PDA

Ver Versão Completa : Qual a pronúncia correta ?



du
20/07/2004, 10:38
Pessoal,

Qual a pronúncia correta para Engesa ?

Engésa, ou Engêsa ?

Ou será outra opção ?

Abraços Du.

Eduardo Velo
20/07/2004, 10:51
Fala Du , nosso portuga é de origem latina , prevalece a paroxítona sempre que não tiver acento , ptto Engesa não tendo acento , coloca a sílaba mais forte como paroxítona , no caso o "ge" ... e não "gé " ou "gê" , não existe regra pra acentuar paraxítona terminada em vogal , a não ser que seja ditongo , EX- lábio ...

Se fosse frances , a gente pronunciaria - Engesá , hehehe ...

[]s ...

guilhermeabreu
20/07/2004, 10:53
Oi tudo bem!
A pronúncia correta é engésa! Um abraço.

Eduardo Velo
20/07/2004, 11:06
Oi tudo bem!
A pronúncia correta é engésa! Um abraço.

Guilherme , esqueci que no Rio o e tem som de é , e o tem som de ó ou u ...
o A, E , I , O , U nosso é A, É , I , Ó , U no Rio , fogão e botão é fugão e butão ... e Engesa é Engésa , é regional ... , só espero não criar uma richa interestadual no Forum , todos falam o regional e não quer dizer que está certo ou errado , é simplesmente regional ...

[]s... sem crise ...

du
20/07/2004, 11:08
Hiiii,

Então teremos que descobrir a Naturalidade da Engesa. Será carióca ?

Brincadeirinha :lol:

Abraços Du.

Luiz Claudio
20/07/2004, 12:56
Pessoal,

Engesa = Engenheiros Especializados S/A

A pronúncia correta é sem acento!!!

Outro erro comum é se referir ao veículo como "A Engesa". O correto é "O Engesa"...

[]'s...

thiagoloco
20/07/2004, 12:58
Engesa = Engenheiros Especializados S/A

A pronúncia correta é sem acento!!!

Outro erro comum é se referir ao veículo como "A Engesa". O correto é "O Engesa"...


Sim senhor professor....

[]'s

Eduardo Velo
20/07/2004, 13:09
Pessoal, Engesa = Engenheiros Especializados S/A
A pronúncia correta é sem acento!!! Outro erro comum é se referir ao veículo como "A Engesa". O correto é "O Engesa"...[]'s...

L.C. que é sem acento todos concordam , o problema é com a pronúncia ...
No RJ e BA é " Engésa " , e pra nós é "Engesa" , fica mais fácil assim e ninguém briga , hehehe ...

[]s...

Luca
20/07/2004, 13:51
Pessoal, Engesa = Engenheiros Especializados S/A
A pronúncia correta é sem acento!!! Outro erro comum é se referir ao veículo como "A Engesa". O correto é "O Engesa"...[]'s...

L.C. que é sem acento todos concordam , o problema é com a pronúncia ...
No RJ e BA é " Engésa " , e pra nós é "Engesa" , fica mais fácil assim e ninguém briga , hehehe ...

[]s...

Eduardo,
Gostei da aula sobre paroxismo quando não há acentuação e da sua preocupação em não criar richas (acabo de sair de uma encrenca).
Mas concordo com o Luis Cláudio. Possivelmente é "gê" e não "gé", devido a "Engenheiros" ser com "gê". Além disso, os próprios participantes da empresa, à época em que era ativa, claro, se referiam à ela com "gê".

[]´s

Eduardo Velo
20/07/2004, 14:43
Pois é Luca , mas o difícil é convencer um Carioca ou Fluminense , como é o caso do Guilherme , de falar Engesa em vez de Engésa , hehehe ... por isso que digo que fica a critéro da região ...

Qdo estiveres no RJ diga Engésa e fica de bem com o povo , rsrsrs ...

[]s...

Pedro
21/07/2004, 13:13
Putz!!
Será que os habitantes do famoso balneário pronunciam "engénheiro "? :lol: :lol:
P/ mim é o ENGESA, desta forma, em maiúsculas :D

Luca
21/07/2004, 13:27
Putz!! Será que... Pedro, cuidado com este tipo de brincadeira. Conselho de quem já passou sufoco aqui no fórum. Não dá certo. Vai por mim.
[]´s

Dennis Figueiredo
21/07/2004, 14:05
Oi tudo bem!
A pronúncia correta é engésa! Um abraço.

Guilherme , esqueci que no Rio o e tem som de é , e o tem som de ó ou u ...
o A, E , I , O , U nosso é A, É , I , Ó , U no Rio , fogão e botão é fugão e butão ... e Engesa é Engésa , é regional ... , só espero não criar uma richa interestadual no Forum , todos falam o regional e não quer dizer que está certo ou errado , é simplesmente regional ...

