na empreitada. Continuo acompanhando as mudanças
fabiano r
20/10/2014, 09:37
E ai Bira, já está rodando com a nova relação?
Ola Fabiano, ainda esta na montagem as caixas satélites chegaram na sexta feira 17/10/14 no periodo da tarde 14hs o Paulo da tropa4x4 enviou extremamente rápido tinha comprado no dia anterior foi o melhor preço que achei R$ 240,00 cd, preciso de uma orientação dos amigos que já fizeram esta instalação 12x35, o pinhão da nova relação tem a parte estriada diferente da original, consequentemente a flange não entra, a duvida e ajustar a estria do pinhão ou da flange do cardam?
Sergioporto
21/10/2014, 09:19
Ola Fabiano, ainda esta na montagem as caixas satélites chegaram na sexta feira 17/10/14 no periodo da tarde 14hs o Paulo da tropa4x4 enviou extremamente rápido tinha comprado no dia anterior foi o melhor preço que achei R$ 240,00 cd, preciso de uma orientação dos amigos que já fizeram esta instalação 12x35, o pinhão da nova relação tem a parte estriada diferente da original, consequentemente a flange não entra, a duvida e ajustar a estria do pinhão ou da flange do cardam?
Bira.amigo meu ,o Joao Eduardo que frequenta este Forum fez esta mudança,ele mesmo,e poderá te dar esta dica.Vamos ver se ele aparece por aqui.
Estranho esta diferença das estrias.
Sergio td bem, já mandei p/ o torneiro ajustar as estria do pinhão, li os relatos do João Eduardo quando ele fez o serviço, preciso questionar o pessoal da Coniflex sobre isto p/ que nas próximas eles corrijam esta diferenças, e muito pouca mas tem que fazer p/ encaixar.
ROCKINRIO
21/10/2014, 18:59
Tive o mesmo problema com a 11x35 da Coniflex instalada 02/03 anos atrás.
Sergio c
21/10/2014, 21:56
Tenho na minha band a relação 10x35, e quando coloco as rodas com pneus 31pol, para asfalto e terra firme, para usar a 5 marcha tem q levantar bem a rotação e encher a turbina, tudo isso acima de uns 110 km/h, senão parece q o motor apanha. Para mim essa relação está ótima, pois rodo pouco em asfalto, mais em trilhas.
Essa relação 12x35 não fica muito longa p band??????
fabiano r
21/10/2014, 23:39
Tenho na minha band a relação 10x35, e quando coloco as rodas com pneus 31pol, para asfalto e terra firme, para usar a 5 marcha tem q levantar bem a rotação e encher a turbina, tudo isso acima de uns 110 km/h, senão parece q o motor apanha. Para mim essa relação está ótima, pois rodo pouco em asfalto, mais em trilhas.
Essa relação 12x35 não fica muito longa p band??????
Td bkz Sergio?
Daqui mais uns dias te respondo hj comprei as 12x35 vou colocar na minha mas tenho cambio 4 marchas.
Rodrigo-ce
22/10/2014, 00:28
Fabiano tudo beleza.
vou ficar no aguardo dessas informações a respeito da mudança que irá fazer.
Tenho câmbio 4M é pretendo futuramente partir para essa configuração, se poder vá postando fotos.
Uso a band 99% na cidade talvez com a 12x35 fique melhor que a 10x37.
Tudo de bom para você.
Sergio c
22/10/2014, 07:00
Td bkz Sergio?
Daqui mais uns dias te respondo hj comprei as 12x35 vou colocar na minha mas tenho cambio 4 marchas.
Tudo bem Fabiano, acho q me enganei, pois as relações devem ser mesmo 10x37 como nosso amigo aí de cima falou, e não 10x35 como eu havia citado.
No caso de 4 marchas acredito que fique bem melhor mesmo. Um abraço.
fabiano r
22/10/2014, 11:18
Assim que chegar e eu conseguir agendar com o meca eu vou informando e posto fotos.
ABS,
Fabiano
fabiano r
28/10/2014, 14:44
Chegaram as 12x35481971
Sergio c
28/10/2014, 14:59
Fabiano, que beleza de equipamento hehehehe
fabiano r
28/10/2014, 15:52
Fabiano, que beleza de equipamento hehehehe
Pois é Sergio amanhã já vai para trocar já chegaram os dois rolamentos juntas e retentores.
Abraço!
Fabiano.
Rodrigo-ce
29/10/2014, 00:23
Acompanhando tudo.
Você comprou os rolamentos da Coniflex, os preços são melhores do que da maioria ou compraste de outro lugar.
Faço jus das palavras do Sergio c
Tudo de bom na estalação Fabiano.
fabiano r
29/10/2014, 08:01
Acompanhando tudo.
Você comprou os rolamentos da Coniflex, os preços são melhores do que da maioria ou compraste de outro lugar.
Faço jus das palavras do Sergio c
Tudo de bom na estalação Fabiano.
Bom dia Rodrigo! Os rolamentos comprei com o Paulo da Tropa, quanto a instalação ficou para quinta 30/10 pois meu meca tem uma caçamba e surgiu uma terraplanagem para ele fazer então adiamos o serviço. Conforme for andando eu vou informando mas segundo o meca ele pega o jeep pela manhã e de tarde está pronto.
Um grande abraço para o amigo!
Fabiano
Ola Fabiano, no meu caso não foi td flores, não foi só tirar e colocar as novas, substitui as caixas satélites estavam com folgas e apresentavam pq empenamento, as estria do pião tiveram que ser fresadas p/ entrar na luva do cardam, e o pior foi fazer o ajuste da coroa e pião deu muito trabalho devido a qualidade das peças, qd vc for mandar tornear a caixa satélite verifique se as estrias do pião entraram na luva, caso isto não ocorra leve a peças para fresar p/ vc não perder tempo na montagem e ajuste, na carcaças do diferencial quando for montar tem que se fazer um ajuste com uma mini fresa o empilhadeira p/ que se aloje na carcaça.
Ainda não deu p/ sentir muito como ela ficou, o pouco que senti me agradou, fico mais elastica, a 2º marcha parece uma terceira e assim por diante, assim que possível colocarei melhor minhas impreçoes
Abç a tds.
Sergioporto
29/10/2014, 11:19
Ola Fabiano, no meu caso não foi td flores, não foi só tirar e colocar as novas, substitui as caixas satélites estavam com folgas e apresentavam pq empenamento, as estria do pião tiveram que ser fresadas p/ entrar na luva do cardam, e o pior foi fazer o ajuste da coroa e pião deu muito trabalho devido a qualidade das peças, qd vc for mandar tornear a caixa satélite verifique se as estrias do pião entraram na luva, caso isto não ocorra leve a peças para fresar p/ vc não perder tempo na montagem e ajuste, na carcaças do diferencial quando for montar tem que se fazer um ajuste com uma mini fresa o empilhadeira p/ que se aloje na carcaça.
Ainda não deu p/ sentir muito como ela ficou, o pouco que senti me agradou, fico mais elastica, a 2º marcha parece uma terceira e assim por diante, assim que possível colocarei melhor minhas impreçoes
Abç a tds.
Biraw , a minha tem a mesma configuraçao da tua ,mas uso pneus 33 .Quero alongar relaçoes mas tenho receio de colocar esta relaçao que tu está colocando e ela ficar xoxa demais.Depois relata tuas impressoes.
Um amigo colocou na dele tem 5 marchas ,14 b turbinada e intercoolada e acha que ficou muito xoxa ,pouco usa a 5ª.
fabiano r
29/10/2014, 13:41
Biraw , a minha tem a mesma configuraçao da tua ,mas uso pneus 33 .Quero alongar relaçoes mas tenho receio de colocar esta relaçao que tu está colocando e ela ficar xoxa demais.Depois relata tuas impressoes.
Um amigo colocou na dele tem 5 marchas ,14 b turbinada e intercoolada e acha que ficou muito xoxa ,pouco usa a 5ª.
Bira acho que no meu caso vai ser mais fácil o casamento das coroas pois elas já estavam em outra band.
