PDA

Ver Versão Completa : Motores na Rural!!!!



Thiago
28/05/2003, 19:53
:lol: Olá amigos, sou um apaixonado por Rural e estou planejando comprar uma ainda esse ano e deixar ela o bicho. Mas antes disso tenho algumas dúvidas. Começando pelo motor, estou pensando em um de Silverado mas estou com dúvida com o da Ranger turbo diesel (deixando claro que é para uso em trilhas e viagens não muito longas), qual vc´s aconselhariam? Qts cv eles tem? Pretendo usar com um cambio Clark de 5 marchas e pneus BF (possível???).
Depois a suspenção, que já me falaram a da Toyota Bandeirante fica muito boa, com estabilidade e mais macia. Outra dúvida é se dá para adaptar a direção do Maverick.

Valeu!!! :) :) :)

Pedro Bachir
05/06/2003, 19:18
e ae Thiago? :D
Eu estava esperando alguem responder mas já que ninguém respondeu eu o faço. :lol: :lol: :lol:
:arrow: Começando pelo motor, se vc não vai usar muito, eu acho que não compença por uma a diesel, e o motor da silverado (imagino que vc se refere o a gasolina) tem torque de sobra para o jeep, dando mais do que conta do recado :lol: .
:arrow: Quanto a cx vc deveria por essa mesmo, é uma boa cx, a original não aguentaria o motor, e seria bom vc mudar a de redução tb, pois a do jeep não aguentaria muito tempo (sugiro a do toyota band). :lol:
:arrow: Os pneu dariam de boa! :D
:arrow: Os feixes de mola do band são mais duros que o do jeep!!!! É melhor retirar algumas lâminas do feixe do jeep, fica bem mais macio!!!
:wink:
:arrow: A direção do maverick da para adaptar, tem até uns kits, mas eu particularmente não gosto, não fica um trem direito, a cx de direção fica de fora do jeep no para- choque, qualquer batida tchau cx de direção ai é um baita preju!!!!! :cry: Não acho uma boa!!!! :D

Espero ter ajudado, se alguém puder me corrigir em algo que falei errado!!! :)
flw :D :D :D

Leandro
07/06/2003, 12:04
e ae Thiago? :D
A direção do maverick da para adaptar, tem até uns kits, mas eu particularmente não gosto, não fica um trem direito, a cx de direção fica de fora do jeep no para- choque, qualquer batida tchau cx de direção ai é um baita preju!!!!! :cry: Não acho uma boa!!!! :D

Espero ter ajudado, se alguém puder me corrigir em algo que falei errado!!! :)
flw :D :D :D

Olá Thiago, Pedro e PessoALL

Então Pedro, mas no caso do Thiago, por se tratar de uma Rural, a caixa de direção do Maverick é adaptada dentro do cofre do motor, mais precisamente, fixada num suporte preso ao chassis (adaptação). Temos uma instalada em nossa Rural, e recomendo. Única coisa, é que se precisa dar mais voltas no volante para chegar ao batente.

Sobre o motor:

Silverado: 4.1L Gasolina - MPFI - 138cv e 30.7Kgf a 2500 RPM
Ranger: 2.8L Turbo Diesel - 135cv a 3800 RPM e 38,2kgfm a 1400RPM (Dados cedidos pela Ford, não sei se estão corretos, me corrijam se errado).
Bom, espero ter colaborado.
Abraços

Cícero Franco
27/06/2003, 10:19
Pessoal

Estive vendo no site da Kia as características do motor da Besta, o JT 3.0L. Ele tem 85 cv @ 4000 rpm e torque de 18,5 kgm @ 2200 rpm. Isto é aproximadamente o que o motor BF-161 tem. Só que o JT é diesel enquanto que o original é o beberrão de gasolina que conhecemos.

Alguém sabe algo sobre o uso deste motor na Rural ou Jeep? Dá para conservar o câmbio original de 4 marchas ou convém trocar? Qual o câmbio que seria melhor, o Clarck? Daria para usar o origina da Besta (5 marchas)?