[]s... sem crise ...

Fala sério né Edu... :D consultase a Cida pra dar essa aula de acentuação gráfica. :wink:

thiagoloco
22/07/2004, 14:02
Então teremos que descobrir a Naturalidade da Engesa. Será carióca ?

Não, a engesa, é uma empresa paulistana.......segue uma parte de história da engesa

O jipe Engesa 4 - ou EE-12 na versão militar - foi criado pela Engesa, empresa paulistana que atuava na fabricação de materiais bélicos e que se consagrou como principal fornecedor de carros de combate para o exército brasileiro, produzindo blindados com rodas e esteiras. O EE-12 foi criado para ser um veículo versátil no uso fora-da-estrada, como veículo de apoio para operações rápidas. Sua mecânica foi toda desenvolvidano Brasil, com exceção do motor, que foi emprestado do Opala de quatro cilindros. A sua carroceria era de aço estampado, com capota de lona e suas suspensões tinham curso extraordinário. Aliados a uma estrutura rígida, contribuíam para torná-lo capaz de transpor os maiores desafios.

Luca
22/07/2004, 15:14
Não, a engesa, é uma empresa paulistana.......segue uma parte de história da engesa
Thiago, independentemente do local de nascimento, esta discussão não está mais acrescentando nada. A origem do nome vme de en"gê"nheiros, e isto por si só deveria bastar. Deixe o bairrismo de lado.


... carroceria era de aço estampado, .... Não era estampado. O EE4 não tem lataria estampada. A Engesa nunca teve $$$ suficiente para montar uma seção de estamparia para o jipe. Teria sido bom, pois redundaria em menor custo por unidade poroduzida. Infelizmente era tudo de chapa dobrada. Acarretava em menor investimento inicial, mas o custo por unidade era mais elevado.
[]´s

Cotrim
22/07/2004, 15:15
Putz!!
Será que os habitantes do famoso balneário pronunciam "engénheiro "? :lol: :lol:
P/ mim é o ENGESA, desta forma, em maiúsculas :D

Como carioca radicado em Sampa, posso falar com mais conhecimento de causa.

Tanto em Sampa quanto no "Balneário" existem pessoas que falam "A" ou "O" "ENGÉSA" ou "ENGÊSA".

Como disse o Prof Luiz Cláudio, Engenheiros Especializados, acredito que seja (e sempre falei assim) ENGÊSA. O engenheiro Elétrico da extinta Engesa Hugo Fleury trabalha comigo aqui e também diz ENGÊSA.

PS: Aos professores de português de plantão, só utilizei acentos para diferenciar o E aberto do E fechado.

[]'s

Cleber Ribeiro Gonçalves
04/08/2004, 16:50
Olá amigos
Como ex-Engesiano (13 anos), posso garatir para todos que o nome da empresa se pronuncia como ENGÊSA.
Abraços
Cleber

NeRo
04/08/2004, 17:01
Olá amigos
Como ex-Engesiano (13 anos), posso garatir para todos que o nome da empresa se pronuncia como ENGÊSA.

Olá Cleber!
Temos um projeto aqui no fórum, de desenvolver um site sobre a Engesa e temos deparado com muita dificuldade no levante de informações.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=1470

Será que não poderíamos trocar umas figurinhas?
[]s

gnecchi
04/08/2004, 17:23
NeRo,

Neste fim de semana eu estava em Barra do Una (São Sebastião) na marina de um amigo e um dos proprietários (Paulo) de uma Phanton 29 viu o BANDIDO na frente da Marina e comentou comigo que um amigão dele foi Diretor da falecida ENGESA !!!!!!

Não deu tempo pra trocar idéia com o Paulo pois estavamos saindo de barco naquele momento, mas como meu pai faz peças em aço inoxidável para as embarcações da região, pedirei para ele pegar o fone do Paulo, pois irei pedir para ele nos indicar o contato deste Ex-Diretor da ENGESA :wink: :wink: .... com certeza este cara tem informações preciosas para nos dar.

Assim que eu conseguir algo posto as informações aqui.


[]'s pesquisadores

NeRo
04/08/2004, 20:32
Fala Marcão!

Fico no aguardo amigo. Mas poste no tópico que indiquei acima para manter a coisa organizada.

