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Ver Versão Completa : rotor distribuidor



mnunes
16/05/2008, 19:01
Bem o meu niva deixou-me a pé ontem, simplesmente deixou de trabalhar desligou-se e nao voltou a pegar.

chega corrente ao distribuidor mas nao as velas, conclui que fosse o rotor do distribuidor ou mesmo a tampa (placa), fui tentar comprar para substituir mas nada feito. alguem sabe se ha outras peças de outro modelo mais comum que sejam compativeis com o distribuidor do niva?

BACALHAU
16/05/2008, 19:33
Aproveita e coloca ignição eletrônica: http://www.sarancar.com.br/detalhes.asp?cod=1610
ou então: http://www.sarancar.com.br/detalhes.asp?cod=1608

Boa $orte.

VKASP
17/05/2008, 01:00
(...) alguem sabe se ha outras peças de outro modelo mais comum que sejam compativeis com o distribuidor do niva?

Amigo,

rotor e tampa do distribuidor aqui no Brasil, só mesmo originais. Será que a Magerit (www.lada (http://www.%3Cb%3Elada%3C/b%3E)-magerit.com) não poderia te ajudar?

Um abraço,

Valdomiro

Otávio Luiz
18/05/2008, 20:16
Bacalhau, o gajo é de Portugal...
Se não achares por aí talvez por aqui tenha, procure na Sarancar, etc...
AH! Em breve devo trocar minha tampa do distribuidor também, pois rodo no GNV e estas peças tem desgaste maior neste combustível.
Boa sorte!!!:concordo:

BACALHAU
18/05/2008, 22:09
Bacalhau, o gajo é de Portugal...
Se não achares por aí talvez por aqui tenha, procure na Sarancar, etc...
AH! Em breve devo trocar minha tampa do distribuidor também, pois rodo no GNV e estas peças tem desgaste maior neste combustível.
Boa sorte!!!:concordo:

Ora pois, pois. Que o gajo é de Potugal sei-lo eu. Afinal mora na cidade que tem um dos mais belos castelos de Portugal, do qual se tem a vista de uma belíssima cidade que parece ter saído de um conto de fadas, Leiria. Próximo a ela ficam duas obras primas da arquitetura portuguesa que são o Mosteiro da Batalha e o Mosteiro de Alcobaça e ainda, não muito longe o Santuário de Nossa Senhora de Fátima. Como curiosidade, foi do Pinhal de Leiria, mandado plantar por um antigo rei de Portugal, D. Dinis, marido da Rainha e Santa Isabel, que saiu a madeira das naus portuguesas usadas no "descobrimento" do Brasil.
Oh, saudade. Que eu não morra sem voltar a pisar aquele chão... :( (perdoem o meu desabafo)

Agora, deixando de lado este fado que trago no peito, o que eu não entendi foi "pois rodo no GNV e estas peças tem desgaste maior neste combustível". Caríssimo colega, quem disso isso para você?
Não entendo quase nada de mecânica, porém, rodei 5 (cinco) anos EXCLUSIVAMENTE no GNV, com um Ford/Verona, 1.6 CHT sem NUNCA trocar velas, platinado, condensador, tampa do distribuidor, rotor, cabo de velas e bobina, porque nunca precisei. Coloquei tudo novo quando instalei o GNV e depois nunca mais. O carro rodava todos os dias, pegava de primeira só na chave e NUNCA me deixou na mão. Depois disso mais 5 anos com uma Quantum AP 2.0 carburada. E, ao que me conste, tampa do distribuidor nem toma conhecimento do combustível que se usa.
Se você me disser que carro que roda no GNV tem que estar com a parte elétrica (ignição) 100%, eu concordo, mas no álcool ou gasolina também não? Agora dizer que no GNV o desgaste é maior...
A propósito, já reparou que rodando no GNV o óleo dura muito mais tempo sem ficar queimado (escurecido), porque será?
Otávio, não leve o que escrevi como uma afronta ao que você disse, mas talvez você esteja mal informado por algum "mexânico" espertalhão que esteja visando o seu bolso. Usei GNV desde 1999, desde a época que em Fortaleza só tinha um posto desse combustível e, nesse período, escutei muitas lendas sobre o GNV que nunca se concretizaram no dia-a-dia.
Quem não concordar com o que eu disse é favor não jogar pedras muito grandes pois não estou podendo desviar rápido. :mrgreen: Apenas relatei a minha experiência com o GNV.