[]s

Adriano Braga
04/07/2003, 11:40
Cicero

Vendi meu engesa e comprei uma Rural com o motor Kia 2.2...ele faz 16km/l de diesel...mas é manco...muito fraquinho...para quem quer usá-la só para passeio e eso urbano é um ótima pedida...mas para trilha acho meio brabo. Pode ser que este 3.0 seja o bicho...alem do que o meu não é turbinado. Vomo rodo muito por dia...estou tirando este motor e colocando o maxion HS 2.5 de uma Land...turbinado e intercoolado.
Ah!!! O kia estava com a caixa original...e funcionava como um reloginho.
Já o HS não vai dar para manter a caixa...estou estudando uma clark...ou quem sabe uma de Ranger...alguém tem opinião formada sobre a caixa da Ranger? Aceito sugestões!!!

Abraços

Adriano

Cícero Franco
04/07/2003, 12:18
Adriano

Boa dica. Eu achei mesmo que o motor 2.2 da Besta seria fraco. Não sei sobre o 3.0, mas as características técnicas são semelhantes ao do motor original da Rural, o que eu acho interessante. O meu problema para colocar uma motorização mais forte é o custo. Se bem que até a troca para um motor da Besta vai ter que esperar um pouco. O negócio é que o motor original (embora esteja funcionando bem) é beberrão e acho pouco confiável para fazer tiros mais longos.

obrigado pela dica

[]s

Eduardo Velo
04/07/2003, 12:59
Aí Galera das Rurais , ganharam mais um membro para o Grupo , o Adriano ficou indeciso entre L200 , Willys , F1 ou F2 , Troller , etc... e acabou ficando com o sonho de criança , uma Rural , conheço algumas aqui em Sampa que são Show , mas nenhum dos donos vende , eles vão nos encontros de carros antigos e deixam as feras impecáveis .
Acho o motorzinho da Besta muito fraco até pra própria Besta , tem uma galera aqui que coloca em Niva , mas fica meio fraco tbm .
Se as latinhas permitirem o HS 2.5 com cx Clark é a melhor pedida com certeza , talvez de até pra fazer no rolo com esse cjt da Besta .

Leandro
04/07/2003, 13:31
Cicero

Vendi meu engesa e comprei uma Rural com o motor Kia 2.2...
Abraços

Adriano

Fala Adriano e PessoALL.
Uma pena vc ter vedido o Engesa mesmo :cry: , mas muito legal vc ja ted conseguido uma Rural :D . Bem vindo ao time dos Ruralzeiros.
Qualquer coisa, estamos aí.
Abraço

Adriano Braga
04/07/2003, 16:48
E ai pessoal!!!

Cícero...não sei se as caracteristicas do Kia 3.0...mas se eles são parecidos com o original...vc terá uma vantagem no kia...ele é bem mais leve que o motor original. A liga destes motores mais modernos pesa muito menos que a munaia do original. Se for para ficar com o mesmo desempenho e vc está satisfeito, com economia...pode ser uma pedida. Estes motores Kia são bem silenciosos...mal se ouve o martelinho do diesel. Tbm são motores bem mais baratos queo os Maxion e MWM...estes...com procedência estão na casa dos 7 a 8 paus...já um Kia vc consegue por uns 4 a 5...creio eu.
Mas se vc quer deixar ela um canhão coloca os outros!!! :lol: :lol: :lol:

E ai Edu...troquei de lista...agora estou na dos ruralzeiros,verdureiros,lenhadores,chacreiros tracionados!!! :lol: :lol: :lol:
Cara...a rural tá muito linda...toda original e impecável...era do meu mecânico...ele usava para passeios com a familia. Não precisa fazer nada a não ser envenenar ela.Acabei fazendo um rolo com ele. Deve ficar pronta no início do mês que vem. Inicialmente vou colocar o HS2.5 turbinado e intercoolado, dico e servo com pedaleira...e um arzinho pq ninguem é de ferro. Vou jumelear e colocar calços...pneu 33. Dai vc me pergunta...Baita louco?!?!? Fiz as contas...os caras estão querendo 5 paus de seguro para qualquer camionete diesel acima de 98...3 anos são 15 mil....mais IPVA 1800...já são 20400. Com isso quase paguei a minha rural em 3 anos só no seguro e IPVA. Além do mais que era um sonho de Guri!!! Só estou em dúvida numa coisa. ela é vermelha e branco e toda original...os cromados estão impecáveis. Deixo ela original e altona com motorzão...ou pinto ela toda de vermelho, tiro os parachoques e coloco uns tubulares e alguns faroletes e um bagageirinho? O que acham??? :?: :?: :roll:

Abraços

Cícero Franco
04/07/2003, 17:07
Adriano

A minha tava toda verde e passei ela prá saia-e-blusa, verde e branco. Ficou muito bonita. Ainda não tenho as fotos. Ela tá um pouco erguida com pneus 16.No mais ela tá com a cara original, parachoques e tudo o mais. Coloquei disco nas 4 e tou trocando a direção por uma hidráulica de Santana. Bancos de Honda Civic. Tou agora procurando ar para colocar nela. Se tiveres alguma dica eu agradeço. O motor eu vou ter que esperar um pouco, pq a grana tá ficando curta.

Também, posteriormente, vou modificar o interior, colocando um "sofá-cama" na lateral e mais umas coisinhas prá ficar mais confortável, inclusive para dormir e etc. dentro.

[] chacareiros

Eduardo Velo
05/07/2003, 09:30
Oi Adriano e galera .
Eu tiraria todos os cromados e guardaria bem protegidos , pois com certeza iriam ser ralados , depois qdo fosse vender colocaria novamente .
Já vi que o investimento vai ser forte heim... , mas vai ficar com uma caranga completa ar , dir. hid. , som , erguida , etc...
Quais pneus estão nela ? os jumelos são originais ?
Meu pai tinha uma , qdo eu era guri com câmbio de 3 marchas na direção e banco inteiriço , era ótima pra viajar .

Leandro
05/07/2003, 13:16
..... Só estou em dúvida numa coisa. ela é vermelha e branco e toda original...os cromados estão impecáveis. Deixo ela original e altona com motorzão...ou pinto ela toda de vermelho, tiro os parachoques e coloco uns tubulares e alguns faroletes e um bagageirinho? O que acham??? :?: :?: :roll:

Abraços
Grande Adriano.
No começo, quando adquirimos nossa Rural, pensávamos em deixa-la meio a meio (original, mas equipada). Mas depois de um tempo, vimos que não era possível, ou era um ou outro. Qual será q a gente optou, né??
Se vc vai usa-la em trilhas, esquece a originalidade, prefira a praticidade e funcionalidade.
Por ex:
:arrow: Se vc for querer instalar um guincho, terá q tirar o parachoque original. Vc viu os suportes originais dos parachoques??? Os parachoques em si, até q são fortes, mas os suportes!!!! Na nossa, prolongamos o chassis, colocamos uma travessa em forma de "U" e depois parafusamos o parachoque diateiro. Atras continua o original, só q pintado.
Os frisos laterais, ja ficaram meio amassados, o símbolo da Willys na frente, ja está prata fosco.....
Vc pode fazer igual o Edu falou, tire-os e guarde, ja que estão impecáveis, o nosso não estavam tão bons, então deixamos ele mesmo.
Bom, é isso. Espero ter colaborado
Abraço

Adriano Braga
07/07/2003, 11:19
E ai Pessoal!!!!


Edu...ela está com os jumelos originais. Vou colocar uns mais altos e calços de scania na carroceria. Os pneus que ela está é um 700x16...de uso misto. Pretendo colocar uns 33 mud. Mas para trocar os pneus vou esperar minha casa ficar pronta...sabe como é?!?!?! O seguro morreu de velho!!! Se não der para fazer tudo que eu quero...vou fazendo aos poucos. De cara acho que não vou meter ela na trilha...vou dar umas desfiladas com ela original e na sequencia equipo para dar uma sujada nos pneus...hahahaha
Agora vou só fazer o motor e caixa, freio e erguer!!!