[]s

Cleber Ribeiro Gonçalves
05/08/2004, 09:33
Caro NeRo
Fico feliz em saber que pelo menos podemos manter viva a memória da nossa ENGESA.
Estarei pronto para contribuir.
Atualmente sou diretor da Imbel e responsável pelo acervo tecnológico da falida ENGESA.
Abraços Cleber

Bomba
05/08/2004, 11:10
Acervo tecnológico, hein? Interessante!
Me diz uma coisa, Cleber: você sabe como ficou, no fim das contas, o caso do Osório? Ficaram ainda com o EB? Foram leiloados? E os arquivos de projeto e etc, onde foram parar?
[]s,

Cleber Ribeiro Gonçalves
05/08/2004, 12:38
Caro Rogério
O veículo Osório não foi vendido em leilão. Foi salvo no último instante, pois entramos com pedido de embargo junto a Advocacia Geral da União, que conseguiu a suspenção definitiva da sua venda.
Encontra-se em poder da Massa Falida, dependendo de decisão do Exército para destiná-lo ao museu militar.
Quanto aos projetos de todos os veículos da EE, os mesmos encontram-se sob a guarda da Indústria de Material Bélico do Brasil - Imbel, que atualmente é sua legítima proprietária.
Abraços Cleber

NeRo
06/08/2004, 19:18
Rogério:

Irá encontrar algumas informações sobre essa questão nesse link:

http://www.defesanet.com.br/noticia/osorioentro/osorio.htm

E um breve resumo da sacanagem que sofremos aqui:

http://www.farolbrasil.com.br/arquivos/re_engesa.htm

[]s

NeRo
06/08/2004, 19:29
Fico feliz em saber que pelo menos podemos manter viva a memória da nossa ENGESA.
Estarei pronto para contribuir.

Grande Cleber.
Eu que fico imensamente feliz por você bater em nossa porta. :D
A idéia e justamente resgatar a memória da empresa, não somente dos jipes, mas em sua totalidade, se possível, pois sei que a Engesa atuou nos mais diversos setores.

Para o amigo ter uma idéia, na internet, acha-se algumas informações graças ao esforço da Defesanet.

Fora isso, no geral as informações são pontuais e imprecisas.
Farei um planejamento mais detalhado do site para você ter uma idéia do projeto. Claro que não será posto no ar em sua plenitude mas uma vez o site ativo, será atualizado conforme a importância das informações que conseguirmos coletar.
Agradeço muito sua disposição em ajudar.

Caso tenha a curiosidade de se inteirar sobre o assunto este é o link do tópico neste fórum:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=1470&postdays=0&postorder=asc&start=0

Abraços

Sukys
07/08/2004, 00:30
Pelo que lembro de algumas conversas com o Xixa (ex-diretor técnico da Engesa) o termo vem de "Engenheiros Reunidos Sociedade Anônima".
Se vero ou não, com certeza ENGE vem de ENGENHEIRO ou ENGENHARIA, consequentemente a pronúncia mais adequada seria "engêsa".
Se o termo fosse com dois "esses" aí sim seria "engéssa" :lol:

Cleber Ribeiro Gonçalves
07/08/2004, 19:49
Caro Sukis
O nome correto era: Engesa-Engenheiros Especializados S.A.
Um abraço Cleber

Sukys
09/08/2004, 01:48
Mas, Kleber, e quem falou em "reunidos"? :oops: (Escrever e não revisar dá nisso...)

Pensando melhor sobre a pronuncia, nem sempre a correto impera, basta lembrar que a DKW sempre foi chamada por "dê cá vê" (até pelo próprio fabricante nas propagandas de TV) e ainda existe muita gente que fala "bê eme vê" para identificar a BMW, culpa talvez da "oficialização tardia" da letra W em nosso idioma. Como em literatura os ilustres letrados estão sempre corretos até quando erram - e o erro se transforma em exceção gramatical - na língua falada o correto está sempre com a maioria, logo, para o caso em questão, pouco importa se é "engésa" ou "engêsa", vale a forma que a maioria faz uso.

Luca
09/08/2004, 09:48
pouco importa se é "engésa" ou "engêsa", vale a forma que a maioria faz uso.
Boa, Sukis,
Eu também acho que é com "gê". Mas espero que a tua explicação sepulte definitivamente essa questão, antes que isto se transforme em mais uma disputa bairrista.
[]´s

Luiz Claudio
09/08/2004, 16:16
pouco importa se é "engésa" ou "engêsa", vale a forma que a maioria faz uso.
Boa, Sukis,
Eu também acho que é com "gê". Mas espero que a tua explicação sepulte definitivamente essa questão, antes que isto se transforme em mais uma disputa bairrista.
[]´s

Luca,

Acho que não é caso de disputa bairrista, pois existem muitos paulistas natos que pronunciam "Engésa", assim como basta você ir ao Ibira conversar com jipeiros que metade deles (inclusive muitos Engeseiros) se referem ao jipe como "a" Engesa.

Mas, deixando a discussão de lado, também concordo com o Sukis...

O mais importante é que todos se fazem entender!!!

[]'s...

thiagoloco
09/08/2004, 19:01
Thiago, independentemente do local de nascimento, esta discussão não está mais acrescentando nada. A origem do nome vme de en"gê"nheiros, e isto por si só deveria bastar. Deixe o bairrismo de lado.