Zabumbas

Sukys
19/05/2008, 00:53
A propósito, já reparou que rodando no GNV o óleo dura muito mais tempo sem ficar queimado (escurecido), porque será?

Óleo escuro = óleo com resíduos da combustão

.

BACALHAU
19/05/2008, 07:42
Óleo escuro = óleo com resíduos da combustão

.

Valeu, mestre Sukys. É muito bom "vê-lo" novamente.
A propósito, poderia tecer algum comentário a respeito do que eu relatei aí em cima a respeito das minhas experiências com o GNV? "Falei" muita besteira?
Refiro-me ao desgaste dos componentes da ignição. Como eu disse, existem muitas lendas a respeito do GNV x gasolina/álcool.

Otávio Luiz
19/05/2008, 09:24
Bacalhau, desculpe mas ontem quando teclei tinha acabado de chegar do estádio e estava com umas cervejas a mais na cabeça...:rolleyes:
O desgaste no GNV e no álcool é o mesmo. Mas o GNV precisa de uma faísca melhor que o álcool, sendo assim "sente" antes o desgaste das peças.
Assim que peguei o SdeP troquei velas e cabo, e senti uma diferença boa. Sobre o óleo, você tem razão. Troco a cada 3.000 km, e ele sai bem limpinho...
A tampa do distribuidor irei trocar porque quero ter uma viatura zerada p/ viagens, e também p/ ter uma reserva no porta-mala.
Sobre o gajo de além mar, agora consegui me lembrar de um lugar p/ ele procurar as peças: www.ladaparts.ru. Este site russo é bem usado por aqui, e até agora não ouvi nenhuma reclamação do pessoal.
De Portugal, a Rússia fica mais perto do que o Brasil?

Carlão Pinheiro
19/05/2008, 15:48
Bem o meu niva deixou-me a pé ontem, simplesmente deixou de trabalhar desligou-se e nao voltou a pegar.

chega corrente ao distribuidor mas nao as velas, conclui que fosse o rotor do distribuidor ou mesmo a tampa (placa), fui tentar comprar para substituir mas nada feito. alguem sabe se ha outras peças de outro modelo mais comum que sejam compativeis com o distribuidor do niva?

O rotor para veículos com platinado tem uma potência de 5,12 OHMS a 5,61 OHMS, e o rotor para veículos de ignição eletrônica tem uma potência que varia de 1,00 OHMS a 1,51 OHS.

Geralmente os rotores têm cores diferentes ou a bobina de resistência é cinza (ignição eletrônica) ou vermelha (platinado) conforme anexo.

Sukys
19/05/2008, 17:32
A propósito, poderia tecer algum comentário a respeito do que eu relatei aí em cima a respeito das minhas experiências com o GNV? "Falei" muita besteira?

Nenhuma!


O rotor para veículos com platinado tem uma potência de 5,12 OHMS...

Potência não, resistência, e o valor não é de 5,12 Ohm, pode multiplicar isso por 1000, já que a resistência típica é em torno de 5.000 Ohm (ou 5kOhm) com tolerância de uns 10%.

.

MariusJr.
19/05/2008, 20:24
Buenas turma!
Estou precisando de um! Alguém indica um site confiável para fazer essa compra? No meu caso, tenho ignição - seria aconselhável citar isso na hora da compra? Não quero comprar gato por lebre...
Abçs e inté.

Marius - BH
Nivampiro:twisted:

BACALHAU
19/05/2008, 20:37
... Sobre o gajo de além mar, agora consegui me lembrar de um lugar p/ ele procurar as peças: www.ladaparts.ru (http://www.ladaparts.ru). Este site russo é bem usado por aqui, e até agora não ouvi nenhuma reclamação do pessoal.
De Portugal, a Rússia fica mais perto do que o Brasil?

