PDA

Ver Versão Completa : Escape direto

Leonel Lousa
13/05/2008, 21:42
Pessoal, to me coçando de vontade de colocar um escape direto na Silverado, mas ouvi por ai que estraga a turbina por não oferecer restrição, e que judia das válvulas de escape também. Quais os prós e contras?

Miranda
13/05/2008, 21:45
viixxe cara..
RESTRIÇÃO sim, pode causar algum dano a turbina.. agora a falta dela, nunca ouvi falar.

SObre esse problema nas valvulas... tbm nunca ouvi.
Andei 1 ano com escape direto na f250 e nunca deu nada..
todos os meus amigos com f250 e silverado tem escape direto e nunca deu nada.

Larga mao, mete o pau.. é loco demais o ronco.

Leonel Lousa
13/05/2008, 21:50
viixxe cara..
RESTRIÇÃO sim, pode causar algum dano a turbina.. agora a falta dela, nunca ouvi falar.

SObre esse problema nas valvulas... tbm nunca ouvi.
Andei 1 ano com escape direto na f250 e nunca deu nada..
todos os meus amigos com f250 e silverado tem escape direto e nunca deu nada.

Larga mao, mete o pau.. é loco demais o ronco.

Pois é, um amigo meu fez na Silverado dele e fico xique d + o ronco. O escapamento dessa Silverado ficou na posição original.

Edintruder
13/05/2008, 23:10
Eu ando com cano reto de maior diâmetro na Ranger faz muito tempo e posso te garantir que não estragou nada. O que detona a turbina é pq para escutar o ronco da turbina o "piloto" fica acelerandoa todo momento desnecessariamente, podendo inclusive aumentar o consumo.

Bruno Mosso
14/05/2008, 11:51
Fica showzaço, o ronco é simplesmente sem comparação, e não tem nada a ver essa história de destruir turbina e válvulas, o que estraga é a restrição de gases, não a falta dela. Só tome cuidado pra não se empolgar e ficar setando o pé nela pra escutar o "urro" da turbina, andamos muito tempo com uma D20 Perkins direto e com a D20 S4T tambem direto e nada de mais aconteceu, só colocamos um abafador (oco:twisted:) por causa dos protestos da minha mãe que falava que ela tem caminhonete e não trator de esteira hehehehehehehehehe

RODRIGO REGIANI
14/09/2008, 13:17
Kara Não Demora Nem Da Nada Coloca Logo Fica De Mais é Muito Louco E O Ronco é De Mais Vc Nem Imagina Como Chama A Atenção Se For Essa A Sua Ideia ..... Coloca Logo

netão
14/09/2008, 13:22
e outra,o MWM da silverardo e F250 com escape direto fica mai que lindo!!
QUando eu retirei da Savana só demorei uma semana sem ele,a namorada reclemava que fazia barulho,ai tive que botar!

Lucas Nassif
14/09/2008, 13:25
Já vi um MWM 4.2 da F250 funcionando em bancada sem escape!! Não tinha tubo, o "escapamento" acabava na saída da turbina!!

Que isso, é pra endoidar qualquer um! Louco d+ o barulho, sem contar o som da turbina aasssobiando!!! Showw...

du
14/09/2008, 13:26
Leonel,

Único comentário que escutei e "achei" que poderia ter alguma lógica, é evitar escapamento aberto, muito curto, mas curto pensando naqueles Hot V8 que mais parece coletor de escapamento do que escapamento. O comentário era que as válvulas esfriavam muito rápido, vida útil encurtava.

Abraços Du.

netão
14/09/2008, 13:33
Leonel,

Único comentário que escutei e "achei" que poderia ter alguma lógica, é evitar escapamento aberto, muito curto, mas curto pensando naqueles Hot V8 que mais parece coletor de escapamento do que escapamento. O comentário era que as válvulas esfriavam muito rápido, vida útil encurtava.

Abraços Du.
Além de encurtar a vida,são carros para um passeio aqui,outro ali,não acho que um escape aberto vai fazer muitas melhorias.
Que é lindo é,eu vou usar daqui uns dias uma escape dimensionado na L200,eu vou!

