PDA

Ver Versão Completa : Vazamento de óleo do Diferencial Ranger.

alexpioli
14/05/2008, 17:46
Olá amigos

Recentemente troquei o óleo do diferencial da minha Ranger p.s., que não estava vazando.

Depois de feito o serviço e uns 500 km rodados, ele começou a vazar pelo retentor.

Pergunto:

Tem alguma coisa a ver com excesso de óleo? Acho que não ne.

O carro tá com 91.000 km, é essa a vida útil da peça?

Se continuar rodando com ele assim, vai secar todo o óleo, ou baixar o nível a ponto de danificar o diferencial?

É muito complicado pra trocar?

Poderiam indicar onde comprar mais barato?

Muito obrigado e desculpem o questionário.

Anthoniusnikos
14/05/2008, 18:20
Alex, a retirada do óleo do diferencial se faz abrindo-se a tampa de trás que tem vários parafusos ao redor. A reposição do óleo se faz através de um bujão (parafuso) existente do lado oposto na parte de cima, e enche-se até o nível do furo (transbordando) (2,6 litros p/ Ranger 4x4 99/00) para outros vide Manual. A vedação da tampa pode ser feita com silicone preto resistente a temperatura até 370 graus Celcius, depois da tampa e superfície de contato do diferencial estarem bem secas e sem óleo. E o óleo deve ser o 80W90 de qualquer marca.
Agora, onde fica esse retentor que você mencionou?
Sds
Anthoniusnikos

Gallo
14/05/2008, 18:32
A minha troquei com 180.000 km o óleo do diferencial....
foi retirado a tampa traseira do diferencial, deixou-se escorrer todo o óleo... limpou-se a tampa, e o imã que tem dentro dela, onde os residuos de desgaste (limalhas) grudam.... depois cola-se com silicone de alta temperatura (daqueles de junta de motor, laranjão, cinza).... e pela tampa de borracha que tem nessa tampa que se enxe o diferencial até ele escorrer pelo mesmo oirifio da tampa.... tampou, ok!!! é só alegria!!
usei o óleo da ipiranga indicado para o meu diferencial, que é dana.... mesmo do troller, a qual na embalagem do óleo tem uma foto... hehehe... eles são patrocinadores da troller no sertões e tal... por isso a propaganda na embalagem!! esta escrito "indicado para diferenciais de troller"... algo assim

Wagninho
14/05/2008, 18:49
Olá amigos

Recentemente troquei o óleo do diferencial da minha Ranger p.s., que não estava vazando.

Depois de feito o serviço e uns 500 km rodados, ele começou a vazar pelo retentor.

Pergunto:

Tem alguma coisa a ver com excesso de óleo? Acho que não ne.

O carro tá com 91.000 km, é essa a vida útil da peça?

Se continuar rodando com ele assim, vai secar todo o óleo, ou baixar o nível a ponto de danificar o diferencial?

É muito complicado pra trocar?

Poderiam indicar onde comprar mais barato?

Muito obrigado e desculpem o questionário.

Olá Alex, deixa eu dar uma opinião a respeito.
Antes de pensar em qualquer reparo no retentor do diferencial, verifique o nível de óleo removendo o bujão de enchimento, pois as vezes ao se completar esse óleo é fácil a pessoa se enganar e colocar óleo além do necessário, se isso ocorreu pode acontecer de vazar pelo retentor. Então sugiro que vc deixe o excesso de óleo escorrer removendo o bujão. Logo após vc deve limpar com querosene de preferência a região melejada por óleo do lado do retentor, em seguida dê uma passada de esponja com detergente e água. Feito isso observe durante alguns dias se irá ocorrer novamente o vazamento. Aproveitando e respondendo ao colega Anthoniuskos o retentor do diferencial esta montado do lado oposto ao do flange de acoplamento do cardã, junto ao flange do pinhão. Aguarde mais informações dos demais colegas e boa sorte.

Allan Nielsen
14/05/2008, 20:12
Alex,

como o vazamento surgiu apos atroca do oleo, confira:
- foi usado o oleo correto?
- o nivel do oleo deve ser ligeiramente (3mm) abaixo do bujão de enchimento, na pratica nivelado com o bujão.
- suspiro entupido?

Se o vazamento for por desgaste natural, normalmente a simples troca do retentor não resolve e volta a vazar novamente em pouco tempo; o motivo é folga nos rolamentos do pinhão, que faz com que haja vibração. Se os rolamentos estiverem bons, basta ajustar a tensão de pré-carga.