Sergio o cara que me vendeu a relação tinha em uma longa 14B turbo 5 marchas ele disse que vendeu a band e o comprador não queria alongada, segundo ele para andar em 5 tinha que estar acima de 110km/h.
Abs.
Fabiano
Rodrigo-ce
29/10/2014, 13:58
Fabiano obrigado mais uma vez.
Como o Birawc Falou no post 66 que pena que nem tudo são flores.
Acho que a Coniflex já deveria ter diminuído o diâmetro dessas coroas para evitar tantos desbastes nos nossos diferencias.
Alguém já pensou em mandar um diferencial completo para Coniflex e pedir para eles dimensionar o kit CP para nossas bands.
De modo que evitasse tantos ajustes. Afinal quase todos os toyoteiros compram esses kits de lá e passam pelos mesmos
transtornos.
T.Azevedo
29/10/2014, 18:01
Parabens a coragem. Deve ter ficado show
E o pessoal da coniflex ja desenvolveu o pião 12 casal para coroa original 37? Acredito que vai ser a solução mais fácil no futuro. Uma relação entre a 11x35 e a 12x35
Francisco Bicalho
29/10/2014, 18:32
Pois é Sergio amanhã já vai para trocar já chegaram os dois rolamentos juntas e retentores.
Abraço!
Fabiano.
Depois você tem que levar num técnico da VDO para aferir seu velocímetro, colocando uma redução. Para pneus de 30.5" (245-75-16) é a redução 1500. qualquer outro diâmetro eu não tenho loção.
Francisco Bicalho
29/10/2014, 18:36
Parabens a coragem. Deve ter ficado show
E o pessoal da coniflex ja desenvolveu o pião 12 casal para coroa original 37? Acredito que vai ser a solução mais fácil no futuro. Uma relação entre a 11x35 e a 12x35
T.Azevedo, a Coniflex só faz 3 modelos de engrenagens cônicas para diferencial do Bandeirante, todas com coroa de 35 dentes. Elas são com pinhão de 11, 12, e 13. Acho muy difícil que eles venham a fabricar qualquer outra configuração, inclusive porque uma relação de 12X37 não faria praticamente nenhuma diferença para a 10X37.
Francisco Bicalho
29/10/2014, 19:44
Outra coisa, você não pode trocar apenas o pinhão, uma relação de engrenagens cônicas tem que ser mantida 'casada' sempre, por exemplo, se você desmontar as duas relações e por engano instalar o pinhão da frente na coroa de trás, certamente terá problemas com essa relação. Coroa e pinhão de um diferencial é uma 'relação' para a vida toda.
fabiano r
29/10/2014, 22:19
Chico os pares estão marcados, isso foi a primeira coisa que o meca falou mas o serviço vai ficar para sexta ou sábado.
Francisco Bicalho
30/10/2014, 11:35
Chico os pares estão marcados, isso foi a primeira coisa que o meca falou mas o serviço vai ficar para sexta ou sábado.
Eu sei, o comentário foi para o T.Azevedo que gostaria de trocar o pinhão de 10 por um de 12 mantendo a coroa de 37
Francisco Bicalho
30/10/2014, 11:38
E o pessoal da coniflex ja desenvolveu o pião 12 casal para coroa original 37? Acredito que vai ser a solução mais fácil no futuro. Uma relação entre a 11x35 e a 12x35
T.Azevedo, desculpe eu bater nessa tecla de novo. Não existe nenhuma combinação de engrenagens entre a 11X35 e a 12X35. A 12X37 seria muito mais curta que ambas.
T.Azevedo
30/10/2014, 16:56
T.Azevedo, desculpe eu bater nessa tecla de novo. Não existe nenhuma combinação de engrenagens entre a 11X35 e a 12X35. A 12X37 seria muito mais curta que ambas.
Me desculpe. Li tanto sobre esse assunto que me interessou aqui no forum que acabei confundindo o tópico. Quanto ao assunto foi descuido em outro tópico, ai me confundi e perguntei aqui pois alguem ficou de tentar. Me desculpe.
T.Azevedo
30/10/2014, 17:04
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/35315-relacao-12x35-instalada-testada-aprovada-4.html
Achei o tópico caso tenha curiosidade
Francisco Bicalho
30/10/2014, 17:36
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/35315-relacao-12x35-instalada-testada-aprovada-4.html
Achei o tópico caso tenha curiosidade
Olá T. Azevedo, eu ná conhecia o tópico, mas não confiaria em ajeitar um pinhão para uma coroa usada, mas enfim, se o Sílvio faz isso, quem sou eu para dizer alguma coisa. O que eu acho é que a diferença de 1037 para 1237 seria muito pequena, enfim, mas se atende a sua necessidade, espero que seja bom para você.
abraço;
Chico
fabiano r
31/10/2014, 13:47
Bueno a 12x35 está sendo instalada mas apareceu um problema no focinho onde assenta o rolamento tem um pequeno desgaste sendo assim o serviço não vai ficar pronto hj pois será preenchido agora o que ocasionou isso acredito que seja devido ao meu cardã em diagonal pois troquei o cambio e ainda estou com o eixo com bola central. (se alguém tiver um flutuante tomando lugar em casa ai? rsrsrsrs)
Quanto ao problema que o Bira teve com a fresa do pinhão no meu casou certinho.
As coroas velhas estão novas são 10x37.
De resto vai ter mais 2 rolamentos q vou aproveitar para trocar e amanhã pela manhã já devo estar com a band rodando.
Abs,
Fabiano
T.Azevedo
31/10/2014, 14:02
Me parece que as relações existentes são:
09x37 = 4,11 original
10x37 = 3,70 original
11x35 = 3,18 coniflex
12x35 = 2,92 coniflex
13x35 = 2,69 coniflex
Já a 12x37 em questão ainda não existe.
Ficou de alguém mandar o par de coroas 37 para desenvolverem. A minha duvida era se alguem teve respostas e a quantas andas. Ai errei o tópico kkkk
Mas se caso dê certo no futuro a 12x37 = 3,08 ficaria mais longa que a 11x35. Baita ganho em relação a 10x37 = 3,77
T.Azevedo
31/10/2014, 14:08
Empresta essas coroas velhas para o dono da coniflex kkkk.Boa sorte na empreitada
fabiano r
01/11/2014, 21:24
Acabei de pegar a band com as 12x35 instaladas fiz uns testes com o GPS pois o velocímetro marca um tanto a menos. Dando uma pisada em segunda chega a 55km/h em terceira vai ali pelos 100/105km/h em quarta 150km/h ta sobrando mas a sanidade não deixa pisar mais. Ficou mais "macia" mais elástica e muda um pouco o jeito de guiar se estiver a 70/80 para ultrapassar rápido tem que meter terceira dai levanta rápido e se quebra reduziu muito o ruído pois a 100km/h fica com uma rotação muito baixa.
Bom valeu a pena e aproveito para agradecer a ajuda de todos.
Abs.
Fabiano
hercilio.neto
01/11/2014, 23:21
Acabei de pegar a band com as 12x35 instaladas fiz uns testes com o GPS pois o velocímetro marca um tanto a menos. Dando uma pisada em segunda chega a 55km/h em terceira vai ali pelos 100/105km/h em quarta 150km/h ta sobrando mas a sanidade não deixa pisar mais. Ficou mais "macia" mais elástica e muda um pouco o jeito de guiar se estiver a 70/80 para ultrapassar rápido tem que meter terceira dai levanta rápido e se quebra reduziu muito o ruído pois a 100km/h fica com uma rotação muito baixa.
Bom valeu a pena e aproveito para agradecer a ajuda de todos.
Abs.
Fabiano
Nessas horas nada como uma k16 pra fazer a diferença.
Parabéns por mais esse upgrade, Fabiano.
Rodrigo-ce
01/11/2014, 23:55
Fabiano, tudo bem.
Fiquei muito contente com suas primeiras impressões, de acordo com o que você falou fica muito boa para usar
no dia a dia da cidade.
Abs.