Lendro...valeu pelas dicas...realmente dá pena de colocar a "princesinha do agreste" no pau....ela é muito alinhadinha e original. Dá vontade de comprar uma outra bicheira só para detonar!!! Se ela realmente for para a trilha vou depená-la.

Abraço

Adriano

Cícero Franco
07/07/2003, 13:01
No site da Rural (http://ruralwillys.tripod.com) tem em Rural dos Internautas a foto 254 que tem motor V8, acho que do Galaxie. Tá bem lindona!!!

[]s

CAPPATTI
25/10/2003, 15:04
Aí Pessoal, acabo de comprar uma F-75, e o motor se foi ... Me indicaram o motor do Opala 4cc, o que voces acham? Alguém tem um motor fera de trilha e ótimo pra passeio ??

Giovani
25/10/2003, 18:03
Me indicaram o motor do Opala 4cc, o que voces acham? Alguém tem um motor fera de trilha e ótimo pra passeio ??

:D Fala Cappatti!!!

:D Essa é a novela sem fim... Cada um vai te indicar um motor diferente... Ponha "motor" na Pesquisa e divirta-se!!! Vc encontrará comparativos, dados técnicos, opiniões, etc... :wink:
[]'s

Epiro
27/10/2003, 02:22
Aí Pessoal, acabo de comprar uma F-75, e o motor se foi ... Me indicaram o motor do Opala 4cc, o que voces acham? Alguém tem um motor fera de trilha e ótimo pra passeio ??

O motor de Opala 4 cil quebra o galho, mas não é o mais adequado para Rural, devido ao seu peso e estrutura.

O ideal é o Falcon (Ford Argentino - 4.9 IE), que tem torque e potência de sobra, só tem o problema das peças... :cry: ... mas é um senhor motor !

Cícero Franco
27/10/2003, 09:31
Cada um prefere um motor. Tem que se levar em conta que o veículo é pesado e temos espaço no cofre. O da silverado é bom, embora eu tenha partido logo para o diesel.

[]s

Adriano Braga
27/10/2003, 09:54
Aí Pessoal, acabo de comprar uma F-75, e o motor se foi ... Me indicaram o motor do Opala 4cc, o que voces acham? Alguém tem um motor fera de trilha e ótimo pra passeio ??

O motor de Opala 4 cil quebra o galho, mas não é o mais adequado para Rural, devido ao seu peso e estrutura.

O ideal é o Falcon (Ford Argentino - 4.9 IE), que tem torque e potência de sobra, só tem o problema das peças... :cry: ... mas é um senhor motor !

E isso Epiro...quebra o galho!!! Acho a Rural muito pesada para um motor destes. Não vai ficar o bicho. O Falcon é um puta motor mas as peças são difíceis, alem do consumo meio alto. tem o 6cc do opala, o do maveric, os mais modernos como silverado e os diesel como maxion HS e mwm 2.8 sprint. Eu tbm coloquei o maxion e estou super satisfeito. Só que morrem algumas latinhas pesadas.

Abraço

du
27/10/2003, 12:58
Capatti,

Fale um pouco mais do que espera do motor, qual seria o uso da F75, a necesidade é por economia ou motor sobrando ? Fale também da sua forma de dirigir.

Abraços Du.

Cícero Franco
06/11/2003, 09:12
Outra coisa que tu podes achar são motores de pickups grandes a gasolina. Os caras trocam por diesel e os motores sobram. Vide Silverado, etc.

[]s

Adriano Braga
06/11/2003, 15:43
E ai Cícero

E a Potranca...tá pronta? Tô subindo no sábado pela manhã...se tudo der certo.
Ontem um cara me ofereceu uma rural 66, toda original, único dono com 80mil km originais e manuais por 5,5mil. Não vi ela...mas pelo o que ele falou ela está impecável. Fiquei curioso. Só que ela está em Novo Hamburgo!!!