Rogerinho
14/09/2008, 15:23
Amigos,

E quanto aos ganhos?!...Sentiram maior sensibilidade no acelerador...ou melhorou em plena carga?!

Um forte abraço

carlosfilho18
11/05/2009, 20:00
brother voce tem algum video ae do roncado do escape direto de F250 e de Uma L200?

PauloLimited
11/05/2009, 21:13
Amigos,

E quanto aos ganhos?!...Sentiram maior sensibilidade no acelerador...ou melhorou em plena carga?!

Um forte abraço

Eu uso na L200, tanto eu e meus pais percebemos uma pequena melhora, principalmente em subidas e ultrapassagens.

Nuno
01/07/2009, 14:35
Fala Leonel, eu andei por 70.000km com uma ranger 2.5 diesel com o escapamento reto de 2" saindo pela lateral, melhora significativa no consumo, potencia sem falar no ronco que fica show de bola. Nenhum problema decorrente do cano reto. :twisted:

linuxhellmaster
01/07/2009, 14:51
Ola amigos,,

Lendo esse topico eu me senti compelido a postar algumas informacoes, apenas minhas opnioes...

De inicio, o escape direto nao eh bom pro teu motor... o design dos cabecoes e camaras de combustao precisam de uma determinada restricao de modo a manter um fluxo adequado de saida dos gases de escape, principalmente em rotacoes menores.

Ou seja, ate determinada faixa de uso.. ao invez de voce estar fazendo o escape de todos os gases da combustao... voce vai estar apenas gerando turbulencia e diminuindo a velocidade dos gases de escape.. oq te leva a menor potencia.... por varios fatores q nao vou discutir aqui, mas segue alguns pontos.

- O comando possui uma fase chamada overlap, aonde a succao dos gases de escape colaboram p/ uma maior carga de ar+combustivel, essa succao depende de muitos fatores, como a backpressure, diametro do escape.. tipo de coletor de escape..... com menor velocidade.. teu cyl vai encher menos e ainda manter parte dos gases de escape ali dentro. denovo.. menor potencia.
- Motores em V, idealmente precisam de uma equalizacao dos lados no escape, de modo a "performar" adequadamente e manter o balanco... mesmo q teu escape seja duplo, usar direto pros 2 lados do motor, nao eh adequado.... o ideal seria um H ou X e depois os abafadores ou oq voce quiser.... mantendo uma certa backpressure... e todo o balanco do sistema.

resumindo.. motor em V com 2 diretos, ou motor comum com 1 diretao... rouba torque e potencia do carro, principalmente em rotacoes menores....

Quanto ao consumo, a troca do escape nao vai influenciar "diretamente no mesmo", pq voce consome oq voce injeta.... nao tem muito a ver com outros fatores.... o maximo q poderia de certo modo "influenciar" o consumo, seria o aumento de potencia... aonde voce precisa pisar menos p/ determinada potencia (o motor rende mais) e isso sim gera economia de combustivel...

A potencia em si, com o "diretao", vai aparecer em rotacoes maiores, devido ao aumento da velocidade dos gases de escape (depende do diametro do escape tmb).. pode dar alguma diferenca sim, jah q voce esta fazendo o motor "poder aproveitar mais o potencial de sugar o ar" que ele tem....

Outros problemas com o diretao sao... em geral as valvulas de escape esquentam mais quando usado o diretao... e tmb torna mais facil o motor dar um "kickback" na partida.... Alem do barulho.... Sendo o ideal um abafador turbal ou um magnaflow....

Sao apenas minhas opnioes, e sao relacionadas a motores a gasolina.. especialmente em V....

cheers

PS: se o carro tiver turbo, jah nao eh considerado "diretao", mesmo q voce nao tenha nada dentre a saida do turbo e o escape, o proprio turbo jah oferece restricao ao sistema.