Eu não fiz nenhum bairrismo, só respondi a pergunta do du, que perguntou se era carioca, eu eu disse que não, que era uma empresa paulistana, onde tem bairrismo nisso????? Eu nunca me preocupei como as pessoas, falavam, pois cada um tem o seu jeito de falar, eu falo engêsa, mas conheço muita gente que fala engésa, e pra mim, isso é normal, pois as pessoas conseguem fazer serem entendidas, não sei onde vc viu bairrismo na minha resposta...........

[]'s

andretomasi
09/08/2004, 19:14
Só pra constar, aqui na minha região sempre ouvi todos falaram Engésa :)

[ ]´s

Dennis Figueiredo
10/08/2004, 16:07
Só pra constar, aqui na minha região sempre ouvi todos falaram Engésa :)

[ ]´s

Aqui também é... O ENGÉSA

Eduardo Velo
10/08/2004, 18:32
Só pra constar, aqui na minha região sempre ouvi todos falaram Engésa :)
[ ]´s
Aqui também é... O ENGÉSA

Blz , então tentem falar :
- Tem um Engesa na minha Empresa , e uso pra contornar a Represa .

Todos usam a mesma regra da língua , apesar de Engesa ser nome de produto e com isso não usar regra e sim como o dono do nome quer que use ...
Ex. :
Petrobras , tinha acento para acompanhar a regra que toda oxítona terminada em a, e , o seguida ou não de s tem acento (Petrobrás) , mas para uso internacional ficou inviável . Sem acento o correto seria falar Pe-tro-bras com tro como a sílaba mais forte , mas isso descaracteriza o produto e todos sabem como é chamada ...

[]s complicando um pouquinho + , hehehe ...
[/b]

Luca
10/08/2004, 19:26
... mas para uso internacional ficou inviável . Sem acento o correto seria falar Pe-tro-bras com tro como a sílaba mais forte , mas isso descaracteriza o produto e todos sabem como é chamada ...
Eduardo,
Bom exemplo, esse. Apenas pegando um gancho no exemplo, você se lembra da celeuma quando se cogitou da troca do nome para PetroBrax? Todos os nacionalistas diziam que era coisa de neo-liberal, e que estavam preparando a empresa para "entrega ao capital especulativo internacional", etc., etc..
Na realidade não era nada disso. O "pobrema" era de puro marketing. Em inglês, a nossa querida PetrobrÁs é pronunciada como "PitrobrÁ", o que para os gringos soa Petrosutiã :). Como, ao final da gritaria, nada mudou, continuamos com um produto com nome que gera risos no exterior.
Já pensou o frentista do posto perguntando: E aí "dotô", vai colocar Petrosutiã Premium no tanque da Jabiraca? Que tal lubrificar motor do seu jipe com o mais novo Turbosutiã, ou Lubosutiã?
Jamais teremos um campeão de vendas no exterior, a exemplo de Mobil, Havoline, etc. Pelo menos, os produtos tem qualidade. O nome... :)

Dennis Figueiredo
11/08/2004, 11:10
Pois agora.... tem gente que fala Tróller outros Trôller, uns falam Passáti outros Passá, uns falam Cálibra outros Calíbra.... nem falar nos GENERAL GRABER ao invés de DJENERAL GREIBER... :lol:

Luca
12/08/2004, 00:11
...Tróller x Trôller, Passáti x Passá, Cálibra x Calíbra.... GENERAL GRABER x DJENERAL GREIBER...
Dennis,
Nestes casos, mais ainda se justifica as diferenças. São todos nomes estrangeiros. Engesa é legítimo brazuca.[]´s

Dennis Figueiredo
12/08/2004, 14:07
...Tróller x Trôller, Passáti x Passá, Cálibra x Calíbra.... GENERAL GRABER x DJENERAL GREIBER...
Dennis,
Nestes casos, mais ainda se justifica as diferenças. São todos nomes estrangeiros. Engesa é legítimo brazuca.[]´s

Aê luca... sabe que eu nem tinha percebido nisso? :wink:

Mas oque eu quiz dizer é que há variedades de pronúncias em muitas palavras :wink:

Carlos
25/08/2004, 23:15
Não existe regra que defina a pronúncia correta da referida palavra. Vejamos:
De acordo com os regionalismos pode ser é ou ê.
Os paulistas, de modo geral, pronunciam ê. Rio de Janeiro e a maioria dos outros estados é.
Outro exemplo é "dolo" que prevalece dólo em todo o Brasil, mas S. Paulo insiste em dôlo. Neste caso, os especilaistas dizem que o certo é dólo: Aqui São Paulo está errado.
E finamente a regra que resolve tudo: como Engesa é nome de fantasia, de produto (SILGLA, na verdade) está isenta de qualquer regra gramatical. Exemplo clássico dessa "regra" é Maizena (que deveria ser maisena).