PDA

Ver Versão Completa : Querosene no Diesel, qual o percentual correto?



ricardolm
19/07/2004, 15:16
Ola!

Gostaria de saber se alguem sabe qual a medida correta de querosene que deve ser adicionada ao tanque de diesel, ouvi dizer 5 litros , mas meu (novo) mecanico me disse 20%, que daria mais que 3 x! :roll: (segundo ele esta é a medida indicada ate no manual do JPX)

Tb ouvi dizer que deve se fazer isso apenas quando o tempo esta frio, isso é correto?

[]s

Wallace
19/07/2004, 17:02
isso, só se estiver frio e o veiculo não tiver um bom dispositivo de aquecimento.

ricardolm
21/07/2004, 09:20
Ola!

No frio, OK! Mas qual a quantidade que vcs colocam :?: :roll: Se colocam :D

[]s

Wallace
21/07/2004, 12:27
eu não coloco... já que o meu é a Gasolina...;-)
Acho que 5% já deve ser o suficiente... se não for vai descobrir... pois não vai cnseguir ligar...;-)
Mas se estiver ligando sem nada, deixe assim.

ricardolm
21/07/2004, 16:34
Olá Wallace!

VC tem um Jota a gasolina?? Se sim, qual o motor? Ficou bom? :shock:

[]s

Wallace
21/07/2004, 17:06
Não... eu tenho uma Cherokee.
Mas o motor 4.0 com quase 200 cv fica bom lá sim...;-)

gvogetta
21/07/2004, 22:37
Caro Ricardo,

Este procedimento (adicionar querosene no diesel) não é recomendado tecnicamente. É um costume arcaico muito usado especialmente no interior nos antigos motores diesel de tratores e outros maquinários agrícolas, especialmente no inverno como forma de melhorar a ignição...

No caso do JPX, se estiver enfrentando problemas para fazer o veículo "pegar" no frio, revise suas velas de pré-aquecimento (são 4, 1 por cilindro) que são as responsáveis por aquecer a câmara de combustão e fazer o motor "pegar" no frio... Pode ser que haja alguma vela queimada. Não recomendo utilizar o querosene e, caso o utilize emergencialmente não o faça além dos 5% pois ao invés de resolver um problema criará outros, como na BI, bicos e etc...

Saudações,

ricardolm
22/07/2004, 09:34
Grande Getulio!!

Eu nao estou tendo problemas com a partida da minha viatura, ela liga sem problemas é que eu ouvi falar que era necessario a adicao do querosene e resolvi perguntar, pois o Jota é meu primeiro veiculo a diesel.

Que bom que eu nao coloquei! :lol:

Obrigado pela ajuda :wink:

[]s

marcelohmuller
18/04/2014, 21:53
Grande Getulio!!

Eu nao estou tendo problemas com a partida da minha viatura, ela liga sem problemas é que eu ouvi falar que era necessario a adicao do querosene e resolvi perguntar, pois o Jota é meu primeiro veiculo a diesel.

Que bom que eu nao coloquei! :lol:

Obrigado pela ajuda :wink:

[]s

Conforme laudo emitido pela MWM,para temperaturas entre 10 e 0 graus, 10%. abaixo de zero, 20%
Usar querosene não é arcaico. Querosene na cadeia de craqueamento do petróleo, é mais "nobre' que o diesel. Querosene atua na limpeza dos bicos e remoção da água do diesel.

O único problema da querosene é que ela possui pouca função lubrificante, como não utilizará somente querosene, não terás problema.

Na minha xterra, com MWM 2.07 TCA, sempre coloco 1 litro para cada tanque. no inverno, uso entre 10 e 15%.
Achas que é balela! Vá para argentina (sul) e veja o diesel deles!!!

Em situações extremas (polares) utilizamos apenas querosene nos tamques, misturado com óleo 2 tempos para lubrificar a bomba. O diesel abaixo de zero vira parafinico, sua densidade eleva.