ALEXANDREO
01/07/2009, 16:54
Aproveitando o final da mensagem acima, como imagino que sua silverado seja a diesel e por ser 4.2 tambem turbo, a propria turbina se encarrega de dar a contrapressao ao escape o que se deve fazer e nao restringir mais nada apos a turbina, que e o que voce pretende fazer, vai haver um ganho minimo em baixa e razoavel em alta, e no seu caso ainda da para fazer um up grade na pressao de turbina, e se nao me engano o seu carro nao tem intercooler, certo? Caso positivo aproveita e instala um juntamente com o escape ai vai ficar show de bola. Se quiser chutar o balde liga pro mauricio da raschmotoren e encomenda uns bicoes e seja mais feliz.

Abraçao alexandre

Raposo
01/07/2009, 17:15
Ola amigos,,
Lendo esse topico eu me senti compelido a postar algumas informacoes, apenas minhas opnioes...
Sao apenas minhas opnioes, e sao relacionadas a motores a gasolina.. especialmente em V....
cheers
PS: se o carro tiver turbo, jah nao eh considerado "diretao", mesmo q voce nao tenha nada dentre a saida do turbo e o escape, o proprio turbo jah oferece restricao ao sistema.
Ou seja, você falou um monte de coisas, cortou o "barato" da Galera, para chegar no final e explicar que as recomendações são aplicáveis em motores a gasolina.....:parede::mrgreen:

Abraços.

linuxhellmaster
01/07/2009, 17:27
Ou seja, você falou um monte de coisas, cortou o "barato" da Galera, para chegar no final e explicar que as recomendações são aplicáveis em motores a gasolina.....:parede::mrgreen:

Abraços.

Ahahahahah,

Eh eu nao possuo carro a diesel, e os citados acima vieram de experiencias propria....

Mas se aplica a qualquer motor no geral ... se o ciclo diesel comprimir/queimar e tiver um certo overlap de valvulas depois q ele faz o escape e quando ele abre a adm. e puxa..... se aplica a ele tmb.. nao importa "quando" no ciclo o diesel eh injetado... eh mais ligado a diminuicao de oxigenio na camara de combustal.. e turbulencia nas portas/cano de escape.. ou seja eh meio q geral a motores a pistao....

Mas no caso do diesel tem 2 pontos interessantes.

- em geral sao motores feitos p/ baixas rpm's, ou seja.. em teoria sao dimencionados os escapes p/ determinada vazao... isso include cabecotes.. caixa quente do turbo..etc..
- como citou o cidadao ae em cima, em geral os diesels que conversamos aqui nos forums sao turbo... e realmente ele jah se opoe ao escape.. o suficiente pra nao se afetar em nada o funcionamento... mesmo q voce tirasse o escape....

ou seja, em geral se aplica mais aos "nao diesel" :mrgreen:

eu falei mais pelas informacoes, uma vez q nao sao todos q tem diesel. :pipoca:

cheers

Raposo
01/07/2009, 17:46
Ahahahahah,

Eh eu nao possuo carro a diesel, e os citados acima vieram de experiencias propria....

Mas se aplica a qualquer motor no geral ... se o ciclo diesel comprimir/queimar e tiver um certo overlap de valvulas depois q ele faz o escape e quando ele abre a adm. e puxa..... se aplica a ele tmb.. nao importa "quando" no ciclo o diesel eh injetado... eh mais ligado a diminuicao de oxigenio na camara de combustal.. e turbulencia nas portas/cano de escape.. ou seja eh meio q geral a motores a pistao....

Mas no caso do diesel tem 2 pontos interessantes.

- em geral sao motores feitos p/ baixas rpm's, ou seja.. em teoria sao dimencionados os escapes p/ determinada vazao... isso include cabecotes.. caixa quente do turbo..etc..
- como citou o cidadao ae em cima, em geral os diesels que conversamos aqui nos forums sao turbo... e realmente ele jah se opoe ao escape.. o suficiente pra nao se afetar em nada o funcionamento... mesmo q voce tirasse o escape....

ou seja, em geral se aplica mais aos "nao diesel" :mrgreen:

eu falei mais pelas informacoes, uma vez q nao sao todos q tem diesel. :pipoca:

cheers
Correto, Linuxhellmaster! Eu também acho temerárias essas modificações no projeto original do veículo por três motivos:
1) não sou engenheiro mecânico;
2) não sendo engenheiro mecânico, acredito que tudo o que foi colocado no carro em sua montagem tem uma finalidade e, como consequência, a sua retirada deve ocasionar algum dano, seja a curto, médio ou longo prazo;
3) a Natasha não é cobaia para essas experiências.

Abraços.

Elmer_Jeep
01/07/2009, 18:05

Abraços.

Eu também comecei a ficar triste e discordar de alguns pontos mas no final da mensagem me reanimei :twisted:

[]'s

linuxhellmaster
01/07/2009, 18:18
3) a Natasha não é cobaia para essas experiências.

Ouvi dizer que voce tem um motor de S10 ae no fundo do seu quintal, que voce alimenta com areia e vaselina! rsssss... soh pra ver se explode.... (jah tive um sonho assim....) :mrgreen:

Brincadeira!!!

abracos

ALEXANDREO
01/07/2009, 18:27
Como tudo na vida deve-se levar em consideraçao o custo beneficio, se um escape aberto te deixara mais feliz e o risco para o motor e minimo, se entender que vale a pena faça, este forum existe para compartilharmos experiencias, pros e contras, e em se tratando de camionetes existe uma infinidade de alteraçoes ja feitas e aprovadas por outros usuarios que podem e devem ser compartilhadas, mas so faz quem quer. Quem aqui nao mudou de oleo lubrificante, "supondo" estar usando um melhor? Porque usam oleo de freio dot 4 ou 5 se nas camionetes mais antigas se recomenda dot 3? E os pneus a grande maioria utiliza maiores!

O bacana de se ter uma camionete sao as suas possibilidades de acesso a lugares lindos por este mundao, a personalizaçao realmente ao seu gosto, os acessorios disponiveis originais ou nao, ou mesmo feitos no fundo de quintal, de preferencia por voce mesmo.

Me desculpem a "viagem" mas estou pegando estrada este final de semana com a ranger com pneus 31 pol, bicos rasch, escape diretao, um monte de farois de milha, logicamente com lampadas de 100w, bancos dianteiros individuais do xsara picasso, e so nao levantei ainda por falta de tempo e ultimamente de dinheiro mesmo.

Abraçao a todos, e vao me desculpando

alexandre

Raposo
01/07/2009, 18:36
Ouvi dizer que voce tem um motor de S10 ae no fundo do seu quintal, que voce alimenta com areia e vaselina! rsssss... soh pra ver se explode.... (jah tive um sonho assim....) :mrgreen:

Brincadeira!!!

abracos
Eu já tive uma S10 2.2 que, por diversas vezes, me deu vontade de alimentar com areia, e sem vaselina....
abraços.

Raposo
01/07/2009, 18:44

alexandre
No que depender de mim, não há por que se desculpar. Até porque o Fórum é esta sala de debates. Se você gosta de efetuar adaptações, vá em frente. Eu não sou muito adepto da idéia.
Abraços.

linuxhellmaster
01/07/2009, 19:15
Como tudo na vida deve-se levar em consideraçao o custo beneficio, se um escape aberto te deixara mais feliz e o risco para o motor e minimo, se entender que vale a pena faça, este forum existe para compartilharmos experiencias, pros e contras, e em se tratando de camionetes existe uma infinidade de alteraçoes ja feitas e aprovadas por outros usuarios que podem e devem ser compartilhadas, mas so faz quem quer. Quem aqui nao mudou de oleo lubrificante, "supondo" estar usando um melhor? Porque usam oleo de freio dot 4 ou 5 se nas camionetes mais antigas se recomenda dot 3? E os pneus a grande maioria utiliza maiores!

O bacana de se ter uma camionete sao as suas possibilidades de acesso a lugares lindos por este mundao, a personalizaçao realmente ao seu gosto, os acessorios disponiveis originais ou nao, ou mesmo feitos no fundo de quintal, de preferencia por voce mesmo.

Me desculpem a "viagem" mas estou pegando estrada este final de semana com a ranger com pneus 31 pol, bicos rasch, escape diretao, um monte de farois de milha, logicamente com lampadas de 100w, bancos dianteiros individuais do xsara picasso, e so nao levantei ainda por falta de tempo e ultimamente de dinheiro mesmo.

alexandre

Concordo, e nao precisa de desculpar.... gosto eh gosto nao eh ?

Pra voce eh isso.... essa eh sua diversao..

No meu caso eu gosto de acelerar... o meu gosto seria acelerar do teu lado ate uns 140 por hora..... dar um tchauzinho e simplesmente sumir da tua vista ate o ponteiro do velocimetro bater la no final... com o meu bebe, uma STX 96 .... ~ 205 hp's RWP, relacao de diferencial curta.... agora no proximo mes entrando semi eixos com 31 ranhuras, LSD e oxido nitroso com injecao progressiva.. :twisted: soh esperando chegarem as partes... Gosto eh gosto neh :mrgreen:

Porem tudo com escape 6x2x2 com X e magnaflow, sem catalizador..., tudo com 3.5" identico ao original, mas dos 2 lados. Usando coletor de escape nao siames...

Como diria alguem que jah viveu... "oq seria do branco se todo mundo gostasse do azul!"

abracos

ALEXANDREO
02/07/2009, 09:50
E isso ai, ja passei por isso, ja montei varios carros turbo a alcool, inclusive o meu xodo um fusca itamar 94 com motor a ar 1.9 forjadao, cabeçote pauter, valvulao, comando eagle, turbo rodando com 1,4 kg, era a verdadeira cadeira eletrica, por enquanto to curtindo as camionetes mais lentas, mas nem tanto!!

Abraçao alexandre

ps. Dos foruns de automoveis que acesso, sem duvidas este e o melhor em todos os sentidos, principalmente pelo debate de ideias e pelas informaçoes tecnicas.

SergioPB
02/07/2009, 10:14
Pessoal,
Na minha V6 tenho os coletores originais com o catalizador "arrombado", deixando aquela câmara para provocar uma turbulência. Não é o ideal, mas já dá uma ajuda.
Retirei o silencioso e coloquei no lugar um abafador de grandes dimensões, uma curva para a direita de 90 graus, e na saída, um outro abafador de alumínio polido de grandes dimensões, parecido com o Raceway. Sai abaixo da porta traseira direita, perto dos pneus.
Com essas modificações o ronco ficou bem encorpado, um pouco parecido com os V8.8-)8-)8-)
Agora se esse sistema gerou contrapressão suficiente, não sei!:|:|:|
Não senti alteração de desempenho com essas modificações.
Na saída do "catalizador", coloquei uma abraçadeira para retirada desses sistema e colocação do original, quando cansar do barulho.8-)8-)8-)

Se alguém tiver algo a acrescentar, ficarei muito grato.

Abraços!

linuxhellmaster
02/07/2009, 11:19
Pessoal,
Na minha V6 tenho os coletores originais com o catalizador "arrombado", deixando aquela câmara para provocar uma turbulência. Não é o ideal, mas já dá uma ajuda.
Retirei o silencioso e coloquei no lugar um abafador de grandes dimensões, uma curva para a direita de 90 graus, e na saída, um outro abafador de alumínio polido de grandes dimensões, parecido com o Raceway. Sai abaixo da porta traseira direita, perto dos pneus.
Com essas modificações o ronco ficou bem encorpado, um pouco parecido com os V8.8-)8-)8-)
Agora se esse sistema gerou contrapressão suficiente, não sei!:|:|:|
Não senti alteração de desempenho com essas modificações.
Na saída do "catalizador", coloquei uma abraçadeira para retirada desses sistema e colocação do original, quando cansar do barulho.8-)8-)8-)

Se alguém tiver algo a acrescentar, ficarei muito grato.

Abraços!