Ôh pá, estás a variar ou ainda estás borracho?
Tecla SAP: "Ôh meu camarada, tu tá doido ou ainda tá de porre?":mrgreen:
De Leiria-Portugal a Moscou-Rússia (não sei se a "ladaparts" fica em Moscou) são "apenas" 4.854 Km. Dá para o gajo ir de NIVA e fazer a revisão lá.
Agora de Brasília (p.ex.) a Moscou, uns 12.000 Km com uma tremenda "poça d'água salgada" no meio. :twisted:

BACALHAU
19/05/2008, 20:43
Buenas turma!
... No meu caso, tenho ignição - seria aconselhável citar isso na hora da compra? Não quero comprar gato por lebre...
Abçs e inté.

Marius - BH
Nivampiro:twisted:

Aconselhável não, necessário.

BACALHAU
19/05/2008, 20:49
Potência não, resistência, e o valor não é de 5,12 Ohm, pode multiplicar isso por 1000, já que a resistência típica é em torno de 5.000 Ohm (ou 5kOhm) com tolerância de uns 10%.

.

Senhores Moderadores, haveria a possibilidade de ser criada uma categoria "professor" ou "mestre", neste tópico?

MariusJr.
20/05/2008, 01:10
O rotor para veículos com platinado tem uma potência de 5,12 OHMS a 5,61 OHMS, e o rotor para veículos de ignição eletrônica tem uma potência que varia de 1,00 OHMS a 1,51 OHS.

Geralmente os rotores têm cores diferentes ou a bobina de resistência é cinza (ignição eletrônica) ou vermelha (platinado) conforme anexo.

Buenas camaradas!
Nesse fds meu Niva teve o rotor quebrado - isso mesmo, quebrado! - e me deixou na mão. Isso após ter voltado do mecânico???? e ele ter me cobrado 80 paus pela peça - disse que foi o frete mais não sei o que...
Será que ele colocou o de platinado no lugar do de ignição, que é o meu caso? O que acontece se houver essa troca? Posso estar perguntando uma grande besteira:parede:, mas vou arriscar assim mesmo...
Outra coisa : tenho visto sempre rotores de superfície da cor preta e esse que ele pôs é da cor cinza - a superfície cinza, não a bobina de resistência. Meus amigos que me resgataram nunca tinham visto dessa cor...alguém conhece? Será que era um produto Tabajara?:pensativo:
No aguardo...
Abçs e inté.

Marius - BH
Nivampiro:twisted:

VKASP
20/05/2008, 01:53
Nesse fds meu Niva teve o rotor quebrado - isso mesmo, quebrado! - e me deixou na mão. Isso após ter voltado do mecânico????

Marius,

Que parte do rotor quebrou? O rotor desse distribuidor é aparafusado na base, se o mecânico apertar demais quebra ou fragiliza a peça. Se quebrou em volta dos parafusos, pode pedir o dinheiro de volta.


Será que ele colocou o de platinado no lugar do de ignição, que é o meu caso? O que acontece se houver essa troca?
Bem, nesse caso você teria problemas elétricos.


Outra coisa : tenho visto sempre rotores de superfície da cor preta e esse que ele pôs é da cor cinza - a superfície cinza, não a bobina de resistência.

Usei um rotor desse material cinza, não tive problemas. Troquei em manutenção preventiva normal.

Abraços!

Valdomiro

Luciano SHAKALL
20/05/2008, 02:16
"... tenho visto sempre rotores de superfície da cor preta e esse que ele pôs é da cor cinza ... Meus amigos que me resgataram nunca tinham visto dessa cor...alguém conhece? Será que era um produto Tabajara? ..."CAmaRAda, se é "Tabajara" eu não vou saber te responder :pensativo: , mas eu espero que não seja, pois o novo que eu comprei também é cinza :mrgreen: .
Bom, comprei na Apoio 4x4, e o Albino - até onde eu sei - vende produtos de procedência :concordo: ...
Também não posso nem opinar sobre o funcionamento :oops: , pois o "bichinho" ainda tá parado :cry: ...

[]'s

Sukys
20/05/2008, 02:19
Buenas camaradas!
Nesse fds meu Niva teve o rotor quebrado...Será que ele colocou o de platinado no lugar do de ignição, que é o meu caso?