Resolva com calma, vazamento pequeno dá pra conviver com ele até poder consertar.

Boa sorte

alexpioli
15/05/2008, 07:27
Alex, a retirada do óleo do diferencial se faz abrindo-se a tampa de trás que tem vários parafusos ao redor. A reposição do óleo se faz através de um bujão (parafuso) existente do lado oposto na parte de cima, e enche-se até o nível do furo (transbordando) (2,6 litros p/ Ranger 4x4 99/00) para outros vide Manual. A vedação da tampa pode ser feita com silicone preto resistente a temperatura até 370 graus Celcius, depois da tampa e superfície de contato do diferencial estarem bem secas e sem óleo. E o óleo deve ser o 80W90 de qualquer marca.
Agora, onde fica esse retentor que você mencionou?
Sds
Anthoniusnikos
Sim, foi esse o procedimento que eu fiz.

O retentor é o central que vem do eixo cardã.

alexpioli
15/05/2008, 07:31
Olá Alex, deixa eu dar uma opinião a respeito.
Antes de pensar em qualquer reparo no retentor do diferencial, verifique o nível de óleo removendo o bujão de enchimento, pois as vezes ao se completar esse óleo é fácil a pessoa se enganar e colocar óleo além do necessário, se isso ocorreu pode acontecer de vazar pelo retentor. Então sugiro que vc deixe o excesso de óleo escorrer removendo o bujão. Logo após vc deve limpar com querosene de preferência a região melejada por óleo do lado do retentor, em seguida dê uma passada de esponja com detergente e água. Feito isso observe durante alguns dias se irá ocorrer novamente o vazamento. Aproveitando e respondendo ao colega Anthoniuskos o retentor do diferencial esta montado do lado oposto ao do flange de acoplamento do cardã, junto ao flange do pinhão. Aguarde mais informações dos demais colegas e boa sorte.
Justamente

Eu acho que foi um pouco a mais de óleo, mas muito pouco, depois de acordo com o vazamento, ele voltou ao nível certo e depois abaixou um pouco do nível, conforme tenho usado o carro.

alexpioli
15/05/2008, 07:36
Se os rolamentos estiverem bons, basta ajustar a tensão de pré-carga.

O óleo usado acrdito que esteja correto, vou ver dps posto aqui.

O suspiro entupido realmente não conferi, vou dar uma olhada.

Se os rolamentos estiverem bons, basta ajustar a tensão de pré-carga.

Dá pra fazer essa verificação e ajuste em casa? ou é melhor levar à oficina?

Allan Nielsen
15/05/2008, 08:03
Alex,

o ajuste de pré-carga do diferencial requer conhecimento e experiencia, dê preferencia a uma oficina que lida com veiculos pesados pois normalmente eles tem um mecanico especializado em diferencial e cambio. Mas lembre-se este é a ultima instancia pra resolver este vazamente, antes vc deve tentar todas as alternativas, incluindo a simples troca do retentor e verificação de folga/dano na flange externa. Vá com calma.

Veja aqui http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=36560 o manual de peças, com a vista explodida dá pra vc ter uma ideia da area envolvida. Caso necessite do procedimento de ajuste da pré-carga é so falar.

Uma alternativa para compras de peças Ford alem de São Cristovão é a Altese na Penha (veja na WEB).

Boa sorte

JORIS
16/05/2008, 16:44
Alex,

pela quilometragem pode ser realmente o retentor, na minha ranger troquei o retentor com essa quilometragem mais ou menos, e o vazamento aparece da noite para o dia, pode realmente ter coincidido com a troca, no meu caso foi só o retentor, porém tem de ver se há folga na luva, no meu Jeep por exemplo toda vez que troco o retentor tenho também de mandar a luva para o torneiro ajustar, agora não custa nada ver se o nível de óleo está correto! no caso da minha para retirar o óleo, não precisava tirar a tampa do diferencial não, ela tinha dois bujões, uma para completar e outro para retirar todo óleo!

[]´s.

Anthoniusnikos
16/05/2008, 19:17
Pois é Joris, para esgotar o óleo de um diferencial ter que tirar uma dezena de parafusos, não consigo entender. Se alguém tiver uma explicação fico grato.

Allan, pode me dizer como faço o ajuste de pré-carga do diferencial ?

Abs

Edintruder
16/05/2008, 23:23
É como o Allan levantou, antes de gastar confere a tubulação do respiro, pois é muito cedo para ter que mexer nisso!
Se não estiver entupimento e o vazamento insistir, tira o cardam e o flange e veja se está com marcas de desgaste pelo retentor. Se tiver com marcas tem que trocar o flange junto com o retentor.