De ruim eu soh penso no escape na frente do pneu...te recomendo sair atras do pneu....

Se tu explode alguma coisa no motor, ele pode cuspir oleo bem no pneu...

cheers

Bruno Sander
02/07/2009, 12:15
Pessoal,
Estou com uma dúvida cruel se vale a pena trocar o escapamento da minha Triton (Diesel) que é de 2 1/4 para um de 3" !!!!!!!

Deram-me a seguinte sugestão (já que não quero queo barulho aumente muito)...

Retirar o catalisador e "ligar" o tubo de 3" direto na saída da turbina (que, originalmente, sai no catalisador). Onde existe o "silencioso" original, colocar outro, refletivo, dimensionado para os tubos de 3", e, fazer todo o "desenho" tal qual o original (aproveitando os mesmos suportes).
A vantagem do refletivo e a diminuição do barulho, sem perda de torque ou potência de "saída" (compreesao), já que o mesmo seria dimensionado para 3"...
O escapamento original e o catalisador seriam retirados e guardados para, no futuro, serem repostos!

Segundo os "entendidos" que trabalham com escapamentos, o ganho real de potência com tal mudança seria entre 15 e 20cv e de 3 a 5 kgf de torque!!!!

Seria isto verdade mesmo ???

A maioria disse-me que o consumo irá aumentar entre 5 e 10% (dependendo da forma como eu dirigir) e a vida ultil do motor diminui cerca de 10 a 12%.

Como sou 100% novato neste assunto, será que alguém poderia me dar uma ajuda com opnioes e alguns dados técnicos (Reais) ????
Estou completamente perdido em meio a tantas "vantagens", "desvantagens" e "melhor forma de fazer"!

Sugestões ???

Grato,
Bruno Sander

linuxhellmaster
02/07/2009, 12:26
Pessoal,
Estou com uma dúvida cruel se vale a pena trocar o escapamento da minha Triton (Diesel) que é de 2 1/4 para um de 3" !!!!!!!

Deram-me a seguinte sugestão (já que não quero queo barulho aumente muito)...

Retirar o catalisador e "ligar" o tubo de 3" direto na saída da turbina (que, originalmente, sai no catalisador). Onde existe o "silencioso" original, colocar outro, refletivo, dimensionado para os tubos de 3", e, fazer todo o "desenho" tal qual o original (aproveitando os mesmos suportes).
A vantagem do refletivo e a diminuição do barulho, sem perda de torque ou potência de "saída" (compreesao), já que o mesmo seria dimensionado para 3"...
O escapamento original e o catalisador seriam retirados e guardados para, no futuro, serem repostos!

Segundo os "entendidos" que trabalham com escapamentos, o ganho real de potência com tal mudança seria entre 15 e 20cv e de 3 a 5 kgf de torque!!!!

Seria isto verdade mesmo ???

A maioria disse-me que o consumo irá aumentar entre 5 e 10% (dependendo da forma como eu dirigir) e a vida ultil do motor diminui cerca de 10 a 12%.

Como sou 100% novato neste assunto, será que alguém poderia me dar uma ajuda com opnioes e alguns dados técnicos (Reais) ????
Estou completamente perdido em meio a tantas "vantagens", "desvantagens" e "melhor forma de fazer"!

Sugestões ???

Grato,
Bruno Sander

5kgf de torque ? duvido... soh vendo.

Nao acho q vai matar teu motor como te falaram... o consumo pode mudar pelo fato de voce querer pisar mais.. e fora da lenta.. o consumo tenderia a diminuir...

A mudanca da " do escape, em geral nao traz muita diferenca a nao ser q voce jah esteja trabalhando com mais pressao no turbo ou vai aumentar mais.... os originais sao bem dimensionados ate... pra qualquer carro... ou seja, a nao ser q voce esteja aumentando a potencia original.. nao tera MUITA diferenca.... certamente soh de voce mudar o escape nao vai te dar 20 hp's... com outras alteracoes.. sim eh possivel.

Nao se esqueca de 2 detalhes...

- inspecao veicular (sem catalizador, dificilmente vais passar)
- da lenta ate um pouco acima da lenta, o carro fica "pior"

poderia definir "pior" de N modos, porem cada caso eh um caso... eu pessoalmente soh trocaria se tivesse outras alteracoes no motor p/ maior potencia... assim o sistema se manteria "equilibrado como o original",, claro que tudo entre ", e cada caso eh um caso....

Nao de atencao ao que eu falo e nao faca oq eu faco... e nem diga pra ninguem que voce me viu fazendo. ( =

cheers

SergioPB
02/07/2009, 15:56
De ruim eu soh penso no escape na frente do pneu...te recomendo sair atras do pneu....

Se tu explode alguma coisa no motor, ele pode cuspir oleo bem no pneu...

cheers

E que rodada, né...!:putz::putz::putz:

Tem um cara no fórum do fusca, do qual participo, fez drift com um 1300 original. Ninguém entendia como aquilo acontecia.
Simplesmente ele injetava, via bomba, óleo queimado bem na frente do pneu traseiro. Fazia um fumacê dos cacetes...:lol::lol::lol:

Mas valeu pela informação e vou tratar de arrumar outro lugar para a ponteira.:concordo::concordo::concordo:

Abraços!

jonathas
04/05/2011, 13:22
bom dia gostaria de saber como se coloca escapamento direto em uma l200 e se fica bom e se nao risco de estragar peças

Henrique B
04/05/2011, 18:23
minha ranger tem cano direto + pente na turbina

GALEGUITO
06/05/2011, 19:49
minha ranger tem cano direto + pente na turbina

Desculpe minha ignorância, mas o que é esse pente na turbina?

Henrique B
06/05/2011, 20:01
Desculpe minha ignorância, mas o que é esse pente na turbina?
Pente, é uma chapa de metal, parecida com um pente de cabelo, que fica na curva do escape, perto da turbina, que causa turbulencia no momento da troca de marchas, fazendo a picape "piar", ou seja, fazer um barulho mais ou menos assim: tchuuuuuuu :mrgreen:

Henrique B
06/05/2011, 21:11
Essa semana eu gravei um video do meu caminhao com pente (não tenho video da caminhonete), e postei no youtube.
Dá muma olhada aí pra vc ver como fica o pente na turbina, note o barulho no momento da troca de marchas.

http://www.youtube.com/watch?v=lLQwDsezq44

GALEGUITO
06/05/2011, 21:47
Pente, é uma chapa de metal, parecida com um pente de cabelo, que fica na curva do escape, perto da turbina, que causa turbulencia no momento da troca de marchas, fazendo a picape "piar", ou seja, fazer um barulho mais ou menos assim: tchuuuuuuu :mrgreen:

Vi o vídeo. Esse pente promove algum ganho em desempenho ou é só para fazer aquele barulho?

Henrique B
06/05/2011, 21:59
Vi o vídeo. Esse pente promove algum ganho em desempenho ou é só para fazer aquele barulho?
Ele só faz akele barulho.
O pente serve mais é pra "tirar onda", por exemplo, quando tou passando em algum lugar e passo marcha, chama atenção, todo mundo olha pra ver de onde sai o barulho.
Esse barulho é tambem uma caracteristica de veiculos turbinados(diesel-depende do modelo da turbina), antes de mim estalar o pente nela, ela tinha só o escape direto, e ela já "piava", só que era baixinho, aí os mecanicos falvam que a turbina dela era boa pra "piar", e que se eu colocasse um pente iria fikar mto loko, ai eu coloquei e gostei do resultado.

sergio junior graciano
02/10/2011, 21:23
gente ,tenho uma hsd 2.5 percebo quando tiro a emenda do abafador q ela responde melhor em baixa rotaçoes ,da para escutar ate a turbina girando mais na hora em q ligo a viatura ,o desempenho dela esta muito boa ,mas por muitas vezes quis botar fogo nela rsrsrs, e agora so preciso saber como faço para dar mais velocidade no geral 1 a 5 marcha , alguem pode me ajudar? abraço a todos.