ROCKINRIO
01/11/2014, 23:57
Acabei de pegar a band com as 12x35 instaladas fiz uns testes com o GPS pois o velocímetro marca um tanto a menos. Dando uma pisada em segunda chega a 55km/h em terceira vai ali pelos 100/105km/h em quarta 150km/h ta sobrando mas a sanidade não deixa pisar mais. Ficou mais "macia" mais elástica e muda um pouco o jeito de guiar se estiver a 70/80 para ultrapassar rápido tem que meter terceira dai levanta rápido e se quebra reduziu muito o ruído pois a 100km/h fica com uma rotação muito baixa.
Bom valeu a pena e aproveito para agradecer a ajuda de todos.
Abs.
Fabiano
Beleza de relato Fabiano.
Qual teu motor? Tenho uma 11X35 da Coniflex instalada há uns 2/3 anos e agora estou turbinando (K16) e 'intercoolando' (VW 8-150).
Abs.
fabiano r
02/11/2014, 11:27
Hercílio muito obrigado!
Rodrigo-ce realmente melhora muito para o uso no dia dia para você ter idéia as vezes chego no quebra molas e fico procurando a alavanca para passar de terceira para segunda mas já está em segunda rsrs.
Rockinrio essa sua relacao vai ficar um pouco mais esperta nas retomadas eu acredito eu ja se estou a 70/80 tenho que fazer terceira para levantar rápido. Esse seu up sera o melhor de todos voce vai ter outro carro. Vou te passar umas dicas que recebi do Felippe para aproveitar o maximo desse up. Tenha cuidado para que a saida da turbina nao fique com uma curva muito seca e se puder redimencione seu escape para 3" coloque a tubulacao do intercooler com 2,5" é muito importante um filtro de ar seco grande eu uso o filtro e carcaca do 912 e arrombei a saída para 4" e consegui uma mangueira que entra 4" e sai certinho do tamanho da boca da turbina só que nem o vendedor soube me dizer do que era. A proposito meu motor é o OM-314 e tambem troque os bicos por um de maior vazao pois você tera muito ar e vai faltar diesel no meu caso usei os bicos DLLA 142 S 926. você vai ter um foguete.
Abs.Fabiano r
marcuspaulod20
03/11/2014, 13:24
Estou usando uma K16 no maxion da minha D20 e mudou muito o desempenho do carro
Muito boa a turbininha
Me tirem uma duvida
Essa relação 11 35 serve no diferencial das Bandeirantes mais velhas por volta do ano 70?
Onde acha?
ROCKINRIO
04/11/2014, 17:38
Hercílio muito obrigado!
Rodrigo-ce realmente melhora muito para o uso no dia dia para você ter idéia as vezes chego no quebra molas e fico procurando a alavanca para passar de terceira para segunda mas já está em segunda rsrs.
Rockinrio essa sua relacao vai ficar um pouco mais esperta nas retomadas eu acredito eu ja se estou a 70/80 tenho que fazer terceira para levantar rápido. Esse seu up sera o melhor de todos voce vai ter outro carro. Vou te passar umas dicas que recebi do Felippe para aproveitar o maximo desse up. Tenha cuidado para que a saida da turbina nao fique com uma curva muito seca e se puder redimencione seu escape para 3" coloque a tubulacao do intercooler com 2,5" é muito importante um filtro de ar seco grande eu uso o filtro e carcaca do 912 e arrombei a saída para 4" e consegui uma mangueira que entra 4" e sai certinho do tamanho da boca da turbina só que nem o vendedor soube me dizer do que era. A proposito meu motor é o OM-314 e tambem troque os bicos por um de maior vazao pois você tera muito ar e vai faltar diesel no meu caso usei os bicos DLLA 142 S 926. você vai ter um foguete.
Abs.Fabiano r
Fabiano,
Boas dicas. Tenho copiado tudo que o Felippe sugeriu em matéria do 314. Para evitar o pingado, comprei o kit na Anhanguera, dentro das especificações - K16 Borgwarner / Intercooler Visconde do VW 8-150. Com certeza sairia mais barato no varejo, mas não tenho tempo e não conheço nada de turbinar.
Pergunta de prova: 'curva muito seca' quer dizer muito fechada (tipo 45°), certo? O filtro e bicos, já estão na mão. Agora, a boca da tua turbina, não é 4" certo? Vc adaptou uma flange, para receber a tubulação que vem do filtro?
Gde abraço.
Sergio c
04/11/2014, 23:37
Se alguém tiver duas relações 9x37 em bom estado para venda, me mande uma MP que conversamos, pois p mim é melhor para trilhas que exigem muito pouca velocidade de subida.
Estou usando as 10x37 originais.
fabiano r
05/11/2014, 00:25
Rockinrio a entrada da turbina se não me engano é 2,5" eu consegui uma mangueira que de un lado é 4" e do outro 2,5 como mencionei não sei do que era essa mangueira pois estava no estoque velho de uma loja e o vendedor não soube dizer do que era vou ver se tiro uma foto p VC ver. Quanto a curva ela não pode restringir a minha tem 90 graus mas o cano tem 3" e não restringe vou providenciar foto também.
ABS.
Fabiano
fabiano r
05/11/2014, 00:36
Se alguém tiver duas relações 9x37 em bom estado para venda, me mande uma MP que conversamos, pois p mim é melhor para trilhas que exigem muito pouca velocidade de subida.
Estou usando as 10x37 originais.
Sergio o Wanderband tem as 9x37 e quer trocar nas 10x37 manda MP para ele.
ABS.
Fabiano
ROCKINRIO
06/11/2014, 19:40
Rockinrio a entrada da turbina se não me engano é 2,5" eu consegui uma mangueira que de un lado é 4" e do outro 2,5 como mencionei não sei do que era essa mangueira pois estava no estoque velho de uma loja e o vendedor não soube dizer do que era vou ver se tiro uma foto p VC ver. Quanto a curva ela não pode restringir a minha tem 90 graus mas o cano tem 3" e não restringe vou providenciar foto também.
ABS.
Fabiano
Beleza Fabiano. Agora entendi de 4" reduzindo para 2,5". Vou procurar por aqui. Outro ponto, vc instalou um LDA? Cu$ta em torno de quanto?
Abs.
fabiano r
06/11/2014, 21:38
Beleza Fabiano. Agora entendi de 4" reduzindo para 2,5". Vou procurar por aqui. Outro ponto, vc instalou um LDA? Cu$ta em torno de quanto?
Abs.
Não instalei o LDA pois acho que não vale o custo x benefício.
Não lembro bem certo quanto custa mas era em torno de 2k. Vou lá fora tirar as fotos q tinha prometido.
fabiano r
06/11/2014, 21:50
Não consigo anexar as fotos pelo celular amanhã eu anexo via pc
ROCKINRIO
06/11/2014, 22:42
Tranquilo. Abs.
Não consigo anexar as fotos pelo celular amanhã eu anexo via pc
fabiano r
07/11/2014, 10:45
Tranquilo. Abs.
Rockinrio seguem as fotos mas como foram tiradas ontem à noite não ficaram 100%.
482999483000483003
a curva da saida da turbina não aparece direito mas usei um "toco" da saída original do mercedes dava até para deixar com feio a motor mas cortei somente a curva pois é uma peça muito pesada fiquei com receio que pudesse danificar alguma coisa.
fabiano r
07/11/2014, 11:16
Rockinrio acho que descobri do que é a mangueira, reparei na foto que a marca é NSO dai fui procurar e encontrei o catálago, olha na página 77 neste link o cod 7540 http://nso.com.br/Catalogo_Mangueiras_Borrachas_NSO.pdf?eed3bb parece ser a mesma, sendo que na minha ficou folga na entrada da turbina dai coloquei um tucho com outra mangueira dai essa encaixou certinho.
Abs. Fabiano
ROCKINRIO
07/11/2014, 21:38
Fala Fabiano,
Hoje fui numa loja e achei exatamente esta mangueira. Custa R$ 160,00. Deixei reservada, para pesquisar preço. MUITO OBRIGADO, suas dicas são de grande valia. Pelas fotos, ficou muito bom.
Abs,
Vitor.
sebastiao colombi
16/11/2014, 13:00
Pessoal como turbinei minha band 91 cheguei a conclusão.... tenho que trocar as relações optei por 12/35... onde comprar se alguém tem alguma pra vender ....
SEBASTIAO COLOMBI
BAND 91 OM 364 TURBO
SBO- SP
Rodrigo-ce
16/11/2014, 14:04
Sebastião tudo bem?
Compre da Coniflex. Todos os toyoteiros aqui do fórum compra de lá.
(011) 25783888, 33583316
Felicidades na adaptação.
sebastiao colombi
16/11/2014, 16:40
Blz Rodrigo-ce vc teria noção de preço
SEBASTIAO COLOMBI
BAND 91 OM 364 TURBO
SBO-SP
Rodrigo-ce
16/11/2014, 22:20
Sebastião de acordo com os colegas 1,350 coroa e pinhão.
sebastiao colombi
17/11/2014, 09:46
O jogo..... então seria frente trazeira uns 2.700,00
fabiano r
17/11/2014, 17:50
O jogo..... então seria frente trazeira uns 2.700,00
Isso ai mas depois tem mais 2 rolamentos do pinhão mais juntas e retentores 300 pilas e se tiver mais algum rolamento ruim a conta aumenta e tem mais a mão de obra.
Abs. Fabiano
sebastiao colombi
17/11/2014, 19:26
caramba vai longe rss a brincadeira.... alonguei uma rural que eu tinha para 11/45 e paguei 850.oo o conjunto e vai ficar para depois agora a prioridade e ar condicionado valeu Fabiano
SEBASTIAO COLOMBI
BAND 91 OM364 TURBO
SBO-SP
Elias Mello
12/10/2015, 17:59
Amigos, novamente a questão básica voltando à pauta hehe.
Alongar a relação de um jipe longo ano 91 (motor 709) para 11:35 vai deixar ela muito chocha? É que não quero colocar turbo.
Uso o carro mais em cidade e estrada. Claro que na necessidade de entrar em estrada de lama posso utilizar a redução, mas não é prá curtir trilha.
No caso de fazer o serviço no Rio, pela experiência atual ficaria em torno de quanto??
abraço.
Elias
Elias.
Já vi band com essa configuração e ela não fica xoxa. Claro que se vc optar por pneus grandes, vai sentir. Quanto a custo com material e MO deve ficar por uns 4K
titanium
13/10/2015, 07:06
Amigos, novamente a questão básica voltando à pauta hehe.
Alongar a relação de um jipe longo ano 91 (motor 709) para 11:35 vai deixar ela muito chocha? É que não quero colocar turbo.
Uso o carro mais em cidade e estrada. Claro que na necessidade de entrar em estrada de lama posso utilizar a redução, mas não é prá curtir trilha.
No caso de fazer o serviço no Rio, pela experiência atual ficaria em torno de quanto??
abraço.
Elias
Bom dia Elias!
Quando eu abri esse tópico queria muito, na época, alongar e não ter que turbinar (gastar dinheiro)...
Queria maior economia de combustível, queria ter margem de velocidade para ultrapassar, queria andar com menos barulho no ouvido, etc... mas depois fui ver que para isso tudo ficar realmente bom você PRECISA Turbinar!
Dá para alongar sem turbinar? Dá!... mas na minha opinião fica ruim!
O carro alongado e turbinado vira OUTRO! Muito melhor de estrada e melhor de cidade, pois não fica precisando trocar de marcha o tempo inteiro...
Uma boa solução seria colocar pneus 33 ou 35 polegadas e só turbinar.
Alongaria a relação, o carro ficaria mais alto e fica mais fácil de você reverter caso não goste.
Enfim, Band sem turbo para pegar estrada é complicado...
esse final de semana dirigi a band de um amigo numa expedição que fizemos.. é motor 14b... na reta ele vai bem! puxa até 120... 125 com tranquilidade... mas quando aparece uma subida, assim como os outros motores de Band, ela perde pique.
tempos atrás (talvez até mesmo aqui nesse tópico - nas páginas anteriores) o pessoal disponibilizou uma planilha chamada VELOTOYOTA.xls
Ela tinha macro que ajudava a calcular a relação da Band em diversas configurações... e aí te ajudaria a escolher melhor o que encaixa na tua necessidade.
Mas concluo dizendo que EU Turbinaria a Band em qualquer das situações (mesmo se fosse para deixar com a relação original).
Abraço
Elias Mello
13/10/2015, 08:26
Titanium,
Obrigado pela resposta. A questão é que eu não quero usar turbo.
Pensei em comprar uma que já tinha turbo, mas estou pensando em comprar uma longa com motor 364 original. A turbinada estava com o preço bom e dentro do meu orçamento mas fiquei receoso.
Não sei se é preciosismo meu. Li todos os tópicos daqui do fórum sobre turbo e Concordo que dá um acréscimo de potência e elasticidade incrível.
Meu receio tem origem em experiência própria, pois tive uma Ford ranger 2002 que comprei zero. Todos os problemas que ocorreram no carro foram causados pelo sistema de turbo. Primeiro furou o radiador do intercooler. Preço do reparo em ccs: 2k. Acabei comprando um usado e gastei 600. Depois o turbo parou de funcionar. Como estava em viagem longa, rodei um tanto sem o turbo. O carro ficou uma m... rs. Mais 1k prá consertar. E olha que sempre obedeci a recomendação de deixar uns 30s antes de sair com o carro e antes de desligar como cita o manual. O fato é que depois de algum tempo tive que fazer o motor deste carro.
Não estou aqui dizendo que foi o turbo que provocou o dano no motor, mas quem sabe? Isto me irritou tanto que acabei vendendo o carro logo após a retífica.
Andei recentemente fazendo uma pesquisa na net sobre turbinar motor aspirado. muitos desaconselham por reduzir a vida útil do motor e, como quero ficar com esta band muito tempo, se turbinar, tenho certeza que vou ficar intranquilo.
Bem, é isto. Sobrou prá mim alterar a relação. Como não vi citação nos tópicos sobre alongamento para da band longa com OM364, vim aqui consultar os universitários.
Abração.
fabiano r
13/10/2015, 08:51
Titanium,
Obrigado pela resposta. A questão é que eu não quero usar turbo.
Pensei em comprar uma que já tinha turbo, mas estou pensando em comprar uma longa com motor 364 original. A turbinada estava com o preço bom e dentro do meu orçamento mas fiquei receoso.
Não sei se é preciosismo meu. Li todos os tópicos daqui do fórum sobre turbo e Concordo que dá um acréscimo de potência e elasticidade incrível.
Meu receio tem origem em experiência própria, pois tive uma Ford ranger 2002 que comprei zero. Todos os problemas que ocorreram no carro foram causados pelo sistema de turbo. Primeiro furou o radiador do intercooler. Preço do reparo em ccs: 2k. Acabei comprando um usado e gastei 600. Depois o turbo parou de funcionar. Como estava em viagem longa, rodei um tanto sem o turbo. O carro ficou uma m... rs. Mais 1k prá consertar. E olha que sempre obedeci a recomendação de deixar uns 30s antes de sair com o carro e antes de desligar como cita o manual. O fato é que depois de algum tempo tive que fazer o motor deste carro.
Não estou aqui dizendo que foi o turbo que provocou o dano no motor, mas quem sabe? Isto me irritou tanto que acabei vendendo o carro logo após a retífica.
Andei recentemente fazendo uma pesquisa na net sobre turbinar motor aspirado. muitos desaconselham por reduzir a vida útil do motor e, como quero ficar com esta band muito tempo, se turbinar, tenho certeza que vou ficar intranquilo.
Bem, é isto. Sobrou prá mim alterar a relação. Como não vi citação nos tópicos sobre alongamento para da band longa com OM364, vim aqui consultar os universitários.
Abração.
Elias o motor da band é infinitamente mais bruto que o de uma ranger que por sinal muitas já deram problemas, eu turbinei a minha com motor velho gastando 1 litro de óleo a cada 300 350 km toda a abastecida ia um litro e só fiz o motor pois estava nos "ferros" mesmo, tem alguns amigos que abusam do motor da band sem nenhuma modificação interna apenas mais combustível e mais pressão do turbo com pneus grandes e já rodaram mais de meio milhão de km e estão com o motor muito saudável, então te digo se você não quer andar xoxo em subidas longas ou ultrapassagens não tem remédio a não ser turbo que na Bandeirante você nem precisa colocar intercooler apenas uma turbininha apl 42/48 o custo é muito baixo comparado a outros up grades e terá outro carro e nunca mais vai querer andar com carro sem turbo. Esquece da ranger e dos problemas dela, a band é um "trator".
Abs. Fabiano
hercilio.neto
13/10/2015, 09:41
Elias,
O Toyota Bandeirante foi fabricado no Brasil destinado a utilizações que exigem um motor robusto e com muito torque.
Na minha opinião, essa exigência foi atendida com louvor pelos motores Mercedes Benz.
No entanto, para aqueles como eu, que desejam um veículo para uso diário na cidade e viagens, o conjunto motor/transmissão deixa a desejar.
O escalonamento das marchas, a relação coroa & pinhão e a medida dos pneus foram dimensionados para o obtenção de força e não velocidade.
Posso te assegurar que a solução é a colocação de turbina
Uma vez turbinado, você vai escolher qual a melhor maneira de alongar.
Das mais caras para as mais baratas, poderá colocar um câmbio de 5 marchas, trocar a medida dos pneus ou trocar a relação C&P.
O melhor custo benefício é turbina e pneus maiores.
Elias Mello
13/10/2015, 09:59
Elias,
O Toyota Bandeirante foi fabricado no Brasil destinado a utilizações que exigem um motor robusto e com muito torque.
Na minha opinião, essa exigência foi atendida com louvor pelos motores Mercedes Benz.
No entanto, para aqueles como eu, que desejam um veículo para uso diário na cidade e viagens, o conjunto motor/transmissão deixa a desejar.
O escalonamento das marchas, a relação coroa & pinhão e a medida dos pneus foram dimensionados para o obtenção de força e não velocidade.
Posso te assegurar que a solução é a colocação de turbina
Uma vez turbinado, você vai escolher qual a melhor maneira de alongar.
Das mais caras para as mais baratas, poderá colocar um câmbio de 5 marchas, trocar a medida dos pneus ou trocar a relação C&P.
O melhor custo benefício é turbina e pneus maiores.
Hercílio e amigos,
O proprietário da band que estou adquirindo disse que ela foi recentemente retificada. Logo, o motor deve estar "novo".
Como tem o ar condicionado, acho difícil incluir aí mais um radiador para o turbo. Turbinar sem o intercooler já pode ser interessante?
Vi que a SOLLO 4WD em SP é bem recomendada para o serviço, mas como estou no Rio, caso decida mexer, gostaria de fazer por aqui. Sabe de algum confiável?
Abraço.
Sergio c
13/10/2015, 10:12
Elias, pode-se turbinar sem colocar o intercooler. O intercooler ajuda mais em dias quentes e em velocidades mais elevadas, o qual passa a resfriar o ar quente que passa pelo caracol da turbina, aumentando a taxa de compressão e consequentemente, a potência.
Já tive band com motor 364 maçarico, mas não chega perto de um mesmo motor turbinado. Uso a relação 10X37 e pneus 33 e 35 para passeios e trilhas, mas acho longa demais, nunca uso a quinta marcha, só quase até a quarta.
hercilio.neto
13/10/2015, 10:28
O intercooler é um outro upgrade.
Tem a finalidade de tornar o ar mais denso por resfriamento e dessa forma enriquecer a mistura ar/combustível para extrair mais potência.
A turbina sozinha já garante um ótimo rendimento.
Você tocou em um ponto que venho batendo aqui no fórum e que tenho visto muitos casos nas oficinas. A acomodação dos componentes dentro do cofre do motor.
Cabem todos os upgrades, desde que sejam bem estudados e respeitados os espaços originalmente destinados a esses componentes.
Assim, a colocação de itens que nunca foram originais na Band, como turbina, snorkel e intercooler ou de itens adaptados, como direção hidráulica, ar-condicionado, alternador, bomba de vácuo, bateria, filtro de ar, etc., deve ser cuidadosamente estudada.
Por isso, no caso da turbina, recomendo o kit Italy que é mais compacto e não irá atrapalhar futuros upgrades.
Quanto ao intercooler, recomendo o do Ford Cargo, porque tem o tamanho e posição da entrada e saída ideais, de preferência com a admissão com a boca para frente do OM364LA (que equipou os MB710 turbinados de fábrica).
Não terá problemas de aquecimento se o radiador não estiver obstruído por faróis de milha ou outros penduricalhos à frente da grade e tiver uma boa hélice e defletor.
Elias Mello
13/10/2015, 10:38
Beleza, vou pesquisar sobre este kit Italy.
Grato a todos.
titanium
13/10/2015, 12:59
Elias,
Qualquer adaptação mal feita se reverterá em TRAUMAS!!
Outra "lição aprendida" é: NUNCA, JAMAIS, NEVER compre uma turbina usada!! é tiro no pé! Tanto é que o seu deu problema.
Turbo não quebra intercooler... quem deu esse parecer para você não entende de Turbo...
E cabe lembrar que TODO sistema merece revisão completa quando começa a dar problema.
Se fizer certo da primeira vez, pode ter certeza que fica confiável.
Outro ponto é tomar cuidados com carro turbo:
- ligou o carro, espere uns 30 segundos SEM Acelerar (com o carro parado) para que a turbina lubrifique adequadamente.
- antes de desligar o carro, aguarde também uns 30 segundos ANTES de desligar e SEM acelerar para que o óleo lubrifique a turbina e retire um pouco do calor da última aceleração... quanto mais aguardar antes de desligar, melhor (mas sem exageros).
Turbina de qualidade e com os cuidados adequados dura uma eternidade.
Na verdade esses cuidados são bons não só para a turbina, mas para a vida útil do motor todo.
Quanto a durabilidade dos motores que saíram na Band ao instalar o turbo..... bom, VAI SEM MEDO!!
Turbina bem instalada e com pressão adequada não estraga motor!!
O que estraga motor é não saber cuidar dele!! Tem nego que usa o óleo errado e troca no período errado e ainda quer que o motor dure uma eternidade.... não, isso não rola!
Mas se pegar um motor rodando redondinho e bem mantido, sem dúvidas o turbo vai ficar excelente!
O kit mais prático de comprar é o da Turbo Anhanguera.
Você pode comprar o coletor e mandar ir montando seu kit (comprando as peças avulsas)... mas dá trabalho e toma algum tempo com testes... o mecânico tem que estar disposto a fazer isso...
Pesquise aqui no forum pois tem muita informação sobre turbinas na Band.
Ponderações sobre Qual é a melhor para cada uso (estradeiro, cidade, trilhas pesadas...)...
Se seguir as "receitas" testadas e aprovadas não vai ter surpresas!!
O investimento é relativamente alto, mas vale o investimento.
Abraço
Francisco Bicalho
13/10/2015, 16:34
o pessoal disponibilizou uma planilha chamada VELOTOYOTA.xls
Ela tinha macro que ajudava a calcular a relação da Band em diversas configurações...
Daniel, essa planilha que o Rodrigo da Toyoteiros fez é muito furada, nenhum número bate com a realidade. Acho que não presta para referencia de muita coisa importante, é mais um divertimento, uma coisa folclórica.
Para responder o Elias, o 364 aspirado com 11x35 fica xoxo sim. Se você quiser retomada de velocidade, ou aceleração, esqueça com a 11x35. Se quiser melhorar a velocidade final, digamos, se você mora numa região plana e faz deslocamentos longos em retas intermináveis em 4a marcha vale a pena, mas de tiver que subir serra, andar muito na cidade ou transito pesado não vale a despesa das engrenagens, e mais o aumento de consumo, melhor ficar com a 10x37.