Allan Nielsen
16/05/2008, 23:48
Anthonius,

O ajuste de pré-carga do pinhão é o quando o conjunto (pinhão+rolamento interno e externo) esta apertados; este ajuste é fundamental pra vida do diferencial. O ajuste é feito alterando a expessura da arruela na parte interna (item 29 da fig anexa). Coloquei em http://www.4shared.com/account/dir/3808963/c490572f/sharing.html?rnd=94 o procedimento para o dif Visteon 8,8 que é o seu caso e foi tirado do manual de serviço (para os que não tem) da Ford.

Quando não temos todas estas ferramentas, um mecanico experiente faz o ajuste prendendo a carcaça do diferencial na morsa e medindo a resistencia para girar o pinhão depois de apertado com o torque correto, e vai trocando as arruelas até chegar no ponto certo.

Abs

Edintruder
17/05/2008, 20:36
Na minha eu fiz um furo na tampa do diferencial e soldei uma porca para drenar o óleo. É só tirar o parafuso que dreno o óleo sem stress e sem sujeira.
Para conferir a posição do pinhão e da coroa basta passar um giz ou pintar os dentes com errorex e depois girar o diferencial para ver aonde faz as marcas. Tém que ficar bem no centro dos dentes.

alexpioli
19/05/2008, 13:22
Uma alternativa para compras de peças Ford alem de São Cristovão é a Altese na Penha (veja na WEB).

Boa sorte

Eu vi o preço lá na Forcel em São Cristovão. Está R$180,00, é isso mesmo? Achei tão caro.

alexpioli
19/05/2008, 13:26
... porém tem de ver se há folga na luva, no meu Jeep por exemplo toda vez que troco o retentor tenho também de mandar a luva para o torneiro ajustar, agora não custa nada ver se o nível de óleo está correto!

Acho que deve haver alguma folguinha também. A minha garagem tem uma pequena rampa, porém bem inclinada, as vezes pra subir ele dá um pequeno estalo.

no caso da minha para retirar o óleo, não precisava tirar a tampa do diferencial não, ela tinha dois bujões, uma para completar e outro para retirar todo óleo!

Derrepente o seu diferencial é de marca diferente do meu. O meu é Dana.

alexpioli
19/05/2008, 13:31
Alguém aí tem Links de sites ou auto-peças que vendam com bons preços.

Me lembro que o Edintruder colocou uma vez um link que tinha ótimos preços.

Allan Nielsen
19/05/2008, 15:00
Eu vi o preço lá na Forcel em São Cristovão. Está R$180,00, é isso mesmo? Achei tão caro.

Vc cotou na Altese como eu havia sugerido? e na Ford (comece sempre a cotar pela autorizada, pois é o que vai servir de referencia)?

Paguei a algum tempo R$80,00 por este retentor para o Visteon; original Ford na Altese.

Edintruder
19/05/2008, 16:30
Superpeças...

BoaTrilha
19/05/2008, 16:55
eu tenho esse problema tbm,
alguem sabe como é feita a troca?
como se retira o retentor antigo?
Abraços

alexpioli
19/05/2008, 18:10
Vc cotou na Altese como eu havia sugerido? e na Ford (comece sempre a cotar pela autorizada, pois é o que vai servir de referencia)?

Paguei a algum tempo R$80,00 por este retentor para o Visteon; original Ford na Altese.

Eu liguei sim, mas eles querem a peça na mão, pra não ter erro. Não adiantou dizer a marca do diferencial. :-|

Allan Nielsen
19/05/2008, 23:14
Eu liguei sim, mas eles querem a peça na mão, pra não ter erro. Não adiantou dizer a marca do diferencial. :-|

Segundo este manual (veja em http://www.4shared.com/account/dir/3...ng.html?rnd=94 (http://www.4shared.com/account/dir/3808963/c490572f/sharing.html?rnd=94) ) o codigo é BG1T-4676-A. Ligue numa autorizada e peça este codigo, confirme o codigo e veja o preço. Com o codigo confirmado ligue na Altese.

Boa sorte

alexpioli
21/05/2008, 12:34
Allan

O óleo utilizado foi o Texaco Multigear EP SAE 90

Com o aditivo Maxlub GA, da bardahl.

http://www.bardahl.com.br/secao.php/2/31/32

Allan Nielsen
22/05/2008, 13:56
Allan

O óleo utilizado foi o Texaco Multigear EP SAE 90

Com o aditivo Maxlub GA, da bardahl.

http://www.bardahl.com.br/secao.php/2/31/32

O oleo esta correto para diferencial standart (sem LSD), não sei qual é seu caso.