Abraço

Adriano

Cícero Franco
06/11/2003, 16:22
A Potranca ainda está na estrebaria do Nery... Acho que demora ainda mais um tempo. Depois vou levar no Maneca para arrumar a lata, depois tenho que resolver o banco traseiro para levá-la ao Detran. Quer dizer, ainda tem muito que fazer.... e - o pior - nesta época a grana começa a ficar curta....

É bom dar uma olhada nesta de Noia. Se tiver bonita, vale a pena até como negócio, pois uma rural em bom estado vale uns 10 mil.

[]s

Adriano Braga
06/11/2003, 17:59
Foi exatamente que eu pensei!!!
o problema é que a grana tbm está ficando curta por aqui tbm com o final da minha obra.

Mas vou averiguar p/saber se ela está inteira mesmo.
Diz o cara que a pintura ainda é original e está num super brilho!!! Pode?

Adriano Braga
06/11/2003, 17:59
Se eu for a Floripa vou dar uma voltinha no nery para visitar a donzela!!!

Cícero Franco
07/11/2003, 08:25
Isto aí. Tão é pegando no meu pé, dizendo que a Potranca é a caixa de ferramentas do Nery. Só porque tá lá há horas... Mas o motor já roncou!

[]s

Eduardo Velo
07/11/2003, 19:40
Fala Cícero , torce pro seu meca (Nery) não te cobrar por hora , já pensou qto vai ficar o concerto cara ????
Tá ruim dessa Potranca dar uns galopes , heim !!! Dispensa o Nery e chama um veterinário , acho que vai mais rápido , hehehe ...
O Adriano , foi com a Princezinha aí pra Floripa ??

[]s apostando na Potranca no 1º Páreo , assim que sair da estrebaria ...

Cícero Franco
08/11/2003, 11:06
Não sei se o Adriano, mas eu tou em POA e ontem cruzei com a Princesinha (ou um clone dela) às 13:30 em Tubarão. Eu buzinei, fiz sinal de luz e tudo e o motorista nem me viu.... Acho que foi por causa da fila de carros que vinha atrás dela!!!! :lol: :lol: :lol:

Hein, Adriano????

[]s

Cícero Franco
11/11/2003, 09:32
... E na segunda eu tava voltando prá Floripa e cruzei de novo ali pelas cinco e pouco da tarde, perto de Sombrio. Buzinei, fiz sinal de luz, de novo. O cara nem bola! Que exibido!!!!! :lol: :lol: :lol:

[]s

Zepi
15/06/2005, 02:11
E pessoal!Será que ninguém te experiência cm esse motor kia3.0/85cv?Além de as configurações serem parecidas com o bf,vc leva menos peso, e ainda não precisa trocar a caixa.E também esses outros motores diesel que o pessoal anda usando quando não tem turbo/intercooler a potência não passa 100cv!Yambém to pensando no diesel,já que o GNV...tá meio instável...abraços...

ze do maveco
16/06/2005, 19:18
cara , eu nao tenho uma rural mas pretendo ter , porem tenho um maveco com o bf 184 , eu gosto muito desse motor e preferir ficar com ele do que por um v8 ,

cara nao muda nao , so da uma melhorada nele que vale a pena ter um carro bem originalzinho por ``fora`` mas se forte por dentro !!!!


valeu

Zepi
16/06/2005, 21:58
cara , eu nao tenho uma rural mas pretendo ter , porem tenho um maveco com o bf 184 , eu gosto muito desse motor e preferir ficar com ele do que por um v8 ,

cara nao muda nao , so da uma melhorada nele que vale a pena ter um carro bem originalzinho por ``fora`` mas se forte por dentro !!!!