Francisco Bicalho
13/10/2015, 16:39
Outra "lição aprendida" é: NUNCA, JAMAIS, NEVER compre uma turbina usada!! é tiro no pé!
Ihhh, Daniel, vou ter que discordar de você de novo. Se você souber a fonte da turbina que está comprando, é uma boa economia comprar uma usada. Eu mesmo comprei uma APL do Felippe Tounda por um preço ótimo, e não tive nenhum problema. Acho que se alguém aqui do fórum oferecer uma turbina para vender e der a palavra que está em boas condições, não há razão nenhuma para não comprar. Por exemplo, prefiro mil vezes comprar uma K16 usada do Tounda do que pagar mais por uma turbina de qualidade mais baixa nova.
Pronto, falei.
Abraço;
Chico
Elias Mello
13/10/2015, 18:35
Daniel, essa planilha que o Rodrigo da Toyoteiros fez é muito furada, nenhum número bate com a realidade. Acho que não presta para referencia de muita coisa importante, é mais um divertimento, uma coisa folclórica.
Para responder o Elias, o 364 aspirado com 11x35 fica xoxo sim. Se você quiser retomada de velocidade, ou aceleração, esqueça com a 11x35. Se quiser melhorar a velocidade final, digamos, se você mora numa região plana e faz deslocamentos longos em retas intermináveis em 4a marcha vale a pena, mas de tiver que subir serra, andar muito na cidade ou transito pesado não vale a despesa das engrenagens, e mais o aumento de consumo, melhor ficar com a 10x37.
Beleza Francisco. Vou pensar no turbo mesmo, ou ficar tudo original e exercer a paciência.
Abraço..
titanium
13/10/2015, 19:59
Daniel, essa planilha que o Rodrigo da Toyoteiros fez é muito furada, nenhum número bate com a realidade. Acho que não presta para referencia de muita coisa importante, é mais um divertimento, uma coisa folclórica.
Para responder o Elias, o 364 aspirado com 11x35 fica xoxo sim. Se você quiser retomada de velocidade, ou aceleração, esqueça com a 11x35. Se quiser melhorar a velocidade final, digamos, se você mora numa região plana e faz deslocamentos longos em retas intermináveis em 4a marcha vale a pena, mas de tiver que subir serra, andar muito na cidade ou transito pesado não vale a despesa das engrenagens, e mais o aumento de consumo, melhor ficar com a 10x37.
Olá Bicalho!
Cara, a planilha pode não ser precisa (exata) mas é uma BOA referência!!
Me ajudou muito a decidir qual configuração fazer na minha.
Sigo recomendando.
Mas cabe sua ponderação de que ela não é exata. De fato, não é.
titanium
13/10/2015, 20:01
Ihhh, Daniel, vou ter que discordar de você de novo. Se você souber a fonte da turbina que está comprando, é uma boa economia comprar uma usada. Eu mesmo comprei uma APL do Felippe Tounda por um preço ótimo, e não tive nenhum problema. Acho que se alguém aqui do fórum oferecer uma turbina para vender e der a palavra que está em boas condições, não há razão nenhuma para não comprar. Por exemplo, prefiro mil vezes comprar uma K16 usada do Tounda do que pagar mais por uma turbina de qualidade mais baixa nova.
Pronto, falei.
Abraço;
Chico
Poha Bicalho!!! Comprar turbina do Tounda não conta!!! kkkkkkk
Não sendo dele ou não sendo de qualquer amigo toyoteiro que CONHEÇA de turbos eu continuo não recomendando comprar turbina usada! rsrsrsr
É tiro no escuro!
O custo x benefício, na minha opinião, não compensa.
Mas é questão de opinião, gosto e realidade econômica de cada um!
Abraços
fabiano r
13/10/2015, 21:16
Ihhh, Daniel, vou ter que discordar de você de novo. Se você souber a fonte da turbina que está comprando, é uma boa economia comprar uma usada. Eu mesmo comprei uma APL do Felippe Tounda por um preço ótimo, e não tive nenhum problema. Acho que se alguém aqui do fórum oferecer uma turbina para vender e der a palavra que está em boas condições, não há razão nenhuma para não comprar. Por exemplo, prefiro mil vezes comprar uma K16 usada do Tounda do que pagar mais por uma turbina de qualidade mais baixa nova.
Pronto, falei.
Abraço;
Chico
Eu tinha uma turbina recondicionada troquei numa apl 42.48 também recondicionada a qual vendi para um amigo aqui do fórum que ainda a usa e comprei uma k16 usada e já fiz algum km com ela e até hoje sem problemas detalhe essa k16 estava no galpão de uma oficina custou 300 pratas e gastei mais 350 para fazer a flange do escape e o escapamento o qual tive que mudar, então nao vejo por que não comprar uma usada com preço bom se ela nao tiver folgas nem estiver "babando".
hercilio.neto
13/10/2015, 21:17
Sempre tem um mecânico recomendando turbina recondicionada...
Fique esperto. Melhor pegar uma nova.
T.Azevedo
13/10/2015, 23:20
Eu tinha uma turbina recondicionada troquei numa apl 42.48 também recondicionada a qual vendi para um amigo aqui do fórum que ainda a usa e comprei uma k16 usada e já fiz algum km com ela e até hoje sem problemas detalhe essa k16 estava no galpão de uma oficina custou 300 pratas e gastei mais 350 para fazer a flange do escape e o escapamento o qual tive que mudar, então nao vejo por que não comprar uma usada com preço bom se ela nao tiver folgas nem estiver "babando".
Uso uma APL .42.48 hoje.com bicos DLLA142S1266 e regulei a bomba pra 0.9 kg.minha turbina ta otima mas mesmo assim vendo o desempenho superior acabei comprando uma k16 do OM904. E vou precisar fazer uma falange para acoplar ela no coletor. Pois do jeito que é, só se ficasse na vertical kkkk
fabiano r
14/10/2015, 07:44
Uso uma APL .42.48 hoje.com bicos DLLA142S1266 e regulei a bomba pra 0.9 kg.minha turbina ta otima mas mesmo assim vendo o desempenho superior acabei comprando uma k16 do OM904. E vou precisar fazer uma falange para acoplar ela no coletor. Pois do jeito que é, só se ficasse na vertical kkkk
Azevedo a minha coube certinho do coletor tive que fazer a flange na saída para o escapamento.
Abs.
Já fui ( e voltei ) ao Maranhão, um grupo com quatro bands. Uma 14b turbinada, outra 314 turbinada , outra 364 5m e uma 364 alongada. As aspiradas fora na boa, logico que com a tocada mais maneira. Por isso digo que dá para rodar com uma band com essa configuração. Só depende da paciência do piloto. Eu recomendo sempre turbinar. Fica outro carro. Depois que se anda numa turbinada não se quer outra vida.
Rodrigo-ce
14/10/2015, 19:10
Moçada tinha pesado em colocar na minha pick up cs com motor 314, 4M a relação 12x35.
Mas lendo os relatos dos que estão usado a 12x35 que falarão que a 4º e a 5º marcha ficarão muito longa, tem também a questão das serras e ladeiras que a relação não ajudou muito, sendo necessário em alguns caso o uso da reduzida.
Resolvi pensar melhor e estou querendo partir para 11x35 com essa configuração abaixo. Gostaria de saber o que vocês podem me falar a respeito dessa idéia. (motor 314 com pistões do OM 352 de três canaletas, com cambio de 4M,avanço da BI no comando, bicos com mais vazão, K16 e intercooler do WV 8/150). Lembrando que usarei a band 90% na cidade e 10% em trilhas, serras ladeiras e algumas viajens longas.
Outra dúvida? Que tipo de rolamentos são usados no pinhão da 11x35 e da 12x35? São os mesmos da relação original (10x37).
Caso sejam diferentes alguém pode postar as referências desses rolamentos e a onde eu poderia comprá-los que não fosse na Coniflex.
A 11x35 é preciso fazer aqueles desbaste na caixa satélite que são feitos na relação 12x35 ou e plug and play?