Com relação a aditivo eu não uso, exceto se for recomendação do fabricante como no caso dos LSD usa-se o aditivo Sturacco.

alexpioli
18/07/2008, 18:51
Agradecimentos a todos que responderam.

Efetuei a troca do retentor hoje, e o bichinho foi caro. 180 conto.

Alguém sabe onde posso conseguir o adtitivo sturacco?

Miguels
01/09/2008, 21:31
Comprei esse retentor original (cod.RG1T/4676/A) na Forcel por R$ 180, na Altese estava por R$ 157, mas tinha que encomendar. Olha, um absurdo o preço dessa pecinha, viu? Assalto a mão desarmada :evil:, uma pouca vergonha.

fusca95
11/10/2009, 11:31
Senhores, peço uma luz aos senhores para identificação do problema:
Minha viatura de guerra está apresentando um vazamento chato pra caramba no diferencial, começou a menos de um mes, a mangueira do suspiro rasgou na junção com o eixo traseiro, perdeu praticamente todo o óleo, fui a concessa, trocaram o fluido e reconectaram o respiro.
Ontem, apos uma viagem curtinha de 60 km, tinha uma chuva de óleo na ponta do suspiro, as duas pontas de eixo estavam meladas de oleo tambem, a do lado direito, facil de entender, mas do lado equerdo nao. Esse merejo já é companheiro da viatura a alguns meses. Acho q pelo tanto q vazou nao tem mais nada no diferencial. Trata-se do meu primeiro carro com essa configuração mecanica, nao sei o q pensar ou argumentar. Peço agradecidamente a compreensao de todos.

fusca95
11/10/2009, 13:03
como posto as fotos aqui neste forum?

Anthoniusnikos
11/10/2009, 15:38
Tire a foto na máq. digital, passe para o computador, depois use o botão Modo Avançado, ao lado do Enviar Resposta Rápida, e siga as instruções.

Quanto aos vazamentos: 1- verifique se o mexânico colocou abraçadeira na mangueira do respiro; 2- se não há vazamentos pela junta da tampa do diferencial e retentor do eixo cadan; 3- verifique se o óleo é 80W90, pois se for muito fino(fora de especificação) pode ocorrer vazamento.
Qual o ano da viatura ? CS ou CD ? Gasolina/Gás ?
Abs
Anthon

Edintruder
11/10/2009, 16:08
Pelo visto as borrachas estão aposentadas pela ação do óleo.

Troca a mangueira do respiro e os 3 retentores do eixo que fica novo. Vais gastar uns 80,00 de peças e uns 100,00 de MO.

fusca95
11/10/2009, 17:03
2.3 CD 08/08 25mkm
Nao vaza pela tampa do diferencial e nem pela conexao respiro eixo.
Sobre o óleo, nao sei, foi trocado na consessa Alvorada.
Mais tarde posto as fotos que tirei, dah ate dó, tudo melado.
Esse oleo desgasta borracha, porque o estepe tá todo besuntado?

Anthoniusnikos
11/10/2009, 20:18
As borrachas da linha automobilística, tais como retentores, mangueiras, buchas, etc., são a prova de solventes orgânicos, ex.: óleos minerais, gasolina, querosene, etc.
Dê uma limpada geral para verificar melhor por onde está vazando.
- Você não respondeu se a mangueira do respiro tinha abraçadeira no pé da mangueira com o eixo.
Abs
Anthon

fusca95
11/10/2009, 22:15
Sem abraçadeira, mas nao é nesse ponto, parece-me que vazou na outra ponta do suspiro.

Anthoniusnikos
14/10/2009, 03:03
A mangueira do respiro do eixo, sai do mesmo e vai para cima do para-lamas. Logo...!?!?!? Verificar melhor.

Edintruder
14/10/2009, 09:25
Na minha vazou óleo pelo suspiro, porém notei que sempre que forçava derrapagens ou curvas fechadas para a direita ocorria isso. O óleo subia para a manga esquerda e acabava cuspindo um pouco de óleo. quando chegava em casa acabava caindo alguns pingos dde óleo no chão.

fusca95
15/10/2009, 20:59
A viatura voltou da concessa, diagnostico: Excesso de óleo.
Pergunto: só isso?
Respondem: só, vazou pelo suspiro.
Pergunto: quase um litro de excesso, como coube?
Respondem: é.....????

Vamos moer neste final de semana e aproveitar os 9meses e 14 dias de garantia.

Edintruder
15/10/2009, 23:16
Basta encher o diferencial com a ranger inclinada pra frente ou usar uma mangueira grossa no furinho!!! eheheheheheh!!!

Esse litro extra se espalha pelas mangas do eixo.

marcoarg
03/02/2010, 21:55
Acabo de comprar uma ranger v6 cabine dupla 99, e agora que percebi um vazamento na caixa do diferencial trazeiro, esta melejando. Conferi o nivel e esta correto.
E outro pequeno vazamento no motor perto do filtro de oleo.

Antes de levar no mecanico gostaria de trocar experiencias com voces que ja tiveram o mesmo problema. E saber se voces tem alguma noçao de valores da manutencao e peças.

Obrigado.

Walter L. L. Casitta
03/02/2010, 21:58
Primeiro você deveria lavar o motor e o diferencial para confirmar se os vazamentos existem realmente...

marcoarg
03/02/2010, 22:22
Bom toda manha quando tiro o carro da garagem la esta o pingo de oleo do motor, e mais atras o vazamento no diferencial esta visivel. Na caixa e no chao.

Anthoniusnikos
03/02/2010, 22:31
Pode ser pela tampa do diferencial, aí tem que tirá-la e repô-la com cola de silicone preto; aproveita e troca o óleo(veja se os parafusos são em polegadas). Também pode ser pelo retentor do cardan no diferencial, aí tem que trocar o retentor.
No motor, pode ser pelas mangueiras logo acima do filtro e resfriador de óleo, aí vai ter que apertar as abraçadeiras ou trocar as mangueiras se estiverem trincadas.
Veja também se não vaza pelo respiro do eixo traseiro(lado do tanque), que as vezes já perdeu a mangueira à muito tempo.
R$ 50,00 de MO está bem pago.
Abs
Anthon

leobnaval
03/02/2010, 22:32
Então lave pra saber exatamente da onde esta vazando.

marcoarg
03/02/2010, 22:38
Alguem tem a noçao de valor desse reparo no diferencial traseiro?
Troca do retentor, e a mao de obra juntamente com a colocalao da cola de silicone?

Obrigado;

leobnaval
03/02/2010, 23:13
Depende troca de que retentor do dif. pode ser do eixo do pinhão ou do semi-eixo, os do semi-eixo se estiverem vazando é fácil perceber porque lambuzam toda a roda e o do eixo do pinhão fica uma marca na carroceria na linha de giro.

Pode ser que no seu caso uma boa limpeza, troca de óleo e junta do dif. resolvam.

Edintruder
03/02/2010, 23:22
MO fica na faixa de 50, R$70,00. De peças uns 35,00.

Miguels
05/02/2010, 14:39
Como Anthon falou, pode ser tb' o retentor do diferencial. Eu tive que trocá-lo (o do pinhão) e paguei R$ 100,00 de MO. Aproveite e bote um bom óleo 75W90 API GL5 + molicote ou sturaco (atenção, verifique o serviço, já soube de reporem o óleo errado!).
Se o vazamento no motor não provir da junta da tampa dos tuchos, avalie a do cárter, e também a bucha do escoamento do óleo, esse parafuso tem que estar RAZOALVELMENTE apertado.

Fábio.F
30/04/2010, 16:28
Olá pessoal!

Início de Fevereiro eu troquei os óleos dos diferenciais da Ranger 2.8PS 05 XLS CD 4x4.

Somente ontem apareceu o bendito vazamento no retentor do diferencial traseiro.

Tem algum segredo para olhar o respiro?

E na troca tenho quase certeza que não foi colocado o aditivo. Dá para colocar agora, ou seja, tipo completar com o aditivo?

neto oliveira
22/10/2010, 12:35
acabei de trocar o retentor traseiro da minha ranger limit 2004/2005 (ultima 2.8 que saiu, ta com 120mil km rodados...
foi colocado sabó mesmo... nao achei o original aqui na ford:eek:...
o mecanico falou que é igual o da f1000 antiga, por enquanto ta beleza, se vazar eu aviso.

Guto Machado
07/07/2011, 12:29
Hj achei um vazamento no diferencial traseiro, como não conheço nada, acredito q é no tal respiro do eixo traseiro,a mangueira aonde se encontra com o eixo ta rasgada, eu vou cortar e recolocar ela ali no mesmo lugar, tenho q fazer mais alguma coisa?tipo ver nível é possivel, troquei o oleo tem quse 1 ano...

301036

Outra grande dúvida q estou e eu nem tenho foto aqui, mas vou tentar explicar, a ranger ta vazando em uma mangueira q me informaram ser de retorno da B.I, é uma q vai lá no tanque e que tem q ter uma bendita chave para sacar essa mangueira, bom a chave aqui na minha cidade acreditem nem a ford tem, na ford o mec me disse q já teve esse prob lá e que foi cobrado outra mangueira e q foi feita a troca estragando a antiga,gostaria de saber se nessa tal mangueira tem a possibilidade de sacar ela sem uma chave especial e se dentro dela não existe algum oring q possa ser trocado para acabar com o vazamento, levei meu carro na bosh e a solução deles era cortar e fazer uma emenda com braçadeira, antes de fazer isso gostaria de saber se alguém ja teve esse prob..

Obrigado..

Charles_Curitiba
08/07/2011, 21:16
Cara isso deve ser um virus em toda ranger, a minha começou apresentar um tipo de "umidade" nesta parte há uns 2 anos, não chegou a pingar no chão...depois de lavar num lavajato desses de posto de gasolina, observei que ele voltava a ficar umedecido....não cheguei a reparar pois vendi o carro recentemente mas é no mesmo lugar que o Guto apontou.

Guto Machado
09/07/2011, 01:30
o meu chegou a pingar no chão e chegou até a sujar a parte debaixo do amortecedor, mas a mangueira tava rasgada na saída do respiro

fusca95
09/07/2011, 08:19
Sugiro, apos a substituição da mangueira, verificarem o nivel do oleo e cogitar a subistituição do oleo.
Efetuei tal procedimento, nao havia oleo, e sim graxa.:shock:

Thescaum
03/08/2012, 18:42
Boa noite galera. Mais uma vez estou aqui com uma dúvida sobre minha viatura, e espero ser ajudado como da última vez, onde a postagem de minha dúvida no fórum e as respostas obtidas sobre a mesma foram cruciais para uma solução tranquila e eficaz do problema. Desta vez encontro-me com um problema diferente, pois se trata de um pequeno vazamento de óleo vindo de uma espécie de respiro do diferencial traseiro. Desculpem a falta de noção sobre o assunto, mas é que se trata de meu primeiro 4x4. O óleo do diferencial foi trocado tem umas 3 semanas, e de lá pra cá não pude observar nenhum comportamento estranho na mesma, apenas um certo ruidinho bem leve ao andar com o carro que, segundo o mecânico, seriam meus pneus que são novos e fazem tal barulho (e só aparece no asfalto). Realmente não dá nenhum estalo, nem o barulho se assemelha à ronco ou algo do tipo (só percebi mesmo pq sou muito paranóico com essas coisas). Quanto ao vazamento, ele também só foi aparecer hj, pois dou uma olhadinha no chão da garagem quase que diariamente, pra ver se tem marcas de óleo ou algo do tipo, e até ontem nada tinha aparecido. Não sei informar ao certo se o óleo usado na troca foi o especificado no manual, e nem sei conferir o nível. Poderia ser somente por causa de óleo de especificação incorreta, ou seria algo mais sério, como problema interno na peça? Como ainda sou leigo no assunto e talvez não tenha explicado corretamente a origem do vazamento, tirei duas fotos e anexei no tópico, marcando em vermelho nas mesmas onde seria o tal vazamento. Conto com a ajuda da galera daqui, pq vcs são nota mil!!!362541362542

miguelcps
03/08/2012, 18:49
Não era para ter uma mangueira conectada neste terminal ( respiro) para evitar este vazamento?

BRAVOECONOVEMBER
03/08/2012, 18:51
Tá faltando uma magueirinha aí mestre, que vai até uma parte mais alta pra evitar a entrada de água e sujeira, e ainda permitir o suspiro do diferencial, pra evitar aumento de pressão interna quando a temperatura dele aumenta.
Onde vai a outra ponta da mangueira não sei, se ninguém mais aqui no fórum falar antes, amanhã na luz olho na camionete e te digo.

Thescaum
03/08/2012, 18:52
Não era para ter uma mangueira conectada neste terminal ( respiro) para evitar este vazamento?

Não faço a menor idéia, mas seria esse o problema? Se for, fico até mais aliviado e resolvo logo amanhã cedinho...

Thescaum
03/08/2012, 18:55
Tá faltando uma magueirinha aí mestre, que vai até uma parte mais alta pra evitar a entrada de água e sujeira, e ainda permitir o suspiro do diferencial, pra evitar aumento de pressão interna quando a temperatura dele aumenta.
Onde vai a outra ponta da mangueira não sei, se ninguém mais aqui no fórum falar antes, amanhã na luz olho na camionete e te digo.

Tô até mais aliviado, pois pelo que estou vendo o problema não parece ser nada demais (ainda, rs). Então nesse caso o vazamento seria apenas pela falta da mangueira e o correto posicionamento da mesma? Ou seria também causado por outro tipo de problema no diferencial?

miguelcps
03/08/2012, 19:30
Acho que problema êh só a falta da mangueira

BRAVOECONOVEMBER
03/08/2012, 19:32
Tô até mais aliviado, pois pelo que estou vendo o problema não parece ser nada demais (ainda, rs). Então nesse caso o vazamento seria apenas pela falta da mangueira e o correto posicionamento da mesma? Ou seria também causado por outro tipo de problema no diferencial?

Quando mexeram podem ter batido ou desconectado e a mangueira caiu. Isso se tu mesmo não achar ela pendurada aí em algum canto do carro.

Thescaum
03/08/2012, 19:41
Quando mexeram podem ter batido ou desconectado e a mangueira caiu. Isso se tu mesmo não achar ela pendurada aí em algum canto do carro.

Pô cara, valeu mesmo. Tô bem mais aliviado, pois sempre soube que problema em diferencial em geral costuma sair bem salgado, aí um lance desse deixa logo o sujeito espantado, rs. Amanhã vou procurar algum mecânico nessa área de diferencial e mandar colocar a mangueira. Se ainda puder dar uma olhadinha em sua viatura amanhã e vir aqui me informar o posicionamento correto da mesma, ficaria muito agradecido. Quer dizer então que o maior problema que possa ter acontecido nessa situação seria a diminuição do nível do óleo do diferencial devido ao vazamento, estou correto?

BRAVOECONOVEMBER
03/08/2012, 19:46
Duvido que a quantidade que possa ter saído possa causar algum problema. Mas... ver o nível é fácil, tem que ficar logo abaixo do bujão de abastecimento.
O maior problema numa situação dessas é entrar sujeira e água no diferencial. Mas se andaste em via pavimentada sem passar em aguaceiro, não deve ter problema nenhum. Aparentemente pelas fotos o bico tá limpo e o que escorreu de lá também.

Thescaum
05/08/2012, 12:47
Bom dia galera do forum, problema resolvido. Realmente era uma mangueirinha que ao trocar o óleo do diferencial deve ter soltado, mas comprei outra e meu mecânico colocou no lugar, resolvendo o problema. Agradeço mais uma vez a todos que ajudaram, esse forum é nota 10. Queria aproveitar o tópico e tentar tirar mais uma pequena dúvida, se possível. É normal em carros à diesel o escapamento ficar com aquela fuligem mais úmida? Pergunto isso pq em todos os carros à gasolina que tive, ao se passar o dedo por dentro da saída do escape, saía uma fuligem preta que mais se assemelhava à sujeira mesmo, uma espécie de pó preto. Já em minha Ranger, quando passo o dedo ele sai preto e sujo também, mas com uma fuligem mais úmida, se assemelhando à uma graxa com cheiro de queimado. Nada em exagero, ele apenas suja um pouco, mas percebe-se que a consistência da fuligem é diferente, sendo mais úmida e um pouco mais grossa. Meu mecânico disse que isso é normal em carros à diesel, pois se trata do próprio óleo diesel que é queimado com o uso. Vale ressaltar que fiz todos os testes com meu mecânico (inclusive de ele ir me seguindo em outro carro atrás) e minha viatura em momento algum solta fumaça branca. Nem em lenta, nem na partida, nem acelerando forte com ela parada e nem mesmo andando, independente da velocidade. Mesmo assim tenho medo de ela estar queimando oleo. Então fica minha última dúvida pra vcs: é normal essa fuligem mais úmida e densa no escape de carros à diesel?

Eduardo Alemão
04/05/2016, 19:06
Minha Ranger 2008 4x2 tem mostrado um pequeno vazamento do óleo no diferencial. O problema é que aqui em Porto Alegre ninguém se anima a abrir e refazer a junta. Parece que ele não tem o bujão de sangria e enchimento como os outros diferenciais de jipe que já tive.... Alguma dica??

Gracias!

Eduardo Alemão
07/05/2016, 12:18
Minha Ranger 2008 4x2 tem mostrado um pequeno vazamento do óleo no diferencial. O problema é que aqui em Porto Alegre ninguém se anima a abrir e refazer a junta. Parece que ele não tem o bujão de sangria e enchimento como os outros diferenciais de jipe que já tive.... Alguma dica??

Gracias!

Bom, aí vai o que rolou:

1. Retentor do pinhão - referência Sabó: 8322 - R4 180,00 na Ford.... O diferencial é um Dana 44. (dizem que a GM vende o mesmo produto por 60,00 pras S10);
2. Óleo 85W140 (também conhecido como de tração positiva ou autoblocante) - 2 litros (36,00 / litro) - Loja Multifiltros na Assis Brasil;
3. Mão de obra 150,00 - Ventura 4x4 POA (Getúlio 4x4!);

528041

Eduardo Alemão
29/07/2016, 06:34
Mas não é que o retentor não resolveu o problema do óleo ..... O vazamento vem da "junta" entre a bola e as carcaças dos semi eixos. Absurdo e bizarro ao memso tempo. Não tem conserto, solda não resolve. Foto abaixo do ponto de vazamento:

533389

Isso aí tá com uma folga brutal.... Mecânico garante que é defeito de fabricação ou excesso de peso na caçamba. Agora a luta está sendo achar uma carcaça de diferencial igual ao meu. Tentei de uma XLS 2006 e não serviu pq esse tem 3,5cm a menos na largura. A maioria das diesel tb tem menor largura. Ontem achei um diferencial de 3.0 diesesl e parece que agora vai. Mas ador de cabeça se arrasta tem duas semanas....

533390

Edintruder
29/07/2016, 17:11
Eduardo, manda fazer um cordão de solda nessas duas canelas que não vaza mais. Não precisa ser nada especial e nem engenharia de foguete. Cordão de solda comum com eletrodo ou mig, tanto faz.

Pra folgar isso aí não é fácil não. É muito peso somado a muitos buracos. Na Ranger é a primeira vez que eu vi isso acontecer.

Eduardo Alemão
29/07/2016, 17:28
Eduardo, manda fazer um cordão de solda nessas duas canelas que não vaza mais. Não precisa ser nada especial e nem engenharia de foguete. Cordão de solda comum com eletrodo ou mig, tanto faz.

Pra folgar isso aí não é fácil não. É muito peso somado a muitos buracos. Na Ranger é a primeira vez que eu vi isso acontecer.

Bah tchê Edi, realmente é uma situação difícil de acontecer. Mas meu mecânico já tinha visto, em outro carro, e soldou e não deu certo! ehehhe uma semana rodando e estourou de novo.... De qualquer modo trocar a carcaça me parece mais sensato já que a folga ali é tipo 0,5cm quando gira a peça e ainda uns 0,3mm quando força na vertical, me parece demais pra uma camionete que carrega barris de cerveja!!!

Grato,

abz

Arildo MT
30/07/2016, 14:34
Bah tchê Edi, realmente é uma situação difícil de acontecer. Mas meu mecânico já tinha visto, em outro carro, e soldou e não deu certo! ehehhe uma semana rodando e estourou de novo.... De qualquer modo trocar a carcaça me parece mais sensato já que a folga ali é tipo 0,5cm quando gira a peça e ainda uns 0,3mm quando força na vertical, me parece demais pra uma camionete que carrega barris de cerveja!!!

Grato,

abz

Se quiser resolver, leve em um bom torneiro que resolve isso com 01 pé nas costas, ele soldara alinhado e ficara melhor/mais forte que original.

EACN_86
13/11/2020, 04:12
Boa noite pessoal... Minha ranger 2.2 2015 está com um vazamento por trás da roda...

A princípio seria rolamento e retentor...

O mecânico ligou pra css e lá eles disseram que só vende o jogo completo:
-CONJUNTO DE ROLAMENTO
-RETENTOR
-SEMI-EIXO

Por absurdos R$3.500,00.

Sabem me dizer se o conjunto de rolamento e retentor em questão são esses?

574866

EACN_86
13/11/2020, 11:49
Boa noite pessoal... Minha ranger 2.2 2015 está com um vazamento por trás da roda...

A princípio seria rolamento e retentor...

O mecânico ligou pra css e lá eles disseram que só vende o jogo completo:
-CONJUNTO DE ROLAMENTO
-RETENTOR
-SEMI-EIXO

Por absurdos R$3.500,00.

Sabem me dizer se o conjunto de rolamento e retentor em questão são esses?

574866

obs: O vazamento é por tras da roda traseira lado passageiro...