Eu também gosto muto desse motor mas ainda não entrei no clube da petrobrás...
e além do mais uso ela bastante na cidade e em viagens longas,que na gasolina...
Não faço trilha e preciso dar tiros longos,portanto não preciso de uma usina de força!Também não quero comprar um corsa @#$%*#?
Quer unir agradável ao mais agradável ainda!
Mais uma coisa,me preocupa muito o fato dos motores 2.2kia apresentarem rachaduras :( :(
queria saber se isso também ocorre no modelo 3.0kia?
Por favoe alguém me ajude!!!!! :cry: :cry: :cry: :cry: :cry:

prata forte
22/06/2005, 18:19
Boa tarde andei meio sumido, pois a prata forte tava parada, e sabe como é volta a andar volta as mexidinhas..

cicero, precisava se voce tiver fotos da adaptação da direcao hidraulica do santana, comprei uma novinha e precisava saber como é que se faz...

quanto ao motor do opala 4 cilindros vai muito bem, a prata é canela seca, com relação 12x46, tava fazendo 7,5 na gasolina, e por incrivel que pareça fez 7 no alcool, so troquei as velas e o caburador.. é um motor muito forte principalmente em lenta, e queima um peneuzinho consideravel.
to trocando o motor por um 6 cilindros (opala é claro), problema é que vou ter que mandar o cambio para tras, mas nada impossivel...

se alguem tambem tiver fotos da adaptação da pedaleira suspensa o opala e freio a disco eu agradeço muito...

pelo custo de manuntenção o motor opala é muito bom dificilmente da trabalho, se for colocar um 4,9 da falcon tem que comprar toda a parte de injeção e é bem mais pesado em custo (sei onde tem uns 5 motores desse, so que so vende completo entorno de R$ 4 - 4,5) e em kg...

abraços :wink:

Lama
19/10/2005, 11:54
Fala turma...

Achei um motor que, segundo o dono, foi de uma F-4000. Queria saber com vocês se este tipo de motor é adaptável na Rural 74 e qual tipo de caixa da transmissão poderia ser utilizada. Fala-se muito em caixas da Clark, gostaria de saber também se este tipo de caixa tem relação de reduzida como é nos Willys e Rural ou seriam mais parecidos com o das Toyotas 4 e 5 marchas.

Kim
20/10/2005, 22:35
Pessoal, tem o site www.maringa4x4.com.br que ajuda bastante nas adaptações. Maringá - Paraná, oficina somente de Jeep's.
Atte,
Gentil Filho

Kerosene
21/10/2005, 07:47
Olá prata,

Na sua rural o diferencial não era 11X47 ? Original.
por que se for mocha e relação 12x46 ( F1000 ) conforme ce falou, ela tá gastando sim viu.... podia fazer mais um pouco.....

minha rural com 4cc opala também, faz 6 / 8 km/l cidade/estrada com rel. 8x43 e pneu 7.50/16. t^querendo melhorar mais um pouquinho com a relação 9x44.......
...

Kerosene
21/10/2005, 07:50
Achei um motor que, segundo o dono, foi de uma F-4000. Queria saber com vocês se este tipo de motor é adaptável na Rural 74 e qual tipo de caixa da transmissão poderia ser utilizada. Fala-se muito em caixas da Clark, gostaria de saber também se este tipo de caixa tem relação de reduzida como é nos Willys e Rural ou seriam mais parecidos com o das Toyotas 4 e 5 marchas.


Lama, esse é muito pesado. . . qual o ano da f4000, se for Ford então pula fora....

Renato Sérgio Nazar
21/10/2005, 09:20
Aì!! Galera!!! :shock: :shock:

Muitíssimo cuidado na hora de adquirir o mtr. Lembrem-se que recentemente quase que caímos (eu e alguns companheiros do Fórun) numa cilada financeira. Certifiquem-se da procedência do mtr, nº, nota fiscal , baixa do Detran... tudo..., nunca é demais. E, ao menor sinal de que algo não está claro, pulem fora. Jamais ir ver o mtr só, sempre leve um amigo e de preferência que conheça estas máquinas. Nunca mande dinheiro antes (sinal de negócio). :discordo:

Espero que esta minha pequena experiência ajude alguém a não ter aborrecimentos!!! :parede: :wink: