Ver Versão Completa : Mistério de entrada de ar numa Toyota
Oi. Tenho uma Band 89 (motor 608) e estou um problema que até agora nenhum mecânico conseguiu decifrar
Entrada de ar: Está acontecendo frequentemente: já viram as mangueiras de retorno e de alimentação que estavam juntas e foram separadas. O tanque foi lavado. O copinho tá limpo. O reparinho da bombinha e a bombinha estão ok. O mecânico disse que pode ser a mola da bombinha,mas ele não está conseguindo soltar o parafuso porque é muito fino e está meio desgastado e a chave não dá pega. Estranhamente, o ar sempre dá quando o combustível está no meio do tanque. Já falaram que podia ser o mostrador com defeito,mas a última vez eu enchi o tanque e quando deu ar,não tinha andado tantos kms assim para ter usado todo o diesel... E depois que as mangueiras de retorno e alimentação foram trocadas, tá vazando diesel embaixo. Pouco,mas está... Alguém consegue me dar uma dica? Pode ser a molinha mesmo? E como tirar esse parafuso?
Deve ser o tubo de dentro do tanque esteja furado.
É uma probabilidade.
Allan Nielsen
13/05/2008, 09:00
Oi. Tenho uma Band 89 (motor 608) e estou um problema que até agora nenhum mecânico conseguiu decifrar
Entrada de ar: Está acontecendo frequentemente: já viram as mangueiras de retorno e de alimentação que estavam juntas e foram separadas. O tanque foi lavado. O copinho tá limpo. O reparinho da bombinha e a bombinha estão ok. O mecânico disse que pode ser a mola da bombinha,mas ele não está conseguindo soltar o parafuso porque é muito fino e está meio desgastado e a chave não dá pega. Estranhamente, o ar sempre dá quando o combustível está no meio do tanque. Já falaram que podia ser o mostrador com defeito,mas a última vez eu enchi o tanque e quando deu ar,não tinha andado tantos kms assim para ter usado todo o diesel... E depois que as mangueiras de retorno e alimentação foram trocadas, tá vazando diesel embaixo. Pouco,mas está... Alguém consegue me dar uma dica? Pode ser a molinha mesmo? E como tirar esse parafuso?
Como vc sabe que tem entrada de ar? onde falta oleo? ela tem copinho de vidro?
abs
ivancgbsb
13/05/2008, 09:49
Ja tive esse problema. Era o tubo do pescador que estava furado mais ou menos na metade. Como esse tubo é soldado, tive que trocar o tanque.
GERALDOMS
13/05/2008, 10:34
Descartando esse furo na tubulação do tanque, é bom pensar no copinho, o que tenho visto com relação a entrada de ar é no copinho. Conheço pessoas que inclusive tiraram o copinho por causa de entrada de ar e resolveu o probelma.
estyvybeykr
13/05/2008, 17:55
Elis, se vc já tentou tudo descrito pelos colegas acima, vou lhe dar mais uma dica. Seu tanque é de plastico? E mesmo que não seja, retire o diesel e o tanque, lave e depois ar comprimido nos dois tubos repita a lavagem volte a aplicar ar comprimido. O que pode estar acontecendo e que apôs algum tempo o tanque comece a soltar material plastico de dentro dos tubos, e o que acontece é o entupimento. Espero que tenha cido de alguma ajuda.
Anthoniusnikos
13/05/2008, 19:27
Olá pessoal. O mesmo começou a acontecer com a minha Ranger. Com o tanque entre 1/4 e 1/2 ela já morreu duas vezes consecutivas em baixa rotação: Uma em pleno trânsito em primeira marcha, e outra saindo da estrada e em PM em frente a bomba de combustível do Posto enquanto a turbina baixava a rotação. Foi só completar o tanque, afrouxar os bicos, bombar o filtro, dar na ignição, fazer a sangria e pegou facilmente. Com o tanque cheio não tem problemas. Vou tirar o tanque e realizar as recomendações que os companheiros sugeriram.
Nota: Algum desconto deve ser dado porque estou usando de 1 a 10% de óleo vegetal de fritura tratado + 1 a 2% de gasolina misturado ao diesel.
Abs
Anthoniusnikos
Elis , verifica o anel que veda o copinho de vidro costuma cair no chao e ninguem ve o danado como nao impede de colocar o copo entao vaza ou da entrada de ar outro lugar é o retorno que fica acima dos filtros de diesel pois como é retorno ninguem se preocupa com ele , se existe vazamento é porque existe entrada de ar coloca a viatura em um lugar plano e verifica os mesmos outro detalhe que ja me ocorreu foi que o tanque ficava raspando no chassis por isso vazava oleo diesel , abraços ><><><><><><><
Elmer_Jeep
14/05/2008, 11:07
Elis , verifica o anel que veda o copinho de vidro costuma cair no chao e ninguem ve o danado como nao impede de colocar o copo entao vaza ou da entrada de ar
X2 :concordo:
Pode ser o anel ressecado também, esse é campeão de tópicos sobre entrada de ar nos motores MBenz.
[]'s
Sergio Rocha
14/05/2008, 13:19
A minha Band enguiçou diversas vezes dessa forma.Meio tanque e ela parava com falta.
Eu solucionei da seguinte forma:
1-Tanque de plástico
2- juntei os dois retornos pro tanque num só usando o "t" da linha de alimentação.
3- acabei com o "T " que liga o retorno dos bicos a linha de alimentação.
4- liguei o tanque direto na bomba sem emendas.
Esse sistema original, em que o retorno dos bico não retorna pro tanque, e sim realimenta a linha, é muito ruim.É comum dar uma micro entrada de ar que faz com que o motor fique sem combustível mesmo com meio tanque.
É uma solução muito simples, mas extremamente eficaz.Nunca mais enguicei.:dance:
[]'
Tive problemas muito parecidos com a Band 1980 inclusive de "pé embaixo" na BR-101. Após sucessivas limpezas do copinho, a troca do tanque foi a solução. A nova Band que comprei recentemente não possui copinho, alguém poderia me informar que prejuízos posso ter pela falta deste equipamento? É difícil colocar o copinho novamente?
Abraço a todos
igorpatrao
14/05/2008, 21:01
Prezados,
Tive também esse problema de entrada de ar, na qual sempre acontecia quando o tanque estava pela metade, o problema estava no pescador, após correção não tive mais problemas.
Band Longa 86
Igor Henriques / Campos - RJ
igorpatrao
14/05/2008, 21:02
Prezados,
Tive também esse problema de entrada de ar, na qual sempre acontecia quando o tanque estava pela metade, o problema estava no pescador, após correção não tive mais problemas.
Band Longa 86
Igor Henriques / Campos - RJ
Allan Nielsen
15/05/2008, 08:24
A nova Band que comprei recentemente não possui copinho, alguém poderia me informar que prejuízos posso ter pela falta deste equipamento? É difícil colocar o copinho novamente?
Abraço a todos
A falta do copinho não trás nenhum prejuizo. O copinho é util para a maioria das Band que rodam em serviço pesado em fazendas e interior, que normalmente são abastecidas com diesel em tambores e outras alternativas sujeitas a todo tipo de sujeira e humidade. O copinho por ser transparente dá pra ver a sujeira e agua que vai acumulando.
Se vc abastece em condições precarias, dê importancia para a troca dos filtros de diesel com mais frequencia. Dê preferencia a filtros de plasticos, pois os de lata costumam enferrujar rapidamente. Um dos mais baratos e bom é o da Bosch (R$10,00).
Abs
A falta do copinho não trás nenhum prejuizo. O copinho é util para a maioria das Band que rodam em serviço pesado em fazendas e interior, que normalmente são abastecidas com diesel em tambores e outras alternativas sujeitas a todo tipo de sujeira e humidade. O copinho por ser transparente dá pra ver a sujeira e agua que vai acumulando.
Se vc abastece em condições precarias, dê importancia para a troca dos filtros de diesel com mais frequencia. Dê preferencia a filtros de plasticos, pois os de lata costumam enferrujar rapidamente. Um dos mais baratos e bom é o da Bosch (R$10,00).
Abs
Este é justamente o meu medo: abastecendo em postos de qualidade comprovadamente inferior, tenho que trocar os filtros e realizar limpeza interna com maior freqüência.
Agradeço a dica e se conseguir, vou instalar novamente o equipamento.
Abraço a todos