Ver Versão Completa : CD player: instalação elétrica
Rapeize,
estou tentando instalar um rádio cheio de frescura e empaquei em dois pontos da instalação elétrica:
1) Qual é o fio na ignição correspondente a posição "acessórios"? Na ignição original, segundo o manual, seria a posição III, "ignição ligada". Alguém sabe?
(Sei que a turma costuma ligar junto com o 12V direto, mas quero que o rádio desligue com a chave)
2) Será que posso usar um fio do interruptor de iluminação ou do potenciômetro para o fio de "iluminação" do rádio? Bah, acho que preciso saber primeiro quanto vai nesse fio...
Aceito chutes (ai!) informados!
Abs,
Valdomiro
BACALHAU
16/05/2008, 20:06
Deletada por ter saído repetida
BACALHAU
16/05/2008, 20:07
Rapeize,
estou tentando instalar um rádio cheio de frescura e empaquei em dois pontos da instalação elétrica:
1) Qual é o fio na ignição correspondente a posição "acessórios"? Na ignição original, segundo o manual, seria a posição III, "ignição ligada". Alguém sabe?
(Sei que a turma costuma ligar junto com o 12V direto, mas quero que o rádio desligue com a chave)
2) Será que posso usar um fio do interruptor de iluminação ou do potenciômetro para o fio de "iluminação" do rádio? Bah, acho que preciso saber primeiro quanto vai nesse fio...
Aceito chutes (ai!) informados!
Abs,
Valdomiro
Prezado Valdomiro, como diria "Jack", vamos por partes.
Porquê (desculpe se entou sendo intrometido (ops)) você QUER que o rádio desligue na chave? Pense bem, se você estiver parado numa praia deserta, namorando e quiser colocar aquela trilha de fundo, você vai ter que ficar com a chave ligada. Isso que dizer também bobina ligada e outras coisas idem, certo? Ou então, se você não namora mais nesses lugares desertos e cheios de mosquitos, ladrões e etc., mas, está em sua garagem, num domingo chuvoso, "bolinando" no seu NIVA e dá vontade de escutar Agnaldo Rossi, cantando "garçon, aqui ...", você vai ter que ficar com a ignição ligada. Isto quer dizer também...
É por isso que até as montadoras colocavam os rádios (na época que carro saía de fábrica com rádio) ligados "direto".
Se o seu medo é você esquecer o rádio ligado e descarregar a sua bateria (a do carro), não se preocupe, isso só vai acontecer se você esquecer o rádio ligado uma semana e a sua (do carro) bateria estiver muito ruim.
Se ainda assim, você quer ligar o rádio de forma a desligar junto com a chave de ignição, use uma lampâda de 12 Volts ligada a dois fios. Um deles, ligue direto a um ponto da carroceria ou ao negativo da bateria (-) e o outro vá tocando nos terminais da caixa de fusíveis com a chave ligada. Quando a lâmpada acender, desligue a chave, se a lâmpada apagar... pronto, você achou um lugar para ligar o positivo (+) do seu rádio.
O importante é que você instale um fusível adequado ao consumo do equipamento em questão. Normalmente esse fusível já acompanha o rádio. Antes que você me diga que quer usar o fusível original, do porta fusíveis do NIVA, veja se o mesmo é da mesma amperagem do fusível recomendado pelo fabricante do rádio. No rádios antigos (quando eram só rádios), o consumo (corrente, ampéres) era bem mais baixo.
Com o fio da "iluminação" do rádio, você faz a mesma coisa, só que ao invés de ir "tocando" os terminais da caixa de fusíveis, vá ao terminal de uma lâmpada de iluminação do painel.
ATENÇÃO: Consulte o manual que vem com o seu rádio para não trocar fios ou inverter as polaridades. Se você não se sentir totalmente seguro em realizar esse serviço, aconselho a contratar o serviço de um profissional especializado. NÃO ME RESPONSABILIZO POR ACIDENTES DECORRENTES DA INSTALAÇÃO INADEQUADA DO EQUIPAMENTO, TAIS COMO: QUEIMA DO RÁDIO, MAU FUNCIONAMENTO OU INCÊNDIO/EXPLOSÃO DO NIVA E INSTALAÇÕES PRÓXIMAS E DEMAIS DANOS PESSOAIS E MATERIAIS SOFRIDOS POR TERCEIROS OU ELETROPLESSÃO DO PROPRIETÁRIO DO NIVA. :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Zabumbas
Jonatars
16/05/2008, 23:39
"ELETROPLESSÃO" CARA! QUE TROÇO É ESSE?
Prezado Valdomiro, como diria "Jack", vamos por partes.
Grande Bacalhau, ainda está com o quadro torto? Já passou no ciborgue?
Porquê (desculpe se entou sendo intrometido (ops)) você QUER que o rádio desligue na chave?
Não quero dar mole e esquecer o rádio ligado no estacionamento, por exemplo.
O caso é que o amplificador que acompanha esse rádio vai mamar minha bateria :))
Isso que dizer também bobina ligada e outras coisas idem, certo?
Certo, em termos. Meu carro já é ignição eletrônica, e nessa vem embutido aquele circuitinho (esqueci o nome) que corta a bobina depois de um tempo sem atividade.
Ou então, se você não namora mais nesses lugares desertos e cheios de mosquitos, ladrões e etc.,
A primeira "dura" na Reserva da Barra da Tijuca, ninguém esquece. Saudosa Belina GLX... a menina já esqueci quem era.
... pronto, você achou um lugar para ligar o positivo (+) do seu rádio.
O importante é que você instale um fusível adequado ao consumo do equipamento em questão.
Na verdade, já achei dois fusíveis "vagos", mas quem disse que acho na caixa os fios relativos a eles?
Estou sabendo do detalhe do fusível (10A), inclusive instalei o fio direto para a bateria também com fusível, num porta-fusível perto da bateria (assim como o do amplificador).
Com o fio da "iluminação" do rádio, você faz a mesma coisa, só que ao invés de ir "tocando" os terminais da caixa de fusíveis, vá ao terminal de uma lâmpada de iluminação do painel.
Boa, vou fazer isso. Mas vou no meu multímetro velho de guerra. Minha dúvida quanto a essa ligação é se ela deve receber toda a amperagem ou apenas um "sinal". Ainda não descobri isso.
...OU ELETROPLESSÃO DO PROPRIETÁRIO DO NIVA.
Tudo bem, não tem nenhum eletricista com Complexo de Cebolinha por aqui. :lol::lol::lol:
Valeu, grande abraço Bacalhau! Com cuidado para não estragar a lanternagem...
pedrodoniva
17/05/2008, 01:12
Boa noite camarada VKASP!
Conta pa nois aew que som emperequetado eh esse aih????
Abraço!
BACALHAU
17/05/2008, 01:32
"ELETROPLESSÃO" CARA! QUE TROÇO É ESSE?
Caro Jonatars, ao contrário do que o Valdomiro pensa, "eletroplessão" não tem nada a ver com eletricista com complexo de Cebolinha e nada mais é do que morte ocorrida em conseqüência de descarga elétrica acidental, ao passo que eletrocutado seria o sujeito que foi morto intencionalmente por uma descarga elétrica (p.ex.: condenados à morte na cadeira elétrica).
Entendido?
BACALHAU
17/05/2008, 01:42
Abraço!
Seria um TKR Máscara Negra? :pensativo:
Quem nem sabe o que é, ou melhor, foi isso aí, pergunta para o papai. :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Antes de tudo, qual é a desculpa de vocês para postarem a essa hora? Eu estou trabalhando (ou devia estar...) :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Mas então, o som é normal, um JVC KD-HDW10, amplificador Profile AP1040 em 80watts x 2 + 225w em bridge, kit componente Sony BG170S. Falta um sub "free-air" que ainda não e$$$colhi.
O ideal seria ter mais um amp. mono, mas isso iria complicar a instalação e levar meu bolso a níveis críticos. Um subwoofer "encaixotado" também seria bom, mas eu preciso da mala do carro...
Agradecimentos aos empresários de fronteira ;), que tornaram tudo isso possível.
Seria um TKR Máscara Negra?
Caracas, meu pai tinha mesmo um igualzinho no passat verde !!! :concordo:
Bacalhau, essa foi do fundo do baú!
Mas você tem razão, o problema do Cebolinha é a eletLopLessão!
Abraços, Valdomiro
PS: Bateria desligada é sempre o primeiro passo!!!
Vou opinar a respeito disto. No meu Niva tenho um toca-fitas Pionner e fitas, sim senhor, numa caixinha. Acho ( opinião minha ) que CD Player não fecha com um Niva. Mesmo pq, desconheço algum que não pule com trancos fortes. Mesmo no uso na cidade. Além do que, vc pode adaptar um tocador de MP3 com FM, enviando o sinal para o Tuner do toca-fitas. Vc tem 1, 2, gigas de música sem aquela coisa de arranhar cds. É legal, ver alguém entrar no Niva e fazer aquela cara de espanto e dizer: -Toca-fitas !? Um Pionner se compra bem barato no Mercado Livre. Ou um TKR, um Bosch a las antigas. Dá aquele charme ao Nivinha. Coisa meio retrô, saudosista. Bom, eu aprecio estas coisas.
É só uma opinião.
BACALHAU
17/05/2008, 14:16
... Além do que, vc pode adaptar um tocador de MP3 com FM, enviando o sinal para o Tuner do toca-fitas. Vc tem 1, 2, gigas de música sem aquela coisa de arranhar cds. ...
Embora por motivos diferentes, sou da mesma opinião do Carlos Alberto.
No Pangaré, pretendo colocar apenas um rádio, um bom rádio.
Voltando no tempo, alguém se lembra do "Rio de Janeiro". Era um excelente rádio. Ainda tenho um guardado em algum lugar.
Pois é, com um MP3 desses com transmissor FM acoplado, você tem música de qualidade, sem ter de ficar com um estojo de fitas K7 (já faz tempo que joguei todas fora) ou um estojo de CDs.
No Mercado Livre, vi um que é ligado ao acendedor de 12 Volts, funciona com um cartão SD e é bem pequeno. Transmite as músicas por FM para o rádio do carro.
Meus motivos? Evitar os amigos do alheio, principalmente nas grandes cidades, que não podem ver um som bonito no carro dos outros. Além do quê é muito, mas muito mais barato do que qualquer um desses equipamentos convencionais, mesmo os de "fronteira".
Vou opinar a respeito disto. No meu Niva tenho um toca-fitas Pionner e fitas, sim senhor, numa caixinha. Acho ( opinião minha ) que CD Player não fecha com um Niva. Mesmo pq, desconheço algum que não pule com trancos fortes. Mesmo no uso na cidade. Além do que, vc pode adaptar um tocador de MP3 com FM, enviando o sinal para o Tuner do toca-fitas. Vc tem 1, 2, gigas de música sem aquela coisa de arranhar cds. É legal, ver alguém entrar no Niva e fazer aquela cara de espanto e dizer: -Toca-fitas !? Um Pionner se compra bem barato no Mercado Livre. Ou um TKR, um Bosch a las antigas. Dá aquele charme ao Nivinha. Coisa meio retrô, saudosista. Bom, eu aprecio estas coisas.
É só uma opinião.
Eu tenho um CD player no Niva Blue e no asfalto não tenho nenhum problema... acredito que isso (pular) seja resultante da instalação/fixação do aparelho e do aparelho em si do que propriamente do carro... alguns instaladores "profissionais" simplesmente ignoram aquele suporte metálico perfurado que deve ser "bem fixado" na trazeira do aparelho e em um ponto firme sob o painel... e suas laterais não podem manter contato direto com qualquer parte metálica... um pequeno revestimento de feltro sob o aparelho tb ajuda muito... ou seja, nada que um pouco de capricho e boa vontade não resolva ;)
Se alguém quiser um toca-fitas, eu tenho um "novinho" guardado... rsrs:mrgreen:
[]s :concordo:
BACALHAU
17/05/2008, 17:13
Soldier, não depende só do "capricho" nem se foi bem ou mal instalado. O CD player pode ser muito bem fixado no panel, mas o que trepida é o conjunto todo, o carro.
Depende, e muito, das características do aparelho. O tal de "anti-shocking" que normalmente é expresso em segundos ou minutos. Quanto maior melhor.
Trata-se de uma espécie de memória (buffer). O "laser" lê a música e a armazena na memória. Quando o caro passa um um piso irregular ou buraco, o laser pula as trilhas, como acontecia antigamente quando alguém esbarrava na vitrola e a agulha arranhava (alguém se lembra?). Nesse momentos, vai sendo tocado o que está na memória. Se o laser voltar ao ponto em que estava antes da sacudida, antes da memória se esgotar, tudo bem, a música não chega a ser interrompida, senão...
Por isso que quanto maior a capacidade da memória "anti-shocking" melhor.
Na prática, vai sendo tocado sempre o que está nessa memória e o laser vai repondo. Igual a uma caixa d'água, se parar de entrar água durante muito tempo, ela esvazia e interrompe o fornecimento.
Espero não ter complicado muito.
De qualquer forma, um MP3 é muito mais confiável por não ter parte móveis.
Já vi CD players danificados por entrada de poeira e por ter suas unidades óticas desalinhadas por solavancos em trilhas.
Otávio Luiz
18/05/2008, 20:21
Caro Jonatars, ao contrário do que o Valdomiro pensa, "eletroplessão" não tem nada a ver com eletricista com complexo de Cebolinha e nada mais é do que morte ocorrida em conseqüência de descarga elétrica acidental, ao passo que eletrocutado seria o sujeito que foi morto intencionalmente por uma descarga elétrica (p.ex.: condenados à morte na cadeira elétrica).
Entendido?
Caraca, morro e não aprendo tudo...:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Otávio Luiz
18/05/2008, 20:30
Soldier, não depende só do "capricho" nem se foi bem ou mal instalado. O CD player pode ser muito bem fixado no panel, mas o que trepida é o conjunto todo, o carro.
Depende, e muito, das características do aparelho. O tal de "anti-shocking" que normalmente é expresso em segundos ou minutos. Quanto maior melhor.
Trata-se de uma espécie de memória (buffer). O "laser" lê a música e a armazena na memória. Quando o caro passa um um piso irregular ou buraco, o laser pula as trilhas, como acontecia antigamente quando alguém esbarrava na vitrola e a agulha arranhava (alguém se lembra?). Nesse momentos, vai sendo tocado o que está na memória. Se o laser voltar ao ponto em que estava antes da sacudida, antes da memória se esgotar, tudo bem, a música não chega a ser interrompida, senão...
Por isso que quanto maior a capacidade da memória "anti-shocking" melhor.
Na prática, vai sendo tocado sempre o que está nessa memória e o laser vai repondo. Igual a uma caixa d'água, se parar de entrar água durante muito tempo, ela esvazia e interrompe o fornecimento.
Espero não ter complicado muito.
De qualquer forma, um MP3 é muito mais confiável por não ter parte móveis.
Já vi CD players danificados por entrada de poeira e por ter suas unidades óticas desalinhadas por solavancos em trilhas.
Bacalhau e Soldier, a título de informação, me Niva tem CD player dos antigos (Pioneer) e não pula no asfalto... a suspensão do Niva é bem maica, mais macia que muito carro 1.0 nacional (que os jipes então nem se fala), ou seja, não é por isso que irá pular.
BACALHAU
18/05/2008, 22:30
Bacalhau e Soldier, a título de informação, me Niva tem CD player dos antigos (Pioneer) e não pula no asfalto... a suspensão do Niva é bem maica, mais macia que muito carro 1.0 nacional (que os jipes então nem se fala), ou seja, não é por isso que irá pular.
Você disse bem "...não pula no asfalto...", afinal NIVA não é perereca. Eu estava me referindo a buraaaaacos e estradas de piso i-r-r-e-g-u-l-a-r ou caminhos de terra com aquelas famosas "CoTeLaS De VaCa". Trilhas então...
Você disse bem "...não pula no asfalto...",
:stop: :-? E eu falei o que :?:
Eu tenho um CD player no Niva Blue e no asfalto não tenho nenhum problema...
[]s :rolleyes:
GARCIA/SP
19/05/2008, 01:57
Eu tenho um CD player no Niva Blue e no asfalto não tenho nenhum problema... acredito que isso (pular) seja resultante da instalação/fixação do aparelho e do aparelho em si do que propriamente do carro... alguns instaladores "profissionais" simplesmente ignoram aquele suporte metálico perfurado que deve ser "bem fixado" na trazeira do aparelho e em um ponto firme sob o painel... e suas laterais não podem manter contato direto com qualquer parte metálica... um pequeno revestimento de feltro sob o aparelho tb ajuda muito... ou seja, nada que um pouco de capricho e boa vontade não resolva ;)
Se alguém quiser um toca-fitas, eu tenho um "novinho" guardado... rsrs:mrgreen:
[]s :concordo:
Soldier,
Uso um Cd Player da Panasonic, com entrada frontal para Mp-3.
Não pula...não trepida...
Penso como vc. Uma instalação bem feita ajuda muito:concordo:, se bem que não faço grandes incursões por "buraqueiras"...rs...o Tuaregue roda quase "full-time" no asfalto...
Abs
Otávio Luiz
19/05/2008, 10:05
Você disse bem "...não pula no asfalto...", afinal NIVA não é perereca. Eu estava me referindo a buraaaaacos e estradas de piso i-r-r-e-g-u-l-a-r ou caminhos de terra com aquelas famosas "CoTeLaS De VaCa". Trilhas então...
Se vais rodar muito em estradas esburacadas/trilhas realmente o CD player não é o melhor. Até porque como já falaram, a poeira danifica o mesmo.
Sobre os amigos do alheio, no SdeP o CD player destaca a frente, e tenho uma "tampa cega" que encaixo no aparelho. Fica parecendo que não tem som, pois os alto-falantes estão escondidos pelos bancos que ficam bem perto da porta.
Mas para o meu uso o CD player funciona direitinho...:concordo:
shuther4x4
21/05/2008, 22:14
Comprei um desses pra colocar na viatura (não sei onde estava com a cabeça). Achei bonito, cheio de luzinha, 45 sec de antishock, penteadeirinha de puta mesmo (nada contra as mesmas, pelo contrário). Instalação bem feita. Resumo: Está guardado aqui em casa, de tanta raiva que passei mesmo no asfalto, não podia ver uma lombada..... Mas não desisti não, vou comprar de outra marca mais pra frente, mas fica aqui o alerta!
Abraços.
Cada vez me convenço mais. Com meu velho Pionner posso passar acossado das mutuca por cima de uma lavoura de melancia fuçada dos porcos que não pula nada. CD e Niva não fecha. E olha que o meu anda só no asfalto. Imagina quem faz trilha. Um rádio bacana, de preferência de três bandas ( pra ouvir bem longe, sonhar bem pertinho...), como o bacalhau sugere, tá bem mais ou menos. Eu vou indo, de regular a nojento, com minhas fitinhas de cromo tocando Luis Miguel, Santa Esmeralda, Gipsy Kings e Teixeirinha...
Aos adeptos do CD em Niva, muito pó e dedo sujo de graxa de xisburguer pra ocês...:wink::twisted:
Brincadeira, heim, abraço a todos !
BACALHAU
21/05/2008, 22:58
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-73600165-transmissorfm-mp3-otimo-preco-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-72504435-transmissor-fm-c-mp3-player-para-pen-drive-leitor-de-carto-_JM
baseggiov
23/05/2008, 11:04
Vou te falar, já tive som SONY e outras marcas. Mas bom e que não pula somente os PIONEER bem simples. são os que não dão problema. Pula só depois que a mola da suspensão quebra...