Francisco Bicalho
14/10/2015, 20:35
Olá Bicalho!
Cara, a planilha pode não ser precisa (exata) mas é uma BOA referência!!
Me ajudou muito a decidir qual configuração fazer na minha.
Sigo recomendando.
Mas cabe sua ponderação de que ela não é exata. De fato, não é.
Pois é, não é nada exata, nem de longe, portanto fica apenas como um referencial fictício.
mas...
fabiano r
15/10/2015, 09:31
Moçada tinha pesado em colocar na minha pick up cs com motor 314, 4M a relação 12x35.
Mas lendo os relatos dos que estão usado a 12x35 que falarão que a 4º e a 5º marcha ficarão muito longa, tem também a questão das serras e ladeiras que a relação não ajudou muito, sendo necessário em alguns caso o uso da reduzida.
Resolvi pensar melhor e estou querendo partir para 11x35 com essa configuração abaixo. Gostaria de saber o que vocês podem me falar a respeito dessa idéia. (motor 314 com pistões do OM 352 de três canaletas, com cambio de 4M,avanço da BI no comando, bicos com mais vazão, K16 e intercooler do WV 8/150). Lembrando que usarei a band 90% na cidade e 10% em trilhas, serras ladeiras e algumas viajens longas.
Outra dúvida? Que tipo de rolamentos são usados no pinhão da 11x35 e da 12x35? São os mesmos da relação original (10x37).
Caso sejam diferentes alguém pode postar as referências desses rolamentos e a onde eu poderia comprá-los que não fosse na Coniflex.
A 11x35 é preciso fazer aqueles desbaste na caixa satélite que são feitos na relação 12x35 ou e plug and play?
Daew Rodrigo tudo em paz?
Amigo a minha band é 314 com pistões do 352a bicos do 1621, k16 e intercooler do 8/150 igualzinha a tua configuração e te digo vai de 12x35 quanto aos rolamentos na época comprei com o Paulo da Tropa, que filtro de ar você está usando? (uso casco e elemento do 912 mas aumentei a saída para 4" e recomendo também.
Abs, Fabiano
Francisco Bicalho
15/10/2015, 09:47
Moçada tinha pesado em colocar na minha pick up cs com motor 314, 4M a relação 12x35.
Mas lendo os relatos dos que estão usado a 12x35 que falarão que a 4º e a 5º marcha ficarão muito longa, tem também a questão das serras e ladeiras que a relação não ajudou muito, sendo necessário em alguns caso o uso da reduzida.
Resolvi pensar melhor e estou querendo partir para 11x35 com essa configuração abaixo. Gostaria de saber o que vocês podem me falar a respeito dessa idéia. (motor 314 com pistões do OM 352 de três canaletas, com cambio de 4M,avanço da BI no comando, bicos com mais vazão, K16 e intercooler do WV 8/150). Lembrando que usarei a band 90% na cidade e 10% em trilhas, serras ladeiras e algumas viajens longas.
Outra dúvida? Que tipo de rolamentos são usados no pinhão da 11x35 e da 12x35? São os mesmos da relação original (10x37).
Caso sejam diferentes alguém pode postar as referências desses rolamentos e a onde eu poderia comprá-los que não fosse na Coniflex.
A 11x35 é preciso fazer aqueles desbaste na caixa satélite que são feitos na relação 12x35 ou e plug and play?
Rodrigo
A questão com as relações coroa/pinhão mais longas não é que a 4a fica muito longa, e sim que o motor fica muito lerdo, sem retomada de velocidade. Por isso eu falo para as pessoas que, dependendo do lugar onde o Band vai se deslocar, vale a pena ou não o alongamento dos diferenciais. Exemplo, se você mora na Bocâina, onde vai andar em ladeiras o tempo todo e em baixa velocidade não vale a pena mesmo. Se você mora em um lugar plano e se desloca em retas longas sempre, aí vale a pena.
A Coniflex fabrica três configurações de pinhão para a coroa de 35 dentes; 11, 12, e 13. A diferença entre a 9(ou 10)x37 e a 11x35 é grande, mas da 11x35 para a 12x35 é muito pequena, deve ser quase imperceptível, e eu ouvi isso do próprio Silvio da Coniflex.
Portanto, se você usa o seu carro 90% em cidade e não pega muita estrada, invista seu dinheiro em outras coisas e esquaça alongar o carro por enquanto (deixe para depois), isso porque, além de xôxo, o motor consome mais combustível se estiver rodando na cidade. Eu imagino que hoje a troca de um par de relações Coniflex, considerando-se a mão de obra, os rolamentos (tem que trocar, use INA, FAG, Koyo, ou Timken), e mais um bando de parafusos de qualidade, deve ficar em torno de uns 4 ou 5 mil Reais, e sim, a caixa satélite tem que ser esmerilhada e torneada para comportar o pinhão de 11 ou 12 dentes que tem um eixo muito maior que o de 10. É uma mão de obra e tanto, e um investimento pesado que tem que valer a pena na prática. Outra coisa, o trabalho tem que ficar muito bem feito, soube de gente que fez a troca e o diferencial ficou roncando, teve que abrir de novo, mexer, foi uma dor de cabeça.
Com a lista de todo os seus sonhos aquisitivos para turbinar o motor (inclusive por dentro), turbina K-16, intercooler, etc e tal, você está por baixo encarando um investimento de uns 10 ou 12 pau se incluir a troca dessas relações. Entende? A mão de obra dessa transformação tem que ser bem feita e em geral fica bem cara.
O seu carro tem eixo flutuante? Se não tem, em minha opinião isso vem bem na frente da troca das relações em ordem de importância. Tem freio a disco Varga? Outra coisa mais importante. Barra Estabilizadora? Tem amortecedor de direção? Jumelos de qualidade com buchas em PU? Tem DH? Tanque de plástico? Bancos de qualidade com encosto de cabeça? Santo Antônio?
Eu poderia continuar essa lista de ítens que considero mais prioritários do que alongar, isso considerando o seu relato de que roda 90% do tempo na cidade. Rodrigo, as vezes a gente fica seduzido com mudanças e melhorias nos nossos Bandeirantes, mas temos que pensar objetivamente se essas mudanças tem prioridade em relação a várias outras.
Abraço;
Chico
Bom dia Fabiano você poderia por umas fotos desse filtro de ar instalado. comprei mais achei grande demais Vlws
Daew Rodrigo tudo em paz?
Amigo a minha band é 314 com pistões do 352a bicos do 1621, k16 e intercooler do 8/150 igualzinha a tua configuração e te digo vai de 12x35 quanto aos rolamentos na época comprei com o Paulo da Tropa, que filtro de ar você está usando? (uso casco e elemento do 912 mas aumentei a saída para 4" e recomendo também.
Abs, Fabiano
fabiano r
15/10/2015, 13:31
Bom dia Fabiano você poderia por umas fotos desse filtro de ar instalado. comprei mais achei grande demais Vlws
Tudo bem Inner!
Tá na mão..
514312
Minha Band para padrão é complicado pois tem umas coisas invertidas kkkk bomba da dh por ex.
Grande abraço!
Fabiano
Sergio c
15/10/2015, 14:06
Fabiano, ficou bem arranjado os UPs que fizeste na band....como dizem, não sobrou espaço para uma agulha hehhehehe
Rodrigo-ce
15/10/2015, 20:52
Grande Fabiano, está tudo em paz sim! Só não está melhor por que estou sem tempo para mexer na band.
E contigo? Espero que esteja tudo bem.
Meu filtro é o do OM 352 caminhão 1113 tamanho semelhante ao do 912.
Teu jipão ficou top de linha. Que bom que depois da capotagem conseguiu resolver tudo.
Fabiano meu amigo conversaremos por MP (vou deixar meus contatos que fica mais fácil conversarmos) por que tem detalhes que foge um pouco do assunto do tópico.
Grande abraço felicidades.
ROCKINRIO
15/10/2015, 21:29
Uso uma APL .42.48 hoje.com bicos DLLA142S1266 e regulei a bomba pra 0.9 kg.minha turbina ta otima mas mesmo assim vendo o desempenho superior acabei comprando uma k16 do OM904. E vou precisar fazer uma falange para acoplar ela no coletor. Pois do jeito que é, só se ficasse na vertical kkkk
Fala Tarcísio,
Vc vai amar a K16. O carro é outro. Uma dúvida: vai manter os mesmos bicos? Pergunto por que ainda não troquei os meus e quero mudá-los até final de novembro. Pela pesquisa que fiz, estes não são mais comercializados. Alguma sugestão?
Abs,
Vitor.
Rodrigo-ce
15/10/2015, 21:51
Chico como tem passado? Espero que esteja tudo bem.
As peças que você citou já estão comigo (DH, BE, eixo flutuante, tanque plástico de 90L, amortecedor de direção, jumelos do 1113 e outras coisinhas a mais).
Uso a band de segunda a sexta na cidade e no fim de semana costumo viajar para cidades do interior para fazer escaladas.
O desempenho da minha band é muito ruim tanto na cidade como em BR quase não saí do lugar, tenho que andar sempre pelo lado direito da pista junto com os ônibus por que quase não se move.
O motivo das modificações que falei são para suprir esse problema, já ando cansado de pessoas buzinando pedindo passagem. Fora a demora que eu levo para me deslocar de um lugar para outro.
Claro que eu não tiro suas razões, até por que eu aprecio muito suas postagens.
As peças que vocẽ falou tem prioridade. Felizmente já tenho essas peças comigo.
No momento a band está em reforma, muitos dos serviços sou eu mesmo que faço. Dessa forma sobra sempre uma gordurinha para outros UPs.
Vou pensar muito bem no que você falou.
Forte abraço.
Francisco Bicalho
16/10/2015, 07:33
Oi Rodrigo
Conheço bem o drama, meu carro é '89 e durante uns 10 anos eu rodei com ele original, e pior, durante um tempo um bombista de bosta fez um 'seuviço' e me entregou o carro com o débito todo fechado, ou seja, eu me arrastava na estrada a 75 km/h. Uma coisa, você pode sempre levar o carro num bombista gabaritado, e pedir para ele abrir o débito, normalmente fazem isso de graça.
Fico feliz em saber que você já investiu nesses itens que mencionei antes, assim sendo, se você for fazer essa obra no motor, acho mesmo que tem que fazer direito, e no capricho usando o intercooler do VW, a Borg Warner, enfim, seja feliz d não meio-feliz. Quanto as engrenagens, fale diretamente com o Sílvio na Coniflex e compre a 12x35. Ele me convenceu que a 11x35 é imperceptivelmente diferente da 12, sendo assim, já que a idéia é 'alongar', alonga direito, partindo do princípio que você vai mexer no motor. Combine com ele de comprar não só os rolamentos, mas os parafusos todos, isso porque ele tem acesso a essas peças por preços muito bons. Eu fiz isso e foi uma mão na roda, pois o kit chegou completo e eu só levei no mecânico para trocar.
Qualquer coisa estamos aí para ajudar a esclarecer alguma eventual dúvida.
Abraço e bom fim de semana;
Chico
T.Azevedo
16/10/2015, 20:27
Fala Tarcísio,
Vc vai amar a K16. O carro é outro. Uma dúvida: vai manter os mesmos bicos? Pergunto por que ainda não troquei os meus e quero mudá-los até final de novembro. Pela pesquisa que fiz, estes não são mais comercializados. Alguma sugestão?
Abs,
Vitor.
Grande Vitor. Instalei recentemente os DLLA142S1266 da Delphi. São os bicos do 366A. Os meus eram originais do 364 aspirado ainda e tinha um mijando. Vou manter esses mesmo sim. Estão novos. Mas vou revisar a bomba quando instalar a k16.
Abs olha pitu aqui ta difícil viu, já rodei bastante e nada. Muito seca. Reza pra chover que a natureza agradece e eles aparecem rsrsrs
Rodrigo-ce
16/10/2015, 23:44
Oi Rodrigo
Conheço bem o drama, meu carro é '89 e durante uns 10 anos eu rodei com ele original, e pior, durante um tempo um bombista de bosta fez um 'seuviço' e me entregou o carro com o débito todo fechado, ou seja, eu me arrastava na estrada a 75 km/h. Uma coisa, você pode sempre levar o carro num bombista gabaritado, e pedir para ele abrir o débito, normalmente fazem isso de graça.
Fico feliz em saber que você já investiu nesses itens que mencionei antes, assim sendo, se você for fazer essa obra no motor, acho mesmo que tem que fazer direito, e no capricho usando o intercooler do VW, a Borg Warner, enfim, seja feliz d não meio-feliz. Quanto as engrenagens, fale diretamente com o Sílvio na Coniflex e compre a 12x35. Ele me convenceu que a 11x35 é imperceptivelmente diferente da 12, sendo assim, já que a idéia é 'alongar', alonga direito, partindo do princípio que você vai mexer no motor. Combine com ele de comprar não só os rolamentos, mas os parafusos todos, isso porque ele tem acesso a essas peças por preços muito bons. Eu fiz isso e foi uma mão na roda, pois o kit chegou completo e eu só levei no mecânico para trocar.
Qualquer coisa estamos aí para ajudar a esclarecer alguma eventual dúvida.
Abraço e bom fim de semana;
Chico
Chico
Minha band está completamente desmontada, tenho feito aos pouco os serviços de forma que possa estudar bem as devidas adaptações que irei precisar. Ainda estou consertando coisas que foram feitas pelo antigo dono, em outras palavras vou montar sem pressa para evitar problemas de retrabalho. No momento tenho juntado as peças que vou precisar. Meu tempo anda muito curto por conta de um concurso público. A band ficou em 2º plano, fato este que tem me ajudado muito a pensar em melhorias para ela.
Conversei com a Adriana da Coniflex antes de postar minhas dúvidas sobre o assunto. Ela me ofereceu todo o material necessário para a montagem (o kit a que você se referiu), mas não fiz a encomenda devido a greve dos bancos.
Com relação a montagem e compra de peças minha maior referência são vocês do fórum. Por que na minha região eu não conheço nenhum toyoteiro, mas por outro lado tenho muitos amigos mecânicos que trabalham só com toyotas. São eles que tem me ajudado em muitas adaptações inclusive sobre os melhores bombista da região.
Chico muito obrigado pelos esclarecimentos é muito bom saber que a moçada do fórum está sempre pronta para ajudar.
Forte abraço.
Ola Rodrigo, troquei as minhas no ano passado (2014) gostei muito do resultado após a conclusão do serviço no qual deu muito trabalho principalmente nos ajuste, ela já era nervosa e com o novo conjunto tenho que controlar ela se não a danada fica muito arisca rsss.
Vou falar um pouco da minha impressão com o conjunto 12x35, cidade e estrada ficou excelente principalmente na estrada a onde vc anda com a rotação mais baixa, como a minha tem turbo e intercooler e cambio de 5m, coloco a 5 e vou embora raramente tenho que trocar marcha nas subidas, e dificilmente os carrinhos de plásticos me ultrapassam ou ate mesmo ficam me incomodando.
Fora da estrada em que tenho que usar 4x4 sem problemas mas tenho que trabalhar + com a 2º pois a 3º fica muito longa mas dependendo da estrada e da velocidade vc coloca a reduzida e resolve o problema ai vc trabalha + 3 4 e 5 ai vc tem o conjunto como se fosse a relação normal dela em 4x4. para baixa velocidade em trilha ate 60 km
A instalação não são flores vc pode ver melhor aqui http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/41005-alongamento-de-diferencial-band-turbo-11x35-ou-12x35-6.html , no qual relato um pouco.
Eu diria que a relação da deveria ter um melhor qualidade principalmente p/ fazer os ajuste e regulagens pois o preço e salgado.
Fica aqui o meu abraço e a certeza de que nunca teremos que fazer terapia, sempre temos no que o culpar nossos tempo e pensamentos pois as Band e as Lands são uma terapia ocupacional no qual nos sentimos bem rsss.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.