Caso houvesse diferença de raio (para maior) bastaria uma partida do motor para voar pedaço de rotor e até tampa. Ou seja, se quebrou só depois de um tempo a causa mais provável foi algum desajuste no encaixe da tampa, mola de fixação com pouca pressão, parafusos do rotor soltos, ou coisa do tipo.


O que acontece se houver essa troca?

Em termos práticos, simplesmente nada!

.

VKASP
20/05/2008, 02:34
Em termos práticos, simplesmente nada!


Sukis, não faria diferença na qualidade da centelha, especialmente com velas já um pouco mais gastas?

Otávio Luiz
20/05/2008, 09:17
Ôh pá, estás a variar ou ainda estás borracho?
Tecla SAP: "Ôh meu camarada, tu tá doido ou ainda tá de porre?":mrgreen:
De Leiria-Portugal a Moscou-Rússia (não sei se a "ladaparts" fica em Moscou) são "apenas" 4.854 Km. Dá para o gajo ir de NIVA e fazer a revisão lá.
Agora de Brasília (p.ex.) a Moscou, uns 12.000 Km com uma tremenda "poça d'água salgada" no meio. :twisted:

Ops, tá difícil a comunicação... eu perguntei o que é mais longe, Leiria-Moscou ou Leiria-Tamboril???
E só hoje vi que respondi sobre a TAMPA do distribuidor, quando a pergunta era sobre o ROTOR...:shock:
Agora sei porque dormi no sofá...:?

Carlão Pinheiro
20/05/2008, 10:41
Nenhuma!



Potência não, resistência, e o valor não é de 5,12 Ohm, pode multiplicar isso por 1000, já que a resistência típica é em torno de 5.000 Ohm (ou 5kOhm) com tolerância de uns 10%.

.

Se o mestre Sukys falou, assino em baixo.

PS: apenas passei o que recebi em um e-mail.

Sukys
20/05/2008, 14:16
Sukis, não faria diferença na qualidade da centelha, especialmente com velas já um pouco mais gastas?

Velas gastas? Se entender por isso o desgaste dos eletrodos, é só reajustar o gap que a vela fica nova! :D
Agora, se entender por "velas gastas" eventual problema de isolação ou condutividade... lixo.

Sobre a resistência que existe no rotor, sua função principal é limitar picos de corrente no enrolamento secundário da bobina, coisa que com o tempo (e bota tempo nisso) pode danificar o enrolamento caso não exista nenhuma resistência em série.
A outra função deste resistor tem a ver com supressão de ruídos, que é a mesma função da resistência que existe em cabos ou chupetas resistivas.
Se alguns kOhm a mais ou a menos fizessem diferença, a simples troca de cabos resistivos por não-resistivos seria o suficiente para alterar o funcionamento do motor, e parafraseando o padre Quevedo, "esso non ecxiste" :D

.

mnunes
20/05/2008, 16:37
Camaradas, ja comprei o rotor novo, comprei de um fiat 127 não sei se tem esse modelo ai no brasil mas é um fiat bem popular em portugal, deu certinho e a funcionar a 100% custou 6€ deve dar ai uns $18 reais.

Pedi a informaçao a ladapart.ru que por sinal não é em moscovo mas sim em st petersbourgh, inclusive pedi para me enviarem um distribuidor electronico unidade de controlo bobine etc para tentar adpatar no niva mas ate agora ainda nao recebi resposta....

BACALHAU
20/05/2008, 22:03
Camaradas, ja comprei o rotor novo, comprei de um fiat 127 não sei se tem esse modelo ai no brasil mas é um fiat bem popular em portugal, deu certinho e a funcionar a 100% custou 6€ deve dar ai uns $18 reais.

Pedi a informaçao a ladapart.ru que por sinal não é em moscovo mas sim em st petersbourgh, inclusive pedi para me enviarem um distribuidor electronico unidade de controlo bobine etc para tentar adpatar no niva mas ate agora ainda nao recebi resposta....

O motor dos NIVAS é baseado no motor do Fiat 124. Por aí, talvez, você consiga outras peças nas autorizadas Fiat.